Sei sulla pagina 1di 16

INTRODUO AO PROGRAMA Uma vez iniciado o AutoCAD 2010, ele estar no Work Space (rea de trabalho).

O programa estabelece no inicio, de maneira pr-determinada, um Drawing Template (arquivo de trabalho padro), chamado Acadiso.dwt1. Configuraes de arquivos, display, salvamento, impresso, sistemas, seleo, etc. so encontradas no menu Tools Options. Assim, aps personalizar um arquivo com suas configuraes preferidas, voc pode salvar um dwt correspondente (ou mais de um, a depender de quais tipos de trabalho venha a executar).

cursor de tela ribbon com conjuntos de comandos

cone UCS

Linha de comando

Modelao e impresso

Configurao da apresentao do AutoCAD rea grfica

Contador de coordenadas Comandos de preciso

figura 01: tela inicial do AutoCAD 2010 e elementos principais.

rea Grfica o local onde visualizam-se e utilizam-se todos os comandos de construo, visualizao e modificao de um desenho. Esta rea possui dimenses infinitas2. No desenho acima vemos a rea grfica do espao de modelao (Model Space). Linha de Comando a rea onde d-se o input dos comandos a serem utilizados. Esta rea tambm indica, alm do comando ativo, o que o comando nos pede (suas opes de como executar a tarefa desejada). No necessrio clicar na linha para escrever um comando ao escrever, o texto j aparece automaticamente l. muito importante acostumar a olhar sempre para esta regio, a forma como o AutoCAD se comunica com o operador.

1 a extenso dwt significa que o arquivo um formato padro de trabalho, com configuraes pr-determinadas como:
tamanho da rea de trabalho, tipos de textos, estilos de cotas, configurao de layer, tipos de linhas, smbolos (blocos), formato de impresso, etc. 2 mas possui uma definio limitvel de espao de trabalho, visualizvel atravs do comando ZOOM >sub-opo> ALL. Teste o comando LIMITS e veja como ele se relaciona com esta opo do comando ZOOM.

cone UCS cone UCS (Universal Coordinate System Sistema Universal de Coordenadas), utilizado entre outras coisas para mostrar as coordenadas de trabalho3. Contador de Coordenadas o valor numrico da posio do cursor de tela. Esta unidade adimensional, podendo ser mm, km, polegadas, ou qualquer outra unidade imaginada4. Os nmeros indicam as coordenadas cartesianas (X,Y)5. Por exemplo: 10,10 indica que a posio do cursor de tela 10 (qualquer unidade) em relao ao eixo X e 10 em relao ao eixo Y. Cursor de Tela Mostra a posio que voc se encontra na rea grfica. Assume tambm outras formas quando seleciona objetos ou na execuo do comando de visualizao PAN. Espaos de Modelao de Impresso O AutoCAD composto de dois ambientes de desenho. So eles: o Model Space (espao de modelao) onde criamos nosso desenho sempre em escala real e o Layout (espao de impresso, antigamente chamado Paper Space) que onde criamos o layout para apresentao do desenho. Configurao da Apresentao alguns usurios preferem o aspecto antigo do AutoCAD, no qual os comandos no esto organizados pelo RIBBON, padro introduzido pela Microsoft. Nesta opo (cone de engrenagem) pode-se mudar entre modos de apresentao prdeterminados, como para criao 3D ou, no caso desse tipo de usurio, o clssico.

figura 02: exemplo de interface clssica do AutoCAD, com customizao para desenho isomtrico, da cor do fundo de tela e presena de barras de comandos.

3 UCS tambm um prtico comando que tal testar descobrir sua utilidade? 4 para alterarem-se as unidades (e sua preciso) vontade, basta recorrer ao comando UNITS. 5 na verdade o AutoCAD trabalha com os trs eixos: X, Y e Z, sempre em um espao tridimensional. Os desenhos, no
entanto, podem limitar-se ao plano X,Y no exemplo, ao entrarem-se as coordenadas (10;10) o programa automaticamente interpretar como (10;10;0), dando a iluso de que no se leva em considerao o terceiro eixo.

Comandos de preciso pressionando sobre os cones o boto direito do mouse, voc poder habilitar os 10 comandos de preciso e configur-los.

figura 03: os comandos de preciso, juntos linha de comando.

1 Snap Mode: tabula o cursor de tela na dimenso selecionada para que possamos desenhar com um pouco mais de preciso. Pode ser trabalhado em qualquer dimenso escolhida. Ajuste o Snap atravs dos guias Snap X e Snap Y Spacing. Os guias Angle, X Base e Y Base so utilizados para se trabalhar em um plano isomtrico. 2 Grid: Cria uma grade de pontos dentro do Drawing Limits ajustado. Acerte seu espaamento nas guias X e Y Spacing. Podemos lig-lo e deslig-lo mais rapidamente atravs da tecla F7. 3 Ortho: Habilita o mtodo de criao de entidades com base em alinhamentos ortogonais (vertical e horizontal). Podemos lig-lo e deslig-lo mais rapidamente atravs da tecla F8. 4 - Polar Tracking: um sistema de ajuste magntico para se desenhar em uma certa angulao mais rapidamente. Normalmente vem ajustado para ngulos em 90. O Polar Tracking pode ser muito bem visualizado quando se desenha uma linha na rea de trabalho. 5 - Object Snap: outro sistema de sugestes para pontos de preciso em entidades. Com este item ligado podemos obter os comandos de preciso de uma entidade sem precisar entrar no Menu Osnap (Shift+boto direito do mouse). 6 - Snap Tracking: Esta opo liga e desliga o OTrack (Object Snap Tracking), que nos ajuda a desenhar objetos em ngulos especficos ou em relaes com outras entidades. 7 - Dynamic UCS: Permite o uso de UCS dinmico no modo tridimensional. 8 - Dynamic Input: Configura as opes e como mostrado o Dynamic Input na rea de trabalho. 9 Lineweight: Permite visualizar as espessuras das linhas no layout de trabalho. 10 - Quick Properties: Ativa janela do Quick Properties (propriedades rpidas), ou seja, habilita o mdulo de propriedades automticas ao selecionar as entidades.

Outros recursos de uso corriqueiro so as teclas de funo sua utilizao segue o quadro a seguir:

figura 04: teclas de funo e comandos teis de configurao bsica.

Comandos de trabalho - Pressionando os cones com o boto esquerdo do mouse, voc poder utilizar os 11 comandos trabalho.

figura 05: comandos de trabalho no AutoCAD.

1 - Model Space: Indica que a rea de trabalho ativa e o modelo. Voc poder alternar entre espao de modelo e layouts. Tambm controlar e alternar entre o espao do modelo e um ou mais layouts. A interface clssica fornece uma guia Modelo e uma ou mais guias Layout.

figura 06: abas de projeto (modelo) e visualizao de impresso (layout).

1.1 Layout: indica que rea de trabalho ativa e a Layout. 2 - Quick View Layouts: Permite ver rapidamente e de maneira facial, vrios Layout do mesmo arquivo. 3 Quick View Drawings: Permite ver, de maneira rpida e simultnea, vrios arquivos. 4 Pan: Move a rea grfica para qualquer lado. O Pan, assim como o zoom realtime,

realizado em tempo real. 5 Zoom: Ativa o comando zoom. Existem vrios tipos de zoom e saberemos, dependendo da ao que vamos realizar, quais deles selecionar6. 6 Show Motion: Permite criar e produzir animaes de vistas salvas. 7 - Annotation Scale: Estabelece a escala dos objetos de anotao. 8 - Annotation Visibility: Mostra os objetos detalhados em todas as escalas. 9 - Annotation Auto Scale: Acrescenta anotaes automticas quando os objetos em detalhe so alterados. 10 - Workspace Switching: Alterna os ambientes de trabalho 2D Drafting & Annotation, 3D Modeling, AutoCAD Classic e demais configuraes de ambientes. 11 - Toolbar/Windows positions unlock: Bloqueia e desbloqueia a posio das abas de ferramentas e os painis de ferramentas 12 - Clean Screen: Remove abas e painis de ferramentas. BOTES DO MOUSE Os mouses tm funes um pouco diferentes no AutoCAD. O boto do meio exerce uma funo a mais. Mas se voc no possuir um mouse de trs botes no se preocupe. Para ativar o Menu de Preciso Menu OSNAP que veremos mais tarde, basta manter pressionada a tecla Shift do seu teclado e clicar o boto esquerdo do mouse (Enter) ou no teclado (tecla Enter).
Boto Esquerdo Seleciona entidades de desenho; diferena entre clicar e manter apertado. Boto Wheel Boto rolante que d Zoom e Pan (quando mantido pressionado; move a tela) no desenho

Boto Direito Mesma funo que ENTER (ou SPACE) do teclado e funo de cancelar comandos. Se usado com o boto Shift apertado ativa o menu OSNAP.

Figura 07: botes do mouse.

6 em seguida execuo do commando ZOOM, aparece uma lista de opes de sub-comandos, correspondents s opes de como execut-lo.

Visualizao A ampliao ou reduo das dimenses aparentes dos desenhos realizada atravs do comando ZOOM. Exemplifica-se seu funcionamento a seguir: ZOOM (Z) Specify corner of window, enter a scale factor (nX or nXP), or [All/Center/Dynamic/Extents/Previous/Scale/Window] <real time>: Especificar uma janela para ampliao com o mouse, ou pressione Enter para ampliao em tempo real Algumas das opes deste comando so: All: visualiza a rea definida pelos limites do desenho. Extents: visualiza a area que delimita os objectos existentes na rea de desenho. Previous: volta ltima ampliao definida. Window: amplia a rea correspondente a um rectngulo definido pelo utilizador. Recorrendo roda (wheel) do mouse (wheel mouse), se existir, tambm se pode fazer zoom em tempo real. SISTEMA DE COORDENADAS 90

180

360

270
Figura 08: orientao padro de coordenadas no AutoCAD.

Podem-se utilizar os seguintes sistemas de coordenadas: Coordenadas cartesianas absolutas: dizem respeito ao referencial absoluto, e especificamse em X e Y (e possivelmente Z, para o desenho a trs dimenses). So separadas por uma vrgula (o ponto usado para separar a parte inteira da parte decimal7). Por exemplo: 100,50 pode ser usado para criar um ponto de coordenadas x = 100 e y = 50.

Figura 09: coordenadas relativas insero de valores.

Coordenadas cartesianas relativas: dizem respeito ao referencial cuja origem coincide com o ltimo ponto introduzido (para tanto devem ser precedidas pelo operador @, que significa at, um referencial de localizao). Por exemplo: @100,0 pode ser usado para criar um ponto que dista 100 unidades segundo X (e est no mesmo alinhamento vertical) do ponto previamente definido.

Figura 10: exemplo de coordenadas polares relativas.

Coordenadas polares relativas: definem, relativamente ao ltimo ponto introduzido, uma localizao definida por um certo mdulo (distncia linear) e alinhada Segundo um certo ngulo. As coordenadas polares utilizam o operador @ (mesma funo do item anterior), alm do operador menor que, <, para definir o ngulo. Assim, para especificar um ponto a uma distncia de 50 unidades do anterior, segundo um ngulo de -45, introduzir-se-ia: @50<-45

7 a virgula s separa os pontos coordenados (X , Y) em qualquer situao dentro do AutoCAD e o ponto separa nmeros
quebrados (mantissa), por uma condio americana. EX. 54.87 12.14 etc.

Command : LINE From point: P1 (Ponto Qualquer)< ENTER> To point: 30 <ENTER > To point:10 < ENTER > Topoint:10 <ENTER> To point: 20 < ENTER > To point:@-10,20 <ENTER > To point:@-10,-20 <ENTER > Topoint:20 <ENTER> To point: 10 <ENTER> Topoint:10 <ENTER> To point: <ENTER> finalizando Figura 11: coordenadas ortogonais automticas

Coordenadas ortogonais automticas: Este comando usando empurrando o mouse para o lado que se quer construir a linha vertical ou horizontal, com o ORTHO acionado (teclando em F8 ou clicando no boto ORTHO na barra de status). Quanto s diagonais, devem ser dadas coordenadas relativas ou polares. COMANDO LINE (L) Constri linhas, clicando na rea de trabalho ou dando uma dimenso via teclado (veremos este mtodo posteriormente). Este comando pede um ponto inicial e um ponto final da linha, de forma encadeada: a cada ponto escolhido, um novo requisitado. Pode-se fechar um polgono de linhas digitando C (Close) na Linha de Comando. Pode-se tambm voltar (apagar) a ltima linha sem sair do comando atravs do comando UNDO utilizado dentro do comando LINE basta digitar U.

figura 11: exemplo de utilizao do commando LINE: observam-se 9 entidades diversas encadeadas.

figura 12: exemplo de utilizao do commando POLYLINE: observa-se apenas 1 entidade.

POLYLINE (PL) Constri vrias linhas em srie formando uma s entidade. Este estilo de linha pode fazer arcos, splines (linhas com cantos arredondados), criar espessuras, etc. O comando POLYLINE tambm pode ser explodido8 e transformado em vrias entidades. CONSTRUCTION LINE (XL) Assim como o RAY, as CONSTRUCTION LINE constroem linhas auxiliares, usadas como base para o desenho definitive, s que estas so infinitas nas duas extremidades. MULTILINE (ML) Constri vrias linhas com um mesmo comando e todas elas compondo uma s entidade. So ajustveis pro comandos prprios de modificao de MULTLINES.

figura 13: exemplo de utilizao do commando MULTILINE.

ARC Podemos criar arcos de diversas maneiras, lembrando que pertencem a um crculo referencial (tendo, portanto, um ponto central e um raio):

figura 14: exemplo de construo de um arco com o AutoCAD.

3 Point Pede trs pontos: um inicial, um ponto no meio do arco e um ponto final. Start, Center, End Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo 8 para tanto, utiliza-se o comando EXPLODE (X).

representando o centro do raio e um terceiro ponto que representa o outro extremo do arco. Start, Center, Angle Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o centro do raio e um terceiro ponto que o ngulo que define o comprimento do arco. Start, Center, Lenght Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o centro do raio e um terceiro ponto que representa o comprimento do arco. Start, End, Angle Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o ponto final do arco e um terceiro ponto que ngulo que define o comprimento do arco. Start, End, Direction Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o ponto final do arco e um terceiro ponto que a inclinao (acrscimo ou decrscimo do valor do raio) do arco. Start, End, Radius Pede um ponto inicial que um extremo do arco, um segundo representando o ponto final do arco e por ltimo o valor do raio do arco. Center, Start, End Pede inicialmente o centro do arco, posteriormente o centro do arco e o outro o extremo do arco. Center, Start, Angle Pede inicialmente o centro do arco, posteriormente o centro do arco e o outro o ngulo que define o comprimento do arco. Center, Start, Length Pede inicialmente o centro do arco, posteriormente o centro do arco e o outro o comprimento do arco. Continue Cria um arco a partir do ltimo ponto clicado na rea grfica. CIRCLE Podemos criar crculos atravs de vrias maneiras ao clicar na rea grfica e/ou utilizando coordenadas. So elas:

figura 15: construo de um crculo com o AutoCAD; da esquerda para a direita: center-radius, 2 point e 3point.

Center, Radius Clicamos um primeiro ponto na rea grfica (centro do crculo) e posteriormente ajustamos um valor para o raio. Center, Diamenter - Clicamos um primeiro ponto na rea grfica (centro do crculo) e posteriormente ajustamos um valor para o dimetro.

2 Point Clicamos um primeiro ponto na rea grfica que representa um extremo do crculo e posteriormente um segundo ponto que ser o outro extremo do crculo. Este ltimo ponto pode ser definido por coordenadas. 3 Point Parecido com o 2 Point, o 3 Point requer trs ponto na rea grfica que representam trs ponto de construo do crculo. Tan9, Tan, Radius Requer como primeiro ponto uma tangente a uma entidade j existente, posteriormente outra tangente a outra entidade e, por ltimo, o raio do crculo. Tan,Tan,Tan Parecido com o anterior, s que requer 3 pontos de tangncia entidades j existentes. SELEO DE OBJETOS Por Default o cursor troca para forma de um quadradinho (Pick Box), e a expresso Select Objects.. exibida na Barra de Comando. Neste momento podemos selecionar entidades uma a uma os objetos a serem trabalhados. Windows - Captura apenas as entidades que esto contidas inteiramente dentro de uma janela de seleo, que so selecionadas atravs de um clique fora do objeto e de um enquadramento (da esquerda para a direita). Windows Crossing Captura entidades que esto contidas dentro da janela de seleo ou que cruzarem a linha tracejada desta janela (da direita para a esquerda).

Fence (f) - Captura entidades por uma linha imaginria. Aps o Select Object - digite um F
First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleo

9 tangente ver opes de OSNAP para compreender como se pode utilizer pontos de tangncia da forma inversa (a partir de um arco ou circunferncia j desenhados).

Cpolygon (cp) - Captura atravs de um polgono imaginrio o que contiver dentro dele ou que cruzarem. Aps o Select Object - digite um CP
First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleo

Wpolygon (wp) - Captura atravs de um polgono imaginrio o que contiver dentro dele. Aps o Select Object - digite um WP
First fence point: P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleo

Outros: All - Seleciona todas as entidades em tela grfica. Last (L): Seleciona a ltima entidade desenhada, atualmente visvel. Previous (P): Seleciona o ltimo grupo de entidades selecionadas por um comando de edio. Remove: Permite remover entidades selecionadas do comando em ao ou clique novamente a entidade selecionada por engano com a tecla Shift pressionada. ADD: Retorna ao modo de seleo normal aps a utilizao do Remove. COMANDO RECTANGLE (REC) definido por dois cantos, formado pela sua diagonal. Acionando o Comando RECTANGLE (REC):
1 o comando pede um ponto, que pode ser aleatrio ou um ponto determinado. 2 A partir desse ponto podemos gerar um retngulo por uma diagonal imaginria; pode-se clicar um ponto para gerar um retngulo aleatrio ou pode-se nserir uma coordenada relativa (@X,Y) respectivamente a sua largura em X e a sua altura em Y.

figura 16: demonstrao RECTANGLE (REC).

de

execuo

do

comando

OSNAP Quando se clica na barra de Status OSNAP ou o F3 (ou, ainda, clicando-se o boto direito do mouse ao pressionar a tecla shift), o AutoCAD automaticamente abre a caixa de dilogo Osnap Settings, vista anteriormente. Para um melhor desempenho das funes evite deixar todos ligados, pois muitas vezes podem capturar pontos no desejados; caso deseje-se capturar um ponto e outro seja indicado, pode-se forar a entrada clicando no seu cone ou mesmo digitando as letras iniciais em negrito abaixo. Os principais pontos de precisao utilizados so:

figura 17: quadro de opes do comando OSNAP.

figura 18: discriminao das caractersticas das opes do comando OSNAP.


figura 18: projeto de um matadouro e frigorfico.


figura 19: armazenamento outra etapa da linha de produo.

AutoCAD para Engenharia de Alimentos


SEAL UFC (2011) Semana de Engenharia de Alimentos da UFC

Potrebbero piacerti anche