Sei sulla pagina 1di 4

A DIVINA LITURGIA

No Rito Greco-Bizantino de So Joo Crisstomo


Domingo do Perdo Domingo do Queijo - 4 Tom
Calendrio Juliano

ANO I

26/02/2012
LITURGIA DOS CATECMENOS (Sinaxe Eucolgica e Didtica) piedade de ns;*Tu que tiras os pecados do mundo,* aceita a minha orao.*Tu que ests sentado direita do Pai tem piedade de ns. Porque Tu s o nico Santo;*Tu s o nico Senhor, Jesus Cristo, na glria de Deus Pai. Amm. Todos os dias vos bendirei e louvarei teu Santo Nome, pelos sculos dos sculos. Senhor, vos tendes sido o nosso refgio de gerao em gerao. Eu digo ao Senhor, tem piedade de mim e cura a minha alma, pois contra vs pequei. Senhor a vs recorro, ensina-me a cumprir a vossa vontade, porque sois o meu Deus. Pois de vs nos vem o manancial da vida e em vossa luz vemos a luz. Estende a vossa misericrdia sobre os que vos conhecem. Fazei-nos dignos Senhor, neste dia, de ser preservados do pecado. Bendito sois, Senhor Deus de nossos pais, louvado e glorificado seja o vosso nome pelos sculos dos sculos. Amm. Que a vossa misericrdia, Senhor, esteja sobre ns, segundo temos confiado em vs. Bendito s Senhor, ensina-me os teus mandamentos (3x). Bendito sois Soberano, fazei-me entender os teus preceitos. Bendito sois, Santo, iluminai-me com a tua verdade. Senhor, a vossa misericrdia dura pelos sculos dos sculos, no desprezeis a obra de vossas mos. Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de ns (3x). Glria ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm.*Santo Imortal, tem piedade de ns.* Santo Deus, Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de ns. SIMERON SOTRIA
(ou troprio do dia, da festa, do santo) APOLITIKION DO PADROEIRO

Domingo, 13 de Fevereiro de 2012

sepulcro: a essncia de nossa vida. Porque pisou a morte com a morte, dando-nos a vitria e a grande misericrdia. 2 RITO INICIAL DIC.: Abenoai Senhor. PRESB: Ben dito seja Reino do Pai, do Filho e do Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. TODOS: AMM. 2 - GRANDE LADAINHA - Irinic DIC./PRESB.: Em paz, oremos ao Senhor. TODOS: Kyrie, elison. 1. Pela paz ...celestial e pela salvao de nossas almas, oremos ao Senhor. 2. Pela paz do mundo... oremos ao Senhor. 3. Por esta Casa Santa...oremos ao Senhor. 4. Pelo nosso Pai e Arcebispo N., ... oremos ao Senhor.
(sentados)

Carter Litrgico: Abstinncia de carne. Neste dia realiza-se, nas igrejas ortodoxas, um rito especial durante o qual todos, comeando pelos sacerdotes e depois o povo, pedem perdo uns aos outros pelas ofensas cometidas, intencionais ou no. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celeste vos perdoar. Nosso Senhor nos ensina que Ele no se lembra dos nossos erros e dos nossos pecados; Ele lembra-nos do Pai, para que possamos reverenci-Lo, j que somos os filhos de Deus no podemos agir como animais ferozes, recusando-se a perdoar.
1 - DOXOLOGIA INICIAL (de p) TODOS: Glria a ti revelador da luz.*glria a Deus nas alturas,*paz na terra e para os homens a benevolncia. Ns vos louvamos, ns vos bendizemos, ns vos adoramos,*ns vos glorificamos, ns vos agradecemos,*por tua imensa glria. Senhor Rei, Deus Celestial, Pai Onipotente,*Senhor, Filho Unignito,* Jesus Cristo e Esprito Santo. *Senhor Deus, Cordeiro de Deus,* Filho do Pai, Tu que tiras os pecados do mundo,* tem

5. Por esta cidade... oremos ao Senhor. 6. Pela salubridade...oremos ao Senhor. 7. Pelos navegantes..., oremos ao Senhor. 8. Para livrar-nos... oremos ao Senhor. 9. Amparai-nos, Salvai-nos, tem piedade de ns e protegei-nos Deus, pela tua graa. (de p) Comemorando... a Cristo Deus. TODOS: A Ti, Senhor. PRESB: Porque a Ti se deve toda glria, honra e adorao... pelos sculos dos sculos. TODOS: Amm. 3 - PRIMEIRA ANTFONA (de p)
Salmos 102.

Stichos 1: Bendize, minha alma, ao Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome. Refro: Pelas intercesses da Me de Deus, Salvador, salvai-nos. Stichos 2: Bendize, minha alma, ao
Senhor, e no te esqueas de nenhum de seus benefcios. Refro.

Hoje se realizou a salvao do mundo. Louvemos Aquele que ressuscitou do

Stichos 3: Nos cus estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu imprio se estende sobre o universo. Glria ao Pai ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. Refro: Pelas intercesses da Me de Deus, Salvador, salvai-nos. 4 - PEQUENA LADAINHA DIC/PRESB: Ainda e ainda, em paz, oremos ao Senhor. TODOS: Kyrie, elison. DIC/PRESB: Amparai-nos, Salvai-nos, tem piedade de ns e protegei-nos Deus, pela tua graa. TODOS: Amm. (de p) DIC/PRESB: Comemorando... a Cristo Deus. TODOS: A Ti, Senhor. PRESB: Porque teu o poder e teu o reino, a fora e a glria, Pai Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. TODOS: Amm. 5 - SEGUNDA ANTFONA (De p)
Salmos 145.

Pai Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. TODOS: Amm. 7 - TERCEIRA ANTFONA
Procisso do Evangelho APOLITIKION TROPRIO DO 4 TOM

pelo Salvador. Ele, hoje nos repete, quanto um dia falou a Pedro: vinde ns encontramos o Desejado entre as naes!
Agora e sempre...

8 - HINO DO TRISAGION DICONO: Oremos ao Senhor. TODOS: Kyrie, elison. PRESB: Porque Tu s Santo, nosso Deus e nos santos repousas, a Ti rendemos glria, Pai Filho e Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. TODOS: Amm. PRESB: Santo Deus Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de ns (1x). TODOS: Santo Deus Santo Poderoso, Santo Imortal, tem piedade de ns (2x). Glria ao Pai ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. Santo Imortal tem piedade de ns. DICONO: Dinamis (com fora). TODOS: Santo Deus Santo Poderoso, Santo Imortal, Tem piedade de ns. 10 - PROKIMENO (3 tom) LEITOR: Deus o Rei de toda a terra; * cantai louvores com salmo. Salmos 47:7 DICONO: Estejamos atentos! Batei palmas, todos os povos * aclamai a Deus com voz de jbilo. Salmos 47:1. 11 - EPSTOLA (SENTADOS) LEITOR: Leitura da Epstola de S. Paulo aos Romanos. (13:1114:1-4). DICONO: Estejamos atentos! LEITOR: Irmos, conhecendo o tempo, que j hora de despertardes do sono; porque a nossa salvao est agora mais perto de ns do que quando nos tornamos crentes. A noite passada, e o dia chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Andemos honestamente, como de dia: no em glutonarias e bebedeiras, no em impudiccias e dissolues, no em contendas e inveja. Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e no tenhais cuidado da carne em suas concupiscncias. Ora, ao que fraco na f, acolhei-o, mas no para condenar-lhe os escrpulos. Um cr que de tudo se pode comer, e outro, que fraco, come s legumes. Quem come no despreze a quem no come; e quem no come no julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem s tu, que julgas o servo alheio? Para seu prprio senhor ele est em p ou cai; mas estar firme, porque poderoso o Senhor para o firmar.

As discpulas do Senhor* aprenderam do anjo* ao anunciar jubilosamente a ressurreio* e rejeitaram a sentena dos nossos primeiros pais* e conversaram com os apstolos* orgulhosas dizendo:* a morte j cativa* e o Cristo Deus j ressuscitou* dando ao mundo* grande misericrdia.
Glria ao Pai... TEOTOKION

Atravs de ti, Me de Deus, se manifesta o mistrio oculto desde os sculos e desconhecido pelos anjos e aos homens. Deus se faz carne em uma unio sem confuso, e por nossa causa voluntariamente aceita a cruz, levantando o primeiro homem e salva as nossas almas da morte.
KONDAKION

Stichos 1: Louva, minha alma, o Senhor! Louvarei o Senhor por toda a vida Refro: Salvai-nos, Filho de Deus que ressuscitaste dentre os mortos, a ns que a Ti, salmodiamos: Aleluia. Stichos 2: Feliz aquele que tem por protetor o Deus de Jac, que pe sua esperana no Senhor, seu Deus. Refro: Salvai-nos... Stichos 3: O Senhor reinar eternamente; Sio, teu Deus rei por toda a eternidade, de gerao em gerao. Refro: Salvai-nos... Glria ao Pai ao... O Verbo de Deus, Filho Unignito e sempre Imortal, que para a nossa salvao, te dignaste, encarnar-te, na Santa Me de Deus e Virgem Maria, fazendo-te homem imutavelmente, tendo sido crucificado, Cristo Deus, pisaste a morte com a morte; sendo um da Santssima Trindade glorificado com o Pai e o Esprito Santo, salvai-nos. 6 - PEQUENA LADAINHA DIC/PRESB: Ainda e ainda, em paz, oremos ao Senhor. TODOS: Kyrie, elison. DIC/PRESB: Amparai-nos, Salvai-nos, tem piedade de ns e protegei-nos Deus, pela tua graa. TODOS: Amm. (de p) DIC/PRESB: Comemorando... a Cristo Deus. TODOS: A Ti, Senhor. PRESB: Porque vs sois Deus bom e misericordioso, a Ti elevamos glrias,

Meu Salvador e meu Redentor, sendo Deus nos libertaram do cativeiro, das portas do inferno, e sendo nosso Mestre ressuscitaste ao terceiro dia.
Glria ao Pai... KONDAKION DO DOMINGO DO QUEIJO 4 TOM

Senhor, que s o guia para a sabedoria, o doador da prudncia, * o Mestre dos ignorantes e protetor dos pobres, * fortalece e ilumina meu corao. * D-me o dom da palavra, Tu que s a Palavra do Pai, * pois eis que no impedirei os meus lbios clamar a Ti: Misericordioso Senhor, tem piedade de mim.
Agora e sempre...

HINO DE ENTRADA PRESB/DIC: A Sabedoria! Ergamonos! PRESB: Vinde, adoremos e prostremonos, diante do Cristo. * Salvai-nos, Filho de Deus que ressuscitaste dentre os mortos, a ns que a Ti, salmodiamos: Aleluia. TODOS: Salvai-nos, Filho de Deus que ressuscitaste dentre os mortos, a ns que a Ti, salmodiamos: Aleluia.
DO PADROEIRO

Troprio de Santo Andr Primeiro chamado dos Apstolos e irmo do coroado. Oh! Andr suplica ao Senhor de todos para dar paz ao mundo e misericrdia s nossas almas.
Glria ao Pai...

Kondakion Veneramos o Apstolo Andr, cuja fortaleza de nimo grande! Ele irmo de Pedro, e por primeiro foi chamado

12 ALELUIA De p) TODOS: Aleluia, aleluia, aleluia! LEITOR: Em ti, Senhor, me refugio; * nunca seja eu envergonhado. Salmos 31:1 TODOS: Aleluia, aleluia, aleluia! LEITOR: S para mim uma rocha de refgio. Salmos 28:9. TODOS: Aleluia, aleluia, aleluia! 13 - EVANGELHO (de p) PRESB/DIC: Levantemo-nos para ouvirmos com sabedoria o Santo Evangelho. PRESB: A paz esteja convosco. TODOS: E com o teu esprito. DIC: Leitura do Santo Evangelho de N. S. Jesus Cristo segundo o Evangelista So Mateus (6:14-21). TODOS: Glria a Ti, Senhor, glria a Ti. PRESB/DIC: Estejamos atentos!

16 - A GRANDE ENTRADA HINO DOS QUERUBINS (De p)


Procisso do Ofertrio

TODOS: Ns que misticamente representamos os querubins, e que cantamos o hino trs vezes Santo a Trindade Vivificadora, afastemos todo o mundanismo, a fim de acolhermos o rei de todos. PRESB.: 1- De todos ns... TODOS: Amm. Escoltado invisivelmente, pelas Legies Anglicas. Aleluia, aleluia, aleluia. 17 - LITNIA DO OFERTRIO (de p) PRESB.: Completemos a nossa splica ao Senhor. TODOS: Kyrie, elison. 1. Pelos preciosos dons... 2. Por esta Casa Santa... 3. Para livrar-nos... Amparainos...(sentados) 4. Para que todo... TODOS: Atende, Senhor. 5. Um Anjo de paz... 6. O perdo... 7. Os bens proveitosos.... 8. Para que passemos... 9. Que o fim...(de p) DICONO: Comemorando a nossa Santssima... a Cristo Deus. TODOS: A Ti, Senhor. PRESB: Pelas misericrdias... TODOS: Amm. 18 - ABRAO DA PAZ PRESB: A paz esteja convosco. TODOS: E com o teu esprito. 19 - PROFISSO DE F DICONO: Amemo-nos mutuamente, a fim de... TODOS: No Pai, no Filho e no Esprito Santo, Trindade Consubstancial e indivisvel. DIC: As portas, as portas, com Sabedoria, estejamos atentos! TODOS: Creio em um s Deus, Pai onipotente, Criador do Cu e da terra, de todas as coisas visveis e invisveis; e em um s Senhor, Jesus Cristo, Filho Unignito Deus, nascido do Pai antes de todos os sculos. Luz de Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro, gerado e no criado, Consubstancial ao Pai, por quem tudo foi feito; o qual por ns homens e para a nossa salvao, desceu dos cus, e se encarnou pelo Esprito Santo na Virgem Maria, e se fez homem. Por ns foi crucificado sob Pncio Pilatos, padeceu, e foi sepultado. E ressuscitou ao terceiro dia, segundo as escrituras. E subiu aos cus e sentou-se direita do Pai. E novamente vir com glria para julgar os vivos e

mortos, e o seu reino no ter fim; e no Esprito Santo, Senhor vivificante, que do Pai procede e juntamente com o Pai e o Filho adorado e glorificado, e que falou pelos profetas; e na Igreja, Una, Santa Catlica e Apostlica; professo um s batismo, para a remisso dos pecados; espero a ressurreio dos mortos e a vida do sculo futuro. Amm. 20 ORAO EUCARISTICA
(OBLAO DO SACRIFCIO)

PRESB: Estejamos devotamente de p, ergamo-nos com temor, estejamos atentos, para oferecer em paz, a santa oblao. TODOS: A misericrdia da paz, o sacrifcio de louvor. PRESB: A graa de Nosso Senhor Jesus Cristo o amor do Pai, e a comunho do Esprito Santo, estejam convosco. TODOS: E com o teu esprito. PRESB: Tenhamos no alto os nossos coraes. TODOS: J os temos no Senhor. PRESB: Demos graas ao Senhor nosso Deus. TODOS: digno e justo. Adorar ao Pai, ao Filho e ao Esprito Santo, Trindade Consubstancial e indivisvel. 21 - AO DE GRAAS PRESB: Cantando o hino da vitria, clamando, bradando e dizendo: 22 - SANTO (de p) TODOS: Santo, Santo, Santo o Senhor de Saba; o Cu e a Terra esto cheios da Tua glria, Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas. 23 - NARRATIVA DA CEIA PRESB: TOMAI E COMEI,... TODOS: AMM. PRESB: BEBEI DELE TODOS... TODOS: Amm. 24 - ANAMNSIS PRESB:
OS TEUS DONS, A T OFERECEMOS, EM TUDO E POR TUDO.

Naqueles dias, disse o Senhor: Se


perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celestial vos perdoar a vs; se, porm, no perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoar vossas ofensas. Quando jejuardes, no vos mostreis contristados como os hipcritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que esto jejuando. Em verdade vos digo que j receberam a sua recompensa. Tu, porm, quando jejuares, unge a tua cabea, e lava o teu rosto, para no mostrar aos homens que ests jejuando, mas a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. No ajunteis para vs tesouros na terra; onde a traa e a ferrugem os consomem, e onde os ladres minam e roubam; mas ajuntai para vs tesouros no cu, onde nem a traa nem a ferrugem os consumem, e onde os ladres no minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, a estar tambm o teu corao. TODOS: Glria a Ti, Senhor, glria a Ti. 14 HOMILIA (SENTADOS) LITURGIA DOS FIIS
(SINAXE EUCARSTICA)

15 - ORAES PELOS FIIS PRESB.: Digamos todos, de toda nossa alma e de todo nosso esprito, digamos. TODOS: Kyrie, elison. PRESB.: Senhor Onipotente... PRESB.: Tende piedade de ns... TODOS: Kyrie, elison. (3x) PRESBTERO: Para que sendo sempre guardados... TODOS: Amm.

TODOS: Ns te louvamos, ns te bendizemos, ns te agradecemos, Senhor, e Te invocamos, Deus nosso. 25 MEMRIA DA ME DE DEUS PRESB: Especialmente... TODOS: justo em verdade glorificar-te, Me de Deus Sempre Bem aventurada e Imaculada Me de nosso Deus, mais venervel que os querubins, e mais gloriosa que os serafins; que ilibadamente deste luz o Verbo de Deus; logo s

verdadeiramente, Me de Deus, pois ns te glorificamos. PRESB: Recorda-te, Senhor, primeiramente... DIC: Igualmente, de todos os lembrados por cada um dos presentes, e de quem cada um tem em sua mente, e de todos e de todas. TODOS: E de todos e de todas. PRESB: E concede-nos... TODOS: Amm. PRESB: As misericrdias do grande Deus e Salvador Nosso, Jesus Cristo, estejam convosco. TODOS: E com o teu esprito. 28 - GRANDE SPLICA (sentados) DIC: Tendo comemorado todos os Santos, ainda e ainda em paz, oremos ao Senhor. TODOS: Kyrie, elison. Peamos ao Senhor, que todo esse dia seja perfeito, santo, pacfico e sem pecado, peamos ao Senhor... TODOS Atende, Senhor... PRESB: Suplicando a unio... TODOS: A Ti, Senhor. PRESB: E fazei-nos dignos, Senhor... 29 - PAI NOSSO (de p) TODOS: Pai... E no nos deixeis... PRESB: Porque teu o Reino,... pelos sculos dos sculos. TODOS: Amm. 30 - ORAO DA INCLINAO PRESBTERO: A paz esteja convosco. TODOS: E com teu esprito. DICONO: Inclinemos nossas... TODOS: A Ti, Senhor. PRESB: Pela graa... TODOS: Amm. 31 - ELEVAO DOS SANTOS DONS DIC: Estejamos atentos. PRESB: Os Santos Dons... TODOS: Um s Santo, um s Senhor, Jesus Cristo, na glria de Deus Pai. Amm. Louvai o Senhor dos cus; louvai-o nas alturas. Aleluia. Aleluia. Aleluia. (Sal. 148:1) Creio Senhor, e confesso que Tu s, em verdade, o Cristo, Filho de Deus vivo, que vieste ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu, o primeiro. Creio tambm que este o Teu Corpo puro mesmo, e este o Teu prprio Sangue precioso. Suplico-te, pois, tem piedade de mim e perdoa as minhas faltas voluntrias e involuntrias, cometidas por palavras ou por ao, com conhecimento ou por ignorncia, e tornai-me digno para a prtica sem condenao, dos teus puros mistrios,

para a remisso dos meus pecados e para a vida eterna. Estou caminhando para a santa comunho. Criador, no me queimes com a transformao santa. Porque fogo que queima os indignos. Rogo-te apagar os meus pecados. De Tua Ceia mstica, aceitai-me hoje, como participante, Filho de Deus, pois, no direi o Teu segredo aos teus inimigos, nem te darei o beijo como Judas, mas confesso-me a Ti, como o ladro dizendo: lembra-te de mim, Senhor, no teu reino. Que a recepo dos teus santos mistrios, Senhor, no seja para mim causa de juzo e condenao, mas, por tua misericrdia sirva de defesa e proteo minha alma e ao meu corpo e de remdio aos meus males. Amm. 32 COMUNHO - Kinonikon PRESB/DIC: Com temor a Deus, f e amor, aproximai-vos. TODOS: Louvai o Senhor dos cus; louvai-o nas alturas. * Aleluia. Aleluia. Aleluia! E ainda: 2 - De Tua Ceia mstica, aceita-me hoje, como participante, Filho de Deus, pois, no direi o Teu segredo aos teus inimigos, nem te darei o beijo como Judas, mas confesso-me a Ti, como o ladro dizendo: lembrate de mim, Senhor, no teu reino. 4 - Recebei, o Corpo de Cristo, e bebei da fonte Imortal. 33 - CANTO APS A COMUNHO TODOS: Vimos a luz verdadeira, recebemos o Esprito celeste, encontramos a f justa, adorando a indivisvel Trindade, porque ela nos salvou. PRESB: Perpetuamente, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. TODOS: Amm. 34 - AO DE GRAAS DIC: Fiquemos de p. ... TODOS: Kyrie, elison. DIC: Amparai-nos... TODOS: Amm. DIC: Para que... TODOS: A Ti, Senhor. PRESB: Porque Tu s santificao... TODOS: Amm. RITOS FINAIS

TODOS: Amm. Bendito seja o nome do Senhor, agora e sempre e pelos sculos dos sculos (3x). DIC: Oremos ao Senhor. TODOS: Kyrie, elison.
36 - BNO FINAL

PRESB: A bn o do Senhor... TODOS: Amm.


37- DESPEDIDA

PRESB: Glria a Ti, Deus, nossa esperana, glria a Ti. TODOS: Glria ao Pai ao Filho e ao Esprito Santo, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. Amm. Senhor tem piedade (Kyrie, elison) (3x). Padre abenoa em nome do Senhor. PRESB: Que Cristo nosso verdadeiro Deus (que ressuscitou dentre os mortos), pelas intercesses de sua Imaculada... TODOS: Guarda Senhor, por muitos anos a quem nos abenoa e nos santifica. PRESB: Pelas oraes de... TODOS: Amm. PRESB: Que o Senhor guarde... TODOS: Amm.
38 - DISTRIBUIO DO ANTDORON
KONDAKION DO DOMINGO DO QUEIJO 4 TOM

Senhor, que s o guia para a sabedoria, o doador da prudncia, * o Mestre dos ignorantes e protetor dos pobres, * fortalece e ilumina meu corao. * D-me o dom da palavra, Tu que s a Palavra do Pai, * pois eis que no impedirei os meus lbios clamar a Ti: Misericordioso Senhor, tem piedade de mim. PRESB: A bn o e a misericrdia do Senhor estejam convosco. TODOS: Amm. PRESB: Por sua divina graa e misericrdia, agora e sempre e pelos sculos dos sculos. TODOS: Amm.

nossa

35 - ORAO FORA DO SANTURIO

PRESB: Retiremo-nos, em paz. DIC: Oremos ao Senhor. TODOS: Kyrie, elison. PRESB: Senhor, Tu que abenoas...

Potrebbero piacerti anche