Sei sulla pagina 1di 5

23.9.

09

LEITE DE ROSAS

O tradicional Leite de Rosas, presena marcante e obrigatria nas prateleiras das lojas e nas casas brasileiras, um produto que se transformou em categoria e que permeia os laos de afetividade de todas as famlias do pas. Sua fragrncia (um delicioso perfume da rosa), sua eficincia e o respeito sua marca, o transformam em lder de vendas em muitos estados do Brasil. A histria Tudo comeou em 1929 quando Francisco Olympio de Oliveira, seringalista do Amazonas, se mudou para o Rio de Janeiro, com 52 anos de idade, a esposa, e uma idia: criar um produto para a preservao da beleza feminina. Um amigo farmacutico ajuda-o no desenvolvimento de uma frmula que foi batizada como Leite de Rosas. Em sua prpria casa, no Bairro de Laranjeiras, Zona Sul da cidade, Francisco e a esposa produzem e envasam as primeiras unidades do novo produto. Para no incomodar a vizinhana, ele fecha as caixas de madeira usadas para despachar a mercadoria, martelando-as somente na hora em que o bonde passava. O primeiro registro, datado de 1929, confere empresa F. O. de Oliveira, o direito de produzir e comercializar o Leite de Rosas.

Cinco anos mais tarde, a famlia muda-se para o Jardim Botnico e instala a empresa na garagem da casa, contratando ento seu primeiro funcionrio. Francisco Olympio, um visionrio com grande talento para o Marketing (quando ningum usava este termo), passa a divulgar o Leite de Rosas, atravs de meios de comunicao at ento pouco explorados: Cola cartazes de propaganda nos postes das ruas do Rio de Janeiro durante as madrugadas, apesar da proibio existente; usa o rdio - um poderoso meio de comunicao que acabara de surgir - para anunciar o produto, patrocinando astros como Orlando Silva e Elza Marzulo; e marca presena constante nas revistas mais famosas da poca, como Fon-Fon, Jornal das Moas e Revista do Rdio. Sua primeira garota-propaganda foi Maria Olenewa, primeira-

bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Na vanguarda do seu tempo, Leite de Rosas foi o primeiro anunciante a mostrar moas de biquni em suas peas de publicidade. Como patrocinador de grandes eventos que marcaram poca, Leite de Rosas traz para o Brasil a orquestra de Tommy Dorsey - equiparvel hoje, vinda dos Rolling Stones. Introduzindo o conceito de grandes promoes com consumidores no pas, Escreva uma carta para Judy Garland, promoo do Leite de Rosas, tem enorme repercusso. O slogan O preparado que d it, entra em todas as casas brasileiras, transformando o Leite de Rosas no produto mais almejado da poca. A marca Leite de Rosas se solidifica como sinnimo de glamour e sucesso.

Na dcada de 40, a fbrica de So Cristvo, Zona Norte do Rio, construda para atender a demanda do Leite de Rosas.Assis Chateaubriand ou Chat, o poderoso chefe dos Dirios Associados, convida Francisco Olympio para patrocinar, com a marca Leite de Rosas, o famoso concurso de Miss Brasil na Televiso (que estava apenas engatinhando no Brasil). Na publicidade, fica estabelecida a ligao entre Leite de Rosas e as musas da poca: at Carmem Miranda e sua irm Aurora, passam a serem garotas-propaganda do produto. Leite de Rosas o primeiro a usar anncios coloridos e a ter homens como protagonistas de suas peas publicitrias. O produto, inicialmente concebido para o embelezamento feminino, passa a ser reconhecido tambm por suas outras formas eficazes de utilizao, atendendo s necessidades de toda a famlia: agradvel loo aps-barba, eficiente desodorante para as axilas e excelente removedor de maquiagem, alm de continuar se mantendo como fantstico produto para a limpeza da pele.

Em 1961, Henrique Ribas, genro e sucessor de Francisco Olympio, assume o comando da empresa da famlia, aps o falecimento do seu fundador. Grande empreendedor, Henrique adota medidas estratgicas que multiplicam o potencial do Leite de Rosas, tornando-o acessvel a outros novos consumidores. Na dcada de 80, calcado nas mudanas estratgicas ocorridas, Leite de Rosas investe em novos mercados, mais especificamente Norte e Nordeste, e Grande Rio, tornando-se lder nestas regies, como marca mais vendida na categoria desodorante. Com uma comunicao e uma poltica de vendas mais agressivas e direcionadas para as classes de menor poder aquisitivo, Leite de Rosas conquista enorme espao fora dos grandes centros e, mais uma vez, multiplica suas vendas. Uma retomada ao investimento publicitrio, com forte presena na mdia - destacando-se as revistas e a televiso - foi fator decisivo na evoluo da empresa, ocorrida nesta poca. Em 1995 a empresa passa a usar a atual razo social: L.R. Cia Brasileira de Produtos de Higiene e Toucador.

Em 1999, a empresa ganha o prmio Top de Marketing, graas ao seu novo posicionamento na publicidade, que consegue rejuvenescer a imagem do produto. Com a chegada do novo milnio, o resultado de um extenso trabalho na busca por inovaes cosmticas e, com o objetivo de atender as expectativas dos consumidores, a Leite de Rosas d incio a extenso de marca com o lanamento de um sabonete hidratante, seguido por novas linhas de desodorantes, uma completa gama de cremes hidratantes e novas fragrncias de seu

tradicional produto. O Leite de Rosas era lder de vendas nas regies Norte e Nordeste e, para consolidar sua presena nesses mercados, a empresa inaugurou, em 2006, uma nova fbrica em Aracaju (SE).

A linha do tempo 2002 Lanamento do sabonete Leite de Rosas. O produto, com frmula hidratante, tinha perfume floral suave, era branco e vinha acondicionado em caixinha de papel carto com formato ovalado de 90 gramas. 2003 Lanamento de uma linha de hidratantes (corporal e facial). Todas as frmulas contm Extrato de Rosas Brancas - que acalma, refresca e restaura as clulas; Vitamina E - que nutre e protege a pele da ao dos radicais livres; um perfume floral suave e muito agradvel; e, uma formulao exclusiva e de alta qualidade. Lanamento de desodorantes na forma aerosol, spray e roll-on. 2007 Lanamento de duas novas fragrncias do tradicional produto: FRESH e PTALAS. A primeira tem uma fragrncia com notas florais frescas e passa uma sensao de leveza e suavidade. uma fragrncia mais unissex, por isso muitos homens tambm gostam dela. J a segunda, tem um aroma de rosas, porm mais suave. Passa uma sensao de limpeza como se tivesse sado do banho. um pouco mais feminina. 2008 Lanamento dos novos desodorantes, desenvolvidos com base na frmula exclusiva do Leite de Rosas j conhecido e aprovado pelos consumidores, e que possuem um revolucionrio Complexo Biorregulador da Transpirao - uma composio natural que protege contra o suor excessivo e seus odores, alm de Extratos Botnicos de Rosas Brancas e Citrus Nobilis, que acalmam, refrescam e restauram as clulas.

As embalagens Inicialmente concebido como uma loo embelezadora para as mulheres, at o seu frasco, na poca de vidro, lembrava as formas do corpo feminino, com cintura fina. A primeira modificao ocorreu em 1950, quando o frasco aumentou de tamanho (160 ml) e ganhou formas mais curvas. Em 1966, Leite de Rosas deixa definitivamente a sua famosa embalagem de vidro (de alto custo, que encarecia o produto e quebrava fcil) e passa a ser comercializado em frascos plsticos transparentes. Com esse novo frasco, o Leite de Rosas, at ento um produto acessvel apenas s mulheres de maior poder aquisitivo, chegava mais facilmente s camadas populares, ampliando consideravelmente o leque de consumidores. No ano seguinte uma nova mudana: a nova embalagem plstica j tinha a combinao de cores atual, porm o frasco era branco e o texto rosa.

Logo depois, em 1970, invertendo-se o jogo de cores (o frasco passou a ser rosa e o texto, branco) cria-se uma forte identidade da marca, consolidada at hoje. Em 1974 ocorreu mais uma modificao, desta vez em sua forma, que pouco depois, em 1976, seria mudada novamente. A ltima modificao ocorreu em 1985.

Os slogans Vai bem com todo mundo. (2008) nico. O preparado que d it. (anos 30)

Dados corporativos Origem: Brasil Lanamento: 1929 Criador: Francisco Olympio de Oliveira Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil Proprietrio da marca: LR Cia Brasileira de Produtos de Higiene e Toucador Ltda. Capital aberto: No Presidente: Helena Ribas Diretor geral: Patrick Mascarenhas Faturamento: R$ 260 milhes (estimado) Lucro: No divulgado Fbricas: 1 Presena global: No (presente somente no Brasil) Funcionrios: 260 Segmento: Cuidados pessoais e higiene Principais produtos: Cremes hidratantes, desodorantes e sabonetes cones: O tradicional frasco rosa Slogan: Vai bem com todo mundo. Website: www.leitederosas.com.br A marca no Brasil Atualmente a linha de produtos Leite de Rosas, que inclui desodorantes (aerosol, roll-on e spray), hidratantes (corporal e facial) e sabonetes, comercializada em todo territrio brasileiro. Anualmente so produzidos 72 milhes de frascos. Quatro em cada cinco brasileiros conhecem a marca e dois teros da populao associam a cor rosa embalagem de Leite de Rosas. O Norte e o Nordeste respondem por 55,28% das vendas da empresa. O Sudeste fica com 37,49% e do total apenas 10% referem-se a So Paulo. Voc sabia? Apesar de estar classificado como desodorante, a maioria dos consumidores tambm usa Leite de Rosas como produto para limpar a pele e remover a maquiagem, combater acnes e espinhas, proteger a pele e perfumar. As fontes: as informaes foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em vrias lnguas), revistas (Veja, Isto Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informaes devidamente checadas). ltima atualizao em 23/9/2009

http://mundodasmarcas.blogspot.com/2009/09/leite-de-rosas.html

Potrebbero piacerti anche