Sei sulla pagina 1di 30

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio

Thatiane Barella

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio1

Thatiane Barella2 1 - Definindo conceitos

1.1 - O que entorpecente? Entorpecente (ou drogadio, termo utilizado atualmente) toda substncia txica e que produz uma espcie de inibio nos centros nervosos (autnomo e central)3. Segundo Hilrio Veiga e Marco Segre (1995, 49), entorpecente aplicase, em farmacologia, mais especificamente s substncias do grupo dos hipnoanalgsicos, entre os quais se salientam o pio e seus derivados, a morfina, a codena, a herona e a metadona4. 1.2 - O que crack? O crack uma mistura feita de cocana em p com bicarbonato de sdio ou soda custica, este faz com que a droga se cristalize, ou seja, junte-se em pedrinhas. Estas pedras podem ser fumadas quando aquecidas, ao contrrio da cocana, que se decompe5. O crack recebeu este nome pelo fato de fazer um estalo em sua combusto quando aquecido6. Chega ao Sistema Nervoso Central por cerca de 3 a 15 segundos, devido rea de absoro nos pulmes ser cerca de 200 vezes maior do que via nasal, e, portanto, seu efeito de euforia tambm se intensifica, produzindo,

1 2

Trabalho realizado para um concurso cultural. Assistente Social. Graduada pela Universidade Nove de Julho. 3 SANTO, Instituto Federal do Esprito. Drogas Psicotrpicas. p. 3. 4 CARVALHO, Hilrio Veiga de; SEGRE, Marco. Txicos: comentrios lei 6.368/76. 1995, p. 49. 5 TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p. 124 6 Educao, Mundo. Crack.

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

por conseguinte, uma intensa fadiga e depresso, levando o usurio a repetir a experincia para compensar o mal-estar7.

fonte: http://www.crah.org.br/

Portanto, no raro que o usurio repita esse processo vrias vezes ao dia e assim seu uso cria forte dependncia, em menos de trs ou quatro doses8.

1.3 - Quem so os usurios de crack? Geralmente os usurios de crack so pessoas que no passado j usaram algum outro tipo de droga, principalmente a cocana em p, pelo fato de que este j no mais lhe fazia efeitos, e, portanto, tiveram de buscar outra droga que mantivesse seu corpo funcionando como se normal estivesse9. Para manter o vcio, os usurios vem-se roubando ou se prostituindo.10 Segundo Ldia Aratangy, devido a essas caractersticas, o crack parece ser

7 8

Drogas, Anti. Crack. LARANJEIRA, Ronaldo. Dependncia qumica. 9 TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.66. 10 TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.41.

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

incompatvel

com

uma

forma

tradicional

de

vida

(trabalho,

estudo,

relacionamento amoroso etc.), condenando o usurio marginalizao11. Os usurios de crack perdem a conscincia, pois a droga to violenta que leva ao aparecimento das doenas neurolgicas. E devido esse fato, muitos dos usurios morrem (por suicdio ou overdose), ora propensos s alucinaes que o prprio crack produz; ora por crerem que j no so capazes de lutar contra o vcio12. 1.4 - Por que os adolescentes experimentam substncias?

Por presso dos iguais, por curiosidade, por imitao, como manifestao
de independncia, rebelio, ou com a inteno de fazer uma figura importante.

As empresas estimulam o uso atravs de modelos juvenis atraentes em


aes e paisagens excitantes.

Consomem drogas porque todo mundo usa, eu gosto, divertido, ajudame a relaxar, tira-me a timidez, estou mal, serve-me para escapar do sofrimento13. No entanto, no h uma conscientizao de que o uso de drogas, inclusive o lcool, comea desde muito cedo (tanto as crianas em situao de rua como em casa de famlias de classe mdia-alta). Este fato pode ser constatado na tabela 8 do anexo, o qual relata a faixa etria que se inicia o uso de lcool e drogas. Esse cenrio se d porque os pais incentivam seus filhos a beber, desde cedo, alegando que um gole no tem problema. Ao contrrio, sabe-se bem que a partir disso que comea o envolvimento da criana e/ou adolescente. E, consequentemente, esse no tem problema, se tornar um problema social14.

11 12

ARATANGY, Lidia R. Conversa e desconversa sobre drogas. So Paulo, 1991, p.91. TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.66-7. 13 TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.145. 14 PBLICA, Caderno de Sade. O uso de drogas e lcool e suas influncias. Rio de janeiro, 2009, vol. 25 n6.

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Tabela 1: o uso na vida de drogas de abuso na populao brasileira no ano de 2001 O uso na vida de drogas de abuso na populao brasileira Maconha Solventes e inalantes Orexgenos (estimulantes do apetite) Benzodiazepnicos (calmantes) Cocana Xaropes com codena Estimulantes (anfetaminas) Opiceos (remdios para dor derivados da morfina) Anticolinrgicos Alucingenos Barbitricos Crack Esterides (anabolizantes) Merla (pasta de cocana) Herona
Federal de So Paulo)- Levantamento Domiciliar 2001

6,9 5,8 4,3 3,3 2,3 2,0 1,5 1,4 1,1 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1

% % % % % % % % % % % % % % %

Fonte: Cebrid (Centro Brasileiro de Informaes Sobre Drogas- Universidade

1.5 - Quais so os sinais de que uma pessoa est usando crack? Os sinais do uso de crack so muito perceptveis: as pupilas ficam dilatadas e olhar torna-se vago, perdido; e queimaduras visveis nos lbios, na lngua e no rosto (ferimentos provocados pelo fato de a droga ser usada em um cachimbo, e este fica muito prximo ao rosto)15. H, tambm, os sinais crnicos como dor de cabea; tonturas e desmaios; problemas respiratrios; anorexia; fadiga; insnia; perda de peso e depresso16. Estes so os principais sinais que uma pessoa est se envolvendo com o crack. Alm desses, h que ficar atento nos efeitos que a droga causa que

15 16

TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.149. TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.150.

10

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

so ligeiramente notveis: euforia, agitao, desinibio, entre outros fatores j mencionados anteriormente17. O usurio de crack pode ficar sem consumir a droga, pois a abstinncia no mortal. O que mortal a overdose18. 1.6 - Quais os efeitos produzidos pelo crack? O crack produz, na primeira vez, uma sensao de euforia, brilho e bemestar. Na segunda vez, contudo, j no se produz o mesmo efeito, pelo fato de os neurnios se encontrarem lesados e o corao descompassado19. Seu uso oferece riscos, tais como: hemorragia cerebral; fissura; alucinaes; delrios; convulses; infarto agudo; problemas respiratrios como congesto nasal, tosse e expectorao de mucos; dores de cabea; tonturas e desmaios; tremores; magreza (pois inibe a fome); transpirao; palidez; nervosismo; dilatao das pupilas; queimadura nos lbios, na lngua e no rosto; acelerao dos batimentos cardacos; elevao da presso sangunea; perda do desejo sexual; comportamento violento; parania (mania de perseguio); medo e desconfiana; isolamento; destruio dos neurnios; degenerao dos msculos corporais (conhecido como rabdomilise); dificulta o sono (o que faz com que o usurio fique mais depressivo e busque, na droga, o seu consolo); afeta a coordenao motora e a memria20.

1.7 - Como a droga age no crebro?

17 18

Ibidem.. Dia, Jornal O. Policiamento ainda mal distribudo. 2009. 19 TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.124. 20 Ibidem..

11

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

O crack age sob um neurotransmissor qumico do crebro (dopamina hormnio do prazer). Atravs da sinapse, esses neurnios se ligam com outros, produzindo uma resposta prazerosa21. Quem usa o crack interrompe com esse ciclo, pois a droga se liga ao transportador da dopamina, o que impede a reabsoro da protena. Assim, a dopamina continua estimulando o receptor, possibilitando um sentimento de prazer e euforia no usurio22.

Fonte: http://www.crah.org.br/ 2 - O uso do crack na atualidade 2.1 - A evoluo do seu uso Desde a dcada de 1960, no havia algumas drogas no mercado, como as anfetaminas e a maconha, decorrentes das aes repressivas no perodo do Regime Militar em que o pas estava vivendo. Por isso, houve uma difuso do uso do cloridrato de cocana. No entanto, pelo fato de a droga (cocana) ser de alto custo, levou os usurios descoberta de outras maneiras para us-la e intensificar, de passo, seus efeitos23.

21 22

TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.115. TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.116. 23 SADE, Descritores da Cincia da. Pesquisa sobre crack e cocana.

12

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

A partir desse fato, aparecem, nos anos 80, as novas drogas obtidas da mistura de cloridrato de cocana com ingredientes altamente txicos. Dessa mistura, surge uma nova droga, denominada crack, uma forma fumvel de cocana, cujo efeito chega mais rapidamente ao crebro; e, tambm mais destrutvel. At essa dcada, pouco se conhecia acerca de seu uso, e quem a utilizava eram as pessoas em situao de rua, que eram vistas como marginais, uma vez que para conseguir a droga, necessita estar em contato com os traficantes, ou seja, entrar nos becos24. J em 1990, o uso de crack foi se alastrando pelo Brasil, e atingiu os mais variados segmentos sociais: gnero, sexo, idade e classe social25.
Tabela 2: anos dos levantamentos nas principais drogas no Estado de So Paulo

So Paulo SP
Drogas lcool Tabaco Maconha Cocana 1987(%) 77,4 25,4 3,5 0,7 1989(%) 79,2 31,8 4,7 1,9 Anos dos Levantamentos 1993(%) 1997(%) 82,3 74,1 29,1 30,7 5,7 2,4 18,9 6,4 3,1 14,7 2004(%) 70,07 26,29 6,6 1,7 16,3

Solventes 17,8 24,5 Fonte: http://www.antidrogas.com.br/regiao_sudeste.php

Esse cenrio d-se pela carncia da presena dos pais no cotidiano de seus filhos. Quer dizer, o pai, por seu histrico de chefe de famlia, sempre esteve fora dos assuntos de casa, e a educao dos filhos dava-se pela mulher, ou seja, ela tinha de educ-los, de ajudar no dever de casa, orient-los sobre os mais variados temas. Atualmente, a mulher se emancipou, ainda que parcialmente; e, essa emancipao reflete na vida dos filhos, estes por sua vez, passam o dia na escola, e depois ou ficam sozinhos em casa, ou ficam com empregadas. Logo, o jovem se v sozinho e nesta fase da vida que surgem as curiosidades e se no houver orientao necessria, a curiosidade acaba por venc-lo26.

24 25

Ibidem. Ibidem. 26 TIBA, Iami. Limite, disciplina na hora certa. So Paulo, 1996, p.35 e 40.

13

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Segundo o levantamento realizado pelo Governo Estadual revelou uma mudana em relao ao perfil do usurio de crack na cidade de So Paulo. Aps este levantamento, possvel traar o uso do crack na atualidade. Segundo os dados, 40% dos usurios, hoje, so pessoas (entre 29 a 30 anos de idade) de classe mdia. E pela droga ser facilmente viciante, muitos no conseguem largar o vcio27.
Tabela 3: Populao geral, cidades com mais de 200.000 habitantes (2001 e 2005)

Crack: uso na vida (%)

Homens 0,7

2001 Mulheres 0,2

Total 0,4

Homens 1,5

2005 Mulheres 0,2

Total 0,7

Segundo a pesquisa, 1.538 pessoas buscaram tratamento contra o crack e a cocana, no ano de 2006. No entanto, os usurios das classes A e B no passavam de 12% em atendimentos28. J no ano de 2008, esse percentual subiu para 15% (2.638 pessoas); e, a idade mdia caiu de 28 para 25). Segundo Luizemir Lago, os jovens esto cada vez se drogando mais e as famlias no conseguem encontrar um caminho para evitar o problema29.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br
27

JUNIOR, Heitor Frgoli. O bairro da Luz em So Paulo: questes antropolgicas sobre o fenmeno da gentrification .n 30, 2009. 28 Ibidem. 29 Ibidem.

14

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

O crack nasceu nos guetos pobres das metrpoles, levando crianas de rua ao vcio fcil e a morte rpida. Agora chega classe mdia, aumentando seu rastro de destruio30. 2.2 - Mdia O debate sobre drogas, na mdia, chama pouca ateno, pelo fato de no haver nada de novo a ser abordado (sabe-se bem que este no o motivo). De fato, a economia (ilegal) brasileira fortalecida pela venda de drogas, pois a droga vende-se muito rapidamente; e, por haver o trfico ilegal entre os pases, fato que ocorre pela falta de uma fiscalizao mais rgida nas fronteiras. Alm de que os grandes traficantes no so pegos pela polcia, e sim as pessoas que fazem a ponta, isto , revendem a droga; e isso interfere nas aes estatais, uma vez que a polcia prende apenas as que fazem o varejo (que so pessoas desarmadas, mulheres, jovens e muitas vezes crianas). Isso porque a polcia est voltada para os pequenos traficantes, desde que pegos em flagrante. E, portanto, deve-se haver uma melhor poltica pblica e uma melhoria no treinamento dos policiais, pois, de nada vale prender os pequenos, pois se presos, so facilmente trocados por outros; se, na verdade so os grandes, os que comandam31. O espao para debate existe, mas no dirigido. O tema sugere complexidade, e o pblico no se interessa, quer dizer, pela falta de informao, o tema perde seu encanto e deixa de ser abordado devidamente. A televiso tem forte poder de influenciar pessoas, mas esta utiliza seus mtodos para influenciar negativamente (um bom exemplo so as propagandas de cerveja, que vendem uma imagem de que quem bebe bacana, faz sucesso. E no para dizer que faz mal, e uma droga, ainda que aceita pela sociedade). So poucos os programas que abordam temas delicados como alcoolismo e drogas e, quando h uma discusso, so transmitidos em canais fechados e em horrio que a audincia no atende expectativa32.

30 31

DROGAS, Anti. DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Preveno. 32 DROGAS, Mdia e. O perfil do uso e do usurio na imprensa brasileira.

15

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

2.3 - Atualidade Nos jornais do ms de maro de 2010, mostrou vrias reportagens acerca das drogas.

Usurio de maconha matou um cartunista e seu filho Duas senhoras foram pegas levando crack em fundo falso de um carro Uma av, desesperada, acorrenta o neto, pois ela j no agentava mais
v-lo drogado. (ele usurio de crack)

Sargento do exrcito preso por trfico de drogas (A Polcia Rodoviria


encontrou quase 20 kg de cocana pura e 3,5 kg de maconha escondidos no carro do sargento).

Um homem e um menor de 17 anos de idade foram flagrados com drogas


na cidade de So Conalo (foram apreendidos 49 trouxinhas de maconha, 27 pedras de crack e seis sacos de cocana)33.

3 Legislao 3.1 - A Lei n 11.343 de 2006 Esta nova Lei, em seu artigo 28, abole o carter criminoso do uso de drogas, desde que seja para consumo pessoal. Com isso, houve uma descriminalizao formal e no uma legalizao, pois para o Direito, o ato continua sendo ilcito. Houve tambm uma despenalizao, isto , houve uma reduo da resposta penal atravs da adoo de penas alternativas para a infrao.

33

NACIONAL, Jornal.

16

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

A nova Lei n 11.343/2006, publicada na pgina da Presidncia da Repblica dispe: Art. 3o O Sisnad tem a finalidade de articular, integrar, organizar e coordenar as atividades relacionadas com: I - a preveno do uso indevido, a ateno e a reinsero social de usurios e dependentes de drogas; II - a represso da produo no autorizada e do trfico ilcito de drogas. Art. 5o O Sisnad tem os seguintes objetivos: I - contribuir para a incluso social do cidado, visando torn-lo menos vulnervel a assumir comportamentos de risco para o uso indevido de drogas, seu trfico ilcito e outros comportamentos correlacionados; II - promover a construo e a socializao do conhecimento sobre drogas no pas; III - promover a integrao entre as polticas de preveno do uso indevido, ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas e de represso sua produo no autorizada e ao trfico ilcito e as polticas pblicas setoriais dos rgos do Poder Executivo da Unio, Distrito Federal, Estados e Municpios; IV - assegurar as condies para a coordenao, a integrao e a articulao das atividades de que trata o art. 3o desta Lei34. 3.2 - O Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA) O Estatuto da Criana e do Adolescente dispe: Art. 7 A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia. Art. 15. A criana e o adolescente tm direito liberdade, ao respeito e dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituio e nas leis.

34

Repblica, Presidncia. Lei n 11.343. 2006.

17

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Art. 53. A criana e o adolescente tm direito educao, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exerccio da cidadania e qualificao para o trabalho, assegurando-se-lhes: I - igualdade de condies para o acesso e permanncia na escola; II - direito de ser respeitado por seus educadores. Art. 112. Verificada a prtica de ato infracional, a autoridade competente poder aplicar ao adolescente as seguintes medidas: I - advertncia; II - obrigao de reparar o dano; III - prestao de servios comunidade; IV - liberdade assistida; V - insero em regime de semi-liberdade; VI - internao em estabelecimento educacional; 1 A medida aplicada ao adolescente levar em conta a sua capacidade de cumpri-la, as circunstncias e a gravidade da infrao.35

3.3 - Drogas e os aspectos legais Segundo a Lei n 11.343/2006, em seus artigos 22 e 28 dispe a justia teraputica com forma diferente de tratar os usurios. Esta forma dispe:36

Modalidade de pena alternativa Reunio prvia audincia para quebrar a rejeio Transao penal ou suspenso processual Concordncia de agente essencial Reunies em grupo de mtua-ajuda Perodo de 2 a 6 meses
35 36

Paulo, Prefeitura de So. Estatuto da Criana e do adolescente. 2009, p. 46, 48, 58 e 75. Repblica, Presidncia. Lei n 11.343. 2006.

18

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Existe uma relao entre sade e direitos humanos que desenvolveu o conceito de que todos deveriam ter o direito ao alto padro de sade. Mas este conceito novo e afasta as declaraes sobre a sade e responsabiliza a sociedade e o sistema de sade pela implementao de polticas que garantam a qualidade dos cuidados37. No h intervenes governamentais suficientes que preservem o direito sade e sinalizam uma intolerncia ao consumo de droga, que mata um nmero substancial de pessoas38. Deve-se, portanto, olhar para os dois plos: os criminosos e as suas vtimas. E com isso, determinar a linha de preveno, metodologias, psicologia, medicina, sociologia, lazer, educao, entre outros, pois o tema complexo e exige uma proposta interdisciplinar39.

4 - Preveno Segundo a OBID (Observatrio Brasileiro de Informaes sobre Drogas) h vrios tipos de preveno: a preveno universal, seletiva e indicada, e, a preveno primria, secundria e terciria40. 4.1- Tipos de interveno A interveno universal consiste em programas destinados populao de um modo geral, tendo ou no qualquer fator de risco associado, podendo ser aplicado em ambiente escolar, na comunidade e nos meios de comunicao. A interveno seletiva consiste em aes voltadas para a populao com um ou mais fatores de risco associado ao uso das drogas, podendo ser aplicado em grupos de crianas e filhos de dependentes. A
37 38

LARANJEIRA, Ronaldo. O direito de no usar drogas. 2009. Ibidem. 39 Ibidem. 40 DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Preveno.

19

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

interveno indicada consiste em intervenes voltadas para as pessoas identificadas como usurias de substncias qumicas, podendo ser aplicada em programas que visem diminuir o consumo de drogas e na melhoria da qualidade de vida do indivduo41. A preveno primria tem por finalidade evitar que o uso de drogas ou retardar seu incio. A preveno secundria tem por objetivo evitar a evoluo do uso de substncias qumicas, uma vez que esta se destina s pessoas que j experimentaram alguma droga. A preveno terciria tem por finalidade abordar quais so os problemas com o uso de entorpecentes atravs do processo de recuperao e reinsero dos indivduos na sociedade42. A melhor proteo contra a seduo das drogas a boa educao, pois constri elementos necessrios para vencer esta curiosidade e seduo43. O fato de usar drogas significa a busca por um prazer momentneo. E difcil lutar contra algum prazer, pois este j norteou o comportamento dos seres humanos para se perpetuarem e se auto-preservarem. Com uma boa educao e orientao, dificulta-se o interesse dos jovens pelas drogas. Devese conscientiz-los que a droga provoca sim um prazer, que engana o organismo, e por isso faz com que se queria cada vez mais. Mas deve-se insistir em dizer que esse prazer no bom e principalmente porque destri a vida da pessoa44. No h, no Brasil, uma poltica de preveno do uso de drogas, o que acarreta na falta de orientao sobre preveno do uso das mesmas; e, no h tampouco um sistema de tratamento compatvel ao problema, deixando, por conseguinte, milhares de usurios desassistidos45. 4.2 Outros caminhos disponveis para se educar

41 42

Ibidem. DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Preveno. 43 TIBA, Iami. Anjos cados, p. preveno. 44 DROGAS, Anti. Preveno. 45 LARANJEIRA, Ronaldo. O direito de no usar drogas. 2009.

20

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

H, todavia, alguns caminhos disponveis para se educar e garantir a preveno, estes passam a ser responsabilidade do Terceiro Setor, uma vez que o Estado, aps sua Reforma, deixa a cargo desse setor as responsabilidades que seriam suas. Esse setor, por sua vez atua de forma pontual, e os dependentes qumicos devem ser assistidos de maneira contnua. So eles: Medo: quando se mostra somente o lado negativo da droga, os jovens as temero. Informaes cientficas: quanto mais souber sobre drogas e seus efeitos nocivos sade, possibilitar a pessoa decidir entre us-la ou no. Legalidade: ainda que, pela nova lei sejam permitidas para o consumo pessoal, para o direito ainda so ilegais. Princpios morais: os valores ticos e morais entram em crise na juventude, e a droga aumenta o risco de se perder estes princpios bsicos para se conviver em sociedade. Afeto: quanto mais amor e ateno a pessoa sentir, menos necessidade de droga ter. Auto-estima: quem possui boa auto-estima, no se envolve com porcarias, pois tm amor prprio. Esporte: quem pratica esportes no precisa de droga, pois a atividade fsica faz com que o organismo libere endorfina que proporciona uma sensao de prazer, de bem estar46. Esses so alguns caminhos para a preveno, mas no so os nicos. A puberdade um perodo de transformao e com isso o jovem comea a se abrir para o mundo e busca informaes sobre este mundo que os cerca. E neste contexto que a escola faz-se de extrema importncia, pois tem como dever conscientizar os jovens acerca dos temas polmicos como gravidez, lcool e drogas47.

46 47

TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.254-5. TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.256-7.

21

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

O papel da escola :

Realizar o maior nmero de experincias. A escola o espao no qual os adolescentes vivem muito tempo de suas
vidas.

A escola um ambiente privilegiado para reflexo e formao de


conscincia.

A escola sempre teve sob sua responsabilidade papis culturais48.


O adolescente precisa sentir que participa da construo do seu conhecimento. No aceita tudo passivamente. Alm do que dizem os pais, est recebendo muitas informaes transmitidas pelos amigos ou usurios conhecidos de drogas49. De fato, o jovem no comea a usar drogas sozinho. Eles so hiptonizados (influenciados) pelos amigos, e nesta fase, o adolescente quer se sentir igual aos demais e por isso no pensa nas conseqncias de seus atos. Os amiguinhos incentivam-no a comear do mais leve o lcool e vai, aos poucos, introduzindo as drogas em sua vida, o cigarro, a maconha, a cocana, o crack50. nesse contexto que se deve observar quais so os fatores que influenciam o adolescente tanto para favorecer o uso de entorpecente quanto para proteg-los51. 4.3 Fatores a serem observados O primeiro fator a ser observado o prprio individuo: De proteo Habilidades sociais Cooperao
48 49

De risco Insegurana Insatisfao com a vida

DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Preveno. TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.257. 50 ARATANGY, Lidia R. Conversa e desconversa sobre drogas. 51 TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999

22

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Habilidades para resolver problemas Sintomas depressivos Vnculos positivos com pessoas e Curiosidade valores Autonomia Auto-estima desenvolvida Busca de prazer

Esses so alguns dos fatores que influenciam o adolescente, o que pode despertar a curiosidade pelo lcool e pelas drogas. Nesta fase, o jovem muito inseguro, e, para se sentir confiante, acaba entrando em caminhos maus conduzidos pelos amigos. E por isso, o jovem precisa se destacar em algo, precisa que lhe digam que ele capaz, assim, trabalhamos a habilidade do mesmo em diversas reas, dificultando a sua curiosidade com o mundo das drogas52. Outro fator que podem influenciar o jovem a prpria famlia. Se na famlia houver algum parente que bebe ou usurio de droga, a probabilidade de o adolescente seguir o mesmo caminho mais fcil, pois o ser humano tende a imitar aquela pessoa que temos como referncia (processo civilizatrio). E se, ao contrrio, houver conversa aberta sobre quais so os riscos, quais os efeitos que as drogas de modo geral causam, a probabilidade de o adolescente querer se envolver com elas ser diminudo53. De proteo De risco Pais que acompanham as atividades Pais fazem uso abusivo de drogas dos filhos Estabelecimento de regras de Pais sofrem doenas mentais

conduta claras Envolvimento afetivo com a vida dos Pais excessivamente autoritrios ou filhos Respeito aos ritos familiares Estabelecimento claro da hierarquia familiar muito exigentes Famlias que mantm uma cultura aditiva

52 53

DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Preveno. Ibidem..

23

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

A escola tambm pode favorecer ou no o incentivo s drogas54: De proteo De risco Bom desempenho escolar Baixo desempenho escolar Boa insero e adaptao no ambiente Falta de regras claras escolar Ligaes fortes com a escola Baixas expectativas em relao

s crianas Oportunidades de participao e deciso Excluso social Vnculos afetivos com professores e colegas Falta de vnculos Realizao pessoal Possibilidades de desafios e expanso da mente Descoberta de possibilidades (e talentos) pessoais Prazer em aprender Descoberta e construo de projeto de vida Dos fatores sociais55: De proteo Respeito s leis sociais Credibilidade da mdia De risco

com

as

pessoas ou com a aprendizagem

Violncia Desvalorizao das autoridades

sociais Oportunidades de trabalho e lazer Descrena nas instituies Informaes adequadas sobre as drogas e Falta de recursos seus efeitos Clima comunitrio afetivo Conscincia comunitria e mobilizao social preveno e atendimento. Falta de oportunidades trabalho e lazer.

para de

54 55

Ibidem. DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Preveno.

24

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

De fatores relacionados droga56: De proteo Informaes De risco contextualizadasDisponibilidade para compra

sobre efeitos Regras e controle para consumoPropaganda que incentiva e mostra adequado apenas o prazer que a droga causa Prazer intenso que leva o indivduo a querer repetir o uso Por este fato, somente a informao no adianta. Deve-se ter um trabalho interdisciplinar com o jovem quando o assunto so as drogas. A escola deve estar engajada, proporcionando o contato com as informaes atravs de trabalhos escolares, palestras com profissionais, e at mesmo com exdependentes ou usurios, pois uma vez que o jovem v a realidade, sente medo desta, e a probabilidade de ele querer isso para ele, menor. Cabe aos pais, tambm, proteg-los internamente. E isso gerar uma boa auto-estima, como j citado anteriormente, pois a verdadeira auto-estima nasce do amor dado e recebido dos pais para com os filhos. A religiosidade familiar protege o adolescente contra as drogas hoje57. 4.4 - Sndrome de abstinncia Os sintomas da sndrome de abstinncia do crack podem surgir logo aps o uso ou nos dias que se segue uso contnuo. Esses sintomas so: depresso, humor disfrico, fadiga, sonhos vividos e desagradveis, hipersonia, aumento do apetite, retardo ou agitao psicomotora58. Por isso, a sndrome de abstinncia do crack fatal; uma vez que o usurio no consegue mais parar com o uso, o mal-estar causado aps o efeito devastador e por isso, muitos (cerca de 20,5% dos usurios) querem se suicidar, pois o sofrimento intenso59.
56

Ibidem. TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, 1999, p.263. 58 ARATANGY, Lidia R. Conversas e desconversas sobre drogas. 59 DROGAS. Tratamento.
57

25

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

5 - Tratamento Para um bom tratamento, faz-se necessrio que haja o acolhimento, em um ambiente saudvel, em que o usurio se sinta bem; deve-se ter orientao; observao dos profissionais a fim de analisar seus comportamentos60. A internao um perodo em que o paciente passa por uma fase de desintoxicao, faz terapias para compreender o que o fez usar a droga, aprender a conviver com pessoas que possui os mesmos problemas e podendo assim compartilhar de experincias, o que facilita a reabilitao do usurio61. O tratamento deve incluir atividades como: educao fsica; equipe de assistentes sociais para a conscientizao dos usurios internos acerca dos seus direitos enquanto cidado e poder emancip-los como seres humanos; equipe de psiclogos para trabalhar a terapia cognitiva tanto individual quanto grupal e as mulheres devem ser separadas dos homens, pois ainda que lute pela emancipao da mulher, como todos os seus direitos, h de se ter conscincia que, so gneros diferentes, e, portanto, as necessidades quanto pessoas tambm so diferentes; deve-se ter uma equipe especializada em psico-educao, ou seja, pessoas especializadas para informar sobre o tema, seus efeitos, suas dependncias e seus riscos de vida, incluindo a overdose; equipe de terapeutas ocupacionais que tracem atividades para os usurios; enfermeiras para caso haja algum problema de sade; conselheiros em dependncia qumica; orientao familiar; grupo de leitura; espiritualidade; vdeo terapia; aulas de dana; oficinas de trabalhos manuais, e que estas atividades sejam reconhecidas e possibilitem um diploma como um inventivo; enfim, vrias atividades que proporcionem ao usurio desenvolver suas capacidades, e assim, proporcionar uma formao, para que os auxilie na incluso da vida social, sem que haja discriminao62.
60 61

DROGAS, Secretaria Nacional de Polticas sobre. Tratamento. DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Tratamento. 62 Ibidem.

26

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

A pea-chave do tratamento de um dependente qumico a famlia. Muitas vezes a famlia do usurio no sabe como lidar com a situao ou por ser afetada pelo problema, acaba por promover a recada do usurio, sem perceber. Por isso, faz-se de extrema importncia que a famlia tambm freqente o local de tratamento, pois este possibilitar famlia a compreender a situao, a como lidar com o usurio, fazendo parte de sua vida (aproximao), a trabalhar com sentimento de culpa, alm de fazer com que o usurio se sinta bem, protegido, pois sabe que tem o apoio da famlia, e que no est sozinho nesta batalha. Pois somente conseguiremos vencer (porque a dependncia no se vence, trata-se) a batalha contra a dependncia lutando juntos.63.

Concluso O uso de drogas no um problema meu ou seu, mas sim nosso. A droga um problema social que envolve todas as entidades (famlia, escola, sociedade e Estado).
63

DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Tratamento

27

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Deve-se ter uma metodologia de caso, isto , uma pesquisa de campo para saber qual o tipo de droga est sendo usada; a quantidade da droga; as acusaes; quais as penas que sero aplicadas conforme o caso e as circunstncias da priso (anlise da realidade). H de se ter, por conseguinte, uma proposta, isto , ampliao das polticas pblicas; investimento e ampliao das estratgias; descriminalizao do uso da posse no problemticas da droga, pois nem todo o usurio de droga problemtico; penas proporcionais quantidade e tipo de droga usada; diferenciao entre as drogas; e, substituio das penas. Com estes mtodos possvel determinar o tempo de deteno do usurio, conforme a droga e a quantidade consumida da mesma. Deveria se ampliar os investimentos e aplicaes das estratgias para combater o trfico; investir em atividades que faam com que o preso ocupe seu tempo fazendo algo que, futuramente lhe emancipar, tais como: educao fsica, grupos de terapias - individuais e em grupo - para troca de informao; assistente social, psiclogo, terapeuta ocupacional, dentre outros, para que haja um planejamento interdisciplinar voltado emancipao daquele ser social. Necessita-se de Leis que sejam respeitadas e, principalmente, fiscalizadas tendo como objetivo central o bem comum. A nossa luta deve ser por um mundo melhor para todos e tolerar as drogas, banalizar seu consumo no traz valores sociedade, tampouco dignidade humana. Uma curiosidade: o Estado gasta com um preso cerca de R$2.500,00 por ms. Um paciente internado custa o mesmo. Ento porque no investir em uma melhor poltica social? Ou em uma medida scio-educativa? DEPENDNCIA NO! DIGA SIM VIDA!

28

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Referncia ARATANGY, Lidia R. Doces venenos- conversa e desconversa sobre drogas. So Paulo, Ed. Olho Mgico, 1991. CARVALHO, Hilrio Veiga de; SEGRE, Marco. Txicos: comentrios lei 6.368/76. 1995, p. 49. CRACK, Como funciona. Disponvel em: http://www.crah.org.br. Acesso em: 01/04/2010.

29

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Dia, Jornal O. Policiamento ainda mal distribudo. 2009. Disponvel em: http://odia.terra.com.br/blog/blogdaseguranca/200902archive001.asp. em: 20/03/2010 DROGAS, Anti. Disponvel em: http://www.antidrogas.com.br. Acesso em: 21/03/2010 DROGAS, Mdia e. O perfil do uso e do usurio na imprensa brasileira. Disponvel em: http://www.andi.org.br/_pdfs/midia_e_drogas.pdf. Acesso em: 21/03/2010 DROGAS, Observatrio Brasileiro de Informaes sobre. Disponvel em: http://www.obid.senad.gov.br/portais/OBID/index.php. Acesso em: 20/03/2010 DROGAS, Secretaria Nacional de Polticas sobre. Tratamento. Disponvel em: http://www.senad.gov.br. Acesso em: 21/03/2010 Educao, Mundo. Disponvel em: http://www.mundoeducacao.com.br/drogas. Acesso em: 22/03/2010 FRANCO, Paulo A. Txicos trfico e porte: doutrina, legislao, juridio. So Paulo, Ed. Lemos & Cruz, 2003. JUNIOR, Heitor Frgoli. O bairro da Luz em So Paulo: questes antropolgicas sobre o fenmeno da gentrification .n 30, 2009. Disponvel em: http://docs.google.com/viewer? a=v&q=cache:EsV3GhS2tY4J:www.scielo.org.ar/pdf/cas/n30/n30a07.pdf+Gove rno+Estadual+revelou+uma+mudan%C3%A7a+em+rela %C3%A7%C3%A3o+ao+perfil+do+usu %C3%A1rio+de+crack+na+cidade+de+S%C3%A3o+Paulo&hl=ptBR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjw4omC8L_lDbdZX0sID4OnDK6J1Kr0_uHxpgHNdsPysyiDMokSFk3nKhdT3NCTZfKC3KhaChhYb9wyPTN xUPecCrTsAjBW_prIocCXJrkUKSI6BcRVdLBvgs_3NjJu9xJYGCg&sig=AHIEtb SZB6K5Yd-oP6MndXVtV9ZXTc5c_w. Acesso em: 22/03/2010
30

Acesso

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

LARANJEIRA,

Ronaldo.

Dependncia

qumica.

Disponvel

em:

http://www.drauziovarella.com.br/Content/Show/780. Acesso em: 27/03/2010 LARANJEIRA, Ronaldo. O direito de no usar drogas. Disponvel em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090928/not_imp442018,0.php, 2009. Acesso em: 30/03/2010 LARANJEIRA, Ronaldo et al. Drogas maconha, cocana e crack, So Paulo, Ed. Contexto, 2003.

MATHIASEN, Bo. Polticas sobre drogas na Amrica Latina, disponvel em: http://www.unodc.org/southerncone/pt/imprensa/artigos/2009/08-27-politicassobre-drogas-na-america-latina.html, 2009. Acesso em: 27/03/2010 NACIONAL, Jornal. Disponvel em: http://g1.globo.com/ Acesso em: ms de maro Paulo, Prefeitura de So. Estatuto da Criana e do adolescente. 2009, p. 46, 48, 58 e 75. PEDRAS, Cada vez mais. Disponvel em: http://www.correiobraziliense.com.br Acesso em 28/03/2010. PBLICA, Caderno de Sade. O uso de drogas e lcool e suas influncias. Rio de janeiro, 2009, vol. 25 n6. Disponvel em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102311X2009000600024 Acesso em: 13/04/2010. Repblica, Presidncia. Lei n 11.343. 2006. Disponvel em:

www.legislacao.planalto.gov.br. Acesso em: 26/03/2010

31

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

SANTO, Instituto Federal do Esprito. Drogas Psicotrpicas. p. 3. Disponvel em: http://www.eafst.gov.br/exercito/DROGAS.ppt. Acesso em: 24/03/2010 SADE, Descritores da Cincia da. Pesquisa sobre crack e cocana. Disponvel em: http://decs.bvs.br/cgi-bin/wxis1660.exe/decsserver/?IsisScript=../cgibin/decsserver/decsserver.xis&task=exact_term&previous_page=homepage&in terface_language=p&search_language=p&search_exp=Cocana Crack&show_tree_number=T. Acesso em: 24/03/2010 TABELAS, Grficos e. Disponvel em: http://www.scielo.br. Acesso em: 1530/03/2010. TIBA, Iami. Anjos cados. So Paulo, Ed. Gente, 1999. TIBA, Iami. Limite na medida certa. So Paulo, Ed. Gente, 1996. PSICOLOGIA, Conselho R. Declarao Universal dos Direitos Humanos, So Paulo, 2008

Anexo Dados relevantes Grfico 1: mdia e desvio-padrao da idade de inicio do uso de drogas inalatrias (ilicitas ou no).

32

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella
Fonte: http://www.scielo.br/ Grfico 2: alteraes nas vias de administrao de cocana

Fonte: http://www.scielo.br/
Tabela 4: aspectos demogrficos e sociais dos paciente dependentes de drogas.

Fonte: http://www.scielo.br/

Tabela 5: associao do uso concomitante de lcool e tabaco e drogas ilcitas

Fonte: http://www.scielo.br/ Tabela 6: caractersticas do uso de cocana (p e pedra)

33

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Fonte: http://www.scielo.br/ Tabela 7: antecedentes de priso dos dependentes qumicos.

Fonte: http://www.scielo.br/

Tabela 8: idade do primeiro uso de drogas

34

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella

Fonte: http://www.scielo.br/
Tabela 9: dados sociodemogrficos da populao estudada composta de usurios de crack

Fonte: http://www.scielo.br/

35

Hoje uma tragada, amanh um problema social crack: o poder da destruio


Thatiane Barella
Tabela 10: desempenho dos dependentes de cocana/crack e controle nos testes neuropsicolgicos usados para a avaliao das funes cognitivas

Fonte: http://www.scielo.br/

Onde reina a ignorncia sobram preconceitos e condutas inadequadas. E, no meio da confuso, as drogas seguem assediando e seduzindo, corroendo relaes, atrapalhando ou, pior, abreviando vidas, enquanto empurram os jovens, lenta ou rapidamente, em direo ao abismo. Os educadores no podem se furtar tarefa de trabalhar para afast-los, cada vez mais, do fundo do poo (Tiba, Iami, 1999).

36

Potrebbero piacerti anche