Sei sulla pagina 1di 40

1.

O que o GNU/Debian
O Debian um sistema operacional (SO) livre para seu computador. Um sistema operacional um conjunto de programas bsicos e utilitrios que fazem seu computador funcionar. O Debian usa o kernel Linux, mas grande parte das ferramentas do sistema operacional vm do projeto GNU, da o nome GNU/Linux. O Debian GNU/Linux mais que um simples SO: ele vem com mais de 18733 pacotes contendo softwares pr-compilados e distribudos em um bom formato, que torna fcil a instalao deles na sua mquina. A ltima verso estvel do Debian 4.0, codinome etch. A ltima atualizao desta verso foi feita em 8 de Abril de 2007.

1.1. Quando surgiu?


O Debian foi iniciado em agosto de 1993 por Ian Murdock, como uma nova distribuio que seria feita abertamente, no esprito do Linux e do projeto GNU. O Debian deveria ser feito cuidadosamente e conscienciosamente e ser mantido e suportado com cuidado similar. Ele comeou como um grupo pequeno de desenvolvedores de Software Livre e cresceu gradualmente para se tornar uma comunidade grande e bem organizada de desenvolvedores e usurios. Debian pronunciado /de.bi.n/. e o nome vem do nome de seu criador, Ian Murdock, e sua esposa, Debra.

1.2. Stable, Testing e Unstable


O desenvolvimento da distribuio Debian segue um rgido controle de qualidade. A verso conhecida como estvel (stable) exaustivamente testada e corrigida. Quando o conjunto de pacotes atinge esta maturidade, eles so congelados (freeze) na verso em que esto, e uma nova verso estvel lanada. O intervalo de tempo entre o lanamento de duas verses estveis pode levar 1 ou at 2 anos. O compromisso com a qualidade, ao contrrio de outras distribuies que soltam releases incompletos, devido as presses de mercado. Isto motivo de alguma confuso para aqueles no habituados a utilizar o Debian. Quando uma nova verso de um pacote lanada, digamos o GNOME 2.12, ele no includo na verso estvel, que disponibiliza apenas a srie 2.8 . Somente problemas graves, como um bug de segurana, que permitem a alterao de um pacote da distribuio estvel. Digamos que a verso estvel do Debian esteja utilizando o Apache 1.3.33. Se um bug de segurana for encontrado neste pacote, o time de desenvolvimento do Apache vai lanar a verso corrigida com o nmero 1.3.33, por exemplo. O time de desenvolvimento do Debian tambm vai corrigir o pacote, mas o nmero verso dele ser alterado para 1.3.33-1, por exemplo. Algum no habituado com o Debian pode achar que est usando uma verso errada. Na estrutura de diretrios do software a nova verso do Debian est nas rvores teste e instvel. O time de desenvolvimento coloca seus pacotes
Pgina NR.1/40

na rvore experimental. Em seguida os pacotes so migrados para a instvel e, apos algum tempo, eles so migrados para a rvore teste. Isto significa que ele j teve um tempo suficiente para testes e no apresentou problemas. possvel fazer a instalao de um sistema com a rvore teste, mas isso exige conhecimento para resolver problemas com pacotes jovens. A verso instvel exige grande conhecimento e capacidade de resolver problemas de configurao e instalao. O Debian tem sempre trs verses em manuteno constante: stable, testing e unstable.

1.2.1. Stable
A distribuio stable contm a ltima distribuio oficialmente lanada pela Debian. Essa a verso de produo do Debian, ela a recomendada primariamente. A distribuio stable do Debian GNU/Linux est atualmente na verso 5.0 e seu codinome lenny. Ela foi lanada em 14 de fevereiro de 2009.

1.2.2. Testing
A distribuio testing contm pacotes que no foram aceitos numa verso stable ainda, mas eles j esto na fila para serem aceitos. A principal vantagem de usar essa distribuio que ela tem verses mais novas dos programas. A atual distribuio testing squeeze.

1.2.3. Unstable
na distribuio unstable que o desenvolvimento ininterrupto do Debian ocorre. Geralmente, os usurios dessa distribuio so os prprios desenvolvedores e pessoas que gostam de emoes fortes. A distribuio unstable sempre possu o codinome sid.

1.3. Main, Contrib e Non-Free


Todos os pacotes includos distribuio oficial do Debian so livres de acordo com a Definio Debian de Software Livre (http://www.debian.org/intro/free). Isso assegura uso livre e redistribuio de pacotes com seu cdigo fonte completo. A distribuio oficial do Debian a que est contida na seo main do repositrio do Debian. Como um servio para nossos usurios, provemos pacotes em sees separadas que no podem ser includas na distribuio main por causa de uma licena restritiva ou problemas legais. Os pacotes podem ser classificados quanto ao tipo de Licena de Software que seguem. No site do Debian podemos encontrar a seguinte explicao: Contrib - Pacotes nessa rea so livremente licenciados pelo detentor do copyright mas dependem de outros pacotes que no so livres.
Pgina NR.2/40

Non-Free - Pacotes nessa rea tm algumas condies na licena que restringem o uso ou redistribuio do software. Non-US/Main - Pacotes nessa rea so livres mas no podem ser exportados de um servidor nos EUA. Non-US/Non-Free - Pacotes nessa rea tm algumas condies na licena que restringem o uso ou redistribuio do software. Eles no podem ser exportados dos EUA porque eles so pacotes de criptografia que no so reconhecidos pelo procedimento de controle de exportaes, que usado para os pacotes que esto no Main. Ou ento eles no podem ser armazenados em um servidor nos EUA porque eles esto envolvidos com problema de patentes. Pacotes nessa rea no cessariamente custam dinheiro, mas tm algumas condies onerosas na licena restringindo o uso ou distribuio do software. Non-US/Main e Non-US/Non-Free - Esses pacotes no podem ser exportados dos EUA, eles so em sua maioria pacotes de software de criptografia ou software que est obstrudo por problemas com patentes. A maioria deles livre mas alguns so no-livres. Note que os mesmos pacotes podem aparecer em muitas distribuies, mas com nmeros de verso diferentes.

2. Parties, Sistemas de Arquivos e Diretrios


2.1. Parties
So divises existentes no disco rgido que marcam onde comea onde terminam um sistema de arquivos. Por causa destas divises, ns podemos usar mais de um Sistema Operacional no mesmo computador, ou dividir o disco rgido em uma ou mais partes para ser usado por um nico Sistema Operacional. Aps criada e formatada, a partio ser identificada como um dispositivo no diretrio /dev e dever ser montada para permitir seu uso no sistema. No Linux, os dispositivos existentes em seu computador so identificados por um arquivo referente a este dispositivo no diretrio /dev. A identificao de discos rgidos no Linux feita da seguinte forma: /dev/hda1 | | || | | | |__ Indica o nmero da partio do HD. | | |___ Letra que indica o HD (a=primeiro, b=segundo...). | |_____ Sigla que indica o tipo do HD (hd=ide, sd=scsi ou sata). |________ Diretrio onde so armazenados dispositivos do sistema.

2.2. Sistema de Arquivos


criado durante a "formatao" da partio do disco. Aps a formatao, toda a estrutura para leitura/gravao de arquivos e diretrios
Pgina NR.3/40

pelo Sistema Operacional estar pronta para ser usada. Normalmente este passo feito durante a instalao de sua distribuio Linux. Cada sistema de arquivos tem uma caracterstica em particular mas seu propsito o mesmo: Oferecer ao Sistema Operacional a estrutura necessria para ler/gravar os arquivos/diretrios.

2.3. Estrutura de Diretrios


O Linux acessa as parties existentes nos discos rgidos e disquetes atravs de diretrios. Os diretrios que so usados para acessar (montar) parties, so chamados de Pontos de Montagem. No DOS, cada letra de unidade (C:, D:, E:) identifica uma partio de disco. No Linux, os pontos de montagem fazem parte da grande estrutura do sistema de arquivos raiz. O sistema GNU/Linux possui a seguinte estrutura bsica de diretrios organizados segundo o FHS (Filesystem Hierarchy Standard): / /bin /boot Diretrio Raiz ou sistema Raiz Contm arquivos de programas do sistema que so usados com freqncia pelos usurios. Contm arquivos necessrios para inicializao do sistema.

/cdrom Ponto de montagem de unidades de CD-ROM. /dev /etc Contm arquivos usados para acessar dispositivos existentes no computador. Arquivos de configurao de seu computador.

/floppy Ponto de montagem de unidades de disquetes. /home /lib Diretrios contendo os arquivos dos usurios. Bibliotecas compartilhadas pelos programa do sistema e mdulos do kernel.

/media, Pontos de montagem de outros dispositivos e unidades de rede. /mnt Sistema de arquivos do kernel. Este diretrio no existe em seu disco rgido, ele colocado l pelo kernel e usado por diversos programas que fazem sua leitura, verificam configuraes do sistema ou modificar o funcionamento de dispositivos do sistema atravs da alterao em seu arquivos. Diretrio do usurio root. Diretrio de programas usados pelo administrao e controle do funcionamento do sistema. superusurio para

/proc

/root /sbin /tmp

Diretrio para armazenamento de arquivos temporrios criados por programas.

Pgina NR.4/40

/usr /var

Contm maior parte de seus programas. Normalmente acessvel somente como leitura. Contm maior parte dos arquivos que so gravados com freqncia pelos programas do sistema.

2.4. Por que Criar Vrias Parties ?


Vamos citar apenas uma razo, que justamente a segurana. Caso venha ocorrer algum tipo de corrupo do sistema de arquivos, somente aquela partio ser afetada, e desta forma, voc ter apenas que restaurar (atravs de backups que tenha feito) ou refazer aquela partio, no necessitando realizar qualquer tipo de ajustes em outras partes do sistema. Hoje em dia, basicamente os usurios fazem pelo menos 4 parties: /boot partio para os arquivos de inicializao. / - partio para o sistema raiz. swap partio para memria virtual. /home partio para os dados dos usurios. Muitos usurios avanados, assim como empresas de mdio e grande porte, se sentem mais seguros colocando os diretrios cruciais do sistema em parties separadas.

3. Saindo/Reiniciando do/o Sistema


Os comandos de reinicializao e de desligamento, somente podem ser utilizados pelo usurio root. Comando Logout ou Exit Descrio Utilizado pelo usurio para encerrar as atividades de sua conta e voltar a tela de solicitao de login

reboot ou shutdown -r utilizado pelo usurio root para reiniciar o sistema. shutdown -h now ou halt utilizado pelo usurio root para desligar o sistema imediatamente.

H ainda uma alternativa para que qualquer usurio possa reiniciar o sistema, bastando usar a combinao das teclas <CTRL> + <ALT> + <DEL>, mas isto pode ser desabilitado no arquivo /etc/inittab .

4. Conceitos Bsicos de Utilizao


4.1. Terminais Virtuais (Consoles)
Terminal (ou console) o conjunto de teclado e tela conectados em seu computador. O GNU/Linux, faz uso de sua caracterstica multi-usuria usando
Pgina NR.5/40

os "terminais virtuais". Um terminal virtual, uma segunda seo de trabalho completamente independente de outras, que pode ser acessada no computador local ou remotamente. No Linux, em modo texto, voc pode acessar outros terminais virtuais pressionando a tecla <ALT> e depois <F1> a <F6>. Cada tecla de funo, corresponde a um nmero de terminal do 1 ao 6 (o stimo usado por padro pelo ambiente grfico X). O GNU/Linux possui mais de 63 terminais virtuais, mas apenas 6 esto disponveis inicialmente por motivos de economia de memria RAM (cada terminal virtual ocupa aproximadamente 350 Kb de memria RAM). Se estiver usando o modo grfico, voc deve segurar <CTRL> + <ALT> enquanto pressiona uma tecla de <F1> a <F6>.

4.2. Background e Foreground


O Linux gerencia seus processos (programas executando na memria) utilizando o conceito de Background e Foreground. De forma simplificada, Foreground significa que os programas sero executados em 1 plano, ou seja, o programa ir utilizar a console corrente de maneira interativa, no permitindo que o usurio use esta console para qualquer outra atividade. De forma contrria, Background significa que os programas sero executados em 2 plano, ou seja, eles sero executados de maneira nointerativa sendo que o console no ficar ocupado e o usurio poder utilizlo para outras finalidades.

4.3. Automao na Console


Por padro, o Debian utiliza um interpretador de comandos (shell) chamado Bash. O Bash inclui vrias facilidades para o usurio, entre eles a auto-complementao e uma combinao de teclas de funcionalidades. Abordaremos neste tpico alguns recursos bsicos que o usurio dever possuir conhecimento para melhorar a sua experincia na utilizao da console ou terminais virtuais: Comando CTRL + C CTRL + Z CTRL + I CTRL + A CTRL + E CTRL + D CTRL + U Resultado Termina a execuo de um programa que esteja sendo executado em 1 plano. Para (pausa) a execuo de um programa que esteja sendo executado em 1 plano. Limpa a tela. Posiciona o cursor no inicio da linha. Posiciona o cursor no final da linha. Sa do sistema (logout). Apaga as expresses a partir do ponto onde o cursor est at o inicio da linha.

Pgina NR.6/40

CTRL + Y CTRL + R TAB

Insere o trecho apagado a partir da posio do cursor. Realiza uma busca no histrico de comandos executados. Auto-complementao. Basta digitar parte de um nome de arquivo/diretrio ou comando e pressionar <TAB> para que o Bash complete a expresso para usurio.

5. Comandos Bsicos
5.1. Comandos para manipulao de diretrio
Abaixo comandos teis para a manipulao de diretrios.

5.1.1. ls
Lista os arquivos de um diretrio. ls [opes] [caminho/arquivo] [caminho1/arquivo1] ... onde: caminho/arquivo Diretrio/arquivo que ser listado. caminho1/arquivo1 Outro Diretrio/arquivo que ser listado. Podem ser feitas vrias listagens de uma s vez. Opes -a, --all Lista todos os arquivos (inclusive os ocultos) de um diretrio. -A, --almost-all Lista todos os arquivos (inclusive os ocultos) de um diretrio, exceto o diretrio atual e o de nvel anterior. -B, --ignore-backups No lista arquivos que terminam com ~ (Backup). --color=PARAM Mostra os arquivos em cores diferentes, conforme o tipo de arquivo. PARAM pode ser: never - Nunca lista em cores (mesma coisa de no usar o parmetro -color). always - Sempre lista em cores conforme o tipo de arquivo. auto - Somente colore a listagem se estiver em um terminal. -d, --directory Lista os nomes dos diretrios ao invs do contedo. -f No classifica a listagem. -F
Pgina NR.7/40

Insere um caracter aps arquivos executveis ('*'), diretrios ('/'), soquete ('='), link simblico ('@') e pipe ('|'). Seu uso til para identificar de forma fcil tipos de arquivos nas listagens de diretrios. -G, --no-group Oculta a coluna de grupo do arquivo. -h, --human-readable Mostra o tamanho dos arquivos em Kbytes, Mbytes, Gbytes. -H Faz o mesmo que -h, mas usa unidades de 1000 ao invs de 1024 para especificar Kbytes, Mbytes, Gbytes. -l Usa o formato longo para listagem de arquivos. Lista as permisses, data de modificao, donos, grupos etc. -n Usa a identificao de usurio e grupo numrica ao invs dos nomes. -L, --dereference Lista o arquivo original e no o link referente ao arquivo. -o Usa a listagem longa sem os donos dos arquivos (mesma coisa que -lG). -p Mesma coisa que -F, mas no inclui o smbolo '*' em arquivos executveis. Esta opo tpica de sistemas Linux. -R Lista diretrios e sub-diretrios recursivamente. Uma listagem feita com o comando ls -la normalmente mostrada da seguinte maneira: -rwxr-xr-- 1 marcius gga 8192 nov 4 16:00 teste Abaixo as explicaes de cada parte: -rwxr-xr-- So as permisses de acesso ao arquivo teste. A primeira letra (da esquerda) identifica o tipo do arquivo, se tiver um d um diretrio, se tiver um "-" um arquivo normal. As outras informaes so: 1 Se for um diretrio, mostra a quantidade de sub-diretrios existentes dentro dele. Caso for um arquivo, ser 1. marcius Nome do dono do arquivo teste. gga Nome do grupo que o arquivo teste pertence. 8192 Tamanho do arquivo (em bytes). nov Ms da criao/ltima modificao do arquivo. 4 Dia que o arquivo foi criado. 16:00 Hora em que o arquivo foi criado/modificado. Se o arquivo foi criado h mais de um ano, em seu lugar mostrado o ano da criao do arquivo. teste Nome do arquivo.
Pgina NR.8/40

Exemplos do uso do comando ls: ls - Lista os arquivos do diretrio atual. ls /bin /sbin - Lista os arquivos do diretrio /bin e /sbin ls -la /bin - Listagem completa (vertical) dos arquivos do diretrio /bin inclusive os ocultos.

5.1.2. cd
Entra em um diretrio. Voc precisa ter a permisso de execuo para entrar no diretrio. cd [diretrio] onde: diretrio Diretrio que deseja entrar. Exemplos: Usando cd sem parmetros ou cd ~, voc retornar ao seu diretrio de usurio (diretrio home). cd / - retornar ao diretrio raiz. cd - retornar ao diretrio anteriormente acessado. cd .. - sobe um diretrio. cd ../[diretrio] - sobe um diretrio e entra imediatamente no prximo (por exemplo, quando voc est em /usr/sbin, voc digita cd ../bin, o comando cd retorna um diretrio (/usr) e entra imediatamente no diretrio bin (/usr/bin).

5.1.3. pwd
Mostra o nome e caminho do diretrio atual. Voc pode usar o comando pwd para verificar em qual diretrio se encontra (caso seu aviso de comandos no mostre isso).

5.1.4. mkdir
Cria um diretrio no sistema. Um diretrio usado para armazenar arquivos de um determinado tipo. O diretrio pode ser entendido como uma pasta onde voc guarda seus papeis (arquivos). Como uma pessoa organizada, voc utilizar uma pasta para guardar cada tipo de documento, da mesma forma voc pode criar um diretrio vendas para guardar seus arquivos relacionados com vendas naquele local. mkdir [opes] [caminho/diretrio] [caminho1/diretrio1] onde: caminho Caminho onde o diretrio ser criado. diretrio Nome do diretrio que ser criado. Opes
Pgina NR.9/40

--verbose Mostra uma mensagem para cada diretrio criado. As mensagens de erro sero mostradas mesmo que esta opo no seja usada. -p, --parents Cria os diretrios de nvel superior (diretrios pai) do diretrio que est sendo criado, caso eles no existo. Para criar um novo diretrio, voc deve ter permisso de gravao. Por exemplo, para criar um diretrio em /tmp com o nome de teste que ser usado para gravar arquivos de teste, voc deve usar o comando mkdir /tmp/teste. Podem ser criados mais de um diretrio com um nico comando (mkdir /tmp/teste /tmp/teste1 /tmp/teste2).

5.1.5. rmdir
Remove um diretrio do sistema. Este comando faz exatamente o contrrio do mkdir. O diretrio a ser removido deve estar vazio e voc deve ter permisso de gravao para remove-lo. rmdir [caminho/diretrio] [caminho1/diretrio1] onde: caminho Caminho do diretrio que ser removido. diretrio Nome do diretrio que ser removido. necessrio que esteja um nvel acima do diretrio(s) que ser(o) removido(s). Para remover diretrios que contenham arquivos, use o comando rm com a opo -r. Por exemplo, para remover o diretrio /tmp/teste voc deve estar no diretrio tmp e executar o comando rmdir teste.

5.2. Comandos para manipulao de Arquivos 5.2.1. cat


Mostra o contedo de um arquivo binrio ou texto. cat [opes] [diretrio/arquivo] [diretrio1/arquivo1] diretrio/arquivo Localizao do arquivo que deseja visualizar o contedo. Opes -n, --number Mostra o nmero das linhas enquanto o contedo do arquivo mostrado. -s, --squeeze-blank No mostra mais que uma linha em branco entre um pargrafo e outro. Pgina NR.10/40

L a entrada padro. O comando cat trabalha com arquivos texto. Use o comando zcat para ver diretamente arquivos compactados com gzip. Exemplo: cat /usr/doc/copyright/GPL

5.2.2. tac
Mostra o contedo de um arquivo binrio ou texto (como o cat) s que em ordem inversa. tac [opes] [diretrio/arquivo] [diretrio1/arquivo1] diretrio/arquivo Localizao do arquivo que deseja visualizar o contedo Opes -s [string] Usa o [string] como separador de registros. L a entrada padro. Exemplo: tac /usr/doc/copyright/GPL

5.2.3. rm
Apaga arquivos. Tambm pode ser usado para apagar diretrios e sub-diretrios vazios ou que contenham arquivos. rm [opes][caminho][arquivo/diretrio] onde: caminho Localizao do arquivo que deseja apagar. Se omitido, assume que o arquivo esteja no diretrio atual. arquivo/diretrio Arquivo que ser apagado. Opes -i, --interactive Pergunta antes de remover, esta ativada por padro. -v, --verbose Mostra os arquivos na medida que so removidos. -r, --recursive Usado para remover arquivos em sub-diretrios. Esta opo tambm pode ser usada para remover sub-diretrios. -f, --force Remove os arquivos sem perguntar. -- arquivo Remove arquivos/diretrios que contm caracteres especiais.
Pgina NR.11/40

O separador "--" funciona com todos os comandos do shell e permite que os caracteres especiais como "*", "?", "-", etc. sejam interpretados como caracteres comuns. Use com ateno o comando rm, uma vez que os arquivos e diretrios forem apagados, eles no podero ser mais recuperados. Exemplos: rm teste.txt - Apaga o arquivo teste.txt no diretrio atual. rm *.txt - Apaga todos os arquivos do diretrio atual que terminam com .txt. rm *.txt teste.novo - Apaga todos os arquivos do diretrio atual que terminam com .txt e tambm o arquivo teste.novo. rm -rf /tmp/teste/* - Apaga todos os arquivos e sub-diretrios do diretrio /tmp/teste mas mantm o sub-diretrio /tmp/teste. rm -rf /tmp/teste - Apaga todos os arquivos e sub-diretrios do diretrio /tmp/teste, inclusive /tmp/teste. rm -f -- --arquivo-- - Remove o arquivo de nome arquivo--.

5.2.4. cp
Copia arquivos. cp [opes] [origem] [destino] onde: origem Arquivo que ser copiado. Podem ser especificados mais de um arquivo para ser copiado usando Coringas. destino O caminho ou nome de arquivo onde ser copiado. Se o destino for um diretrio, os arquivos de origem sero copiados para dentro do diretrio. Opes i, --interactive Pergunta antes de substituir um arquivo existente. -f, --force No pergunta, substitui todos os arquivos caso j exista. -r Copia arquivos dos diretrios e subdiretrios da origem para o destino. recomendvel usar -R ao invs de -r. -R, --recursive Copia arquivos e sub-diretrios (como a opo -r) e tambm os arquivos especiais FIFO e dispositivos. -v, --verbose Mostra os arquivos enquanto esto sendo copiados. O comando cp copia arquivos da ORIGEM para o DESTINO. Ambos
Pgina NR.12/40

origem e destino tero o mesmo contedo aps a cpia. Exemplos: cp teste.txt teste1.txt - Copia o arquivo teste.txt para teste1.txt. cp teste.txt /tmp - Copia o arquivo teste.txt para dentro do diretrio /tmp. cp * /tmp - Copia todos os arquivos do diretrio atual para /tmp. cp /bin/* . - Copia todos os arquivos do diretrio /bin para o diretrio em que nos encontramos no momento. cp -R /bin /tmp - Copia o diretrio /bin e todos os arquivos/subdiretrios existentes para o diretrio /tmp. cp -R /bin/* /tmp - Copia todos os arquivos do diretrio /bin (exceto o diretrio /bin) e todos os arquivos/sub-diretrios existentes dentro dele para / tmp. cp -R /bin /tmp - Copia todos os arquivos e o diretrio /bin para /tmp.

5.2.5. mv
Move ou renomeia arquivos e diretrios. O processo semelhante ao do comando cp mas o arquivo de origem apagado aps o trmino da cpia. mv [opes] [origem] [destino] onde: origem Arquivo/diretrio de origem. destino Local onde ser movido ou novo nome do arquivo/diretrio. Opes -f, --force Substitui o arquivo de destino sem perguntar. -i, --interactive Pergunta antes de substituir. o padro. -v, --verbose Mostra os arquivos que esto sendo movidos. O comando mv copia um arquivo da ORIGEM para o DESTINO (semelhante ao cp), mas aps a cpia, o arquivo de ORIGEM apagado. Exemplos: mv teste.txt teste1.txt - Muda o nome do arquivo teste.txt para teste1.txt. mv teste.txt /tmp - Move o arquivo teste.txt para /tmp. Lembre-se que o arquivo de origem apagado aps ser movido. mv teste.txt teste.new (supondo que teste.new j exista) - Copia o arquivo teste.txt por cima de teste.new e apaga teste.txt aps terminar a cpia.

Pgina NR.13/40

5.3. Comandos Diversos 5.3.1. clear


Limpa a tela e posiciona o cursor no canto superior esquerdo do vdeo. clear

5.3.2. date
Permite ver/modificar a Data e Hora do Sistema. Voc precisa estar como usurio root para modificar a data e hora. date MesDiaHoraMinuto[AnoSegundos] onde: MesDiaHoraMinuto[AnoSegundos] So respectivamente os nmeros do ms, dia, hora e minutos sem espaos. Opcionalmente voc pode especificar o Ano (com 2 ou 4 dgitos) e os Segundos. +[FORMATO] Define o formato da listagem que ser usada pelo comando date. Os seguintes formatos so os mais usados: %d - Dia do Ms (00-31). %m - Ms do Ano (00-12). %y - Ano (dois dgitos). %Y - Ano (quatro dgitos). %H - Hora (00-24). %I - Hora (00-12). %M - Minuto (00-59). %j - Dia do ano (1-366). %p - AM/PM (til se utilizado com %d). %r - Formato de 12 horas completo (hh:mm:ss AM/PM). %T - Formato de 24 horas completo (hh:mm:ss). %w - Dia da semana (0-6). Outros formatos podem ser obtidos atravs da pgina de manual do date. Para maiores detalhes, veja a pgina de manual do comando date. Para ver a data atual digite: date Se quiser mudar a Data para 25/12 e a hora para 08:15 digite: date 12250815 . Para mostrar somente a data no formato dia/ms/ano: date +%d/%m/%Y .

5.3.3. df
Mostra o espao livre/ocupado de cada partio. df [opes] onde:
Pgina NR.14/40

Opes -a Inclui sistemas de arquivos com 0 blocos. -h, --human-readable Mostra o espao livre/ocupado em Mb, Kb, Gb ao invs de blocos. -H Idntico a -h mas usa 1000 ao invs de 1024 como unidade de clculo. -k Lista em Kbytes. -l Somente lista sistema de arquivos locais. -m Lista em Mbytes (equivalente a --block-size=1048576). Exemplos: df df -h df -t vfat

5.3.4. ln
Cria links para arquivos e diretrios no sistema. O link um mecanismo que faz referncia a outro arquivo ou diretrio em outra localizao. O link em sistemas GNU/Linux faz referncia reais ao arquivo/diretrio podendo ser feita cpia do link (ser copiado o arquivo alvo), entrar no diretrio (caso o link faa referncia a um diretrio), etc. ln [opes] [origem] [link] Onde: origem Diretrio ou arquivo de onde ser feito o link. link Nome do link que ser criado. Opes -s Cria um link simblico. Usado para criar ligaes com o arquivo/diretrio de destino. -v Mostra o nome de cada arquivo antes de fazer o link. -d Cria um hard link para diretrios. Somente o root pode usar esta opo. Existem 2 tipos de links: simblicos e hardlinks. O link simblico cria um arquivo especial no disco (do tipo link) que
Pgina NR.15/40

tem como contedo o caminho para chegar at o arquivo alvo (isto pode ser verificado pelo tamanho do arquivo do link). Use a opo -s para criar links simblicos. O hardlink faz referncia ao mesmo inodo do arquivo original, desta forma ele ser perfeitamente idntico, inclusive nas permisses de acesso, ao arquivo original. Ao contrrio dos links simblicos, no possvel fazer um hardlink para um diretrio ou fazer referncia a arquivos que estejam em parties diferentes. Observaes: Se for usado o comando rm com um link, somente o link ser removido. Se for usado o comando cp com um link, o arquivo original ser copiado ao invs do link. Se for usado o comando mv com um link, a modificao ser feita no link. Se for usado um comando de visualizao (como o cat), o arquivo original ser visualizado. Exemplos: Cria o link /dev/modem para o arquivo /dev/ttyS1. ln -s /dev/ttyS1 /dev/modem Cria um link ~/tmp para o diretrio /tmp. ln -s /tmp ~/tmp

5.3.5. du
Mostra o espao ocupado por arquivos e sub-diretrios do diretrio atual. du [opes] Onde: Opes -a, --all Mostra o espao ocupado por todos os arquivos. -b, --bytes Mostra o espao ocupado em bytes. -c, --total Faz uma totalizao de todo espao listado. -D No conta links simblicos. -h, --human Mostra o espao ocupado em formato legvel por humanos (Kb, Mb) ao invs de usar blocos. -H Como o anterior mas usa 1000 e no 1024 como unidade de
Pgina NR.16/40

clculo. -k Mostra o espao ocupado em Kbytes. -m Mostra o espao ocupado em Mbytes. -S, --separate-dirs No calcula o espao ocupado por sub-diretrios. Exemplo: du -h du -hc

5.3.6. find
Procura por arquivos/diretrios no disco. find pode procurar arquivos atravs de sua data de modificao, tamanho etc atravs do uso de opes. O find, ao contrrio de outros programas, usa opes longas atravs de um "-". find [diretrio] [opes/expresso] Onde: diretrio Inicia a procura neste diretrio, percorrendo todos os seus sub-diretrios. Opes/expresso -name [expresso] Procura pelo nome [expresso] nos nomes de arquivos e diretrios processados. -depth Processa os sub-diretrios primeiro antes de processar os arquivos do diretrio principal. -maxdepth [num] Faz a procura at [num] sub-diretrios dentro do diretrio que est sendo pesquisado. -mindepth [num] No faz nenhuma procura em diretrios menores que [num] nveis. -mount, -xdev No faz a pesquisa em sistemas de arquivos diferentes daquele de onde o comando find foi executado. -size [num] Procura por arquivos que tiverem o tamanho [num]. [num] pode ser antecedido de "+" ou "-" para especificar um arquivo maior ou menor que [num]. A opo -size pode ser seguida de: b - Especifica o tamanho em blocos de 512 bytes. o padro caso [num] no seja acompanhado de nenhuma letra.
Pgina NR.17/40

c - Especifica o tamanho em bytes. k - Especifica o tamanho em Kbytes. -type [tipo] Procura por arquivos do [tipo] especificado. Os seguintes tipos so aceitos: b bloco c caracter d diretrio p pipe f - arquivo regular l - link simblico s sockete A maior parte dos argumentos numricos podem ser precedidos por "+" ou "-". Para detalhes sobre outras opes e argumentos, consulte a pgina de manual. Exemplo: Procura no diretrio raiz e sub-diretrios um arquivo/diretrio chamado grep. find / -name grep Procura no diretrio raiz e sub-diretrios at o terceiro nvel, um arquivo/diretrio chamado grep. find / -name grep -maxdepth 3 Procura no diretrio atual e sub-diretrios um arquivo com tamanho maior que 1000 kbytes (1Mbyte). find . -size +1000k

5.3.7. free
Mostra detalhes sobre a utilizao da memria RAM do sistema. free [opes] onde: Opes -b Mostra o resultado em bytes. -k Mostra o resultado em Kbytes. -m Mostra o resultado em Mbytes. -o Oculta a linha de buffers. -t Mostra uma linha contendo o total. -s [num]
Pgina NR.18/40

Mostra a utilizao da memria a cada [num] segundos. O free uma interface ao arquivo /proc/meminfo.

5.3.8. grep
Procura por um texto dentro de um arquivo(s) ou no dispositivo de entrada padro. grep [expresso] [arquivo] [opes] onde: expresso palavra ou frase que ser procurada no texto. Se tiver mais de duas palavras voc deve identifica-la com aspas "" caso contrrio o grep assumir que a segunda palavra o arquivo! arquivo Arquivo onde ser feita a procura. Opes -A [nmero] Mostra o [nmero] de linhas aps a linha encontrada pelo grep. -B [nmero] Mostra o [nmero] de linhas antes da linha encontrada pelo grep. -f [arquivo] Especifica que o texto que ser localizado, est no arquivo [arquivo]. -h, --no-filename No mostra os nomes dos arquivos durante a procura. -i, --ignore-case Ignora diferena entre maisculas e minsculas no texto procurado e arquivo. -n, --line-number Mostra o nome de cada linha encontrada pelo grep. -U, --binary Trata o arquivo que ser procurado como binrio. Se no for especificado o nome de um arquivo ou se for usado um hfen "-", grep rocurar a string no dispositivo de entrada padro. O grep faz sua pesquisa em arquivos texto. Use o comando zgrep para pesquisar diretamente em arquivos compactados com gzip, os comandos e opes so as mesmas. Exemplos: grep "capitulo" texto.txt ps ax|grep inetd grep "capitulo" texto.txt -A 2 -B 2

Pgina NR.19/40

5.3.9. head
Mostra as linhas iniciais de um arquivo texto. head [opes] onde: Opes -c [numero] Mostra o [numero] de bytes do inicio do arquivo. -n [numero] Mostra o [numero] de linhas do inicio do arquivo. Caso no for especificado, o head mostra as 10 primeiras linhas. Exemplos: head teste.txt head -n 20 teste.txt

5.3.10. ln
Mostra o nmero de linhas junto com o contedo de um arquivo. nl [opes] [arquivo] onde: arquivo o arquivo ao qual se deseja exibir juntamente com a contagem das linhas. Opes -f [opc] Faz a filtragem de sada de acordo com [opc]: a Numera todas as linhas. t No numera linhas vazias. n Numera linhas vazias. texto Numera somente linhas que contm o [texto]. -v [num] Nmero inicial (o padro 1). -i [num] Nmero de linhas adicionadas a cada linha do arquivo (o padro 1). Exemplos:

Pgina NR.20/40

nl /etc/passwd nl -i 2 /etc/passwd

5.3.11. more
Permite fazer a paginao de arquivos ou da entrada padro. O comando more pode ser usado como comando para leitura de arquivos que ocupem mais de uma tela. Quando toda a tela ocupada, o more efetua uma pausa e permite que voc pressione Enter ou espao para continuar avanando no arquivo sendo visualizado. Para sair do more pressione c. more [arquivo] onde: arquivo o arquivo que ser paginado. Para visualizar diretamente arquivos texto compactados pelo gzip .gz use o comando zmore. Exemplos: more /etc/passwd cat /etc/passwd | more

5.3.12. less
Permite fazer a paginao de arquivos ou da entrada padro. O comando less pode ser usado como comando para leitura de arquivos que ocupem mais de uma tela. Quando toda a tela ocupada, o less efetua uma pausa (semelhante ao more) e permite que voc pressione Seta para Cima e Seta para Baixo ou PgUP/PgDown para fazer o rolamento da pgina. Para sair do less pressione a tecla <Q>. less [arquivo] onde: arquivo o arquivo que ser paginado. Para visualizar diretamente arquivos texto compactados pelo utilitrio gzip (arquivos .gz), use o comando zless. Exemplos: less /etc/passwd cat /etc/passwd | less

Pgina NR.21/40

5.3.13. sort
Organiza as linhas de um arquivo texto ou da entrada padro. sort [opes] [arquivo] onde: arquivo o nome do arquivo que ser organizado. Caso no for especificado, ser usado o dispositivo de entrada padro (normalmente o teclado ou um "|"). Opes -b Ignora linhas em branco. -d Somente usa letras, dgitos e espaos durante a organizao. -f Ignora a diferena entre maisculas e minsculas. -r Inverte o resultado da comparao. -n Caso estiver organizando um campo que contm nmeros, os nmeros sero organizados na ordem aritmtica. Por exemplo, se voc tiver um arquivo com os nmeros 100 10 50 Usando a opo -n, o arquivo ser organizado desta maneira: 10 50 100 Caso esta opo no for usada com o sort, ele organizar como uma listagem alfabtica (que comeam de a at z e do 0 at 9) 10 100 50 -c Verifica se o arquivo j esta organizado. Caso no estiver, retorna a mensagem "disorder on arquivo". -o arquivo Grava a sada do comando sort no arquivo. Abaixo, exemplos de uso do comando sort: Organiza o arquivo texto.txt em ordem crescente. sort texto.txt Organiza o contedo do arquivo texto.txt em ordem decrescente.
Pgina NR.22/40

sort texto.txt -r Faz a mesma coisa que o primeiro exemplo, s que neste caso a sada do comando cat redirecionado a entrada padro do comando sort. cat texto.txt|sort Ignora diferenas entre letras maisculas e minsculas durante a organizao. sort -f texto.txt.

5.3.14. tail
Mostra as linhas finais de um arquivo texto. tail [opes] onde: Opes -c [numero] Mostra o [numero] de bytes do final do arquivo. -n [numero] Mostra o [numero] de linhas do final do arquivo. Exemplos: tail teste.txt tail -n 20 teste.txt.

5.3.15. time
Mede o tempo gasto para executar um processo (programa). time [comando] onde: comando o comando/programa que deseja medir o tempo gasto para ser concludo. Exemplo: time ls time find / -name crontab.

5.3.16. touch
Muda a data e hora que um arquivo/diretrio foi criado. Tambm pode ser usado para criar arquivos vazios. Caso o touch seja usado com arquivos que no existam, por padro ele criar estes arquivos. touch [opes] [arquivos] onde:
Pgina NR.23/40

arquivos Arquivos que tero sua data/hora modificados. Opes -t [[SS]AA]MMDDhhmm[.ss] Usa (AA) Anos, Ms (MM), Dias (DD), Horas (hh), minutos (mm) e (ss) segundos para modificao do(s) arquivos ao invs da data e hora atual. -a, --time=atime Faz o touch mudar somente a data e hora do acesso ao arquivo. -c, --no-create No cria arquivos vazios, caso os arquivos no existam. -m, --time=mtime Faz o touch mudar somente a data e hora da modificao. -r [arquivo] Usa as horas no [arquivo] como referncia ao invs da hora atual. Exemplos: Cria o arquivo teste caso ele no existir. touch teste Altera a data e hora do arquivo para 01/10 e 12:30. touch -t 10011230 teste Altera da data, hora ano, e segundos do arquivo touch -t 120112301999.30 teste para 01/12/1999 e 12:30:30. Altera a data e hora do arquivo para 01/12 e 12:00. touch -t 12011200 *

5.3.17. uptime
Mostra o tempo de execuo do sistema desde que o computador foi ligado. uptime

5.3.18. dmesg
Mostra as mensagens de inicializao do kernel. So mostradas as mensagens da ltima inicializao do sistema. Serve para localizar problemas na mquina. dmesg|less

Pgina NR.24/40

5.3.19. mesg
Permite ou no o recebimentos de requisies de talk de outros usurios. mesg [y/n] onde: y permite que voc receba talks de outros usurios. Digite mesg para saber se voc pode ou no receber talks de outros usurios. Caso a resposta seja "n" voc poder enviar um talk para algum mas o seu sistema se recusar em receber talks de outras pessoas. interessante colocar o comando mesg y em seu arquivo de inicializao .bash_profile para permitir o recebimento de talks toda vez que entrar no sistema.

5.3.20. echo
Mostra mensagens. Este comando til na construo de scripts para mostrar mensagens na tela para o usurio acompanhar sua execuo. echo [mensagem] A opo -n pode ser usada para que no ocorra o salto de linha aps a mensagem ser mostrada.

5.3.21. su
Permite o usurio mudar sua identidade para outro usurio sem fazer o logout. til para executar um programa ou comando como root sem ter que abandonar a seo atual. su [usurio] onde: usurio o nome do usurio que deseja usar para acessar o sistema. Se no digitado, assumido o usurio root. Ser pedida a senha do superusurio para autenticao. Digite exit quando desejar retornar a identificao de usurio anterior.

5.3.22. sync
Grava os dados do cache de disco na memria RAM para todos os discos rgidos e flexveis do sistema. O cache um mecanismo de acelerao que permite que um arquivo seja armazenado na memria ao invs de ser imediatamente gravado no disco, quando o sistema estiver ocioso, o arquivo gravado para o disco. O GNU/Linux procura utilizar toda memria RAM disponvel para o cache de programas acelerando seu desempenho de leitura/gravao.
Pgina NR.25/40

sync O uso do sync til em disquetes quando gravamos um programa e precisamos que os dados sejam gravados imediatamente para retirar o disquete da unidade. Mas o mtodo recomendado especificar a opo sync durante a montagem da unidade de disquetes.

5.3.23. uname
Retorna informaes sobre o sistema. uname [opes] onde: Opes -a Exibe todas as informaes. -r Informaes sobre a release (verso) do Kernel.

5.3.24. reboot
Reinicia o computador. reboot

5.3.25. shutdown
Desliga/reinicia o computador imediatamente ou aps determinado tempo (programvel) de forma segura. Todos os usurios do sistema so avisados que o computador ser desligado. Este comando somente pode ser executado pelo usurio root ou quando usada a opo -a pelos usurios cadastrados no arquivo /etc/shutdown.allow que estejam logados no console virtual do sistema. shutdown [opes] [hora] [mensagem] hora Momento que o computador ser desligado. Voc pode usar HH:MM para definir a hora e minuto, MM para definir minutos, +SS para definir aps quantos segundos, ou now para imediatamente (equivalente a +0). O shutdown criar o arquivo /etc/nologin para no permitir que novos usurios faam login no sistema (com excesso do root). Este arquivo removido caso a execuo do shutdown seja cancelada (opo -c) ou aps o sistema ser reiniciado. mensagem Mensagem que ser mostrada a todos os usurios alertando sobre o reincio/desligamento do sistema. Opes
Pgina NR.26/40

-h Inicia o processo para desligamento do computador. -r Reinicia o sistema -c Cancela a execuo do shutdown. Voc pode acrescentar uma mensagem avisando aos usurios sobre o fato. O shutdown envia uma mensagem a todos os usurios do sistema alertando sobre o desligamento durante os 15 minutos restantes e assim permite que finalizem suas tarefas. Aps isto, o shutdown muda o nvel de execuo atravs do comando init para 0 (desligamento), 1 (modo monousurio), 6 (reinicializao). recomendado utilizar o smbolo "&" no final da linha de comando para que o shutdown seja executado em segundo plano. Quando restarem apenas 5 minutos para o reinicio/desligamento do sistema, o programa login ser desativado, impedindo a entrada de novos usurios no sistema. O programa shutdown pode ser chamado pelo init pressionando as teclas <CTRL> + <ALT> + <DEL>. Alterando-se o arquivo /etc/inittab. Isto permite que somente os usurios autorizados (ou o root) possam reinicializar o sistema. Exemplos: "shutdown -h now" - Desligar o computador imediatamente. "shutdown -r now" - Reinicia o computador imediatamente. "shutdown 19:00 A manuteno do servidor ser iniciada s 19:00" Faz o computador entrar em modo monousurio (init 1) s 19:00 enviando a mensagem A manuteno do servidor ser iniciada s 19:00 a todos os usurios conectados ao sistema. "shutdown -r 15:00 O sistema ser reiniciado s 15:00 horas" - Faz o computador ser reiniciado (init 6) s 15:00 horas enviando a mensagem O sistema ser reiniciado s 15:00 horas a todos os usurios conectados ao sistema. shutdown -r 20 - Faz o sistema ser reiniciado aps 20 minutos. shutdown -c - Cancela a execuo do shutdown.

5.3.26. wc
Conta o nmero de palavras, bytes e linhas em um arquivo ou entrada padro. Se as opes forem omitidas, o wc mostra a quantidade de linhas, palavras, e bytes. wc [opes] [arquivo] onde:
Pgina NR.27/40

arquivo Arquivo que ser verificado pelo comando wc. Opes -c, --bytes Mostra os bytes do arquivo. -w, --words Mostra a quantidade de palavras do arquivo. -l, --lines Mostra a quantidade de linhas do arquivo. A ordem da listagem dos parmetros nica, e modificando a posio das opes no modifica a ordem que os parmetros so listados. Exemplo: wc /etc/passwd - Mostra a quantidade de linhas, palavras e letras (bytes) no arquivo /etc/passwd. wc -w /etc/passwd - Mostra a quantidade de palavras. wc -l /etc/passwd - Mostra a quantidade de linhas. wc -l -w /etc/passwd - Mostra a quantidade de linhas e palavras no arquivo /etc/passwd.

5.3.27. seq
Imprime uma seqncia de nmeros comeando em [primeiro] e terminando em [ltimo], utilizando [incremento] para avanar. seq [opes] [primeiro] [incremento] [ltimo] onde: primeiro - Nmero inicial da seqncia. incremento - Nmero utilizado para avanar na seqncia. ltimo - Nmero final da seqncia. Opes -f, --format=[formato] Formato de sada dos nmeros da seqncia. Utilize o estilo do printf para ponto flutuante (valor padro: %g). -s, --separator=[string] Usa [string] para separar a seqncia de nmeros (valor padro: \n).
Pgina NR.28/40

-w, --equal-width Insere zeros na frente dos nmeros mantendo a seqncia alinhada. Observaes: Se [primeiro] ou [incremento] forem omitidos, o valor padro 1 ser utilizado. Os nmeros recebidos so interpretados como nmeros em ponto flutuante. O [incremento] deve ser positivo se [primeiro] for menor do que o ltimo, e negativo caso contrrio. Quando utilizarmos a opo --format, o argumento deve ser exatamente %e, %f ou %g. Exemplos: seq 0 2 10 seq -w 0 10 seq -f%f 0 10 seq -s", " 0 10

5.4. Comandos de Rede


Este captulo traz alguns comandos teis para uso em rede e ambientes multiusurio.

5.4.1. who
Mostra quem est atualmente conectado no computador. Este comando lista os nomes de usurios que esto conectados em seu computador, o terminal e data da conexo. who [opes] Opes -H, --heading Mostra o cabealho das colunas. -i, -u, --idle Mostra o tempo que o usurio est parado em Horas:Minutos. -m, i am Mostra o nome do computador e usurio associado ao nome. equivalente a digitar who i am ou who am i. -q, --count Mostra o total de usurios conectados aos terminais.

Pgina NR.29/40

-T, -w, --mesg Mostra se o usurio pode receber mensagens via talk (conversao). + O usurio recebe mensagens via talk - O usurio no recebe mensagens via talk. ? No foi possvel determinar o dispositivo de terminal onde o usurio est conectado.

5.4.2. ssh
Permite acesso a um computador remoto. necessrio fazer autenticao com usurio e senha vlidos na maquina remota para poder usar o computador remoto. Muito til, mas deve ser tomado cuidados ao disponibilizar este servio para evitar riscos de segurana. ssh [opes] [usuario@host] onde: usuario@host Permite informar o usurio e o endereo ou nome do computador remoto que deseja-se conectar. Por exemplo, marcius@10.15.15.15 . Opes -p Permite fornecer uma porta alternativa para realizar a conexo ao invs da padro (22). Exemplo: ssh paraiba@servidor ssh -p 30 marcius@10.15.15.5

5.4.3. finger
Mostra detalhes sobre os usurios de um sistema. Algumas verses do finger possuem bugs e podem significar um risco para a segurana do sistema. recomendado desativar este servio na mquina local. finger [opes] [usuario] [usuario@host] onde: usurio Nome do usurio que deseja obter detalhes do sistema. Se no for digitado o nome de usurio, o sistema mostra detalhes de todos os usurios conectados no momento. usuario@host Nome do usurio e endereo do computador que deseja obter
Pgina NR.30/40

detalhes. Opes -l Mostra os detalhes de todos os usurios conectados no momento. Entre os detalhes, esto includos o nome do interpretador de comandos (shell) do usurio, diretrio home, nome do usurio, endereo, etc. -p No exibe o contedo dos arquivos .plan e .project Se for usado sem parmetros, mostra os dados de todos os usurios conectados atualmente ao seu sistema. Exemplo: finger finger root.

5.4.4. ftp
Permite a transferncia de arquivos do computador remoto/local e vice versa. O FTP (File Transfer Protocol) o sistema de transmisso de arquivos mais usado na Internet. requerida a autenticao do usurio para que seja permitida a conexo. Muitos servidores ftp disponibilizam acesso annimo aos usurios, com acesso restrito. Uma vez conectado a um servidor ftp, voc pode usar a maioria dos comandos do GNU/Linux para oper-lo. ftp [ip/dns] Abaixo alguns dos comandos mais usados no ftp: ls - Lista arquivos do diretrio atual. cd [diretrio] - Entra em um diretrio. et [arquivo] - Copia um arquivo do servidor ftp para o computador local. O arquivo gravado, por padro, no diretrio onde o programa ftp foi executado. hash [on/off] - Por padro esta opo est desligada. Quando ligada, faz com que o caracter # seja impresso na tela indicando o progresso do download. mget [arquivos] - Semelhante ao get, mas pode copiar diversos arquivos e permite o uso de coringas. send [arquivo] - Envia um arquivo para o diretrio atual do servidor FTP (voc precisa de uma conta com acesso a gravao para fazer isto). prompt [on/off] - Ativa ou desativa a pergunta para a cpia de arquivo. Se estiver como off assume sim para qualquer pergunta. Exemplo:
Pgina NR.31/40

ftp ftp.br.debian.org.

5.4.5. whoami
Mostra o nome que usou para se conectar ao sistema. til quando voc usa vrias contas e no sabe com qual nome entrou no sistema. whoami

5.4.6. hostname
Mostra ou muda o nome de seu computador na rede. necessrio tambm, mudar alguns arquivos de configurao para trocar efetivamente o nome do computador, alm de executar o hostname. hostname

5.4.7. ping
O comando ping envia requisies ICMP para maquinas remotas. til para descobrir se uma determinada maquina da rede responde as requisies de rede (via ICMP) feitas a ela. Para que uma maquina possa responder a uma requisio feito por ping, ela dever ter o protocolo IP configurado corretamente. ping [opes] [ip/dns] onde: ip/dns Endereo IP ou nome (DNS) do computador remoto que desejamos enviar requisies ping. Opes -c Envia um determinado nmero de requisies. -s Permite especificar o tamanho do pacote em bytes, que ping enviar ao computador remoto. O padro 56. Exemplos: ping 10.15.15.5 ping -s 1024 10.15.15.5

5.4.8. nmap
Permite verificar os estados das portas utilizadas pelo protocolo TCP/IP em um determinado computador remoto. Cada porta pode representar um servio de rede fornecido pela maquina remota. Os estados que as portas podem assumir so : Open: Neste caso a porta esta aberta, permitindo conexo com o
Pgina NR.32/40

computador remoto atravs daquela porta. Filtered: A porta est filtrada, provavelmente por um Firewall. Closed: A porta est fechada e o servio inacessvel. nmap [opes] [ip/dns] onde: ip/dns Endereo IP ou nome (DNS) do computador remoto que desejamos verificar o estado das portas. Opes -P0 No realiza ping antes de realizar a verificao, necessrio para alguns computadores com implementaes de segurana mais austeras. -p [intervalo] Portas a serem verificadas. Pode-se fornecer apenas uma porta ou um intervalo no padro 1-1024 ou 80-8080 para se verificar. -O Tenta descobrir o sistema operacional do computador remoto. Exemplos: nmap -p 80 10.15.15.5 nmap -O -p 22-80 10.15.15.5 nmap localhost

5.5. Comandos para Gerenciamento de Processos


Esta seo descreve as ferramentas Linux para gerenciamento de processos.

5.5.1. ps
Lista os processos do sistema. Este comando muito til para verificar o PID (nmero de identificao do processo) de um processo. ps [opes] onde: Opes -A Lista todos os processos existentes. -U [usurio] Lista os processos de um determinado usurio.
Pgina NR.33/40

-C [comando] Permite pesquisar um processo pelo nome do executvel. Exemplos: ps -A ps -U marcius

5.5.2. top
Lista os processos do sistema em tempo real. Informaes sobre a carga do sistema, como uso de CPU e memria, tambm so providas por este comando. Voc pode pressionar a tecla <Q> para encerrar a execuo do top. top [opes] Opes -u [usurio] Lista os processos de um determinado usurio. Exemplos: top top -u marcius

5.5.3. bg
Faz com que um programa seja executado em background (2 plano). Voc tambm pode usar o operador & ao final de um comando para execut-lo em 2 plano. bg [id/comando] onde: id/comando o identificador de um processo que est parado (veja o comando jobs) ou o nome de um comando que dever ser executado em 2 plano. Exemplos: bg updatedb bg 1 updatedb &

5.5.4. fg
Faz com que um programa seja executado em foreground (1 plano). fg [id/comando] onde:
Pgina NR.34/40

id/comando o identificador de um processo que est parado (veja o comando jobs) ou o nome de um comando que dever ser executado em 1 plano. Exemplos: fg updatedb fg 1

5.5.5. jobs
Exibe o status dos processos que esto parados ou executando em background (2 plano). jobs O comando jobs exibir uma lista com identificadores (a esquerda entre chaves) que podero ser utilizados com os comandos fg e bg.

5.5.6. kill
Permite enviar um sinal a um comando/programa. Caso seja usado sem parmetros, o kill enviar um sinal de trmino ao processo sendo executado. kill [opes] [sinal] [nmero] Onde: nmero o nmero de identificao do processo obtido com o comando ps. Tambm pode ser o nmero aps o sinal de % obtido pelo comando jobs para matar uma tarefa interrompida. Veja o comando jobs. sinal Sinal que ser enviado ao processo. Se omitido usa -15 como padro. Opes -9 Envia um sinal de destruio ao processo ou programa. Ele terminado imediatamente sem chances de salvar os dados ou apagar os arquivos temporrios criados por ele. Voc precisa ser o dono do processo ou o usurio root para termina-lo ou destru-lo. Voc pode verificar se o processo foi finalizado atravs do comando ps. Exemplos: kill 500 kill -9 500

Pgina NR.35/40

kill %1

5.5.7. killall
Permite finalizar processos atravs do nome. killall [opes] [sinal] [processo] Onde: processo Nome do processo que deseja finalizar Sinal Sinal que ser enviado ao processo (pode ser obtido usando a opo -i). Opes -i Pede confirmao sobre a finalizao do processo. -l Lista o nome de todos os sinais conhecidos. -q Ignora a existncia do processo. -v Retorna se o sinal foi enviado com sucesso ao processo. -w Finaliza a execuo do killall somente aps finalizar todos os processos. Exemplo: killall -HUP inetd

6. Permisses de acesso a arquivos e diretrios


A permisso de acesso protege o sistema de arquivos Linux do acesso indevido de pessoas ou programas no autorizados. A permisso de acesso do GNU/Linux tambm impede que um programa mal intencionado, por exemplo, apague um arquivo que no deve, envie arquivos para outra pessoa ou fornea acesso da rede para que outros usurios invadam o sistema. O sistema GNU/Linux muito seguro e como qualquer outro sistema seguro e confivel impede que usurios iniciantes (ou mal intencionados) instalem programas enviados por terceiros sem saber para que eles realmente servem e causem danos irreversveis em seus arquivos, seu micro ou sua empresa.

Pgina NR.36/40

Esta seo pode se tornar um pouco difcil de se entender, ento recomendamos ler e ao mesmo tempo pratic-la para uma tima compreenso. No se preocupe, tambm coloquei exemplos para ajuda-lo a entender o sistema de permisses de acesso do ambiente GNU/Linux.

6.1. Donos, grupos e outros usurios


O princpio da segurana no sistema de arquivos GNU/Linux definir o acesso aos arquivos por donos, grupos e outros usurios: dono - a pessoa que criou o arquivo ou o diretrio. O nome do dono do arquivo/diretrio o mesmo do usurio usado para entrar no sistema GNU/Linux. Somente o dono pode modificar as permisses de acesso do arquivo. As permisses de acesso do dono de um arquivo somente se aplicam ao dono do arquivo /diretrio. A identificao do dono tambm chamada de user id (UID). A identificao de usurio e o nome do grupo que pertence so armazenadas respectivamente nos arquivos /etc/passwd e /etc/group. Estes so arquivos textos comuns e podem ser editados em qualquer editor de texto, mas tenha cuidado para no modificar o campo que contm a senha do usurio encriptada (que pode estar armazenada neste arquivo caso no estiver usando senhas ocultas). grupo - Para permitir que vrios usurios diferentes tivessem acesso a um mesmo arquivo (j que somente o dono poderia ter acesso ao arquivo), este recurso foi criado. Cada usurio pode fazer parte de um ou mais grupos e ento acessar arquivos que pertenam ao mesmo grupo que o seu (mesmo que estes arquivos tenham outro dono). Por padro, quando um novo usurio criado, o grupo ele pertencer ser o mesmo de seu grupo primrio (exceto pelas condies que explicarei adiante) (veja isto atravs do comando id). A identificao do grupo chamada de GID (group id). Um usurio pode pertencer a um ou mais grupos. Para detalhes de como incluir o usurio em mais grupos veja adicionando o usurio a um grupo extra. outros - a categoria de usurios que no so donos ou no pertencem ao grupo do arquivo. Cada um dos tipos acima possuem trs tipos bsicos de permisses de acesso que sero vistas na prxima seo.

6.2. Tipos de Permisses de acesso


Quanto aos tipos de permisses que se aplicam ao dono, grupo e outros usurios, temos 3 permisses bsicas: r - Permisso de leitura para arquivos. Caso for um diretrio, permite listar seu contedo (atravs do comando ls, por exemplo). w - Permisso de gravao para arquivos. Caso for um diretrio, permite
Pgina NR.37/40

a gravao de

arquivos ou outros diretrios dentro dele.

Para que um arquivo/diretrio possa ser apagado, necessrio o acesso a gravao. x - Permite executar um arquivo (caso seja um programa executvel). Caso seja um diretrio, permite que seja acessado atravs do comando cd. As permisses de acesso a um arquivo/diretrio podem ser visualizadas com o uso do comando ls -la. As 3 letras (rwx) so agrupadas da seguinte forma: -rwxrwxrwx marcius users teste Virou uma baguna no? Vou explicar cada parte para entender o que quer dizer as 10 letras acima (da esquerda para a direita):
A primeira letra diz qual o tipo do arquivo. Caso tiver um d um diretrio, um l um link a um arquivo no sistema (veja ln para detalhes) , um - quer dizer que um arquivo comum etc. Da segunda a quarta letra (rwx) dizem qual a permisso de acesso ao dono do arquivo. Neste caso marcius ele tem a permisso de ler (r - read), gravar (w - write) e executar (x - execute) o arquivo teste. Da quinta a stima letra (rwx) diz qual a permisso de acesso ao grupo do arquivo. Neste caso todos os usurios que pertencem ao grupo users tem a permisso de ler (r), gravar (w), e tambm executar (x) o arquivo teste.

Da oitava a dcima letra (rwx) diz qual a permisso de acesso para os outros usurios. Neste caso todos os usurios que no so donos do arquivo teste tem a permisso para ler, gravar e executar o programa.

Veja o comando chmod para detalhes sobre a mudana das permisses de acesso de arquivos/diretrios.

6.3. Etapas para acesso a um arquivo/diretrio


O acesso a um arquivo/diretrio feito verificando primeiro se o usurio que acessar o arquivo o seu dono, caso seja, as permisses de dono do arquivo so aplicadas. Caso no seja o dono do arquivo/diretrio, verificado se ele pertence ao grupo correspondente, caso pertena, as permisses do grupo so aplicadas. Caso no pertena ao grupo, so verificadas as permisses de acesso para os outros usurios que no so donos e no pertencem ao grupo correspondente ao arquivo/diretrio. Aps verificar aonde o usurio se encaixa nas permisses de acesso do arquivo (se ele o dono, pertence ao grupo, ou outros usurios), verificado se ele ter permisso acesso para o que deseja fazer (ler, gravar ou executar o arquivo), caso no tenha, o acesso negado, mostrando uma mensagem do tipo: Permission denied (permisso negada). O que isto que dizer que mesmo que voc seja o dono do arquivo e definir o acesso do dono (atravs do comando chmod) como somente leitura (r) mas o acesso dos outros usurios como leitura e gravao, voc somente poder ler este arquivo mas os outros usurios podero ler/grava-lo.
Pgina NR.38/40

As permisses de acesso (leitura, gravao, execuo) para donos, grupos e outros usurios so independentes, permitindo assim um nvel de acesso diferenciado. Para maiores detalhes veja Tipos de Permisses de acesso. Lembre-se: Somente o dono pode modificar um arquivo/diretrio! Para mais detalhes veja os comandos chown e chgrp.

6.3.1. Exemplos prticos de permisses de acesso


Abaixo dois exemplos prticos de permisso de acesso: Exemplo de acesso a um arquivo e a Exemplo de acesso a um diretrio. Os dois exemplos so explicados passo a passo para uma perfeita compreenso do assunto. Vamos a prtica! Exemplo de acesso a um arquivo Abaixo um exemplo e explicao das permisses de acesso a um arquivo no GNU/Linux (obtido com o comando ls -la, explicarei passo a passo cada parte: -rwxr-xr-- 1 marcius user 8192 nov 4 16:00 teste -rwxr-xr-- Estas so as permisses de acesso ao arquivo teste. Um conjunto de 10 letras que especificam o tipo do arquivo, permisso do dono do arquivo, grupo do arquivo e outros usurios. Veja a explicao detalhada sobre cada uma abaixo: -rwxr-xr-- A primeira letra (do conjunto das 10 letras) determina o tipo do arquivos. Se a letra for um d um diretrio, e voc poder acessa-lo usando o comando cd. Caso for um l um link simblico para algum arquivo ou diretrio no sistema (para detalhes veja o comando ln. Um - significa que um arquivo normal. -rwxr-xr-- Estas 3 letras (da segunda a quarta do conjunto das 10 letras) so as permisses de acesso do dono do arquivo teste. O dono (neste caso marcius) tem a permisso para ler (r), gravar (w) e executar (x) o arquivo teste. -rwxr-xr-- Estas 3 letras (da quinta a stima do conjunto das 10 letras) so as permisses de acesso dos usurios que pertencem ao grupo user do arquivo teste. Os usurios que pertencem ao grupo user tem a permisso somente para ler (r) e executar (x) o arquivo teste no podendo modifica-lo ou apaga-lo. -rwxr-xr-- Estas 3 letras (da oitava a dcima) so as permisses de acesso para usurios que no so donos do arquivo teste e que no pertencem ao grupo user. Neste caso, estas pessoas somente tero a permisso para ver o contedo do arquivo teste. marcius - Nome do dono do arquivo teste. user - Nome do grupo que o arquivo teste pertence. teste - Nome do arquivo. Exemplo de acesso a um diretrio
Pgina NR.39/40

Abaixo um exemplo com explicaes das permisses de acesso a um diretrio no GNU/Linux: drwxr-x--- 2 marcius user 1024 nov 4 17:55 exemplo drwxr-x--- Permisses de acesso ao diretrio exemplo. um conjunto de 10 letras que especificam o tipo de arquivo, permisso do dono do diretrio, grupo que o diretrio pertence e permisso de acesso a outros usurios. Veja as explicaes abaixo: drwxr-x--- A primeira letra (do conjunto das 10) determina o tipo do arquivo. Neste caso um diretrio porque tem a letra d. drwxr-x--- Estas 3 letras (da segunda a quarta) so as permisses de acesso do dono do diretrio exemplo. O dono do diretrio (neste caso marcius) tem a permisso para listar arquivos do diretrio (r), gravar arquivos no diretrio (w) e entrar no diretrio (x). drwxr-x--- Estas 3 letras (da quinta a stima) so as permisses de acesso dos usurios que pertencem ao grupo user. Os usurios que pertencem ao grupo user tem a permisso somente para listar arquivos do diretrio (r) e entrar no diretrio (x) exemplo. drwxr-x--- Estas 3 letras (da oitava a dcima) so as permisses de acesso para usurios que no so donos do diretrio exemplo e que no pertencem ao grupo user. Com as permisses acima, nenhum usurio que se encaixe nas condies de dono e grupo do diretrio tem a permisso de acessa-lo. marcius - Nome do dono do diretrio exemplo. user - Nome do grupo que diretrio exemplo pertence. exemplo - Nome do diretrio. Para detalhes de como alterar o dono/grupo de um arquivo/diretrio, veja os comandos chmod, chgrp e chown. Observaes: O usurio root no tem nenhuma restrio de acesso ao sistema. Se voc tem permisses de gravao no diretrio e tentar apagar um arquivo que voc no tem permisso de gravao, o sistema perguntar se voc confirma a excluso do arquivo apesar do modo leitura. Caso voc tenha permisses de gravao no arquivo, o arquivo ser apagado por padro sem mostrar nenhuma mensagem de erro (a no ser que seja especificada a opo -i com o comando rm). Por outro lado, mesmo que voc tenha permisses de gravao em um arquivo mas no tenha permisses de gravao em um diretrio, a excluso do arquivo ser negada. Isto mostra que levado mais em considerao a permisso de acesso do diretrio do que as permisses dos arquivos e sub-diretrios que ele contm. Este ponto muitas vezes ignorado por muitas pessoas e expem seu sistema a riscos de segurana. Imagine o problema que algum usurio que no tenha permisso de gravao em um arquivo mas que a tenha no diretrio pode causar em um sistema mal administrado.
Pgina NR.40/40

Potrebbero piacerti anche