Sei sulla pagina 1di 34

COORDENAO DA ATENO BSICA COORDENAO DA ATENO BSICA ESTRATGIA SADE DA FAMLIA ESTRATGIA SADE DA FAMLIA

DIRETRIZES E PARMETROS NORTEADORES DAS AES DOS

NCLEOS DE APOIO A SADE DA FAMLIA

- NASF -

2.009

INTRODUO INTRODUO
O Municpio de So Paulo conta hoje com 10.998.813 habitantes e 1.224 Equipes de Sade da Famlia (ESF), distribudas em 253 Unidades Bsicas de Sade (UBS) das 431 existentes, com potencial de 45% de cobertura populacional.
FIGURA I: Distribuio dos 86 ENASF e 253 UBS/ESF com 1.224 equipes da Estratgia de Sade da Famlia do Municpio de So Paulo

O processo de implantao dos Ncleos de Apoio Sade da Famlia est em construo em todo territrio nacional e contribui para promover a Integralidade das aes das equipes de sade da famlia (ESF), associada a uma qualificao da assistncia, contemplando e solidificando das Diretrizes do SUS. A implantao do NASF, no Municpio de So Paulo (MSP), iniciou-se em julho de 2008 com proposta de 86 equipes. Embasadas na Portaria 154/MS de 24 de janeiro de 2008, as cinco Coordenadorias Regionais de Sade (CRS) elencaram as categorias profissionais para compor os NASF de suas regies, de acordo com o perfil epidemiolgico, quantificao de servios instalados e estudo das principais demandas de cada rea. A Coordenao da Ateno Bsica da Secretaria (ATB) da Secretaria Municipal da Sade (SMS), no processo de contratao em conjunto com as CRS e por meio das Instituies Parceiras, recomendou a priorizao de profissionais das reas de sade mental, reabilitao, pediatria e ginecologia. Considerando o extenso territrio do Municpio e o elevado nmero de equipes de Estratgia de Sade da Famlia (ESF), visualizou-se a necessidade de um profissional para direcionar e integrar o trabalho dos Ncleos, em consonncia com as equipes de ESF apoiadas, criando a figura de COORDENADOR DE NASF. Para a contratao e escolha dos profissionais, realizaram-se diversas reunies com CRS, Instituies Parceiras e Assessoria Tcnica da ATB, definindo o perfil e qualificaes dos profissionais a serem contratados, valorizando-se principalmente a experincia em Sade Pblica, alm da avaliao por processo seletivo e entrevista realizada por tcnicos de todos os setores citados inicialmente. Realizada a contratao, implantou-se um cronograma para acolhimento e capacitao dos profissionais nas Coordenadorias Regionais em conjunto com as Instituies Parceiras. Foi apresentada a regio a ser trabalhada em seu perfil epidemiolgico, econmico-social, demogrfico alm dos equipamentos existentes na rea. Em seguida, os profissionais foram encaminhados para os respectivos territrios para seu reconhecimento. Passado este momento, as CRS realizaram oficinas de integrao entre profissionais do NASF e da ESF para melhor desenvolvimento das aes.

Posteriormente, a Secretaria Municipal de Sade, a partir das reas Tcnicas da Coordenao da Ateno Bsica, realizou uma grande capacitao para os profissionais j em exerccio de suas funes, com apresentao das Diretrizes do SUS e dos Protocolos e Diretrizes de SMS e seus Programas Prioritrios. Semelhante ao realizado nas regies foram realizadas Oficinas de Integrao com os Coordenadores de NASF e Assessoria Tcnica de SMS, discutindo-se dificuldades encontradas na aplicao do novo modelo, acordando solues e avanando para discusso de fluxos. Todo o processo de implantao do NASF foi pautado no entendimento que a contratao desses profissionais no consistia na insero de uma rede nova de servios, mas sim uma estratgia de ampliar e qualificar a assistncia, fortalecendo a rede de cuidados existente. A efetividade da ao do NASF na qualificao da assistncia exige um exerccio de compromisso e corresponsabilidade por parte de todos os atores envolvidos. Faz com que os profissionais de sade repensem suas prticas, revendo paradigmas do processo sade/doena, devendo atuar de modo mais complexo e dinmico. Os profissionais do NASF devem conhecer o territrio e estar integrado s atividades das Unidades Bsicas de Sade (UBS), participando do planejamento e organizao dos servios, alm de promover a articulao com a comunidade e com os diversos equipamentos da regio para maior resolubilidade dos problemas de sade. A Equipe de Sade da Famlia (ESF), no entanto, ser sempre a referncia das famlias cadastradas num processo de acompanhamento longitudinal. A equipe do NASF deve estimular aes compartilhadas entre os profissionais e provocar uma interveno transdisciplinar, exercitando a troca de saberes, participando de todas as reunies, discusso de casos, orientaes e atendimentos. No processo de implantao do NASF no MSP, evidenciou-se a necessidade de apoiar e acolher todos os profissionais das equipes, em especial os Agentes Comunitrios de Sade, ajudando-os a enfrentar os desafios vivenciados na comunidade, tanto nas questes sociais quanto de violncia.
A Transdisciplinariedade um termo cunhado por Jean Piaget, em 1970, em Nice Frana, para discutir o tema da interdisciplinaridade, afirmando que os trabalhos interdisciplinares deveriam suceder uma etapa superior, na qual as interaes entre o conhecimento se dariam sem as fronteiras disciplinares.

METODOLOGIAS DE TRABALHO DO NASF: METODOLOGIAS DE TRABALHO DO NASF:


As aes de sade do NASF devem estar sustentadas em um trip envolvendo o APOIO MATRICIAL, CLNICA AMPLIADA e no PROJETO TERAPUTICO SINGULAR (PTS), conforme Portaria 154/MS de 24 de Janeiro de 2008. No MSP constituiu-se um Grupo de Trabalho (*) com representantes das diversas instncias, que consensuou este trip da seguinte forma:

A P O I O M A T R I C I A L :: APOIO MATRICIAL
O apoio matricial o elemento chave para a ampliao da assistncia. Baseiase na transdisciplinaridade que transforma a prtica tradicional, elevando o conhecimento dos profissionais entre si. H um compartilhamento sincrnico de saberes que aumenta a capacidade de ver o indivduo como um todo, contribuindo para uma melhor efetividade do tratamento. O Matriciamento uma forma de gesto em sade, que pode ser realizado por diferentes estratgias, porm a porta de entrada da discusso e seguimento dever ser sempre por meio da Estratgia de Sade da Famlia. Espera-se que, com o apoio matricial, a equipe de sade da famlia reorganize os projetos de trabalho e consiga criar redes de compartilhamento resolutivas para o equacionamento e acompanhamento do sujeito/famlia, limitando a forma de organizao em que predomina a lgica do encaminhamento. Deve otimizar o sistema de guias de referncia e contra-referncia, diminuindo acentuadamente os e encaminhamentos a transferncia consecutivos de pacientes que que facilitam deviam a ser desresponsabilizao

preferencialmente cuidados em seu territrio. Segundo Campos, G.W.S., o apoio matricial em sade objetiva assegurar retaguarda especializada a equipe e profissionais encarregados da ateno a problemas de sade.
(*) listado na pgina 32.

O apoio matricial facilita a vinculao do usurio aos servios de sade, sem que haja a diluio de responsabilidades, pois os casos so compartilhados no momento da reunio de equipe, podendo-se acompanhar a evoluo dos mesmos. Estabelece-se, durante o incio do tratamento, as linhas de cuidado. Quanto ao processo de trabalho, a Secretaria Municipal da Sade orienta que as equipes do NASF devem se organizar em dois, trs ou mais profissionais ou at mesmo toda a equipe, rodiziando-se nas UBS onde esto as equipes a serem trabalhadas. O perodo pr-determinado, iniciando suas aes e programando seguimento em conjunto com a equipe de sade da famlia nos futuros retornos. As diferentes categorias profissionais devem apoiar todas as equipes de ESF alternando-se entre si. A organizao do processo de trabalho das equipes NASF deve ser orientada pela figura do Coordenador da equipe, que pelas caractersticas territoriais deste Municpio tornou-se indispensvel no acompanhamento das aes. O agendamento dos procedimentos como consultas, grupos, oficinas da equipe NASF devem ser realizados na agenda local da UBS devendo respeitar as prioridades de cada caso respeitando a equidade, grau de vulnerabilidade, riscos e agravos.

CLNICA AMPLIADA CLNICA AMPLIADA


A ESTRATGIA DE SADE DA FAMLIA consolidou, na Ateno Bsica, o trabalho em equipe com adscrio de uma clientela e territrio, possibilitando uma gesto por resultados obtidos em conjunto, em oposio gesto por procedimentos. Desta forma ampliamos a prtica clnica na sade coletiva onde o trabalho em equipe tem uma importncia crescente. Apesar do avano do modelo da ESF como um trabalho em equipe, o NASF vem de encontro a uma ampliao da clnica dando maior resolubilidade local, fortalecendo a integralidade. A qualificao e a superao dos desafios do SUS direcionam ao enfrentamento das questes da clnica hegemnica, construindo a CLNICA AMPLIADA. 5

A construo da clnica ampliada justamente a transformao da ateno individual e coletiva que possibilita que outros aspectos do sujeito alm do biolgico possam ser compreendidos e trabalhados, cuidando do indivduo como um todo. O profissional de sade supera sua capacidade em s combater as doenas, ajudando o indivduo a achar alternativas que no limitem sua capacidade de vida. A clnica ampliada permite reconhecer, no processo doena, determinantes UNIVERSAIS quanto PARTICULARES, sem deixar de reconhecer a existncia da patologia, muita menos uma predisposio gentica facilitando o adoecimento. Quando nos referimos ao indivduo ou a ao das equipes da ESF na comunidade, vale o mesmo princpio da singularidade. As comunidades possuem singularidades em movimento onde devemos entender que cada comunidade diferente em cada momento. Em So Paulo, podemos citar como exemplo, numa ao pioneira e inovadora, a criao da Estratgia de Sade da Famlia Especial, na regio central do Municpio de So Paulo. Nesta regio concentra-se 79% da populao de moradores em situao de rua de um total de 10.399 habitantes no Municpio (dados *FIPE, 2003). Desta forma, priorizou-se o atendimento s singularidades desta regio, oferecendose uma assistncia qualificada e ampliada. Enfim, conclui-se que a clnica ampliada sempre uma interao complexa entre sujeitos, ou seja, a busca da autonomia do indivduo, equilibrando o combate doena com PRODUO DE VIDA.

PROJETO TERAPUTICO SINGULAR PTS PROJETO TERAPUTICO SINGULAR PTS


O nome Projeto Teraputico Singular diferencia-se do Projeto Teraputico Individual por poder ser aplicado a grupos ou famlias, alm de buscar a singularidade como elemento central no processo. Ele deve delinear o planejamento realizado pela equipe para alcanar o melhor resultado possvel na melhora da qualidade de vida daquele usurio ou de sua comunidade. As reunies de equipe e os atendimentos compartilhados so o espao da discusso e planejamento dos projetos teraputicos. Determinam-se as propostas de intervenes e posteriormente a avaliao dos resultados. Estes momentos so 6

muito ricos onde a transdisciplinaridade se concretiza. A responsabilidade do cuidado se divide entre os profissionais quando se constri o Projeto Teraputico Singular para cada paciente. Um projeto teraputico integrado e articulado entre as equipes de ESF e apoiadores (NASF) pode se desenvolver em trs planos fundamentais: 1. Troca de conhecimento e orientaes entre equipe e apoiador. Gera discusses nas avaliaes dos casos e na reorientao de condutas frente evoluo da doena, permanecendo sempre, contudo, sob o cuidado da equipe de referncia; 2. Ateno especfica: se durante a evoluo do caso a equipe do NASF opte por uma interveno mais direta, pode programar para si mesmo uma srie de atendimentos ou procedimentos compatveis com o escopo da ateno primria sempre com a co-responsabilidade da equipe de referncia (ESF); 3. Reforando que a equipe da ESF a referncia para o cuidado integral e longitudinal de todos os pacientes, famlias e comunidades com apoio dos profissionais do NASF. Dentro da montagem de um Projeto Teraputico, podemos definir quatro etapas: Diagnstico Definio de metas Diviso de responsabilidades Reavaliao O indivduo ou o sujeito do PTS tem o poder de mudar a sua relao com a vida e com a prpria doena, devendo sempre ser respeitado. Esta circunstncia deve estar bem definida nas equipes para evitarmos interferncia higienista dos profissionais na relao paciente/doena. O caminho do usurio ou do coletivo nico, negociando ou rejeitando as ofertas que a equipe de sade apontar.

importante ressaltar que estas metodologias de trabalho requerem que o profissional do NASF esteja aberto aos desafios da inter e transdisciplinaridade. Deve ser capaz de ampliar seus conhecimentos e transpor sua rea de atendimento para alm do consultrio e esteja aberto a praticar uma nova forma de gesto em sade.

ORGANIZAO DO PROCESSO DE TRABALHO: ORGANIZAO DO PROCESSO DE TRABALHO: AES AES


Neste sentido, o Grupo Tcnico constitudo neste Municpio para construo deste documento definiu os seguintes itens para o desenvolvimento do processo de trabalho: Estabelecer parceria entre as ESF e NASF, espaos rotineiros de reunio para pactuar e negociar o processo de trabalho, para gesto do cuidado: discusso de casos, definio de objetivos, critrios de prioridade, gesto dos atendimentos compartilhados, critrios de avaliao de trabalho, resoluo de conflitos, entre outros. Definir as aes de responsabilidade comum a todos os profissionais que compem os NASF e as equipes de sade da famlia; Conhecer a realidade das famlias de sua rea de atuao, no que se refere aos aspectos socioeconmicos, culturais, demogrfico e epidemiolgico; Identificar o pblico prioritrio a cada uma das aes; Identificar em conjunto com a comunidade, as atividades, aes e as prticas a serem desenvolvidas; Elaborar projetos teraputicos, por meio de discusses peridicas que permitam a apropriao coletiva pelas ESF e os NASF do acompanhamento dos usurios, realizando aes multiprofissionais e transdisciplinares, desenvolvendo a responsabilidade compartilhada; Conhecer e articular todos os servios de sade do territrio; Desenvolver aes que visem humanizar a assistncia; 8

Desenvolver coletivamente aes de intersetorialidade com outras secretarias: social, educao, esporte, cultura, trabalho, etc; Desenvolver processos educativos com a populao atravs de grupos comunitrios, enfocando aspectos de melhoria de sade e qualidade de vida; Conhecer e utilizar os protocolos existentes, segundo as Diretrizes de SMS;

AES ADMINISTRATIVAS AES ADMINISTRATIVAS


Elaborar estratgias de comunicao para divulgao das atividades dos NASF por meio de cartazes, jornais, informativos, faixas, folder e outros veculos de comunicao; Registrar de forma legvel, em pronturio, elaborao e reviso de PTS, o registro de atendimentos especficos e compartilhados, procedimentos e visitas domiciliares, seguindo a normatizao estabelecida pelos respectivos Conselhos Regionais; Registrar a produo de cada profissional, em formulrio padronizado por SMS; As equipes NASF devem obedecer carga horria estabelecida em contrato e fundamental que exista compatibilidade de horrio entre as equipes de sade da famlia e as equipes NASF, principalmente com relao aos horrios de reunio das equipes.

ATRIBUIES DO COORDENADOR NASF ATRIBUIES DO COORDENADOR NASF


importante destacarmos que este profissional uma conquista da Secretaria Municipal da Sade de So Paulo, seu papel fundamental o de nucleao das equipes NASF e de facilitador da interao das equipes Sade da Famlia, com foco na promoo da transdisciplinaridade e ordenao do processo de trabalho. As atividades que devem fazer parte do processo de trabalho so: A pactuao da agenda local entre as equipes NASF e Sade da Famlia; A organizao das reunies dirias das equipes; 9

Discusses e priorizao das situaes de risco do territrio, acolhimento dos usurios; A discusso do plano de trabalho com: Equipe NASF, gerentes das UBS, Superviso Tcnica de Sade, Instituies Parceiras; Gesto de pessoas; O acompanhamento e promoo da Educao Permanente; Monitoramento da produo com discusso contextualizada; Avaliao, em conjunto com as ESF e os Conselhos de Sade, do desenvolvimento e da implementao das aes e a medida de seu impacto sobre a situao de sade.

C U I D A R D O C U I D A D O R :: CUIDAR DO CUIDADOR
O destaque a esta atribuio pretende ressaltar que o Coordenador NASF e o Gerente da unidade devem estar atentos as demandas das equipes, no apenas no que diz respeito ao atendimento dos usurios, mas tambm as necessidades de cuidado da prpria equipe para construo de um trabalho que seja coerente e sustentvel. Em funo da insero e envolvimento do ACS com as famlias e Comunidade, o cuidado tcnico e teraputico a este profissional deve ser contemplado, com espaos de escuta e aes que cuidem deste cuidador, a exemplo da terapia comunitria, ajudando-o a enfrentar e superar os desafios e adversidades de seu territrio. O trabalho transdisciplinar constitui-se ainda como um desafio e deve ir alm, da capacidade da equipe em trabalhar de forma compartilhada e acolhedora.

10

DETERMINAO DETERMINAO

DE DE

PARMETROS PARMETROS

PARA PARA

O O

TRABALHO NAS EQUIPES NASF: TRABALHO NAS EQUIPES NASF:


Considerando-se a dimenso do MSP e o grande nmero de equipes de ESF necessrio padronizar o trabalho das equipes NASF, em semelhana ao trabalho das equipes de ESF, para alinhamento em todo Municpio. Considerando-se as caractersticas do trabalho das equipes NASF, determinouse alguns parmetros para organizao das agendas e das aes a serem desenvolvidas. No entanto, vale ressaltar que em funo da metodologia de trabalho e a realidade de cada local, torna-se necessrio adequao dos parmetros quando necessrio, priorizando a qualidade das aes. Desta forma, a proporo mensal de horas/atividades foi distribuda com margens para flexibilizao conforme a necessidade local, como demonstramos nas pginas seguintes. As atividades foram distribudas em quatro eixos principais. Cada eixo composto por propostas de atuao para as diferentes categorias que compem o NASF especificando-se a proporo da carga horria a ser destinada a cada ao, com propostas de atividades que contemplam todos os profissionais. Os quatro eixos principais so: Aes Compartilhadas; Atendimento Especfico; Aes Intersetoriais; Outras Atividades. Em seguida expomos os quadros Ia, Ib e Ic conforme consensuado no Grupo de Trabalho.

11

Q U A D R O S I A ,, I B ,, I C : P R O P O S T A D E D I S T R I B U I O D A QUADROS IA IB IC: PROPOSTA DE DISTRIBUIO DA CARGA HORRIA PELAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS CARGA HORRIA PELAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS SEGUNDO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SEGUNDO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

QUADRO Ia - QUADRO DE METAS DAS AES EM REAS ESTRATGICAS NASF


CATEGORIAS PROFISSIONAIS
PROPORO MENSAL DE HORAS POR PROCEDIMENTO

AES PROPOSTAS PARA O NASF


R eu ni es com e qu i pe s ade da f a m li a R eu ni es t cn ic a s C on su l ta m dica co m par ti lh a da C on su l ta / a t en dim e nt o do mic i li a r co mpa rt i lh a da V i s it a do mic i li a r co m par ti lh a da A t i vi da de e duc a ti v a / o ri e nt a o c om par t il h a da P r ti ca cor po r al / a t iv i dade f s ic a com pa rt i lh a da P r ti ca cor po r al e m m e dic in a tr a d. Ch in e s a co m par ti lh a da G ru po com obj e ti vo t e r a pu ti co co m pa r ti lh a do O f ici n a s com dif e r en t e s l i n gu a gen s co m par ti lh a da s C on su l ta m dica A t i vi da de e duc a ti v a/ or i en t a o P r ti ca cor po r al a t iv i da de f s ic a P r ti ca cor po r al e m m e dic in a tr a d. Ch in e s a G ru po com obj e ti vo t e r a pu ti co O f ici n a s com dif e r en t e s l i n gu a gen s R eu ni es com r ecu r so s d a co mun i da de R eu ni es com c on s el ho ge s t or V i s it a in st i tuc ion a l R eu ni es com e qu i pe NAS F A t i vi da de s a dm in i st r at i v as R eu ni es ge r ai s U BS E duc a o co nt in ua da e qui pe N AS F

Mdico Ginecologis ta

Mdico Pediatra

Mdico Psiquiat ra

Mdico Homeopa ta

Mdico Acupunturis ta

15-25%

15-25%

15-25%

15-25%

15-25%

10-25% 5-15%

10-25% 5-15%

10-25% 5-15%

5-15% 5-15%

0-10% 5-15%

AES COMPARTILHADAS

5-15%

5-15%

5-15%

5-20%

5-20%

ATENDIMENTO ESPECIFICO

10-20%

5-20%

5-20%

10-30%

10-30%

5-15%

5-15%

5-1015%

10-20%

15-25%

OUTRAS AES ATIVIDADES INTERSETORIAIS

5%

5%

5%

5%

5%

10%

10%

10%

10%

10%

TOTAL

60135%

60135%

60135%

65140%

65140%

Obs: Consulta Mdica e Consulta/Atendimento - profissionais de nvel superior ser apontada mesmo quando for realizada no domicilio. O percentual mnimo das atividades ser utilizado quando houver necessidade de utilizar o percentual mximo de outra, de forma a completar 100% da carga horria do profissional.

12

QUADRO Ib - QUADRO DE METAS DAS AES EM REAS

ESTRATGICAS NASF
Farmacutico

CATEGORIAS PROFISSIONAIS
AES PROPOSTAS PARA O NASF Reunies com equipe sade da famlia Reunies tcnicas Consulta / atendimento domiciliar compartilhada Consulta / atendimento prof. nvel superior compartilhada Visita domiciliar compartilhada Atividade educativa / orientao compartilhada Prtica corporal / atividade fsica compartilhada Prtica corporal em medicina trad. Chinesa compartilhada Grupo com objetivo teraputico compartilhado Oficinas com diferentes linguagens compartilhadas Consulta / atendimento profissional nvel superior Atividade educativa / orientao Prtica corporal / atividade fsica Prtica corporal em medicina trad. Chinesa Grupo com objetivo teraputico Oficinas com diferentes linguagens Reunies com recursos da comunidade Reunies com conselho gestor Visita institucional Reunies com equipe NASF Atividades administrativas Reunies gerais UBS Educao continuada equipe NASF
10% 10% 10% 10% 20-30% 10-25% 20-30% 10-25% PROPORO MENSAL DE HORAS POR PROCEDIMENTO Assistente Social 15-25% Prof. Ed. Fsica 15-25% Nutricionista

15-25%

15-25%

AES COMPARTILHADAS

10% 5-15%

5-20% 5-15%

10% 5%

5-15% 5-15%

15-30%

10-20%

15-30%

10-20%

AES INTERSETORIAIS

ATENDIMENTO ESPECIFICO

10%

5-5%

5%

5-15%

5%

5-15%

5%

5%

OUTRAS ATIVIDADES

TOTAL

70130%

60140%

70130%

65130%

Obs: Consulta Mdica e Consulta/Atendimento - profissionais de nvel superior ser apontada mesmo quando for realizada no domicilio. O percentual mnimo das atividades ser utilizado quando houver necessidade de utilizar o percentual mximo de outra, de forma a completar 100% da carga horria do profissional.

13

QUADRO Ic - QUADRO DE METAS DAS AES EM REAS

ESTRATGICAS NASF
CATEGORIAS PROFISSIONAIS
AES PROPOSTAS PARA O NASF Reunies com equipe sade da famlia Reunies tcnicas Consulta / atendimento domiciliar compartilhada Consulta / atendimento prof. nvel superior compartilhada Visita domiciliar compartilhada Atividade educativa / orientao compartilhada Prtica corporal / atividade fsica compartilhada Prtica corporal em medicina trad. Chinesa compartilhada Grupo com objetivo teraputico compartilhado Oficinas com diferentes linguagens compartilhadas Consulta / atendimento profissional nvel superior Atividade educativa / orientao Prtica corporal / atividade fsica Prtica corporal em medicina trad. Chinesa Grupo com objetivo teraputico Oficinas com diferentes linguagens Reunies com recursos da comunidade Reunies com conselho gestor Visita institucional Reunies com equipe NASF Atividades administrativas Reunies gerais UBS Educao continuada equipe NASF
PROPORO MENSAL DE HORAS POR PROCEDIMENTO Psiclogo Terapeuta Fisioterapeuta Fonoaudilogo Ocupacional 15-25% 15-25% 15-25% 15-25%

AES COMPARTILHADAS

5-15% 5-15%

5-15% 5-15%

5-15% 5-15%

5-15% 5-15%

10-20%

10-20%

10-20%

10-20%

5-15%

5-15%

5-15%

5-15%

ATENDIMENTO ESPECIFICO

10-25%

10-25%

10-25%

10-25%

OUTRAS AES INTERATIVIDADES SETORIAIS

5%

5%

5%

5%

10%

10%

10%

10%

TOTAL

65130%

65130%

65130%

65130%

Obs: Consulta Mdica e Consulta/Atendimento profissionais de nvel superior ser apontada mesmo quando for realizada no domicilio. O percentual mnimo das atividades ser utilizado quando houver necessidade de utilizar o percentual mximo de outra, de forma a completar 100% da carga horria do profissional.

APONTAMENTO DA PRODUO DOS PROFISSIONAIS APONTAMENTO DA PRODUO DOS PROFISSIONAIS

14

APONTAMENTO DA PRODUO DO NASF: APONTAMENTO DA PRODUO DO NASF:


A produo da ENASF digitada na Unidade Base, ou seja, onde os profissionais so cadastrados no SCNES. O apontamento realizado no Sistema de Informao Ambulatorial (SIA). Por se tratar de um novo modelo de gesto em sade muitos procedimentos no podem ser apontados no SIA, pois no esto contemplados, como por exemplo, o atendimento compartilhado. Para a coleta mais exata da produo das equipes foi criado um aplicativo em Excel (Microsoft Office), denominado SIGMA (Fig 2), onde sero digitadas todas as atividades desenvolvidas, inclusive com a emisso de relatrios. O prximo passo a construo de indicadores para acompanhamento das aes, que devero ser consensuados no Grupo de Trabalho, ressaltando-se porm a importncia da avaliao qualitativa. Para o apontamento dirio de cada profissional foi criada semelhana da ESF, uma ficha D individual que deve ser digitada no aplicativo SIGMA. O modelo destas fichas pode ser encontrado das pginas 18 a 30. FIGURA II: Planilha resumo do SIGMA NASF 1.9

SIGMA NASF 1.9


UBS SEDE PARCEIRO MS/ANO PERODO DIAS TEIS

SUPERVISO TCNICA DE SADE:

STS ZZZZZZZZZZZZZ COORDENADOR DA EQUIPE

UBS XXXXX YYYYY nov/09 21/10 a 20/11 20

N CNES

XXXXXXX NR EQUIPES (TOTAL):

0 UNIDADES / EQUIPES VINCULADAS UBS "3" UBS "4"

Maria UBS "5"

UBSs

UBS XXXXX

UBS "2"

DIAS NO PERODO (EXCETO SB E DOM) 21 qua 22 qui 23 sex 26 seg 27 ter 28 qua 29 qui 30 sex 2 seg Feriado 3 ter 4 qua 5 qui 6 sex 9 seg 10 ter 11 qua 12 qui 13 sex 16 seg 17 ter 18 qua 19 qui 20 sex

Nr da equipe

FISIOTERAPEUTA Nome C Hor


1 2 1

PSICLOGO Nome C Hor


1

MED ACUPUNTURISTA Nome C Hor

TER OCUPACIONAL Nome C Hor


1 2 1

AS SOCIAL Nome C Hor


1

MED HOMEOPATA Nome C Hor

FONOAUDILOGO Nome C Hor


1 1

MED PSIQUIATRA Nome C Hor


1

NUTRICIONISTA Nome C Hor

MED PEDIATRA Nome C Hor


1 1

MED GINECOLOGISTA Nome C Hor


1

AVALIADOR FSICO Nome C Hor

FARMACUTICO Nome C Hor


1

RELATRIOS
GERAL BPA RH

Fonte: Coordenao Ateno Bsica - SMS

15

QUADRO II: FICHA MENSAL PARA PROCEDIMENTOS COM QUADRO II: FICHA MENSAL PARA PROCEDIMENTOS COM REGISTRO BPA INDIVIDUALIZADO REGISTRO BPA INDIVIDUALIZADO

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

16

QUADRO III: FICHA PARA REGISTRO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS QUADRO III: FICHA PARA REGISTRO DE ATIVIDADES EDUCATIVAS / PRTICAS CORPORAIS / OFICINAS / GRUPOS TERAPUTICOS / PRTICAS CORPORAIS / OFICINAS / GRUPOS TERAPUTICOS

Prefeitura do Municpio de So Paulo SMS - Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica Estabelecimento de sade ____________________________________

R E G IS T R O D E A T IV ID A D E S E M G R UP O

Data____/____/____

Ficha para registro de Atividades educativas / Prticas corporais/ Oficinas / Grupos teraputicos
PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS
CATEG 1. 2. 3. 4. NOME / ASSINATURA

TIPO DE ATIVIDADE

Atividade educativa / Orientao Grupo teraputico / Atendimento em psicoterapia de grupo Prtica corporal / Ativ fsica Prticas corporais em MTC Oficina teraputica - Sade mental

Tem a do Grupo: Durao: Local: NOME DO USURIO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 TOTAL DE USURIOS

Nr Equipe

Nr Fam

Idade

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

17

QUADRO IV: FICHAS DE REGISTRO DIRIO DE QUADRO IV: FICHAS DE REGISTRO DIRIO DE A T I V I D A D E S E P R O C E D I M E N T O S ,, F I C H A S D ,, D E C A D A ATIVIDADES E PROCEDIMENTOS FICHAS D DE CADA CATEGORIA PROFISSIONAL CATEGORIA PROFISSIONAL
Prefeitura do Municpio de So Paulo SMS - Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

F ic ha D - D i ria

Gineco/Obstetra Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do M DICO GINECO/OBSTETRA


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas 1

Tipo de procedimento 2
Visita Consulta / Atendimento
Visita dom iciliar

Consulta mdica Consulta dom iciliar Consulta pr-natal Consulta puerperal Consulta p/ indicao e fornecim ento diafragm a uterino Consulta indicao, fornecimento e insero DIU (dispositivo intra-uterino)

Tipo de Atendimento
Outros proced

Criocauterizao / eletrocoagulao de colo de tero Coleta de material para exame citopatolgico de colo uterino Extrao de corpo estranho na vagina

GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo

5
2

Tipo de procedimento

Tem a do grupo

N de participantes N de faltoso(s)

1. 2. 3. 4. 5. Quant Hs 4 Obs

Grupos

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA


1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

18

Prefeitura do Municpio de So Paulo Secretaria Municipal da Sade Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D Diria Med Pediatra Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do MDICO PEDIATRA


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas 1

Tipo de procedimento 2
Visita Cons / Atend
Visita dom iciliar

Consulta mdica Consulta dom iciliar

Tipo de Atendimento3
GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo 1 2 3 4 5
2

Tipo de procedimento

Tem a do grupo

N de participantes N de faltoso(s)

1. 2. 3. 4. 5. Quant Hs 4 Obs

Grupos

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA


1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

19

Prefeitura do Municpio de So Paulo Secretaria Municipal da Sade Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D Diria Mdico Psiquiatra Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do MDICO PSIQUIATRA


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas 1

Tipo de procedimento 2
Visita Cons / Atend /
Visita dom iciliar

Consulta mdica Consulta dom iciliar

Tipo de Atendimento3
GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo Atendimento em psicoterapia de grupo N de participantes N de faltoso(s) 1 2 3 4 5

Tipo de procedimento 2

Tem a do grupo

1. 2. 3. 4. 5. Quant Hs 4 Obs

Grupos

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA


1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

20

Prefeitura do Municpio de So Paulo Secretaria Municipal da Sade Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D Diria Med Hom eopata Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do MDICO HOMEOPATA


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas

Tipo de procedimento 2

Visita Cons / Atend

Visita dom iciliar

Consulta mdica Consulta dom iciliar

Tipo de Atendimento3
GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo 1 2 3 4 5

Tipo de procedimento 2

Tem a do grupo

Grupos

Prtica corporal / atividade fsica em grupo Prticas corporais em m edicina tradicional chinesa N de participantes N de faltoso(s) DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

1. 2. 3. 4. 5.

Quant
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Hs 4

Obs

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

21

Prefeitura do Municpio de So Paulo Secretaria Municipal da Sade Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D Diria Med Acupunturista Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do MDICO ACUPUNTURISTA


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas 1

Tipo de procedimento

Visita Cons / Atend

Visita dom iciliar

Consulta mdica Consulta dom iciliar

Tipo de Atendimento

Outros Procedi

Sesso de acupuntura aplicao de ventosas / moxa sesso de acupuntura com insero de agulhas 1 2 3 4 5
2

GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo

Tipo de procedimento

Tem a do grupo

Grupos

Prtica corporal / atividade fsica em grupo Prticas corporais em m edicina tradicional chinesa N de participantes N de faltoso(s)

1. 2. 3. 4. 5.

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

Quant
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Hs 4

Obs

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

22

Prefeitura do Municpio de So Paulo Secretaria Municipal da Sade Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D Diria Psiclogo Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do PSICLOGO


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas

Tipo de procedimento

Visitas Cons / Atend /

Visita domiciliar Visita domiciliar/institucional - avaliao (in locu) das condies disponveis ao processo de reabilitao Consulta de profissionais de nvel superior (exceto mdico) Consulta dom iciliar

Tipo de Atendimento3
GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo Atendimento em psicoterapia de grupo 1 2 3 4 5
2

Tipo de procedimento

Tem a do grupo

Grupos

Prtica corporal / atividade fsica em grupo Prticas corporais em m edicina tradicional chinesa Oficina Teraputica II - Sade Mental N de participantes N de faltoso(s)

1. 2. 3. 4. 5.

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

Quant
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Hs 4

Obs

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

23

Prefeitura do Municpio de So Paulo SMS - Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D - Diria Ter Ocupacional Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do TERAPEUTA OCUPACIONAL


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas 1

Tipo de procedimento 2

Visitas Cons / Atend

Visita domiciliar Visita domiciliar/institucional - avaliao (in locu) das condies disponveis ao processo de reabilitao Consulta de profissionais de nvel superior (exceto mdico) Consulta dom iciliar Tipo de Atendim ento 3 GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo Prtica corporal / atividade fsica em grupo Prticas corporais em m edicina tradicional chinesa Terapia de grupo Oficina Teraputica - Sade Mental (II) N de participantes N de faltoso(s) 1 2 3 4 5
2

Tipo de procedimento

Tem a do grupo

Grupos

1. 2. 3. 4. 5.

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

Quant
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Hs 4

Obs

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

24

Prefeitura do Municpio de So Paulo SMS - Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

F ic ha D - D i ria

Fisioterapeuta Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do FISIOTERAPEUTA


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas 1

Tipo de procedimento 2

Visitas Cons / Atend

Visita domiciliar Visita domiciliar/institucional - avaliao (in locu) das condies disponveis ao processo de reabilitao Consulta de profissionais de nvel superior (exceto mdico) Consulta dom iciliar

Tipo de Atendimento3

Outros Procedimentos

Avaliao de funo mecnica respiratria Avaliao funcional muscular Atendimento fisioteraputico nas alteraes motoras Atendimento fisioteraputico em paciente c/ distrbio neurocintico-funcionais sem complicaes sistmicas Atend fisioteraputico nas desordens do desenv neuro motor Atend fisioteraputico paciente c/ comprometimento cognitivo GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo

0211030040 0211030074 0302050027 0302060014 0302060030 0302060049


1 2 3 4 5

BPA Individualizado

Tipo de procedimento 2

Tem a do grupo

Grupos

Prtica corporal / atividade fsica em grupo Prticas corporais em m edicina tradicional chinesa N de participantes N de faltoso(s)

1. 2. 3. 4. 5.

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

Quant
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Hs 4

Obs

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

25

Prefeitura do Municpio de So Paulo Secretaria Municipal da Sade Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D Diria Fonoaudilogo Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do FONOAUDILOGO


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas

Tipo de procedimento

Visitas Cons / Atend /

Visita domiciliar Visita domiciliar/institucional - avaliao (in locu) das condies disponveis ao processo de reabilitao Consulta de profissionais de nvel superior (exceto mdico) Consulta dom iciliar Tipo de Atendim ento 3 Avaliao de linguagem escrita / leitura Avaliao de linguagem oral Avaliao miofuncional de sistema estomatogntico Avaliao vocal Exame de organizao perceptiva Avaliao do comportamento auditivo 1 2 3 4 5

Outros Proced

GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo

Tipo de procedimento 2

Tem a do grupo

Grupos

Prtica corporal / atividade fsica em grupo Terapia de grupo N de participantes N de faltoso(s) DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

1. 2. 3. 4. 5.

Quant
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Hs 4

Obs

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs) Total

( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

26

Prefeitura do Municpio de So Paulo SMS - Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

F ic ha D - D i ria

Farm aceutico Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do FARMACEUTICO


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas

Tipo de procedimento
Visita
Visita dom iciliar

Cons / Atend

Consulta de profissionais de nvel superior (exceto mdico) Consulta dom iciliar Tipo de Atendim ento 3 GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo 1 2 3 4 5 Tem a do grupo

Tipo de procedimento 2

N de participantes N de faltoso(s)

1. 2. 3. 4. 5. Quant Hs 4 Obs

Grupos

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA


1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

27

Prefeitura do Municpio de So Paulo Secretaria Municipal da Sade Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D Diria Assistente social Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos de ASSISTENTE SOCIAL


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas 1

Tipo de procedimento 2

Visitas Cons / Atend

Visita domiciliar Visita domiciliar/institucional - avaliao (in locu) das condies disponveis ao processo de reabilitao Consulta de profissionais de nvel superior (exceto mdico) Consulta dom iciliar Tipo de Atendim ento 3 GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo Prtica corporal / atividade fsica em grupo 1 2 3 4 5
2

Tipo de procedimento

Tem a do grupo

Prticas corporais em m edicina tradicional chinesa

1. 2. 3. 4. 5.

Grupos

N de participantes N de faltoso(s) DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

Quant
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Hs 4

Obs

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

28

Prefeitura do Municpio de So Paulo SMS - Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

F ic ha D - D i ria

Ed. Fisico Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos do ED. FISICO


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas

Tipo de procedimento 2
Visita Cons / Atend
Visita dom iciliar

Consulta de profissionais de nvel superior (exceto mdico) Consulta dom iciliar

Tipo de Atendimento
GRUPOS

5
2

Tipo de procedimento

Tem a do grupo

Atividade educativa/orientao em grupo

Grupos

Prtica corporal / atividade fsica em grupo Prticas corporais em m edicina tradicional chinesa N de participantes N de faltoso(s)

1. 2. 3. 4. 5.

DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

Quant
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina 6. Reunio com ESF

Hs 4

Obs

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

29

Prefeitura do Municpio de So Paulo Secretaria Municipal da Sade Coordenao da Ateno Bsica Sistem a de Inform ao da Ateno Bsica

Ficha D Diria Nutricionista Data____/____/____

Estabelecimento de sade ____________________________________ Profissional __________________________________

Ficha para registro dirio de atividades, procedimentos de NUTRICIONISTA


1 Nr equipe Nr Micro rea Nr fam lia Idade do usurio 2 3 4 5 6 7 8

Faltas

Tipo de procedimento 2

Visita Cons / Atend

Visita dom iciliar

Consulta de profissionais de nvel superior (exceto mdico) Consulta dom iciliar Tipo de Atendim ento 3 GRUPOS Atividade educativa/orientao em grupo 1 2 3 4 5
2

Tipo de procedimento

Tem a do grupo

N de participantes N de faltoso(s) DISTRIBUIO CARGA HORRIA DIRIA

1. 2. 3. 4. 5. Quant Hs 4 Obs

Grupos
1. Consulta 2. Visita domiciliar 3. Visita institucional 4. Procedimentos 6. Reunio com ESF

5. Grupo teraputico/ Atividade educativa/ Oficina

Outras Atividades

7. Reunio com a comunidade 8. Reunio tcnica / geral 9. Reunio NASF 10. Capacitao em servio para ESF 11. Trabalho administrativo/ Planejamento 12. Capacitao/ Curso/ Atualizao/ Congresso 13. Outro (descrever na Obs)

Total
( 1 ) A po nt a r us u rio s que f a lt a ra m c o ns ult a a ge nda da o u V D n o re a liza da e m v irt ude da a us nc ia do us u rio na re s id nc ia , o u re c us a no a t e ndim e nt o do m ic ilia r ( a s s ina la ndo c o m "X " na linha re f e re nt e a o pro c e dim e nt o ) ( 2 ) Q ua ndo f o r re gis t ra r o pro c e dim e nt o re a liza do , ut iliza r a c o dif ic a o a ba ixo : - "F " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe S F - "N " s e o pro c e dim e nt o f o r c o m pa rt ilha do c o m o ut ro pro f is s io na l da e quipe N A S F - "P " pa ra pro c e dim e nt o n o c o m pa rt ilha do ( 3 ) T ipo de a t e ndim e nt o : a po nt a r a s igla re f e re nt e a o a t e ndim e nt o do us u rio : - t a ba gis m o ( T G ) , - a lc o o lis m o ( A LC ) , - dia be t e s ( D IA ) , - ha ns e n a s e ( H A N ) , - hipe rt e ns o a rt e ria l ( H A S ) , - t ube rc ulo s e ( T B ) , - ge s t a o ( G E S ) , - de f ic i nc ia ( D E F ) , - o ut ro s ( O ) A s de f ic i nc ia s inc lue m a s lim it a e s ne uro l gic a s , m o t o ra s , s ndro m e s e de f ic i nc ia m e nt a l. ( 4 ) O t o t a l de ho ra s de v e c o rre s po nde r c a rga ho r ria di ria ( 8 hs pa ra pro f is s io na is 4 0 hs / s e m o u 4 hs p/ 2 0 hs / s e m )

___________________________
Assinatura do profissional

FO N T E: Co o r de na o At e n o B si ca - SM S

30

BIBLIOGRAFIA: BIBLIOGRAFIA:
BARRALES, Lorena Martinez. PROJETO PARA IMPLANTAO Do NASF, SP TCC - Centro Universitrio SENAC Curso da ps-graduao em Sade, 2009. Prelo. CAMPOS, Gasto Wagner de Souza; DOMITTI, Ana Carla. APOIO MATRICIAL E EQUIPE DE REFERNCIA: uma metodologia para gesto do trabalho interdisciplinar em sade Caderno de Sade Pblica. RJ, Fevereiro, 2007. CAMPOS, Gasto Wagner de Souza. EQUIPES DE REFERNCIA E APOIO ESPECIALIZADO MATRICIAL: um ensaio sobre a reorganizao do trabalho em sade. Rev. Cincia e Sade Coletiva, 4 (2):393403,1999. (Disponvel em: http://www.sms.fortaleza.ce.gov.br/sms_v2/Downloads/05062008_Gastao_Equipe_matriciais_apoio.p

df)

CUNHA, Gustavo Tenrio. A construo da clinica ampliada na ateno bsica. 2 ed. So Paulo: Hucitec, 2005. GOMES, Vanessa Gimenes. APOIO MATRICIAL: estratgia de interlocuo na rede de sade de Campinas. Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Cincias Mdicas - Departamento de Medicina Preventiva e Social So Paulo. Campinas, 2006. (Disponvel em:

http://www.fcm.unicamp.br/grupos/saude_mental/artigos/tcc/apoio.pdf)

FURTADO, J. P. Equipes de referncia: arranjo institucional para potencializar a colaborao entre disciplinas e profisses. Interface (Botucatu), maio/ago. 2007, vol.11, no.22, p.239-255. ISSN 14143283. (Disponvel em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-

32832007000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt)

Brasil, Ministrio da Sade - PORTARIA 154 de 18 de maro de 2008. Brasil, Ministrio da Sade - PORTARIA N 154 de 24 de janeiro de 2008. Brasil, Ministrio da Sade - PORTARIA N 409, de 23 de julho de 2008. Brasil, Ministrio da Sade Secretaria de Ateno Sade Ncleo Tcnico da Poltica Nacional de Humanizao. CLINICA AMPLIADA, EQUIPE DE REFERENCIA E PROJETO TERAPEUTICO SINGULAR CARTILHA DA POLITICA NACIONAL DE HUMANIZAO, 2 Ed. Serie B textos Bsicos de Sade. Braslia, 2007. OCDE, Workshop; A interdisciplinaridade problemas do ensino e da investigao nas Universidades, Nice, France, 7-12/Set/1970.

31

GRUPO DE TRABALHO GRUPO DE TRABALHO


ANA PAULA MOREIRA SPDM NORTE ANDREA TENORIO FFM BRANCA VAIDERGORN CRS/SF CENTRO OESTE CACILDA A. P. TOMIMATSU OS SECONCI CESAR AUGUSTO INOUE SANTA CASA CINTIA CRISTINA CASTELLANI EINSTEIN CLEONI S DE OLIVEIRA SPDM CRISTINA SAYURI UENO SECONCI DEBORA DUPAS G. NASCIMENTO OS SANTA MARCELINA DEBORA GASPAROTO ASF SUL ELAINE F. TAMBELLINI SANTA CASA ELAINE REGINA V. DO NASCIMENTO OS CEJAM EUNICE E. KISHINAMI - CAB/SF SMS-G FERNANDA ROCCO OLIVEIRA APS SANTA MARCELINA HIROMI KANO UCHIDA STS LAPA/PINHEIROS IVONETE BARBOSA ASF SUL JOS OCTAVIO SIQUEIRA CUNHA CRS/SF CENTRO OESTE KAREN GONZAGA WALTER RODRIGUES SPDM LENI APARECIDA GOMES UCHOA CRS/SF LESTE LEON GARCIA ASF LIA LORDELO SANTA CASA LIANDRA MIDORI KUBAGAWA SPDM LORENA MARTINEZ BARRALES OS SPDM LUCIA HELENA DA SILVA AB/SF SMS-G MARCIA ERNANI DE AGUIAR FFM MARIA HISSAKO SHIKIDA CRS/SF SUDESTE MARIA LUCIA DO AMARAL DUARTE AB/SF SMS-G MARIA TEREZA SOUZA STS VILA PRUDENTE/SAPOPEMBA MAURICIO ROGRIO TELES CARVALHO APS SANTA MARCELINA/ SO MIGUEL ODONEL FERRARI SERRANO FFM / CENTRO OESTE PATRICIA RAMOS BRANCO UNASP PATRICIA S. CHUEIRI OS ACSC PRISCILLA NOGUEIRA CAVINI OS ACSC REGINA TEREZA CAPELARI OS SPDM VM/VG RENATA DOS HUMILDES OLIVEIRA OS SANTA MARCELINA RODRIGO F. M. LEITE OS ACSC SILVANA KAMEHAMA AB/SF SMS-G SILVIA NPOLE FICHINO - APS SANTA MARCELINA SUZY M. K. OSANAI CRS SUL TANIA GONALVES VIEIRA CAADOR AC MONTE AZUL TATIANA OLIVEIRA MENDES OS CEJAM TERESA CRISTINA F. MORAES CRS/SF NORTE TEREZINHA DE JESUS DUARTE GOMES AB/SF SMS-G VANIA CARDOSO SANTOS CRS/SF SUDESTE VASTI PORTELA OS ACSC VERA LUCIA MARTINEZ MANCHINI AB/SF SMS-G COORDENAO TCNICA DO GRUPO DE TRABALHO EDJANE MARIA TORREO BRITO COORDENADORA ATENO BSICA SMS MARIA CRISTINA HONRIO SILVA- ASSESSORA TCNICA COORDENAO ATENO BSICA SILVIA APARECIDA CISI TANNUS COORDENADORA DA SADE DA FAMILIA CAB SMS-G CECILIA SEIKO TAKANO KUMITAKE - ASSESSORIA TECNICA AB/SF SMS-G MARIA TERESA CARMELIA PRETO LEMOS FIGUEIREDO ASSESSORIA TECNICA AB/SF SMS-G

32

Secretaria Municipal da Sade Rua General Jardim n 36 Vila Buarque CEP 01223-906 PABX 3397.2000 So Paulo SP e-mail: atencaobasica@prefeitura.sp.gov.br

33

Potrebbero piacerti anche