Sei sulla pagina 1di 2

Prticas e Tecnologias da Informao e Comunicao E-flio A

Alexandre Manuel Azevedo de Oliveira, CPS3, Turma 8, n 1004628, Universidade Aberta, 2010

O QUE DEFINE O OBJECTO DA TICA? Se entendermos a tica como uma cincia, no sentido positivista, tem um objecto de estudo. Em termos latos todas as cincias tm como objecto de estudo o universo. Enquanto a Qumica a qumica o estuda nas suas constituio material, a Fsica o estuda na relao funcional, a Biologia nos aspectos relacionados com a vida, a tica estuda o comportamento humano. A tica e a Esttica eram consideradas em Filosofia clssica como disciplinas internas do Bem e do Belo. A perspectiva da tica como uma cincia em si com a Moral como objecto uma abordagem diversa. Esta perspectiva contrariada por Arajo (1992) que diz que, para que seja considerada uma cincia, seria necessrio que se regesse por uma objectividade que permitisse uma teorizao universal dos objectos estudados como a Moral. , para alguns autores (G. E. Moore, Moritz Schlick, Ludwig Wittgenstein, Rudolp Carnap e A. J. Ayer in Dias, 2004, p.4), claro que a subjectividade do deve ser afastam a tica em si da objectgividade necessria a ser cincia, mas as cincias sociais que estudam as relaes humanas ajudam-na a teorizar e reflectir. A tica difere da Moral, debrua-se sobre ela observando-a. A Moral o conjunto de comportamentos sociais e apesar de poder ser estudada pela tica tem origem fora dela (Dias, 2004, p.2). No , portanto, gerada pela tica mas pode ser por esta teorizada, reflectida e enquadrada. A noo do Bem filosfico definido no campo universal da tica no se reflecte muitas vezes no Bom da moral. A exemplo disto se apresenta a fraude, que no sentido tico entendido como estado errado, ou seja no estando de acordo com o Bom, e isso universalmente aceite. Mas na operacionalizao Moral, o estudo apresentado (OLT, 2002) mostra que o comportamento reflecte mais o Bom, num contexto social de risco e benefcio, que o Bem. A tica, no sendo uma cincia no sentido positivista, a base terica de uma refleco racional e objectiva sobre a Moral. Pode compreender o enquadramento em que os comportamentos morais surgem, enquadrando-os com o auxilio das cincias sociais que investigam as relaes humanas. distinta da Moral por ser terica e universal, regida por princpios fundamentais que so universalmente aceites. Alguns comportamentos que vo contra a tica, so operacionalizados numa Moral contagiada por valores ambientais que pervertem o Bem (filosfico) a favor do Bom (resultado prtico). assim lcito

entender o comportamento dos estudantes que recorrendo fraude falseiam os resultados acadmicos. A noo de que no est bem no supera a noo de que bom. bom porque os resultados finais so de acordo com o esperado socialmente e, a larga maioria das vezes h uma total impunidade para este comportamento (Kleiner e Lord). A existncia de uma Moral prtica em que se mobilizam factores sociais que possa ser reflectida no suporte terico de uma tica axial e universalmente aceite, explica a perspectiva dos autores de forma lgica sustentada.

Referncias Bibliogrficas DIAS, J. M. de Barros, O Objecto da tica, Universidade Aberta, 2004

OLT, Melissa R.; excerto de Ethics and Distance Education: Strategies for Minimizing Academic Dishonesty in Online Assessment, (trad. Antnio Teixeira) in Online Journal of Distance Learning Administration, Volume III, n V, Outono 2002, State University of West Georgia, Distance Education Center.

Potrebbero piacerti anche