Sei sulla pagina 1di 6

Resoluo das atividades complementares Qumica

Q49 Polaridade das molculas


p. 7

1 Em relao polaridade das molculas, responda:

a) Quais as condies para que uma molcula seja polar? b) Uma molcula pode ser apolar mesmo que as ligaes entre os tomos que a constituem sejam polares ou, ao contrrio, pode ser polar mesmo que as ligaes entre os tomos que a constituem sejam apolares? Resoluo: a) H duas condies necessrias para que uma molcula seja polar. Primeira: deve haver diferena de eletronegatividade entre os tomos que formam a molcula de modo que as ligaes estabelecidas sejam polares dando origem formao de um vetor momento dipolar, . Segunda: a geometria da molcula deve ser tal que a soma de todos os vetores momento dipolar formados nas ligaes entre os tomos seja diferente de zero. b) possvel que uma molcula seja apolar mesmo tendo ligaes polares: basta que a soma de todos os vetores momento dipolar seja igual a zero. O contrrio no ocorre, ou seja, uma molcula com todas as ligaes apolares ser necessariamente apolar.

2 Indique a molcula que possui ao mesmo tempo ligaes polares e ligaes apolares:
a) H2O b) CH4 c) CH3C, d) BeC,2 e) H2O2

Resoluo: No perxido de hidrognio, H O O H, as ligaes entre oxignio e hidrognio so polares e a ligao entre os tomos de oxignio apolar.

3 (UFES) A molcula do OF2 polar e a molcula do BeF2 no-polar. Isto se deve (ao):
a) b) c) d) e) diferena de eletronegatividade entre os tomos nas respectivas molculas. geometria molecular. tamanho dos tomos ligados ao flor. grande reatividade do oxignio em relao ao flor. fato de o oxignio e o flor serem gases.

Resoluo: Como o OF2 angular, a molcula polar. No caso do BeF2, que linear (o berlio sofre hibridizao sp), a molcula apolar.

4 (UFSC) Considerando as polaridades das ligaes e as estruturas moleculares, correto afirmar que:
01. 02. 04. 08. 16. 32. O percentual de ligaes inicas maior nas molculas de HBr do que nas molculas de HF. A molcula de H2O tem menor carter polar que a molcula de H2S. A molcula de H2O polar, enquanto a molcula de CO2 apolar. A molcula de BF3 tem trs ligaes polares, porm a molcula apolar. A molcula de NH3 mais polar que a de CH4. A molcula de CC,4 apolar e a de CHC,3 polar. Resoluo: So corretos os itens 04, 08, 16 e 32. O item 01 errado porque no HF a diferena de eletronegatividade entre os tomos maior que no HBr. Logo, o HF apresenta um carter inico maior. O item 02 errado porque, como o oxignio mais eletronegativo que o enxofre, a molcula de H2O tem maior carter polar que a molcula de H2S. Resposta: soma 5 60.

5 (Fatec-SP) Assinale a alternativa que contm apenas molculas polares.


a) HC, e CH4 b) H2O e NH3 c) O2 e HCC,3 d) CO2 e H2O2 e) CH2C,2 e CC,4

Resoluo: Os compostos CH4, O2, CO2, CH2C,2 e CC,4 so apolares. O composto HCC,3 praticamente apolar. Os compostos HC,, H2O e NH3 so polares.

6 (Fuvest-SP) Qual das molculas tem maior momento dipolar? Justifique.


a) H2O ou H2S b) CH4 ou NH3 Resoluo: a) A molcula de gua, pois a diferena de eletronegatividade entre o oxignio e o hidrognio maior do que entre o enxofre e o hidrognio. b) A molcula de amnia, pois a diferena de eletronegatividade entre o nitrognio e o hidrognio maior do que entre o carbono e o hidrognio.

todas na fase gasosa: hidrognio, H2; cloreto de hidrognio, HC,; fluoreto de hidrognio, HF; tricloreto de fsforo, PC,3; pentacloreto de fsforo, PC,5. a) A ligao no H2 a mais covalente e a no HF a mais inica. b) O H2 e o HC, so, ambos, diamagnticos. c) O PC,5 tem um momento de dipolo eltrico maior do que o PC,3. d) O H2 e o PC,5 no possuem momento de dipolo eltrico permanente. e) O H2 pode ter momento de dipolo eltrico induzido.

7 (ITA-SP) Assinale a opo que contm a afirmao errada a respeito das seguintes espcies qumicas,

Resoluo: O momento de dipolo eltrico no PC,3 maior do que no PC,5 devido presena do par de eltrons livres do fsforo no PC,3.

p. 8

temperaturas da ordem de 278 C. a) Qual a fase de agregao do dixido de carbono a 25 C e 1 atm? b) O dixido de carbono uma molcula apolar, apesar de ser constitudo por ligaes covalentes polares. Justifique a afirmativa.

8 (UFRJ) O dixido de carbono, CO2, solidificado, o gelo-seco, usado como agente refrigerante para

Resoluo: a) O dixido de carbono a 25 C e 1 atm um gs (gs carbnico). b) Os momentos dipolares referentes s polaridades das ligaes do dixido de carbono se cancelam. O momento dipolar resultante nulo. O l C lO

HC,(g), nitrognio, N2(g) e gua, H2O(,), indique qual apresenta molcula do tipo: a) tetradrica e apolar. b) angular e polar. Resoluo: a) Metano, CH4(g). b) gua, H2O(,).

9 (Vunesp-SP) Entre as substncias: gs amonaco, NH3(g), metano, CH4(g), cloreto de hidrognio,

10 (Esam-RN) A molcula apolar que apresenta ligaes covalentes polares :


a) C,2 b) CO c) NH3 d) O3 e) CC,4

Resoluo: O CC,4 apresenta molcula tetradrica (apolar) com ligaes covalentes polares entre o C e o C,.

11 (Vunesp-SP) Se uma soluo que contm iodo manchar uma camiseta branca de algodo, o

procedimento correto para retirar a mancha de iodo consiste, antes da lavagem, em aplicar sobre a mancha: a) clorofrmio, CHC,3, ou tetracloreto de carbono, CC,4. b) vinagre ou suco de limo. c) talco (silicato de magnsio). d) farinha de trigo ou amido. e) gua ou lcool. Resoluo: Como o iodo apolar, ele solvel em solventes apolares como o tetracloreto de carbono e o clorofrmio (cuja polaridade pode ser considerada desprezvel).

12 (UFRGS-RS) Em vazamentos ocorridos em refinarias de petrleo, que extravasam para rios, lagos
e oceanos, verifica-se a utilizao de barreiras de conteno para evitar a disperso do leo. Nesses casos, observa-se a formao de um sistema heterogneo onde o petrleo fica na superfcie desses recursos hdricos. Sobre o sistema acima descrito correto afirmar que a gua e o petrleo no se misturam porque: a) se apresentam em fases de agregao diferentes. b) apresentam densidades diferentes, e o petrleo fica na superfcie devido a sua maior densidade. c) apresentam molculas com polaridades diferentes, e o petrleo fica na superfcie devido a sua menor densidade. d) a viscosidade da gua maior que a do petrleo. e) a elevada volatilidade do petrleo faz com que este fique na superfcie.

13 (UnB-DF) Ao estudar alguns aspectos da cincia e da tecnologia dos alimentos, em especial a

dissoluo, um estudante, trabalhando em laboratrio com quatro amostras de substncias slidas, obteve os resultados apresentados na tabela seguinte:
Substncias Solvente gua leo I solvel pouco solvel II solvel pouco solvel III insolvel solvel IV solvel pouco solvel

A partir da anlise dos dados contidos na tabela, julgue os itens a seguir: V 1. As substncias I, II e IV so polares. F 2. A propriedade analisada pelo estudante independe da temperatura do sistema. V 3. A separao da substncia II do material obtido com o solvente gua pode ser realizada por destilao; a da substncia III, por filtrao. F 4. Os resultados obtidos pelo estudante demonstram que I e IV correspondem a uma mesma substncia. Resoluo: 1. Verdadeira. 2. Falsa. A solubilidade depende da temperatura do sistema. 3. Verdadeira. 4. Falsa. Podem existir vrias substncias diferentes e que apresentam essas mesmas propriedades.

Potrebbero piacerti anche