Sei sulla pagina 1di 2

Salmo 113 Aleluia! Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.

2 Bendito seja o nome do SENHOR, agora e para sempre. 3 Do nascimento do sol at ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR. 4 Excelso o SENHOR, acima de todas as naes, e a sua glria, acima dos cus. 5 Quem h semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono est nas alturas, 6 que se inclina para ver o que se passa no cu e sobre a terra? 7 Ele ergue do p o desvalido e do monturo, o necessitado, 8 para o assentar ao lado dos prncipes, sim, com os prncipes do seu povo. 9 Faz que a mulher estril viva em famlia e seja alegre me de filhos. Aleluia! To grande, mas se importa comigo! No salmo 113 h quatro convocaes para se louvar ao Senhor. A primeira delas se encontra no ttulo. Na verdade a convocao Louvai ao Senhor o ttulo, no qual usada uma forma contracta para referir-se a Jav. O salmo alm de ser uma convocao ao jubilo, a festa, celebrao, ele intensamente didtico. Alis, toda convocao ao louvor deveria ser didtico teolgica no sentido e na forma. O que quero dizer com isto que o salmista aponta razes teolgicas na orientam o culto a Deus. Quero destacar pelo menos 4 orientaes na tentativa de melhorar a qualidade de nossa adorao:

1. A primeira que o Senhor a razo principal de nossa adorao. E isto est declarado nos versos 1-5, nos quais Deus louvado inicialmente pelo que ele . Esta a razo precpua da adorao ...Deus Esprito.... Deus . Os versos 1, 2 e 3 o salmista usa um termo pelo qual Deus conhecido o nome do Senhor. O nome pelo qual ele se revelou a Moiss e se revelou a todo seu povo, e se revela a todos ns. YHWH aquele . O verso 4 declara que ...ele exaltado acima de todas as naes... e acima dos cus... Deus no precisa fazer nada para ser reconhecido, para ser exaltado. No preciso que milagres aconteam, ou qualquer outra coisa se mova para sabermos que ele exaltado. Ele , e pronto! 2. A segunda orientao que todo servo de Deus um adorador nato v. 1. Precisamos lembrar que nem todo que se diz adorador servo de Deus, mas todo servo adorador. Tambm porque ele convocado a adorar! 3. A terceira orientao que esta adorao no est confinada aos momentos de celebrao, momentos de culto pblico, ou mesmo de culto particular. ADORAO AQUI ESTILO DE VIDA. E se no houver culto na vida no haver vida no culto. Observe as expresses temporais nos versos 2 e 3 ...desde agora (presente) e para sempre...(eternamente) ...do nascente ao poente.... (ininterruptamente 24h). A adorao no termina quando o culto pblico acaba. Porque adorao deve ser estilo de vida. Tem que estar no seu cdigo gentico. ... O pai procura adoradores que o adore... (Joo 4.23).

4. Ainda que Deus seja louvado por aquilo que ele precisamos tambm perceber aquilo que ele faz, pois aquilo que faz nos d uma idia melhor de quem ele , amplifica nossa compreenso. Pois, mesmo ele sendo transcendente, incomparvel, e estando acima de tudo de tal forma que nos parea inacessvel o verso 6 revela que ele se importa com a nossa vida ele se inclina... (Salmo 40.1-6; Salmo 86).

5 Quem h semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono est nas alturas, 6 que se inclina para ver o que se passa no cu e sobre a terra? Ele se importa com as crises existncias dos anjos, com a rbita dos planetas, com as galxias, com o planeta terra, como as naes j que se inclina para contemplar o que acontece nos cus e na terra. TO GRANDE, mas se importa comigo! Ao se inclina ele est se colocando numa situao de humilhao. Este o significado do verbo lpv shaphel - ser ou tornar-se humilde, afundar, colocar em um lugar inferior, abaixar, sentar. Um cognato rabe sugere a idia de se agachar. E foi isto que ele fez quando veio ao nosso mundo. Um Deus que virou gente e habitou entre ns Filipenses 2 Quando ele exaltado acima dos cus ele est pr l de Deus, mas quando ele se inclina ele est pr c de nis. TO GRANDE, mas se importa comigo! 7 Ele ergue do p o desvalido e do monturo, o necessitado, 8 para o assentar ao lado dos prncipes, sim, com os prncipes do seu povo. vv. 7,8 - Ele restaura a dignidade humana. (do lixo; da favela; do montouro; da malhada; dos presdios; de toda e qualquer excluso social). Salmo 78 70-72 70 Tambm escolheu a Davi, seu servo, e o tomou dos redis das ovelhas; 71 tirou-o do cuidado das ovelhas e suas crias, para ser o pastor de Jac, seu povo, e de Israel, sua herana. 72 E ele os apascentou consoante a integridade do seu corao e os dirigiu com mos precavidas. Se um metalrgico tronou-se o melhor presidente que o Brasil j teve, e est tendo. Se um negro tornou-se presidente da maior nao do mundo. O que voc acha que Deus pode fazer com a sua vida? 9 Faz que a mulher estril viva em famlia e seja alegre me de filhos. Aleluia! No verso nove Ele quebra um desses paradigmas que paralisa a vida das pessoas. A estril que, geneticamente impossibilitada de ter filhos, tratada; A estril na sociedade do Antigo Israel era algum que ficaria desamparada, tem a sua causa resolvida. Abro vai orar e buscar em Deus soluo; Isaque, Jac... Para Deus no h impossveis! Ele Aquele que quebra os paradigmas sociais e genticos que tenta nos aprisionar em sentenas e condicionamentos deterministas. Por isso posso dizer: TO GRANDE, mas se importa comigo! ALELUIA!!!!
Agnaldo Alonso Junior

Primeira Igreja Batista em Serrinha


pr_alonso@homail.com

Potrebbero piacerti anche