Sei sulla pagina 1di 8

RESUMO DE CITAES* Teologia Moral Vaishnava e Homossexualidade.

Por Hrdayananda das Gosvami Acaryadeva. Califrnia, EUA, Fevereiro de 2005 Recomendei recentemente que a ISKCON aprecie e reconhea os sinceros esforos de todos os devotos que: a) empenham-se sinceramente em serem conscientes de Krishna; b) no podem ser celibatrios, e, desta forma, c) escolhem a monogamia, preferivelmente promiscuidade, como uma estratgia para controle dos sentidos e renncia gradual. O papel da sexualidade em uma sociedade espiritual claramente uma questo moral, a qual deve ser entendida dentro de um contexto mais amplo da filosofia moral vaishnava, como encontramos em escrituras vaishnavas autorizadas.

1. JUSTIA E COMPAIXO
Como em toda sociedade, conflitos morais ocorrem na cultura Vdica, freqentemente envolvendo uma tenso entre princpios morais de justia e compaixo. De fato, encontramos exemplos disto nos prprios passatempos do Senhor Krishna, geralmente resultando numa tentativa de encontrar um equilbrio entre justia e compaixo. Em ambas as histrias, de Asvatthama e Rukmi, encontramos a justia temperada pela misericrdia, resultando numa ao de justia misericordiosa, a qual no obedece aos estritos textos da lei.

2. DEVERES MORAIS CONFLITANTES


O ponto chave aqui que circunstncias prticas apresentaram conflitos morais aparentemente insolveis para uma famlia boa, brahmnica e vdica. O dever moral da famlia no lhes era absolutamente claro, e eles no podiam concordar no que fazer, j que cada ato moral possvel parecia violar outro dever moral de igual importncia.

3. IDEAL VS REAL
Outra tenso moral encontrada em toda sociedade surge da inevitvel lacuna entre ideal e real. A cultura vdica ensina os mais elevados princpios morais e espirituais, mas tambm engaja a natureza prtica humana com uma notvel franqueza e realismo. ...o dharma usado para regular as duas mais apaixonadas, e assim mais perigosas, atividades humanas: sexo e violncia. A fim de entender claramente a abordagem vdica s questes morais, devemos observar a maneira que a cultura vdica lida com o sexo e a violncia. Como declarado acima, em virtude destas duas atividades gerarem a mais desenfreada paixo nos seres humanos, so precisamente estas duas atividades que mais ameaam a ordem moral e espiritual na sociedade, e as quais, portanto, devem ser reguladas pelo dharma, moralidade. Para ilustrar a madura complexidade da abordagem vdica s questes morais, consideremos exemplos da abordagem vdica violncia, na forma de caa, e, ao sexo, na forma de poligamia. Perceberemos, em cada caso, que a cultura vdica ensina princpios morais ideais, no entanto, ao mesmo tempo, reconhece a real natureza humana e cria um espao cultural para pessoas sinceras que no podem praticar o ideal. justo concluir que a cultura vdica encontra aqui um ponto de equilbrio entre o ideal e o real. O ideal claramente ahimsa. O real, entretanto, que ao longo da histria registrada por todo o mundo, guerreiros caam. E, ao longo da histria, ns verificamos que guerreiros de fato no limitam sua caa ao mnimo necessrio para aprimorar suas habilidades essenciais como protetores da humanidade. Desse modo, encontramos a seguinte estratgia moral apropriada: 1. O ideal prescrito. 2. Aquilo que viola o ideal proibido. 3. Uma concesso feita para aqueles que simplesmente no podem ou no seguiro o ideal. 4. Aqueles que recebem essa concesso, no obstante, so aceitos dentro da sociedade. 5. Os perigos e repercusses em aceitar esta concesso so claramente indicados. A histria do mundo ensina que os guerreiros e governantes do comeo dos tempos procuraram desfrutar muitas mulheres. Uma proibio absoluta da caa, ou de mltiplos parceiros sexuais, entre os governantes, somente conduziria difuso da hipocrisia, o que debilitaria seriamente a fora da lei e escritura Vdicas. Para evitar isso, a cultura vdica ensina o ideal e, dentro de limites apropriados, acomoda o real. Encontramos um outro exemplo de uma estratgia realista para lidar com o desejo humano por sexo dentro da prpria ISKCON. No Bhagavad-Gita 9.27, o Senhor Krishna ensina claramente que ns devemos executar todos os atos como uma oferenda a Ele. 2

Krishna tambm declara no 7.11 que Ele est presente na sexualidade que no se ope ao dharma, moralidade. Srila Prabhupada explicou repetidamente que os devotos oferecem suas vidas sexuais a Krishna procriando crianas conscientes de Krishna. Assim, num senso estrito, todos os devotos iniciados devem prometer abandonar o sexo ilcito, i.e. o sexo que no para a procriao. Isto o ideal, entretanto, no o real. A situao real na ISKCON que muitos, realmente muitos, chefes de famlia seguem o mais fcil, a verso menos ideal da regra: no praticar sexo fora do casamento. O prprio Prabhupada, algumas vezes, ensinou tanto o ideal quanto, em muitas outras, a verso real dessa regra, a verso que eles podem realmente seguir. As escrituras vdicas ensinam que matar animais inocentes de fato um pecado. Mas, porque Mrgari era um caador, sua ofensa era alpa, pequena. O pecado relativo ao pecador.

4. ATOS E CONSEQNCIAS
Afora as inevitveis tenses morais entre justia e misericrdia, e entre o ideal e o real, podemos observar ainda nas escrituras Vdicas duas filosofias morais distintas, uma moralidade fundamentalmente no ato em si, e a outra buscando a moralidade fundamentalmente nas conseqncias dos atos. Ambas as vises so bem conhecidas para os filsofos ocidentais pelos nomes de tica deontolgica e conseqncialismo. O prprio Krishna explica ento a Arjuna o significado dessas duas histrias: difcil alcanar o mais elevado entendimento [da moralidade]. Verifica-se isso pelo raciocnio. Nessas circunstncias, h muitas pessoas que simplesmente alegam que a moralidade escritura. Embora Eu no Me oponha a esta viso, as escrituras no oferecem regras para todo caso. [8] O Senhor no Se ope noo de que as regras das escrituras governam a moralidade, entretanto, as regras por si mesmas no so suficientes. Deve-se analisar racionalmente os casos individuais e deve-se compreender as sutilezas da vida real. No se pode compreender as sutilezas da moralidade, a menos que se entenda o propsito da moralidade. Enquanto Bhishma estava deitado na cama de flechas, Yudhisthira perguntou sobre moralidade (dharma). Significativamente, a verdade sobre a moralidade no era bvia mesmo para o rei da moralidade, Yudhisthira.

A verdade no deve ser falada e a falsidade deve ser falada num caso onde a falsidade torna-se verdade e verdade torna-se falsidade. Uma pessoa imatura confundida em tal caso, onde a verdade no firmemente estabelecida. Moralidade aquilo que evita prejuzo para os seres vivos. Esta a concluso. A moralidade (dharma) vem do ato de manter (dharana). Assim, as autoridades dizem que a moralidade matm os seres vivos. Desta forma, aquilo que proporciona tal manuteno dharma. Esta a concluso. Aqui Bhishma repete os pontos bsicos da filosofia moral vdica ensinada pelo prprio Krishna: 1. Para entender o que comportamento moral, no podemos, em cada caso, simplesmente citar as regras morais das escrituras. 2. Deve-se tambm raciocinar sobre moralidade. 3. Em tal raciocnio, deve-se levar em considerao que todo o propsito dos princpios morais beneficiar as pessoas. 4. s vezes, pessoas boas, externamente, praticam ms aes. 5. s vezes, pessoas ms, externamente, praticam boas aes. 6. Em tais casos, deve-se olhar para alm das aparncias para ver o que realmente produz boas conseqncias. TENSO ENTRE SOCIEDADE E INDIVDUO. Srila Prabhupada insistiu para todos ns trabalharmos cooperativamente dentro da ISKCON, e ao mesmo tempo ele lutava contra a centralizao e a burocratizao precisamente porque elas reprimem a liberdade individual, inspirao e criatividade, tudo o que essencial na vida espiritual. Por um lado, uma sociedade consciente de Krishna deve preservar ideais espirituais eternos: o objetivo de cada vida aproximar-se de Krishna, o Senhor Supremo. Por outro lado, toda sociedade funcional deve criar espao cultural e social para os membros sinceros que, inevitavelmente, lutam com a realidade extremamente imperfeita da vida condicionada. A sociedade deve compreender que pessoas boas e sinceras muitas vezes falham em cumprir os ideais da sociedade e que a sociedade, em ltima anlise, existe para encorajar e facilitar a luta da alma por conscincia de Krsna. Uma sociedade consciente de Krishna deve levar em considerao que as almas condicionadas seguem os ideais espirituais apenas parcialmente e imperfeitamente. Portanto, para aqueles no muito avanados na vida espiritual, o progresso em direo ao ideal freqentemente envolve concesses avaliadas de acordo com os impulsos irreprimveis e necessidades do corpo material.

O indivduo tambm no deve tomar a sociedade por padres impossveis, ideais. Assim como o indivduo geralmente falhar em cumprir os ideais da sociedade, da mesma forma, a sociedade muitas vezes fallar em cumprir as expectativas do indivduo em relao a ela. Deste modo, uma sociedade intolerante deve, em ltima anlise, tornar-se ela mesma uma vtima da intolerncia de seus membros para com as inevitveis falhas desta mesma sociedade. ESCRITURAS E HOMOSSEXUALIDADE Assim, ao tentar entender como a ISKCON deveria lidar com a homossexualidade, devemos primeiro fazer esta pergunta: Fornecem as escrituras vdicas vaishnavas regras especficas e explicitamente noambguas para lidar com a homossexualidade, ou, se no, devemos chegar a uma concluso atravs de nossa prpria maneira de raciocinar? Notavelmente, nem o Gita, tampouco o Bhagavatam, do uma nica referncia explcita homossexualidade mutuamente consensual. Muito embora seja dito que a homossexualidade tenha existido desde o incio da criao, o Bhagavatam no a descreve explicitamente nem a condena. Portanto, de acordo com a prpria declarao de Krishna [MB 8.49.49], uma vez que no encontramos um estabelecimento de regras especficas, explcitas e no-ambguas para a conduta em relao homossexualidade, devemos nos empenhar em um raciocnio espiritual sobre isto. RACIOCNIO MORAL ACERCA DA HOMOSSEXUALIDADE Desse modo, podemos dizer que o padro absoluto, objetivo e eterno para relacionamentos conjugais que tal relacionamento deveria desenvolver-se entre um homem e uma mulher que possuam, respectivamente, qualidades masculinas e femininas tanto no corpo quanto na mente. Alm disto, tal relacionamento conjugal deve ser dedicado ao transcendental servio devocional e deve em ltima anlise visar ao amor espiritual puro, livre de luxria material. Neste mundo, encontramos algum nvel de impureza em quase todo relacionamento conjugal. Entretanto, a unio apropriada entre homem e mulher, em corpo e mente, mesmo neste mundo imperfeito , em um sentido, um reflexo mais prximo do padro eterno do que aquele que encontramos em sexualidades irregulares que no refletem padres absolutos. O Senhor Krishna declara no Bhagavad-Gita 7.11, que Ele est presente na sexualidade que no se ope ao dharma. Srila Prabhupada ensina que o sexo , em ltima anlise, destinado procriao devotada ao servio a Deus. Mesmo se a maioria dos devotos grhastas lutam com este padro e, na prtica, restringem-se verso mais fcil da regra no praticar sexo fora do casamento o padro mais elevado ainda o ideal ao qual 5

todos os devotos srios deveriam aspirar. O fato de muitos ou mesmo a maioria dos grhasthas acharem difcil agir sempre na plataforma ideal no invalida de modo algum, nem mesmo diminui, o valor do ideal. Um exemplo mundano serve para ilustrar este ponto: porque a sociedade americana, mesmo em face da disseminada hipocrisia, preservou o ideal de igualdade social e legal, o movimento dos Direitos Civis Americanos (American Civil Rights movement) foi capaz de apelar a este ideal na busca por justia racial. Similarmente, essencial para o progresso de seus membros que a ISKCON preserve o ideal espiritual de sexo para procriao entre um homem e uma mulher adequados, que estejam unidos pelos votos sagrados do matrimnio. Mas como a ISKCON deveria lidar com a homossexualidade? Consideremos o assunto luz da filosofia moral vaishnava, enfocando as diversas tenses morais que devem ser equilibradas.

CONCLUSO
Embora que, at certo ponto, haja tenso entre os desejos e necessidades da sociedade e aqueles do indivduo, devemos, em ltima anlise, descobrir um modo de encorajar e inspirar os devotos individuais com dificuldades especiais e, ao mesmo tempo, manter a santidade do padro dos princpios morais e espirituais. A ISKCON deve equilibrar justia e misericrdia, o ideal e o real. A ISKCON deve defender a importncia dos atos morais, mas a ISKCON deve tambm fazer aquilo que produzir conseqncias benficas. Prabhupada enfatiza que a conscincia de Krsna um processo gradual. Ele ensinou isto, literalmente, centenas de vezes. Todos devem purificar o corao por um processo gradual, no abruptamente. [Bg 3.35, Significado] Algumas pessoas acham que encorajar a monogamia gay encorajar a homossexualidade. Para testar este argumento, apliquemo-lo a uma outra atividade pecaminosa: abuso de drogas. De fato, h muitos vaishnavas sinceros ao redor do mundo que lutam contra alguma forma de abuso de substncia. Se a ISKCON seguir o exemplo de outras religies e oferecer programas para ajudar membros fiis a superar tais problemas, e se os devotos recuperados so elogiados e encorajados quando reduzem seu uso de drogas, isto significa que a ISKCON est encorajando, admitindo ou justificando o uso de drogas? Obviamente no. Similarmente, encorajar devotos que esto lutando para regular, reduzir e eliminar a sexualidade pecaminosa de qualquer espcie no elogiar ou encorajar atividades 6

pecaminosas. A verdade o oposto: ns estamos elogiando e encorajando a reduo e a eliminao gradual de tais atividades. No caso de um casal de devotos grhasthas, o sexo dentro do casamento, mas no destinado procriao, claramente pecaminoso, pelo menos num senso estrito. Embora algumas vezes os devotos declarem que no praticar sexo ilcito significa no praticar sexo fora do casamento, na verdade este o padro que muitos respeitados grhasthas so capazes de seguir. Por que ento ns admitimos um ato sexual o qual , no senso mais estrito, pecaminoso? Certamente porque este o menor de dois males, o maior mal sendo o sexo fora do casamento. Surge ento a questo: a diretriz de escolher dos males o menor valida somente para heterossexuais, ou esta tambm uma estratgia necessria para homossexuais? Leve em considerao que Prabhupada enfatiza que a conscincia de Krsna um processo gradual, um processo que prossegue lentamente, passo a passo. A noo de um processo gradual logicamente acarreta a noo ulterior de que os passos graduais na direo certa so apenas isto: passos na direo certa. E, uma sociedade espiritual deve encorajar todos seus membros a darem passos na direo certa. Finalmente, devemos levar em considerao o princpio moral ltimo, encontrado no Padma Purana e citado no Sri Caitanya Caritamrta 2.22.113: Vishnu deve ser sempre lembrado e jamais esquecido. Todas as injunes e proibies s podem ser servas dessas duas. [23] Similarmente, o prprio Senhor Krishna declara no final do Gita, 18.66: Abandone todos os princpios morais/religiosos e venha a Mim exclusivamente por abrigo. Eu te protegerei de todas as reaes pecaminosas. No temas! Portanto, considerando a filosofia moral vaishnava, como ensinada pelo prprio Krishna e por Seus devotos puros, a ISKCON deve encorajar os devotos sinceros que, s vezes, de boa f e dentro de limites racionais, escolhem dos males o menor a fim de se estabilizarem no caminho espiritual. Este princpio aplica-se a sexualidade humana mutuamente consentida entre adultos. ________________________ *Este resumo de citaes visa facilitar a compreenso do artigo em virtude da extenso do mesmo. composto apenas de fragmentos do artigo considerados por mim como relevantes para uma compreenso rpida do contedo. No substitui, claro, a verso completa do mesmo que pode ser baixada gratuitamente em: http://www.acharyadeva.com/pdf/Teologia_Moral_Vaishnava.pdf Compilao: David Britto radhesyamaji@yahoo.com.br 7

Em: 23/04/2005

Potrebbero piacerti anche