Sei sulla pagina 1di 6

Trabalho escrito de Lngua Portuguesa Prof. Ms.

Paulo Caldas Neto

Roteiro para a elaborao de uma resenha crtica sobre o romance em prosa O escultor da alma

Ipanguau/RN 2012

Principais pontos a serem enfocados:

1. O narrador: 1.1. Que tipo de narrador usado no texto e por que a escolha desse tipo para o enredo.

O livro narrado por Alberto amigo de Bela, deve ter escolilhido esse enredo por ser uma pessoa amiga e ento sabida da realidade e dos sofrimentos da protagonista, sim mas e porque Douglas? PROCUREI ENFOCAR MINHA PARTICIPAO NA TERCEIRA PESSOA PARA MELHOR APROFUNDAR A NARRAAO E NO INFLUIR NELA. FRASE DE ALBERTO 1.2. Qual(is) o(s) foco(s) narrativo(s) que aparece(m) na histria? Falar detalhadamente. Existe alguma razo de acordo com o contexto da narrativa para que a focalizao do narrador seja a que se comprova no texto. Estabelecer relaes.

Foco narrativo na terceira pessoa com narrador parcial, que observa, mas que um personagem da historia. 1.3. 1.4. Analisar se h veracidade dos fatos narrados e como se tal veracidade organizada pelo narrador. H instantes em que a fala do narrador se confunde com a da personagem. Explicar criticamente.

No percebi caar! 2. Personagens: 2.1. Qual o perfil das personagens femininas e dos personagens masculinos? Analisar cada um.

ALBERTO-AMIGO DE BELA DOUGLAS-AMOR DE BELA MARIANO-EX-DE BELA ANGELO-EMBAIXADOR

AMIGOS DE DOUGLAS-VER NOME TEREZA-MULHER DE DOUGLAS Heloisa/BELAMAGNLIARAQUELWILSON2.2. A anlise dos personagens pelo narrador psicolgica ou neutra? Desenvolver essa ideia.

Acho que psicolgica 2.3. Os personagens possuem nomes engraados ou no? Se possvel, fazer uma pesquisa a respeito dos nomes deles e se o significado transmite algum sentido para a histria.

H? ALBERTO- BRILHANTE, ILUSTRE.


Significa ilustre, muito famoso e indica uma pessoa que possui a dose certa de de equilbrio e coloca muita energia na concretizao dos sonhos. Seu talento sempre acaba sendo reconhecido.

DOUGLAS- VINDO DA GUA ESCURA OU PRETA.


Significa o que veio do rio de guas escuras e indica uma pessoa que, com seu temperamento impulsivo, consegue resultados rpidos em tudo o que se prope a fazer. Mas nem sempre esses resultados so satisfatrios, pois o excesso de autoconfiana pode induzi-lo ao erro.

MARIANO- O QUE PROVOCA RIXAS


Muito ligado a familia, e emotivo costuma exagerar nos seus cuidados e corre o risco de sufocar as pessoas que ama sendo assim. Tem muita energia e por isso deve sempre manter-se ocupado com alguma coisa. Nos relacionamentos amorosos ou mesmo de amizade, quando se magoa, procura se recolher para dentro de si mesmo e s sai quando recebe um pedido de perdo. Um bom conselho seria aprender a controlar seu temperamento e deixar as pessoas que ama mais na delas.

ANGELO- MENSAGEIRO, ANJO


Significa anjo, mensageiro. Indica uma pessoa que procura comunicar seus conhecimentos para manter um clima de harmonia

nos ambientes que freqenta. leal e extrovertido, e por isso, conquista a simpatia de todos - e sobretudo de todas - que o conhecem. Mulher de ngelo-

AMIGOS DE DOUGLASTEREZAHeloisa/BELA- LUTADORA.


Variao de Lusa. Indica um pessoa persistente, que alcana sucesso em todas as reas de atividade quando consegue acreditar na sua prpria capacidade. Precisa se valorizar mais, inclusive nas relaes afetivas, para no ser manipulada pelos outros. MAGNLIA-

RAQUELHebraico, calma como uma ovelha. Nome de pessoas que freqentemente podem chegar a sentir-se vtimas de uma situao familiar ou social. Seus esforos para esclarecer eventuais malentendidos faz com que sempre consigam restabelecer a confiana depositada sobre eles.

WILSONhttp://www.mulhervirtual.com.br/nomes/wmasculinos.htm 2.4. O romance contm protagonistas (heris) e antagonistas (viles) como nas narrativas tradicionais ou pode-se dizer que os personagens so simulaes das pessoas do mundo real, cheias de defeitos e qualidades? Refletir a respeito disso.

Acho q mais tipo heris e viles, mas acho que o senhor que ouvir que so reais. 3. Espao: 3.1. So psicolgicos ou fsicos. Comentar como so organizados e se h relao entre eles.

Espaos fsicos->hospital, casa de bela, empresa de Douglas, Psicologiso->site corao do mundo 3.2. Se fsicos, os espaos so rurais ou citadinos? Ocorrem em territrio brasileiro ou no estrangeiro.

Subrbio rea afastada da cidade com bela mas no rural, territrio brasileiro. UNS 14KM DA CIDADE 3.3. Analisar como so descritos. Que tipo de funo da linguagem predomina na descrio deles, potica, metalingustica ou emotiva.

Funo emotiva: atravs dessa funo, o emissor imprime no texto as marcas de sua atitude pessoal: emoes, avaliaes, opinies. O leitor sente no texto a presena do emissor.

4. Tempo: 4.1. 4.2. Cronolgico ou psicolgico? Refletir a respeito. O tempo da narrativa do romance tem alguma relao com o enredo. Qual? Desenvolva a ideia.

5. O enredo: 5.1. Sobre que trata mesmo a histria?

Sobre a jovem mdia Heloisa que vive uma fase difcil em sua vida, perde seu pai e leva um chifre. Procura recanto num site e conhece Douglas e so felizes para sempre 5.2. O tema desenvolvido tem que relao com o ttulo? Explicar isso.

Aparentemente no, mas depois da pra entender o melodrama do porque ser ESCUTOR DA ALMA. 5.3. H o desenvolvimento de uma ou mais de uma histria dentro do enredo maior? Desenvolver a ideia.

A historia de bela e de Douglas quem em algum momento se chocam. 5.4. Observar se h o desenvolvimento de outros discursos na composio da histria que ajudam a esclarecer a complexidade do ser humano, representado na narrativa em questo pela figura do personagem.

H tem umas frases filosficas sim PROCURAR

Com base nos apontamentos acima divulgados, produza agora uma resenha crtica sobre o romance estudado. Todos os pontos devem ser bem

repensados para que, em um texto de no mnimo 20 e no mximo 30 linhas, o leitor possa se sentir seduzido a ler a prosa de fico BRINCADEIRA N. Leve em considerao um contexto comunicativo como o de uma opinio crtica que ser publicada em uma revista cultural, veculo de imprensa que mais abriga leituras artsticas. Tambm, importante criar um ttulo para a resenha e no incio desta mencionar o ttulo da obra, seu autor e a editora dela entre parnteses.

Potrebbero piacerti anche