Sei sulla pagina 1di 52

Glossrio das Fobias

O Glossrio das Fobias, em sua nova edio, indica a fobia especfica, e a sua relao com o fenmeno causador da mesma. Os verbetes so palavras oriundas de prefixos e sufixos O prefixo pode ser de origem grega, latina, ou mesmo neologismos. O sufixo fobia o nico elemento comum, e se origina do latim cientifico, phobia e se origina do grego, significando medo intenso, ou irracional, averso instintiva, hostilidade ou uma reao mrbida no confronto de qualquer coisa. Ocasiona um estado de angstia, impossvel de ser dominado, que se traduz por violenta reao de evitamento, e que sobrevm de modo relativamente persistente, quando certos objetos, tipos de objeto ou situaes se fazem presentes, imaginados ou mencionados As fobias so classificadas entre as neuroses de angstia, na teoria clssica das neuroses. Uma fobia uma espcie particular de medo. Essa palavra vem do grego phobia; esta, por sua vez, deriva-se da palavra grega phobos, tambm nome de uma divindade grega, significando "pnico, terror", que incutia medo aos inimigos; da os guerreiros dispunham de sua efgie nas armas. Esse deus provocava, segundo a lenda, medo intenso em seus inimigos, pois sua face era terrivelmente feia. A fobia um dos distrbios psicolgicos mais extensamente pesquisados. O caso mais famoso o relatado por Freud sobre o pequeno Hans, e sua fobia por cavalos. Outro caso igualmente famoso o do pequeno Albert. Neste caso, em 1920, Watson e Raynier estabelecem a aquisio do medo por animais num garoto de 34 meses de vida. Mais tarde, em 1924, Mary Cover Jones trata de um garoto, chamado Peter, que tinha medo de coelhos; ela fez a abordagem pelo uso de um mtodo precursor da dessensibilizao sistemtica (Wolpe, 1976). Wolpe e Salter, citados por Wolpe (1976), do grande impulso ao diagnstico e tratamento dos distrbios que podem ser evitados. O primeiro explicita as fobias especficas e o segundo trata da no incluso que tpica dos casos de fobia generalizada ou social. A fobia vista como uma forma especial de medo; ela apresenta as seguintes caratersticas: 1) desproporo entre a emoo e a situao que a provoca; 2) medo sem explicao razovel; 3) ausncia de controle voluntrio; 4) tendncia evitar essa situao. A diferena entre a fobia e a ansiedade, segundo Falcone (1995), basicamente quantitativa, isto , depende de quanto tempo dura o episdio de ansiedade, do quanto de ansiedade a pessoa experimenta, da frequncia em que esta ocorre, do nvel em que o comportamento evitativo disfuncional precipitado pela ansiedade e de como a avaliao dada pela pessoa que est ansiosa.

A
Ablutofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de lavar-se ou de tomar banho. Acarofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos parasitas ou insetos e e as suas picadas. Acerofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos cidos. Achluofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a escurido. Aclofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de multides. Acousticofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente ao rudo. Acrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de altura, de lugares altos Aeroacrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a lugares altos e abertos. Aerofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de corrente de ar de aspirar ar contaminado ou substancias nocivas. Aerofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de voar. Aeronauifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de vomitar. Aeronausifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos resfriados Afefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ser tocado. Agliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a sentir ou sofrer dores. Agorafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de lugares pblicos com multides, a grandes espaos descobertos ou ao sair de casa . Agorafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de multido. Agrafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente ao abuso sexual(estupro). Agrizoofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos animais selvagens. Agyrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ruas ou de atravessa-las. Aichmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos objetos pontiagudos, as agulhas ou a vir ser picado por elas. Aicmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos objetos pontiagudos, as agulhas ou a vir ser picado por elas. Aidefobia = averso e medo mrbido, irracional, desproporcional e persistente de vir a sofrer de aids (sida). Ailrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de gato. Ailurofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de gato. Albuminurofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a ter enfermidades renais. Alectorofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de galinhas. Alektorofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de galinhas.

Algofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a sofrer dores fsicas ou morais. Aliadofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente daquele que, nas duas grandes guerras mundiais, era contrrio aos aliados. Aliumfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente ao alho. Allodoxafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente das opinies. Alzheimerofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de vir a sofrer do mal de Alzheimer (consulte http://www.psicologia.org.br/internacional/pscl40.htm) Altofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente das alturas. Amathofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a poeira ou p. Amaxofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente na presena de veculos, ou encontrar se em veculo em movimento. Ambulofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de caminhar. Ambulofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de andar, de estar em p. Americanofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos norte americanos e sua cultura. Angrofobia - averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a se tornar antiptico Amhainofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a Halloween que uma festa pag e satnica. Amicofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a ser arranhado. Amneifobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer de amnsia. Amnesifobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer de amnsia. Amychofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de arranhes ou ser arranhado. Anablefobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de olhar para cima. Ancraofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vento. Esta fobia atinge tambm os animais. Androfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente ao sexo masculino . Anemofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a ventanias e ao seu som. Anginofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer de anginas ou estrangulamento. Anglofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos Ingleses, ou a sua cultura. Angrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a enfurecerse ou enojar-se. Ankylofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a ter imobilidade nas articulaes.

Ankylofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante dos congestionamentos de trnsito. Anthofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante s flores. Anthrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante s flores. Anthropofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de gente e da sociedade. Antlofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos dilvios e inundaes Antofobia= averso mrbida irracional, desproporcional persistente s flores. Antraxofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente a contaminao por antraz. Antrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente s flores. Antropofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente sociedade, aos homens . Antropofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos relmpagos. Anuptafobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a ficar solteiro. Apeirofobia = (de apeiro) averso mrbida irracional, desproporcional e persistente aos apetrechos de lavoura, ou de quaisquer instrumentos de trabalhos, artes ou ofcios. Apeironfobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao infinito. Aphenphomfobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir de ser tocado e ao tato. pifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de abelhas e de seus ferres. Apotemnofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de ver pessoas com membros amputados. Aquafobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de gua. Arachibutyrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a que se incrustem na gengiva ou no palato a pele que envolve o amendoim, pipoca ou outro componente que adere ao palato como doces compactos etc. Arachnefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de aranha. Arachnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de aranha. Aracnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de aranha. Araquibutirofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a que se incrustem na gengiva ou no palato a pele que envolve o amendoim, pipoca ou outro componente que adere ao palato como doces compactos etc. Arithmofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de nmeros. Armaofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao jogo amoroso. Aronfobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante do fogo. Arrenofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante do sexo masculino. Arrhenfobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante do sexo masculino. Arsonfobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de fogo.

Assimetrifobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante das coisas assimtricas. Astenofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a desmaiar ou fraqueza. Asthenofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a desmaiar ou fraqueza. Astrafobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de troves e relmpagos. Astrapofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de troves, relmpagos, de astros ou do espao celeste, das estrelas, do cu estrelado. Astrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de troves e relmpagos. Asymmetrifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente dos objetos assimtricos. Ataxiofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir da ataxia (falta de coordenao muscular) ou desordem. Atazagorafobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser ignorado ou esquecido. Athazagorafobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser ignorado ou esquecido. Atefobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante das runas. Athazagorafobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a ser tornar esquecido distrado e ignorado muito comum entre jovens e ancies. Athenofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sentir-se fraco. Atiquifobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de deciso tomada por uma pessoa competente sobre um assunto controvertido Atomoofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante das exploses atmicas. Atomosofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante das exploses atmicas. Atychifobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de errar, transgredir ou sofrer acidentes. Aulofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante das flautas. Aurofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao dourado. Aurorafobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante da aurora. Autodyomofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante das pessoas que cheiram mal. Autofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante da solido. Automatonofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante dos bonecos, dos robs, dos ventrloquos, das esttuas de cera, das criaturas animadas, tudo o que represente um ser vivo. Automisofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de estar sujo. Aviatofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante e voar.

B
Bacillofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de micrbios. Bacteriofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente das bactrias. Baifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ser incapaz de ficar em p, ou de andar e cair. Balistofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos msseis ou dos projteis. Baofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ser incapaz de ficar em p ou de andar e cair ou. Baofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ser incapaz de ficar em p ou de andar e cair. Barofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente da gravidade. (atrao que a Terra exerce sobre qualquer corpo colocado nas suas vizinhanas; atrao do campo gravitacional da Terra). Basifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ser incapaz de ficar em p ou de andar e cair. Basofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ser incapaz de ficar em p ou de andar e cair. Bathofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de lugares profundos, ou mesmo de olhar de lugares elevados ou de edifcios altos. Batofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de lugares profundos, ou mesmo de olhar de lugares elevados ou de edifcios altos. Batonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente das plantas. Batrachofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente medo dos anfbios, tais como rs, sapos, salamandras, etc. Batracofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente medo dos anfbios, tais como rs, sapos, salamandras, etc. Belonefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente das agulhas ou a vir ser picado por elas. Bibliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos livros. Biofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente vida e ao convvio com o gnero humano. Blennofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a lama, lodo ou coisas viscosas. Bogifobiia = averso e receio mrbido, irracional, desproporcional, e persistente aos duendes, que so entidades fantsticas ou esprito sobrenatural, que se acredita aparecer de noite nas casas, fazendo travessuras. Bogyfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de duendes ou espantalhos. Bolshefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos bolchevistas e por extenso aos comunistas. Bromidrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de duendes ou espantalhos.

Bromidrofobia = averso e receio mrbido, irracional, desproporcional, e persistente de desprender mau cheiro corporal. Bromidrosifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de duendes ou espantalhos. Bromidrosifobia = averso e receio mrbido, irracional, desproporcional, e persistente de desprender mau cheiro corporal. Bromodrosifobia = averso e receio mrbido, irracional, desproporcional, e persistente de desprender mau cheiro corporal. Brontofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de troves relmpagos de astros ou do espao celeste., as estrelas ao cu estrelado etc. Brontofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos fenmenos naturais como troves e relmpagos. Bufonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a sapos. Boulimfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente 'de ter fome devoradora, compulsiva, aumento exagerado do apetite.

C
Cacofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente a feiura que poder criar rejeio amorosa. Cacofonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos sons desagradveis resultantes do encontro ou repetiao aos sons desagradveis ao ouvido ou de palavras obscenas. Cainofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de qualquer coisa que seja nova e que no possa lograr sucesso ou ser vencido. Cainotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de qualquer coisa que seja nova e que no possa lograr sucesso ou ser vencido. Caliginefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente medo das mulheres bonitas. Caligynefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente medo das mulheres bonitas. Cancerofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente de vir a padecer de cncer. Carcinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente ao cncer ou de vir a contrair a molstia. Cardiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de vir a padecer de enfermidades do corao. Carnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de carne. Catagelofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente de ser exposto ao ridculo. Catapedafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de saltar de lugares altos. Caetofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente aos pelos e aos seres peludos Cathisofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente de sentir a sensao de inquietao e a incapacidade de sentar-se ou de deitar-se tranqilamente, ou de dormir. Catisofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de assentar-se que varia entre uma sensao de inquietao e a incapacidade de sentar-se ou de deitar-se tranqilamente, ou de dormir. Catisofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de assentar-se que varia entre uma sensao de inquietao e a incapacidade de sentar-se ou de deitar-se tranqilamente, ou de dormir. Catisofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente de sentir a sensao de inquietao e a incapacidade de sentar-se ou de deitar-se tranqilamente, ou de dormir. Catoptrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos espelhos. Cenofobia = averso e medo mrbido de sentir a sensao de inquietao de grandes espaos abertos. Cenotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente de coisas novas ou situaes novas. Cenotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de coisas novas.

Ceraunofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos troves. Ceraunofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a troves e fascas metereolgicas (raios). Chaetofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a pelos , cabelos. Cheimafobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao frio. Cheimatofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao frio. Chemofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a produtos qumicos ou trabalhar com produtos qumicos. Cherofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a felicidade. Chionofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a neve. Chiraptofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a de ser tocado. Cholerofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a de ficar nervoso, ou colrico. Chorofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de danar. Chrematofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao dinheiro. Chromatofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a cores. Chrometofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao dinheiro. Chromofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a cores. Chronofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao momento, hora, instante, oportunidade, ocasio, etc. Chronomentrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos relgios. Ciberfobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante dos computadores ou de trabalhar com computadores. Cibofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a ingerir alimentos. Ciclofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a das bicicletas. Cimofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante das ondas ou de movimentos ondulatrios. Cinetofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos movimentos. Cinesofobia= averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos movimentos. Cinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a cachorros. ou de contrair a raiva. Ciofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a sombras. ciafobia. Ciprianofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a doenas venreas. Cipridofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prostitutas, ou doenas venreas. Ciprifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prostitutas, ou doenas venreas. Ciprinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prostitutas, ou doenas venreas.

Citiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a ingerir alimentos. Citofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente dos alimentos e de se alimentar. Claustrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a lugares fechados. ou de tamanho reduzido. Clautrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a lugares fechados, ou de tamanho reduzido. Cleiiofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de ficar bloqueado. Cleisiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a lugares fechados, ou de tamanho reduzido. Cleithrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a ser cercado, fechado, enclausurado. Cleptofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser roubado, cometer furto, ou de estar em dbito. Climacofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a das escadas, de subir ou descer ou de cair. Clinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a lugares inclinados tais como rampa, ladeiras. Clinofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de ir deitar-se e por analogia a cama. Clithrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a ser cercado, fechado, enclausurado. Cnidofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a correntes, barbantes, cordis. Coimetrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos cemitrios. Coimetrofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante dos cemitrios. Coinonifobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante a dos quartos. Coitofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao coito. Coitofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante do coito. Colecifobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de vermes. Colpofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante dos genitais, particularmente femininos. Cometofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos cometas. Contreltofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao abuso sexual. Copratasofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a priso de ventre. Coprofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a defecao e s fezes. Corofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de danar. Coulrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos palhaos.

Courofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos palhaos Counterfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante, embora em situaes espantosas e amedrontadoras busque a situao por um prazer mrbido embora fobico de vivenciar tais situaes. Crematofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao dinheiro. Cremnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos precipcios. Criptofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante medo de espaos pequenos. Cristalofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos cristais ou do vidro. Cromatofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das cores. Crometofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao dinheiro. Cromofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das cores. Cronofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao tempo. Cronomentrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos relgios. Cryofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao frio extremo ou a neve. Crystallofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos cristais ou vidro. Cyberfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do computador ou trabalhar em computao. Cyclofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a bicicletas. Cymofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as a ondas.ou movimentos ondulantes. Cynofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos cachorros ou a raiva. Cyprifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prostitutas o as enfermidades venreas. Cyprinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prostitutas o as enfermidades venreas. Cypridofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prostitutas o as enfermidades venreas.

D
Daemonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos demnios. Decidofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de tomar decises. Defecaloeiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos espasmos dolorosos de do intestino ou de defecao dolorosa. Defecaloesiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos espasmos dolorosos de do intestino ou de defecao dolorosa. Deipnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s refeies e s conversas aps as refeies. Dementofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a vir sofrer de insanidade ou loucura. Demofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de multido. Demonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos demnios. Dendrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as rvores. Dentofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos dentistas. Dermatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das leses na pele ou enfermidade da pele.. Dextrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos objetos que esto do lado direito do corpo. Diabetofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer de diabetes. Didascaleinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ir escola. Dihabiliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de despir-se diante de outros. Dikefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da justia. Dimorfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a ter o pnis pequeno. Dinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das vertigens, que um transtorno nervoso que produz a sensao dos objetos que passam a ter movimento giratrio ou oscilatrio, ou remoinho que o movimento em crculo causado pelo cruzamento de ondas ou ventos contrrios. Diplofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ver os objetos com dupla viso. Dipofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a bebidas. Dipsofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a bebidas. Diquefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da justia.

Dishabiliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a desnudar-se diante outras pessoas. Dismorfofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a ter deformidade corporal. Distiquifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer acidentes. Domatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da casa o de permanecer s em casa. Dorafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a tocar na pele ou no pelo de um animal. Dromofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de atravessar a estrada. Dutchfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de alemes e sua cultura e por extenso aos holandeses. Dysmorphofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a ter uma deformidade. Dystychifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos acidentes.

E
Ecclesiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a igreja. Eclesiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a igreja. Ecofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ficar s em casa. Eicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ficar s em casa. Eicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante vizinhana da casa e dos arredores. Eisoptrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos espelhos ou de se ver no espelho. Elafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da luz que emana da lmpada. Electrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da eletricidade. Elenofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da lua. Eleuterofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ter autonomia ou responsabilidade Elurofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de gato. Eleuterofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da liberdade. Eleutherofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da liberdade. Elurofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de gato. Elurofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de gato. Emetofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vomitar. Enetofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos alfinetes. Enissofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de contar uma falta grave e vir a sofrer crtica. Enochlofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das multides. Enoclofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das multides. Enofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao vinho. Enosiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de contar uma falta grave e vir a sofrer crtica. Enosiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de contar uma falta grave e vir a sofrer crtica. Entomofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos insetos.

Entomophobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a insetos. Eosofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do amanhecer. Eosophobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do amanhecer. Epermofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao smen. Ephebifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante adolescncia. Epilepsiafobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer de epilepsia Epistaxiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante o de sangrar pelo nariz. Epistemofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do conhecimento alimenta notavelmente a ignorancia. Epitaxiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante o de sangrar pelo nariz. Epitemofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do conhecimento alimenta notavelmente a ignorancia. Equinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos cavalos. Equipedalofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das palavras compridas. Eremofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da solido. Ereuthofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de enrubescer diante dos outros, medo da luz vermelha. Ereuthrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de enrubescer na presena de outrem. Ereutofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de enrubescer na presena de outrem. Ereutofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de enrubescer diante dos outros, medo da luz vermelha. Ergaiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de trabalhar e por extenso aos cirurgies de operar. Ergasiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de trabalhar e por extenso aos cirurgies de operar. Ergofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de trabalhar e por extenso aos cirurgies de operar. Eritrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de enrubescer diante dos outros, medo da luz vermelha. Erotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao ato sexual. ao amante ou as perguntas sexuais. Erotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao ato sexual. Erythrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de enrubescer diante dos outros, medo da luz vermelha.

Erytofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de enrubescer diante dos outros, medo da luz vermelha. Escabiofobia = - averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s feridas que ao secarem formam chagas Escoptofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser visto nu, ou ser examinado nu. Escotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a ficar cego. Estaibasiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de cair quando esta caminhando, ou mesmo quando esta em p. Estasiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de manter-se de p. Eufobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de receber boas notcias. Eurotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos rgos genitais femininos. Exofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao sexo oposto.

F
Fagofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de engolir ou de comer ou de ser comido (antropofagia). Falacrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ficar calvo Falofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao pnis. Frmacofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos medicamentos e drogas. Fasmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos fantasmas. Febrifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da febre. Felinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de gato. Fengofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a luz. Fibrifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da febre. Fibriofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da febre. Filemafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de beijar ou dos beijos. Filematofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de beijar ou dos beijos. Filofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de se apaixonar, ou de fazer amigos. Fobofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante e angustiante de vir a ter medo de seus prprios medos. Fonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a certos timbres de voz ou ouvir a fala em voz alta. Fotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante luz, resultante, geralmente de dor ou de desconforto provocado por ela. Francofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da Frana e da cultura francesa. Francofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos franceses e a sua cultura. Frigofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante do frio, das coisas frias. Fronemofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de pensar Febrifobia, = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de pensar Fibrifobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante= de pensar Fibriofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de pensar.

G
Galeofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de gato. Galeofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de gato. Galiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da Frana e da cultura francesa. Gallofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da Frana e da cultura francesa. Galofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante Frana aos franceses e sua cultura. Gamofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do matrimonio, considerado tambm mania. Gatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de gato. Gefidrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de atravessar pontes. Gefirofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de atravessar pontes. Geliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das gargalhadas. Geniofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a barba escassa ou da barba da parte inferior do rosto. Genofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao ato sexual. Genufobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos joelhos. Geomofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao paladar de degustar e de sentir sabores. Gemnafobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao paladar de degustar e de sentir sabores Gemnofobia - = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao paladar de degustar e de sentir sabores Gephydrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de atravesar ponte. Gephyrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de atravesar ponte. Geracofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de envelhecer assim como de pessoas idosas. Germanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de germanos ou de sua cultura. Gerontofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de envelhecer assim como de pessoas idosas. Geumafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao paladar e de sentir sabores. Gimnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente repugnante de ficar nu.

Ginecofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao convvio com mulheres. Ginecofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s mulheres. Ginefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao convvio com mulheres. Ginofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s mulheres. Gloofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de falar em pblico ou de tentar a falar.(fobia muito difundida e de dificil resoluo). Glossofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de falar em pblico ou de tentar a falar (fobia muito difundida e de dificil soluo). Gnosiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao conhecimiento. Grafofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de escrever a mo na presena de outras pessoas. Graphofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de escrever a mo na presena de outras pessoas. Gymnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a ficar desnudo. Gynefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a mulheres. Gynofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a mulheres.

H
Hadefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do toque de sino. Hadefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do inferno. Hafefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser tocado ou apalpado. Hagiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos santos ou das coisas sagradas. Hamartofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a pecar. Haphefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante. a ser tocado ou apalpado. Haptefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser tocado ou apalpado. Harpaxofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser assaltado. Hedonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sentir prazer. Heliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos raios solares. Hellenologofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos termos gregos ou da complexa terminologia cintfica. Helminthofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a infestao por vermes entozoarios ou intestinais vulgarmente denominado de lombriga. Hemafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao sangue. Hematofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao sangue. Hemofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao sangue. Hereiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a desafios contra a doutrina oficial ou a alterao radical. Heresyfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a desafios contra a doutrina oficial ou a alterao radical. Herpetofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos rpteis, ou animais rastejantes. Heterofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao sexo oposto. Heterofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao sexo oposto. Hidrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos lquidos principalmente a gua. Hierofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos padres ou das coisas sagradas.

Higrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos lquidos. Hilemafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de beijo. Hilofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das florestas. Hipegiafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da responsabilidade. Hipengiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da responsabilidade. Hipnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de dormir ou de adormecer. Hipnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de dormir. Hippofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante medo dos cavalos. Hippopotomonstrosesquippedaliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a palavras longas Hippopotomontroequippedaliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a palavras longas. Hipsiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das alturas. Hipsofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a lugares altos. Hipsofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das alturas. Hobofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos mendigos e pedintes. Hodofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de viajar. Homichlofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da neblina ou nevoeiro. Homilofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos sermes.. Hominofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do sexo masculino. Homofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da monotonia ou da homossexualidade ou de se tornar homossexual. Hoplofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das armas de fogo. Hormefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos choques. Hyalofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao vidro ou cristal. Hydrargyofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de medicao a base de mercrio. Hydrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a raiva, doena causada por vrus que acomete o sistema nervoso de mamferos ou da gua. Hydrophobofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a raiva, doena causada por vrus que acomete o sistema nervoso de mamferos ou da gua.

Hyelofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao vidro ou cristal. Hygrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da umidade. Hylefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao materialismo. Hylofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos bosques. Hypegiafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da responsabilidade. Hypengyofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da responsabilidade. Hypnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de dormir ou de ser hipnotizado. Hypsifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da altura.

I
Iatrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ir ao mdico ou dos mdicos. Ichthyofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de pescados ou peixes. Ictiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de pescados ou peixes. Ideofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das ideologias. Iderodromofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de trem, viajar de trem ou de estao de trem. Iderofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de tecido. Illyngofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a vertigem ou tontura quando se olha do alto para baixo. Imperfeciofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante da imperfeio. Insectofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos insetos. Iofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente ao veneno. Iolofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente da solido. Isolofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente da solido, ou de estar sozinho. Isopterofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente aos trmitas, cupins,e de insetos que roem a madeira. Italianofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante aos italianos e a sua cultura. Ithyphallofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ver um pnis ou ter o pnis ereto Itifalofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de ver um pnis ou ter o pnis ereto.

J
Japanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente de japoneses e de sua cultura. Judeofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente dos judeus e de sua cultura. Judicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do julgamento que os outros fazem de ns.

K
Kainofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a coisa nova. Kainolofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a coisa nova. Kakorrhaphiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a errar, enganar-se, conflitos ou ser derrotado. Katagelofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a ser ridicularizado. Kathisofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de estar sentado na parte inferior(arquibancada). Kenofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos espaos vazios e ao vazio. Keraunofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante se troves e relmpagos. Kinesofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do movimento. Kinetofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do movimento. Kleptofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sofrer impulso para roubar. Koinonifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a habitao. Kolpofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao aparelho genital particularmente o feminino. Komikofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao que jocoso, cmico. Koniofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao p. Kopofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a fadiga. Kosmikofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos fenmenos csmicos. Kymofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das ondas. Kynofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da raiva. Kyphofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de abaixar-se ou inclinar-se.

L
Lacanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos vegetais, verduras. Lachanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos vegetais, verduras. Laliofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante com receio de falar ou de balbuciar geralmente por causa da gagueira, assim como de falar em pblico Lalofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante com receio de falar ou de balbuciar geralmente por causa da gagueira, assim como de falar em pblico. Latrinafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de usar sanitrios. Latrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sofrer latrocnio ou extorso violenta, mo armada. Leprofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer do Mal de Hansen. Leucofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da cor branca. Leukofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da cor branca. Levofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das coisas que esto do lado esquerdo do corpo. Licerephobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao lazer. Ligirofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do barulho. Ligofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da escurido. Ligyrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do barulho. Lilapsofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos tornados ou dos furaces. Limnofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos lagos. Linonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a correntes, cordes, cordas etc. Liticafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos litgios e processos judiciais. Lockiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do parto. Logizomecanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos computadores. Logofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de pronunciar certos fonemas. Loquiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de dar luz. Luifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de contrair sfilis.

Lutrafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da lontra. Lygofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante escurido. Lyofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da ira ou de ficar irado. Lyssofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a enojar-se.

M
Macrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a esperas demoradas. Mageirocofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de cozinhar. Maieosofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao parto. Malaxofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante ao jogo amoroso. Maniafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional de vir a enlouquecer. Mastigofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao castigo ou punio. Matigofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao castigo ou punio. Mastofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos seios. Mecanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das mquinas. Medomalacufobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de perder a ereo peniana. Medorthofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a ereo peniana. Megalofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das coisas grandes. Melanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da cor preta inclusive da pele escura. Melissofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das abelhas. Melofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da msica. Meningitofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a contrair doenas cerebrais tais como meningite. Menofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da menstruao. Merintofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser amordaado ou amarrado. Metallofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de metal. Metatesiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das mudanas. Meteorofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos meteoritos. Methyfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do lcool. Metrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da poesia. Micofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos cogumelos.

Microbiofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de micrbios. Microfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das coisas pequenas. Militofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante vida militar. Miofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser contaminado por germes por falta de higiene. Mirmecofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das formigas. Misantrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante sociedade, e aos homens. Misofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos contatos sociais pelo receio de infeco ou contaminao por germes pela falta de higiene. Mitofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante mentira, ou aos mentirosos. Mnemofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das memrias e lembranas passadas. Molimofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a infeco e contaminao. por falta de higiene. Molymofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a infeco e contaminao por falta de higiene. Molymofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a infeco e contaminao por germes, por falta de higiene. Molyomofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a infeco e contaminao por germes, por falta de higiene. Molysmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a infeco e contaminao por germes, por falta de higiene. Monofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a solido. Monopathofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a uma doena determinada ou definidanuma parte especfica do corpo. Motorfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos automveis. Motociclofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de motocicleta. Mottefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da mariposa. Muridofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos ratos. Murofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos ratos. Musicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a msica. Musofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos ratos. Musofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s ratazanas. Mycofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos fungos (molstia fungica).

Mycrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de objetos minsculos. Myctofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a da escurido. Myofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos germes, contaminaes, sujeira, ou lugares no higinicos. Myrmecofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de formigas. Mysofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos germens ou contaminao pela falta de higiene. Mythofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos mitos, a historias, declaraes falsas ou mentiras. Myxofobia = averso e medo mrbido irracional,desproporcional persistente e repugnante a lama, lodo ou coisas viscosas.

N
Nebulafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao nevoeiro. Necrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a cadver e a morte, (vide tanatofobia). Necrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de morte iminente ou da morte. Nelofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao vidro, cristais. Neofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de coisas novas. Neopharmafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a remdios novos. Nephofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s nuvens. Nictofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da noite ou da escurido. Nictohilofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das florestas noite. Nomatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as normas e regulamentos. Noocomefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a hospitais. Nosemafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ficar enfermo. Nosocomefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a hospitais. Nosofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ficar enfermo. Nosofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a adoecer. Nostofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a retornar para casa. Novercafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da madrasta. Novercafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a sogra. Nucleomitufobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das armas nucleares. Nudofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante que se experimenta por ficar nu Numerofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de nmeros ou da matemtica. Nyctofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de noites escuras,ou reas selvagens noite.

Nyctohylofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de noites escuras, ou reas selvagens noite.

O
Obeofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ganhar peso ou de engordar, atacando normalmente os anorxicos. Obesofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ganhar peso ou de engordar atacando normalmente os anorxicos. Ochlofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de multides. Ochofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos veculos. Ocialfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser avaliado negativamente pelos outros. Ociofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da sociedade ou de multides ou de pessoas em geral. Oclofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante plebe ou multides demofobia. Octofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao nmero 8. Odinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a dor. Odontofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ir ao dentista ou submeter-se a cirurgia dental. Odynefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a dor. Odynofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a dor. Oenofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao vinho. Ofidiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ofdios, cobras. Oftalmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser encarado. Oicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de lugares vizinhos casa. Oicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da habitao ou de permanecer na casa e nos seus arredores. Oikofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da habitao ou de permanecer na casa e nos seus arredores. Olfactofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos odores. Olfafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos odores. Ombrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a chuva. Ommatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos olhos. Ommetafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos olhos. Omnifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de dormir.

Omofobia o Ophreiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos odores do corpo. Oncofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de tumores. Oneirofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos sonhos. Oneirogmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sonhos com gua. Onomatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ouvir certas palavras ou nomes. Ophidiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de serpentes. Ophofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de aprender. Ophthalmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser olhado fixamente. Opiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante que os mdicos sentem de prescrever analgsicos contra a dor dos pacientes. Optofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de abrir os olhos. Ornithofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de pssaros. Orthofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos bens. Osmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a odores. Ostraconofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos crustceos. Oteriofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de depender de outras pessoas. Ouranofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do paraso ou cu.

P
Pacefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao espao tais como vo, distncia, intervalo etc. Pagofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a neve ou nevada. Panofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante acompanhado de estado de ansiedade que induz o indivduo a ter medo de tudo ou de qualquer coisa ou situao ao sofrimento ou enfermidade. Panthofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante acompanhado de estado de ansiedade que induz o indivduo a ter medo de tudo ou de qualquer coisa ou situao ao sofrimento ou enfermidade. Pantofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante acompanhado de estado de ansiedade que induz o indivduo a ter medo de tudo ou de qualquer coisa ou situao ao sofrimento ou enfermidade,. Papafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a figura do Papa. Papyrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao papel. Parafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a perverso sexual. Parakavedekatriafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sexta feira dia 13. Paralipofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a descuidar de um dever ou responsabilidade. Parasitofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de parasitas. Parthenofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s virgens ou moas muito jovens. Parturifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao parto. Pathofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a doena. Patofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante que induz o indivduo a ter medo de tudo. Patofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a toda e qualquer coisa ou situao. atroiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da hereditariedade. Peccansofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao pecador ou ao que comete pecado. Peccantiafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prtica de pecado. Peccatelafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prtica de pecado. Peccatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de pecar (crime imaginrio).

Pediculofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos piolhos. Pediofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das bonecas. Pedofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s crianas. Peladofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a pessoas calvas ou carecas. Pellagrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da pelagra que uma avitaminose causada por deficincia de niacina, e que se caracteriza por eritema das partes descobertas do corpo, perturbaes digestivas e distrbios psquicos. Peniafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da pobreza. Pentherafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a sogra. Permatofobia ou permofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de germes. Phagofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de engolir,comer o ser devorado. Phalacrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a tornarse calvo. Phallofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao pnis ereto. Pharmacofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ingerir remdio. Phasmofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a fantasmas. Phekofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as vespas. Phengofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao amanhecer. Philemafobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de beijar. Philematofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de beijar. Philofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a amar, ou namorar. Philoofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da filosofia. Philosofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a filosofia. Phobofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das fobias, ou medo de ter medo. Phonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos rudos ou vozes ou de sua prpria voz, de telefone. Phonofobia= averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao uso de telefone Photoaugliafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a iluminao deslumbrante. Photofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a luz.

Phronemofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de pensar. Phthiriofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos piolhos. Phthisiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de contrair tuberculose. Pirofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao fogo. Placofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as lpides e pedras sepulcrais. Plutofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a riqueza e a fartura. Pluviofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da chuva. Pneumatifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao lcool. Pnigerofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sofrer estrangulamento ou ser sufocado. Pnigofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sofrer estrangulamento ou de ser sufocado. Pocrescofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ganhar peso ou de engordar, atacando normalmente os anorxicos. Pogonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a barba. Poinefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao castigo. Poliosofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de contrair a poliomielite. Politicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos polticos. Polifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de muitos objetos e coisas. Ponofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de trabalhar muito e da dor. Porphyrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a cor prpura. Potamofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a rios e pntanos. Potamofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos rios ou gua corrente. Potofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao lcool. Proctofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao reto. Prosofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao progresso. Psellismofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante por aquele que pronuncia as palavras a custo ou gagueja. Pseudofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a coisas, objetos e situaes falsas.

Psicopatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer de qualquer perturbao mental. Psicrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao frio. Psychrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao frio. Psittacinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos papagaios, araras ou outros psitacdeos. Pteromeranofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de voar. Pteronofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das plumas por causarem ccegas que a sensao que produz sobre certas partes do corpo uma sucesso rpida de toques ligeiros;provoca involuntariamente risos continuados, arrepios etc). Pupafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de bonecos desengonados. Pychofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de alteraes da mente. Pychrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do frio. Pyrexiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as alucinaes provocadas pela febre. Pyrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao fogo.

Q
Queimofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a tempestades e outras intempries meteorolgicas. Quemofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante em tocar em produtos qumicos. Quenofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ambientes que induzem a solido. Queraunofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos relmpagos e dos troves. Quimofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das ondas. Quinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da raiva. Quionofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da neve.

R
Radiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a irradiao dos raio X. Ranidafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos sapos e rs. Rectofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao intestino, ao reto, ou de vir a contrair uma doena nestes rgos. Rhabdofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da magia(vara mgica),e de ser punido com vara ou ser severamente criticado. Rhypofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de defecar. Rhytifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ter rugas. Rupofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sujeira falta de limpeza que possa causar infeco na pele. Rusofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos russos e a sua cultura. Russofobia = averso e horror mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ou intolerante aos russos e a cultura dos russos.

S
Sarmassofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao jogo amoroso. Satanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a Sat. Scabiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente da sarna ou de contrai-la. Scatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a matria fecal. Scelerophibia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a ladres ou pessoas de mau carter. Scelerophibia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante s pessoas de mau carter, mesquinho, miservel, desprezvel, infame etc. Sciofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das sombras. Scolecifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos vermes platelmintos,lombrigas etc,. Scolionofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a escola. Scolionofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante da escola. Scopofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser visto ou encarado. Scoptofobia = averso mrbida irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser visto ou encarado. Scotofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da escurido. Scotomafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a cegueira. Scotomafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a cegueira, diminuio do campo de viso. Scriptofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de escrever em pblico. Scriptofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de escrever em pblico. Selenofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da lua ou do luar. Semitofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente, repugnante ou intolerante aos semitas ou aos judeus. Seplofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da matria que se decompe , estraga, apodrece. Seplofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a matria em decomposio. Sesquipedalofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das palavras compridas. Sexofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao sexo oposto.

Siderodromofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos trens. Siderofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das estrelas. Singenesofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos familiares. Sinistrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos objetos que ficam a esquerda. Sinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos chineses ou a sua cultura. Sitiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a qualquer espcie de alimento, observada em certos doentes mentais. Sitofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional e persistente dos alimentos, e de se alimentar. Snakefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de serpentes. Socerafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante dos sogros.. Sociofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da sociedade e das pessoas em geral. Somnifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sonhar. Sophofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de aprender. Soteriofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da dependncia de outras pessoas. Spacefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do espao exterior. Spectrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de fantasmas. Spermatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos germens. Spheksofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante das vespas. Stasibasifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de estar em p ou de caminhar. Stasifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de estar em p ou de caminhar. Staurofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a cruzes e crucifixos. Stenofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de coisas ou lugares estreitos. Stigiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do inferno. Stygiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do inferno. Surifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ratos. Symbolofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao simbolismo.

Symmetrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da simetria. Syngenesofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos parentes. Syphilofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sfilis ou ser acometido pela doena.

T
Tachofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da velocidade. Tacofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da velocidade. Taeniofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do verme solitrio. Tafofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser sepultado vivo. Talassofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do mar. Tanatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de morte iminente ou da morte. Tanatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da morte ou de morrer. Tantofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da morte ou de morrer. Taphofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser enterrado vivo ou medo de cemitrio Taphefobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de ser enterrado vivo ou medo de cemitrio. Tapinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a ser contagiado por alguma enfermidade. Taurofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de touro e de seus chifres. Technofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a tecnologia. Telefonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao telefone. Teleofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a metas, planos e objetivos concretos. Teleofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a cerimnias religiosas. Telephonofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao telefone. Teniafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do verme solitria. Teofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a Deus ou aos deuses. Teratofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de dar luz a um filho com deformidade ou monstruosidade. Testofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a prestar exames escolares. Tetanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a vir contrair ttano.

Teutofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos germnicos e a sua cultura. Textofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a certos tecidos. Thaasofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de sentarse. Thalassofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao mar. Thanatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da morte ou de vir a morrer. Thantofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da morte ou de vir a morrer. Theatrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a teatros. Theofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos deuses ou religio. Theologicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a teologia. Thermofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao calor. Tocofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a gravidez e ao parto. Tomofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a cirurgias. Tonitrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos troves. Topofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a certos lugares ou situaes ou mesmo a apresentar um trabalho. Toxicofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao veneno ou de ser acidentalmente envenenado. Toxifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao veneno ou de ser acidentalmente envenenado. Toxofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao veneno ou de ser acidentalmente envenenado. Traumatofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de vir a sofrer acidentes,leses, ferimentos . Tremofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante = averso a ter tremores. Tremofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos tremores. Trichinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a infeco por triquinas (Trichinella Spiralis) contidas em carne. Trichopathofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a plos ou cabelos. Tricofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a plos ou cabelos. Tripanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de injeo.

Triskaidekafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao nmero 13. Tropofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de mudanas de situaes. Trypanofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante de injeo. Tuberculofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a tuberculose ou a vir contrai-la. Tygiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante do inferno. tigiofobia. Tyrannofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos ditadores e tiranos.

U
Uiofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos prprios filhos. Unatractifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a pessoas feias. Uranofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao paraso. Urifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a fenmenos paranormais. Urofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a urina e ao ato de urinar.

V
Vaccinofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a vacina. Venustrafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as mulheres bonitas. Venutrafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as mulheres bonitas. Verbofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante as palavras. Verminofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos germens. Vestifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a roupa. Virginitifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao estupro. Vitricofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao padrasto.

X
Xanthofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao amarelo ou mesmo palavra amarelo. Xenofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a pessoas e coisas estrangeiras. Xerofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a seca,aridez . Xylofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos objetos de madeira ou bosques.

W
Walloonfobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos vales. Wiccafobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a bruxas e bruxaria.

Y
Ymbolofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao simbolismo. Ymmetrofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante da simetria. Yngeneofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante aos parentes. Yphilofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a sfilis ou a vir contrai-la.

Z
Zelofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante ao cimes. Zemmifobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante s ratazanas. Zeuofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a Deus ou aos deuses. Zoofobia = averso e medo mrbido irracional, desproporcional persistente e repugnante a qualquer animal.

Potrebbero piacerti anche