Sei sulla pagina 1di 51

Trixbox Um PABX IP gratuito em apenas 20 minutos

Construa um PABX IP poderoso e com diversos recursos em apenas 20 minutos e configure-o atravs de uma interface Web, de acordo com a sua necessidade, tudo isso sem gastar nada.

O que Trixbox?
Trixbox uma distribuio que facilita a instalao e a configurao do Asterisk. Voc instala este produto em apenas 20 minutos, incluindo o Linux, o Asterisk e todas as bibliotecas necessrias, alm de uma interface Web para configurar, gerenciar e administrar o Servidor Asterisk. O projeto anteriormente era conhecido como Asterisk@Home e aps a aquisio do produto pela Fonality, passou a se chamar Trixbox.
Depois de instalado, voc ter um PABX IP totalmente funcional que pode ser configurado de acordo com as suas necessidades. uma excelente opo para quem deseja implementar uma soluo VoIP de maneira muito simples e com custo baixssimo, mas com grandes funcionalidades.

Componentes necessrios para a utilizao do Trixbox:


    
Um servidor com o Trixbox instalado; Os ramais (softfones ou equipamentos VoIP); Uma conta VoIP para ligar para qualquer telefone fixo ou celular (opcional); Portas FXS, FXO ou E1 para interligar-se com a telefonia fixa/celular ou com um PABX analgico (opcional); Um acesso a Internet de boa qualidade (banda larga ou link dedicado) para as ligaes VoIP.

Requisitos de hardware mnimos e recomendados


Para testes pode at ser um Pentium III 500 MHz com 128Mb de RAM, com um mnimo de 5Gb de HD. Se for utilizar o Trixbox numa empresa pequena, o ideal seria de pelo menos um Pentium IV com 512Mb de RAM, com um mnimo de 40Gb de HD. A velocidade do processador e a quantidade de memria necessria varia muito em funo da quantidade de ligaes simultneas, do tipo de protocolo e codec utilizado, se haver converses entre protocolos e codecs, se existe algum hardware de telefonia instalado, alm da quantidade de servios configurados (gerenciamento de filas, URAs, gravao das ligaes, etc.). Para uso profissional recomenda-se adquirir um hardware com um bom processador e pelo menos 1Gb de RAM e ir monitorando o consumo da CPU e memria. possvel configurar para que 2 ou mais servidores Asterisk trabalhem em paralelo, como se fossem um nico servidor.

Procedimento para a instalao do Trixbox


y Fazer o download da ltima verso do arquivo .ISO do site http://www.trixbox.org/downloads; Gravar um CD a partir do arquivo .ISO baixado (gravar como imagem ISO e no como dados); Configurar a BIOS para dar o boot a partir do CD-ROM; Inserir o CD gravado no CD-ROM e reiniciar o computador.

  

Cuidado: Pressionando ENTER na tela inicial do Trixbox ir apagar toda a informao contida no disco rgido.

Figura 1: Tela inicial da instalao do Trixbox. Depois de alguns minutos aps pressionar o ENTER inicial, voc precisar selecionar o tipo de teclado e o fuso horrio, alm de digitar a senha do root do sistema. Em seguida o seu HD ser formatado e diversos arquivos sero instalados. Ao todo o sistema ir reiniciar 3 vezes, sendo que no primeiro reboot voc deve retirar o CD do Trixbox do CD-ROM. O tempo de instalao varia de acordo com a velocidade do computador. Em mdia demora em torno de 15 a 20 minutos. Aps todo este processo, efetue o login no Trixbox com a conta root e a senha que voc criou durante a instalao.
Foi utilizado para esta demonstrao um Pentium IV com 512Mb de memria e uma placa TDM400P, com 1 porta FXO e 1 porta FXS, alm de um Telefone IP da Grandstream, e um softfone X-Lite. Tambm foi utilizado uma conta VoIP do provedor LigVoIP para realizar ligaes atravs da Internet.

Os seguintes produtos so instalados:


         
CentOS - o Sistema Operacional Linux; Asterisk - o PABX IP de cdigo livre; freePBX - interface Web para configurar o Asterisk; SugarCRM - para gerenciamento de contatos e clientes; A2Billing - sistema de tarifao; Flash Operator Panel (FOP) - painel de gerenciamento das ligaes; Web Meet Me Control - para gerenciar as conferncias; Asterisk-Stat - que gera os relatrios das ligaes efetuadas (CDR); mySQL, Apache, PHP e outras bibliotecas; diversas ferramentas de administrao do servidor.

Configurando o endereo IP do Trixbox


Com um servidor DHCP na rede, o Trixbox ir automaticamente receber um IP e o mesmo ser mostrado assim que logar no sistema.

Entretanto, o ideal sempre utilizar com um endereo IP esttico e de preferncia com um endereo IP pblico (vlido na Internet), principalmente se alguns ramais forem logar no Trixbox atravs da Internet, utilizando o protocolo SIP.

Para mudar o endereo IP, digite o seguinte comando e siga as instrues:

netconfig Reinicie o servidor ou apenas a interface ethernet para assumir os parmetros configurados.

reboot (para reiniciar o servidor) ou /etc/init.d/network restart (para reiniciar a interface Ethernet)

Modificando as senhas padres do Trixbox


Por questes de segurana, o ideal mudar todas as senhas padres do Trixbox, principalmente se o servidor for utilizar um endereo IP vlido na Internet.

Digite help-trixbox no prompt do Linux que ser mostrado todos os comandos necessrios para modificar todas as senhas do Trixbox.

Utilizando o freePBX para configurar o Trixbox


FreePBX uma interface grfica para configurar o Asterisk. Esta interface facilita muito para configurar diversos recursos do PABX IP, evitando que a pessoa conhea os arquivos e os procedimentos de configurao do Asterisk.

Os principais recursos do FreePBX so: Extensions - manuteno dos ramais e correio de voz Trunks - configurao de troncos para conectar-se com outros sistemas Outbound Routes - gerencia quais troncos devem ser utilizados para realizar chamadas Inbound Routes - especifica o destino das chamadas recebidas pelos troncos DID Routes - especifica o destino de chamadas identificadas (DID) Digital Receptionist - definio da URA (Unidade de Resposta Audvel) Queues - gerenciamento de filas para atendimento On Hold Music - configurao da msica de espera System Recordings - para gravao das mensagens do sistema Backup and Restore - para realizar backup e restaurao General Settings - configurao dos parmetros gerais do sistema. Para abrir a interface grfica do Trixbox, digite o endereo IP num navegador Web.

Clique no item [ switch ] no User mode, no canto superior direito para logar no sistema.

Figura 2: para logar no Trixbox A conta padro maint e a senha password.

Figura 3: Tela de administrao do Trixbox

Habilitando os mdulos no freePBX


O freePBX vem apenas com os principais mdulos habilitados. Para obter outros recursos, siga o procedimento abaixo para habilitar alguns mdulos:

y No menu principal do Trixbox, clique no menu Asterisk e selecione o item freePBX; y Na tela de administrao do freePBX, clique no menu Tools e do lado esquerdo selecione o item Module Admin; y Selecione os mdulos e mude a opo para Enable; y Aps todos os mdulos selecionados e habilitados, clique no boto Process; y Clique em Confirm para confirmar o processo.

Aps isso, clique na faixa vermelha Apply Configuration Changes para que o Asterisk carregue as mudanas realizadas no sistema. Isso obrigatrio, seno o sistema pode no apresentar o resultado esperado.

Figura 4: Clique sempre nesta barra vermelha para atualizar o Asterisk


O ideal apenas habilitar os mdulos necessrios para no sobrecarregar o sistema, mas para questo de estudo voc pode habilitar todos eles. No nosso exemplo, foi habilitado apenas o seguinte mdulo: - Voicemail

Configurando um ramal (Extenso)


Para configurar ramais, clique no menu Setup Extensions do freePBX. Iremos criar todos os ramais com o protocolo SIP, que so os mais utilizados.

Selecione Generic SIP Device e clique em Submit. Existem diversos parmetros, mas preencha somente estes: User Extension: 2000 (nmero do ramal) Display Name: Antonio (usurio do ramal) Secret: 12345 (senha do ramal) Em Voicemail, mude o Status para enable, para habilitar o correio de voz Voicemail password: 12345 (senha do correio de voz) Email address: antonio@gmail.com (email para receber a mensagem de voz) Email attachment: yes (para anexar a mensagem de voz no email) Clique em Submit para criar o ramal e ento clique na barra vermelha para atualizar o Asterisk.

No nosso exemplo, foram criados os seguintes ramais: 2000 Antonio Softfone X-Lite 2100 Pedro Telefone IP BudgeTone 101 Grandstream 2200 Mario Porta FXS de uma placa Digium TDM400P 2300 Carlos Sipura 2002
No Trixbox existem muitas faixas reservadas e no devem ser utilizadas para ramais, so elas: 200, 300-399, 666, 70-79, 700-799 e 7777 Obs.: Se o ramal que voc est configurando ir se conectar pela Internet, configure NAT=yes seno o ramal no conseguir registrar-se no Asterisk.

Configurando o Softfone X-Lite


Baixe o X-Lite do site http://www.counterpath.com e instale-o. Acesse o menu de configuraes e preencha os seguintes campos com: Proxy: 192.168.1.66 (endereo IP do Trixbox) Conta: 2000 (o nmero do ramal criado) Senha: 12345 (a senha criada para o ramal)

Faa um teste discando do X-Lite a opo *98, que o cdigo para entrar no correio de voz do Trixbox ou simplesmente disque para um outro ramal configurado.

Configurando troncos para chamadas de sada e entrada


Troncos so necessrios para comunicar-se com outros sistemas, atravs de um Provedor VoIP ou atravs de uma linha telefnica ou de um PABX analgico. No freePBX, clique em Trunks e depois em Add SIP Trunk, para cadastrarmos um Provedor VoIP SIP, para podermos realizar ligaes VoIP Em Outbound Caller ID, digite a identificao da conta Em Outgoing Settings, em Trunk Name digite LigVoIP, para identificar o tronco Preencha em PEER Details

   

type=peer allow=alaw&ulaw&gsm canreinvite=no disallow=all host=sip.ligvoip.com.br insecure=very context=from-trunk username=ligvoip_3351 (conta do Provedor VoIP) secret=sato (senha do Provedor VoIP)

Register String: ligvoip_3351:sato@LigVoIP/3351

Onde: ligvoip_3351 - a conta do Provedor VoIP sato - senha do Provedor VoIP LigVoIP - o nome do tronco criado logo acima 3351 - o nmero onde ser encaminhado uma ligao recebida

O string de registro necessrio para registrar-se ao provedor VoIP para receber ligaes. Clique em Submit Changes e depois na barra vermelha.

Obs.: Os dados da conta VoIP e dos parmetros do servidor VoIP devem ser fornecidos pelo Provedor VoIP contratado.

Configurando Rota de Saida


necessrio criar rotas de sada para que as ligaes telefnicas saiam por algum tronco especfico, criado anteriormente. Quando tiver mais de um tronco, necessrio criar regras para especificar por qual tronco a chamada deve sair.

No freePBX:  Escolha a opo Setup > Outbound Routes  Entre com as seguintes informaes:

Route Name: LigVoIP (nome da rota de sada) Dial Patterns= 7|. Trunk Sequence - Selecione SIP/LigVoIP (a rota que foi criada no passo anterior)

Clique em Submit Changes e depois na barra vermelha.

Neste caso, toda vez que digitar 7 + o nmero desejado, o Trixbox ir utilizar o provedor VoIP LigVoIP como rota de sada, mas somente o nmero desejado ser enviado ao provedor LigVoIP (suprimindo o dgito 7).

Explicao de Dial Pattern: so como filtros para comparar nmeros discados. Para o Asterisk, os seguintes patterns podem ser utilizados: X qualquer dgito entre 0 e 9 Z qualquer dgito entre 1 e 9 N qualquer dgito entre 2 e 9 [diversos] qualquer caracter entre os colchetes, mas apenas 1 caracter . (ponto) significa 1 ou mais caracteres | (pipe) tudo o que estiver a esquerda do | (pipe) no ser enviado ao tronco

Configurando chamadas de entrada


Agora necessrio criar rotas de entrada para que as ligaes recebidas para esta conta do LigVoIP (ligvoip_3351) seja atendida por algum.

No freePBX:  Escolha a opo Setup Inbound Routes Add Incoming Route  Em DID Number digite 3351 (que o nmero colocado no Register String)  Em Set Destination Core: escolha o ramal que deve atender a ligao recebida  Clique em Submit e ento Clique na Linha vermelha para aplicar as alteraes.

Assim, toda ligao recebida da conta ligvoip_3351 ser atendida pelo ramal 2100, do Pedro.

Configurao da placa Digium


No nosso exemplo o servidor est com uma placa da Digium TDM400P com 1 porta FXS e 1 porta FXO. A porta FXS vai ser utilizada para configurar um ramal (2200) e a porta FXO vai ser ligada a um ramal de um PABX Intelbras, para fazer a interligao com a telefonia convencional.

Para configurar esta placa Digium, basta digitar no shell do Linux o seguinte comando: genzaptelconf

Este comando ir parar o Asterisk e configurar todos os arquivos necessrios para a placa Digium (zaptel.conf, zapata.conf e zapata-auto.conf). Ao final, ele pe o Asterisk novamente no ar e mostra o status da placa Digium configurada.

Voc pode digitar o comando ztcfg vv para verificar as portas reconhecidas pelo Asterisk. Lembre-se que a sinalizao mostrada indica sempre o tipo de porta que deve ser conectada e no o tipo de porta, ou seja, a porta 01 desta placa uma porta FSX e deve ser ligada a um telefone e a porta 04 uma porta FXO e deve ser ligada a uma linha telefnica ou a um ramal de uma central PABX analgico.

Foi conectada um telefone na porta 01 e um ramal de uma central Intelbras na porta 04.

Configurao da placa Digium no freePBX


Agora precisamos criar o tronco para podermos utilizar a porta FXO.

No freePBX, clique em Trunks

Add ZAP Trunk e preencha conforme a figura.

Foi utilizado o nome g0 porque este o nome do grupo atribudo a esta porta FXO no arquivo zapata-auto.conf. A grande vantagem de trabalharmos com grupo que quando utilizarmos diversas portas FXO, o Asterisk sempre procura a porta livre para originarmos a ligao.

Configurando Rota de Sada pela placa Digium


No freePBX:  Escolha a opo Setup Outbound Routes e preencha conforme a figura.

Neste caso, toda vez que digitar 0 + o nmero desejado, o Trixbox ir utilizar o ZAP/g0, que a porta FXO da placa Digium e o ramal VoIP ir falar com um ramal da central Intelbras (suprimindo o dgito 0). Por exemplo, se eu digitar 0219, isto significa que o Asterisk vai utilizar a porta FXO da placa Digium e ir discar para o ramal 219 da central Intelbras. dessa forma que se faz a interligao com as centrais telefnicas; o nmero de portas FXO determina o nmero de ligaes simultneas desta interligao. possvel tambm interligar com a central PABX atravs de portas E1, que so 30 canais. Para receber uma ligao de um ramal da Intelbras, basta criar uma rota de entrada (Inbound Routes) para o canal Zaptel g0.

Para a porta FXS, basta criar um ramal em Extensions e selecionar o Device como Generic ZAP Device. Preencha os dados do ramal e na opo channel, digite 1 que a porta FXS da placa Digium TDM400P.

Resumo do plano de discagem (dialplan) configurado:


O plano de discagem ficou da seguinte forma: 2000 a 2300 disca para um dos ramais do sistema 0 + o nmero desejado utiliza a porta FXO para comunicar-se com o PABX Intelbras 7 + o nmero desejado realiza uma ligao VoIP utilizando o provedor LigVoIP Basta adicionar outros troncos e rotas de entrada/sada, para ter maiores opes de discagem.

Abaixo esto alguns dos outros recursos que vem com o Trixbox.

Flash Operator Panel (FOP)


FOP uma aplicao desenvolvida em Flash que mostra informaes em tempo real para gerenciar o Asterisk. Para acessar esta pgina, clique em Panel na tela principal do freePBX.

A figura acima mostra que o ramal 2100 est utilizando a porta FXO (porta 4) da placa TDM400 para realizar uma ligao; ou seja, ele est conversando com um ramal ou est utilizando o tronco de sada da Intelbras.

O ramal 2300 aparece fosco porque no est logado no sistema.

Relatrios das ligaes realizadas


Para acessar esses relatrios, basta clicar em Reports no freePBX. O Trixbox registra todas as ligaes realizadas e possvel filtrar por origem, destino, por perodo e possui relatrios dirios, mensais, alm de alguns comparativos.

Acessando o Correio de Voz


Para acessar o correio de voz pelo ramal, basta digitar: *98 e fornecer o nmero da caixa postal e depois a senha. Pela Web, basta clicar na opo Recordings, na tela do freePBX.

A figura acima mostra uma mensagem recebida pelo ramal 2100. Alm dos recursos mostrados, atravs do Trixbox possvel configurar URAs (Unidade de Resposta Audvel), conferncias, filas de espera, roteamento das ligaes em funo de data/hora e muitos outros recursos interessantes.

Maiores informaes:
http://www.trixbox.org/ http://www.sureteq.com/asterisk/trixboxv2.2.htm

O autor
Alberto Sato Diretor Tcnico da Innovus, empresa especializada em solues de VoIP e Asterisk. Idealizador dos Portais VoIPCenter e Asterisk on Line e possui os blogs: http://albertosato.blogspot.com, http://dicasasterisk.asteriskonline.co m.br ehttp://dicasvoip.voipcenter.com.br.

Artigo publicado na Revista Linux Magazine de outubro/2007.


There are currently 100 responses to Trixbox

Why not let us know what you think by adding your own comment! Your opinion is as valid as anyone elses, so come on... let us know what you think.

1.

On Dezembro 18th, 2007, walter said:

Por favor me explique: Onde: ligvoip_3351 - INSIRO O SIP DO MEU PROVEDOR? sato - INSIRO A SENHA DE MINHA CONTA VOIP? LigVoIP - ESTE OK 3351 - ESTE O QUE EU REALMENTE N ENTEDI. O que QUEUS? Posso conectar um spa 3102 como fxo? O dial do meu provedor 55+ddd+numero.Como discaria nos moldes q vc explicou? obrigado walter

2.

On Dezembro 19th, 2007, WATILEY said:

boa Tarde, parabens pelo otimo tuto, gostaria de saber o seguinte, trabalho em uma empresa, aqui temos duas linhas a 0154 e a 0155 e gostaria de implantar uma central telefonica, sendo q cada chamada iria ser direcionada para o pc de cada pessoa, ai gostaria de saber o que eu preciso com relao a HardWaree Software Todo esse procedimetno possivel de ser feito por uma pessoa q conhece muito pouco o tribox? aguardo sua resposta e at o momento obrigado

3.

On Dezembro 20th, 2007, Alberto Sato said:

Walter ligvoip_3351 a conta VoIP que o Provedor VoIP vai te passar e no o servidor SIP. sato a senha da conta VoIP fornecida pelo Provedor VoIP.

Sim, voc pode conectar um sipura 3102 como FXO (e tambm FXS, porque ele tem uma porta de cada), sem precisar utilizar a placa da Digium. Para voc discar o nmero 55+ddd+nmero, nos moldes que eu expliquei, basta voc colocar o 7 na frente do nmero. Ento ficaria 7+55+ddd+nmero. Voc poderia criar uma outra rota, por exemplo, com o dgito 6 na frente. Ento digitando 7 + nmero desejado sairia pela LigVoIP e 6 + nmero sairia pelo provedor que vc comentou, por exemplo. O Asterisk bem flexvel e possvel fazer quase tudo com ele. Por exemplo, usando o seu provedor que tem que discar 55+ddd+nmero, eu poderia fazer com que o Asterisk sempre adicionasse o 55 nas ligaes para o Brasil. Isso facilita muito o usurio, pois ele vai precisar digitar apenas o DDD+nmero e o Asterisk adiciona o 55 automaticamente. Espero que tenha tirado suas dvidas, qualquer coisa s entrar em contato, abraos Alberto Sato

4.

On Dezembro 20th, 2007, Alberto Sato said:

Watiley Vamos ver se eu entendi o que vc quer fazer. Acredito que voc quer interligar essas 2 linhas com o Asterisk e fazer com que cada linha toque num determinado local. Para fazer isso, vc vai precisar de um PC com o Trixbox instalado (poderia ser outra distribuio do Asterisk tambm) e uma placa com 2 portas FXO, 1 para cada linha (esta placa pode ser da Digium ou Digivoice). Voc tambm pode utilizar equipamentos externos com portas FXO, por exemplo, o sipura 3102. Neste caso vc vai precisar de 2 equipamentos, pois cada sipura 3102 possui 1 porta FXO e 1 porta FXS.

Depois s configurar o Trixbox para distribuir corretamente cada ligao. Isso no nada to complicado assim de fazer. Se precisar de alguma ajuda, quem sabe posso te dar uma mo. Abraos Alberto Sato

5.

On Dezembro 20th, 2007, walter said:

e este tal: 3351 - ESTE O QUE EU REALMENTE N ENTEDI. O que QUEUS? No querendo abusar sendo que meu provedor disca 55+ddd+ numero como vc faria o dialplan no spa33102? obrigado walter

6.

6 7

On Dezembro 29th, 2007, Ricardo said:

Boa tarde, como fao para assear o modulo a2billing. obrigado..

7.

On Fevereiro 22nd, 2008, celso said:

Estou com uma central siemens interligada a um Trixbox,ela faz ligaes normal,mas no esta recebendo ligaes. se puder me ajudar. desde j agradeo.

8.

8 9

On Fevereiro 25th, 2008, Marcos said:

Boa Noite, aps a instalao do TixBox no me d acesso no modo grfico. Ja fiz toda a configurao o que pode ser?

9.

On Fevereiro 25th, 2008, Marcos said:

Deculpe deixe eu dizer completamente. Mesmo quando vou em netconfig e configuro e reenicio aparece a seguinte mensagemm

For access to trixbox web GUI use this Url eth0:NOt Installed. COmo posso resolver se ja fui no netconfig

10.

10
Marcos

On Marco 3rd, 2008, Alberto Sato said:

Pela mensagem que apareceu no netconfig, parece que o Linux no reconheceu a sua placa de rede, por isso que est aparecendo a mensagem eth0: Not installed. Tente achar o driver correto ou instale uma outra placa de rede. Sato

11.

11

On Marco 11th, 2008, Gustavo said:

Parabens cara pelo tutorial, sem querer cai aqui e me interessei pelo assunto, vou fazer um teste seguindo seu tutorial e logo posto meus comentrios sobre o programa. Vlw pela iniciativa de criar o tutorial ajudando as pessoas.

12.

12
oficiais. Obrigado.

On Marco 11th, 2008, Gustavo said:

Ah voc saberia me dizer quais so as principais Operadoras Voip que vendem pacotes ilimitados? pois pesquisei e s achei revendedores, gostaria de saber mesmo sobre as operadoras

13.

13
Parabens

On Marco 18th, 2008, Marcello said:

Show de bola seu tutorial!

14.

14

On Marco 18th, 2008, Marcello said:

Ops! Vi sua resposta agora sobre o eth0: Not installed e isso acontece comigo, mas acesso normalmente o servidor. Vc disse que tenho que buscar o drive.. ai o bicho pega. no fao a menor idia de como faze-lo no linux.Se puder

ajudar, te agradeo.. Outra dvida: meu provedor rdio, ou seja, eles colocaram um roteador no prdio que tem ip fixo que distribui os acessos por ip esttico mascarado. Alguma chance de conseguir dar acesso externo so servidor via dns dinamico? Abraos

15.

15
Marcello

On Marco 18th, 2008, Alberto Sato said:

Se voc recebe a mensagem eth0: Not installed, porque deu algum problema de configurao desta placa de rede. Se voc consegue acessar o servidor normalmente, talvez voc tenha uma outra placa de rede no servidor. Digite ifconfig e voc ver todas as configuraes das placas de redes de seu servidor. Infelizmente provedor de rdio no um link muito bom pra VoIP, principalmente se o link tem perdas de dados, pois o VoIP nunca retransmite o pacote e acaba gerando o picotamento da ligao. Muitos provedores de rdio utilizam apenas IPs privados na sua rede e isso dificulta muito para quem quer registrar-se no seu Trixbox, pois voc vai precisar fazer reencaminhamento de portas. Como uma ligao SIP abre 3 portas para cada ligao, o provedor de rdio tambm ter que liberar estas portas, seno a ligao nem acontece.

16.

16

On Abril 1st, 2008, Lucas said:

Boa Tarde, parabns Alberto pelo tutorial muito bem explicado. Minha dvida a seguinte: Tenho o FreePBX com softphones utilizando o vono para ligaes saintes. Gostaria de integrar um ATA Linksys WRTP54G com 2 portas FXS com a central PABX, para permitir aos ramais analgicos tambm poder utilizar o vono para realizar chamadas e tambm poder ligar dos ramais analgicos para os softphones. Isto possvel? Se for possvel, como o ATA deve

estar conectado a central PABX? na posio de tronco ou de ramal?

17.

17
Lucas

On Abril 1st, 2008, Alberto Sato said:

Toda porta FXS fornece sinalizao (tenso, alimentao) e deve ser ligado sempre ao Tronco de um PABX, pois Tronco apenas recebe sinalizao. Se voc quiser ligar algum equipamento VoIP num ramal de um PABX, voc deve utilizar um equipamento com porta FXO, pois FXO s recebe sinalizao e o ramal de um PABX envia sinalizao. Resumindo: FXS > Tronco de um PABX FXO > Ramal de um PABX Sato

18.

18
Alberto,

On Abril 2nd, 2008, Everton Lacerda said:

Parabns pelo seu tutorial, muito bom mesmo, mas estou com uma dvida, quero configurar esse pbx-ip pra usar na empresa, tenho um Taitell TT422 de duas portas FXO, como fao para ligar esse equipamento com o Asterisk. Obrigado

19.

19

On Abril 3rd, 2008, Lucas said:

Obrigado Sato, Funcionou legal aqui Coloquei a FXS na posio de tronco. Agora estou colocando uma FXO na posio de ramal permitir aos softphones conversar com os ramais analgicos. Abraox

20.

20
Everton

On Abril 3rd, 2008, Alberto Sato said:

Basta voc criar 2 ramais no Asterisk e configurar estas 2 contas no seu equipamento VoIP. Quando algum ramal do Asterisk ligar para uma conta configurada no equipamento VoIP, a porta FXO vai atender e se estiver conectada uma linha da operadora telefnica na porta FXO, a pessoa que ligou para este ramal vai ouvir o TOM da linha e poder realizar uma ligao telefnica. Abraos Sato

21.

21
Alberto,

On Abril 3rd, 2008, Everton Lacerda said:

Mas para receber ligao o mesmo procedimento?

22.

22

On Abril 10th, 2008, Andria said:

Boa Tarde, parabns Sato pelo tutorial,instalei o Trixbox e est funcionado perfeito add um ATA est legal, comprei uma placa X100P(C) FXO e tenho um pabx intelbras,criei ramal, tronco add rota de entrada e sada mas nao est funcionado, segui seu exemplo e nada de funcionar, nao fao ideia de como fazer funcinar possivel vc me dar um help?

23.

23 24

On Abril 10th, 2008, Isac said:

Boa tarde. Seu post est sendo muito til. Parabns! Quais so as portas utilizadas, alm da 5060?

24.

On Abril 11th, 2008, Alberto Sato said:

Everton Sim, o mesmo. Se voc receber uma ligao que vem da linha telefnica que est conectado na porta FXO, o equipamento vai atender e neste equipamento voc tem que programar para a ligao ser encaminhada para algum outro ramal, pois porta FXO jamais pode atender. Com este encaminhamento, a ligao atendida numa porta FXS ou num outro ramal criado no Asterisk. Sato

25.

25
Andria

On Abril 11th, 2008, Alberto Sato said:

complicado analisar a situao, somente pelo que est escrito. Voc deu o comando ztcfg -vv para ver se o Asterisk reconheceu a porta FXO? Se sim, o restante deveria ter funcionado. Voc ligou o ramal da Intelbras na porta FXO? Experimente ligar uma linha que vem da operadora telefnica na FXO, se for possvel, ou uma porta FXS de uma ATA. A linha telefnica e a porta FXS de um ATA mandam sinalizaes padres e bem mais fcil da porta FXO reconhecer. Muitas centrais PABX tem o tom modificado, complicando o reconhecimento das sinalizaes pelas portas FXO. Faa esses procedimentos e depois relate os resultados. Abraos Sato

26.

26
Isac

On Abril 11th, 2008, Alberto Sato said:

A porta 5060 a porta padro da sinalizao SIP.

As outras 2 portas de cada ligao (RTP e RTCP) so definidas no arquivo rtp.conf do Asterisk e j vem configurado na faixa de 10000 a 20000. Essas so as portas de sada do Asterisk. As portas de entrada so definidas em cada equipamento ou softfone. Sato

27.

27

On Abril 11th, 2008, Andria said:

Boa tarde Sato! Dei o camando ztcfg -vv e ai vem o problema pois da command not foundnem sei por onde comear, se tenho que editar uma linha de comando ou atualizar driver?

28.

28

On Abril 12th, 2008, Larcio Augsuto said:

Boa tarde quando tento fazer uma ligao pelo voip no servidor fica listado a seguinte mensagem Outbound recording not enabled e o sistema no faz a chamada o que fazer??? Ps o servidor est logando normal com o terravoip.terra.com.br

29.

29
Ol!

On Abril 16th, 2008, Diego da Hora said:

Instalei a ltima verso do Trixbox e j tenho quase tudo funcionando. Porm, no consigo encontrar aonde acesso o a2billing system. necessrio instalar separadamente? Ser que a verso que voc instalou diferente da minha (utilizei a 2.6.07) Valeu,

30.

30

On Abril 25th, 2008, Ricardo said:

Boa tarde Sato!!! EStou com um problema na isntalao da placa X100P est aparecendo quando do comando lspci Motorolae no trixbox em informacoes tbm aparece, s que estou com esse problema de 1 channels to configure j tentei de td masno fao ideia de como configurar esse canal estou cm o trixbox v 2.6. > > ztcfg -vv > > Zaptel Version: > Echo Canceller: > Configuration > ====================== > > > Channel map: > > Channel 01: FXS Kewlstart (Default) (Slaves: 01) > > 1 channels to configure. Cara serei muito grato se me ajudar Valeuuu!!!

31.

31
um

On Abril 28th, 2008, Tutorial Trixbox em portugu s runs said:

Under-Linux.org F

[] Tutorial Trixbox em portugu s Para os iniciantes esse timo tutorial do Trixbox. Espero ter ajudado. Trixbox

Dicas de Asterisk []

32.

32
Ol

On Abril 30th, 2008, Diogo said:

Estou com um problema durante a instalao.

Eu instalo o Trixbox e ao fazer o login ele nao roda a parte grfica e fica com uma tela para digitar comandos em linux. necessario algum comando para ativar a parte grafica? vlw

33.

33
Diogo

On Maio 1st, 2008, Alberto Sato said:

Na distribuio Trixbox no tem interface grfica do Linux. Para acessar a tela de configurao, basta abrir um browser num outro micro e digitar o IP configurado no Trixbox. Abraos Alberto Sato

34.

34
Oi Sato,

On Maio 5th, 2008, Silvio Rodrigues said:

Parabns pelo tutorial e dicas. Instalei o Trixbox 2.2 e gostaria de saber como executo as facilidades de conferncia, redial, espera musical, captura de uma chamada a um ramal(extenso)ou de um grupo e transferncia de uma chamada a uma extenso q.q.. Obrigado.

35.

35 36

On Maio 5th, 2008, Aline Kelly said:

possivel instalar o TriBox dentro de uma maquina virtual? pois como j tenho um servidor windows 2000 parado, no queria ter que deixar outra maquina dedicada.

36.

On Maio 6th, 2008, Karluf said:

Meus caros, ja fiz quase tudo funcionar, falta somente chamadas externas. Quando tento fazer chamadas externas, recebo a mensagem de que Outbound recording not enable, plase dail again later. Uso Vono como SIP. Desde ja agradeo, abraos!!

37.

37

On Maio 9th, 2008, Carlos Abelaira said:

Prezado sato !!! No consigo configurar o uso de chamadas de video no x-lite com o TrixBox. A chamada funciona, mas no envia video. Podes me ajudar indicando as configuraes ??

38.

38

On Maio 10th, 2008, Francisco said:

Ol, Alberto. Este toturial mais explicito no podia ser, parabens. Sou estudante de um curso tecnolgico dde informtica e, a minha PAT (projecto de aptido tecnolgica) consiste na instalao e configurao de um PABX com o trixbox. Seguindo seu toturial, a instalao e a configurao dos ramais internos consegui sem problemas, contudo no consigo fazer sair minhas chamadas. Estou usando as seguintes configuraes para o VoipBuster: Trunk Name: VoipBuster allow=alaw&ulaw&gsm context=from=pstn disallow=all dtmfmode=inband fromdomain=sip1.voipbuster.com fromuser=conta do Provedor VoIP host=sip1.voipbuster.com insecure=very nat=yes qualify=yes secret=senha do Provedor VoIP srvlookup=yes type=friend username=conta do Provedor VoIP

register string: conta do Provedor VoIP:senha do Provedor VoIP@194.120.0.198/conta do Provedor VoIP Outbound routes route name: VoipBuster dial patterns: quais devo usar? Estou em portugal e devo usar 00351xxxxxxxxx Onde 00 o indicativo internacional e 351 o indicativo do pas e os xxxxxxxxx, os 9 ns que aqui so utilizados. trunk sequence: sip/voipbuster. Estou usando o X Lite como sip fone. Se me puder ajudar nesta questo agradecia imenso. Antecipadamente muito obrigado. Francisco.

39.

39

On Maio 10th, 2008, Francisco said:

Amigo Sato Perdoe o novo post, mas s para dizer que em register string exprimentei com o IP do provedor, contudo uso assim: register string: conta do Provedor VoIP:senha do Provedor VoIP@sip1.voipbuster.com/conta do Provedor VoIP Mais uma vez um Obrigado.

40.

40

On Maio 14th, 2008, Francisco said:

Ol amigos. Ser que algum me poder ajudar na configurao do trixbox?

O pretendido que todas as chamadas saiam atravs do voipbuster. Se algum puder ajudar nestas configuraes ficar-lhe-ei muito grato. Um abrao.

41.

41

On Maio 18th, 2008, Cristiano said:

Ol Sato, tudo bem ? To pensando em fazer um servidor asterisk, eu queria fazer toda empresa usar ramais softfones, vou ter uma linha brasil telecom, e vou ter uma plano do falevono da gvt. Gostaria de criar rotas, quando o pessoal for ligar localmente, utilizar brasil telecom, e se caso for interurbana ou internacional utilizar o voip. Qual seria a melhor forma te fazer isso ? E tambm criar ramais locais dentro da empresa.

42.

42

On Maio 18th, 2008, Cristiano said:

Outra coisa, parabns pelo belo tutorial lanado na web. To querendo me aprofundar em voip e asterisk. Como os cursos so caros, vou estudar lendo mesmo. Obrigado pela ateno. att. Cristiano

43.

43

On Maio 19th, 2008, Jackson said:

Amigo Sato, Eu segui sua configurao mas estou com um pequeno problema que est ocorrendo, quando algum liga para minha empresa, chama duas vezes e se ningum atender por motivos de estar ocupado a ligao perdida, tem como aumentar esse nmero de vezes que chama ou isso padro e no tem como alterar.

44.

44
Aline Kelly

On Maio 19th, 2008, Alberto Sato said:

possvel sim colocar o Trixbox numa mquina virtual, mas o grande problema disso o desempenho. Pelo fato do Asterisk consumir muito recurso em grandes quantidades de ligaes, pode acontecer a perda da qualidade das ligaes em funco do desempenho, por isso recomenda-se sempre ter um hardware exclusivo apenas para o Asterisk. Sato

45.

45
Cristiano

On Maio 19th, 2008, Alberto Sato said:

Voc tem que criar diversos troncos e rotas de sada, um para cada tipo de ligao (dialplan). No exemplo foi criado a rota com Dial Patterns 7|. para sair pela LigVoIP. Se voc quiser criar uma rota para ligao local, voc pode utilizar o Dial Patterns XXXXXXXX, ou seja, qualquer nmero que a pessoa discar com 8 dgitos, vai sair por esta rota. Para ligao DDD, voc pode usar o Dial Patterns 0XXXXXXXXXX, ou seja, se a pessoa discar por exemplo 02133451023, vai sair por esta rota. Lembre-se que voc precisa primeiro criar um tronco e depois uma ou diversas rotas saindo pelo tronco criado. Sato

46.

46
Jackson

On Maio 19th, 2008, Alberto Sato said:

No comando Dial existe um parmetro que voc configura o tempo que ir tocar no telefone destino (Ring). No Trixbox esse parmetro vem configurado como 15 segundos. Se voc quiser aumentar esse tempo, s ir no menu

Configuraes Gerais (General Settings) do FreePBX e mudar este valor. Sato

47.

47

On Maio 21st, 2008, Helcio said:

Boa tarde !! Muito boa dicas colocadas no blog e tambem novidades tambem para ficar atualizado no mercado de voip, gostaria de saber como que fao por exemplo: tenho uma rede provedor via radio wireless em meu bairro santo andr estado so paulo, utilizo o mikrotik com capacidade em at fazer loadbance at 6 links por ter 7 placas de rede instaladas 1 on board 6 off board, utilizo uma palca de rede para a porta de entrada de link, que seria porta wan do meu servidor,link da virtua de 4mega de download e 500kbps de upload, e outra placa de rede que saida de link ligado no meu ap na torre, meu sinal para outros radio espalhados esta funcionando muito bem com ping ben estavel 2ms sem ocilaes muito estavel minha rede wireless, onde eu moro proximo meu provedor, um condominio de predios onde forneo para meus vizinhos em casa to fazendo testes a um ms de uma linha voip pelo meu sistema que funciona perfeitamente, com a operadora para fazer chamadas da betamax nome voipraider e voipbusterpro, configurado no meu ata siemens 3610, e para receber chamadas eu utilizo did virtual direto da empresa transit, mesma fornece voip-in da uol e skype-in da skype, gostaria de saber seguinte: preciso montar um servidor voip para eu poder fornecer, certo, qual verso ou distro que vc recomenda para min? tem varios citando alguns asterisk now, trixbox, e os versoes br disc-os e meucci, caracteristicas que preciso para atender minhas necessidades, fornecer um canal voip para cada cliente no ata para eu poder separa banda internet do voip, onde irei utiliza voip raider e voipbusterpro para realizar chamadas em geral e para meus clientes receber utilizarei did da transit , onde eles me fornecero prefixos virtuais para min,

e ainda alem disto utilizarei um linha comun para por exemplo poder realizar chamadas para prefixos 0800, 190, 193, deste tipos redimencionando no voip para quem quiser ou precisar fazer chamadas deste tipo, enfim gostaria de saber se uma destas distribuies me permite fazer isso tudo, usando bastante link de internet para fazer e receber chamadas , onde eu iria aumentar meu link com load balance, contratando mais um ou dois link da virtua devido nescessidade e consumo do voip que 128kbps no voipraider que utiliza g711 sip, e did transit g729 usando protocolo sip, qual melhor jeito para fazer isso? obrigado desde ento desculpe pelo tamanho descritivo que so mutias duvidas que tenho e que to comeando agora na area de voip.

48.

48

On Maio 21st, 2008, Diego said:

Pow galera quando instalo o trixbox no segundo boot ele nao entra nao conseque se conectar com o localhost e ai da um monte de erro e o trixbox nao inicia o q sera isso alguem me ajuda urgente!!!!!!!!!!!!!!!

49.

49

On Maio 23rd, 2008, Josemar Maia said:

Instalei a VMWare 6 e estou usando a maquina virtual que ja vem configurada no arquivo CE2.6.0.7-VMWare.zip baixado da trixbox. Voc sabe qual o login e a password que ela pede apos dar o boot desta maquina virtual? Aparece trixbox1 login: e no sei o login e a password. Voc tem como me ajudar?

50.

50

On Maio 24th, 2008, Cristiano said:

Alberto Sato, instalei o asterisk via apt-get no debian, e adicionei repositorios no sources.list do debian , do site da xorcom, pra baixar o freePBX. Tm algum problema em utilizar FreePBX no debian, ao invs de usar o TrixBox.

Qual o melhor codec na sua opinio em relao de menos banda passante? abrao amigo, falouw.

51.

51

On Maio 24th, 2008, Cristiano said:

Alberto Sato. Caso eu quisesse na minha empresa utilizar, 5 maquinas utilizando softphones e 5 ATAS, eu precisaria apenas uma placa com 1 FXO e 5 FXS? To correto? Outra coisa, se eu quisesse ligar para algum da cidade, depois de ter criado o tronco, saindo pela brasil telecom ? O softphones funcionariam ? Funcionaria nos 3 modos? Ligando na intranet s pelo numero do ramal , ligando utilizando voip, ou tambm saindo pela brasil telecom ? Obrigado pela ateno. att. Cristiano B. Hellwig

52.

52
Abrao. att.

On Maio 24th, 2008, Cristiano said:

Eu s preciso selecionar o codec que vou usar no cliente sotfphone, no servidores asterisk preciso fazer alguma coisa?

Cristiano B. Hellwig

53.

53
Helcio

On Maio 26th, 2008, Alberto Sato said:

Como voc quer algo mais especfico, o ideal aprender os recursos do Asterisk e personalizar a soluo pra vc em vez de utilizar uma distribuio, pois toda distribuio tem suas limitaes. Como vc vai vender VoIP como um servio, o ideal voc ter um sistema de tarifao, para cobrar de cada cliente a quantidade de ligaes realizadas. A minha empresa

(www.innovus.com.br) comercializa uma soluo de Billing (www.netpbx.com.br). Basta entrar em contato que pessoal te passa maiores informaes do produto. Sato

54.

54
Cristiano

On Maio 26th, 2008, Alberto Sato said:

No tem diferena nenhum, vc pode instalar o FreePBX em qualquer distribuio do Linux; a grande vantagem do Trixbox que a instalao mais fcil, alm de instalar outros produtos alm do FreePBX. O melhor codec o iLBC, que tem uma excelente qualidade na Internet, alm de ser gratuito, mas como ele no padro de mercado, ento muitos acabam utilizando o codec G.729, para economizar banda da Internet. Abraos Sato

55.

55 56

On Maio 26th, 2008, Cristiano said:

Ento numa empresa de 40 funcionarios, eu poderia usar o codec ILBC sem problemas nos ramais softphones?

56.

On Maio 26th, 2008, Cristiano said:

Alberto Sato, se caso meus ramais esteja utilizando codec gsm e da outra ponta esteja usando ilbc, o servidor asterisk faz essa converso ? E como eu fao no FreePBX? abrao. att. Cristiano

57.

57

On Maio 28th, 2008, Cristiano said:

Existem algum livro de FreePBX, queria comprar? Obrigado pela ateno. atenciosamente, Cristiano.

58.

58
Ol Sato.

On Maio 28th, 2008, Rafael Carvalho said:

fui de uma turma sua no curso de Asterisk aqui em Belo Horizonte em 2007 !!! Estou com uma dvida. Instalei a distruibuio nacional DiscOS. Gostei muito dela por sinal. Tenho uma micro empresa com 5 ramais analogicos ligados a um PABX simples com 2 Linhas para rede de telefonia convencional da Oi. Hj instalei o Disc-OS em uma mquina com uma placa FXO X100P ligada a um dos ramais do PABX. Gostaria de usa os softphones instalados nos PC para efetuarem ligaes entre os ramais analogicos e a rede PSTN , apesar dos ramais registrarem no Asterisk eu estou tendo dificuldade para efetuar ligaes via PSTN pois o PABX da empresa exige q digite 0 para capturar o tom de discagem. A nica maneira q consegui fazer ligao para um ramal analogico da empresa usando o ramal DISA. T apanhando por algum motivo bobo. Alguma sugesto ?

59.

59

On Junho 10th, 2008, Alex Lima said:

ola, estou muito atraz dos leitores de seu site. mas chego l!! instalei o trixbox pro ele fa tudo certo e termina a instalao, porem no pede que eu cadastre uma senha e recebo um user name e senha por email , mas quando o linuz inicia e carrega tudo, ele da inactive login e eu digito o usuario que recebi por email e na hora de digitar a senha o tclado simplesmente nao digita nada!! help !! o que estou fazendo de errado? detalhe a tela inicial de instalao diferente da foto postada !! meu pc um celeron 266ghz com1gb de memria

60.

60
ol

On Junho 10th, 2008, Vantuir said:

Estou com problemas para fazer ligaes com ramais externos, fora da minha rede interna, o ramal at chama do outro lado, porm quando atende no tem audio, ja liberei as portas 10000 a 20000 e nada, tambm liberei a porta 5060, o softfone o X-Lite, se puder me ajudar fico agradecido

61.

61
Oi Sato,

On Junho 11th, 2008, Silvio Rodrigues said:

Estou postando(05/05) novamente essa solicitao pois ainda estou aguardando sua resposta. Instalei o Trixbox 2.2 e gostaria de saber como executo as facilidades de conferncia, redial, espera musical, captura de uma chamada a um ramal(extenso)ou de um grupo e transferncia de uma chamada a uma extenso q.q.. Obrigado.

62.

62

On Junho 18th, 2008, Paulo said:

Prezado Sato Segui seu tutorial e meu trixbox esta funcionando OK so que tenho aparelho sisco 7905 , e quando ligo tenho que fazer algum barulho para que eu comee a ouvir o som da chamada. vc tem ideia do que esta acontecendo . desde ja muito obrigado e parabens

63.

63
Caro,

On Julho 15th, 2008, Sipabud said:

Segui seu tutorial, muito bom por sinal, porem continuo com algumas duvidas que no consegui resolver s com minhas pesquisas, caso possa me ajudar eu agradeo. Montei uma maquina na minha REDE LOCAL, utilizando n- Ip privado e a mesma encontrasse protegida por um firewall, criei os redirecionamentos da portas 5660 tcp e udp, 5661 dentre

outras Configurei todos os ramais de forma correta, j consigo fazer ligaes entre os ramais por softfone dentro da minha rede local e tambm pela internet. Minha duvida o seguinte, preciso usar meu servidor sip em conjunto com meu celular E61, na rede local meu celular conecta numa boa porem na internet sempre falha, tambem crie uma outra conta sip no Gizmo e conecta rapidinho. Tudo me leva a crer que pode ser um problema de configurao no trixbox, poderiam me ajudar?

64.

64

On Julho 16th, 2008, Vanderson said:

Ol, boa noite, instalei o trixbox e fiz a configurao para 2 ramais..mas to com dificuldade em configurar o trixbox para fazer ligaes via IP atraves de um link ADSL que tenho na minha rede(pelo menos para fazer alguns testes pois o link adsl nao oferece qualidade para voip). Sendo assim qwual a configurao que devo fazer para efetuar ligaes pelo TRIXBOX VIA ADSL?

65.

65
que fao?)

On Julho 22nd, 2008, victor said:

to com problomenas no FOP (o panel de controle nao funciona o

66.

66
Ol Sato.

On Agosto 8th, 2008, Jose Carvalho said:

Voc falou na possibilidade de criar dialplan onde eu marco um nmero local e o Trixbox acrescenta o prefixo, como posso fazer isso? Outra coisa, possivel restringir um ramal a sair por determinado trunk, sem utilizao de prefixos, ex o ramal 1 vai sempre pelo voipbuster, e o ramal 2 vai pelo vono? Como poderei fazer isso?

Mt obrigado e parabns pelo tutorial.

67.

67

On Agosto 13th, 2008, Rafael said:

Ol a todos! tudo bem? No participei da instalao do Trixbox aqui na empresa, mas estou precisando tirar uma duvidas com vocs! Seguinte, como feito o envio de emails notificando que eu tenho uma mensagem de voz? necessrio apontar o meu servidor de email? Pois no caso o nosso servidor de emails aki da empresa ira mudar, e eu gostaria de saber se eu tenho que mudar em algum lugar e como eu poderia estar fazendo isso. Alguem poderia estar me ajudando? Obrigado!

68.

68

On Agosto 19th, 2008, Rafael Costa said:

Boa tarde!!! Alberto Primeiramente parabns pela iniciativa ao qual ajudou muita gente, como eu por exemplo. possvel fazer a instalao em um FIC (o projeto da amd de lanar um PC de baixo custo) e ter bom rendimento? Configurao Atual do meu FIC: * Processador AMD Geode(tm) GX com 400Mhz * Memria DDR integrada:512MB * Controlador de udio * 4 portas USB 1.0 - suporte para impressoras, memria Flash, unidades de disco e placas de rede * Disco rgido interno de 40 GB e 3 polegadas * Modem interno 56K v.92 * Tomada para microfone/fones de ouvido estreo * Portas de modem e sada VGA * SO Windows XP SP

Estou pensando em coloca-lo na rede com um adaptador USB ou USB wireless e adicionar Atas da linksys controlados pelo FIC. J fiz a instalao em um PC parrudo e s falta as configuraes, mas tbm gostaria de tentar nesse FIC. Desde j agradeo!!!

69.

69
Jose,

On Agosto 22nd, 2008, Willian said:

voc pode definir quais troncos sero utilizados por determinado ramal atravs de seu contexto.

70.

70 71 72

On Agosto 27th, 2008, j.carlos said:

para instalar no trixbox o A2Billing necessario habilitar algum MOdulo conforme falou acima ou seja o trixbox ja vem com o A2Billing?

71.

On Setembro 20th, 2008, Armando Alves de

Andrade said: Gostaria de Adquirir livros sobre montagem de servidor voip. Gostaria tambm de fazer curso distncia em portugus.

72.

On Outubro 8th, 2008, Evandro said:

Tenho um trixbox em funcionamento perfeito, minha duvida a seguinte. Tenho varios pontos espalhados vamos ao exemplo ponto A B C(servidor-trixbox) Se o ponto A liga para o ponto B se eu estiver gravando a conversa ela passa pelo ponto C(servidor-trixbox), se eu nao estiver ela passa do mesmo jeito para fazer a bilhetagem? Pq com isso se a internet do ponto C nao estiver boa a minha ligacao podera ser prejudicada? Com fazer para o ponto A se ligar ao ponto B passando pelo ponto C(servidor-trixbox) so na hora do inicio da chamada? Desde ja agradeo a atencao, Evandro

73.

73

On Outubro 17th, 2008, Marcelo Nonnenmacher de

Souza said: Estou com um srio problema. Meu servidor Asterisk ficou desligado um certo tempo (1 ms) e depois fui religar e os x-lite no registram mais. O numero de IP do asterisk continua o mesmo 192.168.100.4 mas no tem jeito de eu acertar o x-lite. No consigo registrar no asterisk e nem para fazer ligao de ramal pra ramalo que poderia ser? A propsito muito show Este tutorial.Parabns.

74.

74

On Outubro 20th, 2008, Gabriel said:

Caro Sato, O tutorial simplesmente show de bola, desmistifica muita coisa e deixa bem simples entender os conceitos Tenho um pequeno escritrio de projetos e queremos montar um servidor TRIXBOX para montar nosso pbx ip, porem restam alguma pequenas duvidas. 1) O servidor que pretendemos utilizar um Core2Duo, 2GHZ, com 2 GB de ram, disco sobrando Porem temos um linux red hat rodando nele e servindo um um sistema web (sistema java com MySql), a aplicao relativamente leve, acha que esta maquina daria conta de rodar os 2 tranquilos ou recomenda uma maquina apenas para o PBX? Para ficar claro, precisaremos criar apenas 8 ramais. 2) Caso usemos o servidor j existente como o questinamento anterior, como eu fao para instalar o pacote do TRIXBOX no meu red hat, sem ter que formatar a maquina? e por fim, se uma determinda linha de entrada eu quizer que toque em todos os ramais, possivel? Como configurar?

75.

75

On Outubro 20th, 2008, Alberto Sato said:

Armando Alves J estamos desenvolvendo diversos cursos on-line (EAD), tudo em portugus e com bastante interatividade. Em breve devo postar maiores detalhes deste projeto.

Abraos Alberto Sato

76.

76
Evandro

On Outubro 20th, 2008, Alberto Sato said:

Vou tentar te explicar um pouco como o Asterisk funciona. Normalmente o fluxo da ligao sempre passa pelo servidor Asterisk, pois ele foi projetado como PBX IP, ou seja, no PBX IP so diversos ramais da empresa conversando entre si (intranet) ou algum ramal interno conversando com algum de fora atravs de um Provedor VoIP, ramal externo ou Inteface E1. Nesses casos o fato do fluxo passar pelo Asterisk no causa nenhum problema. O grande problema quando 2 ramais externos (que esto na Internet) querendo conversar entre si e o fluxo passar pelo Asterisk. Neste caso ir consumir banda do servidor Asterisk, alm de prejudicar a qualidade da ligao. O fluxo tende a passar pelo Asterisk porque ele oferece diversos recursos como transferncia, gravao da ligao e muitos outros servios. por isso que o fluxo tem que passar pelo Asterisk, para ele ter controle da ligao. Existe at a possibilidade de fazer com que o fluxo nunca passe pelo Asterisk, s que voc no poder utilizar diversos recursos dele. Recomenda-se nesse caso o produto chamado OpenSER, que recentemente foi renomeado OpenSIPS. Se voc estudar a sinalizao SIP, voc ver que uma ligao SIP utiliza sempre 3 portas. Uma de sinalizao (5060 utilizada para o billing) e 2 portas para a conversao em si (RTP e RTCP). por isso que num Provedor VoIP o fluxo do canal de voz nunca passa pelo servidor, passa somente a sinalizao, que no consome nenhuma banda. por isso que possvel utilizar um Provedor VoIP dos EUA, Japo ou de qualquer outro local sem perder a qualidade do servio.

Espero que consiga entender um pouco o que escrevi; este assunto um pouco complexo mesmo. Abraos Alberto Sato

77.

77
Marcelo

On Outubro 20th, 2008, Alberto Sato said:

Somente com estas informaes est difcil de diagnosticar. Em todo software ou equipamento VoIP, sempre tem a opo de registrar-se ou no. Se voc habilitar para registrar-se, significa que voc poder receber uma ligao, pois o Asterisk grava o Endereo IP associado ao ramal e quando algum quer ligar para voc, o Asterisk sabe para qual IP entregar a ligao. Para originar uma ligao no necessrio registrar-se, pois toda vez que formos originar uma ligao, a conta e senha enviado e isto autentica o usurio. Tente fechar e abrir o X-lite novamente, aps o Asterisk estar no ar ou utilize um outro softfone para teste, como o Zoiper (http://www.zoiper.com/) por exemplo, para ver se o problema no est no X-lite. Abraos Alberto Sato

78.

78
Gabriel

On Outubro 20th, 2008, Alberto Sato said:

Como voc vai ter apenas 8 ramais, com certeza esse servidor vai suportar, a no ser que o outro servio seja muito pesado, mas como Web, ento deve ser bem leve. O Trixbox nada mais do que um script que instala tudo automaticamente. Eu nunca fiz, mas acredito que voc pode copiar este script e todos os arquivos necessrios para o seu

Redhat e executar por l. claro que bom dar uma analisada no script para ver se ele no vai fazer nada de errado e necessrio ter todas as bibliotecas para o Asterisk funcionar. Teste isso primeiro com uma Mquina Virtual, para no danificar o seu servidor atual. possvel sim, voc pode criar um grupo para todos esses ramais e pedir para a ligao de entrada tocar nesse grupo. Abraos Alberto Sato

79.

79 80

On Outubro 24th, 2008, Alexandre said:

Como fazer para interligar com um PABX j existente ??????

80.

On Outubro 29th, 2008, Herminio said:

Caro Alberto, estou analisando a intalao de um IPPBX em minha empresa e desde hoje de manh estou em contato com a Innovus (para compra do soft), porm, no estava sentindo muita firmeza nas respostas tcnicas que fiz. Agora, ao ler seu blog, tudo mudou. Gostei muito e se vc faz parte do time, possivelmente vou adquir seu produto. PS: Seu time de vendas precisa de um pouco mais de treinamento tcnico, mas a simpatia e presteza, so muito bons. Parabns.

81.

81

On Outubro 31st, 2008, HugoTeleco said:

Ol, muito bom o tutorial, instalei trixbox em uma VM criada no VirtualBox. possivel configurar o Asterisk nessa VM sem utilizar placas FXO e FXS? Ou seja, apenas para uso interno, pois j possuo um PABX Avaya dentro da minha rede telefnica mas gostaria de tentar a interao entre os PBX(futuro). Grato,

82.

82

On Novembro 8th, 2008, marcondes said:

queri saber qual a senha padro do mysql, abrao.

83.

83
Sato

On Novembro 11th, 2008, Freitas said:

Muito bom o tutorial. Como um trixbox configurado e com uma placa E1 instalada. Como posso restringir chamadas externas para alguns ramais e permitir para outros?

84.

84

On Novembro 16th, 2008, Pedro said:

Ol sato, estou querendo fazer um investimento na rea VoIP, Sendo que eu gostaria de saber se eu posso fazer o trixbox como Servidor Voip, Onde meus clientes possam comprar os planos e eu fornecer a minutagem?

85.

85

On Dezembro 25th, 2008, andrei said:

ola pessoal, instalei o trixbox configurei o server na rede e tudo mais.mas quando tento entrar por outro pc da rede via web, da erro de permio tipo nao abre a pg, oq pode ser. no server tem algo mais para config ou para liberar, ja q o firwell vem desabilitado por padao Des-de ja agradeo. Andrei OBS: Espero ancioso a resposta.

86.

86
mais

On Dezembro 27th, 2008, andrei said:

ola Sato estou com um probleminha, instalo o trixbox e tudo

mas na hora de logar via web por outro pc, da a msg q no temho permio para aceder a pagina. erro de porta 80 oq pode ser ? tem alguma outra config para fazer no server ou cadastrar um novo user alem do padro ROOT ? ESPERO SUA RESPOSTA.

ANDREI

87.

87

On Janeiro 2nd, 2009, Jose Luiz said:

Excelente artigo que ja me tirou algumas duvidas. Porem ainda estou tendo um problema para receber chamadas vindas de uma central Intelbras Modular i. O meu servidor Asterisk possui uma placa com uma saida FXO que foi conectada um dos ramais da central Intebras. No momento tenho a seguinte configuracao: PSTN > Central Modular i > Ramal Interno > FXO > Servidor Asterisk > Rede local > Ramal SIP Consigo fazer as seguintes chamadas: a) ramal SIP para ramal SIP = ok b) ramal SIP para ramal Interno (da central Intelbras) = ok c) ramal SIP para linha externa (PSTN) = ok Nao consigo fazer uma chamada de um ramal Interno para um ramal SIP nem uma chamada externa para o ramal SIP, quando a central Modular i esta no circuito. Programei uma rota de entrada direcionando uma chamada recebida pela placa FXO para um ramal SIP fixo (para teste inicial). Quando conectei a placa FXO diretamente na linha externa (PSTN), ou seja, retirei a central Modular i do circuito, a chamada foi corretamente direcionada para o ramal SIP, conforme eu programei. PSTN > FXO > Servidor Asterisk -> Rede Local -> Ramal SIP Entretanto, quando coloco a central de volta no circuito as chamadas entrantes (tanto de ramais internos quanto as externas) sao ignoradas pela interface FXO.

Me parece que deve ter algo a ver com a sinalizaao gerada pela central Modular i para a placa FXO, que nao deve estar sendo reconhecida. Agradeo se alguem puder informar se ha algum parametro que deva ser alterado na configuracao da interface Zaptel ou outra dica de configuracao, para que possa reconhecer corretamente a sinalizacao da central Intelbras Modular i. Um abrao, Jose Luiz

88.

88

On Janeiro 6th, 2009, Aldo said:

Ola Sato tutorial show de bola, sato estou com um problema na hora de configurar meu ata grandstream ht503 ou linksys spa2101 vc poderia me indicar algum tutorial, consegui fazer o X-Lite funcionar tranquilo mas nao consigo fazer os ata conectarem e fazerem ligacoes

89.

89

On Janeiro 16th, 2009, Marcos said:

Boa Tarde. Instalei o tribox numa mquina e estou tentando acessa-lo via Web. A interface abre corretamente, mas quando clico no Switch para mudar os provilegios de usuario ele no aceita miha senha ou meu user. Diz que esta inconrreto. EStou utilizando o user root que esta configurado no servidor. Tenho que fazer alguma coisa pra poder acessa-lo em modo Admin? Obrigado.

90.

90 91
sato,

On Janeiro 23rd, 2009, Daqueda said:

Alguem fera da Trixbox pode me ligar e combinar um suporte mensal, contrato de 3 meses. Valeu. 31-2626-1507

91.

On Fevereiro 27th, 2009, Tan Jin Wen said:

Gostaria de saber se com o tribox eu posso fazer uma central igual a dos carto Al Brasil?? exemplo: O cliente compra um cartao no valor de R$ 15,00 e ira discar 3733-0000, o sistema ira pedir o numero do cartao que ele tem, ai ele digita o numero do cartao no telefone covencional de casa, o sistema ir dizer o total que contem no cartao e ir pedir que digite o numero do telefone que desejar ligar e depois que e digitado o numero do telefone o sistema dir o total de minutos que tem, eu to desesperado atras disso e to estudando loucamente o asterisk para entender-lo cada vez mas, mais ainda nao descobrir se o asterisk faz o que eu necessito, se tiver algum programa para indicar por favor ajude se puder me mandar um e-mail com help agradeo tanjinwen@hotmail.com

92.

92

On Marco 17th, 2009, Luiz Roberto said:

Ola Sr Alberto Sato, J tenho o Trixbox Funcionando 100% com duas linhas vono e uma linha just voip. Atualmente utilizamos Atas da Linksys e estes j possuem uma configurao de Dial Plan interna no firmware, com isso ns temos que realizar configuraes nos Atas. Gostaria de Saber se tem como colocar o Dial Plain para as extenes(ramais) direto no trixbox e se poderia mostrar como faze-lo? Alguem pode me ajudar?

93.

93 94

On Abril 2nd, 2009, Junio said:

Alguem onde consigo baixar a imagem do trixbox 2.6 no site da trixbox.org no esta funcionando.

94.

On Maio 31st, 2009, diego said:

Alguem ae pode me dar uma ajuda. Intalei o trixbox na maquina virtual

MAs nao sei se fiz algo errado mas nao consigo nem pau fazer ligaes. Utilizo a emresa callip. E acho que ela pode nao ser compativel com asterisk. Alguem sabe me dizer. Obrigado.

95.

95 96

On Junho 2nd, 2009, Dourado said:

Pode me informar como configurar no trixbox o grupo de chamada ( Ring Groups )

96.

On Junho 18th, 2009, Genival said:

Alberto Sato, Estou com dificuldades para fazer funcionar chamadas de vdeo no Trixbox. Estou utilizando do X-Lite (3.0 - free), porm o mesmo informa que no possvel enviar a chamada. Tem alguma configurao a ser feita no Trixbox (qual seria). Vou fazer uma apresentao de concluso de curso e gostaria muito de demonstrar esta facilidade. Muito Obrigado.

97.

97 98 99

On Julho 2nd, 2009, Borracha said:

Pessoal, baixei a primeira ISO e veio corrompida, apenas (4 Mbps). Baixei a segunda e veio apenas (186 Mbps). Algum poderia dar uma olhada nisso ? Abraos

98.

On Julho 2nd, 2009, Tormenta said:

Eu tambm estou com problema para baixar. Na segunda ISO, veio s com 186Mb. Ser que esta corrompido ?

99.

On Julho 7th, 2009, Erick said:

Bom dia, configurei as trixbox, com ligaes pelo softfone consigo normalmente, mas configurei um ATA pap2 e quando

eu tento discar s da ocupado. tem alguma idia do que seja?

100.

100

On Agosto 3rd, 2009, Ricardo said:

Pode me informar sobre o backup do trixbox passo a passo se possivel, desde j agradeo.

Potrebbero piacerti anche