Sei sulla pagina 1di 7

AS LEIS DA TERMODINMICA APLICADA A INDSTRIA

Alto Forno
9,0 Frank Ney Antunes Pinto Prof. Marcio Centro Universitrio Leonardo da Vinci UNIASSELVI Engenharia de Produo (ENG 1021) Fsica 28/05/08 RESUMO A conservao de energia no mundo atual torna-se uma necessidade primordial em indstrias de pequeno e, principalmente, de grande porte. O potencial energtico resultante de processos industriais pode ser aproveitado utilizando-se de conhecimentos sobre as leis da termodinmica e de tecnologias especficas. Em siderrgicas, a possibilidade de aproveitamento deste potencial energtico imenso devido a grande quantidade de unidades produtivas em uma mesma planta. E uma delas o aproveitamento da energia potencial existente no gs do Alto Forno beneficiando as Siderrgicas na conservao de energia e eliminao do impacto ambiental. o que ns chamamos de cogerao (resduos que podem ser aproveitados para a gerao da energia adicional) utilizado com freqncia nas siderrgicas, em especial no processo de funcionamento do Alto Forno. Palavras-chave: Conceito; funcionamento; Coque. 1 INTRODUO Por volta da metade do sculo XIX, o fsico ingls James Prescott Joule demonstrou experimentalmente a equivalncia entre trabalho e calor. Chegou a comprovar que, quando o calor se transforma em trabalho, ou vice-versa, existe uma equivalncia entre as duas manifestaes de energia de tal modo que a uma quantidade de calor desaparecida corresponde produo de uma quantidade de trabalho. O intercmbio trmico no Alto Forno mediante algum dos procedimentos estudados pela fsica como transmissores de calor, so empregado isoladamente ou em combinao com outros, e a. termodinmica vem para determinar a direo dos vrios processos fsicos e qumicos que iro ocorrer, alm das relaes entre as diversas propriedades das substncias. Visto como um reator, o alto forno, responsvel pela reduo de xidos de ferro, no qual a carga slida (xido e carbono) desce enquanto um gs redutor (monxido de carbono, formado pelo

2 ar quente aps a reao com o coque, que o carvo mineral destilado), sobe em contracorrente. Uma parte significativa desta gerao destaca-se por no advir da queima do gs e sim do aproveitamento de caractersticas fsicas do gs para a gerao de energia eltrica.

2 CONCEITO uma construo, na siderurgia, semelhante a uma chamin de tamanho varivel, podendo ter suas dimenses entre 10m de dimetro na largura mxima e at 40m de altura, extremamente revestido por metal e internamente com material refratrio, ou seja, tijolos ou pedras que no se alteram sob a ao do calor, onde fundido o minrio de ferro a fim de transform-lo em gusa (Ferro fundido misturado ao carbono). O alto forno uma unidade industrial de grandes dimenses localizadas nas proximidades de um porto ou servidas por um ramal ferrovirio especializado. O mesmo situa-se numa das primeiras etapas dentro do contexto do processo siderrgico, e apresenta como principais funes, a reduo do ferro oxidado, a fuso e a incorporao de elementos, resultando como produto o ferro-gusa com caractersticas prprias para as etapas subseqentes.

FIGURA 1 UTILIZAO DE ALTO-FORNO EM UM RAMAL FONTE: http://www.naea-ufpa.org/revistaNCN/ojs/printarticle.php?id=87&layout=html

3 O tipo mais comum de alto forno, o forno Siemens-Martin que baseia-se na recuperao de parte do calor dos produtos de combusto que saem pela chamin, o que permite elevar a temperatura e, em conseqncia, o rendimento.

3 FUNCIONAMENTO O objetivo principal de um alto forno extrair o ferro metlico a partir de seu minrio, isso possvel devido entrada de ar aquecido que passa em contracorrente por uma carga constituda de minrio de ferro, coque e calcrio que vem descendo pelo forno. O ar aquecido insuflado na regio inferior do forno atravs de ventaneiras. O carbono presente no coque tem por objetivo combinar-se com o oxignio do minrio, de forma a liberar o ferro metlico e de gerar o calor necessrio para as reaes metalrgicas e a fuso do metal obtido. O ferro assim extrado deposita-se no estado lquido no fundo do alto forno, apresentando-se na forma de ferro gusa, ou seja, ferro contendo 4% de carbono e outros elementos, tais como mangans, silcio, fsforo e enxofre, entre outros. O calcrio est presente para gerar uma escria (fato este que mostra que o rendimento nunca chegara a 100%) lquida que cria um meio onde se absorver as impurezas do minrio e evitando que contaminem o gusa. O gs obtido aps a passagem do ar pela carga de minrio, coque e fundentes sai pela parte superior do forno e posteriormente usado como combustvel para aquecer o ar usado no prprio alto forno e tambm em outros integrados na siderrgica. No fluxo trmico que ocorre num forno, a conduo a transmisso de calor entre slidos e lquidos com a superfcie de contato e proporcional a diferencia de temperatura entre os dois meios em contato e superfcie que eles tm em comum. A conveco, por sua vez, a transmisso de calor entre lquidos e gases em circulao Uma da formas de se elevar o desempenho dos altos fornos consiste na injeo de carvo ou leo diretamente na regio onde o ar quente insuflado, esses materiais so ricos em carbono e complementam a oferta desse elemento ao processo de reduo do minrio. Ultimamente foi feito a substituio desses materiais por sucata plstica e a comparao entre as anlises mostra que elas

4 so bastante similares animando os especialistas alemes e japoneses que j se disponibilizaram para estudar este processamento.

1.Fornalha Cowper 2.zona de derretimento 3. zona de reduo de xido ferroso 4.zona de reduo de xido frrico 5.zona de pr-aquecimento (garganta) 6. alimentao de minrio, pedra calcria e coque siderrgico 7. escapamento de gases 8. coluna de minrio, coque e pedra calcria 9. remoo de escria 10. ferro-gusa 11. Chamin para escoamento dos gases liberados. FIGURA 2 - FUNCIONAMENTO FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/alto-forno

4 COQUE o material resultante do processo de coqueificao do carvo, que consiste basicamente no aquecimento a altas temperaturas em ausncia do ar, de uma massa de carvo com caractersticas aglutinantes, liberando certo nmero de produtos volteis e gerando resduos slido, poroso, carbonoso e de alta resistncia mecnica. No processo de reduo de minrio de ferro via alto-forno, o coque responsvel pelo fornecimento de carbono e energia necessrios para reduzir quimicamente, direta ou indiretamente o minrio, e produzir o ferro gusa, e devido a sua resistncia torna-se responsvel por sustentar a coluna de carga do forno e gerar a permeabilidade necessria para os gases flurem no leito, permitindo melhorar os ndices de produo.

4.1 PROCESSO O ar injetado pelas ventaneiras ir reagir com o coque, gerando o gs redutor em alta temperatura, que ira trocar calor com a carga. Na regio inferior do alto-forno, os gases com temperaturas de 200C iro fundir com o ferro gusa j reduzido, bem como aquece-lo at a temperatura de vazamento, de aproximadamente 1500C. As impurezas presentes nos minrios no sero reduzidas sendo apenas fundida, desta forma compondo a escria.

FIGURA 3 LOCALIZAO DO COQUE NO PROCESSO FONTE: http://www.infomet.com.br/3a_limpe. php Vale ressaltar que o gs que sai do alto-forno arrasta partculas slidas, por isto que o mesmo dever passar por dois estgios de limpeza: a seco e a mido, esse gs limpo contm entre 22% e 25% de monxido de carbono que d a esse gs um poder calorfico de 750 a 900 kcal, que posteriormente serviro de combustvel para o prprio alto-forno e partes restantes da siderrgica. A existncia da TRT (Turbina de topo de Alto Forno) que torna possvel a gerao de energia atravs do gs, aproveitando-se de caractersticas termodinmicas como: presso, temperatura e volume.

5 CONCLUSO

6
A continua busca por melhores e eficincias sistemas de gerao de energia e trabalho que a

evoluo tecnolgica complementada pelas pesquisas nas reas de metalurgia vem se aprofundando, pois se percebe que os recursos naturais so cada vez mais escassos e devem ser aproveitados da melhor forma possvel, dando sempre nfase aos princpios da termodinmica na conservao do poder calorfico atravs dos resduos do processo siderrgico. No possvel construir uma mquina ou dispositivo trmico que opere continuamente, recebendo calor de uma nica fonte e produza uma quantidade equivalente de trabalho, de acordo com a primeira lei da termodinmica, e esta no podendo ser destruda (conservao da energia), tem a cada transformao uma parte perdida, isto , uma parcela que no utilizada para trabalho, portanto, Rant, props a palavra anergia para denominar a parte no aproveitvel, e exergia para tudo aquilo que pode ser aproveitado.
Segundo Rudolf Clausis (1822-1888): bastante possvel que na produo do trabalho, certa poro de calor possa ser consumida, e uma poro adicional transmitida de um corpo morno para um frio, e ambas as pores podem estar numa relao definida com a quantidade de trabalho produzido.

6 REFERNCIAS CLAUSIUS, R. Termodinmica. Disponivel em: < http://www.df.ufscar.br/Termodinamica.pdf>. Acesso em: 26 mai 2008. Rudolf Clausius

EDUCAO TERMODINMICA. Disponvel em: <http://www.klickeducacao.com.br/2006/mate Ria/15/display/0, 5912, IGP-15-15-620-5748,00. html>.Acesso em: 26 mai. 2008. ENCICLOPDIA LIVRE. Disponvel em: %C3%A2mica>. Acesso em: 26 mai 2008. < http://pt.wikipedia.org/wiki/Termodin

ENCICLOPDIA LIVRE. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forno. Acesso em: 26 mai 2008. INFOMET. Disponvel em< http://www.infomet.com.br/3a_limpeza_gases.php>. Acesso em: 26 mai 2008. TESES ABERTAS. Disponvel em: <http://www2.dbd.pucrio.br/pergamum/tesesabertas/0310250_07_cap_01.pdf>. Acesso em: 26 mai 2008.

Potrebbero piacerti anche