Sei sulla pagina 1di 34

Lio 9

AS OBRIGAES DA GRAA
1

QUEM FOI PEDRO


Pedro, o mais velho dos discpulos de Jesus, filho de Jonas (Mt 16.17), trabalhava com o irmo e o pai como pescador em Betsaida (aldeia ao norte da Galilia) (Mt 4.18), casado (Mt 8.14) e nas suas viagens missionrias era acompanhado pela esposa (I Co 9.5). Foi apresentado a Jesus por seu irmo Andr (apstolo), em Betnia, onde tinha ido conhecer o Cristo, por indicao de Joo Batista. Seu nome original era Simo Bar-Jonas, isto , "filho de Jonas", ou "filho de Joo, morava em Cafarnaum com o irmo, a mulher e a sogra
2

QUEM FOI PEDRO


No primeiro encontro Jesus o apelidou como "Cefas", que significa "Pedra em aramaico e em grego "Petros", para ns Pedro. Tinha o temperamento que se atribua aos galileus: energia, independncia e demasiada franqueza.

QUEM FOI PEDRO


O primeiro a perceber em Jesus o filho de Deus. Teve seus momentos controvertidos, como quando usou a espada para defender Jesus e na passagem da tripla negao. Foi a ele que Cristo apareceu pela primeira vez depois de ressuscitar. Aps a ascenso presidiu a assemblia dos apstolos que escolheu Matias para substituir Judas Iscariotes, fez seu primeiro sermo no dia de Pentecostes e peregrinou por vrias cidades. Aps se encontrar com Paulo, em Jerusalm, passou a viver em Roma, onde, segundo a tradio, foi executado por ordem de Nero.
4

CURIOSIDADES SOBRE PEDRO


Conta-se, tambm, que pediu para ser crucificado de cabea para baixo, por se julgar indigno de morrer na mesma posio de Cristo.

H crendices populares sobre So Pedro ter as chaves do cu (Mt 16.19), de que quando chove muito porque est lavando o cu, ou de que para entrar no cu 6 precisamos da autorizao de So Pedro.

AUTORIA DA 1 CARTA DE PEDRO

Pedro (1.1)

Quem Redigiu a Carta Silvano talvez tenha atuado como amanuense (5.12), ou apenas se encarregado de levar a carta aos destinatrios, ou realizado as duas tarefas.

Onde foi escrita


Pedro ao escrev-la estava na Babilnia (5.13), no a da Mesopotmia, mas em Roma. A Babilnia da Mesopotmia nesta poca era quase deserta. No ano 63 a.C., o general romano Pompeu conquistou Jerusalm. Desde ento, os judeus, levados pelo dio e desprezo que Roma lhes inspirava, comearam a cham-la de Babilnia, o nome da antiga cidade que lhes evocava a imagem de um mundo pago, blasfemo e corrupto. A Igreja, como os judeus, tambm utilizou o nome de Babilnia para simbolizar a poderosa Roma imperial (Ap 14.8; 16.19; 17.5; 18.2,10,21). No existe referencia existncia de uma igreja crist na Babilnia e no h evidencia histrica que Pedro tenha estado na Babilnia. 8

Pedro deve ter escrito esta carta de Roma, entre os anos 64/66 de nossa era.
Os destinatrios 1.1 estavam fora da rota de viagem e comrcio da poca. No h relato bblico de como o evangelho chegou a essa regio. A ordem das provincias mencionadas pode indicar a rota seguida pelo portador da carta
Forasteiros da Disperso, no Ponto, Galcia, Capadcia, sia, e Bitnia atual Turquia.
9

PANO DE FUNDO
No ano 63 d.C., uma grande parte da cidade de Roma foi queimada. O imperador Nero foi responsabilizado pois tentava abrir espao para seus projetos de construo. Nero acusou um grupo de pessoas j vistas com suspeita pelo pblico em geral, os cristos. Os judeus da Palestina haviam se rebelado contra Roma. Rebelio que ocasionou a guerra, 66 d.C. e a destruio de Jerusalm e da nao judia em 70 dC.

10

PANO DE FUNDO
Nero perseguiu os cristos em Roma e foi provavelmente o responsvel pelas mortes de Pedro e Paulo. Alguns cristos sofreram devido ao conflito entre os judeus e os romanos, porque no se fazia distino entre aqueles judeus que eram cristos e aqueles que no eram. Pedro escreveu sua primeira epstola nesta poca. Mas a perseguio pressuposta em 1Pe parece no ter-se originado por decreto imperial, uma vez que Pedro trata o governo como protetor dos que praticam o bem. (2.1317; 3.13). A perseguio que se deu em todo o imprio romano aconteceria mais tarde.
11

DESTINATRIOS
Pedro se dirige a uma comunidade que sofria perseguies por causa da sua f e descendncia (3.13-17). Por causa de seus valores e estilo de vida, a igreja estava por fora do padro da sociedade dominante (4.4) e consequentemente, eram ridicularizados. Os cristos eram uma minoria em um ambiente hostil e por causa de sua conduta no conformista, eram estranhos na sua prpria terra. A perseguio que os cristos sofreram em Roma, debaixo de Nero, teve como principal causa a antipatia que o pblico em geral nutria pelos cristos, somada s acusaes infundadas do imperador.
12

PROPSITO
Animar os seus leitores a manterem, em meio a aflies e perseguies, uma conduta pura, digna daqueles que professam a f em Jesus Cristo. Ainda que dirigida aos cristos perseguidos pela sua f, os princpios da carta se aplicam a todo tipo de sofrimento, no importa a causa, desde que no seja ocasionado pelo pecado. Pedro tem sido chamado por alguns telogos de o apstolo da esperana. Texto ureo: confiar no criador e praticar o bem(4.19).
13

TEMAS
1. Dar testemunho da suficincia da graa de Deus.
A graa mencionada em cada captulo (agradvel = graa em grego). 2. O sofrimento pela perseguio que enfrentavam

por serem cristos.


Perseverar em meio ao sofrimento Sofrimento mencionado mais de dezesseis vezes.

14

Estrutura de 1 Pedro
1. 2. 3. 4. 5. Saudaes (1.1-2) A graa de Deus na salvao (1.3-2.10) Vivendo em esperana (1.3-12) Vivendo em santidade (1.13-21) Vivendo em harmonia (1.22-2.10) A graa de Deus na submisso (2.11-3.12) Submisso s autoridades (2.11-17) Submisso aos senhores (2.18-25) Submisso no lar (3.1-17) Submisso na igreja (3.8-12) A graa de Deus no sofrimento (3.13-5.11) Faa de Cristo o Senhor da sua vida (3.13-22) Tenha a atitude de Cristo (4.1-11) Glorifique o nome de Cristo (4.12-19) Aguarde o retorno de Cristo (5.1-6) Dependa da Graa de Cristo (5.7-11) Despedida (5.12-14)

15

CONTEDO
Depois de uma breve saudao (1.1-2), o autor introduz o tema geral do plano da redeno preparado por Deus (1.1012) para aqueles que pem a sua f em Jesus Cristo, uma f que muito mais preciosa do que o ouro (1.7) e cuja meta a salvao da alma (1.9). Dirige depois uma srie de conselhos e recomendaes aos crentes (1.132.10), que so raa eleita, sacerdcio real, nao santa, povo de propriedade exclusiva de Deus para anunciar as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (2.9). O autor alenta os cristos a atuar de tal maneira, que em tudo sejam exemplo (2.114.6), inclusive em situaes em que a sua boa conduta poderia parecer incompreensvel vista do mundo e trazer sobre eles menosprezo e hostilidade.
16

CONTEDO
Conselhos referentes ao cumprimento do dever nos diversos casos que estabelecem as relaes humanas (2.13-14,17-18; 3.1-7) e ao comportamento compatvel com uma verdadeira comunho fraternal na igreja (3.84.11). Esta comunho tem como base o amor o fim de todas as coisas est prximo (4.7). Os crentes, sendo co-participantes dos sofrimentos de Cristo, tambm o sero da sua gloriosa revelao (4.12-19). Alguns conselhos a pastores e responsveis pela igreja (5.1-4) e outros aos crentes em geral (5.5-11), mais algumas breves saudaes da parte da igreja que se encontra em Babilnia... e de meu filho Marcos (5.13-14), pem ponto final epstola. (Joo Marcos, sobrinho de Barnab, era comum o discpulo ser
chamado de filho pelo mestre.)
17

Particularidades
18

1Pe 1.2 Eleio/predestinao


Eleio pessoal de indivduos para se tornarem filhos de Deus e herdeiros da glria eterna. Esta eleio e predestinao de Deus facultada a TODO AQUELE QUE CR NO SENHOR JESUS CRISTO, e no uma predeterminao arbitrria daqueles que podem crer.
19

1 Pe 1.5 ... At chegar a salvao...


A salvao apresenta 3 tempos:
1. O cristo foi salvo da pena do pecado no momento em que creu no Salvador (Ef 2.8) 2. salvo diariamente do poder do pecado ao permitir que o Salvador viva por meio dele (Rm 5:10) trazido de volta sensatez espiritual, atravs de arrependimento produzido pelo Esprito Santo (2 Co 7:8,10). 3. Ser salvo da presena do pecado no arrebatamento (Hb 9.28).
20

1 Pe 1.9 O ALVO DA F
Assim que aceitamos a Cristo pela f recebemos a salvao da alma (parte imaterial que se separa do corpo na morte e que inclui o esprito por meio do qual temos conscincia de Deus). A salvao do corpo ocorrer no futuro, quando Cristo vier buscar os seus santos.
21

Parte 1 Forjando vidas espirituais Ler 2.1


Como se faz isso? Deixando: Hipocrisia fingimento

A maldade

Engano:desonestidade

Maledicncia: calnias, fofocas

Inveja: desgosto 22 pela felicidade alheia.

Testemunhamos de Cristo quando nos esforamos por crescer espiritualmente.

Alimentao adequada

Ler 1Pe 2.2

23

Parte 1 Forjando vidas espirituais 2.5 e 9

Como se faz isto: Sendo um povo especial


Cumprindo a misso. V.9 Na lei mosaica s os da tribo de Levi e da famlia de Aro podiam ser sacerdotes. Somente o sumo-sacerdote, uma vez por ano, podia chegar na presena de Deus.

Todos os cristos so sacerdotes e tm acesso imediato e contnuo a Deus. Funo: oferecer sacrifcios espirituais agradveis a Deus.
24

Parte 1 Forjando vidas espirituais ler 2. 7 e 8 Como se faz isto: Considerando Jesus o fundamento espiritual

Pedra angular aquela pedra, pequena, cortada em ngulo Encaixada no ponto mais alto de um arco,que suporta e une as duas partes. uma pedra que no faz fora, no precisa ser grande, mas se algum a tirar cai tudo.
25

Parte 2 Moldando vidas exemplares Ler 2.11

Como se faz isto: 1) Evitando o viver fsico apenas Por que no somos mais desta terra?

Peregrino: vive temporrio num lugar

Estrangeiro no tem direitos de cidado. Nossa conduta deve ser to estranha (estrangeira) para os que nos cercam a ponto de no haver nenhuma semelhana entre nossa postura e a dos outros.

26

Parte 2 Moldando vidas exemplares 2.13,17

Como se faz isto: 3) Sendo submisso autoridade constituda. 4) Usando bem a sua liberdade e vivendo honradamente

27

Parte 3 Refletindo Cristo no trabalho Como se faz isto: 1) Respeitando a hierarquia- ler 2.18 2) Sabendo que Deus se agrada disto ler 2.19,20 3) Seguindo o exemplo de Cristo ler 2.21-24 4) Mostrando a nossa dependncia de Deus - ler 2.25

28

Parte 4 Vivendo o amor no lar Como se faz isto: Da parte feminina: 1) Sujeitando-se - ler 3.1,2 2) Vida respeitosa -ler 3.3-6

29

Parte 4 Vivendo o amor no lar 3.7 Como se faz isto: Da parte masculina: 1) Respeitando-a... 2) Honrando-a... 3) Sendo gentil, corts ...

30

Parte 5 Mostrando amor fraternal Como se faz isto: 1) Procurando viver em harmonia ler 3.8 2) Sabendo que esta nossa misso ler 3.9 3) Deus nos quer vivendo assim ler 3.10-12

Guarde a sua lngua do mal

31

Mostrando amor fraternal 4) Enfrentando as injustias ler 3.13-17

32

O evangelho de Cristo e o catolicismo

Cremos que apenas O Justo pode justificar o injusto 1 Pedro 3:18 a Pois tambm Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus.

O sacerdote pode absolver a pessoa atravs da confisso e podemos expiar os pecados dos que j morreram, mandando rezar missas pela sua alma.

33

Toda a Bblia em um ano: De Colossenses a Apocalipse; Dusilek, Darci; 6 Ed. Rio de Janeiro; Ed. Horizonal, 2005 Manual Bblico SBB; trad. Noronha, Lailah; So Paulo; Ed. Sociedade Bblica do Brasil; 2008 Textos Bblicos extrados: Bblia Sagrada Nova Verso Internacional; So Paulo; Ed. Vida; 2001 MacDonald, Willian, Comentrio Bblico Popular, So Paulo, Ed. Mundo Cristo, 1 edio, 2008 BRUCCE, F. F. Comentrio Bblico NVI. So Paulo, Ed. Vida, 1 edio, 2008 Reflexes extradas da World Wide Web
34

Potrebbero piacerti anche