Sei sulla pagina 1di 5

Estudo de Clula para Crianas n 101 Publicado em 17/07/06

A Casa Favorita de Deus - parte 1

Palavra adaptada de textos d Roteiro e dinmicas: Missionrios Nildnei e Adriana Mendes .:: OUTROS ESTUDOS DE CLULAS PARA CRIANAS

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho.
.

Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltara Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana.
.

Cnticos e Oferta:
. .

Captando a ateno:

Principio Bblico: "No sabeis vs que sois o templo de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? . porque o templo de Deus, que sois vs, santo." I Corntios 3:16,17b

Introduo: O apstolo Paulo, falando aos corntios, disse-lhes que ns somos o templo de Deus e que ns Ele habitaria. Somos, portanto, a casa onde Deus quer morar na Terra. Nosso corpo o Seu templo. Que tipo de casa ou templo temos oferecido ao nosso Deus? Nos prximos dias vamos estar conversand esse respeito. Vamos fazer uma faxina na nossa vida e nos transformar na casa favorita de Deus nesta Terra, amm?
.

Mensagem: Primeiro, vamos entender o texto de I Corntios 3:16,17b. Paulo diz que ns somos o templo Deus. O que o templo? Templo o lugar de culto, de adorao a Deus, onde se aprende a Palavra. En nossa vida deve ser um lugar de adorao a Deus. Todos os nossos atos, palavras, pensamentos, devem para engrandecer o nome do Senhor, pois o Seu Esprito habita em ns. Que privilgio tremendo, no verdade? Depois ele diz que esse templo SANTO. Santo quer dizer separado, consagrado a Deus.

E agora ns paramos para pensar: Que tipo de templo ou de casa temos sido para o Senhor? Uma casa limpa, arrumada, perfumada? Um templo de adorao a Deus? Ou uma casa suja, mal arrumada, cheia d lixo?

Nesses dias, os jornais falaram de uma senhora, muito idosa, que apesar de rica, guardava em sua casa toneladas de lixo. A quantidade de lixo era to grande, que todo os cmodos da casa estavam abarrotado o cheiro horrvel comeou a incomodar os vizinhos, que chamaram a polcia. Imagine algum que guarda como um tesouro! Imagine a sua casa, o seu quarto, cheio de lixo podre, exalando mau cheiro, cheio de e baratas... Voc se sentiria bem? Nossa casa deve ser um lugar agradvel, onde possamos estar com prazer e alegria. No um lugar sujo desagradvel. Deus tambm quer isso.

No Antigo Testamento, Ele mandou que Moiss levantasse um Tabernculo para que ali habitasse, no m do Seu povo. Mas Ele queria muito mais que isso. Ele queria habitar dentro do Seu povo, no corao do que Ele separou para si. Por isso enviou Jesus, para que vencesse o pecado e a morte e assim nos transformasse em Sua casa, Seu templo. Por isso, o sangue foi derramado. Para que fosse feita uma limpeza, apagando todos os pecados e fssemos transformados em uma casa limpa e digna de receber Grande Rei.

Lembra daquela senhora que guardava lixo? Muitas vezes guardamos o lixo do pecado em nossa alma. E nem percebemos que a sujeira est aumentando. Que tal comearmos uma limpeza? Se voc aceitar, va tirar todas as sujeiras que possam desagradar o dono da casa, o nosso Pai, e transformar a nossa vida n casa favorita d'Ele aqui na Terra. Aceita?

Estudo de Clula
para Crianas n 102 Publicado em 01/08/06

A Casa Favorita de Deus - parte 2

Palavra adaptada de textos d Roteiro e dinmicas: Missionrios Nildnei e Adriana Mendes .:: OUTROS ESTUDOS DE CLULAS PARA CRIANAS

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho.
.

Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltara Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana.
.

Cnticos e Oferta:
.

Captando a ateno:
.

Principio Bblico: "No sabeis vs que sois santurio de Deus e que o Esprito de Deus habita em vs? porque o santurio de Deus, que sois vs santo." I Corntios 3:16,17b Introduo: J vimos que Deus quer fazer de voc, da sua vida, o Seu templo nesta Terra, a casa onde quer estar, a Sua casa favorita. Vamos ver agora, como ns podemos fazer da nossa vida esse lugar especial para Deus, onde Ele sinta alegria e prazer em estar, ok?
.

Mensagem: Voc mora em uma casa, no mesmo? Quem o responsvel por essa casa? Provavelm voc vai dizer que seu pai, sua me, av, tio etc. Na verdade, a responsabilidade de uma casa de tod que vivem nela. No s de uma pessoa. Mas todos devem compartilhar da mesma necessidade de cuida espao em que vivem. muito comum vermos mes que se sobrecarregam com todas as tarefas de casa, mesmo quando trabalham fora. Elas lavam, passam, cozinham, varrem e ainda tm que ouvir as reclamaes de todos, enquanto o marido e os filhos simplesmente no ajudam em nada, pois acham que, por ela ser a mulher me, deve ser responsvel por tudo sozinha, no assim?

Em outros casos, vemos pais que so os nicos responsveis para colocar dinheiro dentro de casa, para suprir todas as necessidades como comida, roupa, sapato, contas, etc, enquanto a esposa e os filhos n preocupam em economizar ou em ajudar de alguma forma a trazer dinheiro para casa, pois entendem qu essa responsabilidade s do pai ou marido, e a deles s gastar.

Em uma casa, todos devem ser responsveis por tudo. Desde a limpeza e manuteno como em ter a presena de Deus em cada cantinho, cada sala ou quarto. Ajudar a mame a limpar e arrumar a casa, la roupa, fazer a comida responsabilidade de todos, pois todos comem, bebem e querem um lugar limpinh gostoso para estar, assim como roupas limpinhas e cheirosas. Assim como ter cuidado com o dinheiro, p junto com o papai, todos somos responsveis pelas contas da casa.

O que isso tem a ver com o sermos a casa favorita de Deus nesta Terra? Simples: se eu aprendo a cuida minha casa fsica, vou entender com mais facilidade a minha responsabilidade com a minha casa espiritu Se eu sei que a roupa molhada no deve ser deixada em cima da cama; que as embalagens de chocolat bala, biscoito, devem ser colocadas no cesto de lixo e no deixadas em cima da mesa ou do sof; que o e o prato sujos devem ser lavados e guardados e no simplesmente deixados em cima da pia ou do fog que eu no posso sair gastando dinheiro toa, comprando tudo o que eu bem quiser e entender; que eu devo respeitar as ordens de papai e mame, ser mais fcil eu aprender a obedecer a Deus no cuidado c a minha vida, pois sou Seu santurio, e esse santurio deve ser santo. Entendeu? Assim como voc responsvel pelo cuidado e limpeza da sua casa fsica, tambm o responsvel pelo cuidado e limpeza da sua casa espiritual. Assim como o lixo, a sujeira, a baguna no devem estar na sua casa fsica, tambm no devem estar em sua casa espiritual.

Vamos comear a faxina? Que tal comearmos pelo comportamento na igreja? A igreja a casa de Deus onde recebemos a Sua palavra. No lugar de correr, brincar, comer pipoca, mascar chiclete ou ficar conversando na hora das ministraes. lugar de reverncia. E o que isso? respeito, cuidado, honra Voc gosta de algum bagunando a sua casa? Correndo, pulando em cima da sua cama, jogando lixo n cho? Pois , nem Deus.

Voc responsvel, tambm, para que o templo seja um lugar bonito e agradvel. Vamos trabalhar junto Voc o lugar onde Deus quer estar. E est ficando cada dia mais bonito!
.

Atividade: Campanha de Zelo. Hoje vamos comear uma super campanha para deixar a Casa de Deus mais limpa, agradvel e cheia de uno. Por isso vamos combinar ...

- patrulha da limpeza - cartes de conscientizao - orientar os visitantes que no se deve correr no templo ou conversar na hora das ministraes.

- cartazes de limpeza
- sugestes deles

Estudo de Clula para Crianas n 103 Publicado em 09/08/06

A Casa Favorita de Deus - parte 3

Palavra adaptada de textos d Roteiro e dinmicas: Missionrios Nildnei e Adriana Mendes .:: OUTROS ESTUDOS DE CLULAS PARA CRIANAS

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho.
.

Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltara Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana.
. .

Cnticos: Ensine s crianas o louvor casa favorita (Filhos do Homem) e adorem a Deus com revernci

Captando a ateno: Relatrio da Campanha - Comeamos uma faxina em nossa vida para que sejamo uma casa digna da presena de Deus, da vida de Deus em ns. E a primeira atitude que tomamos foi a d termos mais cuidado na Casa do Senhor, mais reverncia. Comeamos uma campanha de zelo, de cuida com o Templo, pois a casa de Deus e, assim como somos responsveis pela nossa casa, pelo cuidado o lugar onde vivemos, devemos ser tambm responsveis por manter o Templo limpo, agradvel e cheio uno. Como foi nesta primeira semana? (ouvir os relatos)
.

Introduo: Vamos hoje conhecer um texto que nos mostra que quando cuidamos direitinho da casa do Senhor e usamos este lugar para louvar e glorificar a Deus, Sua glria enche a todos ns...
.

Principio Bblico: "Comeou Salomo a edificar a Casa do Senhor em Jerusalm, no Monte Mori... Puseram os sacerdotes a Arca da Aliana do Senhor no seu lugar... e quando todos, em unssono, a um tempo, tocaram as trombetas e cantaram para se fazerem ouvir, para louvarem ao Senhor e render-lhe graas, por que Ele bom e a Sua misericrdia dura para sempre, sucedeu que a Casa do Senhor se en de uma nuvem; de maneira que os sacerdotes no podiam estar ali para ministrar, por causa da nuvem, porque a glria do Senhor encheu a Casa de Deus." I Corntios 3,4,5

Mensagem: O Templo a casa de Deus no meio do Seu povo. O rei Salomo edificou um Templo para Deus, e o fez com tanto carinho, cuidado e de tal excelncia, que tudo era revestido de fino ouro. Ao term a construo, a Arca da Aliana foi trazida pelos sacerdotes e colocada em seu lugar. Quando os sacerd e os levitas que ali estavam comearam, todos juntos, a tocar as trombetas e a cantar, louvando ao Senh declarando a Sua bondade, graa e misericrdia, a glria de Deus invadiu o Templo. Uma grande nuvem encheu aquele lugar de uma forma to tremenda e poderosa, que eles no puderam mais ficar ali. O rei Salomo ento orou a Deus (I Cr 6) e quando o povo viu a glria de Deus sobre a casa, prostaram-se ao cho e adoraram e louvaram ao Senhor, porque Ele bom e a Sua misericrdia dura para sempre.

Isso fantstico, no mesmo? Deus mandou que Lhe construssem um templo para que Ele pudesse e em meio ao Seu povo. Mas hoje Ele no quer mais estar s no nosso meio, Ele quer estar em ns, dentr ns, mover-se atravs de ns, de mim e de voc, por isso Ele diz em I Corntios 3:16 que ns somos o templo do seu Esprito, e esse templo SANTO .

Vamos fazer uma rpida comparao entre o templo que Salomo construiu e a nossa vida: o templo construdo por Salomo era de excelncia, revestido de ouro, com utenslios de bronze e prata. Isso fala dar ao Senhor o melhor, o mais puro. Nossa vida o templo de Deus hoje e tambm deve ser pura, de excelncia, sem sujeiras ou coisas feias, que venham a envergonhar o nosso Deus amado.

Veja s, quando o templo estava pronto e todos louvavam e adoravam a Deus, Ele veio, com toda a Sua glria, e encheu a Casa de tal maneira que todos ficaram admirados e O louvavam tambm, pelo Seu gra poder, graa e misericrdia.

E exatamente isso que Ele quer fazer com voc e comigo. Encher a nossa vida com a Sua glria. Faze com que a nossa vida seja de excelncia. E, assim como a fumaa saa do Templo, e deixava a todos admirados, o Seu poder se derrame das nossas vidas, que ao abrirmos a nossa boca as palavras de vida sejam derramadas e todos possam ver que somos dirigidos no nosso pensar, falar, agir, vestir, pelo Seu Esprito Santo.

Ento? Vamos deixar que a glria e o poder de Deus nos encham? simples! s deix-lO entrar e nos encher com a Sua vida. Experimente! Com certeza voc ter uma experincia tremenda. Ore e ministre a glria do Senhor na vida de cada criana (msica de fundo: Casa Favorita)
. .

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianas. Incentive a cada um estar partilhando o po cada semana e com isso semear em seu celeiro.

Estudo de Clula
para Crianas n 104 Publicado em 15/08/06

A Casa Favorita de Deus - parte 4

Palavra adaptada de textos d Roteiro e dinmicas: Missionrios Nildnei e Adriana Mendes .:: OUTROS ESTUDOS DE CLULAS PARA CRIANAS

Recepo: Receba seus discpulos com alegria, conhea os visitantes, incentive a trazerem seus amigos para compartilharem desta comunho.
.

Momento de orao: Ore e agradea a Deus, abenoando aos presentes, suas famlias e os que faltara Ore pela cadeira vazia e incentive as crianas a trazerem seus amigos na prxima semana.
.

Cnticos: Adorem a Deus com reverncia.


.

Captando a ateno:
.

Introduo: Voc o templo de Deus na Terra e, assim como Ele encheu o Templo que Salomo constr com a Sua glria, assim tambm quer encher a sua vida. Deus quer que voc seja um carregador da Sua glria, da Sua vida, da Sua uno. Voc j viu o comeo de uma construo? Toda construo precisa ter uma base chamada alicerce. O alicerce que vai segurar, sustentar a construo. Um alicerce ruim no sustentar as paredes, e, em br elas podero cair, mas um alicerce forte as firmar por longos e longos anos
.

Principio Bblico: "Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicaro os anos de vida." (Provrbios 4:19)
.

Mensagem: Toda casa precisa de alicerce. E voc, como casa de Deus, tambm precisa de alicerces fo E o Senhor no se esqueceu disso. Ele deixou todo o material necessrio preparado para que voc poss constru-lo com firmeza. Onde ele est? Na Sua palavra. So os Seus princpios.
.

Deus Pai. E como Pai, preocupa-se com Seus filhos (eu e voc). Ele quer que sejamos fortes e estejam

preparados para termos uma vida de excelncia. Todo pai quer o melhor para o seu filho. Em Lucas 11:1 Jesus fala sobre isso: qual o pai que, se o filho lhe pedir po, ele dar uma pedra? Ou se pedir peixe, lh dar uma serpente? Se nosso pai aqui na terra quer nos dar o melhor, quanto mais o nosso Pai celestial?
.

Como Pai, Ele que quer que ns, Seus filhos, tenhamos o melhor. Ele nos deixou ensinamentos muito importantes para que sejamos uma casa muito linda, onde Ele possa ter alegria em estar. J aprendemo sobre como deve ser o nosso comportamento na Igreja, a reverncia, o cuidado com as coisas do Senho mas, e na nossa casa, com os nossos pais?
.

J conhecemos Efsios 6:1 que diz que devemos ser obedientes a nossos pais no Senhor, porque isso justo. Como vamos fazer isso na prtica?
.

Estamos no Dia dos Pais. E tem muita gente correndo para comprar presentes, preparando festa, mas n tem um corao obediente ao pai, no respeita, no o honra. De que adianta presente sem amor?
.

O Senhor diz que, se ouvirmos a Sua palavra, isto , se cumprimos com os Seus mandamentos, nossos se multiplicaro na Terra. Ento, se obedecermos a nossos pais, se os honrarmos, teremos uma vida lon abenoada, porque a Palavra de Deus nunca falha, Ele jamais deixa de cumprir as Suas promessas.
.

Queridos, nossos pais so os representantes de Deus aqui na Terra. Se os honramos, obedecemos, respeitamos, estamos honrando, obedecendo e respeitando ao prprio Deus. Nossos pais devem ser par ns vasos de bnos e ns devemos am-los como tal.
.

Talvez seu pai no seja bem o que voc sonhou, mas ele no deixa de ser seu pai, assim como, muitas vezes, Deus no age da forma que ns queremos, mas Ele no deixa de ser Deus. Seu pai autoridade sobre voc e deve ser respeitado. Quer que ele seja melhor? Ore por ele! Coloque-o nas mos de Deus, Deus, como Pai amoroso que , ouvir a sua orao.
.

Hoje, olhe para o seu pai com os olhos de Deus. Veja-o como um vaso de beno na sua vida. Ame-o, independente do que ele ! Abenoe-o! Cuide dele! E, com certeza, atravs da sua vida, do seu testemun se ainda no for convertido, ele conhecer a Deus; se j conhecer a Jesus, certamente ser, a cada dia, pai melhor, ok?
. .

Oferta:

Lanche (opcional): Compartilhe um lanche com as crianas. Incentive a cada um estar partilhando o po cada semana e com isso semear em seu celeiro.

Potrebbero piacerti anche