Sei sulla pagina 1di 9

AutoCAD

6 Dimensionando o desenho
A barra de ferramentas de dimenso no aparece como padro quando o AutoCAD instalado. Para fazer com que a barra de dimensionamento seja mostrada, clique na opo View que fica na barra de menus e depois clique em Toolbars. Clique na opo Dimension. Quando a barra de ferramentas dimension aparecer, Arraste-a para o lugar desejado. A dimenso tambm pode ser chamada de COTA. Para realizar o dimensionamento em um trabalho temos que utilizar as opes do menu dimension da barra de menus ou utilizar a barra de ferramentas dimension. Para utilizar a barra dimension, clique em "View / toolbars" e clique no quadrado da palavra "Dimension", para que a barra aparea. Arraste esta barra para o lugar que voc desejar. Deste ponto em diante voc precisar de utilizar os comandos de preciso. Qualquer dvida, veja as anotaes anteriores que falam sobre este assunto.

6.1 - Linear Dimension (Dimenso linear)


Mostra a dimenso de uma linha vertical ou horizontal. Escolha "Dimension / Linear" ou o boto correspondente. Para testar este comando vamos fazer um quadrado. Voc precisar de utilizar os comandos de preciso. Aperte a tecla <F3> para configurar os comandos de preciso. Clique nos quadrados: Endpoint, Midpoint, Center e Intersection, para que o cursor seja atrado para estes pontos e clique em <Ok>. 01 - Faa um quadrado de lado 30. Clique na ferramenta retngulo, clique em um ponto na tela e digite: @30,-30. Aperte <Enter>. 02 - Clique no comando "Linear dimension". Na barra de comandos aparecer: First extension line origin or press ENTER to select: O AutoCAD pede para voc clicar em um ponto para iniciar a medio. 03 - Aproxime o cursor da quina do quadrado. Aparecer a marca de preciso (Endpoint). Clique nesta quina. Na barra de comandos aparecer: Second extension line origin:. Segundo ponto da medio. 04 - Aproxime-se da segunda quina. Aparecer a marca de preciso (Endpoint). Clique neste segundo ponto. Na barra de comandos aparecer: Dimension line location:. Voc ter que informar a posio onde a linha com a medida vai ficar. 05 - Arraste o cursor e clique em um ponto para deixar a linha com a medida naquela posio.

O nmero 30 a anotao da cota. A linha da cota possui duas setas nas extremidades. As linhas horizontais so as linhas de chamada da cota.

30
Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 32

AutoCAD

6.2 - Modificando o tamanho de uma COTA no AutoCAD R14


Vamos modificar o tamanho da cota do exerccio anterior 01 - Clique na cota do quadrado. A cota ficar pontilhada 02 - Clique no boto Properties. Aparecer a janela Modify dimension. Obs.: O boto Properties permite que voc mude qualquer propriedade de um objeto, no somente a cota. 03 - Clique no boto Annotation. Aparecer a janela Anotation. 04 - A opo Height (altura) possui o valor 2.5 e voc precisa mud-lo para 4 . 05 - Aperte o boto ok da janela Anotao e aperte ok novamente da janela modify dimension. A anotao da cota aumentar. Obs. Aumente ou diminua este valor at que a cota adquira o tamanho desejado. Problema: A ao feita anteriormente, ir modificar somente a cota selecionada. As prximas cotas tero o tamanho padro. Para padronizar o tamanho das cotas teremos que fazer a seguinte ao.

6.3 - Padronizando o tamanho da anotao das cotas no AutoCAD R14 Vamos utilizar o exemplo anterior (quadrado). 01 - Apague as cotas j existentes. As cotas existentes no mudaro. 02 - Escolha "Format / Dimension Style". Aparecer a janela Dimension Style.

Dica: No AutoCAD R14, para que todas as dimenses j realizadas sofram a alterao que voc deseja, voc dever fazer uma ao antes de iniciar a colocao das cotas no desenho. Clique em Format na barra de menus, escolha a opo Dimension Style, clique no boto Save e depois clique em Ok. Isto far com que todas as medidas alterem sempre que voc mudar o padro. Esta operao no necessria no AutoCAD 2000.
03 - Clique em Annotation. Aparecer a janela Anotation. 04 - A opo Height (Altura) possui o valor 2.5 . Altere o valor para 4 . Clique no boto Ok. 05 - Na janela Dimension Style, clique no boto Save para que a alterao que foi feita seja utilizada como padro da para frente no AutoCAD. 06 - Clique no boto Ok. Da para frente todas as cotas tero tamanho 4.

Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 33

AutoCAD

6.4 - Aligned dimension (dimenses inclinadas)


Para realizar dimenses inclinadas, clique no boto aligned dimension. Certifique-se de que voc est pegando o ponto certo com os comandos de preciso. Vamos continuar utilizando o exemplo do quadrado. X1

2X 01 - Clique no boto Aligned dimension. Aparecer: First extension line origin or press Enter to select:. O Autocad est pedindo o primeiro ponto para realizar a medio. Clique no ponto 1 indicado pelo desenho acima. 02 - Na barra de comandos aparecer a mensagem: Second extension line origin:. O AutoCAD est pedindo o segundo ponto para a dimenso. Clique no outro canto do quadrado, indicado pela figura acima. 03 - clique em um terceiro ponto para indicar a posio da linha com a medida. O desenho ficar mais ou menos assim.

42,4264

6.5 - Radius dimension (Dimenso do raio)


Para medir o raio de um arco ou crculo, utilize a este boto. Vamos fazer um exerccio. 01 - Faa um crculo de raio 10 para ser utilizado como exemplo para a operao a seguir. 02 - Clique no boto radius dimension. Na barra de tarefas aparecer: Select arc or circle:. O AutoCAD est pedindo para voc selecionar um arco ou um circulo. 03 - Clique na linha do crculo. Na barra de tarefas aparecer: Dimension line location. Clique em um lugar para colocar a linha de dimenso.

6.6 - Diameter dimension (Dimenso do dimetro)


Siga o mesmo procedimento da dimenso do raio, utilizando o boto diameter dimension e ter a medida do dimetro do crculo ou do arco.

Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 34

AutoCAD

6.7 - Angular dimension (Dimenso de ngulos)


Calcula o ngulo existente entre duas retas ou o ngulo de um determinado arco. Exemplo: Construa duas retas formando uma figura semelhante figura existente dento do retngulo abaixo:

01 - Depois de construda a figura, clique no boto Angular dimension. Aparecer a mensagem: Select arc, circle, line or press ENTER. O AutoCAD pede para voc selecionar a primeira linha. 02 - Selecione a primeira linha, clicando com o cursor sobre ela. Aparecer a mensagem: Second Line. O AutoCAD pede para voc selecionar a segunda linha. 03 - Clique sobre a segunda linha. 04 - Clique no lugar em que deseja que a cota aparea. A medida do ngulo formado entre as duas linhas aparecer

37

6.8 - Baseline Dimension


Utilizada para fazer medidas que tem incio no mesmo local. Ex.: 6 3 1 X X Ponto X Ponto Y

Para realizar o comando Baseline Dimension siga os passos abaixo. 01 Clique no boto Linear Dimension e realize a primeira medida (a medida que fica mais esquerda), no nosso exemplo, seria a cota que exibe o nmero 1. 02 Clique no comando Baseline Dimension. 03 Clique nos pontos indicados como (Ponto X) e (Ponto Y). preciso estar utilizando os comandos de preciso para clicar no lugar certo (ponto final da linha). Seguindo estes passos, voc obter o resultado mostrado acima.

Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 35

AutoCAD

6.9 - Continue Dimension


Utilizada para fazer medidas contnuas. Ex.: 1 2 X X 3 Ponto X Ponto Y

Para realizar o comando Continue Dimension com sucesso, siga os passos abaixo.

01 Clique no boto Linear Dimension e realize a primeira medida (a medida que fica mais esquerda), no nosso exemplo, seria a cota que exibe o nmero 1. 02 Clique no comando Continue Dimension. 03 Clique nos pontos indicados como (Ponto X) e (Ponto Y). preciso estar utilizando os comandos de preciso para clicar no lugar certo (ponto final da linha). Seguindo estes passos, voc obter o resultado mostrado acima.

6.10 - Padronizando estilo de dimenso no AutoCAD R14


Assim como padronizamos o tamanho da anotao da cota, podemos padronizar outros elementos de cota sempre utilizando a opo: "Format / Dimension Style". Abaixo vemos parte da janela " Dimension Style".

Quando escolhemos a opo "Geometry", Obtemos a janela a seguir.

Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 36

AutoCAD

A opo "Supress" do quadro "Dimension line", permite a supresso de parte da linha dimenso das cotas. Ex: 20

Clique no quadrado "1st" para suprimir a primeira metade da linha e no quadrado 2nd suprimir a segunda metade da linha.

para

A caixa "Extension Line" tambm exibe a opo "Supress" para suprimir a linha de extenso da cota. No exemplo abaixo, a linha de extenso da direita foi suprimida. Clique no quadrado "1st" para suprimir a primeira linha de chamada e "2nd" para suprimir a segunda linha de chamada. 20

A opo "Origin Ofset" controla a distncia da linha de chamada at o elemento cotado. Ex.: A linha de chamada Neste exemplo, a 20 20 est mais perto do linha de chamada quadrado. est mais longe do quadrado.

Na caixa "Arrowheads", as opes "1st" e "2nd" permitem a troca da ponta da linha da cota (que uma seta) por outras figuras, como um ponto ou um trao. 20 20

Obs.: Ao padronizar um estilo, clique sempre na opo "Save" da janela "Dimension Style" para que este estilo seja padronizado da em diante. Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 37

AutoCAD

6.11 Alterando a dimenso no AutoCAD 2000


Quando escolhemos a opo Format / Dimension Style no AutoCAD 2000, aparece a janela do gerenciador de estilo de dimenso.

No Auto CAD 2000, sempre que voc realiza uma modificao, ela se reflete em todo o desenho. Clicando no boto Modify voc pode realizar alteraes do estilo da dimenso. Aparecer a janela abaixo.

Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 38

AutoCAD

6.11.1 Dimension lines (Linhas de dimenso)


20 20 20

Na caixa Dimension Lines (linha de dimenso) voc encontrar as opes: a) Color: troca a cor da linha de dimenso. b) Linweight: troca a espessura da linha de dimenso. c) Baseline spacing: define a distncia entre uma linha de cota e outra, quando uma cota mostrada acima de outra cota, ao utilizar o comando Baseline Dimension. d) Supress: esconde a primeira ou a segunda metade da linha se for preciso.

6.11.2 Extension lines (Linhas de extenso)


C D

20

Linha de extenso

Na caixa Extension Line voc poder modificar atributos da linha de extenso a) Color: modifica a cor da linha de extenso. b) Lineweight: modifica a espessura da linha de extenso. c) Extend beyond dim lines: especifica o quanto a linha de extenso ir ultrapassar linha da cota. d) Offset from origin: define um espao entre o desenho e o incio da linha de extenso. e) Supress: esconde a primeira ou a segunda linha se for preciso.

6.11.3 Arrowheads
Define o tamanho e a forma das pontas da linha de dimenso. 20 20

Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 39

AutoCAD

A seguir vamos ver o contedo da aba text (texto), ainda na janela de Modify Dimension.

6.11.4 Text appearance (aparncia do texto)


a) Text style: define o estilo do texto. b) Text color: define a cor do texto. c) Text height: define o tamanho do texto.

6.11.5 Text placement (localizao do texto da cota)


a) Vertical: define a localizao vertical do texto. O padro above (acima). b) Horizontal: define a localizao horizontal do texto. O padro centered (centralizado) c) Offset from dim line: define a distncia entre o valor numrico da cota e a linha de cota. Veremos mais sobre as dimenses mais frente. Lembre-se de que se o seu desenho muito grande, voc ter que aumentar proporcionalmente todas as medidas (tamanho de seta, tamanho de texto etc.). Ao terminar de escolher a configurao ideal, clique no boto Ok. Voc voltar tela Dimension style manager. Clique no boto Close desta tela. Todas as configuraes de cota sero trocadas automaticamente.

Curso Tcnico de Design Industrial Moveleiro 40

Potrebbero piacerti anche