Sei sulla pagina 1di 9

EXAME FISICO DO RECEM NASCIDO

INTRODUO:

O exame do recm-nascido deve ser realizado imediatamente ao seu nascimento, na sala de parto.Deve ser avaliada as condies gerais dos sistemas cardio-respiratrio , neurolgico, gastrintestinale geniturinrio . Qualquer anormalidade dever ser comunicada aos pais ainda na sala de parto.Dever ser passada uma sonda gstrica para descartar atresia de esfago, aspirao nasal paraafastar atresia de coanas. Um exame detalhado e minucioso dever ser feito nas primeiras 24hs devida com o objetivo de detectar anormalidades no identificadas ao nascimento ( e.g. luxaocongnita do quadril, cardiopatia congnita), identificar problemas que podem surgir partir dealguma doena materna ou problemas familiares, e tambm dar oportunidade aos pais para fazer perguntas sobre o seu beb.

2-CONTAGEM DE APGAR:

O escore de APGAR usado para avaliar o estado do recm-nascido no primeiro e quinto minutosde vida aps o nascimento. Avalia cinco sinais clnicos gerais da criana . Cada critrio recebe uma pontuao de zero a dois que somados daro o ndice de APGAR. A contagem feita no primeiro equinto minutos. Os componentes mais importantes so a freqncia cardaca e respirao. OAPGAR no dever ser usado para decidir a necessidade de reanimao em uma criana asfixiada, pois a reanimao dever ser iniciada antes do primeiro minuto de vida. Um escore de APGAR inferior a 7 no quinto minuto indica depresso do SNC e inferior a 4 depresso grave. Sinais clinicos Fc Esforo respiratorio Tnus muscular Irritabilidade reflexa Cor 0 Ausente Ausente flacidez Ausncia de respostas Cianose, palidez 1 Menos 100 Lento e irregular Alguma flexo em membros choro Cianose extrema 2 Mais de 100 Bom,choro forte Movimentos ativos Choro vigoroso Todo rosado

CLASSIFICAO DO RN: O recm-nascido avaliado em relao a idade gestacional pelos critrios de Capurro que leva emconsiderao apenas caractersticas fsicas do RN, j o mtodo de Ballard avalia o RN em relao scaractersticas fsicas e neurolgicas o que d uma melhor correlao com a idade

obsttrica e permite determinar a idade gestacional de prematuros extremos, o que no acontece com o mtodode capurro.O tempo de gestao classifica o RN em :A termo: idade gestacional de 37 a 42 semanasPrematuro: idade gestacional inferior a 36 semanas e 6 diasPsmaturos: idade gestacional superior a 42 semanas A classificao do estado nutricional feita associando-se idade gestacional (IG) com o peso denascimento (PN) e utilizando-se a curva de Lubchenco( a mais usada) , ainda as curva de Usher oude Alexander, pode-se classificar os RNs em 3 categorias:PIG (pequeno para idade gestacional)= PN abaixo do percentil 10 da curva .AIG (adequado para idade gestacional)= PN entre os percentil 10 e 90 da curva.GIG ( grande para idade gestacional)= PN acima do percentil 90 da curva.A classificao do estado nutricional do RN importante para identificar aqueles comrisco para hipoglicermia e policitemia nos GIGs . Nos PIGs ocorre hipoglicemias, anomaliascongnitas e infeces congnitas ( e.g toxoplasmose, rubola , sfilis ). Metodo de capurro 4-EXAME FSICO GERAL4.1. Inspeo geral:

Deve incluir a observao do estado geral , atitude , postura, colorao da pele , ritmo respiratrio, presena de anomalias, sinais ou anomalias que possam sugerir alguma patologia.

4.2 Antropometria:

Peso, PC, PT, C . A tcnica a mesma usada para lactentes. O peso aonascer, em um RN a termo, em mdia de 3.3Kg ,um pouco mais baixo no sexo feminino( 3100g) do que no masculino , h uma perda ponderal fisiolgica de at 10% nos primeirosdias de vida e que recuperada at os primeiros 10- 15( no mximo) dias de vida. Ocomprimento em mdia de 50cm par as meninas e 51cm para os meninos ; a medida do permetro ceflico( PC ) deve estar entre 33 a 35cm, e o PT cerca de 31 - 33cm.

4.3 Pele:

Usar luz natural. Observar colorao ( cianose, ictercia, palidez ), textura, umidade,elasticidade, pigmentao, presena de nevus, manchas, hemangiomas, vesculas, petquias.Diferenciar cianose central da perifrica. Tranqilizar a me em relao aos hemangiomas planos quedevem desaparecer com o tempo, os cavernosos, quando no em reas de muito atrito, tambm aconduta expectante.

4.4 Fneros

: O RN nasce com uma penugem chamada lanugo que mais abundante quantomais prematuro o RN. Avaliar tambm a implantao, textura e distribuio dos cabelos. Avaliar formato das unhas e enchimento do leito ungueal.

4.5 Crnio

: Forma, dimenses ( hidrocefalia, microcefalia ), suturas ( cavalgamento, disjuno),salincias anormais (bossa, cefalohematoma externo, meningocele, meningoencefalocele), simetria,fontanelas ( tamanho, tenso ) a fontanela anterior chamada de moleira, grande fontanela,fontanela bregmtica ou simplesmente fontanela, o fechamento da fontanela pode ocorrer entre os 4 e26 meses em crianas normais. importante o acompanhamento do aumento do permetro ceflico.

4.6 Fcies

: As estruturas da face, no conjunto, podem sugerir sndromes ou malformaescongnitas. Observar a simetria e forma, uma assimetria facial pode ser conseqncia de malposiointrauterina ou pode tambm ser paralisia do N. Facial. O filho de me diabtica nasce com face emforma de lua cheia . freqente o RN nascer com mscara equimtica como conseqncia decircular de cordo.

4.7 Olhos:

Tamanho ( microftalmia = diminuio do globo ocular, buftalmia = aumento do globoocular); posio ( hipertelorismo ocular = aumento da distncia entre os olhos, com achatamento da base do nariz); nvel ( exoftalmia = olhos salientes, enoftalmia = depresso dos olhos); abertura dafenda palpebral; esclerticas no RN so levemente azuladas, tornam-se amarelas em presena deictercia; crnea ( verificar o tamanho, brilho, transparncia); cristalino opacidade do cristalino ocorreem ,por exemplo, catarata congnita; plpebras (ptose palpebral = queda inerte da plpebra sup.,epicanto = prega cutnea semilunar, vertical no ngulo int. do olho, liga a plpebra sup. com a inf. , obliqidade dos eixos palpebrais para fora e para cima uma das caractersticas da S. de Down; pupilas verificar a disposio no centro da crnea, se so redondas, e simtricas, reao luz.

4.8- Nariz:

Forma, as malformaes congnitas mais comuns so s associadas ao lbio leporino.Base do nariz achatada e larga pode ocorrer em algumas sndromes. comum no RN , na pele donariz um pontilhado amarelo-claro (millium facial) resultantes de hiperplasia das glndulas sebceas.Batimento de asas do nariz ocorre em casos de dispnia.

4.9 Boca/Faringe

: Avaliar os lbios, plato duro e mole verificando a presena de lbio leporino,fenda palatina e Prolas de Epstein que so cistos de reteno de glndulas mucosas, sem significado patolgico. A mucosa oral lisa rsea e brilhante, no RN podemos encontrar a candidase oral( sapinho) so placas esbranquiadas semelhantes a grumos de leite que ao se tentar retirar oferecem resistncia. A lngua pode apresentar um aumento do seu volume chamado demacroglossia que habitualmente acompanha alguma patologia , glossoptose a queda da lngua para trs, rnula uma formao cstica sublingual . Nas Gengivas o RN pode apresentar pequenoscistos de incluso amarelos, mais raramente, pode apresentar dentes. Avaliar a parede posterior dafaringe e epiglote.

4.10 Orelhas

: Em relao implantao do pavilho auricular existem variaes anatmicas , aimplantao baixa encontra-se em graves malformaes renais e em vrias anomaliascromossmicas. Alteraes na forma do pavilho auricular podem ter significado antiesttico ,alterao na audio at surdez completa. Na otoscopia verificar a permeabilidade do condutoauditivo , condies da membrana timpnica e das estruturas do ouvido mdio. Para testar aaudio fazse um barulho sbito , o que provocar o reflexo de Moro ( ver adiante).

4.11 Regio Cervical

: Verificar forma, simetria e mobilidade do pescoo, presena de cistos,fstulas e tumores. Palpar clavculas pois fratura de clavcula pode acontecer ,em partos vaginais, principalmente em RNs grandes. Inclinao permanente e involuntria da cabea pode ocorrer emTORCICOLO congnito.

4.12 Trax:

Inspeo: A forma do trax no RN arredondada, observar assimetrias, escavaes ouabaulamentos, retraes costais. O tipo respiratrio do RN abdominal .A freqncia respiratria em mdia de 44mrpm e deve ser contada em um minuto pois a respirao do RN irregular.Palpao: Frmito cardaco e traco-vocal ( durante o choro). Localizar o ictus cordis , no RNnormal, entre terceiro e quarto EIE, para fora da linha hemiclavicular, avaliar sua sede extenso efora.Percusso: No RN faz-se a percusso em casos de suspeita de pneumotrax , quando teremostimpanismo.Ausculta pulmonar: Auscultar simtrica e comparativamente todos os campos pulmonares. Ausculta cardaca : Auscultar os 4 focos cardacos, avaliando o ritmo o nmero de bulhas e afones, observar a presena de sopros. A ausculta deve ser feita em todo o precrdio e regiesvizinhas. Contar a FC que no RN de 130 +/- 30bpm.

4.13 Pulsos

: Palpar pulsos radial, femoral e pedioso avaliando a amplitude. Pulso femoral e pedioso ausente com radial vigoroso indicativo de Coartao da Aorta.

4.14

Abdome

: Inspeo : forma ( no RN globoso; abdome escavado pode significar hrniadiafragmtica que uma situao de urgncia ), distenso, peristaltismo visvel, circulaocolateral, hrnias. Examinar com ateno o coto umbilical, devem estar presentes duas artrias euma veia ( a presena de artria umbilical nica sugere a existncia de outras malformaescongnitas especialmente do trato geniturinrio), onfalocele congnita ( massa ao nvel do cordoumbilical tendo em seu contedo rgos abdominais, revestida pelo peritnio, dever ser feita adiferena com gastrosquise que uma massa tambm com contedo de rgos abdominais maslateral ao coto umbilical). Aps a queda do coto umbilical observar a presena de secrees egranuloma umbilical.Ausculta: Identificar os rudos hidroareos, sua exacerbao ou ausncia.Palpao: Inicia-se fazendo a palpao superficial. verificando a

sensibilidadee tenso. Na palpao profunda tenta-se identificar massas ou organomegalias. No RN a ponta do bao pode ser palpvel sem significado patolgico. O fgado palpvel cerca de 2cm do RCD. Osrins podem ser palpveis no RN. As massas abdominais mais comuns detectveis no Rn so :hidronefrose, rins multicsticos ou policsticos.Percusso: Normalmente o som timpnico, quando o timpanismo est aumentado pode ser sinalde pneumoperitnio, obstruo intestinal, aerofagia . macicez encontrado em casos de massaabdominal.

4.15 Regio Inguinal

: Hrnias e gnglios

4.16 Genitlia

: Menino: Identificar a abertura da uretra, quando ocorre o desenvolvimentoincompleto resulta em hipospdia ( abertura uretral na face inf. do pnis) ou epispdia ( aberturauretral na face dorsal do pnis). Fimose a impossibilidade de exteriorizar completamente aglande considerado normal at os 3 primeiros anos de vida. Palpar os testculos na bolsa escrotal,caso no estejam presentes na bolsa podem ser apenas retrteis ( quando consegue-se trazer otestculo para a base da bolsa escrotal), ou criptorquidia (incapacidade do testculo descer at a bolsa);hidrocele (acmulo de liquido na bolsa escrotal que , na maioria das vezes reabsorveespontaneamente).Menina : Avaliar pequenos e grandes lbios, por ocasio do nascimento , at os primeiros dias devida ocorre um edema local ,clitris relativamente desenvolvido , presena de secreo e sanguesaindo da vagina decorrentes de fenmenos hormonais fisiolgicos . Avaliar a membrana hmenal ,em caso de imperfurao geralmente no d qualquer manifestao at a puberdade , hidrocolpos um cisto mvel fazendo salincia entre os lbios vaginais e decorre da reteno , pelo hmenimperfurado, da secreo uterina.

4.17 Anus / Regio Sacrococcgea

: avaliar prolapso, imperfurao e fstulas anorretais. Observar na regio sacrococcgea: seio pilonidal, spina bfida, meningocele, mielomeningocele, e teratomas. 4.18 Msculos e articulaes

: Fora e mobilidade de todos os membros. O RN levementehipertnico. Testar a mobilidade do quadril fazendo as manobras de Ortolani e Barlow.

4.19 Membros Sup. e Inf.

: Examinar dedos e artelhos. Observar e palpar musculatura.

5- EXAME NEUROLGICO

:O exame neurolgico inicia pela avaliao do sensrio ( alerta, irritado, deprimido, torporoso,letrgico, comatoso...). Aps avaliar a posio ou atitude; geralmente a posio de flexo mas podevariar em funo da apresentao no parto ( ceflica, plvica, de face ). A movimentao dosmembros no coordenada, em decbito ventral h lateralizao da face. Pequenos tremores finosso fisiolgicos , se forem grosseiros e persistentes devem ser investigados pois podem estar relacionados com distrbios metablicos como hipoglicemia e hipocalcemia. O tnus muscular umguia importante na avaliao neurolgica e na sua evoluo : o RN normal a termo hipertnica; o prematuro hipotnico e o psmaturo muito hipertnico em condies normais . H uma srie dereflexos prprios do RN e que so chamados de transitrios porque, medida que o SNC vai sedesenvolvendo vo desaparecendo. Devem ser obrigatoriamente testados em todos os RNs.

REFLEXOS PRPRIOS DO RN :5.1 Reflexo de Moro:

reflexo do abrao , um movimento global do qual participam os membrossup. e inf. ; facilmente provocado por um som ou soltando-se subitamente o RN que estava seguronos braos. A coluna vertebral arqueia-se para trs, a face mostra surpresa, os braos e mos seabrem, encurvam-se para frente num movimento que simula um abrao; as pernas se estendem edepois e depois se elevam; pode acompanhar-se de choro. A ausncia ou reduo deste reflexo indicagrave leso do SNC. Quando assimtrico pode significar paralisia braquial, sfilis congnita ( pseudo paralisia de Parrot) ou fratura de clavcula ou mero. Desaparece aos 3-4 meses de idade.

5.2 Reflexo da Preenso Palmar e Plantar

: o examinador pressiona com a polpa digital asregies palmar e plantar do RN; a resposta palmar a flexo dos dedos abraando os dedos doexaminador, j a resposta plantar na flexo dos artelhos em direo sola do p. O reflexo palmar desaparece entre o 4

e6

ms. O reflexo plantar desaparece at os 6 meses.

5.3 Reflexo da Fuga asfixia

: colocando-se o RN em decbito ventral, de modo que as narinasfiquem obstrudas pelo plano onde est deitado, o RN faz uma rotao da cabea para respirar melhor.

5.4 Reflexo da Suco:

ao tocar-se os lbios do RN com um objeto, produz-se vigorososmovimentos de suco. Pode estar ausente nos prematuros. Desaparece aos 3 meses em viglia e aos6 meses no sono. Sua ausncia no Rn a termo indica leso cerebral.

5.5 Reflexo de Fossadura:

tambm chamado da procura ou dos pontos cardeais: excitando uma das bochechas do RN com o dedo, ele vira a face para o lado estimulado, abrindo a boca, procurandosugar.

5.6 Marcha Reflexa

: sustentando-se o RN sob as axilas em posio supina, encosta-se um dos psdo RN sobre o plano. Este contato vai desencadear uma flexo do outro membro inf. Que se adiantae vai tocar o plano frente, desencadeando uma sucesso de movimentos que simula a deambulao.Desaparece aos 2 meses.

5.7

Cutneo Plantar

: pesquisa-se riscando, com a unha ou estilete, a sola do p do RN na sua borda externa, desde o calcanhar at a ponta. Aproximadamente at um ano de idade, o reflexocutneo plantar se faz em extenso, os dedos se estendem e se abrem em leque, simulando o sinalde Babinsky.

5.8 Reflexo de reptao ou Propulso:

coloca-se o RN em decbito ventral; as mos doexaminador apoiam a planta dos ps do RN; este reage, deslocando-se para frente, simulando umengatinhar.

Potrebbero piacerti anche