Sei sulla pagina 1di 4

Jornal Interno da Sade

Engenharia/IETEG/IETR/CMDS/SMS
(O Jornal Interno da Sade um documento interno do SMS da Engenharia/IETR/IETEG/CMDS, desenvolvido com o objetivo de levar aos colegas de trabalho informaes teis sobre o tema da Sade. As informaes aqui contidas no se destinam a prescrever medicamentos e nem induzir os colegas a automedicao. Quem deve avaliar o estado clnico e medicar o Mdico Especialista. Portanto, ao sentirem que as coisas no esto bem procurem logo um Mdico. Somente ele poder avaliar o estado clnico e prescrever o medicamento ou o exame necessrio).

CNCER DE MAMA
O cncer de mama o tumor maligno mais freqente na mulher. No Brasil os bitos por cncer de mama representam 16% da mortalidade por neoplasia maligna entre as mulheres. No Rio Grande do Sul e no Sudeste considerada a maior causa de morte por neoplasia. O risco de cncer de mama relaciona-se herana familiar, como histria de cncer de mama na famlia, principalmente de parentes em primeiro grau e tumores em ambas as mamas. Entre os fatores hormonais esto a primeira menstruao precoce, primeira gravidez tardia, menopausa tardia, ausncia de gestaes e anovulao. O quadro clnico varia de pacientes assintomticas quelas com ndulo (caroo) palpvel na mama, secreo mamilar sanguinolenta, deformidades no formato da mama por retraes de pele, alteraes da cor da pele ou at ulceraes da mesma em casos mais graves. O rastreamento de cncer de mama, idealmente, inclui o exame clnico e a mamografia. O diagnstico precoce em mamas aparentemente normais pela mamografia, faz dela um importante mtodo diagnstico. O diagnstico pode ser feito pelo exame clnico. A mamografia permite ao mdico detectar a doena em casos iniciais onde ainda no se consegue palpar anormalidades. Junto com a mamografia, pode-se empregar a ecografia mamria, a puno aspirativa e/ou a bipsia do tumor. O tratamento do cncer de mama geralmente feito com cirurgia associada com radioterapia e/ou quimioterapia e/ou hormonioterapia, dependendo do tamanho e do tipo do tumor e da idade da paciente.

DETECO PRECOCE PARA O CNCER DE MAMA


Deteco precoce ou screening para um tipo de cncer o processo de procurar um determinado tipo de cncer na sua fase inicial, antes mesmo que ele cause algum tipo de sintoma. Em alguns tipos de cncer, o mdico pode avaliar qual grupo de pessoas corre mais risco de desenvolver um tipo especfico de cncer por causa de sua histria familiar, por causa das doenas que j teve ou por causa dos hbitos que tem, como fumar, consumir bebidas de lcool ou comer dieta rica em gorduras. A isso se chama fatores de risco e as pessoas que tm esses fatores pertencem a um grupo de risco. Para essas pessoas, o mdico pode indicar um determinado teste ou exame para deteco precoce daquele cncer e com que freqncia esse teste ou exame deve ser feito. Para a maioria dos cnceres, quanto mais cedo (quanto mais precoce) se diagnostica o cncer, mais chance essa doena tem de ser combatida.

Qual o teste que diagnostica precocemente o cncer de mama?


A mama uma glndula composta de conjuntos celulares (lobos e lbulos) e ductos, todos compostos de tipos especficos de clulas. Essas clulas podem sofrer uma transformao maligna e vir a ser um cncer. Esse, junto com o cncer de colo uterino, o tipo de cncer mais comum nas mulheres (fora o cncer de pele no-melanoma). Os homens tambm podem ter cncer de mama porm muito menos freqentemente. O exame de palpao realizado pelo mdico e a mamografia so os exames realizados para uma deteco precoce desse tipo de cncer.

Como o mdico faz esse exame?


O exame mais fcil de se realizar para se detectar uma alterao da mama o exame de palpao. Neste exame o mdico palpa toda a mama, a regio da axila e a parte superior do tronco em busca de algum ndulo ou alterao da pele, como retrao ou endurecimento, e de alguma alterao no mamilo. A mamografia um Raio X das mamas e das pores das axilas mais prximas das mamas. Nesse exame, o radiologista procura imagens sugestivas de alteraes do tecido mamrio e dos gnglios da axila. A ecografia das mamas pode auxiliar o radiologista a definir que tipo de alteraes so essas. Esses exames, quando realizados anualmente ou mais freqentemente, dependendo da histria individual da paciente

afnavarro@ABC da Sade.2004

Jornal Interno da Sade


Engenharia/IETEG/IETR/CMDS/SMS
(presena de fatores de risco ou histria de tumores e bipsias prvias), pode diminuir a mortalidade por esse tipo de tumor, quando realizados entre os 50 e os 69 anos. Porm, este tipo de tumor tem caractersticas diferentes para populaes diferentes. Isto altera o quanto a mamografia eficaz em diminuir a mortalidade por este tipo de tumor. Realizar esses exames entre os 40 e os 49 anos pode diminuir a mortalidade por este tipo de tumor, mas o efeito dessa diminuio s se dar quando essas mulheres tiverem mais de 50 anos. O auto-exame das mamas, aquele exame em que a mulher palpa a sua prpria mama, mensalmente, longe do seu perodo menstrual, til para que ela esteja atenta para alteraes que possam ser investigadas pelo seu mdico, no tem nenhum custo financeiro e no tem efeitos colaterais relevantes. Porm nenhum estudo demonstrou que realizar esse exame diminui a mortalidade por esse tipo de tumor.

Quais os fatores de risco mais comuns associados ao cncer de mama?


Idade: O risco de ter cncer de mama aumenta com a idade, como a maioria dos cnceres, por serem uma doena crnico-degenerativa e, portanto, necessitarem de um longo tempo para se desenvolver. Histria Ginecolgica: Menstruar muito cedo, no ter tido filho ou ter tido o primeiro filho muito tarde so fatores de risco para esse tipo de cncer. A idade que define esse "cedo ou tarde" varia um pouco em cada populao. Histria Prvia de Cncer de Mama: Ter tido um cncer de mama no passado aumenta a chance de ter um novo cncer de mama. Histria Familiar: Ter tido me, uma irm ou filha com cncer de mama aumenta o risco para ter esse cncer. Radioterapia: Ter realizado radioterapia no trax, principalmente antes dos 30 anos, aumenta o risco para cncer de mama, independente do motivo porque a pessoa fez esse tipo de tratamento. Outras Doenas da Mama: Algumas mulheres fazem bipsias de ndulos de suas mamas e os diagnsticos podem ser os mais variados. Ter feito uma bipsia e o exame patolgico ter evidenciado um tipo de doena proliferativa benigna (principalmente hiperplasia atpica) aumenta as chances de que aquela mulher venha a desenvolver um cncer de mama. Porm, sentir uma nodulao na mama no significa que a pessoa tem uma doena benigna de mama. Alguns hbitos de vida podem aumentar o seu risco de ter este tipo de cncer. Terapia de reposio hormonal (hormnios para a menopausa) e uso excessivo de bebida alcolica so alguns destes fatores.

PREVENO PARA O CNCER DE MAMA


O que preveno de um tipo de cncer?
Prevenir o aparecimento de um tipo de cncer diminuir as possibilidades de que uma pessoa desenvolva essa doena atravs de aes que a afastem de fatores que propiciem o desarranjo celular que acontece nos estgios bem iniciais, quando apenas algumas poucas clulas esto sofrendo as agresses que podem transform-las em malignas. So os chamados fatores de risco. Alm disso, outra forma de prevenir o aparecimento de cncer promover aes sabidamente benficas sade como um todo e que, por motivos muitas vezes desconhecidos, esto menos associadas ao aparecimento desses tumores. Nem todos os cnceres tm esses fatores de risco e de proteo identificados e, entre os j reconhecidamente envolvidos, nem todos podem ser facilmente modificveis, como a herana gentica (histria familiar), por exemplo.

Como se faz preveno do cncer de mama?

afnavarro@ABC da Sade.2004

Jornal Interno da Sade


Engenharia/IETEG/IETR/CMDS/SMS
A mama uma glndula composta de conjuntos celulares que se organizam em lobos, lbulos e ductos, todos compostos de tipos especficos de clulas. Essas clulas podem sofrer uma transformao maligna e, se no forem destrudas pelo sistema imunolgico, podem evoluir para um cncer de mama. Esse, junto com o cncer de colo uterino, o tipo de cncer mais comum nas mulheres (com exceo do cncer de pele no-melanoma). Os homens tambm podem ter cncer de mama porm muito menos freqentemente. O cncer de mama, como a maioria dos tipos de cncer, tem fatores de risco identificveis (para maiores informaes sobre fatores de risco para esse tipo de cncer leia o artigo "Deteco Precoce do Cncer de Mama" nesse site). Alguns desses fatores de risco so modificveis, ou seja, pode-se alterar a exposio que cada pessoa tem a esse determinado fator, diminuindo a sua chance de desenvolver esse tipo de cncer. H tambm os fatores de proteo. Ou seja fatores aos quais, se a pessoa est exposta, a sua chance de desenvolver esse tipo de cncer diminui. Entre esses fatores de proteo tambm h os que se pode modificar, se expondo mais a eles. Os fatores de risco e proteo para cncer de mama mais conhecidos e que podem ser modificados so: Exposio a hormnio Terapia de reposio hormonal (hormnios usados para combater os sintomas da menopausa) pode aumentar o risco de cncer de mama. Anticoncepcional oral (plula) tambm pode aumentar discretamente este risco. Retirar os ovrios cirurgicamente ou usar medicaes que diminuam o hormnio feminino estrognio circulante, diminui este risco. Deixar de usar a terapia de reposio hormonal ou usar medicaes que bloqueiam a ao do estrognio uma deciso pessoal, baseada no risco de cada mulher para desenvolver cncer ou alguma outra doena. Esta deciso deve ser discutida com o seu mdico de confiana. Dieta Mulheres que ingerem alimentos ricos em gordura animal (carne, manteiga, leite integral, queijos, natas, banha, creme de leite, lingia, salame, presunto, frituras, pele de frango, carne gorda) tm mais possibilidade de desenvolver esse tipo de cncer. Mulheres obesas tm mais chance de desenvolver cncer de mama, principalmente quando o aumento de peso se d aps a menopausa e/ou aps os 60 anos. Ingerir bebidas alcolicas est associado a um discreto aumento no risco de desenvolver cncer de mama. Tomar menos que uma dose de bebida por dia ajuda a prevenir esse tipo de cncer (um copo de vinho, uma garrafa de cerveja ou uma dose de usque so exemplos de uma dose de bebida alcolica). Comer legumes, verduras e frutas, principalmente as que tem vitamina A, pelo menos trs vezes por dia tambm diminui o risco para esse tipo de cncer. Manter-se dentro da faixa de peso ideal (veja clculo de IMC nesse site), principalmente aps a menopausa, comer dieta sem excesso de gordura e rica em alimentos de origem vegetal (rica em vitaminas) e ingerir bebidas alcolicas com moderao diminui as possibilidades de desenvolver esse tipo de cncer.
Exerccio fsico

Exerccio fsico normalmente diminui a quantidade de hormnio feminino circulante. Como esse tipo de tumor est associado a esse hormnio, fazer exerccio fsico diminui o risco para esse tipo de tumor, principalmente em mulheres jovens. Histria ginecolgica Amamentar pode diminuir o risco de uma mulher desenvolver o cncer de mama. Se a amamentao for por mais de um ano somando todos os perodos de amamentao j o suficiente para ter o efeito protetor da amamentao. Ter dois filhos ou mais um fator de proteo para cncer de mama. Histria familiar Mulheres que tm me ou irm que tiveram cncer de mama, principalmente se eram jovens na poca do diagnstico tambm so um grupo de risco. Essas pessoas devem se aconselhar com o seu mdico para

afnavarro@ABC da Sade.2004

Jornal Interno da Sade


Engenharia/IETEG/IETR/CMDS/SMS
definir a necessidade de fazer exames para identificar esses genes e para seguir medidas preventivas mais diretas como adenomastectomia preventiva (retirada das glndulas da mama) ou uso de medicaes. S a avaliao individual feita por um profissional da rea da sade, pesando prs e contras que pode definir a melhor conduta nesse caso.

Perguntas que voc pode fazer ao seu mdico


A mamografia feita regularmente pode diminuir a chance de eu morrer de cncer de mama? Vrias mulheres na minha famlia tiveram cncer de mama, algumas at antes dos 50 anos. O que posso fazer para no ter tambm? No amamentei os meus filhos porque "no tinha leite". Isso aumenta o meu risco de ter cncer de mama? J fiz vrias mamografias, que do sempre resultado normal. Por quanto tempo eu ainda terei que fazer esse exame? O radiologista disse que minhas mamas so "densas", na mamografia. Isso quer dizer algo perigoso? Tem algum risco? Fazer muita mamografia no pode acabar dando cncer de mama, por causa da radiao? Li que a mamografia no tem mais o mesmo valor para prevenir cncer de mama. Ser que eu ainda preciso fazer este exame?

afnavarro@ABC da Sade.2004

Potrebbero piacerti anche