Sei sulla pagina 1di 22

Tipos de contrato de trabalho Contrato de Experincia Contrato de experincia o acordo individual de trabalho em que as partes (empregador e empregado) estabelecem

m as clusulas relativas s relaes de trabalho, como salrio, cargo, funo, horas de trabalho etc., e fixam tambm a data em que ocorrer a sua extino, que no poder exceder os limites fixados em lei. o contrato de trabalho por prazo determinado que proporciona ao empregador a oportunidade de observar, durante o perodo, o desempenho funcional do empregado na execuo de suas atribuies e ao empregado a possibilidade de examinar as condies de trabalho oferecidas e sua adaptao e integrao, alm de simplificar os procedimentos por ocasio de seu trmino normal. O contrato de experincia, forma de contrato a termo, no pode exceder 90 dias. Contrato por Obra Certa Entende-se por contrato de trabalho por obra certa aquele celebrado entre as partes pelo perodo de durao da obra, constituindo-se em contrato por prazo determinado, podendo ser enquadrado na condio de execuo de servios especificados de que trata a CLT, art. 443, 1, bem como de realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. Os servios realizados por obra certa so transitrios, ou, muitas vezes, no passa a obra certa de atividade empresarial de carter transitrio. O objetivo do contrato por obra certa a execuo de servios especificados ou a realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. O contrato por obra certa no poder exceder 2 anos. Contrato por Prazo Determinado Caracteriza-se como contrato por prazo determinado, nos termos da Lei no 9.601/1998, aquele firmado para admisses que representem acrscimo no nmero de empregados, cuja celebrao deve contar com a participao obrigatria do sindicato representativo da respectiva categoria profissional, no sendo possvel empresa celebr-lo diretamente com o empregado, sob pena da perda de sua eficcia plena. Admite-se sua implantao em qualquer atividade desenvolvida pela empresa ou estabelecimento, independentemente dos requisitos previstos na CLT, art. 443, 2o.

O contrato por prazo determinado de que trata a Lei no 9.601/1998 tem durao mxima de 2 anos. Trabalho Temporrio Trabalho temporrio aquele prestado por pessoa fsica a uma empresa para atender necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou ao acrscimo extraordinrio de servios. Trabalhador temporrio aquele contratado por empresa de trabalho temporrio, para prestao de servio destinado a atender necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente ou a acrscimo extraordinrio de tarefas de outra empresa. Empresa de trabalho temporrio a pessoa fsica ou jurdica urbana, cuja atividade consiste em colocar disposio de outras empresas, temporariamente, pessoal devidamente qualificado (trabalhadores temporrios), por elas remunerados e assistidos. Empresa tomadora de servio ou cliente a pessoa fsica ou jurdica que, em virtude de necessidade transitria de substituio de seu pessoal regular e permanente ou de acrscimo extraordinrio de tarefas, contrata locao de mo de obra com empresa de trabalho temporrio. Justifica a contratao de trabalhadores temporrios unicamente o acrscimo extraordinrio de servios na empresa, devidamente comprovado, ou a necessidade de substituio temporria de determinado empregado pertencente aos seus quadros permanentes. O contrato celebrado em desconformidade com o estabelecido pela legislao em vigor ser considerado nulo de pleno direito, sujeitando as empresas contratante e contratada s penalidades legais aplicveis. O contrato de trabalho temporrio mantido entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, em relao a um mesmo empregado, no pode ultrapassar 3 meses, salvo autorizao do rgo local do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), devendo ser elaborado necessariamente por escrito e com a expressa indicao do prazo de durao. Contrato de Safra aquele que tem sua durao dependente da influncia das estaes nas atividades agrrias, assim entendidas as tarefas normalmente executadas no perodo compreendido entre o preparo do solo para o cultivo e a colheita.

Trata-se de trabalho no- eventual, inserido na atividade-fim do produtor rural. O contrato de safra um contrato de prazo determinado, no podendo ser prorrogado aps o trmino da safra. Pode, entretanto, ser sucedido por outro contrato de trabalho. Ao trmino de cada contrato, deve ser feita a "resciso contratual", com o pagamento das parcelas previstas em lei.

JORNADA DE TRABALHO
No Brasil a quem defina o perodo de trabalho como jornada de trabalho; outros, inclusive a Consolidao das Leis Trabalhistas - CLT, preferem durao do trabalho. O fato que de uma ou de outra forma, o empregado participa com suas funes na empresa sempre vinculado a um perodo de horas. O perodo pode ser presencial ou no-presencial. Presencial quando o empregado exerce suas funes no local, modo e hora definidos. Nopresencial quando o empregado exerce suas funes em local modo e hora no definidos. A exemplo da primeira situao o exerccio tpico de um auxiliar de escritrio, que tem endereo certo, funo definida e horrio de , intervalo e sada pr-estipulados de trabalho. Para a segunda situao temos o motorista que pode no ter endereo certo e horrio de entrada, intervalo e sada no definidos. Assim, chegamos a uma diferenciao no cumprimento do trabalho, pois jornada de trabalho ser o perodo de tempo que o empregado ficar disposio do empregador, executando ou no sua funo, mas sob sua dependncia. Perodo de trabalho requer incio e fim definidos de horrio e trabalho sob a direo do empregador. A durao do trabalho, ento, pode ser disposta de qualquer maneira, no se vinculando a um padro comum aos empregadores. Essa ausncia de padro, porm, no permite ao empregador o exerccio livre do perodo de trabalho, devendo se submeter nas normas constitucional, legal e normativas da relao trabalhista. Registra-se que na poca do sculo XIX (1801) a jornada chegava a atingir perodos de 12 a 16 horas, mesmo entre os menores e as mulheres.

No existia nenhuma limitao, como atualmente nosso ordenamento jurdico prev. Com a evoluo da classe assalariada e a organizao dos sindicatos, essas extensas horas foram combatidas, e a partir do sculo XX (1901) passamos a ter em diversos pases (Frana, Inglaterra, etc.) jornada mxima de 10 (dez) horas dirias. Porm, foi na Conferncia das Naes Aliadas, em Paris, que houve inspirao para estabelecer jornada de 8 horas diria ou de 48 horas semanal de trabalho. Modernamente no Brasil, a partir da Constituio Federal de 1988, a jornada de trabalho sofreu novas alteraes. Art. 7 inciso XIII durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho. A CF 1988 art. 7 inciso XIII e CLT art. 58, passaram a determinar que a jornada de trabalho no ultrapassasse as 8 hs DIRIAS e 44 hs SEMANAIS A limitao da jornada de trabalho, atualmente vigente, no impossibilita que ela seja menor, apenas assegura um limite mximo. Embora, ainda, exista uma extenso atravs do regime de compensao e prorrogao das horas. Nota: Para se compor as horas trabalhadas por dia, no se deve computar o perodo de intervalo concedido ao empregado. Exemplo: das 8:00 s 17:00 com 1:00 hora de intervalo temos 9hs na empresa, mas 8hs de trabalho excluindo o intervalo.(CLT art. 712) Deve-se considerar que algumas atividades ou por fora de lei ou acordo coletivo possuem jornadas especiais, por exemplo: PROFISSO Bancrios Telefonista Operadores cinematogrficos Jornalista Mdico Radiologista LIMITE DE HORAS DIA 6 horas 6 horas 6 horas 5 horas 4 horas 4 horas

O empregador pode formular perodo de jornada no contrato de trabalho de acordo com suas necessidades, basta no ferir a proteo da lei. Assim podemos ter empregado horista, diarista ou mensalista. Temos registrados na ordem econmica do trabalho uma jornada especial com regime de 12 x 36; ou seja, 12 horas de trabalho e 36 horas de descanso. Essa jornada, embora no prevista na lei, tem sido adotada por diversas normas coletivas (Sindicato) e tolerada pela jurisprudncia pela tpica necessidade das empresas com alguns seguimentos especficos, tais como rea de sade e segurana. Devo ressaltar que a justia aceita tal prtica mediante a existncia da norma coletiva e a impossibilidade da empresa em implantar outro horrio. Caso no exista a norma coletiva criando este horrio, a empresa sofrer com as penalidades previstas e a possibilidade de arcar com o pagamento das horas extras. Para todos os fins legais, admitidas pela jurisprudncia e fiscalizao, um empregado que trabalha 8 (oito) horas por dia e no mximo 44 horas na semana, tem carga mensal de 220 HORAS A interpretao mais aceita pela jurisprudncia para entendermos a formulao dessas 220 horas, admitirmos um ms comercial de 5 (cinco) semanas. Assim, 44 horas por semana (x) 5 semanas (=) 220 horas por ms; 36 horas por semana (x) 5 semanas (=) 180 horas por ms; 40 horas por semana (x) 5 semanas (=) 200 horas por ms; 30 horas por semana (x) 5 semanas (=) 150 horas por ms. Importante! No aceito pela legislao a alterao da jornada de trabalho com prejuzos ao empregado. Ser nulo, todo e qualquer acordo entre as partes, mesmo que seja reduzida na proporo do salrio e com declarao expressa do empregado. fundamental, diante de um quadro necessrio reduo a participao por negociao coletiva (Sindicato) e Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Pode-se admitir que as principais caractersticas de durao de jornada podem se resumir em 8 (oito):

Hora Diurna: entende-se como hora diurna quela praticada entre as 05:00 horas e 22:00 horas. Hora Noturna: A CLT preceitua no art. 73 2 que o horrio noturno aquele praticado entre as 22:00 horas e 05:00 horas, caracterizando assim para o trabalhador urbano, j em outra relao de trabalho, exemplo rural ou advogado, este horrio sofre alterao, porm a legislao, entendendo haver um desgaste maior do organismo humano, criou algumas variantes em relao hora diurna.

A exemplo dessas variantes surge o seguinte quadro: PERODO TEMPO Das 22:00 s 23:00 1:00 h horas Das 23:00 s 24:00 1:00 h horas Das 24:00 s 01:00 1:00 h horas Das 01:00 s 02:00 1:00 h horas Das 02:00 s 03:00 1:00 h horas Das 03:00 s 04:00 1:00 h horas Das 04:00 s 05:00 1:00 h horas Total 7:00 h REDUO 7 minutos e 30 segundos 7 minutos e 30 segundos 7 minutos e 30 segundos 7 minutos e 30 segundos 7 minutos e 30 segundos 7 minutos e 30 segundos 7 minutos e 30 segundos 52,30 minutos e segundos TEMPO EFETIVO 52,30 minutos e segundos 52,30 minutos e segundos 52,30 minutos e segundos 52,30 minutos e segundos 52,30 minutos e segundos 52,30 minutos e segundos 52,30 minutos e segundos

Dessa forma a legislao definiu que s 7 (sete) horas noturnas trabalhadas equivalem a 8 (horas). Nesse caso um trabalhador s pode ter mais 1 (uma) hora acrescida sua jornada, visando o perodo para descanso ou refeio. Destarte, o empregado trabalha 7 (sete) horas, mas recebe 8 (oito) horas para todos os fins legais. Foi uma forma encontrada pelo legislador para repor o desgaste biolgico que enfrenta quem trabalha noite, sendo considerada um perodo penoso de trabalho. O Estado, entendendo que impossvel que algumas funes no sejam exercidas no horrio noturno, acresceu jornada diurna um adicional para compensar o exerccio penoso nesse horrio. Visando a apurao do valor, a hora noturna recebe um adicional especial, determinado como adicional noturno. Esse adicional no mnimo 20% (vinte por cento) (CLT art. 73), sendo certo que alguns acordos ou convenes coletivas determinam percentual maior. Se um trabalhador com mesmo cargo diurno ganha R$ 10,00 (dez) reais por hora, esse mesmo cargo no perodo noturno ganhar R$12,00 (doze) reais (R$ 10,00 + R$ 2,00 [R$ 10,00 x 20%] de adicional noturno). Se o empregado trabalha o ms todo no perodo noturno e ganha R$ 1.000,00 (mil) reais de salrio, ele receber seu salrio total acrescido do 20% (vinte por cento) do

adicional noturno (R$ 1.000,00 + R$ 200,00 de adicional noturno = R$ 1.200,00). O empregado pode exercer horas extras no perodo noturno, devendo ser remunerado com base nas regras das horas extras e acrescido dos 20% do adicional noturno. Supresso: O adicional noturno pode ser suprimido, cancelado, extinto, caso o empregado mude o seu turno de trabalho, deixando de trabalho no perodo noturno e passando a trabalhar no perodo diurno. Smula 265 do TST: ADICIONAL NOTURNO. ALTERAO DE TURNO DE TRABALHO. POSSIBILIDADE DE SUPRESSO (mantida) - Res. 121/2003, DJ 19, 20 e 21.11.2003. A transferncia para o perodo diurno de trabalho implica a perda do direito ao adicional noturno. Importante! O menor de 18 anos de idade proibido o trabalho em horrio noturno (CLT art. 404). Horas Extras: A expresso horas extras ou horas suplementares, equivalem-se, e tais fenmenos ocorrem quando o empregado excede na quantidade de horas contratualmente determinadas. Por exemplo, um empregado trabalha das 09:00 s 18:00 horas com 1:00 hora de intervalo para repouso e alimentao, se ele entrar antes das 9:00, no cumprir total ou parcial o seu horrio de intervalo, ou ainda, sair aps as 18:00 horas, confirmando estar disposio ou exercendo a atividade para o empregador, caracteriza-se a hora extra ou hora suplementar. Porm esse fenmeno no ocorre isolado, ele parte de um acordo escrito pr-estabelecido entre o empregador e o empregado, denominado como Acordo de Prorrogao. O acordo de prorrogao visa atender o empregador, que por natureza da circunstncia do momento requer do empregado uma disponibilidade maior de seu horrio contratual. A legislao do trabalho (CLT art. 59) visando garantir proteo ao empregado e no deixar o limite do tempo por convenincia do empregador, procurou limitar esta prorrogao a 2 horas dirias Poder ser substitudo o acordo individual entre as partes, pelo acordo coletivo de trabalho; ou seja, havendo previso nesse acordo no h necessidade de termo de prorrogao entre as partes.

Dentro desse aspecto, o legislador constituinte tratou de criar mecanismo que pudesse dar vantagem tambm ao empregado, pois num primeiro momento o excedente estaria apenas atingindo a atividade econmica do empregador. Assim a CLT art. 59 1 determinou que a durao das horas extras fosse acrescida de no mnimo 50% nos dias normais e 100% nos domingos e feriados comum encontrar nos acordos ou convenes coletivas percentuais diferenciados, variando pela quantidade de hora ou dia da semana. A frmula para calcular tal adicional sobre as horas normais pode ser assim considerada: Salrio Jornada Valor Adicional Valor a Mensal Mensal Salrio Hora 50% Pagar Hora A B C D E R$ 1.000,00 220 A/B 50% de C (C + D) R$ 1.000,00 220 R$ 4,54 R$ 2,27 R$ 6,81 Nota:O limite de 2 (duas) horas pode ser rompido quando a empresa encontra-se em situao de emergncia, entendida como tal, aquela que coloque em risco as atividades econmicas da empresa, podendo acarretar prejuzos manifestos. Apresentando esse quadro, o empregador dever comunicar o rgo do trabalho local competente (normalmente a DRT) num prazo de 10 (dez) dias, e pagar o adicional das horas extras no percentual de 25% (vinte e cinco por cento). Mas de forma nenhuma dever ultrapassar 12 (doze) horas total de trabalho dirio. CLT art. 61 1 e 2. As variaes entre 5 (cinco) e 10 (dez) minutos dirios no sero computadas como horas extras (CLT art. 58 1). O empregado comissionado tambm recebe horas extras, calculando sobre o valor das comisses a elas referentes (TST - Smula 340). Gratificao por tempo de servios e gorjeta integram a base de clculo das horas extras (TST Smula 264 e Smula 354). Horas Extras Habituais: O clculo do valor das horas extras habituais, para efeito de reflexos em verbas trabalhistas, observar o nmero das horas efetivamente prestadas e sobre ele aplica-se o valor do salrio-hora da poca do pagamento daquelas verbas. (TST Smula 347). Observa-se que na apurao do clculo das verbas trabalhistas no se considera o valor recebido a poca do pagamento das horas extras, mas a quantidade de horas extras realizadas.

Cancelamento das Horas Extras: A supresso, pelo empregador, do servio suplementar prestado com habitualidade, durante pelo menos um ano, assegura ao empregado o direito indenizao correspondente ao valor de um ms das horas suprimidas para cada ano ou frao igual ou superior a seis meses de prestao de servio acima da jornada normal. O clculo observar a mdia das horas suplementares efetivamente trabalhadas nos ltimos doze meses, multiplicada pelo valor da hora extra do dia da supresso. (TST - Smula 291). Importante! Nas atividades insalubres, assim consideradas as constantes dos quadros mencionados no captulo "Da Segurana e da Medicina do Trabalho" ou que neles venham a ser includas por ato do Ministro do Trabalho, quaisquer prorrogaes s podero ser acordadas mediante licena prvia das autoridades competentes em matria de medicina do trabalho, as quais, para esse efeito, procedero aos necessrios exames locais e verificao dos mtodos e processos de trabalho, quer diretamente, quer por intermdio de autoridades sanitrias federais, estaduais e municipais, com quem entraro em entendimento para tal fim.

Hora Compensatria ou Banco de Horas: O empregador pode adotar um procedimento de concentrar sua atividade num perodo da semana, mas dever proporcionar ao empregado reduo noutro dia. Dessa forma o empregador pode romper a barreira das 8 (oito) horas dirias, mas no poder ultrapassar a das 10 (dez) horas dirias e 44 (quarenta e quatro) semanais. Podendo compensar em qualquer poca, no necessariamente na mesma semana. A esse fenmeno d-se o titulo de Horas de Compensao ou Acordo de Compensao. Para que isso seja possvel o empregador dever participar de um acordo triangular, vejamos:

SINDICATO

EMPREGADOR

EMPREGADO

imprescindvel dizer que tal acordo triangular de natureza obrigatria (CLT art. 59 2) sem o qual poder a sistema de compensao ser anulado. EMENTA: BANCO DE HORAS. VALIDADE: "Para ter validade, o banco de horas depende de prvio ajuste entre os sindicatos patronal e de empregados, atravs de autorizao em conveno ou acordo coletivo de trabalho (pargrafo 2., do art. 59, da CLT). A simples existncia do sistema, sem a devida comprovao de sua implantao legal,, torna incuo o sistema de compensao de horas adotado pela empresa". Recurso Ordinrio a que se d provimento parcial, no particular. COMPENSAO DE HORAS. VALIDADE. Recente jurisprudncia cristalizou-se no sentido de que a compensao de horas vlida se pactuada individualmente (orieentao jurisprudencial n 182 SDI/TST). Conclui-se, portanto, que a compensao tcita, nos moldes requeridos pela empresa, relega ao inteiro arbtrio patronal referida compensao, causando insegurana ao trabalhador. Tendo-se por inexistente acordo tcito de compensao, devidas, como extras, aquelas praticadas aps a oitava diria. Secretaria da Relao do Trabalho Portarias SRT n. 1 de 22/03/02 EMENTA N 13 BANCO DE HORAS. NEGOCIAO COLETIVA. A compensao de jornada de trabalho prevista no 2, do art. 59, da Consolidao das Leis do Trabalho, somente pode ser efetivada por conveno ou acordo coletivo de trabalho. Se pactuada mediante acordo individual, ter o empregador que pagar como extras as horas trabalhadas alm das regulamentares do contrato de trabalho.

Procurou ainda o legislador (CLT art. 59 2) limitar o perodo, sendo vlido a compensao que vigore por 1 ano O perodo anual ser contado a partir do momento que o acordo for firmado entre as partes empresa e sindicato ou implantao do regime de compenso, caso haja previso na norma coletiva. O acordo, ento, prestigiar aqueles presente no momento da celebrao e recepcionaros demais adimitidos, mediante anuncia, no decurso do perodo. Aps esse perodo, havendo interesse do empregador, dever ser firmado novo acordo. No h na norma jurdica uma determinao do perodo de incio de fim, porm tem sido uma prtica as empresas adotarem o exerccio do ano letivo para o controle da compensao. Na ocorrncia da resciso contratual, as horas realizadas no perodo de compensao ou banco de horas devem ser pagas como horas extras, incidindo, inclusive, como reflexo nas verbas rescisrias. Tambm dever ser saldado como horas extras, as horas de compesao ou banco de horas que ultrapassarem o vencimento de 1 ano do acordo de compensao. O acordo de compensao, no ajustado e seguido corretamente, poder ser descaracterizado e permitir o empregado reclamar as horas extras, como se l abaixo: TST N 85 COMPENSAO DE JORNADA : I. A compensao de jornada de trabalho deve ser ajustada por acordo individual escrito, acordo coletivo ou conveno coletiva. II. O acordo individual para compensao de horas vlido, salvo se houver norma coletiva em sentido contrrio. III. O mero no-atendimento das exigncias legais para a compensao de jornada, inclusive quando encetada mediante acordo tcito, no implica a repetio do pagamento das horas excedentes jornada normal diria, se no dilatada a jornada mxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. IV. A prestao de horas extras habituais descaracteriza o acordo de compensao de jornada. Nesta hiptese, as horas que ultrapassarem a jornada semanal normal devero ser pagas como horas extraordinrias e,

quanto quelas destinadas compensao, dever ser pago a mais apenas o adicional por trabalho extraordinrio. Nota: A compensao de horas aplicvel tambm mulher, em razo da Constituio Federal estabelecer os mesmos direitos e deveres ao homem e a mulher. Hora Turno ou Revezamento: Constituio Federal art. 7 inciso XIV e Instruo Normativa n 64/2006 do MTE : quando o empregador tem sua atividade econmica estabelecida na forma de turnos, ou seja, a empresa tem servio manh, tarde e noite e empregados trabalhando nesses perodos em sistema de rodzio, atribudo a essa forma de trabalho a chamada hora por turno. Independe do tipo da atividade da empresa ou da funo do empregado, se este pode ter seu turno alterado, um dia trabalha pela manh, noutro tarde e outro noite ele fatalmente cumpre durao de turno e logo tem limite dirio de 6 horas O empregador que adotar sistema fixo de turno e no de revezamento, no estar vinculado ao turno de 6 (seis) horas, podendo assim utilizar a jornada de 8 (oito) horas. Entende-se por sistema fixo aquele que o empregado no faz rodzio de trabalho entre manh, tarde ou noite. Nota: O intervalo na durao da jornada diria (ex. 15 minutos) ou no descanso semanal (domingo ou feriado) no descaracteriza o turno ininterrupto. Lembrando que no considerado tempo de trabalho o intervalo para refeio. Horas Sobreaviso ou Prontido: aquela existente quando o empregado se mantm disposio ou de prontido a empresa. Esse tipo de hora tem previso legal (CLT art. 244 2) para a categoria dos ferrovirios, mas a jurisprudncia, ao longo do tempo, consagrou s outras atividades. Assim, caracteriza-se a hora sobreaviso independente do local de trabalho, categoria do empregado, distncia, instrumento de trabalho, mas sim o fato principal do empregado estar disposio do empregador aguardo suas ordens, impedindo assim que ele possa exercer alguma atividade pessoal sem descumprir sua funo. A doutrina tem esclarecido que a configurao se d pelo fato do empregado ser tolhido do seu direito de ir e vir; ou seja, aguardando as ordens em sua residncia. Quando o empregado exercer efetivamente as horas de sobreaviso, o empregador dever remunerar a hora normal com o acrscimo de 33,33%

ou 1/3 do valor. Exemplo: Salrio Base R$ 1.000,00( / ) 220 hs (=) R$ 4,54 (+) 33,33% (=) R$ 6,05 Difere-se o sobreaviso do regime de prontido, pois este existe quando o empregado permanece nas dependncias do empregador aguardando ordens. As horas de espera, ento, sero remuneradas com acrscimo de 66,66% ou 2/3 do valor normal.Exemplo: Salrio Base R$ 1.000,00( / ) 220 hs (=) R$ 4,54 (+) 66,66% (=) R$ 7,57. No caracteriza regime de sobreaviso o fato de o empregado ser chamado para prestar servios de urgncia, quando estes no decorrem da obrigatoriedade de permanncia em sua residncia para os respectivos atendimentos... no tolhido o empregado em sua liberdade de locomoo, dispondo portando, de tempo para se dedicar s suas ocupaes, e,a te mesmo, ao seu lazer (TST, RR 378.825/97.1, Joo Orestes Dalazen, Ac. 1 T., 9.4.99).

tabela para de intervalos: PERODO At 4 horas De 4 a 6 horas Acima de 6 horas Entre um dia e o outro Entre uma semana e a outra DURAO INTERVALO 00:00 minutos 00:15 minutos 01:00 hora 11:00 horas 24:00 horas - DSR DO

Na CLT as previses dos intervalos so determinadas, e caso no haja previso em norma coletiva, os intervalo concedidos pela empresa devem ser considerados como horrio de trabalho normal. O entendimento se d pela fato de no haver previso legal e o empregado se encontrar disposio do empregador. Exemplo: intervalo para o caf manh ou tarde. Importante! Uma empresa pode permitir que o intervalo seja superior 1:00 hora, podendo chegar at 2 (duas) (CLT art. 71) podendo

existir intervalo superior, devendo ser consentido atravs de acordo ou conveno coletiva. A legislao, ainda, orienta que o descanso semanal deve ser, preferencialmente aos domingos, ou no ms, obrigatoriamente, um domingo no mnimo. Determinadas funes possuem caractersticas prprias de sua natureza e vincula-se a uma proteo maior de segurana e sade no trabalho, por essa razo a lei determinada que tenham pequenos intervalos. Exemplo dessas funes so: digitador, datilgrafos e assemelhados. A legislao clara, e determina que a cada 90 (noventa) minutos haja 0:10 (dez) minutos de intervalo, no deduzido de sua jornada de trabalho. H na Norma Regulamentadora 17 da Segurana e Sade do Trabalhador a orientao de a cada 0:50 (cinqenta) minutos conceder 0:10 (dez) minutos de intervalo. Nota: Se o intervalo para descanso for suprimido, o perodo trabalhado dever ser remunerado como acrscimo de horas extras. Qualquer que seja o perodo de intervalo intrajornada de trabalho, no integra a contagem da jornada de trabalho diria (CLT art. 71 2). O trabalhador rural tem seu intervalo um pouco diferente do intervalo do empregado urbano. Nos servios intermitentes, que so executados em duas ou mais etapas dirias, no sero computados como tempo de servio os intervalos entre etapas, desde que haja ressalva de tal hiptese na CTPS do empregado ( Lei 5.889/73 art.6) Hora In Itinere ou Intinerrio: No h previso na CLT para essa caracterstica de hora, mas a jurisprudncia tem consagrado o perodo gasto pelo empregado no percurso casa trabalho trabalho casa quando a empresa fornece transporte particular pela inexistncia do transporte pblico ou local de difcil acesso. Esse perodo ento passa a integrar a jornada de trabalho, devendo ser considerado na remunerao mensal. (TST Smula 90 324 - 325). Smula 90 do TST: I - O tempo despendido pelo empregado, em conduo fornecida pelo empregador, at o local de trabalho de difcil acesso, ou no servido por

transporte pblico regular, e para o seu retorno computvel na jornada de trabalho. II - A incompatibilidade entre os horrios de incio e trmino da jornada do empregado e os do transporte pblico regular circunstncia que tambm gera o direito s horas "in itinere". III - A mera insuficincia de transporte pblico no enseja o pagamento de horas "in itinere". IV - Se houver transporte pblico regular em parte do trajeto percorrido em conduo da empresa, as horas "in itinere" remuneradas limitam-se ao trecho no alcanado pelo transporte pblico. V - Considerando que as horas "in itinere" so computveis na jornada de trabalho, o tempo que extrapola a jornada legal considerado como extraordinrio e sobre ele deve incidir o adicional respectivo. Horas in itiniere. nus da prova. O nus da prova do direito s horas in itinere do reclamante, por se tratar de fato constitutivo em que se torna necessria a comprovao de local de trabalho de difcil acesso ou no servido por transporte pblico regular, conforme descrito no Verbete 90 da Smula desta Corte (TST, E-RR 158.684/95.1, Cna Moreira, Ac. SBDI-1)

FORMA DE CONTROLE

Para o empregador primordial adotar um sistema de controle do registro da jornada de trabalho praticada pelo empregado. A ausncia desse controle um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas na justia do trabalho, devendo, ento, receber uma ateno especial, no s na existncia mas tambm no treinamento do empregado que ir operacionalizar o sistema, bem como uma poltica clara e extensiva aos empregados e que condiz com as atividades da empresa Dessa forma temos algumas opes que podem ser adotadas, e cada qual requer um procedimento diferente e adoo de controle especfico, sempre visando o cumprimento da lei. Manual: o controle feito de forma transcrita pelo empregado diretamente num livro ou folha individual de presena apropriados para o registro. imprescindvel que os dados do empregador (nome, CNPJ e endereo) e do empregado (nome, cargo, horrio de trabalho contratual, nmero de registro, perodo a que se refere o apontamento e espao para assinatura). Deve o registro transcrito ser fiel ao fato; ou seja, a justia no tolera registro com hora fictcia, pr-assinalada; por exemplo, empregado que registra ter entrado todos os dias s 8:00 horas, o que impossvel na prtica. EMENTA: CARTO DE PONTO. OBRIGATORIEDADE E EFEITOS. NO SE PODE ACOLHER COMO PROVA DA JORNADA CARTES EM QUE ESTO ASSINALADOS HORRIOS ABSOLUTAMENTE INVARIVEIS, AINDA MAIS SE DEMONSTRADO QUE ERAM PREENCHIDOS PELO EMPREGADOR. Mecnico: Sistema utilizado com relgio mecnico e carto de ponto. Deve ser preenchido os dados do empregador ou colar uma etiqueta sem rasuras, o empregado registrar o seu horrio no sistema de marcao mecnica. Eletrnico ou Digital: Atualmente o mais utilizado, podendo servir como crach de identificao e no verso tarja magntica para registrar no relgio digital. A impresso da folha de ponto no final do ms no pode fugir aos itens j citados acima. Seja qual for o modelo adotado, o registro pessoal e a assinatura no apontamento mensal deve ser adotada. Alguns tribunais tem exigido a assinatura, mesmo no eletrnico, pois h entendimento de que sendo possvel alterar os dados, direito do empregado ter o conhecimento do fechamento, de tal sorte que se a assinatura no for lanada nulo os registros na folha de apontamento.

EMENTA: JORNADA SUPLEMENTAR. SISTEMA INFORMATIZADO DE CONTROLE DE PONTO. IMPOSSIBILIDADE DE CONFERNCIA, APS A IMPRESSO, DOS HORRIOS LANADOS: " o registro de ponto que possibilita o conhecimento do horrio empreendido pelo empregado, permitindo o pagamento dos salrios e vantagens decorrentes da freqncia ao trabalho, sendo do empregador a responsabilidade pela manuteno desses documentos em consonncia com as normas expedidas sobre matria. Relatrios de freqncia, impressos atravs de sistema informatizado do controle de horrio, sem a assinatura do obreiro, carecem de validade, devendo ser reconhecida a jornada suplementar informada pelo autor". Recurso ordinrio a que se d provimento. Os registros devem ser feitos obrigatoriamente no horrio de entrada e sada. Mencionar no corpo da folha ou carto de ponto o horrio de intervalo. Nada impede de que o empregado registre todos os movimentos (entrada sada para intervalo retorno do intervalo trmino da jornada) Importante! O empregador que possuir at 10 (dez) empregados, no obrigado a utilizar nenhum sistema de controle (CLT art. 74), porm no aconselhvel adotar esta opo, porque na prtica o nus para o empregador numa eventual reclamao trabalhista alto. A empresa que adotar registros manuais, mecnicos ou eletrnicos individualizados de controle de horrio de trabalho, contendo a hora de entrada e sada, bem como a pr-assinalao do perodo de repouso ou alimentao, fica dispensada do uso de quadro horrio. A legislao selecionou duas funes (CLT art. 62 inciso I e II) que passaram a requerem forma diferenciada no seu tratamento, seja pela impossibilidade de registrar ou da autoridade no trabalho.

Atividade Externa: nesse caso devem ser entendidas as situaes que no so combatveis como fixao de horrio, aquelas que impossibilitam a fiscalizao pela empresa. A impossibilidade pode ser de natureza geogrfica, operacional, percursos, perodo e assemelhados. No se vincula exclusivamente a funo, mas ao fato que impede o empregado registrar o seu horrio. Algumas funes se aproximam desse caso (caminhoneiro,

viajantes, motorista de praa, corretor de seguro externo, etc.). No o fato do empregado exercer atividade externa que o dispensa da marcao do ponto, mas da impossibilidade de controle da empresa. Gerente: A doutrina tem admitido como gerente aquele que tem cargo de gesto, entendendo como tal quele com poderes para admitir, demitir, comprar, vender, ter subordinados, o que se apresenta como empregador. o executivo que pela natureza de suas funes, preposto, viagens, reunies, fica impedido de cumprir a marcao de ponto. Normalmente ter poderes de comando com procurao e na ausncia do proprietrio a figura mais prxima frente a terceiros. A questo no ser gerente, mas ter poderes de proprietrio. Ementa: Gerente Horas Extras. Para que fique o gerente excepcionado dos preceitos relativos durao do trabalho, necessria a inequvoca demonstrao de que exera tpicos encargos de gesto, pressupondo esta que o empregado se coloque em posio de verdadeiro substituto do empregador ou cujo exerccio coloque em jogo como diz Maria de La Cueva a prpria existncia da empresa, seus interesses fundamentais, sua segurana, e a ordem essencial do desenvolvimento de sua atividade (TST, RR 17.988/90.3, Cna Moreira, Ac. 1 T. 2.686/91). H casos do empregado prestar servios fora do estabelecimento da empresa, nesses casos deve ser usado sistema de controle externo (ficha, folha de controle, etc.). Importante! A doutrina ainda discute a relao entre a funo e o salrio, onde a funo para se beneficiar da dispensa da marcao deve representar 40% (quarenta por cento) acima da mdia salarial dos demais empregados. Esse entendimento controvertido e questionvel pela exclusividade da relao econmica e no operacional, o que seria mais praticvel na relao do trabalho. Quando verificado que o empregado preenche as caractersticas da atividade externa ou gerente, necessrio mencionar na CTPS (anotaes gerais) que o mesmo encontra-se desobrigado da marcao de ponto com base na CLT art. 62. Nota: Nos demais casos, no h fundamentao legal para liberar o empregado da marcao de ponto, devendo ser a mesma realizada normalmente, evitando problemas trabalhista e fiscais. FALTAS e ATRASOS

Podemos admitir , do ponto de vista contratual, que faltas e atrasos do empregado so ausncias no cumprimento do perodo do contrato de trabalho. Ocorre que essas ausncias se traduzem para o empregador em dificuldade na administrao dos seus negcios, pois a realidade das empresas atuais e da mo-de-obra exata, no prevendo a ausncia do empregado, o que na prtica prejudica a produo do empregador . Por esse prisma o Estado regulou as ausncia do empregado, evitando o abuso e o descontrole. Porm a legislao criou autorizaes que possibilitam ao empregado se ausentar, mediante apresentao de comprovante, para no sofrer descontos:

MODALIDADE Falecimento cnjuge, ascendente e descendente Casamento Nascimento filho Doao voluntria de sangue Alistamento eleitoral Aborto no criminoso Exame vestibular curso superior Atestado de sade Servio Militar Comparecer a juzo

Perodo 02 dias consecutivos 03 dias consecutivos 01 dia 01 dia por ano 02 dias consecutivos 02 semanas Todos os dias da prova Pelo perodo do atestado Todos os dias necessrios Todos os dias necessrios

No podemos deixar de citar que alm de outras modalidades de ausncias, h tambm variao na quantidade de dias, sendo importante consultar a conveno coletiva de trabalho. H ausncias que podem ser suportadas pelo Empregador, nada obsta esta faculdade. Assim, podemos dividir faltas e atrasos em quatro grupos:

Legais: so aquelas com amparo na lei ou conveno coletiva de trabalho.(CLT art. 473 e normas coletivas do sindicato) Abonadas: faculdade do empregador no descontar o perodo ausente. Justificadas: mediante comprovante, no amparado por lei, mas liberado pelo empregador. Injustificada: a situao sem amparo legal e no liberada pelo empregador. Importante! A empresa obrigada abonar at 10 (dez) minutos dirios de atraso.(CLT art. 58 1). Nota: O empregado que apresentar comprovante falso, comete mau procedimento, passvel de justa causa, CLT art. 482 alnea b e Cdigo Penal Art. 299 Omitir, em documento pblico ou particular, declarao que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declarao falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante: Pena - recluso, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, e multa, se o documento pblico, e recluso de 1 (um) a 3 (trs) anos, e multa, se o documento particular. Pargrafo nico. Se o agente funcionrio pblico, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificao ou alterao de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

O empregado para receber a remunerao do repouso semanal remunerado - DSR (Domingo e Feriado) dever cumprir integralmente sua jornada de trabalho na semana. Podendo a empresa descontar o DSR na proporo de 1/6 na semana, quando do descumprimento da obrigao. Entende-se como semana o perodo de Segunda-feira a Sbado. Lei 605/49. O texto " dever cumprir integralmente sua jornada de trabalho na semana" previsto no art. 6 da Lei 605/49, vigente, no deve ser interpretado com referncia somente as faltas, mas tambm aos atrasos ou descumprimento da pontualidade que o empregado comete sistematicamente, prejudicando sobremaneira a produo da empresa. Esse tem sido o entendimento dos doutrinadores, podendo a empresa aplicar o desconto do DSR na proporo de 1/6 na semana. Exemplo 1: O empregado com salrio base de R$ 900,00 por ms, falta na empresa 1 (um) dia na primeira semana do ms sem justificativa. R$ 900,00 (/) 30 (=) R$ 30,00 por dia. Faltou 1 dia e perdeu 1 domingo da semana que faltou. R$ 30,00 (x) 2 = R$ 60,00 de desconto pela falta e dsr. Exemplo 2: O empregado com salrio base de R$ 900,00 por ms, atrasa 1 hora na empresa na primeira semana do ms e sem justificativa. R$ 900,00 (/) 220 - jornada mensal (=) R$ 4,10 por hora. Atrasou 1 hora e ainda perde 1 domingo da semana que chegou atrasado. R$ 4,10 (x) 1 hora de atrasos e (+) 1 dia que representa o domingo = R$ 34,10 de desconto pelo atraso e dsr. Nota: Caso na semana de clculo do desconto do dsr exista um feriado, o mesmo dever ser acrescido ao domingo. Exemplo 3. O empregado com salrio base de R$ 900,00 por ms, falta na empresa 1 (um) dia na primeira semana do ms sem justificativa e nesta semana existe um feriado. R$ 900,00 (/) 30 (=) R$ 30,00 por dia. Faltou 1 dia e perdeu 1 domingo (+) 1 feriado da semana que faltou. R$ 30,00 (x) 3 = R$ 90,00 de desconto pela falta e dsr.

Potrebbero piacerti anche