Sei sulla pagina 1di 13

Guia DPA de Valores e Competncias

Valores

Somos honestos em tudo o que fazemos. Comunicamo-nos de forma aberta e transparente com todos os stakeholders (acionistas, clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, etc).

Tratamos as pessoas de forma justa. Esforamo-nos para ouvir e entender os outros antes de agir. Acreditamos que a diversidade ajuda a nossa companhia a crescer e, por isso, oferecemos oportunidades iguais, independentemente de cor, sexo, orientao sexual, idade, religio, nacionalidade e limitaes fsicas.

Na gesto do nosso negcio, precisamos correr riscos calculados. Defendemos aquilo em que acreditamos, desafiando o status quo e tomando decises, mesmo quando as regras no esto claras. Permitimos que as pessoas cometam erros e que aprendam com eles.

Somos uma empresa orientada para resultados e realizaes. Acreditamos que a atitude de buscar a vitria a base de nossa satisfao. Cumprimos com os nossos compromissos, sempre tendo em mente a necessidade de superar os limites.

Trabalhamos em um ambiente dinmico que exige que sejamos rpidos, antecipando necessidades e propondo solues adequadas. Precisamos estar focados no negcio e ser suficientemente flexveis para fazer ajustes de acordo com os diferentes cenrios de mercado.

Acreditamos que o talento humano a base de nosso sucesso. Por isso, promovemos oportunidades contnuas de desenvolvimento para os nossos profissionais, recompensando e reconhecendo as suas realizaes.

Competncias Comportamentais
Conhea as novas Competncias:

Ao Empreendedora
Estar atento e detectar as oportunidades de negcio para a empresa. Traduzir ideias em ao, atuando simultaneamente em vrias frentes com profissionalismo, velocidade de adaptao e flexibilidade. Enfrentar desafios e obstculos com tolerncia, assumindo riscos calculados.

Nvel 1

Nvel 2
Age ante problemas imprevistos rapidamente, em vez de esperar que eles se resolvam por si ou que outra pessoa apresente a soluo. Apresenta ideias, faz recomendaes prontamente e planeja aes para implement-las adequadamente. Envolve as pessoas necessrias execuo dos planos, unindo esforos no sentido de aproveitar as oportunidades.

Nvel 3

Nvel 4

Nvel 5

Criatividade e Inovao
Pensar e agir de forma inventiva e criativa diante dos problemas ou situaes, sejam simples ou complexos. Analisar, adaptar, questionar ou criar vises e prticas inovadoras para o negcio. Demonstrar habilidade de visualizar possibilidades e solues que acrescentem valor organizao em todas as suas perspectivas

Nvel 1
Analisa relaes entre as variveis de uma situao ou problema. Reconhece as causas e as consequncias dos eventos dentro de uma perspectiva rotineira e conhecida. Demonstra curiosidade para entender as variveis do negcio e o impacto de suas aes.

Nvel 2
Estabelece diferentes ligaes entre as variveis de uma situao, considerando as alternativas presentes. Busca solues novas para problemas antigos. Recorre a pessoas criativas em busca de orientao na hora de fazer propostas, buscando agregar valor para a DPA.

Nvel 3

Nvel 4

Nvel 5
Atua de forma proativa, analisando as tendncias, o mercado e o prprio negcio para antecipar o direcionamento de acordo com as novas vises estratgicas. Prope e implementa consistentemente novas maneiras de manter o negcio na dianteira do mercado. reconhecido pelas pessoas como gestor inspirador no processo de inovao.

Orientao para Resultados


Colocar foco nos objetivos individuais e coletivos, persistindo com energia mesmo diante dos obstculos. Fixar metas desafiadoras e realizveis, demonstrando um alto grau de compromisso na execuo das mesmas. Focar a melhoria contnua e buscar maneiras de beneficiar a organizao como um todo, otimizando a utilizao dos recursos e melhorando a eficincia.

Nvel 1
Conhece e entende quais metas precisa atingir. Organiza-se em termos de tempo e de aes para atingir os resultados esperados e gerenciar as suas tarefas. Compromete-se a atingir as metas traadas.

Nvel 2

Nvel 3

Nvel 4

Nvel 5
Garante que os interesses/expectativas dos acionistas sejam atendidos pela organizao. Traduz a viso do negcio em estratgias vencedoras. Transforma as estratgias da organizao em linhas reais de ao, tendo em conta curto, mdio e longo prazos.

Orientao para Clientes


Buscar compreender e responder com eficcia s demandas dos consumidores e clientes (internos e externos). Colocarse no lugar do cliente, sendo capaz no s de superar as expectativas como tambm de antecipar oportunidades que criem valor para si e para a DPA. Construir uma relao duradoura pautada nas respostas a curto, mdio e longo prazos.

Nvel 1
Busca conhecer as necessidades e expectativas de seu cliente (internos e/ou externos). Assume compromisso de entrega de produtos e servios com rapidez e agilidade. Mantm os clientes atualizados (follow-up) sobre o andamento de suas solicitaes.

Nvel 2

Nvel 3

Nvel 4
Produz solues com a inteno de impactar positivamente o cliente e de gerar valor atual e futuro para a DPA Aconselha e direciona o cliente em suas escolhas; um parceiro de solues. Investe tempo para alcanar sinergia e criar valor para os clientes.

Nvel 5

Ao Consistente com os Valores da DPA


Atuar conforme os Valores e crenas da DPA. Alinhar os prprios interesses e comportamentos com as necessidades e prioridades da empresa de forma a conquistar os objetivos.

Nvel 1
Compreende os comportamentos associados aos Valores da DPA (Coragem, Justia, Honestidade, Dinamismo, Realizao e Pessoas). Insere-se de forma positiva na DPA, alinhada com os Valores. Expressa orgulho e dedicao por fazer parte da DPA.

Nvel 2
Respeita e age segundo os Valores da DPA, analisando valores pessoais versus organizacionais. Enaltece a forma de atuao dos colaboradores que atuam conforme os Valores na DPA. Adota atitudes e prticas alinhadas aos Valores da DPA.

Nvel 3
Assegura-se de que as suas aes estejam consistentes com o seu discurso (walkthetalk). Trabalha garantindo que os Valores da DPA estejam alinhados e presentes nos ambientes interno (equipes) e externo (clientes). Age prontamente quando qualquer um dos Valores violado.

Nvel 4

Nvel 5

Comunicao e Negociao
Expressar ideias com confiana, clareza e objetividade. Assegurar rigor quanto informao, bem como atratividade e compreenso do contedo. Influenciar os stakeholders para que estes contribuam com a concretizao de seus objetivos, visando a realizao das estratgias da DPA.

Nvel 1
Compreende a importncia do processo de comunicao para a sua rea. Demonstra habilidade para organizar a informao de forma clara e acessvel. Utiliza argumentos racionais, dados e uma comunicao transparente nas negociaes de que participa. Convence os seus interlocutores em uma discusso/apresentao visando obter o seu apoio.

Nvel 2
Prepara os seus discursos e apresentaes sempre pensando em causar um impacto positivo nos interlocutores, utilizando tanto os canais informais quanto os formais. Negocia dentro de normas e procedimentos preexistentes, sendo orientado a buscar resultados que equilibrem as expectativas das partes interessadas. Repassa informaes de maneira clara e objetiva por meio de relatrios e e-mails.

Nvel 3

Nvel 4

Nvel 5

Trabalho em Equipe e Cooperao


Demonstrar cooperao e comprometimento com os resultados da DPA como um todo (equipe, rea, negcio, etc). Atuar com os colegas para a obteno de resolues, buscar o consenso de ideias e ser flexvel para adotar solues apropriadas. Reconhecer como vantagem competitiva a diversidade cultural, a diferena e a contribuio das demais reas.

Nvel 1
Envolve-se nas tarefas de grupo, participando de forma aberta e ativa. Responde de forma positiva e construtiva aos novos pedidos e alteraes de prioridades. Entende e respeita a diversidade dentro de uma equipe.

Nvel 2
Expressa expectativas e atitudes positivas a respeito das habilidades e contribuies dos outros. Demonstra comprometimento com a equipe e apoia as decises tomadas em conjunto. Respeita e valoriza a diferena cultural ou de opinio, ouvindo e entendendo o ponto de vista do outro.

Nvel 3
Procura ativamente por situaes e oportunidades para ter contato com as outras reas, buscando aumentar o conhecimento sobre a DPA. Atua como moderador em busca da opinio e da contribuio de todos os membros. Colabora com os membros da equipe quando percebe que h necessidade ou que a sua interferncia pode contribuir diretamente para alcanar o objetivo comum.

Nvel 4
Promove em sua rea a transversalidade e a colaborao intra e interequipes. Fomenta a participao de seus subordinados em projetos transversais. Desenvolve e suporta um ambiente positivo para a diversidade de opinies e ideias por acreditar que isso gera vantagem competitiva ao negcio.

Nvel 5

Desenvolvimento e Reconhecimento de Pessoas


Identificar e encorajar o desenvolvimento pessoal e profissional, elaborando e apoiando os planos de desenvolvimento, sendo coach e dando um feedback preciso. Investir tempo e se responsabilizar pelo processo, permitindo o aprendizado a partir dos erros.

Nvel 1
Orienta o trabalho das pessoas com as quais se relaciona por meio de explicaes detalhadas, demonstraes prticas e exemplos para fomentar a aprendizagem. Faz comentrios positivos ao trabalho das pessoas, procurando o seu desenvolvimento. Busca e aberto ao feedback para promover o autodesenvolvimento.

Nvel 2

Nvel 3

Nvel 4
Orienta, aconselha e promove coaching com as pessoas da equipe, baseado nas aspiraes individuais e necessidades organizacionais. Busca oportunidades e experincias, visando aprimorar o desenvolvimento dos subordinados, de forma estruturada (projetos, oportunidades internacionais, treinamentos, etc). Constri um ambiente de aprendizagem que incentiva as pessoas a trocar experincias.

Nvel 5

10

Liderana Transformadora
Articular e comunicar uma viso inspiradora, orientando e mobilizando os colaboradores numa direo clara. Promover o comprometimento e o dinamismo do grupo por meio de metas mais amplas e padres de desempenho claros, reconhecendo e celebrando os sucessos da equipe. Energizar as pessoas em torno da necessidade de mudar a forma como o trabalho feito, alcanando objetivos abrangentes e estratgicos.

Nvel 1

Nvel 2

Nvel 3

Nvel 4
Engaja a equipe de acordo com a estratgia da empresa, deixando claro que a contribuio de cada um impacta na consecuo dos objetivos organizacionais. Estabelece e comunica os referenciais de alta performance e sabe reconhec-los e recompens-los. Mobiliza a equipe explicitamente sobre a viso de mudana, garantindo que todos se sintam energizados para a ao.

Nvel 5
Posiciona-se como um exemplo de liderana a ser seguido pelos demais gestores da organizao. Comunica uma viso que estimula o envolvimento, o entusiasmo e o compromisso das pessoas com a Misso, a Viso e os Valores da DPA. Lidera e engaja a organizao para transformaes profundas e alinhadas estratgia e aos propsitos empresariais.

11

Safety
Assegurar e atuar com foco na sade ocupacional e na segurana dos colaboradores e terceiros, demonstrando ter clareza sobre os potenciais impactos de suas aes. Garantir aderncia aplicao dos princpios, requerimentos legais e polticas de segurana da DPA, visando implementao de uma cultura de interdependncia e preveno de riscos e danos, tanto para si quanto para os demais.

Nvel 1

Nvel 2
Mantm-se atento segurana dos demais integrantes da equipe. Executa as suas atividades, visando a preveno de riscos e danos a si, aos seus pares e ao ambiente de trabalho. Contribui com solues seguras e saudveis para a realizao das atividades de sua equipe/rea.

Nvel 3
Busca constantemente a segurana do ambiente fsico de trabalho, independentemente de sua rea de responsabilidade. Estimula os seus pares e subordinados a adotar e disseminar hbitos e padres de segurana. Analisa de maneira crtica e com maior profundidade o comportamento dos colaboradores e terceiros nas observaes de segurana BBS (Behavior Based Safety).

Nvel 4
Engaja e encoraja a equipe a assumir responsabilidades pela prpria segurana e pela segurana dos demais colaboradores e terceiros, com foco em comportamento seguro. Incentiva, monitora e comunica a sua equipe sobre performance e iniciativas para melhorar a segurana. proativo.

Nvel 5
Atua e garante todos os recursos necessrios execuo das atividades para a Segurana na DPA. reconhecido como exemplo de comportamento seguro na DPA e para os nossos clientes, fornecedores e prestadores de servio. Treina e desenvolve pessoas com foco na Segurana Comportamental e na terdependncia por meio de coaching e feedback.

12

Potrebbero piacerti anche