Sei sulla pagina 1di 1

SIMULAO COMPUTACIONAL DA MORFODINMICA FLUVIAL E ESTUARINA

Autor: Jorge Manuel Guieiro Pereira Isidoro Tel. 289 800 100 (Ext. 6244) Email: jisidoro@ualg.pt
Introduo

rea Departamental de Engenharia Civil Escola Superior de Tecnologia Universidade do Algarve Quinta da Penha 8000 FARO

Pretende-se apresentar um modelo morfodinmico para o estudo integrado de rios e esturios, compatvel com as actuais capacidades computacionais. O modelo matemtico bidimensional, no plano horizontal, sendo o campo de velocidades calculado com base em equaes do tipo Saint-Venant e as tenses de atrito no fundo obtidas com base num modelo de zero equaes (Prandtl) ou, em alternativa, recorrendo formulao emprica de ManningStrickler. O caudal slido obtido com base no modelo dinmico de Bailard e as variaes da morfologia so calculadas com base na equao de Exner modificada. As equaes so resolvidas numericamente, por diferenas finitas, com recurso ao esquema centrado de 2 ordem de MacCormak. Tem-se como objectivo obter um modelo robusto, que permita integrar a zona do canal com a do esturio, onde o escoamento respectivamente, essencialmente unidimensional e bidimensional. O modelo permite a incluso de elementos que causem perturbaes no escoamento, tais como molhes, espores, pilares de pontes, etc.
Hidrodinmica Morfodinmica

O modelo hidrodinmico utiliza as equaes de Saint-Venant, ou Shallow Water Equations, num domnio bidimensional. Na forma conservativa estas equaes (1 eq. de conservao da massa + 2 eq. de conservao da quantidade de movimento), escrevem-se:

H U V + + =0 t x y
U U U F G 1 + + = gH + fV fx + + x x x y y t x y
1 V G S V V fU fy + + + = gH + t x y x x y y y

O relevo do fundo de rios e esturios varia normalmente com o tempo, sendo por isso designado por fundo mvel. Esta definio corresponde ao movimento das partculas slidas aluvionares (no coesivas), que compem o leito de tais sistemas, por aco do escoamento da gua. A geometria e configurao do fundo so principalmente afectadas pela variao da energia do escoamento, traduzida pela inclinao da linha de energia, pela altura da lmina de gua, pela dimenso das partculas que constituem o leito e sua velocidade de queda, definindo os valores da rugosidade na fronteira slida e da resistncia ao escoamento. A determinao da quantidade de sedimentos transportada pelo escoamento torna-se uma das questes mais importantes no mbito da hidrulica fluvial. Neste domnio, a quantidade de material slido transportado atinge valores muito elevados, pelo que a quantificao desses valores se torna extremamente importante. Equao de transporte dos sedimentos [frmula de Bailard (1981)]:

As tenses de atrito no fundo so calculadas, em alternativa, por: - Modelo de Prandtl


2 t = lm

V z

; V =
k

(u

+ v2

) ; k = 1,..., N
k

r qsti =

(s 1)gi tan

CR

a r 2 r tan r 3 s v vv i+ tan wq

r 3 r s r 5 tan v i v v wq

lm = k z 1

z hcl

-Modelo de Manning-Strickler

Tendo por base o conhecimento dos caudais slidos transportados para um dado intervalo de tempo em cada ponto do domnio, estimada a evoluo do fundo mvel com base na equao de conservao da massa de sedimentos ou equao de continuidade da fase slida. O modelo em causa utiliza a seguinte equao, obtida com base nas equaes originais de Exner e de Bailard (Carmo & Santos, 2002):

fx g n 2U (U 2 + V 2 )1 2 fy g n 2V (U 2 + V 2 )1 2 = = ; H73 H73

(1 ) +
t

(qsa + qss )x (qsa + qss )y + ( sa qsa + ss qss x y

2 (sa qsa + ss qss x 2

2 =0 y 2

Aplicaes As aplicaes realizadas visam calibrar a estrutura computacional desenvolvida atravs de comparaes de resultados numricos com dados de um modelo fsico e mostrar a sua aplicabilidade a situaes do mundo real. Compararam-se inicialmente os resultados numricos obtidos com medies efectuadas em laboratrio com vista a aferir os resultados calculados e medidos (no apresentado neste poster). Relativamente comparao entre os modelos de Prandlt e de Manning-Strickler, esta foi elaborada com base numa geometria criada para e efeito e que pretende simular um rio sinuoso e o correspondente esturio. A Figura 1 mostra a evoluo da cota do fundo no incio do esturio, sensivelmente a meio do alargamento e no seguimento da directriz do canal, durante as primeiras 6 horas, partindo de uma situao de repouso, uma profundidade inicial de 3.0 m e uma velocidade constante e igual a 1.25 m/s na fronteira de montante. Como seria de esperar, a cota do fundo do canal vai aumentando devido gradual reduo da velocidade do escoamento nesta zona do canal, ocorrendo em consequncia uma importante deposio de sedimentos. Os resultados obtidos com recurso aos modelos de Prandlt e de Manning-Strickler para o clculo das tenses de atrito no fundo apresentam um comportamento muito semelhante, tendo as cotas obtidas com o primeiro modelo valores ligeiramente superiores, embora com diferenas sem qualquer significado. Com efeito, partindo do valor inicial de 0.26 m obtm-se, aps 6 horas de clculo, valores de 0.37 m e de 0.36 m, consoante se utiliza o modelo de Prandtl ou o modelo de Manning-Strickler. As figuras 2 e 3, visam representar o fundo do canal e esturio aps o tempo da simulao (24h). Na primeira, onde o domnio apresentado em plano horizontal, foi utilizado o modelo de Manning-Strickler, enquanto na segunda, onde o domnio apresentado no espao (o eixo correspondente s cotas foi ampliado 50x), utilizado o modelo de Prandtl. Observa-se concordncia satisfatria com o que expectvel que venha a ocorrer numa situao real.
E vo l uo d a co t a d o f und o num p o nt o si t uad o no i n ci o d o E st ur i o

Profundidad e [m]

0.4 0.3 0.2

M-S Prandtl

Tem po [s]
Figura 1 Deposio de sedimentos no incio do esturio Concluses

Figura 2

Fundo do canal 2D (modelo de Manning-Strickler)

Figura 3 Fundo do canal 3D (modelo de Prandtl)

A modelao numrica apresenta-se no incio do sculo XXI como sendo a forma mais utilizada no estudo e anlise de fenmenos associados Hidrulica Fluvial. O recurso a este tipo de modelos, com vista simulao de eventos naturais, cresceu exponencialmente nas ltimas dcadas, pois permitem a economia de tempo e dinheiro e uma flexibilizao do trabalho no que concerne a alteraes das caractersticas do sistema em estudo. Relativamente ao modelo apresentado, refere-se que o comportamento da estrutura computacional desenvolvida com recurso aos modelos de ManningStrickler e de Prandtl para o clculo das tenses de fundo bastante semelhante, sendo que o segundo apresenta valores mais extremos (maiores eroses e deposies de sedimentos). Os resultados obtidos mostraram uma razovel fiabilidade da estrutura computacional nas aplicaes realizadas, sendo que o seu desempenho dever ser testado numa maior gama de situaes para avaliar a sua robustez.

Potrebbero piacerti anche