Sei sulla pagina 1di 5

Direito Constitucional Aula 13 Data: 16/12/11

1- Momento do Controle de Constitucionalidade: y Temos controle tanto preventivo quanto repressivo de Constitucionalidade.

Controle Preventivo: o controle que recai sobre Projetos de Lei e Propostas de Emenda, ou seja, durante a fase de elaborao normativa. Em homenagem a separao dos poderes, esse controle realizado, em regra, por rgos polticos (controle no jurisdicional). Ex1: Veto Presidencial baseado na inconstitucionalidade (veto jurdico) (art.66, 1). Excepcionalmente o Controle Preventivo ser feito pelo Poder Judicirio: MS impetrado por parlamentar, no STF, ao argumento de que possui direito lquido e certo a no deliberao de PEC ou PL que ofenda o devido processo legislativo. Controle Repressivo: Recai sobre espcie normativa pronta e acabada, que j venceu o trmite legislativo. Preferencialmente este controle ser realizado pelo Poder Judicirio; Ex1: STF avaliando uma lei objeto de ADI. OBS: Excepcionalmente, o Controle Repressivo ser feito por rgos pertencentes aos demais poderes (controle poltico ou no jurisdicional). Ex: MP no convertida em lei pelas Casas Legislativas ao argumento de que inconstitucional, por exemplo, por no ter respeitado os pressupostos constitucionais de relevncia e urgncia, ou por ter tratado de tema vedado pelo art.62, 1, CF. OBS: O Controle Preventivo impede que a norma ingresse no ordenamento e passe a usufruir da presuno de ser Constitucional.

2- Sistema Nosso sistema no poltico (em que o controle feito por rgos que no pertenam ao judicirio) e sim jurisdicional ou jurdico, em que o controle realizado por rgos do PJ. Conclui-se, portanto, que nosso sistema o jurisdicional e que este comporta excees; estas no transformam o controle em misto (neste sistema o controle feito com a mesma importncia por rgos polticos e jurdicos, sendo que algumas leis s podem ser apreciadas no controle poltico e outras no controle jurisdicional).

3- Vias de exerccio: No Brasil, adotamos tanto a via difusa quanto a via concentrada de controle. 4- Controle Difuso x Controle Concentrado: a) Onde est a questo de Constitucionalidade? Na via difusa, esta questo nunca ser o mrito ou o pedido principal, mas sim um incidente, uma questo prejudicial que deve ser solucionada antes do mrito. Ex: Joo ingressa com uma ao de repetio de indbito, na qual o pedido principal (mrito) a cessao da cobrana e o fundamento do pedido (incidente a ser solucionado antes do mrito) saber se a norma ou no constitucional. Por outro lado, na via concentrada a discusso sobre a constitucionalidade da norma feita no pedido principal. b) Expresses utilizadas como sinnimas: Difuso: concreto, incidental, modelo norte-americano. Concentrado: abstrato, em tese, via de ao, via direta, via principal, modelo austraco. c) Surgimento Difuso: Estados Unidos em 1803. No Brasil surge com nossa primeira Constituio Republicana que 1891. Concentrado: ustria 1920. No Brasil:  ADI (Ao Direta de Inconstitucionalidade). Surgiu com a Emenda Constitucional n16/65  ADO (Ao Direta de Inconstitucionalidade por Omisso) e ADPF (Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental). Surgiram com a Constituio de 1988.  ADC (Ao Declaratria de Constitucionalidade). Surgiu com a Emenda Constitucional n03/93. d) Legitimidade: Concentrado: Os legitimados desse controle esto elencados no art.103 da CF.

Difuso: Qualquer pessoa no exerccio do seu direito de ao pode entrar com uma ao e no curso desta ao discutir se uma norma ou no constitucional. e) Competncia: Concentrado: STF, na tutela da CF. OBS: Lembrar que existe controle concentrado tambm em mbito estadual, na defesa da Constituio do Estado, que ser de competncia do TJ. Difuso: Qualquer juiz ou qualquer Tribunal, inclusive o STF. Ateno! Tribunais quando forem declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, devero respeitar a clusula de reserva de plenrio do art.97 da CF. f) Efeitos: Difuso: Inter partes e ex-tunc (a deciso retroage porque constitucionalidade ou inconstitucionalidade de uma norma caracterstica que ela possui desde o seu nascimento). Concentrado: erga omnes (a eficcia para todos, pois o STF estar avaliando a questo em tese, em abstrato) e vinculante (atinge os demais rgos do judicirio e toda Administrao Pblica, mas no atinge o Poder Legislativo que pode editar uma lei de idntico teor aquela que foi declarada inconstitucional pelo STF) e ex nunc, em regra. OBS: O Poder Executivo, nas funes de natureza legislativa que ele exerce, tambm no fica vinculado, para no termos vinculao indireta oblqua do Poder Legislativo. OBS: Pode o STF, por maioria de 2/3 optar pela no retroatividade da deciso, manipulando os efeitos temporais. De acordo com ao art.27 da Lei n 9868/99, a modulao dos efeitos temporais depende do respeito a alguns requisitos: Declarao de Inconstitucionalidade, deciso de 2/3 dos membros, razes de segurana jurdica ou excepcional interesse social. OBS: Efeitos da deciso em ADO (art.103, 2 da CF). O STF declarando a existncia de uma omisso e a inconstitucionalidade desta, ir comunicar a falta da norma ao Poder Competente ou rgo administrativo. Se a omisso advm do poder competente,

no pode a Corte, em respeito separao de poderes, colocar prazo para adoo das providncias; mas em se tratando de rgo administrativo, poder a Corte fixar o prazo de 30 dias. OBS: Ateno! No confundir a ADO com o MI (art.5, LXXI da CF). Enquanto a finalidade principal/primria da ADO combater a sndrome de inefetividade das normas constitucionais, a do MI viabilizar/permitir o exerccio do direito. A legitimidade na ADO est prevista no art.103 da CF, j o MI pode ser proposto por qualquer pessoa no exerccio do seu direito de ao, desde que comprovado que o no exerccio do direito ou liberdade decorre da falta de norma (nexo causal). Quem julga a ADO o STF, j no MI so outros Tribunais (STF, art.102, I, q, STJ, art.105, I, h, tribunais Eleitorais, art.121, 4, V e outras previses nas Constituies Estaduais). Em ADO (assim como em todas as demais aes do Controle Concentrado) admite-se cautelar, j no MI no se admite liminar. Por fim, os efeitos do MI so amis robustos que os da ADO, pois atualmente (desde outubro de 2007, no caso envolvendo a greve dos servidores pblicos) o STF adota a Teoria Concretista, que permite ao judicirio a viabilizao direta do direito ou liberdade (sem legislar). g) Objeto das aes do controle Concentrado: 1- ADI, ver art.102, I, a da CF. leis ou outros atos normativos Federais ou Estaduais, afinal, lei municipal no poder ser objeto de ADI perante o STF, mas ateno, pois lei distrital editada no exerccio de competncia legislativa de natureza estadual poder (ver smula n642 do STF). OBS: outro ponto importante! Referidas leis somente podero ser objetos de ADI se forem ps- constitucionais. 2- ADC, ver art.102, I, a, segunda parte, mais restrito que o da ADI, pois s engloba as leis e outros atos normativos Federais/ps-constitucionais. 3- ADPF, a arguio tem carter subsidirio, no podendo ser utilizada quando couber ADI ou ADC. Por excluso, pode ser objeto de ADPF aquelas normas que no podiam ser avaliadas em sede de ADI ou ADC. Ex: Lei Municipal e normas pr-constitucionais.

OBS: Sobre a questo do TRE- PE do dia 11/12/11, a questo relacionava o momento com o sistema de controle e exigia que a assertiva a ser marcada trouxesse um controle poltico- repressivo. Por definio o controle poltico aquele feito por rgos que no pertenam ao PJ; podem pertencer aos outros poderes como o Executivo ou Legislativo ou pode este controle ser feito por rgo que no pertena a nenhum dos trs poderes do Estado, como por exemplo na Frana em que temos um rgo poltico que a Corte de Cassao.

Potrebbero piacerti anche