Sei sulla pagina 1di 11

08-06-2011

INTRODUO PSICOTERAPIA EXISTENCIAL


Baseado nas influncias da fenomenologia (fenmenos da mente) e do existencialismo desenvolveram-se vrios modelos teraputicos que podem ser genericamente designados por psicoterapia existencial , que em geral so mtodos baseados na relao interpessoal e de analise psicolgica, tendo como objectivo facilitar pessoa um auto-conhecimento e autonomia psicolgica para esta paciente assumir a sua existncia.

Esta psicoterapia no pretende ser uma cura da perturbao mental, mas uma interveno cuja a inteno ajudar o individuo no crescimento pessoal e no encontro do paciente com a autenticidade da sua existncia de forma a poder assumi-la e projecta-la livremente no mundo. Deste modo esta interveno teraputica privilegia a auto-conscincia, auto-determinao e a auto-compreenso, que iro permitir ao individuo fazer escolhas mais autnticas e significativas para si . Assim a psicoterapia existencial passa pelas dimenses histrica e de projecto, e pela responsabilidade individual na construo do seu mundo, visando a mudana e autonomia pessoal . Ou seja, ir caracterizar a existncia individual, (o que estar no mundo), caracterizar o confronto do individuo com os dados da existncia e procurar situar a perturbao mental como possibilidade do existir.

08-06-2011

O que caracteriza a existncia individual


Inicia-se com a pessoa poder escolher-se a si mesmo com autenticidade, construindo o seu destino, num processo dinmico de vir-a-ser . a autenticidade que caracteriza a maturidade do desenvolvimento pessoal e social . O individuo faz-se (constri-se) a si prprio, escolhendo entre uma combinao realidades/capacidades e tambm potencialidades/possibilidades que esto em projecto . As escolhas podem ser feitas em funo do futuro, que podem envolver ansiedade (associada ao medo do desconhecido) ou em funo do passado que pode envolver culpabilidade (associada conscincia das possibilidades perdidas).

A escolha torna-se assim, num processo central e inevitvel na existncia individual que acarreta uma liberdade, envolvendo responsabilidade e compromisso na construo da sua identidade e do seu projecto de vida, que ser fruto da unio entre o passado, presente e o futuro, conjugado com a continuidade compreensvel das suas vivncias e coerncia interna do seu mundo, que reflecte as escolhas das realizaes significativas ao nvel dos sentimentos e das realizaes pessoais e profissionais. Ou seja o processo de individuao ope-se ao conformismo com normas e papeis sociais, que levam a um funcionamento estereotipado e inibidor da simbolizao e da imaginao. Assim o individuo est comprometido com a tarefa sempre inacabada de dar sentido sua prpria existncia, atravs das suas escolhas originais (individuais), que iro reflectir a sua prpria existncia e modo de estar no mundo.

08-06-2011

O que estar no mundo


A existncia envolve a unidade entre o individuo e o meio em quatro dimenses : Fsica - que o mundo natural, o da relao do individuo com os aspectos biolgicos do existir e com o ambiente, envolvendo as suas atitudes em relao ao corpo e aos objectos, sade/doena no qual se exprime numa constante procura de domnio sobre o meio natural, em que o sentimento de segurana atingido pela segurana e o bem-estar . Social - o mundo da relao com os outros, do estar-com e da intersubjectividade. Envolve as atitudes e os sentimentos em relao aos outros, tais como: amor/dio, cooperao/competio, aceitao/rejeio, partilha/isolamento, e inclui os significados que os outros tm para ns .

Psicolgica - o mundo da relao consigo prprio, da existncia subjectiva e fenomenolgica de si prprio, da construo do mundo pessoal, com autopercepo de si, da sua experincia de possibilidades, recursos, fragilidades e marcado pela procura e desenvolvimento da auto-afirmao. Espiritual - o mundo da relao com o desconhecido que envolve uma relao com o mundo ideal, a ideologia os valores e onde se pode exprimir o propsito existncia individual. Cada individuo centra-se tambm na construo de significados com que luta contra (ex; vazio, falta de sentido) sendo responsvel pela sua auto-afirmao e desenvolvimento, estando consciente do que sentiu e pensou e do que sente e pensa, podendo antecipar o que poder acontecer no futuro.

08-06-2011

A ansiedade que resulta do confronto com os dados da existncia


O individuo pode e utiliza as mais variadas estratgias para lidar com esta ansiedade, ou seja, a conscincia de tragdia inerente condio humana construda por insegurana, frustrao, perdas irreparveis, e por outro lado a conscincia de esperana que resulta da liberdade de escolha, auto-realizao, dignidade individual, amor e criatividade. Em ambas conscincias assentam em dados adquiridos tais como: - conscincia de morte - conscincia de liberdade - conscincia solido - conscincia de falta de sentido

Deste modo o individuo no pode escolher as limitaes da sua existncia mas pode escolher os modos/estratgias de confronto dessas limitaes. Assim a ansiedade ela prpria um dado da existncia com que o individuo se confronta e convive e que pode ser experimentada de forma mais intensa e significativa em determinados momentos da sua rota existencial, com resultados benficos ou negativos.

08-06-2011

Perturbar-se uma possibilidade do existir


As perturbaes mentais so interpretadas como aspectos integrados na totalidade da existncia individual, expresses parciais das modalidades de construo do seu mundo. Segundo (May ,1958) o que se denomina por sintomas em psicopatologia poderiam ser considerados como possibilidades escolhidas, derivado a escolhas do individuo em no se confrontar directamente, por exemplo com a ansiedade associada aos conflitos existenciais, perturbando-se desta forma mentalmente. Ou seja, os sintomas derivariam de escolhas no autnticas, que ao no reduzir a ansiedade associada aos dados da existncia, originaria uma forma de ansiedade neurtica.

Segundo, Yalom, o comportamento perturbado surgiria do confronto entre o individuo e os dados da existncia, podendo tais modalidades da perturbao mental estar ligadas ao (medo da morte, medo da liberdade de escolha, medo do isolamento, e falta de sentido). Frankl (1986, 1984) e Maddi (1970), destacaram que a psicopatologia estaria associada falta de sentido para a vida, sendo considerada como frustrao existencial e daria resultado a diferentes modalidades de comportamento desajustados (ex: vegetativo, niilista, conformista, aventureiro). Ou seja, a compreenso do significado da psicopatologia implica a sua contextualizao na existncia.

08-06-2011

Objectivos da psicoterapia existencial


Tendo em conta que no existe uma mas vrias propostas de psicoterapia existencial, iremos abordar apenas os objectivos gerais: - Facilitar ao individuo uma atitude mais autntica em relao a si prprio, ou seja, a meta o individuo vir a ser mais verdadeiro e coerente consigo prprio (trata-se de ajudar o paciente a soltar-se das consequncias da negao e evaso no seu confronto com os dados da existncia). - Promover uma abertura cada vez maior das perspectivas em relao a si prprio e ao mundo, trabalhando a relao do individuo consigo mesmo que pode ser promovido atravs de uma auto-avaliao das suas crenas, valores, objectivos. Sendo o foco a auto-conscincia, em particular a do tempo perdido e da necessidade de viver agora. Ao aumentar a auto-conscincia suposto favorecer o aumento de potencial de escolha do individuo.

- Trata-se de ajudar na abertura de novas oportunidades de vir-a-ser diferentes das j desenvolvidas e pretende-se levar o individuo a descobrir o seu poder de auto-criao e a aceitar a liberdade de ser capaz de usar as suas prprias capacidades para existir em que o foco a auto-determinao. - necessrio promover o confronto e a re-avaliao da compreenso que o individuo tem da vida, dos problemas enfrentados e dos limites impostos ao seu estar no mundo, em que o foco neste caso, a procura de sentido que permite a auto-realizao do individuo. - Promover o confronto com superao da ansiedade que emerge dos dados da existncia, tais como: inevitabilidade da morte, da liberdade de escolha, da falta de sentido para a vida.

08-06-2011

Seleco de clientes
Em virtude da psicoterapia existencial no ser conceptualizada como um tratamento nem como uma teraputica da perturbao mental, esta focaliza-se e assim um processo de confronto entre as potencialidades e a mudana pessoal. No indicado para? - Quem procura alivio de sintomas, em que o mal-estar que motiva o pedido de ajuda est apenas relacionado com representaes de doenas; - Quem procura dependncia ou no desejam ou temem colocar-se em questo, no querendo ser confrontados com as suas contradies e possibilidades de mudana.

Quem pode beneficiar desta psicoterapia?

- Indivduos que perante o pedido de ajuda, j mostram percepo de que os seus problemas so derivados do existir e no de uma forma de patologia; - Indivduos com motivos relacionados com crises pessoais e/ou psicopatolgicas, mas que se conseguem relacionar o seu mal estar com o seu projecto existencial; - Indivduos com interesse em aumentarem o seu auto-conhecimento e a sua auto-compreenso; - Indivduos que desejam ser mais autnticos e que querem desenvolver expresses mais significativas com os outros ; - Indivduos que esto em confronto com uma doena fsica grave ou percepcionada como ameaadora, ou que lidam com consequncias de acidentes e/ou incapacidades.

08-06-2011

O encontro teraputico

Baseado no mtodo fenomenolgico, sendo essencial o estabelecimento de um contacto sintonizado, o acesso ao seu estado de conscincia (empatia) e compreender/captar como constitui a sua presena no mundo. Caracteriza-se por uma relao existencial onde se pretende de estarcom e estar-para.

Caractersticas da relao existencial em terapia

A relao existencial estar-com porque um encontro implica uma presena sentida (estar-por-si ), a reciprocidade de estar para o outro, tendo o cuidado de o acolher na sua esfera vital, criando a oportunidade do eu/tu criarem um ns, permitindo assim ao paciente iluminar-se e descobrir-se, incentivando-o a um dilogo autntico. A atitude fenomenolgica importante de modo haver aproximao ao mundo do paciente com abertura e esprito de descoberta dos significados a que ele atribui (o qu? O como ?), tentando aumentar a sua auto-conscincia, autorealizao e auto-determinao.

08-06-2011

Fazem tambm parte do encontro teraputico a coerncia, carcter fortuito, a liberdade de deixar o outro ser como e envolve, o face-a-face. As grandes finalidades relacionam-se com o facilitar ao cliente o aceitarse (como ), a querer-se, sentir-se, escolher-se. Deste modo na entrevista clnica de avaliao inicial importante considerar dinmicas existenciais tais como: experincia subjectiva, intencionalidade, liberdade e responsabilidade escolhas e autenticidade, e tambm o comprometimento do vir-a-ser.

Estilo teraputico
As estratgias de interveno mais usadas so: - Recurso atitude fenomenolgica atravs da explorao das suas construes mais significativas para que o terapeuta possa percebe-lo, tal como e se escolhe ser (a sua natureza essencial; suas qualidades; o que importante para ele; o que o mundo; seguro ou ameaador). - Confront-lo com as limitaes existenciais: auto-decepo /frustrao, angstia existencial, culpabilidade existencial e prprias contradies relacionadas com sucesso/fracasso.

08-06-2011

- Facilitar a explorao do mundo pessoal, nas 4 dimenses da existncia (fsica, psicolgica, social, espiritual), englobando tambm a explorao dos sonhos, como sendo mensagens do individuo para si prprio. - Facilitar a elucidao de significados, motivando o paciente a ter uma atitude de procura focalizada em si prprio mas com tendncia para autodescoberta.

Objectivo teraputico
- encorajar reflexo, para criar outras possibilidades atravs da auto-explorao, de forma a gerar outras alternativas que ele no acedia. - promover o confronto, a responsabilidade existencial e a liberdade que ele desconhecia existir ou tinha medo de assumir. - aumentar a conscincia da autoria das suas escolhas, ou seja, o que o levou a tomar tal deciso. - promover a compreenso do significado dos acontecimentos do prprio. - perspectivar a possibilidade de vir-a-ser, ou seja, o que vai fazer no e para o futuro. - possibilitar a mudana desafiando o cliente a compreender como poder fazer outras escolhas, ou seja, ser que poderia faz-lo de outra forma.

10

08-06-2011

Atitudes e qualidades profissionais e pessoais desejveis


Entre as atitudes clnicas o autor (Carvalho, Teixeira, 1996) destaca: autenticidade, apresentando-se tal como se , adoptando uma atitude natural e espontnea facilitando no outro auto-conhecimento, sensibilidade e confiana. aceitao incondicional do cliente sem pr-juzos nem ideias prconcebidas sobre a sua originalidade, ou seja, mostrar interesse positivo e respeito por todas as manifestaes da personalidade do cliente. compreenso emptica, enquanto partilha baseada na intuio participante, que permitir ressoar as referncias internas tal como ele as experimenta e que alternar com o distanciamento analtico que permite a distncia teraputica ptima.

Concluso
A interveno teraputica existencial pretende fundamentalmente prover a pessoa, de uma forma saudvel e de um confronto activo entre este e o seu projecto, questionando a sua existncia e essncia interna, para ele permitir a abertura de novas portas (alternativa) at agora camufladas/tapadas por paredes virtuais (que ele prprio criou), proporcionando-lhe mudar o presente e o futuro. H que ter em considerao que isto um processo gradual que implica comprometimento com o desejo (projecto), escolha e aco. Trata-se de ajudar o outro a ser o seu nome, fazendo aquilo que deseja e se permite ser, convertendo a histria, na sua histria e a realidade individual em realizao pessoal.

11

Potrebbero piacerti anche