Sei sulla pagina 1di 5

37

Conflitos sociais na Primeira Repblica

Os conflitos sociais na Primeira Repblica


Da passagem do sculo XIX para o XX, at a dcada de 1930, a sociedade brasileira passou por vrias adaptaes, a comear pela mudana do regime poltico, de Monarquia para Repblica. Vrios movimentos sociais e polticos ocorreram nesse perodo, tanto no campo como nas cidades. O primeiro presidente civil da Repblica foi Prudente de Morais, que governou o pas de 1894 a 1898. Cafeicultor paulista, seu principal objetivo na presidncia foi consolidar o poder da oligarquia cafeeira. Ao assumir, Prudente de Morais j teve de enfrentar uma revolta em andamento no Rio Grande do Sul, iniciada por ocasio das eleies estaduais e envolvendo dois grupos polticos distintos. A chamada Revoluo Federalista (1893-1895) opunha, de um lado, os federalistas, que defendiam a separao do Rio Grande do Sul do restante do Brasil, e de outro os legalistas, apoiados pelo Exrcito paulista e pelas foras do governo federal. Os legalistas saram vitoriosos.

Conflitos no campo
Na mesma poca da Revoluo Federalista, entre os anos de 1893 e 1897, aconteceu no serto da Bahia um dos mais importantes movimentos populares do perodo, a Guerra de Canudos. O palco do conflito foi o vilarejo Belo Monte, ou Arraial de Canudos, uma rea pertencente a uma fazenda abandonada onde viviam os seguidores do beato Antnio Conselheiro. As origens do conflito esto na pobreza, na injusta distribuio de terras e na ausncia completa do Estado na regio. Nessas terras, Conselheiro e os seguidores ergueram a Igreja de Bom Jesus, construram casebres de taipa e exploravam coletivamente a terra. Em seu auge, Canudos reuniu uma populao de cerca de 20 mil pessoas e sua fama se espalhou pelo serto. Incomodados, fazendeiros, polticos locais e representantes da Igreja Catlica comearam a exigir providncias do governo federal para inibir a influncia de Conselheiro e desarticular Canudos. As primeiras investidas das tropas federais foram modestas, mas aumentavam gradativamente diante da resistncia dos sertanejos. Somente na quarta expedio, aps um ano de guerra, em 1897, Belo Monte foi completamente destrudo pelas foras governamentais.

ficha

Litogravura do arraial de Canudos, no serto do atual Estado da Bahia, 1897. Museu Histrico Nacional, Rio de Janeiro, RJ.

Na fronteira entre o Paran e Santa Catarina, em uma regio conhecida como Contestado e que recebeu esse nome por ser alvo da disputa entre os dois estados, ocorreu um conflito, a Guerra do Contestado, entre os anos de 1912 e 1916. Os descontentamentos se iniciaram quando o governo federal desapropriou parte das terras do Contestado para a construo de um trecho da ferrovia que seria construda pela empresa norte-americana Brazil Railway, ligando So Paulo ao Rio Grande do Sul. Cerca de 30 quilmetros de largura ao longo da ferrovia foram cedidos empresa norte-americana em 1908. Os antigos colonos foram expulsos do local. Quando o trecho que passava pelo Contestado ficou pronto, a Brazil Railway loteou as terras s margens da ferrovia para imigrantes alemes, italianos e poloneses. Os oito mil trabalhadores, contratados em vrias regies do pas para a construo da ferrovia, ficaram desempregados e sem ter para onde ir. A situao piorou quando uma madeireira, do mesmo grupo da Brasil Railway, comprou terras na regio para a explorao de madeiras e tentou expulsar a populao local. Desempregadas e desesperadas, as pessoas passaram a seguir o lder messinico Jos Maria, que afirmava operar milagres e curar doenas com plantas e chs medicinais. Assim como em Canudos, Jos Maria formou uma comunidade religiosa igualitria, chamada Monarquia Celeste, regida pelos cdigos dos cavaleiros medievais, que ele aprendera em leituras de romances de cavalaria. Centenas de desempregados e miserveis liderados por Jos Maria combateram as tropas do governo. Mesmo depois da morte de Jos Maria, ocorrida durante uma das batalhas, os revoltosos no cederam, e as ocupaes na regio do Contestado comearam a aumentar. O governo brasileiro mobilizou oito mil soldados e, pela primeira vez, usou avies para combater os rebeldes. A luta terminou em 1916 com o saldo de 20 mil mortos.
O cangaO

ficha 37

glOssriO: Jaguno: bandido, pessoa contratada para roubar, matar ou cometer outros crimes por encomenda; foragido da justia.

O cangao foi um fenmeno que surgiu no serto do atual Nordeste brasileiro na virada do sculo XIX para o XX. Sua origem est na formao de milcias armadas pelos fazendeiros, os coronis, que sustentavam jagunos para proteg-los ou para praticar atos criminosos em benefcio de seus interesses. Alguns desses jagunos partiram para a formao do prprio bando, independentemente das ordens de um coronel. Armados, estabeleciam suas regras e eram chefiados por um lder a quem obedeciam e respeitavam. O cangao atingiu seu apogeu na dcada de 1920, com o bando chefiado por Virgulino Ferreira da Silva, o Lampio. Outros lderes importantes foram Antnio Silvino e Corisco, cuja morte, em 1940, marcou o fim do cangao. Os cangaceiros esto envoltos em lendas de herosmos romnticos. Na verdade, eram indivduos marginalizados socialmente, que tentavam sobreviver em meio ao poder de grandes proprietrios de terras, que dominavam as leis, a polcia, a Igreja e a populao em geral. A opo pelo banditismo, desse modo, era uma alternativa s regras estabelecidas pelos coronis e Lampio e Maria Bonita (ao centro), com seu bando de cangaceiros. Fotografia de Benjamim Abraho, 1936. opresso representada pelo latifndio.

A exemplo do que ocorrera no campo, os conflitos sociais tambm atingiram as cidades. No ano de 1904, houve um surto de varola na cidade do Rio de Janeiro e o ento presidente Rodrigues Alves determinou que se fizesse uma vacinao obrigatria. Como no houve maiores esclarecimentos sobre a gravidade da situao, a populao recebeu mal a determinao do Governo Federal. Em 11 de novembro foi criada Os marinheiros da Revolta da Chibata; destacado, ao centro, o lder do movimento, Joo Cndido, Rio de Janeiro, 1910. a Liga Contra a Vacina Obrigatria, que reunia diferentes setores da sociedade. Entre os dias 10 e 16 de novembro, a cidade se tornou palco de manifestaes violentas que opunham populares e autoridades policiais. Aps ter sido sufocado o conflito, alguns dos envolvidos foram deportados para o Acre e a obrigatoriedade da vacina foi revogada. A Revolta da Vacina foi o mais rpido e tenso levante popular da Primeira Repblica. Em 1910, eclodiu no Rio de Janeiro a Revolta da Chibata. O movimento se iniciou por causa da antiga prtica da Marinha brasileira de lanar mo de castigos fsicos para punir os marinheiros, em sua maioria negros e mulatos. Os castigos mais comuns eram as chibatadas e o isolamento em prises. Poucos dias aps a posse do presidente Hermes da Fonseca, um grupo de marinheiros iniciou uma rebelio sob o pretexto de que um de seus colegas teria sido severamente castigado. No conflito, um comandante foi morto e os revoltosos foram presos. Em 9 de dezembro daquele ano, houve nova revolta. Desta vez, os marinheiros manobraram os dois encouraados mais poderosos da Marinha, o So Paulo e o Minas Gerais, apontando os canhes dos navios para a cidade do Rio de Janeiro. Os rebeldes reivindicavam o fim dos castigos corporais, melhores condies de trabalho e anistia aos presos no conflito anterior. Diante da ameaa, o governo aceitou as reivindicaes, mas no as cumpriu. Quando a revolta foi controlada, os lderes foram presos e vrios deles morreram em situaes suspeitas. Joo Cndido sobreviveu, mas foi preso no Hospital dos Alienados, apesar de no ter problemas mentais, e expulso da Marinha. Julgado em 1912 e absolvido, foi trabalhar como carregador de peixes no porto do Rio de Janeiro.

Movimentos militares na dcada de 1920


Em 5 de julho de 1922, um grupo de tenentes se rebelou no Forte de Copacabana, contra o Governo Federal, depois que o presidente Epitcio Pessoa ordenou o fechamento do Clube Militar e a priso do marechal Hermes da Fonseca por causa das duras crticas que fez ao governo. A inteno era marchar at o palcio do Catete, mas a maior parte dos rebelados desistiu. Somente 17 tenentes e um civil seguiram pela praia de Copacabana em direo ao Catete. No caminho enfrentaram as tropas do governo e somente dois deles sobreviveram. O movimento ficou conhecido como a Revolta dos Dezoito do Forte.

ficha 37

Conflitos urbanos

Depois do movimento no Forte de Copacabana, outro conflito oporia os militares e o governo, dois anos mais tarde: a Revoluo de 1924. Os militares tomaram alguns quartis e se estabeleceram em pontos estratgicos de So Paulo para exigir a renncia do presidente. Aps conflitos com as foras legalistas, os tenentes deixaram a cidade de So Paulo e se dirigiram para o interior, onde se juntaram a outros grupos de rebelados. Militares que haviam lutado na revolta tenentista em diversas cidades do interior de So Paulo formaram a Coluna Paulista, que, sob a liderana de Siqueira Campos e Juarez Tvora, pretendia enfrentar as tropas do governo e derrubar o presidente Arthur Bernardes (1922-1926). Outra coluna formada no Rio Grande do Sul e liderada pelo tenente Joo Alberto e pelo capito Lus Carlos Prestes juntou-se aos paulistas em abril de 1925, em Foz do Iguau, no Paran, e decidiu percorrer o pas para divulgar as ideias do Movimento Tenentista e conseguir apoio popular. Surgia assim a Coluna Prestes. Entre os anos de 1925 e 1927, a Coluna percorreu aproximadamente 24 mil quilmetros, passando por 12 estados. O presidente Arthur Bernardes mobilizou tropas para lutar contra a Coluna, que ia perdendo adeptos com o desgaste da marcha pelo interior do pas. O cansao e a pouca adeso popular, alm das perdas nos conflitos, minaram o vigor da Coluna e, em 1927, os que ainda resistiam decidiram pr fim ao movimento e se exilaram em pases vizinhos.

ficha 37

Atividades
1 Leia o texto a seguir, retirado do final da obra intitulada Os sertes, escrita por Euclides da Cunha, e responda s questes. Canudos no se rendeu
Fechemos este livro. Canudos no se rendeu. Exemplo nico em toda a histria, resistiu at o esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na preciso integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caram os seus ltimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criana, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados. [...] Caiu o arraial a 5. No dia 6 acabaram de o destruir desmanchando-lhes as casas, 5.200, cuidadosamente contadas.
Euclides da Cunha. Os sertes. Disponvel em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>. Acesso em: 10 ago. 2009.

a) Por que Euclides da Cunha intitula o seu texto Canudos no se rendeu? b) Por que as Foras do Governo brasileiro fizeram questo de destruir fisicamente o Arraial de Canudos? 2 3 Relacione o surgimento das favelas s reformas urbanas do Rio de Janeiro. No caderno, faa um quadro seguindo o exemplo abaixo e complete-o com o que aprendeu sobre as revoltas militares que ocorreram no Brasil na primeira metade do sculo XX.
revoltas
revolta de 1924 revolta dos Dezoito do Forte coluna Prestes

Pessoas envolvidas
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

O que exigiam
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Respostas
Ficha 37
1

c onflitos sociais na Primeira repblica

a) Segundo Euclides da Cunha, os habitantes de Canudos resistiram at no haver um nico sobrevivente. b) Para que o local no voltasse a ser ocupado e se iniciasse ali um novo arraial. A inteno do Governo era apagar a experincia de Canudos e mostrar populao que aquele era um exemplo que no deveria ser seguido. As favelas surgiram com a remodelao da cidade, ocasio em que os cortios da regio central foram demolidos por ordem das autoridades do Rio de Janeiro. Desalojados e sem ter para onde ir, os moradores comeam a construir barracos nas encostas dos morros cariocas e l se instalaram. Revoluo de 1924: movimento militar que se iniciou em So Paulo e, depois de alguns conflitos com as Foras governamentais, dirigiu-se para o interior, unindo-se a outro grupo militar rebelde. Exigia a renncia imediata do presidente Arthur Bernardes. Revolta dos Dezoito do Forte: ocorreu no Rio de Janeiro em 1922, como reao ao fechamento do Clube Militar e ordem de priso ao marechal Hermes da Fonseca, opositor do presidente Epitcio Pessoa. A revolta terminou com o confronto entre 17 tenentes e um civil com as foras legalistas, quando 16 dos rebelados foram mortos. Coluna Prestes: formada por militares paulistas que haviam lutado na Revoluo de 1924 e por uma coluna formada no Rio Grande do Sul, liderada pelo tenente Joo Alberto e pelo capito Lus Carlos Prestes. Juntas, as duas colunas decidiram percorrer o pas para divulgar as ideias do Movimento Tenentista e conseguir apoio popular. Entre os anos de 1925 e 1927, a Coluna Prestes percorreu, aproximadamente, 24 mil quilmetros, passando por 12 estados. Aps as vrias baixas obtidas em confrontos com as tropas do Governo e a pouca adeso popular, os que ainda resistiram resolveram pr fim ao movimento e se exilaram em pases vizinhos.

Potrebbero piacerti anche