Sei sulla pagina 1di 28

INSTITUTO CONCRDIA DE SO PAULO Escola Superior de Teologia

LUTERO E A DESOBEDINCIA CIVIL

Trabalho de Pesquisa Apresentado ao Prof. Ern W. Seibert Em cumprimento exigncia da Disciplina tica Teolgica

GLEISSON ROBERTO SCHMIDT 5 Teolgico So Paulo

Junho de 2001.

SUMRIO

INTRODUO. CAPTULO 1

. . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . .

. . . . . . . . . . . . . . . . .

.3 .4 .4 .4 .5 .7 .8 .9 .9 .11 .12 .14 .16 .17 .19 .28 .29

Uma Aproximao tica Poltica segundo Lutero. 1.1. O Tratado "Das Boas Obras". 1.2. Lutero Poltico. . 1.4. Seu Ponto de Partida. CAPTULO 2 A Doutrina dos Dois Reinos e suas Implicaes. 2.1. Estados e Vocaes - As Ordens. . . . . . . . . . . . 1.3. O Lutero Poltico - Sua tica. . . . . . . . . . . . .

1.5. Implicaes Prticas de sua nova Concepo. .

2.2. Os Dois Reinos e os Dois Governos - Sua Base Bblica. 2.3. Governo Espiritual e Governo Secular. . 2.4. O Cristo e o Estado - Ele o necessita?. . CAPTULO 3 A Possibilidade de uma Desobedincia Civil. 3.1. So Divinos os Maus Governos? CONCLUSO. BIBLIOGRAFIA. . . . . . . . . .

3.2. Os Limites da Autoridade do Governo e da Obedincia dos Subordinados.

INTRODUO

A histria atribui a Lutero um legado seno injusto, no mnimo equivocado. Atribui a ele ter contribudo no declnio daquilo que o professor de Filosofia Poltica da UFRJ, A Machado Pauprio, chama de "o direito poltico de resistncia" autoridade. De fato, encontramos os primeiros pensadores desta teoria surgirem a partir do sculo XIII, tendo como expoentes Guilherme de Ockam e o jurista Marslio de Pdua. J no que diz respeito a Lutero, o mesmo Pauprio ir dizer que "no entrevia sequer a possibilidade de concretizar sua reforma seno com o auxlio do poder civil. Por isso, com relao resistncia, no chega a admiti-la mesmo nos casos mais excepcionais, quando em jogo a defesa de uma causa justa"; ainda, "Lutero de tal modo partidrio da ordem estabelecida, que chega a refugar qualquer reforma religiosa, se esta no se realiza atravs das mos do prncipe" (Pauprio, A Machado [1978] O Direito Poltico de Resistncia, p. 75). J Max Weber afirma que os "princpios ticos para a reforma do mundo no podiam ser encontrados no rol dos pensamentos de Lutero, que nunca conseguiu libertar-se completamente da indiferena paulina pelo mundo. Este, portanto, devia ser aceito como era, e s isto j posdia constituir-se num dever religioso" (Weber, Max [1967]. A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo, p. 114) Este um ponto crucial na histria do reformador Lutero enquanto homem poltico. E como afirmamos acima, as opinies citadas contra ele constituem equvocos, interpretaes do seu pensamento poltico que no levam em considerao sua posio a esse respeito de uma forma mais abrangente. Esse, justamente, o objetivo do presente trabalho. Queremos aqui, de forma panormica, abordar a questo da desobedincia civil a partir da tica poltica do reformador. Para tanto, ao contrrio do que se poderia esperar, ns no nos deteremos numa ou noutra obra especfica de Lutero; tentaremos, isso sim, extrair sua posio do conjunto mais abrangente de seus escritos, na medida em que as colees e comentadores consultados nos permitem faze-lo. Se com isso conseguirmos dissipar um pouco a "nvoa" que historicamente envolve a poltica de Lutero, ento nosso trabalho ter alcanado seu objetivo.

CAPTULO 1 Uma Aproximao tica Poltica Segundo Lutero

Quando pretendemos nos aproximar de uma questo tal como a possibilidade ou na da desobedinica civil estamos entrando num campo particularmente interessante e bastante prprio. Entramos no apenas no domnio da poltica, nem to-somente do domnio da tica; pisamos, isso sim, naquele frtil terreno no qual as duas se encontram, bem ao modo grego. Os gregos pensavam que o campo da poltica era o domnio prprio da tica, era onde esta podia ser plenamente exercitada. Por isso, necessrio antes tratar de entender a tica de Lutero, para ento ter-se uma viso mais prpria de sua poltica e de suas possibilidades. 1.1. O Tratado "Das boas obras" Indispensvel para a compreenso da tica de Lutero o tratado "Das Boas Obras" Essa obra apresenta, de maneira melhor do que o tratado sobre "A Liberdade Crist", uma sntese da vida crist. Nela, Lutero lana as bases da tica evanglica, em forma de explicao dos Dez Mandamentos1. Baseia-se, por um lado, em trabalhos anteriores sobre o Declogo, como, p. ex. a "Breve forma dos Dez Mandamentos", de 1518. Por outro lado, o escrito "Das boas obras" uma das etapas no caminho que leva aos catecismos de Lutero. Um dos assuntos nos quais o Tratado apresenta-se como obra seminal diz respeito ao conceito de "boa obra" que Lutero nele apresenta. Na tradio teolgica anterior entendia-se por boa obra aquele agir humano pelo qual o cristo merece receber a graa de Deus. Lutero preserva o conceito de "boa obra", mas d-lhe um sentido novo, evanglico. "Boa obra" , em primeiro lugar, o que Deus fez e faz em Cristo por ns e em ns. A prpria f "boa obra divina", pois
1

Comenta Paul Althaus:" When Luther praises the decalogue so highly, however, he is thinking not simply of the decalogue in its historical form (Exodus 20 ) but of the decalogue as contained in the whole Bible, as interpreted and fulfilled by the prophets and Christ. He can even say that Christ and the apostles have established "new decalogues." That is, they have gone beyond, supplemented, deepened, and fulfilled the law of Moses through the new insights and understandings which Christ and his apostles, as moved by the Spirit of Christ, have brought. "And these decalogues are clearer than the decalogue of Moses, just as the countenance of Christ is brighter than the countenance of Moses (... ). These new decalogues express the intention of God's commandments better, more completely, and more deeply than the Mosaic decalogue does.Christians who are in fellowship with Chtist and filled with his Spirit are also able to establish norms and arrive at right judgments in every case that arises. The Christian is thus called to make creative decisions and use his own conscience to decide what God commands here and now." Althaus, Paul (1982). The Ethics of Martin Luther (Trad. Robert C. Schultz). Philadelphia: Fortress Press. 3 reimpresso. Pp. 31-2.

Deus no-la d de presente. A rigor, a f , para Lutero, a nica "obra" que merece ser chamada de boa2. 1.2. Lutero Poltico Lutero, homem do sculo XVI, tudo, menos apoltico. Vivendo na tradio de Santo Agostinho e de Bernardo de Claivaux, Lutero tem a convico de que o Dia do Senhor irromper a qualquer hora, pois Satans est a solta. A defesa que a Cria e o poder papal apresentam para a prtica da venda de indulgncia est a evidenciar que o Anticristo vem vindo. Isso lhe d a convico de nunca a Igreja esteve to mal. Por outro lado, observando as autoridades de seu tempo, Lutero vai ver que nunca o mundo esteve to mal. V que Satans no se contenta apenas em invadir a Igreja; ele tambm quer governar o mundo, para destruir a criao de Deus. O tempo em que ele est vivendo tempo de sobreviver no mundo. Lutero no entrega a Igreja e o mundo ao caos. Onde o Evangelho pregado, h a possibilidade de se sobreviver aos ataques de Satans. Onde a doutrina crist arranca a autoridade civil das mos do Anticristo, o mundo pode ser melhorado; da o seu apelo " Nobreza Crist da Nao Alem a Respeito do Melhoramento do Estamento Cristo". O tempo de melhoramento, Besserung3. Dentro da perspectiva de que o cristo no entrega nem a Igreja, nem o mundo ao diabo, pois so boas obras de Deus, Lutero vai lutar por boas obras. Em suas 95 teses, ele vai gritar aos cristos: boas obras so melhores do que indulgncias! Ele vai instar em que "deve-se ensinar aos cristos que aquele que v seu prximo padecer necessidade e a despeito disso gasta dinheiro com indulgncias, no adquire indulgncias do papa, mas provoca a ira de Deus"4. Assim, Lutero luta por boas obras, no como mritos diante de Deus, mas como servio necessrio ao mundo e a suas instituies. Sua pregao destina-se ao mundo para que o mundo permanea e seja o que : a boa criao de Deus. 1.3. O Lutero Poltico - Sua tica Em outubro de 1520, Lutero publicou o manifesto "Da liberdade crist". Nele, defende a fala da liberdade para a salvao e da liberdade para a ao: "Um cristo senhor livre de todas as coisas e no est sujeito a ningum". Livre das opresses da lei, o crente herdeiro da santidade, da justificao e da piedade de Cristo. Liberdade recebe-se gratuitamente e transmitese ao prximo gratuitamente. Por isso um cristo servidor de todas as coisas e sujeito a todos.
2

Fischer, Joaquim, in Lutero, Martinho. "Das Boas Obras" (Trad. ?), in Obras Selecionadas. Vol. 2: O Programa da Reforma - Escritos de 1520. So Leopoldo/Porto Alegre: Sinodal/Concrdia. 1989. P. 98. 3 Dreher, Martin (1984). "Luteranismo e Participao Poltica", in Reflexes em torno de Lutero. So Leopoldo: Sinodal. Pp 121. 4 Id., p. 122.

Suas propostas no so propostas de reforma, mas de "melhoramento" (fim da usura, da prostituio, do luxo e da ostentao, etc.) Reforma para Lutero ao de Deus. A partir da pode-se compreender que sua tica, tambm sua tica poltica, no tica vlida para todos os tempos, mas tica de sobrevivncia em tempo difcil e tico no contexto de caos e de perigo. No lei, mas adaptao necessidade da poca5. O cristo vive entre a raiva do diabo e a ira de Deus, entre o poder do caos e o juzo que vem, por isso o tempo que lhe resta deve ser usado para proteger a criao. Correr atrs da salvao e abandonar a famlia, casa e lar, a poltica, no boa obra. A quem se alegra o diabo, pois ns o ajudamos a promover o caos. Lutero transfere o alvo da tica crist do cu para a terra. Boas obras produzem salvao, a salvao da sobrevivncia em um mundo em perigo. S a partir da que se pode compreender toda a abrangncia do conceito de poltica de Lutero. Poltica abrange para Lutero o mbito que vai dos sapatos ao imperador. Ter ou no ter sapatos, ter ou no ter imperador questo poltica. Poltica, como veremos, abrange: "comida, bebida, vestes calado, casa, lar, campos, gado, dinheiro, bens, consorte piedoso, filhos piedosos, empregados bons, superiores piedosos e fieis, bom governo, bom tempo, paz, sade, disciplina, honra, leais amigos, vizinhos fiis e coisas semelhantes" A partir dessa convico que Lutero vai falar a respeito da autoridade, da economia, de escolas, dos monoplios, da situao agrria. Dizer que no se ocupasse com poltica algo temerrio. Acusar Lutero duma retirada para a interioridade e para um individualismo religioso, no s um absurdo, uma vez que sua trajetria teve conseqncias que transformaram o mundo; conflita tambm com a responsabilidade por vastas reas e acontecimentos da vida pblica que ele assumiu expressamente atravs da palavra: pela Igreja e pela autoridade civil, matrimnio e problemas econmicos, escolas e universidades, as questes da revolta dos camponeses e da guera contra os turcos, enfim, pelo mundo em sua atualidade histrica. O que, ainda assim, d ocasio quela suspeita por parte de quem no entende das coisas, a impressionante concentrao de todas as suas manifestaes sobre a conscincia, coisa que, nessa intensidade, dificilmente encontra paralelo. Mas essa orientao em funo da conscincia , bem entendida, justamente a causa da enorme abrangncia da responsabilidade aqui assumida6. Lutero critica, aconselha, assessora, faz pronunciamentos, est convicto do fim, da ao do diabo que no quer permitir a vinda do "querido dia final". Ele telogo da vida crist entre os tempos. Sua atividade poltica atualizao da mensagem crist da vinda iminente de Deus. Por isso passam a ser proverbiais suas palavras de que se soubesse que o mundo terminaria
5 6

Id., ibid. Ebeling, Gerhard. (1988). O Pensamento de Lutero. Uma Introduo (Trad. Helberto Michel). So Leopoldo: Sinodal. P. 138.

amanh, plantaria ainda hoje uma macieira; no entregaria, hoje, no ltimo dia, a boa criao de Deus ao caos, ao diabo, por ser apoltico. 1.4. Seu Ponto de Partida Em sua tica, Lutero parte do Primeiro Mandamento do Declogo. Nestes mandamento Deus exige que depositemos toda a nossa confiana e esperana nele, pois somente ele Deus. Cumprimos este mandamento no como o nosso agir, e sim com a nossa f. Lutero explica isso detalhadamente na primeira parte do "Das Boas Obras". A f transparece na vida cotidiana do cristo e lhe indica o rumo a ser tomado. "(...) da f que a pessoa justa tem sua vida", traduz Lutero a afirmao do apstolo Paulo em Rm 1.17. Nas demais partes do seu escrito, Lutero mostra como isso se concretiza nos diversos setores e nas mltiplas situaes do dia-a-dia do cristo, seguindo a seqncia dos mandamentos de Declogo. Explica-os, em primeiro lugar, em seu sentido positivo, mesmo que estejam formulados como proibies. Entende-os sempre a partir do primeiro mandamento: conduta e agir dos cristos so frutos da f. Lutero diz que a f "mestre de obra e capito em todas as obras" . A f nos capacita e nos impele a praticarmos boas obras. Somente a f nos d a liberdade de agirmos "com o corao contente, tranqilo e seguro", isto , como boa conscincia diante de Deus. Toda a vida crist, pois, prxis da f. Desta maneira, a doutrina da justificao pela f evidencia-se como "centro e limite" tambm da tica evanglica, bem como de toda a teologia da Reforma7. nesta dimenso que o reformador pode falar sobre o significado cristo da autoridade, quando expe o Quarto Mandamento. O cristo no rejeita a autoridade, mas tenta v-la em referncia a Cristo, que a fonte de toda autoridade. Por isso, para o cristo, a famlia no apenas um grupo "biosocial" ou "sociocultural", mas tambm o meio de educar as crianas na comunidade da igreja, onde elas devero conhecer a combinao de amor e autoridade que lhes tornar possvel dizer "Pai Nosso, que ests no cus" e no apenas murmurar frases vazias. Similarmente, o quarto mandamento descreve a atitude do cristo ante a realidade da autoridade poltica. Tambm como um que governa e um que governado, o cristo expressa sua f em Jesus Cristo por sua vida no campo da poltica. Para ele o domnio da poltica no um terrvel poo de cobras do qual ele espera ser salvo, mas um campo onde o fato que Cristo Senhor e Salvador relevante de deve ser vivido. Longe de destruir a autoridade do governo, o cidado cristo tenta mostrar com sua vida que o poder do governo tambm poder emprestado e, como Paulo nunca deixa de acentuar, afinal dependente e derivado do poder de Deus. Todo
7

Fischer, Joaquim, in Lutero, op. cit., p. 99.

cristo tem a responsabilidade de fermentar a sociedade em que vive, incluindo a rea poltica Com base nisso comenta Forell: Novamente devemos acentuar que a vida crist nunca to terica. Como ela sempre discipulado, ela tambm discipulado no campo da poltica; e o Quarto Mandamento descreve a responsabilidade dos homens e mulheres cristos em serem discpulos como eleitores e candidatos, na sua forma particular de governo, da mesma forma que devem viver seu discipulado como pais e filhos. No existe o Cristianismo terico; ele to real como os acontecimentos sobre os quais se fundamenta. No pode existir uma encarnao terica ou uma ressurreio terica8. 1.5. Implicaes prticas de sua nova concepo Com sua nova concepo da tica, Lutero derruba todo sistema tico que atribui a cada "obra" um valor diferente em relao f. Supera a distino entre uma moral para os cristos "comuns" e outra para os "mais perfeitos", ou seja, religiosos e religiosas. A vida crist constitui uma unidade; so "boas todas as nossas obras, seja l como forem chamadas, sem qualquer distino quando tenho certeza e creio que agradam a Deus". Desta maneira Lutero confere ao labor dirio, que constitui a maior parte da nossa vida, uma dignidade completamente nova. Pois, perante Deus, a vida sempre preciosa. E tambm no campo da tica Lutero afirma a palavra de Deus como norma crtica frente a todas as normas humanas. Mas no sua inteno levar os cristos a desistirem de fazer o bem. Ao contrrio, quer levar os cristos a praticarem "as obras certas, autnticas, realmente boas e crentes". Como diretriz apresenta os Dez Mandamentos de Deus, breves, simples, ricos em contedo e abrangentes. Eles so, na compreenso evanglica, um convite cordial para a f e para a prxis da f no servio ao prximo a ao mundo.

CAPTULO 2 A Doutrina dos Dois Reinos e suas Implicaes

Forell, George W. (1983) tica da Deciso - Introduo tica Crist. (Trad. Walter Mller) So Leopoldo: Sinodal. 3 ed. P. 164.

2.1. Estados e Vocaes - As Ordens Lutero afima a Lei de Moiss como a mais evidente forma de lei natural9. Ele a chama de "sumrio do ensino divino", que compreende todo o contedo da lei. Toda boa obra deve ter sua fonte nela; nada que agrade a Deus reside fora da esfera dos Dez Mandamentos. O Declogo e a Lei do Amor no do instrues muito definidas ou detalhadas sobre o que os indivduos devem fazer aqui e agora vivendo junto um ao outro. Esta Lei do Amor, vlida em todos lugares e para todas as pessoas, fica especfica para ns como indivduos no contexto do estado de vida no qual Deus nos colocou. Por nosso estado somos colocados em uma relao definida e particular com o outro. E nosso dever para servir um ao outro assim assume uma forma muito especfica. Deus tambm estabeleceu estados entre os homens - Lutero fala de ordens, instituies, ofcios ou hierarquias. "There are many and various stations in life, for God is a great lord and has many kinds of servants"10. O fenmeno da diviso do trabalho e das profisses j fora tratado, entre outros, por So Toms de Aquino, como decorrncia divina dos planos divinos. Mas a disposio dos homens nessa ordem segue-se ex causis naturalibus e fortuita (ou "contingente", na terminologia escolstica).
9

Ludger Honnefelder apresenta de maneira bastante proveitosa a recepo do conceito de lei natural na doutrina crist. Sob a interpretao dada por Troeltsch a esse fenmeno, ele escreve: "The reception of the Stoic concept of natural law is as crucial to Christian ethics as teh reception of the concept of logos is to Christian dogmatics. Just as the concept of logos mediates between the truth of revelation and the truth of reason, so the concept of natural law mediates between the moral demands of the gospel and the principles of a worldly ethos. Since there is a distinction between na absolute natural law, which is identical with the radical ideal of the Sermon on the Mount, and a relative natural law, substantially correspondign to the tem commandments and the political and social reality, such a mediation, which must be oriented on the relative natural law, will needs qualify the original radical Christian claim. Whereas the old church allowed both forms of the natural law to stand alongside each other without mediation and was therefore unable to overcome their estrangement within the surrounding social reality, the Christian Middle Ages succeded in uniting both forms by replacing the distinction between the gospel (or church) and the world with a distinction between the natural and the supernatural, interpreting each as a level of a metaphysical whole. When this idea of a metaphysical hierarchy of reality, attache to the concept of natural law, became linked to the notion of a society as a structured organism, as taught by Aristotle and Paul, the concept of natural law assumed a virtually fundamental status: it grouded both moral and social philosophy and enabled the rise of the "unified culture" characteristi of the Christian Middle Ages, from which the reformation later departed in order to regain the radicalism of the gospel. By linking the concept of natural law to the organic interpretation of the social the Christian Middle Ages could also assign a central role to the church: just as the divine law is the bracket that binds together the levels of moral laws, so the church is the bracket that holds together the members of the social organism. Its interpretation as the "boundless, comprehensive, and guiding institution of salvation", together with the strong attachment ofnatural law to eternal and immutable principles, must, in the last consequence, lead to a "conservative, organically patriarchal natural law". Consequently, those elements that were already contained in the medieval form of the natural law but not in the Platonic interpretation of the social order, and which in its later secular form gave it its progressive, even revolutionary power, remais repressed: the idea of the dignity of a person, the associated freedom and autonomy of individual reason, the resulting responsability of personal conscience, and the significance of one's vocation, which stems form the place of the individual within the whole" Tal interpretao serviu tambm de base para Weber, em A tica protestante.... In Honnefelder, Ludger, (1996) "Rationalization and Natural Law - Max Weber's and Ernst Troeltsch's interpretation of the medieval doctrine of natural law", in De Boni, Luiz Alberto (org.), Idade Mdia: tica e Poltica. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2 ed. Pp. 260-61. 10 Lutero, in Althaus, op. cit., p. 36.

10

A diferenciao dos homens em camadas e vocaes, estabelecida atravs do desenvolvimento histrico, tornou-se para Lutero um resultado direto da vontade divina - e, segundo Max Weber, a permanncia de cada um na posio e dentro dos limites que lher foram assinalados por Deus, um dever religioso11. Lutero enumera, por exemplo, os estados de pais e mes, pessoas casadas, servos e empregados, os senhores e os a eles sujeitos e pastores, entre outros. Lutero os resume em trs estados bsicos: ministrio, matrimnio (ou a famlia, incluindo todo o relacionado a negcios e economia), e autoridade secular. O estado do governo secular, de acordo com a descrio de Lutero, inclui os "princes and lords, judges, civil officers, state officials, notaries, male and female servants and all who serve such persons, and further, all their obedient subjects"12. Todas estas so estados e ordens divinas, uma vez que Deus as estabeleceu na sua Palavra, e elas devero ser honradas como instituies sagradas. Desde que Deus as estabeleceu e deu aos homens, todas elas tm a mesma validade, merecendo a mesma honra e respeito, e respeitando-se os elementos de uma aos de outra. Deus no estabeleceu uma estado simplesmente e ento incluiu todo o mundo nisto; ele estabeleceu uma variedade de estados com distines inumerveis e diferenas entre si. Dadas essas diferenas, os estados individuais precisam um do outro. Todos os estados tm uma funo til e necessria na vida do mundo. Eles servem como os meios pelos quais Deus cria (por matrimnio) e preserva a humanidade. Eles estabelecem ordem, justia, e paz no mundo. Sistemas legais nacionais servem para este mesmo propsito. Porm, os estados no so identificadas com estes sistemas de leis e ordem nacionais, pois os sistemas legais mudam com o passar do tempo mas as estados permanecem basicamente inalteradas. Lutero afirma que at a preservao de gnero humano depende destas estados. Ele funda esta afirmao simplesmente no fato que eles esto l, subsistindo atravs do tempo. A razo tambm reconhece que eles so necessrios e teis para o mundo - e este conhecimento parte da lei natural que todos conhecem. O cristo, porm, sabe que estes estados foram dados por Deus. 2.2. Os Dois Reinos e os Dois Governos - Sua Base Bblica

11

"Assim, uma concepo de vocao, no sentido luterano s possua, como se pode ver at aqui, um alcance problemtico para aquilo que procuramos. Com isso, no se quer dizer que tambm a forma luterana da nova ordem de vida religiosa no tivesse tido um significado prtico para o objeto de nossa investigao. Antes pelo contrrio. Essa significa, todavia, no pode ser derivada diretamente da posio de Lutero e da sua igreja frente vocao secular e, provavelmente, no ser to fcil encontr-la, como em outras correntes do protestantismo". Weber conclui que "Isto resultou principalmente do fato de as relaes da religio luterana com o sculo terem sido incertas desde o comeo, e de assim terem permanecido". Weber, Max (1967). A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. (Trad. M. Irene e Tams J. M. K. Szmrecsany). So Paulo: Livraria Pioneira. Pp. 58, 114. 12 Lutero, in Althaus, op. cit., p. 37.

11

Lutero no fundou a sua doutrina dos dois reinos ou os dois governos (Regimente) no seu prprio pensamento especulativo. Ele sentia que tambm neste assunto sua posio era completamente determinada pela Escritura. Ele distingue dois tipos de declaraes. Um tipo caracterizado pelas declaraes de Jesus no Sermo no Monte e as declaraes dos apstolos sobre a "lei de Cristo": os discpulos de Jesus nunca usavam da fora, no resistiam ao mal, no se vingavam, mas debaixo de todas as circunstncias serviam um ao outro em amor. Essas declaraes do evangelho parecem rejeitar completamente o Estado e a atividade das autoridades polticas. Mas h um segundo tipo de declarao. A mesma Escritura contm a afirmao apostlica do Estado e, como em Romanos 13 e 1 Pedro 2.13-14, nos previne a obedecer as autoridades. Alm dessas h as declaraes do Antigo Testamento que institui e estabelece a "espada" que, como em Gnesis 9.6 ou xodo 21.14, 22ss., inclui a pena de morte. Tambm h a conversa entre Joo Batista e os soldados (Lc 3.14) na qual Joo no condena de qualquer forma o estado ou posto dos soldados, mas o reconhece. Lutero esteve ligado Escritura e no ensinou com base em sua vontade especulativa ou nos termos em que as autoridades polticas queriam que ele falasse. E a Escritura no est s afirmando estas coisas; ela tambm concorda e confirma a lei natural. Isso ocorre porque esses dois diferentes e ats mesmo contraditrios tipos de declaraoes aparecem lado a lado na Escritura, da qual Lutero retira sua doutrian dos dois governos. Como veremos, Lutero tambm inclui o matrimnio e a famlia como negcios do governo secular. Ele os v - bem como as leis que os governam - como sendo baseados na criao de Deus, isso , na instituio de matrimnio e na ordem de governar sobre as criaturas em Gnesis 1 e 2, e assim distintos do reino de Cristo. Ao afirmar a necessidade do governo, Lutero afirma: When a prince so rules his people that he does not permit injustice to be done to anyone and punishes transgressors, he does well and is praised. For in the area of government this is the rule; Pay what thou owest; if not, thou shalt be cast into prinson. - We must have that sort of government. Burt one does not get to heavena in this way, nor is the world saved thereby. However, it is necessary to keep the world from becoming worse. It is merely a protection against and a check of wickednes. For if governmente did not exist, one would devour the other, and no one would be able to keep his life, goods, wife, and child. God, therefore, has instituted the sword in order to keep everything from perishing. Through it wickednes is checked at least in part, so that govenment establishes at least an external peace an no one does an injustice to another. Therefore we must let it be. But nontheless, as said, it was not instituted for those who belong in heaven but only to keep folk from getting deeper into hell and meaking matters worse (SL 11,1789)13
13

Lutero, in Plass, Ewald M. (1986). What Luther Says. A Practical in-Home Anthology for the Active Christian. Saint Louis: Concdia. 8 impresso. P. 578.

12

2.3. Governo Espiritual e Governo Secular Deus rege o mundo de um modo duplo, ao menos como esse governo visvel aos olhos de f. Nesse contexto, Deus estabeleceu dois governos, o espiritual e o secular, ou terreno, temporal, fsico. Este governo secular serve para preservar a integridade secular externa e assim tambm preserva a vida fsica, terrena, temporal e, por extenso, o mundo. O governo espiritual ajuda os homens a encontrar a verdadeira justia crist e, por ela, a vida eterna; ele ento serve para a redeno do mundo. Deus prov o governo secular em todo o mundo, mesmo entre os pagos e descrentes, mas d o governo espiritual apenas ao seu povo. Este governo espiritual traz o reino de Deus existncia. Este "o reino de graa". Cristo exerce seu governo trazendo graa e evangelho aos homens que esto na escravido do pecado e da morte. O cristianismo , assim, tanto o lugar onde Cristo exerce seu governo e o meio pelo qual ele o exerce14. Porm, o mesmo Deus que administra o reino da graa em Cristo tambm instituiu o reino secular. Cristo no participa neste reino secular. Deus - e no Cristo - o institui. "It is therefore certainly God's kingdom but it is not Christ's kingdom. Christ is concerned only with the spiritual kingdom"15. O Reformador tambm teria dito, numa de suas Tischreden, que "a minister must not go in for politics. Christ was the sole Lord, and yed He said to Pilate: You are My lord (John 19.10) (W-T 1, no 181)"16. Para Lutero o governo secular inclui muito mais que autoridades polticas e governos: inclui tudo o que contribui na preservao desta vida terrena, especialmente casamento e famlia, bem como a propriedade, os negcios, e todos os estados ou vocaes institudos por Deus. Lutero distingue todos estes da realidade espiritual da graa, da Palavra de Deus, e da que f e os descreve como assuntos externos, ou seja, relativos a nossos corpos, bem como espada secular. Esse governo secular ou temporal necessrio ao lado do reino de Cristo. "For without it (secular government) this life could not endure"17. A posio de Lutero no baseada apenas no pecado e maldade do homem. Lutero os enfatiza realmente sempre que fala da autoridade poltica, a qual, usando a espada, contm o mal que destri o tecido de sociedade e a puxa para o caos. Mas Lutero v claramente que o Estado faz mais que usar sua fora e poder para conter o mal. As autoridades polticas tambm exercitam o ofcio de um pai, nutrindo e cuidado das pessoas. E isto especialmente verdade nos outros elementos que Lutero inclui no governo
14 15

Althaus, op. cit., p. 46. Id., ibid. 16 Lutero, in Plass, op. cit., p. 937. 17 Lutero, in Althaus, op. cit., p. 47.

13

secular, como matrimnio, a casa, propriedade, o relacionamento entre mestre e criado. Estes no podem ter sua base na queda da humanidade em pecado. Eles so necessrios porque Deus deseja preservar os homens quem criou, e tais ordens so indispensveis neste propsito. Assim, o governo secular existiu muito tempo antes de Cristo e tambm exercitou poder sem ele. Isto indica aquele o governo secular e o reino de Cristo so duas entidades distintas, e Cristo no envolvido diretamente no governo secular. Lutero afirmaria, portanto, que no pode haver nenhuma espcie de "governo cristo": Of course, a prince can be a Christian, but he must not rule as a Christian; and insofar as he does rule, his name is not "Christian" but "prince". The person is indeed a Christian, but his office or his princedom does not involve his Christianity. Insofar as he is a Christian, the Gospel teaches him not to do injury to anyone and to put up with any injury or injustice that may be done him. This, I Say, is the Christian's duty. But it would not make for good administration if you were to preach that sort of thing to the prince. This is what he has to say; My status as a Christian is something between God and Myself. It has its own directions about how I should live in relation to Him. But above and beyond this I have another status or office in the world; I am a prince. The relation here is not one beween God and this person but between me and my land and people. The issue here is not how you should live in relation to God, what you should do and what you should tolerate for yourself. That applies to you as a Christian person who is not involved with land and people. But this is not the business of your princely person, which should not do any of these things but should think about the administration of the government, the maintenance and protection of justice and peace, and the punishment of the wicked. (SL 7, 535 f)18 O governo temporal, portanto, deve permanecer limitado a assuntos temporais. We are to be subject to governmental power and do what it bids, as long as it does not bind our conscience but legislates only concerning outward matters. We are to submit even though it were to abuse us tyrannically; for if anyone takes away our coat, we should let him have our cloak also. But if it invades the spiritual domain and constrains the conscience, over which God only must preside and rule, we should not obey it at all but rather lose our necks. Temporal authority and government extend no further than to matters which are external and corporeal (SL 9,1042)19 Pelo mesmo motivo, Igreja e Estado devem permanecer separados. I admonish you who are someday to become the instructors of conscienses and of Christian churches to see to it that you continue to observe the difference [between church and state]. For nothin good comes of a mixing of these two. And this mixing takes place as soon as the prince says: Listen, you precacher, I want you to teach in this and that way on my behalf; do not criticize and rebuke in the way you are doin. Conversely, it is also wrong for a preacher to propose: Liten, you governmente officials or judges, you are to pass judgment according to my will. I would rather sya: you have your statutes and laws, your custom and way; therefore you may not
18 19

Lutero, in Plass, op. cit., pp. 227-28. Lutero, id., p. 601.

14

pass judgment according to my mind and will or according to my Scripture, but according to your laws (SL 7, 1790)20 O governo secular um presente da bondade de Deus. Isto permanece verdade mesmo quando os governantes cumprem sua tarefa, dada por Deus, de fazer aqueles que violaram a lei sentir a ir de Deus (Rm 13.4). Com relao ao mal, o governo secular "um reino de ira e severidade". Contudo, o governo secular no administra tais punies severas apenas como um fim em si; ela o faz porque a punio , neste mundo mau, o meio indispensvel de proteger a justia e preservar os dons preciosos da paz e segurana. , portanto, a despeito de todas as aparncias, corretamente visto como uma obra da misericrdia divina.. Por isso o cristo deve ser particularmente grato a Deus pela ddiva do governo, atravs do qual ele graciosamente preserva a vida humana. O governo parte do "po cotidiano" e tambm deve ser "recebido com aes de graa". Junto com esta gratido vem tambm o respeito. No Catecismo Menor Lutero coloca os governantes - ou seja, o governo em si - ao lado dos pais, e assim o inclui no mandamento da honra aos pais. Honramos nossos pais ao servi-los e obedece-los; de maneira semelhante, mostramos nosso respeito ao governo pela obedincia, subordinao que Paulo ordena em Romanos 13 - da mesma forma como obedecemos ao prprio Deus. De acordo com 1Pe 2.13, o governo deve ser obedecido por causa de Deus, que o estabeleceu, preserva-o e o usa como um meio de cuidar da vida humana. 2.4. O cristo e o Estado - ele o necessita? Ainda que no necessite do Estado par si mesmo, o cristo ainda honra e afirma o Estado por causa do seu vizinho, que precisa dele e de seus benefcios. O cristo que torna-se um anarquista e rejeita o Estado age contrrio ao amor. Do contrrio, ele afirma o poder jurdico do Estado por causa dos outros: sujeitar-se a si mesmo ao Estado tambm uma obra de amor. O cristo tambm reconhece, honra e afirma o Estado ao ser solcito a aceitar um cargo no governo e desempenha-lo em gratido pelos benefcios que Deus d atravs do governo. Servimos a Deus em qualquer lugar, inclusive ajudando a preservar suas ordens - e entre elas, o governo secular. Escreve Lutero: Therefore should you see that there is a lack of hangmen, beadles, judges, lords, or princes and should you find that you are qualified, you should offer you services and apply for the position so that necessary government may by no means be

20

Lutero, id., p. 937.

15

despised and become inefficient or perish. For the world cannot and dare not dispense with it (SL 10, 387)21 tambm verdade, por outro lado, que um no-cristo pode administrar no governo secular to bem quanto um crente. Contudo, os cristos sentem, em tais ofcios, que esto mais obrigados a servir a Deus desta maneira que os demais. Os cristos sentem-se assim por saberem que o servio poltico servio de Deus, e porque procuram menos alcanar seus objetivos que servir aos outros no cumprimento de seu ofcio. Assim, a atividade poltica fornece a oportunidade para o tipo mais nobre de atividade de ajuda ao prximo22.

CAPTULO 3 A Possibilidade de uma Desobedincia Civil

Lutero j vive e pensa a dicotomia renascentista entre autoridade e virtude; o governante, aquele que desempenha um cargo dentro da autoridade secular, j no mais bom e justo por ser
21 22

Lutero, id., p. 227. Althaus, op. cit., p. 121.

16

governante, nem governante por ser o melhor e mais justo. A tradio at ento identificava as duas coisas e apontava-as tanto na instituio do governo como tal quanto na pessoa do governante. Lutero transfere esta questo de maneira indelvel para o campo da f, afirmando a existncia bvia de governantes bons e maus ou, como prefere dizer, cristos e no-cristos. Levantam-se algumas questes de ordem prtica diante dessa possibilidade, e uma delas a questo da desobedincia civil. Um mau governo ou governantes ruins liberariam os governados a insurgir-se contra a ordem poltica? Lutero discorreu esta questo em praticamente todos seus escritos polticos, mas foi na querela envolvendo a Guerra dos Camponeses que seu pensamento tornou-se mais evidente. Mas o reformador no est sozinho quando aborda tal questo. Ela uma tpica constante no sculo XVI que j foi esboada no passado por pensadores de maior ou menor monta. Cite-se, entre eles, Guilherme de Ockam. Ao lado dos utopistas da poca, h todos aqueles que, confrontados com as realidades quotidianas deste baixo mundo procuram solues polticas para os problemas do tempo. Problemas que as guerras religiosas, a opresso dos ndios das colnias europiase das minorias religiosas tornam imperiosos. Numerosos panfletas, toda a literatura de circunstancia, so publicados no sculo XVI para reivindicar o direito de revolta, analisar a natureza da tirania, defender a liberdade de conscincia. Esses textos polticos, muitas vezes revolucionrios na sua inspirao, colocam os primeiros marcos duma teoria do contrato e da liberdade de conscincia. Emanando de almas revoltadas pela injustia ou de homens polticos comprometidos, essas obras lanam uma luz sobre a crise do sculo XVI e sobre a novidade dos problemas a resolver23. Como ficou claro at agora, Lutero um desses homens. 3.1. So divinos os maus governos? Existem diferenas decisivas entre o conceito de Lutero acerca da relao do governo com a igreja e nossas idias contemporneas sobre Igreja e Estado. Em primeiro lugar, Lutero no pensa "o Estado", mas pensa a "pessoa do prncipe". Ele assim distingue dois tipos de situaes: na primeira, o prncipe temente a Deus, e na segunda, um incrdulo - Lutero inclui entre os incrdulos os seguidores de outras crenas, tais como os turcos ou os reis idlatras do Antigo Testamento. A relao entre a autoridade poltica e a Igreja varia de acordo com o tipo de
23

Escrevendo sobre o rumo que tais questes tomaram entre os protestantes - marcadamente, entre os calvinistas Hlene Vdrine esceve: "O Contr'un ia ao encontro das preocupaes dos prtestantes na sua luta contra o absolutismo e nas suas anlises do direito de resistncia legtimo contra um poder injusto. Mas em La Botie, a problemtica apoiava-se na liberdade inalienavel do homem; nos protestantes, desenvolvia-se a partir dos direitos da f. Para eles, perseguio religiosa tende a tornar-se o critrio da tirania e trata-se de saber se a Bblia autoriza nesse caso os povos a revoltarem-se contra o seu soberano. Toda a evoluo do pensamento calvinista depois do Saint-Barthlemy tnede a justificar esse direito". Vdrine, Hlne (1971). As Filosofias do Renascimento. (Trad. Marrina Alberty). Coleo Saber. Portugal: Publicaes Europa-Amrica. Pp.104-105, 108

17

prncipe em questo. O segundo caso aquele de um prncipe incrdulo, os "reis da terra" (Sl 2.2). Lutero no deixa restar dvidas de que esta a situao mais comum e que um rei temente a Deus uma exceo, at mesmo um milagre. Acima e por trs disso, contudo, est contido uma idia bsica: Lutero conclui que a inimizade Palavra de Deus, que comum a todo homem natural, particularmente aparente e efetiva nas pessoas que exercem poder. Contudo, Deus ainda capaz de governar e preservar a paz e ordem mesmo atravs de um governo mau, incrdulo at. Conquanto um governo venha a existir e conquanto ele conduza seus afazeres, sua natureza humana sustenta a ordem de Deus24. Isso deve ser visto a partir de uma dupla perspectiva. Primeiro, Deus nos d o governo a fim de estabelecer uma ferramenta de servio responsvel em nossas mos; isto verdade, no interessando quanta injustia humana possa ser vista na histria de um governo em particular. Segundo, Deus ainda quem confia esse governo a ns hoje, atravs das mos de homens. O reformador diria que "It does not matter to God where an empire comes from; his will is that it be governed".25 Devemos guardarnos de confundir essas duas perspectivas sobre o Estado. Sequer podemos derivar uma teoria da legitimidade histrica de um governo do fato de que ele agora ordenado por Deus, nem conceder o fato de que agora ordenado por Deus atrs da ilegitimidade bvia e carter revolucionrio da histria do governo. Deus trabalha na histria at mesmo em e atravs da injustia humana. Escrve Lutero: In the third place, if the rulers are bad, what of it? God is here. He has fire, water, iron, stone, and countless ways or killing. How quickly He has slain a tyrant! He would do this too, but our sins do not permit; for in Job He says: "He letteth a knave rule because of the sins of the sins of the people". We can see very well that a knave rules; but what no one wants to see is that he is ruling, not because of his knavery but because of the people's sin. The people do not look at their own sin but think the tyrant rules because of his knavery. So blinded, perverse, and mad is the world! This is why things go as they went with the peasants in the revolt. They wanted to punish the sins of the rulers, just as if they themselves were pure and guiltless. Therefore God had to show them the beam in their eye in order to make them forget anoter'a aplinter (SL 10, 505)26 Por isso, a desobedincia autoridade constituda tambm uma desobedincia a Deus. Lutero afirma que, literalemente, aqueles que governam sentam no lugar de Deus. Portanto, desobedincia e rebelio contra o governo desobedincia e rebelio contra o prprio Deus. Quando os governo pune, a prpria ira de Deus que est agindo. E este o caso mesmo quando
24 25

Althaus, op. cit., p. 118. Lutero, id., ibid. 26 Plass, op. cit., p. 596.

18

os oficiais fazem mau so de seu poder, agindo arbitrariamente e perpetrando injustias. Tais afirmaes levam Lutero a uma outra srie de consideraes nesse campo. Tentaremos esboar algumas delas abaixo. Em todos os casos, Deus deseja que os governantes sejam tratados com altssima estima. Em tudo isso, Lutero sente que a redescoberta do evangelho, com a distina entre os dois Reinos, restaurou a honra da "espada secular" - o Estado -, a qual havia sido perdida depois de desvalorizada pelo sistema clerical da Idade Mdia. Por conseguinte, criticar o governo o trabalhodaqueles cujo ofcio requer isso. E sua tarefa expressar suas crticas aberta e publicamente. Entretando, Deus proibe aqueles que no so chamados ao exerccio deste ofcio a comentar tais matrias. A natureza irresponsvel e inconveniente de seus comentrios evidente quando seu interesse em difamar o govermo levaos a ignorar os mritos das autoridades que governam e at mesmo os permitem falar apenas de seus erros. Uma vez que o cristo deve obedecer as autoridades por causa de Deus, ou seja, porque Deus instituiu seus ofcios e elas esto no lugar de Deus, ele deve obedecer esteja o governo agindo justa ou injustamente. Se o governo age injustamente, explorando-me e tomando minha propriedade, devo ento suportar aquilo pacientemente, sem resitncia ou vingana, por causa de Deus. O fato de que o governo est usando mal seu poder no da minha alada ou competncia; as autoridade sencontraro seu julgamento em breve. Thus we must endure the power of the prince. If the prince misuses his authority, I outht not for that reason avoid him, take vengeance on him, or do something to punish him. I must obey him for God's sake, for the stands in the place of God. No matter how oppressive their taxes, I must obey them and endure everything patiently for God's sake. Whether they act justly or unjustly will all be worked out at its proper time. Therefore, if the government takes away your possessions, your body, your life, and everything you have, then say: 'I am glad to give it to you because I recognize you as my lord. I am happy to obey you. Whether or not you use the power God has given you for goodof for evil is a matter for you to be concerned about (WA 10 I,1, 426)27 Em outras palavras, uma vez que a injustia do governo mau no pode fazer mal prpria conscincia do cristo, tal injustia no o libera da obedincia. Even if the government does injustice, as did the king of Babylon to the Children of Israel (Jer. 27.6-8; Bar 2. 21-22), God nevertheless would have it obeyed without treachery... In this entire matter we are to look at what St. Peter bids us consider: the power of government, whether exercised rightly or wrongly, cannot harm the soul but only the body and property. So matters stand, unless government shoud try publicly to compel us to do wrong against God or men, as in former days, when the authorities were not
27

Lutero, in Althaus, op. cit., p. 120.

19

yet Christians, and as the Turk, wer are told, is now oing. For to suffer wrong destroys no one's soul, nay, it improves the soul, although it does inflict loss on the body and on property. But what does destroy the soul is wrongdoing, even though the wrongdoing were to gain the walth of al the world. (SL 10,1368f)28 Com base na Sabedoria de Salomo (6.8-9), Lutero afirma que o julgamento de Deus cair do cu sobre os poderosos. A autoridade irresponsvel ser acusada e condenada por seu trabalho quando permanecer ao julgamento divino. Porm, as autoridade spodem tambm agir em amor. Elas podem resistir tentao de dominar o povo pela fora e procurar o bem estar dos indivduos antes que seu prprio. na verdade esta a sua atribuio. Neste sentido, Lutero chama os prncipes a seguir Jesus, enchendo-se a si mesmos de seu poder. "In such manner should a prince in his heart empty himself of his power and authority, and take unto himself the needs of his subjects, dealing with them as though they were hgis own needs. For this is what Christ did to us; and these are the proper works of Christian love" 29. Assim, o prncipe deve governar "em seu corao": deve administrar seu poder como um meio de servir seus cidados em vez de usa-lo em seu prprio benefcio. 3.2. Os Limites da Autoridade do Governo e da Obedincia dos Subordinados Lutero coloca limites bem definidos na autoridade do governo. O governo deve se preocupar em regular a vida fsica, temporal, mas no com a conscincia e a alma dos homens. Sua autoridade para emitir ordens s se estende aos corpos e propriedade. A alma pertence Deus somente, e s Deus lhe d ordens "God cannot and will not permit anyone but himself to rule over the soul. Therefore, where the temporal authority presumes to prescribe laws for the soul, it encroaches upon God's government and only misleads souls and destroys them"30. Agindo assim, as autoridades governamentais levam as almas hipocrisia. Em outro momento Lutero dir: But what are we to do if they want to take the Gospel from us or forbid its preching? In that case you should say: The Gospel and Word of God I will not give you. Nor do you have any power over it; for your rule is a temporal ruel over worldly possessions. But the Gospel is a spritual, heavenly posession. Therefore you power does not extend to the Word of God. We recognize the emperor as a lord over temporal possessions and not over God's Word. This we shall not permit to be torn from us. (SL 11, 1813f)31

28 29

Lutero, in Plass, op. cit., p. 591. Lutero, in Althaus, op. cit., p. 121. 30 Lutero, id., p. 125. 31 Lutero, in Plass, op. cit., p. 591.

20

Portanto, em assuntos de f, o Estado no deve se permitir nenhuma compulso, ou ento ter de manter um reinado de terror. Lutero afirma o direito de liberdade de crena e de conscincia no s para cristos, que tm a verdadeira f mas tambm para os herticos. Verdadeira f e heresia so ambas as questes da conscincia e do esprito, e o governo pode no lidar com elas usando da fora. O prprio Deus opera a f no corao, e ns sequer podemos tentar compelir outra pessoa a crer. Tambm no podemos eliminar a heresia pela fora. Essa tambm uma questo espiritual. Contra a heresia, somente a Palavra de Deus poderosa. Porm, isso tudo pressupe claramente que a outra f ou a heresia na aja aberta e publicamente, defendendo a anarquia e o comunismo radical, minando assim as estruturas bsicas e a autoridade do governo como tal. Presupe tambm que ningum se oponha publicamente ao ensino cristo. Quando qualquer um destes casos acontece, a tolerncia do Estado alcanou seu limite e as autoridades devem intervir. Some heretics are seditious and teach openly that no rulers are to be tolerated... They are not only heretics but also rebels, who are attacking the rulers and their government, just as a thief attacks another's goods, a murderer anoter's body, and na adulterer another's wife; and this is not to be tolerated. (LW 46, 22) Those who teach doctrines contradicting na aritcle of faith clearly grounded in Scripture and believed throughout the world by all Christendom... are not mere heretics but open blasphemers (LW 13.61)32 Lutero cita novamente Romanos 13 como evidncia de que o governo deve intervir contra a propaganda pblica pelo anarquismo e comunismo. Ele tambm pensa que o governo deveria intervir contra um ataque pblico dos artigos cristos bblicos e comuns de f porque tal ataque pblico blasfmia, e o governo deve castigar a blasfmia. Porm, Lutero ainda preserva liberdade de f e de conscincia. Somente o ensino pblico contra a f crist proibido e ameaado com punio. A posio de Lutero tambm influenciada pela considerao que no bom ter doutrinas contraditrias pregadas simultaneamente. Quando isso acontece, so

32

Lutero, in Althaus, op. cit., p. 125..

21

criadas diviso e tenses at mesmo na vida secular 33. H, evidentemente, uma grande diferena entre as idias de Lutero e compreenso de nossa situao em uma sociedade pluralista moderna. Os limites colocados para a autoridade do governo e seu uso da fora tambm indicam os limites da obedincia dos indivduos. E Lutero indica os limites da obedincia ntida e claramente descreve o dever do sujeito de obedecer o governo como se ele estivesse obedecendo o prprio Deus. Quando o governo excede os limites de sua autoridade e busca compelir-nos a agir contrariamente Palavra de Deus - por exemplo, negarmos ou opormo-nos verdade do Evangelho -, Lutero ento afirma com base em Atos 5.29 que nosso dever de obedecer chegou ao fim. We should obey God more than men. Thus God has not given any ruler the kind of authority over his sujects that authorizes him to fight and struggle against God and his word. And if any ruler tries to do that, no subject is obligated to obey him in any way. Inded, he then no longer has any authority at all. For subjects are only obligated to seve their government as best they can with their bodies so that peace may be preserved upon earth and this earthly life may be lived in security and order (WA 30 II, 197)34 O cristo obrigado a obedecer o governo s nos termos desta vida fsica, no em assuntos relativos Palavra de Deus e de f. Um governo que exige obedincia nestes assuntos tem deixado de ser um governo estabelecido por Deus. Para Lutero, a Palavra de Deus a base de toda a autoridade e toda obedincia s ordens relativas a esta vida. Porm, a Palavra de Deus tambm fixa limites para autoridade e obedincia. Se obedecendo qualquer autoridade terrestre - pai ou me, governo secular, ou igreja desobedecemos a Deus, estamos fazendo o trabalho do diabo. Lutero assim tambm indica os limites de nosso dever para obedecer o Quarto Mandamento. Isso tambm significa que juramentos para obedecer autoridades humanas so feitos apenas se nada que foi prometido est contrrio a Deus. Todos os juramentos de obedincia esto
33

Tal considerao, embora possa parecer marginal a primeira vista, tem conseqncias bastante srias. Martin Dreher, comentando sobre o desenvolvimento da questo desde Lutero at o incio da imigrao alem, afirma: " A catstrofe da Guerra dos Camponeses, no entanto, traz uma clara cesura, pois aps a catstrofe, Lutero pede autoridade que assuma a reforma em suas mos. Surge assim o "episcopado supremo do senhor territorial". Com isso, todo o monarca era tambm o bispo de sua igreja. Ele poderia dispor de seus pastores como quisesse. O mesmo deve ser dito em relao aos crentes. Essa situao iniciada em 1525 viria a ser definitivamente sancionada pela Paz de Augsburgo de 1555. A situao criada parece-me ser fatal em um duplo sentido: a) o luteranismo ficou sendo provinciano (...) b) Sendo supremo bispo em seu territrio, o senhor territorial passou a controlar todos os meios de formao de opinio: a escola, o plpito e a ctedra. Ele passa a determinar o culto e a vida de seus sditos. Aos sditos deixada a religiosidade interior, que nada mais tem a ver com conformao poltica da sociedade. Exemplo disso o que vai ser feito com o culto luterano. Ele passa a ser instrumento de controle da vida pblica dos membros luteranos. (...) O Estado controla os luteranos, as obras de Lutero, sobre a usura, sobre a autoridade secular, sua exposio do Salmo 82, esto esquecidas. O luterano sdito fiel, sempre disposto a se submeter autoridade, que usa a escola, o plpito e a ctedra teolgica para reproduzir sditos fiis. Esses sditos fiis vm ao Brasil a partir de 1824." Dreher, op. cit., p. 125 34 Lutero, in Althaus, op. cit., p. 126.

22

limitados pela promessa feita a Deus em nosso batismo. "And if my later vows deviate a hairbreadth from my first promise, then I shall trample them underfoot in order not to deny my God or despise his grace"35. Lutero aplicou especificamente este princpio aos soldados. Em um caso onde um prncipe comeou uma guerra claramente injusta, ou seja, uma guerra que no defensiva, Lutero chama soldados a recusar obedincia ao seu prncipe, abandonando seus postos e poupando suas almas. Ningum deve - e na realidade ningum pode - manter seu juramento de obedincia quando ele cai no perigo de tornar-se culpado e condenado por Deus. Quem luta para alcanar uma meta claramente m compartilha na culpa. Mas se o indivduo est incerto sobre se a causa do prncipe justa ou injusta, ento ele deve seguir o "o caminho de amor", buscando o bem-estar do seu prncipe e obedecendo-o sem escrpulos - certo que a sua alma no est em perigo. Embora Lutero diga que um governo que persegue o evangelho j no est exercitando autoridade vlida e que seus subordinados no precisam mais obedece-lo, ele no pretende dizer que tal um governo j no tem mais nenhum tipo de autoridade. Antes, tal governo no obstante uma autoridade governante em sua batalha contra a Palavra de Deus, e ns no devemos obedecer-lhe em tal batalha. Ns temos evidencias muito clara da posio de Lutero neste ponto. Um plano de regulamentaes (Kirchenordnung) para a igreja em Brandenburg e Nrnberg datado de 1532 afirma o seguinte - aps uma reformulao proposta pelo prprio Lutero e outros telogos da Universidade de Wittenberg - , com base em Romanos 13.3,4: "Evil authority remains an authority, as every rational man knows; for if God no longer regarded evil authorities as valid authorities, all subjects would be absolved of their duty."36. Embora um governo aja injustamente, isso no ab-roga totalmente seu carter e autoridade de governo institudo por Deus. E o fato de que um cristo s vezes tem que recusar obedecer uma ordem especfica no o absolve totalmente da obrigao de obedecer. Assim, a pergunta transfere-se para: a resistncia ao governo ou a desobedincia civil justificada sob certas condies? A isto Lutero vai responder com uma srie de afirmaes. Primeiramente, ao contrrio do que poderiam desejar os camponeses da Subia, o evangelho no gera nem permite nenhum tipo de revolta - e ele, como anunciador do evangelho, tambm no: In order to increase you sin and to make sure that you go down to destruction without any mercy, some of you are beginning to blame the Gospel and to say that it (a guerra dos camponeses) is the fruit of my teachin. Well, well! Just go on slandering, dear lords. You did not want to know what I taught and what the Gospel is. He stands at the door who still soon teach you what it it if you do not mend your ways. You and everyone else must bear me witness that I have taught with all quietness, have
35 36

Lutero, id., p. 127. Lutero, id., p. 128.

23

contended energetically against rebellion, and have with the greatest diligence held and admonished subjects to obey and respect even your tyrannical and ravenous rule. In consequence, this rebellion cannot possibly be coming from me. But the prophets of murder, who admittedly hate me as much as they hate you, have come among this rabble. For mor than three years they have now been going about among these folk; and no one except me has been resisting them (SL 16, 261f)37 A revolta contra a autoridade , assim, contrria no s a revelao, mas prpria razo; ir de de um estado ruim para outro, pior. One dare not try to play into the hands of the mob, which is inclined to run wild even under normal conditions. Therefore it is better to take tem els from it than to allow it one handbreadth, nay, a fingerbreadth, in na emergency. It is better that the tyrants wrong the people a hundred times than that they wrong the tyrants once. If wrong is to be suffered, it is better to suffer it from the government than that the government suffer it from its subjects; for the mob has no moderation and knows none, and in every individual there are more than five tyrants. Now it is better to suffer wrong trom one tyrant, that is, from the ruler, than from unnumbered tyrants, that is, from the mob (SL 10,502)38 Estas so as idias bsicas de Lutero, e ele as manteve por toda a vida. Ele no os abandonou nem sequer quando confrontado pela difcil situao dos prncipes e territrios evanglicos depois das Dietas de Spira em 1529 e Augsburgo em 1530. Naquele momento considerava-se se os evanglicos poderiam oferecer resistncia armada contra o uso opressivo de fora pelo imperador. Lutero disse que eles no tinham nenhum direito de agir assim. De acordo com Escritura, concluiu ele, no h nenhuma circunstncia sob a qual um cristo pode se rebelar contra o seu governo quando este age injustamente. Pelo contrrio, o cristo deve suportar a opresso e injustia, principalmente se vm da parte do governo. O fato de que o imperador age injustamente no ab-roga sua autoridade imperial ou livra seus sditos do dever da obedincia, tanto quanto o imprio e os eleitores imperiais tratam-no como seu imperador e no o depe. No dizer do reformador, imperadores e prncipes freqentemente quebram as ordens de Deus e, contudo, permanecem imperadores e prncipes. O seu pecado no pe um fim para o governo e a dvida de obedincia de seus subordinados. No obstante, Lutero faz mais que aconselhar o suportar paciente do sofrimento. Sua opinio datada de 1529 e h pouco referida aponta para isso. Nela Lutero afirma que os eleitores imperiais no s elegem o imperador mas tambm podem depor um imperador que usa mal seu poder. Durante os anos seguinte Lutero desenvolveu esta posio mais completamente. Os advogados da poca demostraram que a lei imperial e a constituio do prprio imprio permitiram o uso de fora na resistncia a um uso
37 38

Lutero, in Plass, op. cit., p. 597. Lutero, id., pp. 599-600.

24

claramente injusto de poder. Lutero levou em conta isto mas no chegou a qualquer concluso sobre se esta aproximao jurdica era vlida - uma vez que, como um telogo, ele no era proficiente nem responsvel nesta rea. Ele escreve: We have placed this proposition before the jurists: If they find (as some think they do) that the imperial law teaches resistance as a matter of self-defense in such a case, we cannot check the course of temporal justice. For as theologians we are obliged to teach that a Christian is not to offer resistance but to suffer everything. Nor is he to plead the shift: Vim vi repeller licet (It is permissible to repel force by force). If therefore, the jurists are right in saying that a Christian may offer resistance, not as a Christian but as a citizen or membrum corporis politici (a member of the body politic), we let that pass. We speak de membris Christi et corporis ecclesiastici (about the members of Christ and the body ecclesiastical); we know well enough that a Christian as a citizen or membrum politici corporis may bear the sword and a temporal office. We have often written of this matter. But our officed will not allow our advising a membro politico to offer such resistance; nor are we acquainted with their statue law. They will have to take this responsibility upon their conscience. (SL 10, 568f)39 Lutero reconheceu que o prncipe, enquanto age como prncipe, uma "pessoa poltica", ou seja, ele no age por si prprio, mas cumpre o dever oficial de proteger os seus subordinados. Um prncipe no limitado ento simplesmente pela ordem do Sermo no Monte que probe para todo cristo que resista a mal. Como resultado, Lutero j no se props a exercer um veto teolgico definitivo no caso da deciso dos prncipes, sobre a base das razes legais referidas acima, a resistir ao imperador pela fora. Ele os fez responsveis pelas suas prprias decises e deixou-os aos seus prprios julgamentos e conscincias. "Eu lhes deixarei fazer isto, eu no sou responsvel", foi sua concluso. Ao mesmo tempo, porm, Lutero no deixa nenhuma dvida que a verdadeira atitude crist seria depender da ajuda de Deus e evitar resistncia como desnecessrio. Ancacronicamente, Lutero afirmou algo parecido com o dito de Voltaire, de que prefervel ser vtima de um nico leo que de dez mil ratos. Os camponeses revoltosos na Subia incorriam num erro duplo: de reivindicar um poder que no era seu e ainda abusar dele. As autoridade, pelo menos, costumam incorrer apenas neste ltimo. Esta era a posio dele em 1531. O cristo que recusa-se a obedecer o governo quando este lhe ordena transgredir o mandamento de Deus ou negar a verdade do evangelho ir ter problemas. Pode mesmo ser exigido dele fazer-se grandes sacrifcios. Ele deve, ento, estar preparado para fazer qualquer sacrifcio - a teologia da cruz de Lutero em ao. O cristo proibido de resistir ao seu governo ativamente. Sua nica alternativa, ento, emigrar. Como afirmou Karl Holl Lutero nunca chegou ao ponto de defender a resistncia
39

Lutero, id., p. 600.

25

entusiasticamente e cheio de convico interna40. Ou, ento, numa atitude de igual natureza, o cristo pode resistir passivamente e ciente das consequncias, mas sabendo que o prncipe no seu nico senhor. If temporal government wants people to render the sort of obedience shich makes obedience to God impossible, it is commiting a grievous and great sin. This is done when, for instance, government forbids the true doctrine, punishes its subjectos when they receive the Sacrament as Christ has ordained it, and forces people to engage in idolatrous practices with Masses for the dead, indulgences, prayers to saints, and other things. In these and other matters governmental authorities go beyond their office and want to hinder the obedience that belongs to God; for above all things God demands of us that we hear His Word and folow it at all times and in every instance. If the government makes this impossible, subjects should know that they ar not obliged to obey its commands; for it is written: 'We ought to obey God rather than men' (Act 5.29). And in the passage before us the Lord asks us to give not only to Caesar what is Caesar's but also to God what is God's. Now if temporal government wants to be angry because of this attitude and wants to punish its subjects by putting them under lock and key or even by takking their lives because of it, matters must be permitted to take their course, and people must hold to the comfort of the thought: The emperor or temporal government is our master, that is true; burt nonetheless he is not our only master. For we have na additional Lor, who is greater, namely, our Lord God in heave. Now if one of these two lords must be incensed by our becoming disobedient to either God or the emperor, it is better to anger the emperor with our disobedience than to anger God (SL 13a, 968f)41 Exceto nos casos em que nosso dever de obedecer a Deus nos impede de obedecer o governo, os cristos devem obedecer at mesmo um governo mau e tirnico que corrompe o pas e as seus cidados. Deve obedecer e suportar isto como uma pestilncia enviada por Deus - e como pecadores sempre a merecemos: "As humbly as I conduct myself when God sends me a sickness, so humbly should I conduct myself toward evil government, whih the same God also sends me (SL19,898)"42. Os pregadores e todos que so chamados com esse fim devem, por outro lado, pregar conscincia dos funcionrios administrativos, prevenindo-os a deixar de administrar a justia arbitrariamente e para o seu prprio lucro, e que comecem a administrar as leis no servio aos seus subordinados. Lutero afirmar a importncia de defraldar nossos prprios Pilatos: We are to rebuke our Pilates in their brazenness and defiance. But then they say: You are slandering and dishonoring the majesty of princes. To this we reply: We should and shall endure at their hands what they do to us; but we certainly do not inted to be quiet or say: Gracious Lord, you are doing what is right. For there is a great difference between these two: suffering injustice and violence and being quiet about

40 41

Holl, in Althaus, op. cit., p. 130. Lutero, in Plass, op. cit., p. 601. 42 Lutero, id., p. 592.

26

it. One shoud suffer injustice and violence, but one is not to remain quiet. For a Christian should testify to the truth and die for the sake of the truth. (SL 8, 935f)43 Quando tais exortaes no fazem nenhum efeito as pessoas tm que suportar tudo o que o governo faz. "For the governing authority must not be resisted by force, but only by confession of the truth. If it is influenced by this, well and good; if not, you are excused; you suffer wrong for God's sake"44. A posio de Lutero reflete consistentemente seu profundo pessimismo teolgico com respeito a esse mundo e sua histria. Este mundo no passa de um "cabar do diabo". Deus o sujeitou a senhoria do diabo. Sob tais circunstncia no podemos esperar nada alm de desastres - entre eles, a tirania dos governantes. Mas o cristo no deve chocar-se com isso; antes, deve maravilhar-se de que atravs da bondade e misericrdia de Deus a situao ainda to boa quanto .

CONCLUSO
43 44

Lutero, id. ibid. Lutero, in Althaus, op. cit., p. 131.

27

Diz-se que um pensador, ainda que falecido, permanece vivo se ainda hoje se pode dialogar com ele atravs de seu pensamento. Se de fato assim, Lutero est mais vivo do que nunca. E no est apenas vivo; est tambm incompreendido. As causas dessa inompreenso da posio de Lutero frente a questo da possibilidade ou no da desobedincia civil residem exatamente na incompreenso de sua doutrina dos Reinos. preciso, portanto, resgat-la para compreend-lo. Como vimos, Lutero foi sincero: deixou a questo jurdica em aberto. Ele prega aos membros do corpo de Cristo e membros da igreja. A estes a pregao no deve ser outra alm da obedincia sob a consolao da dependncia e da soberania de Deus acima dos governnates seculares. Deixa, porm, aberta a porta do dilogo e da admoestao. Os cristos, munidos somente da Lei do Amor, e no das armas, precisam participar, admoestar, prevenir as autoridades. Se a autoridade pretende praticar algum ato injusto vista da igreja, a condescendncia dos cristos ser o seu pecado. Mas como o reformador mesmo constatou, esta uma tarefa herclea e impossvel, pois o mundo est sujeito ao diabo. Contudo, esse o testemunho que os cristos tm a responsabilidade de prestar. E se o professor Martin Dreher estiver correto ao afirmar que Lutero no escreveu uma tica para qualquer poca, e sim para uma poca de crise, cremos que agora uma poca particularmente interessante para ler Lutero.

BIBLIOGRAFIA

28

Althaus, Paul (1982). The Ethics of Martin Luther (Trad. Robert C. Schultz). Philadelphia: Fortress Press. 3 reimpresso. 168 pp. Dreher, Martin (1984). "Luteranismo e Participao Poltica", in Reflexes em torno de Lutero. So Leopoldo: Sinodal. Pp 121-33 Ebeling, Gerhard. (1988). O Pensamento de Lutero. Uma Introduo (Trad. Helberto Michel). So Leopoldo: Sinodal. 225 pp.. Forell, George W. (1983) tica da Deciso - Introduo tica Crist. (Trad. Walter Mller) So Leopoldo: Sinodal. 3 ed. 200 pp Honnefelder, Ludger, (1996) "Rationalization and Natural Law - Max Weber's and Ernst Troeltsch's interpretation of the medieval doctrine of natural law", in De Boni, Luiz Alberto (org.), Idade Mdia: tica e Poltica. Porto Alegre: EDIPUCRS. 2 ed. Pp. 259-75 Lutero, Martinho (1989). "Das Boas Obras", in Obras Selecionadas. Vol. 2: O Programa da Reforma - Escritos de 1520. So Leopoldo/Porto Alegre: Sinodal/Concrdia. 1989. Pp. 97170. _____________. (1996). Obras Selecionadas. Vol. 6: tica: Fundamentao da tica Poltica. So Leopoldo/Porto Alegre: Sinodal/Concrdia. Pp. 9-19, 79-121, 271-84, 467-84. Pauprio, A Machado (1978) O Direito Poltico de Resistncia. Rio de Janeiro: Forense. 2 ed. Pp. 73-6. Plass, Ewald M. (1986). What Luther Says. A Practical in-Home Anthology for the Active Christian. Saint Louis: Concdia. 8 impresso. 1667 pp. Vdrine, Hlne (1971). As Filosofias do Renascimento. (Trad. Marrina Alberty). Coleo Saber. Portugal: Publicaes Europa-Amrica. Pp.104-11 Weber, Max (1967). A tica Protestante e o Esprito do Capitalismo. (Trad. M. Irene e Tams J. M. K. Szmrecsany). So Paulo: Livraria Pioneira. 233 pp.

Potrebbero piacerti anche