Sei sulla pagina 1di 8

Generalidades sobre Anatomia e Fisiologia Humana

Conceitos de Anatomia e Fisiologia


A anatomia (anatome = cortar em partes, cortar separando/ dessecar) refere-se ao estudo da estrutura do corpo humano. Seu abordagem inclui tambm as diferentes fases de evoluo do indivduo desde a fase de zigoto at a velhice. A fisiologia (physis + lgos + ia) estuda as funes das partes do corpo, isto , como elas trabalham. A funo nunca pode ser separada completamente da estrutura, por isso abordaremos a anatomia e a fisiologia como uma disciplina conjunta. Cada estrutura do corpo est designada para desempenhar uma funo especfica, portanto a estrutura de uma parte, determina a sua funo. Por exemplo, os plos que revestem o nariz filtram o ar que inspiramos. Os ossos do crnio esto unidos firmemente para proteger o encfalo. Os ossos dos dedos, em contraste, esto unidos mais frouxamente para permitir vrios tipos de movimento para as habilidades manuais.

Diviso da Anatomia
Anatomia Descritiva (Sistematica) estuda o corpo humano abordando-o em sistemas; como p. e.: sistema esqueletico, sistema articular, sistema muscular, sistema nervoso, sistema sensorial, sistema imunolgico, sistema digestivo, sistema circulatrio, sistema urinrio, sistema reprodutor, etc. Anatomia Topografica (Regional) estuda o corpo humano abordando-o por regioes, p.e: regiao da cabea, regio do pescoo, etc.

Diviso do Corpo Humano


Classicamente o corpo humano dividido em: cabea, pescoo, tronco e membros.

Cabea Pescoo Tronco Membros (Membro Superior) Membros (Membro Inferior)

Crnio e face Pescoo Trax, abdomen e pelve Ombro, brao, antebrao e mo Quadril, coxa, perna e p

Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana Docente: Dr. Carlos Mucambe

Generalidades sobre Anatomia e Fisiologia Humana

Posio Anatmica
Na anatomia, existe uma conveno universal de que as descries do corpo humano assumem que o corpo esteja em uma posio especfica, chamada de posio anatmica. Posio bpede (em p); Corpo erecto; Cabea com a face voltada para frente e olhar dirigido para o horizonte; Braos e antebraos pendentes ao lado do tronco e palmas das mos voltados para frente; Coxas e pernas unidas com os ps apontando para frente.

Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana Docente: Dr. Carlos Mucambe

Generalidades sobre Anatomia e Fisiologia Humana

OS QUADRANTES ADBOMINAIS
Para tornar mais fcil a localizao dos rgos na grande cavidade abdominoplvica, os anatomistas dividiram a cavidade abdominoplvica em nove regies, sendo definidas da seguinte forma: Regio Abdominoplvica Superior
No nvel da nona costela

Regio Abdominoplvica Mdia


Entre as nonas costelas e os ossos do quadril Regio Lateral Direita Regio Umbilical Regio Lateral Esquerda

Regio Abdominoplvica Inferior


No nvel superior aos ossos do quadril Regio Inguinal Direita Regio Pbica (Hipogstrica) Regio Inguinal Esquerda

Regio Hipocondraca Direita Regio Epigstrica Regio Hipocondraca Esquerda

Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana Docente: Dr. Carlos Mucambe

Generalidades sobre Anatomia e Fisiologia Humana

Outro modo mais simples de dividir a cavidade abdominoplvica em Quatro Quadrantes. Esse mtodo freqentemente utilizado para localizar uma dor ou descrever a localizao de um tumor. Os planos sagital, mediano e transversal passam atravs do umbigo e dividem a regio abdominoplvica nos quatro quadrantes seguintes:

Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana Docente: Dr. Carlos Mucambe

Generalidades sobre Anatomia e Fisiologia Humana

Niveis de Organizao do Corpo Humano


No nosso corpo, existem muitos tipos de clulas, com diferentes formas e funes. As clulas esto organizadas em grupos, que trabalhando de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada funo. Esses grupos de clulas so os tecidos. Da menor at a maior dimenso de seus componentes, seis nveis de organizao so relevantes para a compreenso da anatomia e fisiologia: os nveis qumico, celular, tecidual, orgnico, sistmico e organsmico.
Inclui os tomos (menores unidades de matria que participam de reaes qumicas), como p.e. C, H, N, O; e as molculas (dois ou mais tomos ligados entre si), como p.e. H2O, DNA, ureia,etc. As molculas compem as clulas. As clulas so as unidades bsicas, estruturais e funcionais dos seres vivos. Os tecidos so grupos de clulas e materiais em torno delas, que trabalham juntos para realizar uma determinada funo celular. Existem quatro tipos bsicos de tecidos: tecido epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso. Os rgos so estruturas compostas por dois ou mais tipos de tecido diferentes. Eles tm funes especficas e, usualmente, tm formas reconhecveis. Um sistema consiste em rgos relacionados que tm a mesma funo. Ex: sistema digestivo, esqueltico, urinrio, sanguneo, etc. Um ou mais sistemas com funes relacionadas podem formar um aparelho. Ex: aparelho genito-urinrio o maior nvel organizacional. O organismo um indivduo vivo. Todas as partes do corpo, funcionando umas com as outras, constituem o organismo total uma pessoa viva.

(tomos, Molculas)

Nvel Qumico

Nvel Celular
(Clulas)

Nvel Tecidual
(Tecidos)

Nvel Orgnico
(rgos)

Nvel Sistmico
(Sistemas)

Nvel Organsmico
(Organismo)

Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana Docente: Dr. Carlos Mucambe

Generalidades sobre Anatomia e Fisiologia Humana

Os Tecidos do Corpo Humano


Tecido epitelial - As clulas do tecido epitelial ficam muito prximas umas das outras e quase no h substncias preenchendo espao entre elas. Esse tipo de tecido tem como principal funo revestir e proteger o corpo. Forma a epiderme, a camada mais externa da pele, e internamente, reveste rgos como a boca e o estmago. O tecido epitelial tambm forma as glndulas estruturas compostas de uma ou mais clulas que fabricam, no nosso corpo, certos tipos de substncias como hormnios, sucos digestivos, lgrimas e suor. Tecido conjuntivo - As clulas do tecido conjuntivo so afastadas umas das outras, e o espao entre elas preenchido por abundante substncia intercelular. A principal funo do tecido conjuntivo unir e sustentar os rgos do corpo. Esse tipo de tecido apresenta diversos grupos celulares que possuem caractersticas prprias. Por essa razo, ele subdividido em outros subtipos de tecidos. So eles: tecido adiposo, tecido cartilaginoso, tecido sseo, tecido sanguneo. O tecido adiposo- formado por adipcitos, isto , clulas que armazenam gordura. Esse tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panculo adiposo, e tambm est disposto em volta de alguns rgos. As funes desse tecido so: armazenar energia para o corpo na forma de gordura; actuar como isolante trmico,

Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana Docente: Dr. Carlos Mucambe

Generalidades sobre Anatomia e Fisiologia Humana

diminuindo a perda de calor do corpo para o ambiente; oferecer proteco contra impactos; modelagem do corpo. Tecido cartilaginoso- forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traquia e est presente nas articulaes da maioria dos ossos. um tecido resistente, mas flexvel.

Clulas cartilagneas vistas ao microscpio ptico. O tecido sseo- forma os ossos. A sua rigidez (dureza) deve-se deposio de sais de clcio na substncia intercelular. O esqueleto humano uma estrutura articulada, formada por 206 ossos. Apesar de os ossos serem rgidos, o esqueleto flexvel, permitindo amplos movimentos ao corpo graas a aco muscular.

O tecido sanguneo- constitui o sangue, nico tecido lquido do organismo. formado por diferentes tipos de clulas, cada uma com uma funo especfica:

glbulos vermelhos ou eritrcitoa, que transportam oxignio; glbulos brancos ou leuccitos, que actuam na defesa do corpo contra microrganismos invasores e contra clulas anormais; plaquetas, que actuam na coagulao do sangue.

A substncia intercelular do tecido sanguneo o plasma, constitudo principalmente por gua, responsvel pelo transporte de nutrientes e de outras substncias para todas as clulas. Tecido muscular As clulas do tecido muscular so denominadas fibras musculares e possuem a capacidade de se contrair e alongar. A essa propriedade chamamos contratilidade. Essas clulas tm o formato alongado e promovem a contrao muscular, o que permite os diversos movimentos do corpo. O tecido muscular pode ser de trs tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esqueltico e tecido muscular estriado cardaco.

Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana Docente: Dr. Carlos Mucambe

Generalidades sobre Anatomia e Fisiologia Humana

Fig.: tipos de tecidos musculares. Os pontos roxos so os ncleos das clulas musculares.

O tecido muscular liso- apresenta uma contrao lenta e involuntria, ou seja, no depende da vontade do indivduo. Forma a musculatura dos rgos internos, como a bexiga, estmago, intestino e vasos sangneos. O tecido muscular estriado esqueltico- apresenta uma contrao rpida e voluntria. Est ligado aos ossos e actua na movimentao do corpo.

Tecido nervoso As clulas do tecido nervoso so denominadas neurnios, que so capazes de receber estmulos e conduzir a informao para outras

clulas atravs do impulso nervoso.

Os neurnios tm forma estrelada e so clulas especializadas. Alm deles, o tecido nervoso tambm apresenta outros tipos de clulas, como as clulas da glia, cuja funo nutrir, sustentar e proteger os neurnios. o tecido encontrado nos rgos do sistema nervoso tais como o crebro e a medula espinhal.

Disciplina de Anatomia e Fisiologia Humana Docente: Dr. Carlos Mucambe

Potrebbero piacerti anche