Sei sulla pagina 1di 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO B 2 DOMINGO DA QUARESMA TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html) - DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

CONFIAR, ESCUTAR E CELEBRAR A F


1 Leitura: Confiar para construir nova histria O sacrifcio de nosso pai Abrao. Leitura do Livro do Gnesis (Gn 22,1-2.9a.10-13. 15-18) [Naquele tempo:] Deus Abrao prova e lhe disse: Abrao! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! 2 Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu nico filho, Isaque, a quem amas, e vai-te terra de Mori; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. 9a Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abrao um altar, sobre ele disps a lenha, ... 10 e, estendendo a mo, tomou o cutelo para imolar o filho. 11 Mas do cu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abrao! Abrao! Ele respondeu: Eis-me aqui! 12 Ento, lhe disse: No estendas a mo sobre o rapaz e nada lhe faas; pois agora sei que temes a Deus, porquanto no me negaste o filho, o teu nico filho. 13 Tendo Abrao erguido os olhos, viu atrs de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abrao o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. 15 Ento, do cu bradou pela segunda vez o Anjo do SENHOR a Abrao 16 e disse: Jurei, por mim mesmo, diz o SENHOR, porquanto fizeste isso e no me negaste o teu nico filho, 17 que deveras te abenoarei e certamente multiplicarei a tua descendncia como as estrelas dos cus e como a areia na praia do mar; a tua descendncia possuir a cidade dos seus inimigos, 18 nela sero benditas todas as naes da terra, porquanto obedeceste minha voz.
1 ...ps

Evangelho: "Escutem o que o meu Filho amado diz"

Salmo responsorial: 116,13-15,16-17,18-19; (R./ 9) R. 9 Andarei na presena do SENHOR, na terra dos viventes
13 Tomarei

o clice da salvao e invocarei o nome do SENHOR. 14 Cumprirei os meus votos ao SENHOR, na presena de todo o seu povo. 15 Preciosa aos olhos do SENHOR a morte dos seus santos. R.
16 SENHOR,

7b... Este o meu Filho amado... Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 9,2-10) [Naqueles dias:] tomou Jesus consigo a Pedro, Tiago e Joo e levou-os ss, parte, a um alto monte. Foi transfigurado diante deles; 3 as suas vestes tornaram-se resplandecentes e sobremodo brancas, como nenhum lavandeiro na terra as poderia alvejar. 4 Apareceu-lhes Elias com Moiss, e estavam falando com Jesus. 5 Ento, Pedro, tomando a palavra, disse: Mestre, bom estarmos aqui e que faamos trs tendas: uma ser tua, outra, para Moiss, e outra, para Elias. 6 Pois no sabia o que dizer, por estarem eles aterrados. 7 A seguir, veio uma nuvem que os envolveu; e dela uma voz dizia: Este o meu Filho amado; a ele ouvi. 8 E, de relance, olhando ao redor, a ningum mais viram com eles, seno Jesus. 9 Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que no divulgassem as coisas que tinham visto, at o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. 10 Eles guardaram a recomendao, perguntando uns aos outros que seria o ressuscitar dentre os mortos.
2 ...

deveras sou teu servo, teu servo, filho da tua serva; quebraste as minhas cadeias. 17 Oferecer-te-ei sacrifcios de aes de graas e invocarei o nome do SENHOR. R. os meus votos ao SENHOR, na presena de todo o seu povo, 19 nos trios da Casa do SENHOR, no meio de ti, Jerusalm. Aleluia! R. 2 Leitura: Nada nos poder separar do amor de Cristo 31... Deus... 32a no poupou o seu prprio Filho... Leitura da Carta de Paulo aos Romanos (Rm 8,31b-34) [Irmos:] 31 ... Se Deus por ns, quem ser contra ns? 32 Aquele que no poupou o seu prprio Filho, antes, por todos ns o entregou, porventura, no nos dar graciosamente com ele todas as coisas? 33 Quem intentar acusao contra os eleitos de Deus? Deus quem os justifica. 34 Quem os condenar? Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual est direita de Deus e tambm intercede por ns. Aclamao ao Evangelho: Lc 9,34.35 34 ... Veio uma nuvem e os envolveu...35 dela veio uma voz, dizendo: Este o meu Filho, o meu eleito; a ela ouvi.
18 Cumprirei

Orao do dia (Livro de Orao Comum LOC, pg. 117) Deus, que, antes da Paixo de teu Unignito Filho, revelaste a sua glria sobre o Monte, na Transfigurao; concede que ns, contemplando pela f o resplendor de sua face, sejamos fortalecidos para carregar a nossa cruz e transformados na sua semelhana de glria em glria; por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm.

Potrebbero piacerti anche