Sei sulla pagina 1di 34

Secretrio de Estado

Carlos Alberto Vogt


At assumir a Secretaria de Ensino Superior, Carlos Alberto Vogt ocupava a presidncia do Conselho Superior da Fapesp (Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo). Poeta e lingista, Vogt formado em Letras pela Universidade de So Paulo (USP) e professor titular em Semntica Lingstica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1969, onde foi reitor entre 1990 e 1994. At julho de 2001, foi diretor-executivo do Instituto Uniemp - Frum Permanente das Relaes Universidade-Empresa, em So Paulo. presidente do Centro FrancoBrasileiro de Documentao Tcnica e Cientfica (CenDoTeC), coordena o Laboratrio de Estudos Avanados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, e diretor de redao da revista eletrnica de jornalismo cientfico ComCincia.

Estado planeja reformulao de ciclos de ensino para 2010


Domingo, 21 de Dezembro de 2008 s 13h43
A Secretaria de Estado da Educao planeja uma mudana estrutural no sistema de aprendizagem das escolas estaduais. A inteno que a partir de 2010 os ciclos de ensino sejam reformulados, aps apresentao de proposta ao Conselho Estadual de Educao e discusso com toda a rede de educadores, as duas aes em 2009. O projeto da Secretaria quer que os ciclos da rede estadual, que j estar com nove anos no Ensino Fundamental, fiquem assim: 1 ao 3 ano, 4 e 5 ano, 6 e 7 ano e 8 e 9 ano. Hoje os ciclos so (no modelo de oito anos de ensino fundamental): 1 a 4 srie e 5 a 8 srie (o Ensino Mdio seriado - 1, 2 e 3). Desde 2007 a Secretaria vem implantando mudanas na rede estadual. Nova proposta curricular, programa especial de alfabetizao, reformulao do sistema de avaliao, recuperao intensiva, materiais de apoio a professores e alunos, criao de um ndice de qualidade para cada escola (Idesp), valorizao dos professores, seleo de 12 mil coordenadores pedaggicos, diversificao do Ensino Mdio, melhoria de infraestrutura nas escolas, enfim, um conjunto de projetos foi desencadeado para melhorar a aprendizagem. Em 2009 a Secretaria pretende complementar estas medidas, com, por exemplo, nova recuperao paralela, j a partir do incio das aulas, especfica para matemtica e lngua portuguesa, com materiais apropriados. O nmero de alunos por classe tambm ser reduzido. Um extenso projeto de reformas e novas obras j est em andamento. Atualmente cerca de 1.200 obras esto pelas escolas estaduais. Neste ano o investimento em obras da Secretaria deve chegar a pelo menos R$ 700 milhes.

"A mudana de ciclos precisa de preparo. E estamos fazendo isso desde 2007. Falamos da maior rede do Brasil, com 5 milhes de alunos e 5,5 mil escolas. Queremos garantir que a rede tenha tempo para debater, que os professores estejam preparados para a alterao", afirma a secretria de Estado da Educao, Maria Helena Guimares de Castro. " mais do que uma simples reduo de ciclo. uma nova proposta curricular. Todo o sistema de capacitao de professores vai ser organizado com base nesta reformulao", complementa a secretria. Da Secretaria da Educao

Artigo de Carlos Vogt: IGUALDADE VIRTUAL?


O mundo conectado pela teia de informao estabelece uma nova geografia.
Parece um contra-senso de redundncia falar em utopias virtuais como se alguma forma de utopia pudesse ser real, j que o termo designa, pelo significado etimolgico, um lugar que no h, que no existe e que, por no existir, nos atrai com o fascnio de promessas impossvel de serem, na realidade, realizadas.
H, verdade, as chamadas utopias negativas, mais prximas, por isso, da realidade e do peso constrangedor que o indivduo tem de suportar em sociedades extremamente organizadas, controladas e controladoras. As expresses literrias mais prximas de ns no sculo XX, e mais fortes deste tipo de utopia com sinal trocado por isso mesmo chamadas distopias esto nos romances Admirvel Mundo Novo, de 1932, de Aldous Huxley, 1984, de George Orwell, publicado originalmente em 1948. No primeiro caso, mais direita, o totalitarismo se consolida pelo controle tecno-cientfico da sociedade; no segundo, mais esquerda, pelo controle poltico. H muitas utopias nos livros de fico e no menos fico nas utopias neles representadas. O livro, como se sabe, que deu origem ao termo foi publicado em 1516. Utopia, obra de Thomas More (1478-1535), a ilha do lugar nenhum, sem tempo, sem coordenadas, uma crtica situao econmica da Inglaterra ao tempo do autor e tambm idealizao de um Estado poltico de igualdade e de virtudes sociais. Matriz do socialismo utpico criticado no sculo XIX por Marx, em contraposio ao chamado socialismo cientfico ele prprio uma nova forma de utopia , o livro de Thomas More inaugurou uma linhagem de publicaes, atravs dos sculos, que todas foram beber, com maior ou menor saciedade, nas fontes que tranqilas, na Grcia antiga, jorravam, n' A Repblica, de Plato, o ideal de igualdade entre todos (que no fossem escravos), sem ganncia e com virtude.

So muitas, pois, as utopias que trazem os livros e que os livros e tambm os mitos trazem aos medos e s esperanas dos homens atravs dos tempos. Em todas elas h, de uma maneira, ou de outra, a presena de dois traos, dois componentes, mais ou menos intensos, mas sempre constantes: a tristeza e a igualdade. Como escrevi no ensaio Clones, Utopias e Fices: "Num caso, pinta-se o paraso perdido a que se quer voltar, no outro, projeta-se, em negativo, o paraso que j se perdeu sem, contudo, a conscincia da perda e da prpria impossibilidade de sua recuperao. [...] A impossibilidade de sucesso da aventura traz a tristeza do esforo desgastado da humanidade". Nova retrica Na contemporaneidade, fomos nos habituando com um conjunto de novas expresses, todas procurando apreender e comunicar as caractersticas mais marcantes do mundo que emergiu da globalizao total da economia, cujos ltimos obstculos ruram com o Muro de Berlim, em 1989, e de cuja runa nasceu prematuramente o sculo XXI. Assim, sociedade da informao, sociedade global da informao, economia do conhecimento, sociedade do conhecimento, so expresses que se equivalem, pertencem ao mesmo paradigma, e se no recobrem exatamente os mesmo significados, tm, contudo, em comum a aspirao retrica da igualdade social, agora articulada na figura do igualitarismo do acesso informao. De que feita essa retrica? Entre outras, de expresses como: novo paradigma tecno-econmico, resgatar a dvida social, alavancar o desenvolvimento, constituir uma nova ordem social, excluir a excluso, economia baseada na informao, no conhecimento e no aprendizado, onda de destruio criadora, evitar que se crie classe de info-excludos, alfabetizao digital, fluncia em tecnologias de informao e comunicao (as TICS) aprender a aprender, incluso social como prioridade absoluta, democratizao dos processos sociais pelas tecnologias da informao e comunicao, vencer a clivagem social entre o formal e o informal, agregar valor, redes de contedos que faro a sociedade mover-se para a sociedade da informao, igualdade de oportunidades de acesso s novas tecnologias, condio indispensvel para a coeso social no Brasil ... H mais, mas o que a est ilustra essa retrica da virtualidade igualitria que vai tecendo a cultura em que florescem as utopias virtuais, uma cultura da qual a juventude se apropria, transforma em territrio de ocupao.

Geografia estendida As utopias virtuais no so tristes, nem so alegres. Tendem antes a ser chatas e aborrecidas com seus mantras de auto-ajuda e de ajuda autmata, tentando compensar pelo virtual uma igualdade meio abstrata, meio de artifcio, que no se d na realidade.

Um dos maiores feitos do mundo informatizado foi o de tornar a si prprio difuso, porque difundido, oferecendo de vez as condies tcnicas e tecnolgicas para que dele se desenvolvesse, em ns, uma percepo feita de simultaneidade pura, abolindo as distncias dos acontecimentos, no tempo e no espao, reduzindo e amplificando a dimenso do simblico, de modo a confundir a coisa representada com a sua representao coisificada em simulacro, agora independente do prprio ato de representar. Uma das caractersticas marcantes da globalizao torna-se efetivamente realizvel pelo desenvolvimento das TICS e consiste na livre circulao do capital financeiro, capaz de migrar com mobilidade incrvel de uma praa de mercado para outra, num piscar de olhos, em busca de condies sempre mais favorveis ao seu ganho e sua multiplicao, o que, em contrapartida, possibilita tambm, que condies desfavorveis, sobretudo em pases centrais, logo reflitam crtica e, s vezes, catastroficamente, na periferia. Por isso o bater das asas da borboleta nos EUA pode provocar terremotos econmicos no mundo ou, ao menos, abalos ssmicos, no equilbrio econmico do planeta. Se a borboleta bater as asas na China, podemos estar certos de que hoje a Terra treme tambm. E, dependendo de baterem por jbilo ou desespero, viveremos todos, mesmo estando do outro lado dos oceanos, a euforia ou a disforia dos acontecimentos distantes, s vezes numa ciclotimia de estados antagnicas capaz de pr as sociedades planetrias em ritmo de psicopatologia bipolar. O mundo globalizado, conectado, ligado na e pela teia de informao e comunicao tecida pela internet , assim, quando no aborrecido e chato, um mundo gil e instantneo que se oferece sob a forma da alegria fugaz e da fugacidade alegre da percepo do tempo e do espao como s presente, numa geografia de aproximaes na qual o viajante no se move e, no entanto, viaja, sem sair do lugar. A esse mundo planificado, no sentido de tornado plano, e no sentido de planejado ao extremo, preciso oferecer contedos que adensem a superficialidade das imagens penduradas em si mesmas e quebrem o ritmo montono de ordenamento de mesmice e desencanto. As facilidades de comunicao e de circulao da informao oferecidas pela rede global de computadores abre possibilidades reais de programas e projetos culturais e de educao antes no imaginados e sequer vislumbrados. Poder pensar na oferta de educao formal pblica e gratuita, com e pela utilizao intensiva das tecnologias de informao e comunicao, nos pe diante de uma nova concepo da escola, com uma nova geografia estendida, alargada, socialmente, distribuda e que, a sim, permite, com propriedade, falar de uma boa utopia virtual com os ps na realidade.

Carlos Vogt, poeta e linguista, coordenador do Laboratrio de Estudos Avanados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, foi reitor desta Universidade (1990-1994), presidente da FAPESP (2002-2007) e, atualmente, Secretrio de Ensino Superior do Estado de So Paulo Da Revista Jovem Onda.

Tecnologias poderosas, como TV e internet, a servio da ampliao de vagas nas universidades


O ensino superior no Brasil enfrenta um desafio que tem como base uma demanda sempre crescente em termos de vagas e qualidade de ensino. Nesse quadro, intensificase a importncia do quesito formao de professores. No Estado de So Paulo, somente no ensino infantil, temos, de acordo com o Censo de 2005, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do MEC, um total de 66.453 professores, sendo 36% deles (ou 24.175) sem ensino superior. No ensino fundamental de 1a a 4a sries, no total de 126.650 professores, 27,2% (ou 34,4 mil) esto na mesma situao. Isso significa um montante de aproximadamente 60 mil professores trabalhando com crianas no incio de sua vida escolar, sem qualificao superior. Existe no Brasil e em So Paulo uma grande carncia de professores de cincias (Fsica, Qumica, Biologia, Matemtica) e tambm de Lngua Portuguesa, que necessita de uma resposta do Poder Pblico. nesse contexto que surge o Programa de Expanso de Vagas no Ensino Superior Paulista "Universidade Virtual do Estado de So Paulo PROGRAMA UNIVESP", apresentado pela Secretaria de Ensino Superior do Estado de So Paulo e com perspectiva de incio no primeiro semestre de 2009. O PROGRAMA UNIVESP no representa uma nova instituio. Trata-se de uma ao cooperativa, inclusiva, que tem o objetivo de articular iniciativas de sucesso para formao superior com base em novas tecnologias de informao e de comunicao realizadas pelas universidades estaduais paulistas - USP, UNESP e UNICAMP-, contando com o apoio da Fundao de Amparo Pesquisa no Estado de So Paulo (FAPESP), da Fundao do Desenvolvimento Administrativo Paulista (FUNDAP) e da Fundao Padre Anchieta (FPA). Fundamentos do Processo Pedaggico - Valendo-se da sinergia pedaggica das universidades estaduais, das competncias j desenvolvidas e contando com poderosas tecnologias de comunicao e de informao, como as mdias internet e TV, o PROGRAMA UNIVESP poder se tornar um importante instrumento para expanso do ensino superior, tendo como norte trs princpios bsicos: o acesso, a equidade de oportunidades ao ensino superior e a busca obsessiva pela qualidade. Para explorar a linguagem televisiva, que, na era digital, ganha novo formato e novas possibilidades de uso e de interatividade, o PROGRAMA UNIVESP se associa Fundao Padre Anchieta, mantedora da TV Cultura de So Paulo, que destinar um de seus canais digitais aos seus programas-aula. Ser um canal aberto 24 horas, com o nome j definido - UNIVESP TV - que repetir a programao a cada oito horas. Assim, o PROGRAMA UNIVESP poder atingir um grande pblico espalhado por todo o Estado, incluindo alunos e cidados que no estavam formalmente matriculados. Para

aproveitar a grande interatividade e integrao comunicacional da internet para a rea educacional, tambm sero utilizados sistemas que reproduzem e ampliam as possibilidades de aes pedaggicas normalmente usadas no ambiente de sala de aula os chamados "ambientes virtuais de aprendizagem". Esses sistemas se baseiam em um ambiente que rene uma srie de recursos, tais como rea para a disponibilizao de materiais educacionais (textos, artigos, vdeos, animaes, simulaes, material didtico, entre outros), transmisso online de vdeo-aulas, promoo de bate-papo (chats) entre alunos, fruns virtuais, teleconferncias com tutores e com professores, entre outros recursos. J existem experincias significativas de uso e de desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem em vrios pases, inclusive no Brasil, onde se pode destacar o desenvolvimento de dois importantes ambientes virtuais de aprendizagem no formato de software livre, como o TeleDuc, desenvolvido pela Unicamp, e o TIDIA (Tecnologia da Informao no Desenvolvimento da Internet Avanada), financiado pela Fapesp e desenvolvido em vrios laboratrios de pesquisa do estado e que fazem parte de um esforo internacional. Implementao - As atividades do PROGRAMA UNIVESP esto previstas para serem implantadas em trs diferentes mdulos a serem desenvolvidos concomitantemente ou no, a partir do primeiro semestre de 2009: O primeiro mdulo tem como foco a formao de professores em exerccio nas redes pblica e privada do estado. Nele est previsto a oferta de um curso de Licenciatura em Pedagogia e um curso de Licenciatura em Cincias, desenvolvidos a partir de experincias de sucesso realizadas na USP e na UNESP. O principal objetivo destas ofertas promover a melhoria da educao no ensino infantil e no fundamental de 1a a 4a sries. Como mencionado anteriormente, isso representa um pblico-alvo de aproximadamente 35 mil professores. O segundo mdulo contempla a oferta de vrios cursos de licenciatura como Matemtica, Fsica. Qumica, Biologia e Lngua Portuguesa. Tambm para o oferecimento destes mdulos sero incorporadas experincias, j testadas, de sucesso de nossas universidades estaduais paulistas. O terceiro mdulo oferecer cursos de capacitao, extenso, especializao e outras formas de educao para professores que j tenham um curso superior completo e que desejam seu aperfeioamento profissional. Esto programados, por exemplo, dois cursos de especializao: Especializao em Docncia no Ensino Fundamental e Mdio e Especializao em Gesto Escolar. O acompanhamento dos estudos e das atividades pedaggicas ser feito tanto de forma presencial, nos plos de apoio instalados nas universidades participantes, como por telefone e pela internet. As aulas laboratoriais e as avaliaes sero realizadas de modo presencial nos plos, onde o aluno receber apoio pedaggico, fsico, administrativo e de servios. Um conjunto de tutores estar continuamente disponvel para atender aos alunos, pessoalmente ou por telefone e internet. Enquanto isto, o canal digital da TV Cultura estar transmitindo durante as 24 horas do dia os programas-aula. Aspectos institucionais - O PROGRAMA UNIVESP vem atender a preceito do Plano Nacional de Educao, institudo pela Lei federal n 10.172, de 2001, que em seu item 6.2 afirma "ser preciso ampliar o conceito de educao distncia para poder incorporar todas as possibilidades que as tecnologias de comunicao possam propiciar a todos os nveis e modalidades de educao".

Alicerada nos pilares acesso, qualidade e eqidade, a educao distncia possibilita maior abertura e flexibilidade do ensino, caractersticas que vm ao encontro das finalidades do Estado. Para implementar um programa de formao de recursos humanos no mbito do ensino superior com tal amplitude, j foram firmados, ento, termos de cooperao entre a SEES e as trs universidades pblicas paulistas, a FUNDAP e a Fundao Padre Anchieta (FPA). Assim, foi estabelecida uma relao institucional, no hierarquizada, consolidada entre os Ncleos UNIVESP de cada parceiro envolvido no programa. Vale destacar que os cursos sero oferecidos tanto de forma consorciada entre as universidades como de maneira isolada. Com isto, respeitam-se as peculiaridades regionais e o equilbrio de certificao entre as universidades paulistas.
UNIVESP em nmeros* - 6.600 vagas j em 2009, destinadas nesta primeira etapa a professores em exerccio; Sendo que: 5 mil no curso de pedagogia, da Unesp e USP. 700 de licenciatura em biologia, da USP. 900 de licenciatura em cincias, USP. - 70 plos avanados de ensino para atividades presenciais *Os nmeros so referentes primeira etapa de Licenciatura e podem sofrer mudanas.

Ensino Superior em ritmo de expanso


A legislao educacional brasileira em vigor estabeleceu dois nveis de ensino: o bsico, que engloba a educao infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio, e a educao superior, com quatro modalidades de cursos: seqenciais ou de complementao; de graduao, por sua vez subdividida em bacharelado, licenciatura e cursos superiores de tecnologia; de psgraduao, composta por especializao, mestrado e doutorado, e extenso de cursos livres para candidatos que atendam aos requisitos exigidos pelas instituies de ensino. O Censo realizado em 2006 pelo Sistema de Avaliao do Ensino Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), mostrava, naquele ano, a existncia de 22.101 cursos de graduao no pas, distribudos por 1.270 instituies de ensino superior. Destas, 248 eram pblicas, criadas e mantidas pelo Estado (105 federais, 83 estaduais e 60 municipais).

O ensino superior brasileiro teve sua criao iniciada h 200 anos, experimentando desde ento uma evoluo contnua. Em 1808 foram fundadas as primeiras faculdades do pas: de Cirurgia e Anatomia em Salvador (BA), atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e de Anatomia e Cirurgia, atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). At 1889, quando foi proclamada a Repblica, o ritmo de crescimento de cursos superiores manteve-se lento. Ao terminar o sculo 19, existiam apenas 24 faculdades no Brasil, com cerca de 10 mil estudantes. Nos trinta anos seguintes - aps o incio das atividades em 1891 - o sistema de educao superior saltou de 24 para aproximadamente 133 instituies de ensino, sendo que apenas na dcada de 1920 surgiram mais de 100 escolas isoladas. Entre 1940 e 1960 foram triplicadas as matrculas no ensino superior, exibindo uma evoluo que coincidiu com o crescimento da populao do pas, que teve uma expanso de 70% no mesmo perodo. Em 1990 observou-se, num estudo que buscou analisar em que medida os alunos menos favorecidos freqentavam as instituies de ensino superior, que jovens oriundos de famlias com renda de at seis salrios mnimos representavam 11% em instituies pblicas. Segundo os dados do INEP, em 2006 foram oferecidas pouco mais de 2,6 milhes de vagas pelo sistema de educao superior, representando um aumento de 5% em relao ao ano anterior.

A Secretaria de Ensino Superior do Estado de So Paulo


Criada em 1 de janeiro de 2007 pelo Governador Jos Serra, por meio do Decreto n 51.461, a Secretaria de Ensino Superior do Estado de So Paulo tem atribuio de propor polticas e diretrizes para o ensino superior, em todos os seus nveis. O novo rgo tem, entre outras, as incumbncias de coordenar e implementar aes de cincia do Estado para a formao de recursos humanos no ensino superior, ampliar as atividades de pesquisa, aumentar o nmero de jovens que cursam a universidade, realizar o intercmbio de informaes e a colaborao tcnica com instituies pblicas e privadas, nacionais ou internacionais, e desenvolver e implementar sistemas de informaes destinadas a orientar as instituies de ensino mdio diante das dificuldades encontradas pelos alunos nos cursos de formao universitria. Desta forma, respeita-se a autonomia universitria estabelecida pela Constituio Federal. So entidades vinculadas Secretaria de Ensino Superior o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo (CRUESP), a Universidade de So Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (UNESP), a Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo (FAPESP), a Faculdade de Medicina de Marlia (FAMEMA) e a Faculdade de Medicina de So Jos do Rio Preto (FAMERP).

O atual Secretrio de Ensino Superior do Estado de So Paulo o lingista e poeta Carlos Vogt, doutor em Cincias Sociais, professor titular da Universidade Estadual de Campinas e Coordenador do Laboratrio de Estudos Avanados em Jornalismo da Unicamp. Vogt Vice-presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia) e conhecido por seu trabalho como divulgador da cincia, tecnologia e inovao.

Decreto n Declaratrio 1, de 30 de maio de 2007

D interpretao autntica aos Decretos n 51.636, de 9 de maro de 2007, n 51.471, de 2 de janeiro de 2007, n 51.473, de 2 de janeiro de 2007, e n 51.660, de 14 de maro de 2007; d nova redao s disposies que especifica do Decreto n 51.461, de 1 de janeiro de 2007, que organiza a Secretaria de Ensino Superior, e d providncias correlatas

So Paulo, 30 de maio de 2007. Excelentssimo Senhor Governador, Os Reitores das Universidades Pblicas Estaduais e o Presidente da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo, considerando o fato indiscutvel de que as instituies acima referidas tm exercido plenamente a autonomia que lhes constitucionalmente assegurada, conforme j afirmado publicamente pelos seus dirigentes; considerando ainda que os Decretos de n 51.461, de 1 de janeiro de 2007; n 51.471, de 2 de janeiro de 2007; n 51.473, de 2 de janeiro de 2007; n 51.636, de 9 de maro de 2007; e n 51.660, de 14 de maro de 2007 no afetaram o exerccio efetivo de sua autonomia, mas que, no entanto, tm surgido controvrsias acerca de sua interpretao, vm respeitosamente solicitar a Vossa Excelncia que considere a possibilidade de explicitar e esclarecer o alcance dos referidos decretos, conforme j fizeram em ofcios trocados conosco os Secretrios da Fazenda e de Gesto Pblica. Consideramos ainda, por oportuno, sugerir a Vossa Excelncia a criao de um grupo de trabalho composto por membros do Governo e da comunidade universitria, que analise o ordenamento do Sistema de Cincia e Tecnologia do Estado de So Paulo, com o objetivo de que o funcionamento das instituies que o integram se realize de forma ampla e com resultados cada vez mais significativos para a sociedade paulista. Atenciosamente, JOS TADEU JORGE

Reitor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP SUELY VILELA Reitora da Universidade de So Paulo - USP MARCOS MACARI Reitor da Universidade Estadual Jlio de Mesquita Filho - UNESP CARLOS VOGT Presidente da Fundao de Amparo a Pesquisa do Estado de So Paulo FAPESP

DECRETO DECLARATRIO N 1, DE 30 DE MAIO DE 2007 JOS SERRA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO, no uso de suas atribuies legais, com fundamento no artigo 207 da Constituio Federal e artigos 254 e 271 da Constituio do Estado, Considerando que os Decretos n 51.461, de 1 de janeiro de 2007 , n 51.471, de 2 de janeiro de 2007 , n 51.473, de 2 de janeiro de 2007 , n 51.660, de 14 de maro de 2007 e n 51.636, de 9 de maro de 2007 , respeitam o princpio da autonomia universitria, conforme reconhecido publicamente pelos Reitores das Universidades Pblicas Estaduais; Considerando que surgiram interpretaes reiteradamente equivocadas acerca do alcance e aplicabilidade dos referidos decretos s Universidades Pblicas Estaduais e Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo FAPESP; Considerando que o Governo j esclareceu as dvidas menores em respostas dos Secretrios da Fazenda e de Gesto Pblica; e Considerando a convenincia de eliminar os equvocos de interpretao e fixar o exato sentido dos referidos decretos, nos termos da proposta apresentada pelos Reitores das Universidades Pblicas Estaduais e pelo Presidente da FAPESP, Decreta: Artigo 1 - A execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil das Universidades Pblicas Estaduais e da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo - FAPESP ser realizada de acordo com o princpio da autonomia universitria e os dados inseridos em tempo real no Sistema

Integrado de Administrao Financeira para Estados e Municpios SIAFEM/SP, nos termos do Decreto n 51.636, de 9 de maro de 2007, sem prejuzo das prerrogativas asseguradas no artigo 54 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e artigo 271 da Constituio do Estado, que lhes facultam regime financeiro e contbil que atenda s suas peculiaridades de organizao e funcionamento. Pargrafo nico - As Universidades Pblicas Estaduais e a FAPESP mantero contas especficas no Banco Nossa Caixa S.A. e podero efetuar transferncias ou remanejamentos, quitaes, e tomar outras providncias de ordem oramentria, financeira e patrimonial necessrias ao seu bom desempenho, na forma do inciso VII, do artigo 54, da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e do artigo 271 da Constituio do Estado. Artigo 2 - No se aplicam s Universidades Pblicas Estaduais e Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo - FAPESP as disposies dos Decretos n 51.471, de 2 de janeiro de 2007 , n 51.473, de 2 de janeiro de 2007 , e n 51.660, de 14 de maro de 2007 . Artigo 3 - No se aplicam s Universidades Pblicas Estaduais os artigos 20 e 24 do Decreto n 51.461, de 1 de janeiro de 2007. Artigo 4 - As alneas "c" e "d", do inciso III, do artigo 2, do Decreto n 51.461, de 2 de janeiro de 2007 , passam a vigorar com a seguinte redao: "c) ampliao das atividades de ensino, pesquisa e extenso; d) busca de formas alternativas para oferecer formao nos nveis de ensino superior, com vista a aumentar o acesso Universidade, respeitadas a autonomia universitria e as caractersticas especficas de cada Universidade;". (NR) Artigo 5 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Palcio dos Bandeirantes, 30 de maio de 2007 JOS SERRA DECRETO N 51.461, DE 01 DE JANEIRO DE 2007 Organiza a Secretaria de Ensino Superior e d providncias correlatas JOS SERRA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO, no uso de suas atribuies legais, Decreta: CAPTULO I Disposio Preliminar

Artigo 1 - A Secretaria de Ensino Superior fica organizada nos termos deste decreto. CAPTULO II Do Campo Funcional Artigo 2 - Constitui o campo funcional da Secretaria de Ensino Superior: I - a proposio de polticas e diretrizes para o ensino superior, em todos os seus nveis; II - a coordenao e a implementao de aes de competncia do Estado com vista formao de recursos humanos no mbito do ensino superior; III - a promoo da realizao de estudos para: a) desenvolvimento e aprimoramento do ensino superior; b) aumento da acessibilidade ao ensino superior; c) ampliao das atividades de pesquisa, principalmente as operacionais, objetivando os problemas da realidade nacional; d) busca de formas alternativas e adequadas ao atual estgio tecnolgico para oferecer formao nos nveis de ensino de terceiro e quarto graus, com vista a aumentar a percentagem de jovens que cursam a Universidade; IV - o intercmbio de informaes e a colaborao tcnica com instituies pblicas e privadas, nacionais, estrangeiras ou internacionais; V - o desenvolvimento e a implementao de sistemas de informaes destinadas a orientar as instituies de ensino mdio diante das dificuldades encontradas pelos alunos nos cursos de formao universitria; VI - a articulao com a Fundao Memorial da Amrica Latina para divulgao e intercmbio da cultura brasileira e latino-americana e sua integrao s atividades intelectuais do Estado. Pargrafo nico - As funes voltadas ao ensino superior sero exercidas em articulao e conjugao de esforos com as instituies envolvidas, observando sempre o respeito autonomia universitria e s caractersticas especficas de cada Universidade. CAPTULO III Da Estrutura SEO I Da Estrutura Bsica Artigo 3 - A Secretaria de Ensino Superior tem a seguinte estrutura bsica: I - Gabinete do Secretrio; II - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo - CRUESP; III - Unidade de Coordenao do Planejamento e Avaliao; IV - Unidade de Promoo do Desenvolvimento do Ensino Superior. Pargrafo nico - A Secretaria conta, ainda, com as seguintes entidades vinculadas: 1. Universidade de So Paulo - USP; 2. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; 3. Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" - UNESP; 4. Faculdade de Medicina de Marlia - FAMEMA; 5. Faculdade de Medicina de So Jos do Rio Preto - FAMERP; 6. Fundao Memorial da Amrica Latina. SEO II Do Detalhamento da Estrutura Bsica Artigo 4 - Integram o Gabinete do Secretrio:

I - Chefia de Gabinete; II - Assessoria Tcnica; III - Grupo Setorial de Tecnologia da Informao e Comunicao - GSTIC; IV - Ouvidoria; V - Comisso de tica. Artigo 5 - Subordinam-se ao Chefe de Gabinete: I - Grupo de Planejamento Setorial; II - Consultoria Jurdica; III - Unidade Processante; IV - Centro de Administrao; V - Ncleo de Recursos Humanos. Pargrafo nico - A Consultoria Jurdica rgo da Procuradoria Geral do Estado. Artigo 6 - O Centro de Administrao tem a seguinte estrutura: I - Ncleo de Finanas; II - Ncleo de Suprimentos e Apoio Gesto de Contratos; III - Ncleo de Infra-Estrutura. Artigo 7 - A Unidade de Promoo do Desenvolvimento do Ensino Superior conta com: I - Corpo Tcnico; II - Ncleo de Apoio Administrativo. SEO III Da Assistncia Tcnica, dos Corpos Tcnicos e das Clulas de Apoio Administrativo Artigo 8 - As unidades a seguir relacionadas contam, cada uma, com: I - Assistncia Tcnica e Clula de Apoio Administrativo, a Chefia de Gabinete; II - Corpo Tcnico e Clula de Apoio Administrativo: a) a Assessoria Tcnica; b) a Unidade de Coordenao do Planejamento e Avaliao; III - Clula de Apoio Administrativo, a Consultoria Jurdica. Artigo 9 - A Assistncia Tcnica, os Corpos Tcnicos e as Clulas de Apoio Administrativo no se caracterizam como unidades administrativas. CAPTULO IV Dos Nveis Hierrquicos Artigo 10 - As unidades a seguir relacionadas tm os seguintes nveis hierrquicos: I - de Coordenadoria: a) Unidade de Coordenao do Planejamento e Avaliao; b) Unidade de Promoo do Desenvolvimento do Ensino Superior; II - de Diviso, o Centro de Administrao; III - de Servio Tcnico, o Ncleo de Recursos Humanos; IV - de Servio: a) os Ncleos do Centro de Administrao; b) o Ncleo de Apoio Administrativo. CAPTULO V Dos rgos dos Sistemas de Administrao Geral Artigo 11 - O Ncleo de Recursos Humanos o rgo setorial do Sistema de Administrao de Pessoal na Secretaria de Ensino Superior e presta, tambm, servios de rgo subsetorial a todas as unidades da Pasta.

Artigo 12 - O Ncleo de Finanas rgo setorial dos Sistemas de Administrao Financeira e Oramentria na Secretaria de Ensino Superior e presta, tambm, servios de rgo subsetorial a todas as unidades da Pasta. Artigo 13 - O Ncleo de Infra-Estrutura rgo setorial do Sistema de Administrao dos Transportes Internos Motorizados na Secretaria de Ensino Superior, presta, tambm, servios de rgo subsetorial a todas as unidades da Pasta e funcionar, ainda, como rgo detentor. CAPTULO VI Das Atribuies SEO I Do Gabinete do Secretrio SUBSEO I Da Chefia de Gabinete Artigo 14 - A Chefia de Gabinete tem as seguintes atribuies: I - examinar e preparar o expediente encaminhado ao Titular da Pasta, pertinente s unidades sob sua subordinao; II - executar atividades relacionadas com as audincias e representaes do Secretrio; III - supervisionar e coordenar as atividades relacionadas com a administrao geral da Secretaria; IV - produzir informaes que sirvam de base tomada de decises, ao planejamento e ao controle das atividades. SUBSEO II Da Assessoria Tcnica Artigo 15 - A Assessoria Tcnica tem, por meio de seu Corpo Tcnico, as seguintes atribuies: I - assessorar o Secretrio, e as demais autoridades da Secretaria, na anlise dos planos, programas e projetos em desenvolvimento, nas relaes parlamentares e com os rgos de comunicao; II - elaborar ofcios, minutas de projetos de leis e de decretos, resolues, portarias, despachos, exposies de motivos e outros documentos ou atos oficiais; III - emitir pareceres tcnicos sobre os assuntos relacionados com a rea de atuao da Pasta; IV - examinar processos e expedientes que lhe forem encaminhados; V - analisar as necessidades da Secretaria, propondo as providncias que julgar convenientes; VI - desenvolver trabalhos com vista soluo de problemas de carter organizacional existentes na Secretaria, bem como analisar propostas de criao ou modificao de estruturas administrativas; VII - produzir informaes gerais para subsidiar decises do Titular da Pasta; VIII - realizar estudos e desenvolver atividades que se caracterizem como apoio tcnico execuo, ao controle e avaliao das atividades da Secretaria; IX - elaborar relatrios sobre as atividades da Pasta. SEO II Das Unidades Subordinadas ao Chefe de Gabinete SUBSEO I Da Consultoria Jurdica

Artigo 16 - A Consultoria Jurdica tem por atribuio exercer a advocacia consultiva do Estado no mbito da Secretaria de Ensino Superior. SUBSEO II Da Unidade Processante Artigo 17 - A Unidade Processante tem por atribuio realizar os procedimentos disciplinares no mbito da Secretaria de Ensino Superior. SUBSEO III Do Centro de Administrao Artigo 18 - O Centro de Administrao tem as seguintes atribuies: I - por meio do Ncleo de Finanas, as previstas nos artigos 9 e 10 do Decreto-Lei n 233, de 28 de abril de 1970; II - por meio do Ncleo de Suprimentos e Apoio Gesto de Contratos: a) em relao a compras e contrataes: 1. preparar os expedientes referentes aquisio de materiais e prestao de servios; 2. analisar as propostas de fornecimento de materiais e de prestao de servios; 3. elaborar contratos relativos compra de materiais e prestao de servios; 4. acompanhar a execuo dos contratos e providenciar os aditamentos, reajustes e prorrogaes ou nova licitao, em tempo hbil; 5. acompanhar os prazos de vencimento dos contratos; b) em relao ao almoxarifado: 1. analisar a composio dos estoques com o objetivo de verificar sua correspondncia s necessidades efetivas; 2. fixar nveis de estoques mnimo, mximo e ponto de pedido de materiais; 3. elaborar pedidos de compras para formao ou reposio de estoque; 4. controlar o atendimento, pelos fornecedores, das encomendas efetuadas; 5. comunicar, unidade responsvel pela aquisio e unidade requisitante, os atrasos e outras irregularidades cometidas pelos fornecedores; 6. receber, conferir, guardar e distribuir os materiais adquiridos; 7. controlar o estoque e a distribuio do material armazenado; 8. manter atualizados os registros de entrada e sada e de valores dos materiais em estoque; 9. realizar balancetes mensais e inventrios fsicos e de valor do material estocado; 10. elaborar levantamento estatstico do consumo anual para orientar a elaborao do oramento; 11. elaborar relao de materiais considerados excedentes ou em desuso, de acordo com a legislao especfica; c) em relao administrao do patrimnio: 1. administrar e controlar os bens patrimoniais, utilizando-se do cadastro, formas de identificao, inventrio peridico e baixa patrimonial; 2. zelar pela manuteno e conservao dos bens patrimoniais; 3. providenciar o seguro dos bens mveis e imveis; 4. proceder medidas administrativas necessrias defesa dos bens patrimoniais; III - por meio do Ncleo de Infra-Estrutura: a) em relao ao Sistema de Administrao dos Transportes Internos Motorizados, as previstas nos artigos 7, 8 e 9 do Decreto n 9.543, de 1 de maro de 1977;

b) em relao a comunicaes administrativas: 1. receber, registrar, protocolar, autuar, distribuir e expedir papis e processos; 2. classificar, arquivar papis e processos de acordo com a tabela de temporalidade e controlar possveis emprstimos; 3. acompanhar e prestar informaes sobre a distribuio de papis e processos; 4. receber e expedir malotes, correspondncias e volumes em geral; 5. expedir certides; 6. preparar o expediente do Centro; 7. executar atividades de reprografia e zelar pela correta utilizao dos equipamentos; c) administrar os servios de vigilncia e limpeza das dependncias; d) prestar servios de portaria, zeladoria e copa; e) providenciar a manuteno e a conservao de bens mveis e imveis, instalaes e equipamentos; f) manter e conservar sistemas eltricos, hidrulicos, de comunicaes e de telecomunicaes, emitindo relatrios de custos operacionais; g) acompanhar, fiscalizar e avaliar os servios prestados por terceiros. SUBSEO IV Do Ncleo de Recursos Humanos Artigo 19 - O Ncleo de Recursos Humanos tem as atribuies previstas nos artigos 3 a 9 e 11 a 16 do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998. SEO III Da Unidade de Coordenao do Planejamento e Avaliao Artigo 20 - A Unidade de Coordenao do Planejamento e Avaliao tem, por meio de seu Corpo Tcnico, as seguintes atribuies: I - acompanhar e analisar o desempenho econmico e financeiro da implementao de polticas governamentais no campo de atuao da Secretaria e de suas entidades vinculadas; II - elaborar pareceres e anlises econmicas pertinentes s aes de planejamento no mbito de atuao da Secretaria; III - subsidiar, em integrao com o Grupo de Planejamento Setorial, as decises referentes a matrias oramentrias pertinentes a atividades abrangidas pelo campo funcional da Secretaria; IV - articular o relacionamento da Secretaria com suas entidades vinculadas no que se refere a matrias financeiras e oramentrias, manifestando-se, quando for o caso, sobre programas, projetos e aes que tenham relao com as atividades da Secretaria; V - conceber, implantar e manter sistemas de avaliao da programao e execuo oramentrias da Secretaria e de suas entidades vinculadas. SEO IV Da Unidade de Promoo do Desenvolvimento do Ensino Superior Artigo 21 - A Unidade de Promoo do Desenvolvimento do Ensino Superior tem, por meio de seu Corpo Tcnico, as seguintes atribuies: I - promover aes voltadas para o desenvolvimento, a qualificao e a expanso do ensino superior, em todos os seus nveis; II - sugerir polticas e executar programas, projetos e aes relativos formao de profissionais qualificados em todos os nveis de ensino superior, de modo a atender as necessidades da populao e as demandas do mercado;

III - realizar e fomentar a elaborao de estudos e diagnsticos no campo do ensino superior; IV - manter dilogo permanente e realizar aes com a comunidade cientfica, visando a um desenvolvimento articulado do ensino superior no Estado; V - apoiar programas, projetos e aes voltados para a melhoria do ensino superior no mbito do Estado; VI - contribuir para a capacitao de recursos humanos dedicados ao ensino; VII - indicar as medidas necessrias para assegurar a efetividade das aes propostas; VIII - providenciar a produo, anlise e difuso de informaes pertinentes ao ensino superior. SEO V Da Assistncia Tcnica e dos Corpos Tcnicos Artigo 22 - A Assistncia Tcnica e os Corpos Tcnicos tm, em suas respectivas reas de atuao, as seguintes atribuies comuns: I - assistir o dirigente da unidade no desempenho de suas atribuies; II - instruir e informar processos e expedientes que lhes forem encaminhados; III - participar da elaborao de relatrios de atividades da unidade; IV - elaborar, acompanhar e avaliar programas e projetos referentes rea de atuao da unidade; V - produzir informaes gerenciais para subsidiar as decises do dirigente da unidade; VI - elaborar e implantar sistema de acompanhamento e controle das atividades desenvolvidas; VII - propor a elaborao de normas e manuais de procedimentos; VIII - controlar e acompanhar as atividades decorrentes de contratos, acordos e ajustes; IX - realizar estudos, elaborar relatrios e emitir pareceres sobre assuntos relativos sua rea de atuao. Pargrafo nico - Assistncia Tcnica cabe, ainda, promover o desenvolvimento de atividades de suporte em informtica que se fizerem necessrias ao adequado atendimento s unidades da Secretaria. SEO VI Do Ncleo de Apoio Administrativo e das Clulas de Apoio Administrativo Artigo 23 - O Ncleo de Apoio Administrativo e as Clulas de Apoio Administrativo tm, em suas respectivas reas de atuao, as seguintes atribuies: I - receber, registrar, distribuir, controlar e expedir papis e processos; II - preparar o expediente das respectivas unidades; III - manter registros sobre freqncia e frias dos servidores; IV - prever, requisitar, guardar e distribuir o material de consumo das unidades; V - proceder ao registro do material permanente e comunicar unidade competente a sua movimentao; VI - receber, controlar e movimentar os adiantamentos necessrios aos servios; VII - desenvolver outras atividades caractersticas de apoio administrativo atuao da unidade. CAPTULO VII Das Competncias

SEO I Do Secretrio de Ensino Superior Artigo 24 - O Secretrio de Ensino Superior, alm de outras que lhe forem conferidas por lei ou decreto, tem as seguintes competncias: I - em relao ao Governador e ao prprio cargo: a) propor a poltica e as diretrizes a serem adotadas pela Secretaria; b) assistir o Governador no desempenho de suas funes relacionadas com as atividades da Secretaria; c) submeter apreciao do Governador, observadas as disposies do Decreto n 40.030, de 30 de maro de 1995: 1. projetos de leis ou de decretos que versem sobre matria pertinente rea de atuao da Secretaria; 2. assuntos de rgos subordinados ou entidades vinculadas Secretaria; d) manifestar-se sobre assuntos que devam ser submetidos ao Governador; e) referendar os atos do Governador relativos rea de atuao da Secretaria; f) submeter aprovao do Governador e designar o Procurador do Estado responsvel pela Unidade Processante; g) propor a divulgao de atos e atividades da Secretaria; h) comparecer perante a Assemblia Legislativa ou suas comisses especiais para prestar esclarecimentos, espontaneamente ou quando regularmente convocado; i) providenciar, observada a legislao em vigor, a instruo dos expedientes relativos a requerimentos e indicaes sobre matria pertinente Secretaria, dirigidos ao Governador pela Assemblia Legislativa; j) cumprir e fazer cumprir as leis, os regulamentos e as decises das autoridades superiores; II - em relao s atividades gerais da Secretaria: a) administrar e responder pela execuo dos programas, projetos e aes da Secretaria, de acordo com a poltica e as diretrizes fixadas pelo Governador; b) expedir atos e instrues para a boa execuo dos preceitos da Constituio do Estado, das leis e dos regulamentos, no mbito da Secretaria; c) decidir sobre: 1. as proposies encaminhadas pelos dirigentes dos rgos subordinados e das entidades vinculadas Secretaria; 2. os pedidos formulados em grau de recurso; d) avocar ou delegar atribuies e competncias, por ato expresso, observada a legislao vigente; e) designar os membros do Colegiado e da Equipe Tcnica do Grupo de Planejamento Setorial; f) criar grupos de trabalho e comisses no permanentes; g) estimular o desenvolvimento profissional de servidores da Secretaria; h) expedir as determinaes necessrias manuteno da regularidade dos servios; i) autorizar entrevistas de servidores imprensa em geral sobre assuntos da Secretaria; j) autorizar a divulgao de assuntos da Secretaria, quando no tornados pblicos, em congressos, palestras, debates ou painis; l) apresentar relatrio anual das atividades da Secretaria; m) aprovar os planos e programas de trabalho das entidades vinculadas Secretaria, face s polticas bsicas traadas pelo Estado no setor;

III - em relao ao Sistema de Administrao de Pessoal, as previstas: a) no artigo 20 do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998, alterado pelo Decreto n 43.881, de 9 de maro de 1999, observadas as disposies da Lei Complementar n 942, de 6 de junho de 2003; b) no artigo 1 do Decreto n 20.940, de 1 de junho de 1983; IV - em relao aos Sistemas de Administrao Financeira e Oramentria, as previstas no artigo 12 do Decreto-Lei n 233, de 28 de abril de 1970; V - em relao ao Sistema de Administrao dos Transportes Internos Motorizados, as previstas no artigo 14 do Decreto n 9.543, de 1 de maro de 1977; VI - em relao administrao de material e patrimnio: a) as previstas nos artigos 1, 2, 3 e 5 do Decreto n 31.138, de 9 de janeiro de 1990, alterado pelos Decretos n 33.701, de 22 de agosto de 1991, n 34.544, de 14 de janeiro de 1992, e n 37.410, de 9 de setembro de 1993; b) autorizar: 1. a transferncia de bens, exceto imveis, mesmo para outras Secretarias de Estado; 2. o recebimento de doaes de bens mveis, sem encargos; 3. a locao de imveis; c) decidir sobre a utilizao de prprios do Estado. SEO II Do Secretrio Adjunto Artigo 25 - O Secretrio Adjunto, alm de outras que lhe forem conferidas por lei ou decreto, tem, em sua rea de atuao, as seguintes competncias: I - responder pelo expediente: a) da Secretaria, nos impedimentos legais e temporrios, bem como ocasionais, do Titular da Pasta; b) da Chefia de Gabinete, nos impedimentos legais e temporrios, bem como ocasionais, do Chefe de Gabinete; II - representar o Secretrio, quando for o caso, junto a autoridades e rgos; III - exercer a coordenao do relacionamento entre o Secretrio e os dirigentes dos rgos da Secretaria e das entidades a ela vinculadas, acompanhando o desenvolvimento dos programas, projetos e aes; IV - assessorar o Secretrio no desempenho de suas funes; V - coordenar, supervisionar e orientar as atividades das reas tcnicas da Secretaria. SEO III Do Chefe de Gabinete Artigo 26 - O Chefe de Gabinete, alm de outras que lhe forem conferidas por lei ou decreto, tem, em sua rea de atuao, as seguintes competncias: I - em relao s atividades gerais: a) assessorar o Secretrio no desempenho de suas funes; b) propor ao Secretrio o programa de trabalho e as alteraes que se fizerem necessrias; c) coordenar, orientar e acompanhar as atividades das unidades subordinadas; d) baixar normas de funcionamento das unidades subordinadas; e) solicitar informaes a outros rgos e entidades da administrao pblica; f) decidir sobre pedidos de certides e "vista" de processos; g) criar comisses no permanentes e grupos de trabalho; h) autorizar estgios em unidades subordinadas;

II - em relao ao Sistema de Administrao de Pessoal, as previstas nos artigos 25, 26, 27 e 29, exceto inciso I, do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998, alterado pelo Decreto n 43.881, de 9 de maro de 1999, observadas as disposies da Lei Complementar n 942, de 6 de junho de 2003; III - em relao administrao de material e patrimnio: a) autorizar a transferncia de bens mveis, no mbito da Pasta; b) autorizar a locao de imveis; c) decidir sobre a utilizao de prprios do Estado; d) autorizar, mediante ato especfico, autoridades subordinadas a requisitarem transporte de material por conta do Estado; e) assinar convites e editais de tomada de preos e de concorrncia; f) as previstas nos artigos 1 e 2 do Decreto n 31.138, de 9 de janeiro de 1990, alterados pelo Decreto n 33.701, de 22 de agosto de 1991, quanto a qualquer modalidade de licitao; IV - em relao ao Sistema Integrado de Administrao Financeira para Estados e Municpios - SIAFEM/SP, no mbito da Secretaria, normatizar e definir os nveis de acesso, para consultas e registros. Pargrafo nico - Ao Chefe de Gabinete compete, ainda, responder pelo expediente da Secretaria nos impedimentos simultneos, legais e temporrios, bem como ocasionais, do Titular da Pasta e do Secretrio Adjunto. SEO IV Dos Coordenadores Artigo 27 - Os Coordenadores, alm de outras que lhes forem conferidas por lei ou decreto, tm, em suas respectivas reas de atuao, as seguintes competncias: I - em relao s atividades gerais, as previstas no inciso I do artigo anterior; II - em relao ao Sistema de Administrao de Pessoal, as previstas nos artigos 25 e 27 do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998, alterados pelo Decreto n 43.881, de 9 de maro de 1999, observadas as disposies da Lei Complementar n 942, de 6 de junho de 2003. Artigo 28 - Ao Coordenador da Unidade de Promoo do Desenvolvimento do Ensino Superior compete, ainda: I - em relao ao Sistema de Administrao de Pessoal, as previstas no artigo 29, exceto inciso I, do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998; II - em relao administrao de material: a) assinar convites e editais de tomada de preos; b) as previstas nos artigos 1 e 2 do Decreto n 31.138, de 9 de janeiro de 1990, alterados pelo Decreto n 33.701, de 22 de agosto de 1991, exceto quanto a licitao na modalidade de concorrncia. SEO V Do Diretor do Centro de Administrao e dos Diretores dos Ncleos Artigo 29 - Ao Diretor do Centro de Administrao e aos Diretores dos Ncleos, em suas respectivas reas de atuao, alm de outras competncias que lhes forem conferidas por lei ou decreto, compete orientar e acompanhar o andamento das atividades das unidades e dos servidores subordinados. Artigo 30 - O Diretor do Centro de Administrao tem, ainda, em sua rea de atuao, as seguintes competncias: I - expedir certides de peas de autos arquivados;

II - em relao ao Sistema de Administrao de Pessoal, as previstas no artigo 30 do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998, observadas as disposies da Lei Complementar n 942, de 6 de junho de 2003; III - em relao administrao de material e patrimnio: a) aprovar a relao de materiais a serem mantidos em estoque e a de materiais a serem adquiridos; b) autorizar a baixa de bens mveis no patrimnio. SEO VI Dos Dirigentes das Unidades e dos rgos dos Sistemas de Administrao Geral SUBSEO I Do Sistema de Administrao de Pessoal Artigo 31 - O Diretor do Ncleo de Recursos Humanos, na qualidade de dirigente de rgo setorial do Sistema de Administrao de Pessoal, tem as competncias previstas nos artigos 32 e 33 do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998, alterado pelo Decreto n 48.826, de 23 de julho de 2004. SUBSEO II Dos Sistemas de Administrao Financeira e Oramentria Artigo 32 - O Secretrio de Ensino Superior, na qualidade de dirigente de unidade oramentria, tem as competncias previstas no artigo 13 do DecretoLei n 233, de 28 de abril de 1970. Artigo 33 - O Chefe de Gabinete e o Coordenador da Unidade de Promoo do Desenvolvimento do Ensino Superior, na qualidade de dirigentes de unidades de despesa, tm as seguintes competncias: I - exercer o previsto no artigo 14 do Decreto-Lei n 233, de 28 de abril de 1970; II - autorizar: a) a alterao de contrato, inclusive a prorrogao de prazo; b) a resciso administrativa ou amigvel de contrato. Artigo 34 - O Diretor do Centro de Administrao tem as competncias previstas no artigo 15 do Decreto-Lei n 233, de 28 de abril de 1970. Artigo 35 - O Diretor do Ncleo de Finanas tem as competncias previstas no artigo 17 do Decreto-Lei n 233, de 28 de abril de 1970. SUBSEO III Do Sistema de Administrao dos Transportes Internos Motorizados Artigo 36 - O Chefe de Gabinete o dirigente da frota da Secretaria de Ensino Superior e tem as competncias previstas nos artigos 16 e 18, incisos I, II, III e V, do Decreto n 9.543, de 1 de maro de 1977. Artigo 37 - O Diretor do Centro de Administrao tem as competncias previstas no artigo 18, incisos IV e VI do Decreto n 9.543, de 1 de maro de 1977. Artigo 38 - O Diretor do Ncleo de Infra-Estrutura e os Diretores de outras unidades que vierem a ser designadas como depositrias de veculos oficiais, na qualidade de dirigentes de rgos detentores, em suas respectivas reas de atuao, tm as competncias previstas no artigo 20 do Decreto n 9.543, de 1 de maro de 1977. SEO VII Das Competncias Comuns

Artigo 39 - So competncias comuns ao Chefe de Gabinete e aos demais dirigentes de unidades at o nvel de Diretor de Servio, em suas respectivas reas de atuao: I - em relao s atividades gerais: a) encaminhar autoridade superior programas de trabalho e respectivas alteraes que se fizerem necessrias; b) corresponder-se diretamente com autoridades administrativas do mesmo nvel; c) decidir sobre recursos interpostos contra despacho de autoridade imediatamente subordinada, desde que no esteja esgotada a instncia administrativa; d) determinar o arquivamento de processos e papis em que inexistam providncias a tomar ou cujos pedidos caream de fundamento legal; e) cumprir e fazer cumprir as leis, os decretos, os regulamentos, as decises, os prazos para desenvolvimento dos trabalhos e as ordens das autoridades superiores; f) transmitir a seus subordinados as diretrizes a serem adotadas no desenvolvimento dos trabalhos; g) contribuir para o desenvolvimento integrado das atividades da Secretaria; h) dirimir ou providenciar a soluo de dvidas ou divergncias que surgirem em matria de servio; i) dar cincia imediata ao superior hierrquico das irregularidades administrativas de maior gravidade, mencionando as providncias tomadas e propondo as que no lhes so afetas; j) manter seus superiores imediatos permanentemente informados sobre o andamento das atividades das unidades subordinadas e prestar informaes, quando requeridas; l) avaliar o desempenho das unidades subordinadas e responder pelos resultados alcanados, bem como pela adequao dos custos dos trabalhos executados; m) adotar ou sugerir, conforme o caso, medidas objetivando: 1. o aprimoramento de suas reas; 2. a simplificao de procedimentos e a agilizao do processo decisrio relativamente a assuntos que tramitem pelas unidades subordinadas; n) conservar o ambiente propcio ao desenvolvimento dos trabalhos; o) providenciar a instruo de processos e expedientes que devam ser submetidos considerao superior, manifestando-se, conclusivamente, a respeito da matria; p) indicar seus substitutos, obedecidos os requisitos de qualificao inerentes ao cargo, funo-atividade ou funo de servio pblico; q) enviar papis unidade competente, para autuar e protocolar; r) praticar todo e qualquer ato ou exercer quaisquer das atribuies ou competncias das unidades ou dos servidores subordinados; s) avocar, de modo geral ou em casos especiais, atribuies ou competncias das unidades ou dos servidores subordinados; t) fiscalizar e avaliar os servios executados por terceiros; u) visar extratos para publicao no Dirio Oficial; II - em relao ao Sistema de Administrao de Pessoal, as previstas nos artigos 34 e 35 do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998; III - em relao administrao de material e patrimnio:

a) autorizar a transferncia de bens mveis entre as unidades subordinadas; b) requisitar material permanente ou de consumo; c) zelar pelo uso adequado e conservao dos equipamentos e materiais e pela economia do material de consumo. Artigo 40 - As competncias previstas neste decreto, quando coincidentes, sero exercidas, de preferncia, pelas autoridades de menor nvel hierrquico. CAPTULO VIII Dos rgos Colegiados SEO I Do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo Artigo 41 - O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo - CRUESP, criado pelo Decreto n 24.951, de 4 de abril de 1986, passa a ser regido pelo presente decreto. Artigo 42 - O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo - CRUESP composto dos seguintes membros: I - Reitor da Universidade de So Paulo; II - Reitor da Universidade Estadual de Campinas; III - Reitor da Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho". 1 - Integram, ainda, o Conselho, como membros: 1. o Secretrio de Ensino Superior, que ser seu Presidente; 2. o Secretrio da Educao; 3. o Secretrio de Desenvolvimento. 2 - O Conselho poder convidar para participar de suas reunies pessoas que, por seus conhecimentos e experincia profissional, possam contribuir para a discusso das matrias em exame. (*) Redao dada pelo Decreto n 51.535, de 31 de janeiro de 2007 "Artigo 42 - O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo - CRUESP composto dos seguintes membros: I - Reitor da Universidade de So Paulo; II - Reitor da Universidade Estadual de Campinas; III - Reitor da Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho". 1 - Integram, ainda, o Conselho, como membros: 1. o Secretrio de Ensino Superior; 2. o Secretrio da Educao; 3. o Secretrio de Desenvolvimento. 2 - A presidncia do Conselho, exercida em rodzio, caber a um dos Reitores, eleito pelos membros do CRUESP, com mandato de 1 (um) ano. 3 - O Conselho poder convidar para participar de suas reunies pessoas que, por seus conhecimentos e experincia profissional, possam contribuir para a discusso das matrias em exame.". (NR) Artigo 43 - So objetivos do Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo - CRUESP, resguardada a autonomia universitria e respeitadas as caractersticas especficas de cada Universidade: I - fortalecer a integrao entre as Universidades; II - propor possveis formas de ao conjunta; III - conjugar esforos com vista ao desenvolvimento das Universidades; IV - assessorar o Governador em assuntos de ensino superior; V - analisar e propor solues para as questes relacionadas com ensino e pesquisa nas Universidades Estaduais.

Pargrafo nico - Para apoiar o desempenho de atividades especficas, o Conselho poder contar com a participao de profissionais de reconhecida competncia em sua rea de atuao. Artigo 44 - O Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo - CRUESP conta com um Secretrio designado pelo Titular da Pasta. SEO II Do Grupo Setorial de Tecnologia da Informao e Comunicao - GSTIC Artigo 45 - O Grupo Setorial de Tecnologia da Informao e Comunicao GSTIC regido pelo Decreto n 47.836, de 27 de maio de 2003. SEO III Do Grupo de Planejamento Setorial Artigo 46 - O Grupo de Planejamento Setorial regido pelo Decreto n 47.830, de 16 de maro de 1967. Artigo 47 - Ao Coordenador do Grupo de Planejamento Setorial compete: I - dirigir os trabalhos do Grupo; II - convocar e coordenar as reunies do Colegiado; III - submeter as decises do Colegiado apreciao superior; IV - subsidiar a Unidade de Planejamento e Avaliao com informaes necessrias ao desenvolvimento de suas atribuies; V - apresentar periodicamente s autoridades superiores relatrios sobre a execuo oramentria da Secretaria. CAPTULO IX Das Unidades de Proteo e Defesa do Usurio do Servio Pblico Artigo 48 - A Ouvidoria e a Comisso de tica so regidas pela Lei n 10.294, de 20 de abril de 1999, e, respectivamente, pelos Decretos n 44.074, de 1 de julho de 1999, e n 45.040, de 4 de julho de 2000, alterado pelo Decreto n 46.101, de 14 de setembro de 2001. 1 - A Comisso de tica composta de 3 (trs) membros, um dos quais Ouvidor. 2 - O Ouvidor e os membros da Comisso de tica sero designados mediante resoluo do Secretrio. CAPTULO X Disposies Finais Artigo 49 - As atribuies das unidades e as competncias das autoridades de que trata este decreto podero ser detalhadas mediante resoluo do Secretrio de Ensino Superior. Artigo 50 - Os dispositivos a seguir relacionados do Decreto n 50.929, de 30 de junho de 2006, passam a vigorar com a seguinte redao: I - o inciso VIII do artigo 2: "VIII - formao de recursos humanos no mbito do ensino profissional, em todos os seus nveis;"; (NR) II - do artigo 35: a) o inciso I: "I - promover aes voltadas para o desenvolvimento, a qualificao e a expanso do ensino profissional, em todos os seus nveis, bem como a pesquisa cientfica e tecnolgica, sob a tica do desenvolvimento econmico sustentvel e da incluso social;"; (NR) b) a alnea "a" do inciso II:

"a) formao de profissionais qualificados em todos os nveis de ensino profissional, de modo a atender as necessidades da populao e as demandas do mercado;"; (NR) c) o inciso IV: "c) estabelecer dilogo permanente e realizar aes com a comunidade cientfica, visando a um desenvolvimento articulado do ensino profissional, em todos os seus nveis, no Estado;". (NR) Artigo 51 - Ficam extintos, no Quadro da Secretaria da Sade, 13 (treze) cargos vagos de Encarregado de Setor. Pargrafo nico - A Coordenadoria de Recursos Humanos, da Secretaria da Sade, providenciar a publicao, no prazo de 15 (quinze) dias contados a partir da data da publicao deste decreto, de relao dos cargos extintos por este artigo, contendo nome do ltimo ocupante e motivo da vacncia. Artigo 52 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicao, ficando revogadas as disposies em contrrio, em especial: I - o Decreto n 26.914, de 15 de maro de 1987; II - o Decreto n 49.683, de 10 de junho de 2005. Palcio dos Bandeirantes, 1 de janeiro de 2007 JOS SERRA DECRETO DECLARATRIO N 1, DE 30 DE MAIO DE 2007 D interpretao autntica aos Decretos n 51.636, de 9 de maro de 2007, n 51.471, de 2 de janeiro de 2007, n 51.473, de 2 de janeiro de 2007, e n 51.660, de 14 de maro de 2007; d nova redao s disposies que especifica do Decreto n 51.461, de 1 de janeiro de 2007, que organiza a Secretaria de Ensino Superior, e d providncias correlatas JOS SERRA, Governador do Estado de So Paulo, no uso de suas atribuies legais, com fundamento no artigo 207 da Constituio Federal e artigos 254 e 271 da Constituio do Estado, Considerando que os Decretos n 51.461, de 1 de janeiro de 2007, n 51.471, de 2 de janeiro de 2007, n 51.473, de 2 de janeiro de 2007, n 51.660, de 14 de maro de 2007 e n 51.636, de 9 de maro de 2007, respeitam o princpio da autonomia universitria, conforme reconhecido publicamente pelos Reitores das Universidades Pblicas Estaduais; Considerando que surgiram interpretaes reiteradamente equivocadas acerca do alcance e aplicabilidade dos referidos decretos s Universidades Pblicas Estaduais e Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo FAPESP; Considerando que o Governo j esclareceu as dvidas menores em respostas dos Secretrios da Fazenda e de Gesto Pblica; e Considerando a convenincia de eliminar os equvocos de interpretao e fixar o exato sentido dos referidos decretos, nos termos da proposta apresentada pelos Reitores das Universidades Pblicas Estaduais e pelo Presidente da FAPESP, Decreta: Artigo 1 - A execuo oramentria, financeira, patrimonial e contbil das Universidades Pblicas Estaduais e da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo - FAPESP ser realizada de acordo com o princpio da autonomia universitria e os dados inseridos em tempo real no Sistema Integrado de Administrao Financeira para Estados e Municpios SIAFEM/SP, nos termos do Decreto n 51.636, de 9 de maro de 2007, sem

prejuzo das prerrogativas asseguradas no artigo 54 da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e artigo 271 da Constituio do Estado, que lhes facultam regime financeiro e contbil que atenda s suas peculiaridades de organizao e funcionamento. Pargrafo nico - As Universidades Pblicas Estaduais e a FAPESP mantero contas especficas no Banco Nossa Caixa S.A. e podero efetuar transferncias ou remanejamentos, quitaes, e tomar outras providncias de ordem oramentria, financeira e patrimonial necessrias ao seu bom desempenho, na forma do inciso VII, do artigo 54, da Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e do artigo 271 da Constituio do Estado. Artigo 2 - No se aplicam s Universidades Pblicas Estaduais e Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo - FAPESP as disposies dos Decretos n 51.471, de 2 de janeiro de 2007, n 51.473, de 2 de janeiro de 2007, e n 51.660, de 14 de maro de 2007. Artigo 3 - No se aplicam s Universidades Pblicas Estaduais os artigos 20 e 24 do Decreto n 51.461, de 1 de janeiro de 2007. Artigo 4 - As alneas c e d, do inciso III, do artigo 2, do Decreto n 51.461, de 2 de janeiro de 2007, passam a vigorar com a seguinte redao: c) ampliao das atividades de ensino, pesquisa e extenso; d) busca de formas alternativas para oferecer formao nos nveis de ensino superior, com vista a aumentar o acesso Universidade, respeitadas a autonomia universitria e as caractersticas especficas de cada Universidade;. (NR) Artigo 5 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Palcio dos Bandeirantes, 30 de maio de 2007 JOS SERRA Jos Aristodemo Pinotti Secretrio de Ensino Superior Mauro Ricardo Machado Costa Secretrio da Fazenda Sidney Beraldo Secretrio de Gesto Pblica Aloysio Nunes Ferreira Filho Secretrio-Chefe da Casa Civil Publicado na Casa Civil, aos 30 de maio de 2007. So Paulo, 30 de maio de 2007. Excelentssimo Senhor Governador, Os Reitores das Universidades Pblicas Estaduais e o Presidente da Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo, considerando o fato indiscutvel de que as instituies acima referidas tm exercido plenamente a autonomia que lhes constitucionalmente assegurada, conforme j afirmado publicamente pelos seus dirigentes; considerando ainda que os Decretos de n 51.461, de 1 de janeiro de 2007; n 51.471, de 2 de janeiro de 2007; n 51.473, de 2 de janeiro de 2007; n 51.636, de 9 de maro de 2007; e n 51.660, de 14 de maro de 2007 no afetaram o exerccio efetivo de sua autonomia, mas que, no entanto, tm surgido controvrsias acerca de sua interpretao, vm respeitosamente solicitar a Vossa Excelncia que considere a possibilidade de explicitar e esclarecer o alcance dos referidos decretos, conforme j fizeram em ofcios trocados conosco os Secretrios da Fazenda e de Gesto Pblica.

Consideramos ainda, por oportuno, sugerir a Vossa Excelncia a criao de um grupo de trabalho composto por membros do Governo e da comunidade universitria, que analise o ordenamento do Sistema de Cincia e Tecnologia do Estado de So Paulo, com o objetivo de que o funcionamento das instituies que o integram se realize de forma ampla e com resultados cada vez mais significativos para a sociedade paulista. Atenciosamente, JOS TADEU JORGE Reitor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP SUELY VILELA Reitora da Universidade de So Paulo - USP MARCOS MACARI Reitor da Universidade Estadual Jlio de Mesquita Filho - UNESP CARLOS VOGT Presidente da Fundao de Amparo a Pesquisa do Estado de So Paulo FAPESP DECRETO N 51.460, DE 01 DE JANEIRO DE 2007 Dispe sobre as alteraes de denominao e transferncias que especifica, define a organizao bsica da Administrao Direta e suas entidades vinculadas e d providncias correlatas JOS SERRA, GOVERNADOR DO ESTADO DE SO PAULO, no uso de suas atribuies legais, Decreta: SEO I Das Alteraes de Denominao de Secretarias de Estado Artigo 1 - A denominao das Secretarias de Estado a seguir relacionadas fica alterada na seguinte conformidade: I - de Secretaria da Cincia, Tecnologia e Desenvolvimento Econmico para Secretaria de Desenvolvimento; II - de Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer para Secretaria de Esporte e Lazer; III - de Secretaria de Turismo para Secretaria de Ensino Superior; IV - de Secretaria de Energia, Recursos Hdricos e Saneamento para Secretaria de Saneamento e Energia. SEO II Das Transferncias Artigo 2 - Ficam transferidos, com seus bens mveis e equipamentos, cargos e funes-atividades, direitos e obrigaes e acervo: I - para a Secretaria de Economia e Planejamento, integrando a estrutura bsica da Pasta, definida pelo artigo 3 do Decreto n 49.568, de 26 de abril de 2005, o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estncias e o Fundo de Melhoria das Estncias a ele vinculado, previstos nos artigos 1, inciso II, e 6, inciso III, do Decreto n 49.683, de 10 de junho de 2005; II - para a Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social, o Conselho Estadual dos Direitos da Criana e do Adolescente - CONDECA, do Gabinete do Governador, regido pela Lei n 8.074, de 21 de outubro de 1992, alterada pela Lei n 8.489, de 21 de dezembro de 1993, e pelo Decreto n 39.059, de 16 de agosto de 1994;

(*) Revogado pelo Decreto n 51.546, de 6 de fevereiro de 2007 III - para a Secretaria da Fazenda, integrando a estrutura bsica da Pasta, definida pelo artigo 3 do Decreto n 43.473, de 22 de setembro de 1998, e alteraes posteriores: a) o Conselho Estadual de Defesa do Contribuinte - CODECON, institudo pela Lei Complementar n 939, de 3 de abril de 2003, alterada pelas Leis Complementares n 941, de 27 de maio de 2003, e n 970, de 11 de janeiro de 2005, b) o Comit Intersecretarial de Combate Pirataria, da Casa Civil, institudo Decreto n 50.472, de 13 de janeiro de 2006; c) a Junta Comercial do Estado de So Paulo - JUCESP, da Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania; IV - para a Secretaria do Meio Ambiente, integrando a estrutura bsica da Pasta, previstos no artigo 6, incisos III e VI e pargrafo nico, item 1, alnea "b", do Decreto n 47.906, de 24 de junho de 2003: a) o Conselho Estadual de Recursos Hdricos - CRH; b) o Conselho de Orientao do Programa Estadual de Uso Racional da gua Potvel - CORA; c) a Coordenadoria de Recursos Hdricos; V - para a Secretaria de Ensino Superior, integrando a estrutura bsica da Pasta, o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais do Estado de So Paulo - CRUESP, do Gabinete do Governador; VI - para a Secretaria de Esporte e Lazer, integrando a estrutura bsica da Pasta, previstos no artigo 6, incisos II, IV, V e VI, do Decreto n 49.683, de 10 de junho de 2005: a) o Conselho Estadual de Turismo, com o Conselho do Turismo Regional Paulista institudo pelo Decreto n 50.600 ,de 27 de maro de 2006; b) a Coordenadoria de Turismo; c) o Posto de Informaes e Recepo de Braslia; d) a Estrada de Ferro Campos do Jordo; VII - para a Secretaria de Gesto Pblica, todos da Casa Civil: a) integrando a estrutura bsica da Pasta: 1. a Unidade Central de Recursos Humanos; 2. a Unidade de Desenvolvimento e Melhoria das Organizaes; b) subordinando-se ao Chefe de Gabinete, a Comisso Especial da Revoluo Constitucionalista de 1932; VIII - para a Secretaria de Comunicao, a Unidade de Assessoramento em Comunicao, da Casa Civil; IX - para a Secretaria de Relaes Institucionais, integrando a estrutura bsica da Pasta: a) da Casa Civil: 1. o Conselho Estadual da Condio Feminina, regido pela Lei n 5.447, de 19 de dezembro de 1986, e pelo Decreto n 33.460, de 28 de junho de 1991; 2. o Conselho de Participao e Desenvolvimento da Comunidade Negra, regido pela Lei n 5.466, de 24 de dezembro de 1986, alterada pelo artigo 7 da Lei n 10.237, de 12 de maro de 1999, e pelo Decreto n 34.117, de 1 de novembro de 1991; 3. o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficincia, regido pelo Decreto n 40.495, de 29 de novembro de 1995, alterado pelos

Decretos n 44.723, de 23 de fevereiro de 2000, n 48.878, de 17 de agosto de 2004, e n 51.074, de 28 de agosto de 2006; 4. o Conselho Estadual do Idoso, regido pela Lei n 9.802, de 13 de outubro de 1997, e pelo Decreto n 42.500, de 17 de novembro de 1997, observadas as disposies dos 1 a 3 do artigo 127 do Decreto n 49.529, de 11 de abril de 2005; b) da Secretaria de Economia e Planejamento, regidos pelo Decreto n 49.808, de 21 de julho de 2005: 1. o Conselho Estadual dos Povos Indgenas; 2. o Comit Intersetorial de Assuntos Indgenas; c) da Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania, o Conselho de Participao e Desenvolvimento da Comunidade Nordestina, institudo pela Lei n 12.061, de 26 de setembro de 2005, regulamentada pelo Decreto n 50.587, de 13 de maro de 2006; d) previstos no artigo 3, incisos II e V, da Lei n 10.947, de 5 de novembro de 2001: 1. o Conselho Estadual da Juventude, criado pelo Decreto n 25.588, de 28 de julho de 1986, e regido pelo Decreto n 42.487, de 10 de novembro de 1997; 2. a Coordenadoria de Programas para a Juventude, com a denominao alterada para Unidade de Programas para a Juventude, mantido o nvel hierrquico de Coordenadoria. (*) Redao dada pelo Decreto n 51.480, de 12 de janeiro de 2007 " 1 - Nas transferncias de que tratam os incisos II, III, alnea "b", V, VII, VIII e IX, alnea "a", deste artigo permanecem na Casa Civil os bens integrantes do acervo artstico-cultural dos Palcios do Governo."; " 2 - Ficam transferidos, ainda, os seguintes cargos vagos: 1. 2 (dois) de Assessor Tcnico de Gabinete e 2 (dois) de Assistente Tcnico da Administrao Pblica, criados no Quadro da Secretaria de Gesto Pblica pelo artigo 6, incisos III, alnea "c", e IV, da Lei n 12.474, de 26 de dezembro de 2006, sendo: a) 1 (um) de Assessor Tcnico de Gabinete para o Quadro da Casa Civil; b) 1 (um) de Assessor Tcnico de Gabinete e 2 (dois) de Assistente Tcnico da Administrao Pblica para o Quadro da Secretaria de Ensino Superior; 2. 3 (trs) de Assessor Tcnico de Gabinete, criados no Quadro da Secretaria de Comunicao pelo artigo 7, inciso III, alnea "c", da Lei n 12.474, de 26 de dezembro de 2006, sendo: a) 2 (dois) para o Quadro da Casa Civil; b) 1 (um) para o Quadro da Secretaria de Ensino Superior; 3. 1 (um) de Assessor Tcnico de Gabinete, do Quadro da Secretaria de Esporte e Lazer para o Quadro da Secretaria de Ensino Superior."; " 3 - A transferncia de cargos prevista no pargrafo anterior tem por objetivo atender necessidades da Casa Civil e da Secretaria de Ensino Superior, tendo em vista que: 1. em decorrncia das disposies deste artigo, incisos VII e VIII, so transferidos, entre outros, os seguintes cargos do Quadro da Casa Civil: a) para o Quadro da Secretaria de Gesto Pblica, 2 (dois) de Assessor Tcnico de Gabinete e 2 (dois) de Assistente Tcnico da Administrao Pblica; b) para o Quadro da Secretaria de Comunicao, 3 (trs) de Assessor Tcnico de Gabinete;

2. a Secretaria de Ensino Superior, no conta em seu Quadro com qualquer cargo de Assessor Tcnico de Gabinete ou de Assistente Tcnico da Administrao Pblica, transferidos que foram, pelo Decreto n 46.143, de 1 de outubro de 2001, da Secretaria de Esportes e Turismo, denominada Secretaria de Turismo pelo artigo 7 do referido decreto, para o Quadro da Secretaria da Juventude, atual Secretaria de Esporte e Lazer.". Artigo 3 - Ficam transferidos para a Secretaria de Ensino Superior os bens mveis e equipamentos, os cargos e funes-atividades, os direitos e obrigaes e o acervo relativos s atividades da Administrao Direta voltadas ao ensino superior, em todos os seus nveis, abrangidas pelo Decreto n 50.929, de 30 de junho de 2006, em especial pelos artigos 2, inciso VIII, e 35, incisos I, II, alnea "a", e IV. Artigo 4 - A vinculao das entidades a seguir indicadas fica transferida na seguinte conformidade: I - para a Secretaria de Economia e Planejamento, a Agncia Metropolitana de Campinas - AGEMCAMP, juntamente com o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas - FUNDOCAMP, a ela vinculado; II - para a Secretaria do Meio Ambiente, o Departamento de guas e Energia Eltrica - DAEE; (*) Revogado pelo Decreto n 51.536, de 1 de fevereiro de 2007 III - para a Secretaria de Ensino Superior: a) a Universidade de So Paulo - USP; b) a Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; c) a Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" - UNESP; d) a Faculdade de Medicina de Marlia - FAMEMA; e) a Faculdade de Medicina de So Jos do Rio Preto - FAMERP; f) a Fundao Memorial da Amrica Latina; IV - para a Secretaria de Gesto Pblica: a) a Fundao do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP; b) a Companhia de Processamento de Dados do Estado de So Paulo PRODESP; V - para a Secretaria de Comunicao, a Imprensa Oficial do Estado S.A. IMESP. Artigo 5 - Ficam transferidas, do Secretrio-Chefe da Casa Civil para o Secretrio de Gesto Pblica, as seguintes competncias, a serem exercidas em nvel central: I - em relao ao "POUPATEMPO - Centrais de Atendimento ao Cidado" Programa do Governo do Estado de So Paulo, exercer o previsto no artigo 19 da Lei Complementar n 847, de 16 de julho de 1998; II - em relao ao ambiente Internet do Governo do Estado, exercer o previsto no artigo 7 do Decreto n 42.907, de 4 de maro de 1998; III - em relao ao Sistema de Administrao de Pessoal, as previstas no artigo 21 do Decreto n 42.815, de 19 de janeiro de 1998; IV - definir, por meio de comunicado, diretrizes e normatizao relativas implementao de poltica de recursos humanos da Administrao Direta, Autarquias e Autarquias de regime especial; V - em relao ao Sistema de Administrao dos Transportes Internos Motorizados: a) propor medidas para reformulao, execuo e controle do Sistema, no mbito da Administrao Direta e Indireta do Estado;

b) aprovar a tarifa-quilmetro a ser paga a servidores em razo da inscrio de veculos no regime de quilometragem; c) fixar, para cada unidade frotista, cotas anuais de consumo de combustveis; d) estabelecer limites a serem observados anualmente nas propostas de fixao de cotas de consumo de combustveis; e) alterar cotas anuais de consumo de combustveis, para atendimento de toda e qualquer atividade, projeto ou programa, essencial ou prioritrio, devidamente justificado, cujo desenvolvimento venha a exigir quantidade superior ao limite estabelecido; f) autorizar, a qualquer tempo, remanejamento de cotas de combustveis; g) propor aquisio de veculos, aps manifestao dos rgos competentes; h) propor alienao de veculos pertencentes s Secretarias de Estado e Procuradoria Geral do Estado; i) receber, em doao, veculos arrolados como inservveis pelas Autarquias do Estado; VI - em relao Administrao dos Transportes Internos Motorizados no mbito das empresas em cujo capital o Estado tenha participao majoritria, das fundaes institudas ou mantidas pelo Poder Pblico Estadual e dos Fundos, as previstas nos artigos 4 e 6 do Decreto n 43.027, de 8 de abril de 1998. SEO III Da Organizao Bsica da Administrao Direta e suas Entidades Vinculadas Artigo 6 - A organizao bsica da Administrao Direta compreende: I - Gabinete do Governador; II - Casa Civil; III - Secretaria de Economia e Planejamento; IV - Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania; V - Secretaria Estadual de Assistncia e Desenvolvimento Social; VI - Secretaria do Emprego e Relaes do Trabalho; VII - Secretaria da Segurana Pblica; VIII - Secretaria da Administrao Penitenciria; IX - Secretaria da Fazenda; X - Secretaria de Agricultura e Abastecimento; XI - Secretaria da Educao; XII - Secretaria da Sade; XIII - Secretaria dos Transportes; XIV - Secretaria da Cultura; XV - Secretaria de Desenvolvimento; XVI - Secretaria de Esporte e Lazer; XVII - Secretaria da Habitao; XVIII - Secretaria do Meio Ambiente; XIX - Secretaria dos Transportes Metropolitanos; XX - Secretaria de Ensino Superior; XXI - Secretaria de Saneamento e Energia; XXII - Secretaria de Gesto Pblica; XXIII - Secretaria de Comunicao; XXIV - Secretaria de Relaes Institucionais; XXV - Procuradoria Geral do Estado.

Artigo 7 - As Secretarias de Estado a seguir relacionadas contam, cada uma, com as seguintes entidades vinculadas: I - Secretaria de Economia e Planejamento: a) Agncia Metropolitana da Baixada Santista - AGEM; b) Agncia Metropolitana de Campinas - AGEMCAMP; c) Fundao Sistema Estadual de Anlise de Dados - SEADE; d) Fundao Prefeito Faria Lima - Centro de Estudos e Pesquisas de Administrao Municipal - CEPAM; e) Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S.A. - EMPLASA; II - Secretaria da Justia e da Defesa da Cidadania: a) Instituto de Medicina Social e de Criminologia de So Paulo - IMESC; b) Instituto de Pesos e Medidas do Estado de So Paulo - IPEM/SP; c) Fundao de Proteo e Defesa do Consumidor - PROCON; d) Fundao Instituto de Terras do Estado de So Paulo "Jos Gomes da Silva" - ITESP; e) Fundao Estadual do Bem-Estar do Menor - FEBEM-SP; (*) Redao dada pelo Decreto n 51.480, de 12 de janeiro de 2007 e) Fundao Centro de Atendimento Scio-Educativo ao Adolescente Fundao CASA-SP; (NR) III - Secretaria do Emprego e Relaes do Trabalho: a) Superintendncia do Trabalho Artesanal nas Comunidades - SUTACO; b) Fundao Centro Educativo, Recreativo e Esportivo do Trabalhador CERET; IV - Secretaria da Segurana Pblica, Caixa Beneficente da Polcia Militar; V - Secretaria da Administrao Penitenciria, Fundao "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" - FUNAP; VI - Secretaria da Fazenda: a) Bolsa Oficial de Caf e Mercadorias de Santos; b) Instituto de Previdncia do Estado de So Paulo - IPESP; c) Companhia de Seguros do Estado de So Paulo - COSESP; d) Banco Nossa Caixa S.A.; e) Companhia Paulista de Parcerias - CPP; VII - Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Companhia de Desenvolvimento Agrcola de So Paulo - CODASP; VIII - Secretaria da Educao, Fundao para o Desenvolvimento da Educao - FDE; IX - Secretaria da Sade: a) Superintendncia de Controle de Endemias - SUCEN; b) Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina de Ribeiro Preto da Universidade de So Paulo; c) Hospital das Clnicas da Faculdade de Medicina da Universidade de So Paulo; d) Instituto de Assistncia Mdica ao Servidor Pblico Estadual - IAMSPE; e) Fundao para o Remdio Popular - FURP; f) Fundao Oncocentro de So Paulo; g) Fundao Pr-Sangue - Hemocentro de So Paulo; X - Secretaria dos Transportes: a) Departamento de Estradas de Rodagem - DER; b) Departamento Aerovirio do Estado de So Paulo - DAESP;

c) Agncia Reguladora de Servios Pblicos Delegados de Transportes do Estado de So Paulo - ARTESP; d) Desenvolvimento Rodovirio S.A. - DERSA; XI - Secretaria da Cultura, Fundao Padre Anchieta - Centro Paulista de Rdio e TV Educativas; XII - Secretaria de Desenvolvimento: a) Centro Estadual de Educao Tecnolgica "Paula Souza" - CEETPS; b) Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo - FAPESP; c) Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo - IPT; d) Instituto de Pesquisas Energticas e Nucleares - IPEN; XIII - Secretaria da Habitao, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de So Paulo - CDHU; XIV - Secretaria do Meio Ambiente: a) Departamento de guas e Energia Eltrica - DAEE; (*) Revogado pelo Decreto n 51.536, de 1 de fevereiro de 2007 b) Fundao para a Conservao e a Produo Florestal do Estado de So Paulo; c) Fundao Parque Zoolgico de So Paulo; d) Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB; XV - Secretaria dos Transportes Metropolitanos: a) Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM; b) Companhia do Metropolitano de So Paulo - METR; c) Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de So Paulo S.A. - EMTU; XVI - Secretaria de Ensino Superior: a) Universidade de So Paulo - USP; b) Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; c) Universidade Estadual Paulista "Jlio de Mesquita Filho" - UNESP; d) Faculdade de Medicina de Marlia - FAMEMA; e) Faculdade de Medicina de So Jos do Rio Preto - FAMERP; f) Fundao Memorial da Amrica Latina; XVII - Secretaria de Saneamento e Energia: a) Comisso de Servios Pblicos de Energia; b) Companhia Energtica de So Paulo - CESP; c) EMAE - Empresa Metropolitana de guas e Energia S.A.; d) Companhia de Saneamento Bsico do Estado de So Paulo - SABESP; e) Companhia Paulista de Obras e Servios - CPOS; (*) Redao dada pelo Decreto n 51.536, de 1 de fevereiro de 2007 "f) Departamento de guas e Energia Eltrica - DAEE;". XVIII - Secretaria de Gesto Pblica: a) Fundao do Desenvolvimento Administrativo - FUNDAP; b) Companhia de Processamento de Dados do Estado de So Paulo PRODESP; XIX - Secretaria de Comunicao, Imprensa Oficial do Estado S.A. - IMESP. SEO IV Disposies Finais Artigo 8 - Passam a integrar o Gabinete do Secretrio-Chefe da Casa Civil, as seguintes unidades previstas no Decreto n 49.529, de 11 de abril de 2005: I - Grupo de Apoio em Assuntos de Poltica Salarial das Entidades Descentralizadas, da Subsecretaria de Gesto e Recursos Humanos, previsto no inciso IV do artigo 18;

II - da Subsecretaria de Relacionamento de Governo, previstos nos incisos V e VI do artigo 19: a) Grupo de Relacionamento com os Cidados e Terceiro Setor; b) Grupo de Planejamento de Eventos do Governador. Artigo 9 - A denominao das unidades a seguir relacionadas, da Casa Civil, fica alterada na seguinte conformidade: I - de Subsecretaria de Gesto e Recursos Humanos para Subsecretaria de Relacionamento com Municpios; II - de Subsecretaria de Relacionamento de Governo para Subsecretaria de Assuntos Parlamentares. Pargrafo nico - Ficam transferidas para a Subsecretaria de Relacionamento com Municpios, as seguintes unidades previstas nos incisos III e IV do artigo 19 do Decreto n 49.529, de 11 de abril de 2005: 1. Unidade de Relacionamento com os Municpios; 2. Unidade de Suporte s Demandas dos Municpios. Artigo 10 - Os Titulares das Secretarias de Estado abrangidas pelas disposies dos artigos 2 e 3 deste decreto providenciaro a publicao, mediante resolues conjuntas, de relaes nominais dos cargos e funesatividades, providos, preenchidas e vagos, transferidos, com indicao de seus ocupantes ou motivo de vacncia. Artigo 11 - As Secretarias de Economia e Planejamento e da Fazenda providenciaro os atos necessrios efetivao da transferncia de dotaes oramentrias, com vista ao cumprimento deste decreto. Artigo 12 - Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Palcio dos Bandeirantes, 1 de janeiro de 2007 JOS SERRA

Potrebbero piacerti anche