Sei sulla pagina 1di 36

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS Ps-Graduao Lato Sensu em Beneficiamento Mineral

Estudo de beneficiamento do over size do peneiramento de proteo dos separadores Jones da Usina de Brucutu.

Ouro Preto 2010

Bruno Carvalho Batista da Silva

Estudo de beneficiamento do over size do peneiramento de proteo dos separadores Jones da Usina de Brucutu.

Monografia apresentada ao Programa de Psgraduao em Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, como requisito para obteno do ttulo de Especialista em Beneficiamento Mineral.

Orientador: Prof. Carlos Alberto Pereira.

Ouro Preto 2010

Agradecimentos

O autor agradece a todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram na elaborao deste trabalho e, em particular: Ao Professor Carlos Alberto, pela contribuio para a elaborao e concluso deste trabalho. A Vale, pelo incentivo, contribuies e oportunidade. A minha famlia esposa, pais, irmos e amigos pela compreenso da ausncia e estmulo.

Resumo

A busca por reduo de custos e aumento da produo levou a estudos de rota de concentrao para o fluxo de over size do peneiramento de proteo da separao magntica de alta intensidade da mina de Brucutu. Para este estudo foi coletado uma amostra com massa de 1t de minrio aps homogeneizada foram separadas alquotas e realizados ensaios de bancada em separadores magnticos tipo L4. De posse dos resultados foi possvel a avaliao da viabilidade de concentrao pro separao magntica e a proposio de novos estudos.

Abstract

The search for cost reductions and increased production led to studies of route for the flow averaged concentration over the size of the protective screening of high-intensity magnetic separation of Brucutu mine. For this study sample was collected with a mass of 1t of ore after homogenized aliquots were separated and performed bench tests on magnetic separators type L4. With the results it was possible to assess the feasibility of magnetic separation and concentration pro propose new studies.

Sumrio Agradecimentos ............................................................................................................................. 2 Resumo ........................................................................................................................................... 3 Abstract .......................................................................................................................................... 4 1. Introduo .............................................................................................................................. 6 2. Objetivos e relevncia ........................................................................................................... 7 3. Reviso bibliogrfica ............................................................................................................. 8 3.1 Mtodos de concentrao atualmente usados no Brasil, Arajo (2003) e Ernandes (2005) ...................................................................................................................................... 9 3.1.1 Dados histricos ........................................................................................................... 9 3.1.2 Prticas correntes ................................................................................................ 10 3.2 Minerais portadores de ferro, Dana (1974) e Ernandes (2005) .................................... 11 3.2.1 Principais minerais de ganga .............................................................................. 13 3.3 Separao magntica (Da luz, Sampaio, 2004) ......................................................... 13 3.3.1 Intensidade de Campo Magntico ...................................................................... 19 3.4 Concentrao Magntica, Underlbach (1990) Kaiser (2008)................................... 20 3.4.1 Conceitos Bsicos ................................................................................................. 20 3.5 Analise mineralgica. .................................................................................................. 22 3.5.1 Frao -1,0+0,21mm ............................................................................................ 23 4 Metodologia .......................................................................................................................... 27 4.1 Preparao das amostras ............................................................................................ 27 4.2 Avaliao dos resultados qumicos............................................................................. 29 4.3 Testes de concentrao magntica em L-4 ................................................................ 32 5 Concluso. ............................................................................................................................ 34 6 Referencias Bibliogrficas: ................................................................................................. 35

1.

Introduo

Este trabalho tem o objetivo de estudar a rota de concentrao por separao magntica para o over size do peneiramento de proteo da separao magntica de brucutu, O circuito de separao magntica da usina de brucutu concentra a frao -1+0,15mm do ROM e composto por separadores magnticos de baixa intensidade tipo WDRE, que tem a funo de concentrar a magnetita e impedir a obstruo dos separadores de alta intensidade tipo Jones, o rejeito da separao magntica de mdia intensidade alimenta o peneiramento de proteo, o over size deste peneiramento alimenta a moagem e posteriormente a flotao, e para este fluxo que ser estudado a rota de concentrao, com objetivo de liberao de capacidade da moagem, atual gargalo da usina e da flotao segundo gargalo do processo, alem da liberao de capacidade atravs de concentrao por meio magntico levar tambm a reduo de consumo de corpos moedores e reagentes na flotao. Atualmente este fluxo representa 4% do ROM alimentado, e segundo estudo para determinao da influncia dos diversos tipos litolgicos nas operaes do concentrador da mina de Brucutu ABM 2009 ele possui bom grau de liberao para SiO2. Para este trabalho sero utilizados dados levantados em estudos recentes e dados do projeto inicial de Brucutu.

2.

Objetivos e relevncia O objetivo do trabalho a partir da coleta de amostras representativas do processo realizar testes de bancada a fim de analisar a viabilidade da concentrao do fluxo via separao Magntica. Desta forma o trabalho envolve:

Levantamento de dados e trabalhos j realizados e reviso bibliogrfica; Coleta de amostras do processo; Ensaios em escala de bancada para separao magntica; Analise dos resultados e proposies. Este trabalho contribui para o aumento do grau de conhecimento sobre as possveis rotas de processamento aplicveis ao aproveitamento de minrios com estreita faixa granulomtrica atravs de separao magntica.

3.

Reviso bibliogrfica

A Vale a maior empresa privada do Brasil. a maior produtora de minrio de ferro do mundo e a segunda maior de nquel. A Vale destaca-se ainda na produo de mangans, cobre, bauxita, caulinita, carvo, cobalto, platina, alumina e alumnio. A antiga empresa de economia mista, criada no governo Getlio Vargas, hoje uma empresa privada, de capital aberto, com sede na cidade do Rio de Janeiro, e aes negociadas na Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa) e na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), integrando o Dow Jones Sector Titans Composite Index. Em 24 de outubro de 2006 a Vale anunciou a incorporao da INCO canadense, a maior mineradora de nquel do mundo, que foi efetivada no decorrer de 2007. Aps essa incorporao, o novo conglomerado empresarial CVRD Inco - que mudou oficialmente de nome em novembro de 2007 - tornou-se a 31 maior empresa do mundo, atingindo um valor de mercado de R$ 298 bilhes, frente da IBM. Em 2008 seu valor de mercado foi estimado em 196 bilhes de dlares pela consultoria Economtica, perdendo no Brasil apenas para a Petrobras (287 bilhes) e se tornando a 12 maior empresa do mundo. O Conselho de Administrao da Vale controlado pela Valepar S.A, que detm 53,3% do capital votante da Vale (33,6% do capital total). Por sua vez a constituio acionria da Valepar a seguinte: Litel/Litela (fundos de investimentos administrados pela Previ) com 58,1% das aes, Bradespar com 17,4%, Mitsui com 15,0%, BNDESpar com 9,5%, Eltron (Opportunity) com 0,02%. Se considerarmos as aes da Previ - Caixa de Previdncia dos Funcionrios do Banco do Brasil, de gesto compartilhada, (cuja diretoria subordinada ao Conselho Diretor da Previ, composto por trs representantes indicados pelo Banco do Brasil e por trs representantes eleitos por voto direto pelos participantes do plano funcionrios da ativa do Banco - e assistidos - funcionrios aposentados e pensionistas) e do BNDES como de alguma influncia do governo federal, este influencia, por posse ou indicao, cerca de 41% do capital votante (incluindo participaes externas Valepar). Se

incluirmos a participao do Bradesco e dos investidores brasileiros, 65% do capital votante da empresa se encontram no Pas. A partir de 29 de novembro de 2007 a marca e o nome de fantasia da empresa passaram a ser apenas Vale, nome pelo qual sempre foi conhecida nas bolsas de valores, mas foi mantida a razo social original Companhia Vale do Rio Doce. Em uma assemblia geral realizada em 22 de maio de 2009 foi aprovada a alterao da razo social da empresa para Vale S. A

3.1 Mtodos de concentrao atualmente usados no Brasil, Arajo (2003) e Ernandes (2005)

3.1.1 Dados histricos

A produo de minrio de ferro no Brasil restringiu-se a hematitas de altos teores at os anos setenta, quando o primeiro grande projeto baseado exclusivamente na concentrao de minrios itabirticos de baixo teor foi colocado em operao pela Samarco na mina de Germano em Mariana, Minas Gerais, em 1977 (minerao, beneficiamento, transporte por mineroduto e pelotizao). Antes disso, a Companhia Vale do Rio Doce (atual Vale) com operaes nas usinas de Cau e Conceio, em Itabira, Minas Gerais, j vinha utilizando, de modo pioneiro, separadores magnticos de alta intensidade (separao magntica de alta intensidade a mido WHIMS DP317) para o beneficiamento de itabiritos junto com hematitas de alto teor ainda disponvel naquele complexo de minerao. As demais unidades que utilizavam concentrao de minrio de ferro naquela poca eram: a mina da Fbrica (antiga Ferteco, atualmente Vale) em Congonhas no Estado de Minas Gerais, atravs de separao magntica de alta intensidade, e a mina j exaurida de Piarro (Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale), em Nova Era, Minas Gerais onde jigues e espirais de Humphreys foram utilizados no beneficiamento de itabiritos.

10

Havia tambm operaes realizadas em minrio de ferro que beneficiavam hematitas de altos teores que passavam por operaes de fragmentao, peneiramento, classificao e deslamagem, mantendo-se elevados rendimentos mssicos nas usinas. Um excelente exemplo destas usinas guas Claras (Mineraes Brasileiras reunidas - MBR, atual Vale) que teve incio de operao em 1973 e exausto em julho de 2001. Esta usina que alcanou a produo mxima em 1993 (13 milhes de toneladas por ano) de granulados, sinter feed e pellet feed, era uma das maiores instalaes de beneficiamento operando no Quadriltero Ferrfero.

3.1.2

Prticas correntes

A concentrao gravtica, magntica e flotao so mtodos empregados em separado, ou, mais comumente, combinados, para a concentrao de minrios de ferro no Brasil. Na regio do Quadriltero Ferrfero, as fraes de Sinter Feed e Pellet Feed so submetidas a concentrao. Em algumas usinas, as de menor porte, a escrubagem tambm utilizada para melhorar os teores dos granulados removendo partculas de ganga porosa. Entre os maiores produtores de minrio de ferro, apenas em Carajs (Vale, Estado do Par) uma usina de beneficiamento baseada exclusivamente em um circuito de cominuio, lavagem e classificao granulomtrica permanece em operao. Esta usina trata mais de 100 milhes de toneladas por ano de hematita de alto teor produzindo Granulado, Sinter Feed e Pellet Feed. As mais recentes inovaes em beneficiamento para produo de Pellet Feed incluem a utilizao do Ferrous Wheel (concentrador magntico de alto gradiente de im permanente - FWMS), implementado em 2000 na Vale - mina da Mutuca, e um separador magntico de terras raras na mina de Crrego do Feijo pertencente a antiga Ferteco, assim como a mina de Jangada. A operao da Vale na rea de Jangada, apresenta outra aplicao que contempla a utilizao de um separador magntico de terras raras. importante ressaltar que a seleo do mtodo de concentrao baseada principalmente na assemblia mineralgica. Para concentrao do Pellet Feed da mina da Mutuca,

11

separadores magnticos FWMS foram selecionados por causa da necessidade de separar principalmente as partculas de gibsita das de hematita (hematita marttica com alguns traos de magnetita esto freqentemente presentes). O quartzo tambm esta presente neste material, mas em menor proporo (2-6%). O minrio alimentado nesta usina um minrio de alto teor produzindo Granulado e Sinter Feed sem a necessidade de mtodos de concentrao. Mas o Pellet Feed necessita de concentrao. Confrontado com gibsita, o mineral de ganga mais importante, a aplicao da flotao catinica reversa dificultada uma vez que este mineral tambm deprimido pelo amido que deve ser usado para assegurar a seletividade da flotao de quartzo pela amina. Por conseguinte, a seleo de um mtodo de separao magntico se tornou necessria neste caso. Por causa das capacidades envolvidas, a melhor escolha, em termos de dispndio de capital e custo operacional, era o separador magntico Ferrous Wheel. Esta foi a primeira aplicao deste tipo no Brasil e a terceira no mundo.

3.2 Minerais portadores de ferro, Dana (1974) e Ernandes (2005)

A hematita o mais importante mineral de ferro, e tambm o mineral de maior significado, encontrado nos minrios pr-cambrianos. Em termos qumicos, a hematita considerada como Fe2O3 puro, com 69,94% de ferro e 30,06% de oxignio. A goethita um dos minerais mais comuns e se forma, sob condies de oxidao, como produto de intemperismo dos minerais portadores de ferro. Forma-se, tambm, como precipitado direto, inorgnico ou biognico, sendo amplamente disseminado, como depsito em pntanos e fontes. Em termos qumicos, a composio da goethita pode ser expressa da seguinte forma: 62,9% de ferro, 27,0% de oxignio e 10,1% de gua. O mangans tambm pode ser encontrado em composies superiores a 5,0%. A goethita que ocorre nos minrios de ferro apresenta estrutura varivel, que vai desde um material macio at um material celular de cor amarelo-ocre.

12

As cavidades dos minrios de ferro so freqentemente preenchidas com uma fina camada de goethita, que apresenta bandamento coloforme ou mamilar. Essas camadas sugerem deposio coloidal e essa estrutura conhecida como goethita metacoloidal. A origem coloidal da maior parte da goethita presente nos minrios de ferro responsvel por importantes relacionamentos geoqumicos. Goethita-terrosa - o nome que se aplica aos hidrxidos de ferro hidratados, de baixa cristalinidade ou amorfos, representados pela frmula FeO.OH.nH2O. formada em gros altamente intemperizados, sendo produto da alterao de xidos, sulfetos e silicatos de ferro. A limonita pode ocorrer em formas macias, como crostas, como preenchimento de cavidades estalactticas e como capeamento de rochas. A magnetita uma espinela (xido duplo) e componente essencial de muitas formaes ferrferas. Em termos qumicos, usualmente considerada como Fe3O4 puro com 72,4% de ferro e 27,6% de oxignio. No entanto, as magnetitas naturais, em virtude da extrema flexibilidade da estrutura atmica da espinela contm, usualmente, quantidades menores de elementos como o Mg, Mn, Zn, Al, Ti e outros na sua estrutura. Quase que universalmente, a magnetita tende a apresentar granulao mdia, comumente muito mais grossa que o quartzo, hematita e silicatos de ferro, com os quais coexiste. A magnetita normalmente ocorre como octaedros, em camadas que se alteram com camadas silicosas nas formaes ferrferas. A oxidao a baixa temperatura, freqentemente relacionada lixiviao ou movimento do lenol d'gua, usualmente converte o cristal de magnetita a gros de hematita, conservando a morfologia octadrica da magnetita. Essa forma de hematita denominada martita, que , portanto, pseudomorfa da magnetita. A martitizao um processo muito comum de formao de minrio e usualmente associada disseminao das formaes ferrferas bandadas, na produo dos minrios hematticos.

13

3.2.1

Principais minerais de ganga

O quartzo o principal mineral de ganga presente nos minrios ricos, sendo encontrado em uma grande variedade de ambientes geolgicos. Ocorre como um componente importante nas rochas gneas e metamrficas, sendo extremamente resistente tanto ao ataque qumico como fsico. A desintegrao das rochas gneas que o contm, produz gros de quartzo que, ao se acumularem, formam a rocha denominada arenito. Em termos qumicos o quartzo considerado como SiO2 puro com 46,7% de silcio e 53,3% de oxignio. A caulinita um silicato de alumnio hidratado. Ocorre como um produto de intemperizao qumica dos feldspatos, sendo que, nestes casos, processos sedimentares transportam, classificam e redepositam a caulinita em leitos de grande extenso. Ocorre, tambm, como produto de alterao hidrotermal de silicatos em torno de veios de sulfetos, fontes quentes e geysers. Em termos qumicos, a caulinita considerada como sendo Al2Si2O5(OH)4 com 39,5% de alumina, 46,5% de slica e 14,0% de gua. A gibbisita considerada como sendo Al(OH)3, com 62,8 a 65,3% de Al2O3 e 31,8 a 34,12% de perda ao fogo. Insolvel. Assume a cor azul quando umedecida com nitrato de cobalto e posteriormente aquecida (alumnio).

3.3

Separao magntica (Da luz, Sampaio, 2004)

A separao magntica um mtodo consagrado na rea de processamento de minrios para concentrao e/ou purificao de muitas substncias minerais. Pode ser empregada, dependendo das diferentes respostas ao campo magntico associadas s espcies mineralgicas individualmente, no beneficiamento de minrio.

14

A propriedade de um material que determina sua resposta a um campo magntico chamada de susceptibilidade magntica. Com base nessa propriedade os materiais ou minerais so classificados em duas categorias: aqueles que so atrados pelo campo magntico e os que so repelidos por ele. No primeiro caso tm-se os minerais ferromagnticos, os quais so atrados fortemente pelo campo, e os paramagnticos, que so atrados fracamente. Aqueles que so repelidos pelo campo denominam-se de diamagnticos. A separao magntica pode ser feita tanto a seco como a mido. O mtodo a seco usado, em geral, para granulometrias grossas e o a mido para aquelas mais finas. Minerais ferromagnticos compreendem aqueles que so fortemente atrados pelo m comum. O exemplo mais conhecido a magnetita. Os paramagnticos so fracamente atrados e o exemplo clssico a hematita. Os minerais diamagnticos possuem susceptibilidade magntica negativa e, portanto, so repelidos quando submetidos a um campo magntico, entre outros destacam-se; quartzo, cerussita, magnesita, calcita, barita, fluorita, esfalerita, etc. O fenmeno que governa a separao magntica est relacionado duas questes bsicas; o comportamento das partculas de minerais diferentes quando expostas a um mesmo campo magntico e s foras magnticas que atuam sobre elas. Na situao inicial, tem-se a anlise das respostas das diferentes partculas minerais ao campo a elas aplicado. Isso resulta na j conhecida atrao ou repulso das mesmas pelo campo. A Figura 01 mostra a induo magntica para diferentes espcies mineralgicas, em funo da intensidade de campo aplicado. Observa-se que os minerais ferromagnticos (curva a) apresentam resposta rpida da induo magntica com o campo. Na curva b isso ocorre, porm menos acentuado, so os minerais paramagnticos. No caso da curva c a situao inversa, a induo magntica apresenta valor negativo, isso observado com os minerais diamagnticos.

15

Figura 01: Induo magntica para diferentes espcies mineralgicas (a) ferromagnticas, (b) paramagnticas e (c) diamagnticas. Em segundo lugar, procura-se analisar como as foras magnticas que atuam sobre partculas submetidas a um campo. Para efeito didtico, til imaginar que uma partcula magnetizada comporta-se temporariamente como uma barra magntica, em cujas extremidades esto os plos norte e sul. Nos materiais ferromagnticos, o alinhamento dos diplos permanente. Nos materiais paramagnticos tal alinhamento no permanente, sendo apenas induzido enquanto o campo aplicado, tornando-se totalmente aleatrio na ausncia do campo. Quando um campo magntico uniforme aplicado a uma partcula, as foras que atuam sobre dois plos da mesma so iguais e opostas, portanto a resultante dessas foras nula. Se o campo aplicado nas duas extremidades, difere em intensidade resultar numa fora agindo sobre a partcula. Tal fato mostra que o campo aplicado possui variao especial que funo das dimenses do material magnetizado. Essa variao de campo, tambm chamada de gradiente, resulta numa fora atuante sobre o material, provocando a atrao ou repulso do mesmo. Nos equipamentos modernos tanto o campo quanto o gradiente so os responsveis de primeira ordem pelo processo de separao. Relembrando que a intensidade de campo refere-se ao nmero de linhas de fluxo que passa por uma determinada rea, enquanto que, o gradiente de campo descreve a convergncia ou divergncia das linhas de fluxo.

16

H uma grande variedade de separadores magnticos, que podem ser classificados, de acordo com o uso, em dois grandes grupos, separadores a seco e a mido. Os quais podem ser subdivididos de acordo com as caractersticas do campo de induo. Logo, so encontrados os separadores de baixa e alta intensidades, tanto para a operao a seco, quanto a mido. A forma dos elementos que executam o trabalho de separao no equipamento exerce influncia significativa sobre a classificao dos separadores. Assim so denominados separadores de tambor, de rolos induzidos, de correias cruzadas, de carrossel entre outros. H duas formas de se produzir um gradiente. A primeira, e, mais simples consiste na construo de um plo de eletrom com a rea bem menor que a do plo oposto. A segunda forma consiste na utilizao de matrizes entre os plos do eletrom. A finalidade dessas matrizes consiste em de aumentar o gradiente produzindo stios dentro das mesmas com campo de alta intensidade. Vrios modelos foram propostos e/ou utilizados, dentre os quais destacam-se: esferas, hastes, placas sulcadas, grades, l de ao, etc. A matriz deve ser escolhida de tal modo que melhor se ajuste as caractersticas do minrio, o material usado na fabricao das matrizes deve reter o mnimo de magnetizao quando as mesmas so removidas do campo, no caso da matriz reter quantidade significativa de magnetizao, torna-se impossvel a remoo das partculas magnetizadas. O desenvolvimento da separao magntica tomou grandes dimenses com o advento das matrizes ferromagnticas e, como conseqncia, a fabricao do separador Jones. Devido ao sistema de matrizes e a grande eficincia da separao nas faixas granulomtricas finas, o equipamento proporciona vantagens significativas comparado aos demais. A sua aplicao, devido operao sempre com alta intensidade restringe-se em geral, aos minerais paramagnticos. Quando se trata de minerais ferromagnticos, o mtodo encontra srias limitaes. A remoo das partculas magnticas captadas pela matriz, dificultada em virtude da alta susceptibilidade magntica dos minerais, mesmo utilizando presses de 40 a 50 psi na gua de lavagem.

17

Na Tabela I ilustra - se uma lista de 5 grupos minerais classificados como ferromagnticos, moderadamente magnticos, fracamente magnticos, debilmente magnticos, no magnticos e diamagnticos. Tambm so indicadas as faixas de intensidade de campo magntico para esses minerais. Tabela 1: Classificao de minerais segundo a susceptibilidade magntica

Na Figura 2. ilustra, de forma esquemtica, um separador magntico tipo Jones usado em operao de laboratrio. Um elevado campo magntico aplicado nas matrizes situadas na caixa 12. As matrizes so sulcadas a fim de que as foras magnticas sejam mximas no interior das mesmas. A alimentao mantida constante por meio da vlvula durante um

18

intervalo de 2 s, enquanto que as no magnticas atravessam tal regio e so descarregadas em um recipiente coletor. Na segunda fase da operao, as partculas captadas na matriz so lavadas por um fluxo de gua com baixa presso, segundo o percurso 9 e 3. Durante a operao os dois pistes hidrulicos 5 so acionados, um aps o outro. O procedimento permite regular a presso da gua de lavagem, que uma varivel a ser controlada, a qual est ligada a outros fatores, como a susceptibilidade magntica dos minerais. O tempo de lavagem na operao estimado em 1,5 s e so coletadas as partculas paramagnticas. Na terceira e ltima fase da operao, o campo magntico desligado, iniciando a lavagem do concentrado com o fluxo de gua segundo 6 e 3. A faixa de presso utilizada de 40 a 50 psi, permitindo a coleta do concentrado magntico. A Figura 2 ilustra as caractersticas essenciais do separador magntico a mido de alta intensidade para circuito contnuo. O equipamento consta de um anel rotativo, s vezes chamado de carrossel, que atravessa um campo magntico, onde so instaladas as matrizes. A alimentao feita, de modo que a polpa atravesse uma regio com campo de alta intensidade. O material magntico captado pela matriz, ou pelo menos retardado o suficiente para ser carregado pelo movimento do anel rotativo a uma regio de campo com baixa intensidade, onde as partculas magnticas remanescentes na matriz so descarregadas por meio de um jato d'gua, sendo o material magntico recolhido num determinado ponto da calha coletora. A separao obtida com seletividade, visto que facilmente se controla as variveis operacionais como: intensidade de campo elemento de converso de fluxo, taxa de alimentao, percentagem de slidos na polpa, velocidade do anel rotativo ou rotor e descarga das partculas magnticas.

19

Separador Magntico Tipo Carrossel

Figura 2: Diagrama representativo dos separadores a mido de alta intensidade para laboratrio (A) e de carrossel (B) para circuito contnuo. A elaborao detalhada das variveis operacionais para o processo de separao magntica no trivial, uma vez que as mesmas esto ligadas ao tipo de separador ou ao prprio mtodo de separao. De um modo geral, no existe um conjunto genrico de variveis que permita o controle operacional da separao magntica. Por exemplo, as variveis empregadas no controle da separao magntica a mido de alta intensidade no so as mesmas que controlam a separao magntica a seco de alta intensidade. Por essas e outras razes, as presentes informaes limitam-se a comentar algumas variveis que afetam a otimizao do processo de separao.

3.3.1

Intensidade de Campo Magntico

3.4

A natureza do campo magntico tem marcada influncia na separao dos diferentes tipos de minerais. A histria da separao magntica revela que sua aplicao em escala contnua, s foi possvel quando se produziu um campo magntico convergente, para o qual fluem as partculas com maior susceptibilidade magntica. Por outro lado, o controle da

20

intensidade de campo permite a separao seletiva das partculas com diferentes valores na susceptibilidade magntica. Com baixa intensidade de campo separam-se minerais com elevadas susceptibilidade e com alta intensidade separam-se aqueles com valores mais baixos desse parmetro. Em geral, o controle da intensidade de campo feito com o emprego de eletroms, variando a corrente eltrica. Para alguns separadores pode-se variar o campo mediante ajuste prvio da distncia entre os plos. Os equipamentos com ms permanentes no apresentam maiores flexibilidades variao da intensidade de campo comparados queles equipados com eletroms.

3.5 3.5.1

Concentrao Magntica, Underlbach (1990) Kaiser (2008) Conceitos Bsicos

Os processos de separao magntica se baseiam fundamentalmente numa fora de interao entre o campo magntico e um dipolo magntico. A partcula, quando submetida a um campo magntico, se torna magnetizada. Essa magnetizao induzir formao dos plos magnticos nos terminais da partcula que ficar orientada ao longo das linhas do campo de magnetizao. A partcula se tornar assim um dipolo magntico e a intensidade desse dipolo (momento de dipolo) ir variar dependo das caractersticas de cada partcula. As foras que atuam em uma determinada partcula, colocada em um campo magntico, numa separao a mido so: Fora magntica; Fora de gravidade; Fora de arraste hidrodinmico; Fora inter-partculas.

21

Da composio destas foras, e da ao de cada uma delas sobre as partculas de caractersticas diferentes, resultaro trajetrias distintas. A resultante entre a fora magntica e as foras competitivas que ir determinar a viabilidade de uma partcula magntica ser recuperada em um separador magntico. As foras existentes entre as partculas magnticas e no-magnticas so determinantes da qualidade da separao. Dentre as foras interparticulares, destacam-se as foras de frico, de atrao magntica e de atrao eletrosttica. As caractersticas de uma separao magntica podem ser determinadas qualitativamente, em termos de teor e de recuperao, atravs de uma anlise de efeitos de interao das foras magnticas interparticulares e de outras foras competitivas atuantes no processo. As partculas dentro de um campo magntico, inicialmente adquirem o campo magntico induzido. O fluxo magntico que atravessa a partcula a soma dos fluxos devido ao campo induzido e indutor. Como as substncias diamagnticas o campo induzido oposto ao campo indutor, a densidade de fluxo diminui, assim as linhas de fora so dispersadas. Nas substncias paramagnticas ocorre o contrrio, pois os dois campos se somam e as linhas de fora se concentram. O ferromagnetismo consiste numa concentrao intensa das linhas de fora. Se o campo uniforme a partcula no se mover na direo de um dos plos, qualquer que seja a sua posio. Ela apenas sofrer rotao at alinhar seu eixo magntico com a direo do campo se a partcula for paramagntica. Se o campo convergente, se h um gradiente de campo, as linhas de fora so mais densas junto ao plo pontiaguda ou desuniforme. Uma partcula paramagntica tende a concentrar as linhas de fora e portanto mover-se- na direo da ponta. Uma partcula diamagntica ter o comportamento nulo.

22

Portanto para haver movimento das partculas, o equipamento de separao magntica deve prover um campo convergente, ou seja, deve criar um gradiente de intensidade de campo. Hoje, existem vrios equipamentos de separao ou concentrao magntica, dependo da aplicabilidade do mesmo, que varia com as caractersticas de susceptibilidade magntica, tamanho da partcula, concentrao do mineral paramagntico na alimentao, etc. 3.6 Analise mineralgica. (Determinao da influncia dos diversos tipos litolgicos nas operaes do concentrador da mina de Brucutu ) (BENEDITO 2009) Com o objetivo de conhecer as caractersticas mineralgicas do fluxo que alimenta a separao magntica e do over size do peneiramento de proteo da mesma utilizaremos como referncia a caracterizao da frao realizada no trabalho de Determinao da influncia dos diversos tipos litolgicos nas operaes do concentrador da mina de Brucutu ABM 2009 No primeiro semestre de 2008, o concentrador da mina de Brucutu cuja produo atual de 24 MTA realizou um estudo com 6 amostras das litologias que compuseram as pilhas que alimentaram a usina durante esse perodo. Esse estudo mostrou que a quantidade de lama (material menor que 10 micrmetros) determinante para restringir a participao de determinadas litologias na alimentao da usina. Os resultados desse estudo motivaram a realizao de um estudo mineralgico e tecnolgico mais amplo e completo com as principais litologias presentes na mina, nas diferentes etapas de beneficiamento do minrio, atravs da determinao das propriedades fsicas, qumicas e composio mineralgica do minrio. Assim, foi realizada a caracterizao de 34 amostras de frente de lavra e 1 amostra de furo de sonda, sendo as mesmas coletadas de modo a obter a maior variabilidade tipolgica da mina, respeitando a proporo de ocorrncia de cada uma.

23

Os principais objetivos do trabalho foram: identificao das caractersticas fsicas e qumicas das tipologias que ocorrem na Mina e o comportamento de cada tipologia frente aos processos de concentrao; otimizao do blend das pilhas de homogeneizao durante sua formao; previsibilidade dos resultados de produtividade e qualidade por tipologia; iImplantao de testes de rotina, a serem aplicados nas amostras de curto prazo realizadas na Mina de Brucutu, tendo por fim a possibilidade de se criar um modelo geomatemtico destas variveis de processo.

3.6.1

Frao -1,0+0,21mm

O grfico da Figura 3 apresenta o percentual retido simples na frao -1,0+0,21mm das amostras estudadas, onde se observa uma heterogeneidade granulomtrica entre as litologias e tambm dentro das mesmas. Isso impacta na produo de sinter feed que poder ser produzido na usina.
18,0 16,0 16,11 15,78 14,0 13,74 12,0 15,89 10,0 8,0 6,0 4,0 2,0 0,0 CG HGO IC IF IGO HAF IAF IAL HAL IMN 8,23

12,43

Figura 3:. Frao -1,0+0,21mm - % retida Simples.

5,88

5,56

10,57

10,79

24

O quartzo misto no ocorre com incluso de fases ferruginosas na maioria das amostras (o que poderia empobrecer o concentrado) e a liberao do mesmo alta para a maioria das amostras a Figura 4 apresenta esses valores. Os campos de 2.400 Gauss e 6.000 Gauss adotados para simular as etapas de concentrao magntica de baixa e alta intensidade foram definidos a partir de estudos anteriores. Vale ressaltar que as qualidades obtidas nesses testes so um indicativo da qualidade qumica no podendo ser utilizado para scale up industrial. O grfico da Figura 5 apresenta o teor de SiO2 no concentrado final, mostrando que apenas as tipologias Itabirito goethtico e compacto no apresentaram bons resultados devido ao baixo grau de liberao e observouse em uma das amostras do itabirito compacto a presena de quartzo com incluses de hematita. O resultado da tipologia itabirito manganesfero indica a necessidade de mais um estgio de concentrao magntica para adequar a qualidade de SiO2 do concentrado final.

100,0 99,64 90,0 80,0 100,00 70,0 60,0 50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 CG HGO IC IF IGO HAF IAF IAL HAL IMN 99,67

84,71

99,48

81,42

100,00

99,38

Figura 4: Frao -1,0+0,21mm - Grau de Liberao do Quartzo.

41,12

99,47

25

40,0 35,0 30,0 25,0 20,67 20,0 15,0 10,0 1,38 1,41 1,61 5,0 0,0 CG HGO IC IF IGO HAF IAF IAL HAL IMN 36,16 8,47 1,73 2,67

Figura 5: Frao -1,0+0,21mm SiO2 concentrado. Nesta faixa, onde o equipamento utilizado foi o separador magntico L4, os resultados apresentados na figura 6 mostram muito bem a eficcia no campo de 2.400 Gauss, para reter o material magntico pela presena da magnetita e martita, bem como partculas de minerais de ferro associadas s magnetitas na forma residual, a prtica industrial mostra que este valor varia de 5% a 30% em volume da populao de partculas. Nota-se que na maioria das amostras, a quantidade desses minerais praticamente nula no rejeito.
35

30 % HM e MA na Alimentao

25

y = 0,3318x - 0,5064 R = 0,8698


2

20

15

10

0 0 10 20 30 40 50 Rec. Mssica 2400 Gauss 60 70 80 90

Figura 6: Frao -1,0+0,21mm %HM e MA na AL X Recuperao Mssica no Campo de 2.400 Gauss.

1,74

0,98

26

Outro ponto importante a ser analisado na figura 7 est no fato da massa magntica no estar relacionada a um determinado litotipo, ou seja, dentro de um mesmo litotipo as amostras possuem uma variao representativa em relao a massa magntica retida no campo de 2.400 Gauss.
90,0 80,0 70,0 60,0
RM (%)

50,0 40,0 30,0 20,0 10,0 0,0 CG HGO IC IF Mximo IGO Mnimo HAF IAF Mdia IAL HAL IMN

Figura 7: Frao -1,0+0,21mm Valores mximo, mdio e mnimo de Recuperao em Massa no Campo de 2.400 Gauss.

27

Metodologia Em funo dos resultados obtidos no trabalho Determinao da influncia dos diversos tipos litolgicos nas operaes do concentrador da mina de Brucutu ABM 2009 que apresentaram bom grau de liberao para slica ( Figura 4 ) e bons resultados de concetrado ( Figura 5 ) e recuperao me massa ( Figura 6 ) na frao para a maioria das frente analisadas optou-se pelo estudo da rota de beneficiamento por separao magntica para o OSPN. Para os testes de avaliao de concentrao do OSPN por separao magntica foi coletada uma amostra com massa de uma tonelada de minrio, esta amostra foi feita a partir uma massa representativa que foi empilhada no ptio de produtos e coletada atravs de pasadas aleatrias, aps separando-as em cinco pores de aproximadamente 100 (cem) kg cada, garantindo que todas as pores teste estejam homogneas e gerando uma amostra reserva de 500 kg. O trabalho abrangeu as seguintes etapas: Separao das amostras de minrio, ensaios granulomtricos, anlise qumica global, anlise por faixa (+1,0mm; -1,0 + 0,15mm e -0,15mm) de uma das pores. Para avaliao dos resultados foi aplicado o teste estatstico de Grubbs no qual verifica se as amostras esto homogneas. Para realizao dos ensaios de granulometria e preparao de amostras, a norma ISO 4701/2004 e a ISO 3082 o documento tomado como referncia.

4.1 Preparao das amostras

Aps escolha de um local limpo, a massa de 01 tonelada foi homogeneizada por empilhamento e aberta em formato de matriz 50 x 50 cm (figura 8) com altura de aproximadamente 10 cm. Aps aberta a matriz, foi separada com auxilio de um gabarito e coletado a massa aleatoriamente de 03 quadrantes dentro da mesma e colocada dentro de pacotes plsticos at a obteno da massa de aproximadamente 100 kg. Preparao das pores testes formadas

28

Formadas as pores, cada uma delas foi submetida diviso em divisor rotativo Carrossel figura 9 -. Retiradas canaletas aleatrias para formao de uma sub amostra. Aps obteno da sub amostra o material passou por homogeneizao por empilhamento de cone, abertura do material e coleta de incrementos aleatrios utilizando uma p de amostragem 2,8 D.

Figura 8: Matriz de minrio e aberturas de incrementos

Figura 9:

29

Figura 10:coleta de amostras Foi retirada de cada poro, uma alquota para qumica global e outra para determinao da distribuio granulomtrica.

4.2 Avaliao dos resultados qumicos Para avaliao dos resultados utilizou-se teste estatstico de Grubbs. Este teste avalia o grau de homogeneidade da amostra, identificando se nos dados coletados existem valores suspeitos ou no, ou algum outlier. Para cada amostra foi feita anlise qumica em duplicatas. No foi verificado nenhum valor outlier.

30

Tabela II.: Teste de Grubbs

Curva de distribuio granulomtrica figura 11. Realizado a distribuio.

Figura 11: Curva granulomtrica amostras OSPN.

31

Mediante aos resultados obtidos e avaliados, podemos afirmar que todos os incrementos formados de aproximadamente 100 kg figura 12 esto homogneos.

Figura 12: amostras para os testes de Bancada. Aps a coleta homogeneizao e anlise das amostras elas foram disponibilizadas para os testes de bancada em separadores magnticos L4. Tabela III Anlise granulomtrica OSPN

A anlise granulomtrica realizada na amostra original mostra que mais de 5% das partculas da amostra so maiores que 2.0mm e 38% maior que 1 mm. Tambm apresenta 7.6% abaixo de 0.15mm.

32

4.3 Testes de concentrao magntica em L-4 Essas amostras foram submetidas a ensaios de separao magntica em um separador eletromagntico com campo de ~2400G e ~8400 G (L4-Imbrs) com placas de 2,5, 3,5 e 4,5mm de espaamento. As variaes de campo tiveram como objetivo simular os estgios de mdia e alta intensidade presentes na planta de beneficiamento de Brucutu e as variaes de gap visaram absorver a massa > 1mm presente no fluxo de modo a minizar as obstrues das matrizes. 1 Condio simulao WDRE Amostra: OSPN (Incremento 1) 1 Condio: Simulao WDRE (campo magntico

- 2400 Gauss) Granulometria: 100% < 2,00 mm Tabela IV: Resultados testes 1 condio.

Esta condio mostra baixos valores de recuperao mssica e metlica, pois a intensidade de campo magntico aplicado (equivalente ao campo industrial de 5.500 a 6.000 Gauss) visava retirar alguma partcula de magnetita que estivesse contida na amostra. medida que se abre a matriz, observa-se queda nos valores de recuperao, principalmente do teste 1 para o teste 2, mas no houve queda significativa no teor de slica do concentrado. 2 Condio simulao Jones Amostra: OSPN (Incremento 1) 2 Condio: Simulao Jones (campo magntico - 9000 Gauss)

33

Granulometria: 100% < 2,00 mm Tabela V: Resultados testes 2 condio.

Esta condio mostra bons valores de recuperao mssica e metlica para os testes 4 e 5 (equivalente ao campo industrial de 10.500 Gauss), porm os teores de ferro no rejeito ainda se apresentam acima de 33%, enquanto os teores de slica no concentrado esto em torno de 4,5%. Houve obstruo parcial da matriz de 2,5 mm durante o teste 4. Para o teste 5A onde se manteve a mesma potncia do teste 4 (campo magntico menor que o teste 5), nota-se que praticamente no houve alterao dos teores do concentrado e do rejeito.

34

5 Concluso.

Nos testes os resultados encontrados no se mostram promissores sob o aspecto de qualidade (altos teores de slica no concentrado), e de recuperao em massa (altos teores de Fe no rejeito) para as amostras testadas, para ambas as condies simuladas. Outros aspectos que contriburam para a no obteno de resultados favorveis que devem ser analisados so o tamanho e peso especfico da partcula que favorecem para o arraste para o rejeito. O aspecto tipolgico da amostra tambm merece ser avaliado, pois a presena de materiais com alta porosidade tendem a reduzir a eficincia na separao magntica. Em funo resultados obtidos e comparados a atual opo de moagem e flotao deste material a concentrao magntica ser descartada at que novos estudos sejam realizados. As opes vislumbradas a partir dos testes so: Reclassificao do fluxo na frao 1 mm para direcionamento dos fluxos > e< 1mm para tratamento em separado de modo a evitar o arraste para rejeito ou concentrado reduzindo os teores do mesmo. Atuao no peneiramento de proteo de modo a aumentar a eficincia de corte estreitando a faixa granulomtrica do OSPN reduzindo a massa a ser tratada. Aps a adequao de corte do peneiramento de proteo estudo de concentrao por separao magntica ou incorporao deste fluxo a alimentao da jigagem .

35

6 Referencias Bibliogrficas: DANA, J. D. (1984) Manual de Mineralogia, Livros, Tcnicos e Cientficos Editora S. A., 1 Edio 9 tiragem, Rio de Janeiro : Livros Tecnicos e Cientificos, 642 p. DA LUZ,A. B.;SAMPAIO, J. A.(2004);Tratamento de Minrios, CETEM, 4 Edio, Rio de Janeiro:CETEM/MCT,2004
SOUZA, E. S. (2005) Rota de Processo para Aproveitamento de Rochas Itabirticas Estreis na Mina de Conceio, Dissertao de Mestrado, Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, MG. BENEDITO, J. R (2010) Influencia dos diversos tipos litolgicos nas operaes de concentrao da instalao de beneficiamento de Brucutu , Dissertao de Mestrado, Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, MG. Kaiser, W. S. (2009) Rotas de processo para concentrao de minrios itabirticos e hematticos da Mina de Fbrica, Dissertao de Mestrado, Escola de Engenharia da UFMG, Belo Horizonte, MG. UNDERLBACH, K. H. (1990) Magnetic separators mode of operation and applicability for the separation of materials, KHD Humboldt Wedag.

Potrebbero piacerti anche