Sei sulla pagina 1di 4

16/02/12

A Cria o: Deus Se Manifestou

A Criao: Deus Se Manifestou


"A ira de Deus se revela do cu contra toda impiedade e perverso dos homens que detm a verdade pela injustia; porquanto o que de Deus se pode conhecer manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisveis de Deus, assim o seu eterno poder, como tambm a sua prpria divindade, claramente se reconhecem, desde o princpio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens so, por isso, indesculpveis..." (Romanos 1:18-20). Todos ns conhecemos a histria da criao. uma histria to fantstica, to maravilhosa e to simples que a lembramos desde a nossa mocidade, e agora tambm a contamos para os nossos filhos. E s vezes, talvez justamente por sua simplicidade, ficamos contentes em deixar que o relato bblico da criao seja relegado s aulinhas dominicais das crianas, enquanto os adultos estudam assuntos "mais profundos". Mas, ser que a histria da criao somente uma "historinha" para as crianas? Vamos lembrar primeiramente que "Toda a Escritura inspirada por Deus e til para o ensino, para a repreenso, para a correo, para a educao na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timteo 3:16-17). Se Deus revelou alguma coisa, porque ele quer ensinar algo de valor para o nosso crescimento espiritual. Em sua forte exortao aos cristos de Roma, o apstolo Paulo apelou para a criao como um ato singular que por si s prova da existncia de Deus. Ele disse que Deus justo em julgar com ira os que o rejeitam, porque, pela criao, os homens deveriam reconhecer claramente "os atributos invisveis de Deus, assim o seu eterno poder, como tambm a sua prpria divindade" (Romanos 1:18-20). Quando olharmos para a criao, devemos ver o Deus vivo que est por trs dela. At mesmo as pessoas que nunca leram a Bblia so responsveis de reconhecer que Deus existe, pois ele se manifestou em sua obra criadora (veja Salmo 19:1-4). Ns, os que somos abenoados por termos a Bblia em nossas mos, devemos olhar para a criao do modo como Deus a revelou em Gnesis captulo 1. O que aprendemos na criao sobre o eterno poder e a divindade de Deus?

Gnesis 1:1-2: Antes do Princ pio


Os cus e a terra foram criados por Deus "no princpio" (Gnesis 1:1). Sendo este o caso, ento o que existia antes do princpio? A nica resposta : Deus! O Criador, necessariamente, deve existir antes de sua criao. Deus um ser eterno: ele existia j antes do princpio, e existir depois de toda a criao ser desfeita (veja Isaas 41:4; 44:6; 2 Pedro 3:9-12). Deus um ser poderoso: ele teve a fora de criar do nada "os cus e a terra," ou seja, tudo o que h no universo, fora e dentro do nosso planeta (veja Hebreus 11:3; Atos 17:24; Colossenses 1:1517). O Criador, necessariamente, senhor de toda a sua criao. Deus, por seu eterno poder, criou e governa os cus e a terra. "...E o Esprito de Deus pairava por sobre as guas" (Gnesis 1:2). Deus esp rito: ele no material como a sua criao, e no ser encontrado atravs de meios materiais. A verdadeira busca de Deus ser uma busca espiritual (veja Joo 4:23-24; Atos 17:24-25, 29).

O Estado Do Mundo No Princ pio


www.estudosdabiblia.net/d114.htm 1/4

16/02/12

A Cria o: Deus Se Manifestou

A terra, no princpio, estava sem forma: antes de Deus usar seu eterno poder para organizar, tudo estava em caos (Gnesis 1:2). Alm disso, a terra estava vazia: antes de Deus criar, havia uma imensido de nada, um abismo vazio. E ainda mais, a terra jazia em trevas: antes de Deus trazer a luz, havia somente uma escurido profunda. A partir desta situao original da terra, observemos a maneira de Deus trabalhar, assim aprendendo muito sobre a sua di indade (sua natureza como ser divino).

G nesis 1:3-5: Nas Trevas, Deus Faz Luz


A primeira coisa necessria para andarmos com segurana a luz. Ento, a primeira coisa que Deus fez em sua obra criadora foi de converter a situao geral da terra de trevas para luz. Deus luz por sua pr pria natureza (veja 1 Joo 1:5-7), e tudo o que ele faz para manifestar a luz da verdade. Notemos que Deus criou a luz, bem como a maior parte de sua criao, simplesmente pelo poder de sua palavra! "Disse Deus: Haja lu ; e houve lu " (Gnesis 1:3). Deus falou, e assim se fez (veja Gnesis 1:6-7, 9, 11, 14-15, 20, 24). O poder de Deus tanto para criar como para manter a sua criao reside na sua palavra! (veja Hebreus 1:1-3). Esse fato deve nos confortar extremamente, pois a mesma palavra poderosa que Deus usou para criar o mundo foi, com amor, colocada aqui em nossas mos por ele! Quando vedadeiramente entendermos isto, teremos muito mais cuidado em como usarmos a Bblia. Quem somos n s para mudar esta palavra to poderosa, a fim de torn-la "mais suave" aos nossos ouvidos ou aos ouvidos de outras pessoas para a quem a pregamos? Com esse poder vem a grande responsabilidade de seguir e pregar somente aquilo que Deus revelou. Pois, ele o Senhor, e a palavra dele que tem o eterno poder da criao (veja Isaas 55:6-11).

G nesis 1:6-10: No Caos, Deus Faz Ordem


Tendo resolvido o problema da luz, Deus converteu o caos em ordem. Onde a terra estava sem forma, Deus criou e fez a separao entre o cu azul (a atmosfera), a terra firme e os mares. Assim, o poder criador da palavra de Deus coloca todas as coisas em sua pr pria ordem. Quando refletimos sobre a palavra de Deus, geralmente pensamos em termos de seus mandamentos, como os dez mandamentos, por exemplo. Uma outra palavra para mandamento ordem. A natureza de Deus de ordenar, e suas ordens so dadas para organizar e manter sua criao. Quando a criao desobedece as ordens de Deus, o resultado desordem. Isto se torna bvio quando olhamos ao redor para o nosso mundo de hoje. A desordem est por toda parte - homicdios, adultrios, homossexualismo, vcios, etc. porque os homens (parte da criao de Deus!) tm rejeitado a ordem que Deus manda em sua palavra. Ser possvel gozar da ordem perfeita de Deus somente quando obedecemos e ensinamos os outros a obedecerem tambm a palavra dele.

G nesis 1:11-25: Deus Enche O Que Est Vazio


Depois de haver criado um lugar bem organizado e com bastante luz, Deus olhou para a sua criao e viu que ainda estava vazia. Notamos que a natureza de Deus encher todas as coisas com o bem, para a gl ria dele. Assim, ele transformou o estado vazio da terra, colocando plantas sobre a terra firme, planetas e estrelas no cu, e animais na terra, nas guas e no cu. Podemos ver que Deus colocou ordem em tudo, governando at a
www.estudosdabiblia.net/d114.htm 2/4

16/02/12

A Cria o: Deus Se Manifestou

reproduo das espcies de plantas e animais com a sua palavra (Gnesis 1:11-12,21,2425).

G nesis 1:26-31: O Motivo Por Trs De Tudo


Quando tudo estava perfeito e bem ordenado de acordo com seus planos, Deus criou o homem e o colocou no meio. Olhando bem para o relato da criao, podemos ver que Deus fez tudo j pensando neste ltimo passo. Por que criar e dividir a luz das trevas? claro que Deus no precisava da luz, j que ele existia antes dela! Por que separar terra firme e cus? Deus Esprito e no precisa de lugares fsicos para sua moradia (veja 1 Reis 8:27; Atos 17:24). Por que fazer plantas e animais, estrelas e outros planetas? Deus no fez estas coisas para ele mesmo, e sim para o homem que ainda havia de criar. Gnesis 1:14 nos mostra que um dos motivos para Deus criar os luzeiros era para que servissem de sinais. A nica parte de toda essa criao que capaz de observar e entender sinais o homem. J que Deus no havia feito nenhum homem quando preparou os luzeiros, conclumos que o homem estava nos planos de Deus desde o princpio. De fato, a Bblia nos ensina que a salvao do homem estava nos planos de Deus mesmo antes do princ pio da criao (veja Efsios 1:3-5, 11, 2:10, 3:8-11). Quando olharmos para a criao, ento, devemos ficar admirados com o eterno poder de Deus, e ainda mais com o seu eterno propsito de salvar o homem da desordem de sua prpria desobedincia. Deus fez toda a terra e os cus justamente para a habitao do homem, a fim de que o homem olhasse para tudo isso e o buscasse (veja Atos 17:22-31).

Concluso: A Nova Criao Em Cristo


Quando olhamos para a sociedade, no h d vida de que temos feito desordem da ordem de Deus. Mas Deus, por sua natureza divina, em sua misercrdia, ainda quer restaurar a ordem, e por isso enviou o seu filho, Jesus (veja Efsios 1:10). Deus enviou Jesus como resposta para a desordem, para poder criar de novo um mundo obediente s ordens de Deus. O apstolo Paulo diz "...se algum est em Cristo, nova criatura; as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas" (2 Corntios 5:17). Onde h trevas, Cristo diz: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue no andar nas trevas; pelo contrrio, ter a luz da vida" (Joo 8:12). Em um mundo de caos, Cristo estabelece a ordem e a unio pela sua igreja: "...h somente um corpo e um Esprito, como tambm fostes chamados numa s esperana da vossa vocao; h um s Senhor, uma s f, um s batismo; um s Deus e Pai de todos, o qual sobre todos, age por meio de todos e est em todos" (Efsios 4:4-6). Onde h vidas vazias, Cristo que "...a tudo enche em todas as coisas" (Efsios 1:23). responsabilidade de cada pessoa reconhecer que Deus existe e o buscar. A revelao geral de Deus (isto , o mero fato de ele existir, como evidente pela criao) nos torna indesculpveis se o rejeitarmos. Mas, para conseguirmos escapar do estrago feito pela nossa desobedincia, necessrio muito mais do que apenas reconhecer que Deus existe. Paulo avisou: "Ora, no levou Deus em conta os tempos da ignorncia; agora, porm, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que h de julgar o mundo com justia, por meio de um varo que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (Atos 17:30-31). Jesus Cristo veio para fazer a nova obra criadora de Deus, nos coraes e nas almas dos homens. Que busquemos a Deus em esprito e em verdade (Joo 4:23-24), nos arrependendo de nossa desobedincia, o pecado, e obedecendo a ordem de Deus em Cristo, para que ele possa fazer de ns novas criaturas, segundo a vontade de Deus!
www.estudosdabiblia.net/d114.htm 3/4

16/02/12

A Cria o: Deus Se Manifestou

-por Carl D. Ballard


D114

Leia mais sobre este assunto: Deus: Nosso Criador e Redentor Misturando leo com gua Quem criou o mundo: Deus Pai ou Jesus? A Revelao do Plano de Deus: A Histria do Plano da Redeno
ESTUDOS B BLICOS PESQUISAR NO SITE MENSAGENS EM UDIO MENSAGENS EM V DEO ESTUDOS TEXTUAIS ANDANDO NA VERDADE O QUE EST ESCRITO? O QUE A BIBLIA DIZ?
1994, 1995, 1996, O Que Esta Escrito? 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, So Paulo, SP, 05786-970. Andando na Ve dade 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, Redator: Dennis Allan, C.P. 60804, So Paulo, SP, 05786-970 Estudos B blicos estudosdabiblia.net 2011 Karl Hennecke, USA 2006, 2007, 2008, 2009

1999,

2008

www.estudosdabiblia.net/d114.htm

4/4

Potrebbero piacerti anche