Sei sulla pagina 1di 5

HEPATITE

Hepatite toda e qualquer inflamao do fgado e que pode resultar desde uma simples alterao laboratorial, at doena fulminante e fatal. Existem vrias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vrus (vrus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovrus, etc). Outras causas: drogas (antiinflamatrios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazlicos, hormnios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distrbios metablicos (doena de Wilson, politransfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), transinfecciosa, ps-choque. Em comum, todas as hepatites tm algum grau de destruio das clulas hepticas. A grande maioria das hepatites agudas so assintomticas ou leva a sintomas incaractersticos como febre, mal estar, desnimo e dores musculares. Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais especficos, sendo o sinal mais chamativo a ictercia, conhecida popularmente no Brasil por "trisa" ou "amarelo" e que caracteriza-se pela colorao amarelo-dourada da pele e conjuntivas. Associado pode ocorrer urina cor de coca-cola (colria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). Hepatites mais graves podem cursar com insuficincia heptica e culminar com a encefalopatia heptica e bito. Hepatites crnicas (com durao superior a 6 meses), geralmente so assintomticas e podem progredir para cirrose.

HEPATITE A

uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vrus da hepatite A, que pode cursar de forma subclnica. Altamente contagiosa, sua transmisso do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminao direta de pessoa para pessoa ou atravs do contacto com alimentos e gua contaminados, e os sintomas iniciam em mdia 30 dias aps o contgio. mais comum onde no h ou precrio o saneamento bsico. A falta de higiene ajuda na disseminao do vrus. O uso na alimentao de moluscos e ostras de guas contaminadas com esgotos e fezes humanas contribui para a expanso da doena. Uma vez infectada a pessoa desenvolve imunidade permanente. Existe vacina segura para hepatite A. A transmisso atravs de agulhas ou sangue rara. Pode ser prevenida pela higiene e melhorias das condies sanitrias, bem como pela vacinao. conhecida como a hepatite do viajante. O perodo de incubao do vrus da hepatite A de 30 dias.

HEPATITE B

Sua transmisso atravs de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, tambm com as tintas das tatuagens, bem como atravs da relao sexual. Pode ser adquirida atravs de tatuagens, piercings, no dentista e at em sesses de depilao. Os sintomas so semelhantes aos das outras hepatites virais, mas a hepatite B pode cronificar e provocar cirrose. A preveno feita utilizando preservativos nas relaes sexuais e no utilizando materiais cortantes ou agulhas que no estejam devidamente esterilizadas. Recomenda-se o uso de descartveis de uso nico. Existe vacina para hepatite B, que dada em trs doses intramusculares. O perodo de incubao do vrus da hepatite B de 90 dias.

HEPATITE C

Hepatite que pode ser adquirida atravs de transfuso sangunea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, ainda no foi comprovado que pode ser contagiosa por relaes sexuais. de grande preocupao para a Sade Pblica. A grande maioria dos pacientes assintomtica no perodo agudo da doena, mas podem ser semelhantes aos das outras hepatites virais. A hepatite C perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose heptica e o hepatocarcinoma, neoplasia maligna do fgado.

A preveno feita evitando-se o uso de materiais cortantes ou agulhas que no estejam devidamente esterilizadas. Recomenda-se o uso de descartveis de uso nico, bem como material prprio em manicures. No existe vacina para a hepatite C e considerada pela Organizao Mundial da Sade como o maior problema de sade pblica, a maior causa de transplante heptico e transmite-se pelo sangue mais facilmente do que a AIDS.

O anti-HCV positivo detecta infeco atual ou pregressa. Pode ser necessrio bipsia heptica para descartar malignidade e determinar o grau da doena. A deteco do cido ribonucleico (RNA) do vrus caracteriza a presena do vrus no hospedeiro. O perodo de incubao do vrus da hepatite C de 45 dias.

HEPATITE D

Causada por RNA-vrus (to pequeno que incapaz de produzir seu prprio envelope protico e de infectar uma pessoa), s tem importncia quando associada hepatite B, pois a potencializa. Isoladamente parece no causar infeco. Geralmente encontrado em pacientes portadores do vrus HIV e est mais relacionado cronificao da hepatite e tambm hepatocarcinoma.

HEPATITE E

uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vrus da hepatite E, que se pode curar de forma subclnica. Sua transmisso do tipo fecal oral, atravs do contato com alimentos e gua contaminados, e os sintoma iniciam em mdia 30 dias aps o contgio. mais comum aps enchentes No existe vacina para hepatite E. Os sintomas so de incio sbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensao de desconforto no abdome, nuseas e vmitos. Pode ocorrer diarria. considerada uma hepatite branda, apesar de risco aumentado para mulheres grvidas, principalmente no terceiro trimestre gestacional, que podem evoluir com hepatite fulminante. No existe tratamento especfico. O paciente deve receber medicamentos sintomticos e repousar. Pode ser prevenida atravs de medidas de higiene, devendo ser evitado comprar alimentos e bebidas de vendedores ambulantes.

HEPATITE F

DNA-vrus, transmitido a macacos Rhesus sp. em laboratrio experimentalmente, atravs de extratos de fezes de macacos infectados. Ainda no h relatos de casos em humanos.

HEPATITE G

A hepatite G foi a hepatite descoberta mais recentemente (em 1995) e

provocada pelo vrus VHG (vrus mutante do vrus da hepatite C) que se estima ser responsvel por 0,3% de todas as hepatites vricas. Desconhecemse, ainda, todas as formas de contgio possveis, mas sabe-se que a doena transmitida, sobretudo, pelo contato sanguneo (transmisso parenteral).

OUTRAS HEPATITES VIRAIS

Outros vrus podem causar hepatites, porm sem ser causa comum. So potencialmente causadores de hepatite em pacientes submetidos a transfuses sanguneas e imunodeprimidos o Epstein Barr, o citomegalovrus e o herpes zoster. Outros agentes de importncia so os vrus da dengue e febre amarela.

HEPATITE AUTOIMUNE (HAI)

So hepatites causadas por uma auto agresso do organismo, que fabrica anticorpos que atacam e matam os hepatcitos. Isto pode acontecer porque uma bactria, vrus ou um fungo pode conter uma poro muito parecida com a clula heptica, causando confuso do sistema imunolgico. O tratamento feito com corticides e drogas imunossupressoras. Essa forma de hepatite mais comum em mulheres, e tem duas faixas etrias principais de acometimento: entre 10 e 30 anos (jovens) e por volta dos 50 anos (meiaidade).

EXAMES COMPLEMENTARES

Testes laboratoriais teis na avaliao heptica so:

As dosagens de :

- Bilirrubinas

- Transaminases

- Fosfatase Alcalina

- Gama Glutamil Transpeptidase

- Protenas Totais e Fraes

- Atividade de Protrombina

- Coagulograma

- Hemograma

- Pesquisa de Marcadores Virais

- Execuo de exames complementares de diagnstico por imagem, como o ultra-som e a tomografia computadorizada.

Potrebbero piacerti anche