Sei sulla pagina 1di 62

DIREITO ELEITORAL

Um ser o presidente e o outro vice do TRE. O Vice exercer tambm a corregedoria regional eleitoral

TRE
Sero eleitos mediante eleio pelo voto secreto 2 desembargadores.

T J
Sero eleitos mediante eleio pelo voto secreto 2 juzes de direito.

1 desembargador ou juiz federal, escolhido pelo respectivo tribunal

TR F

O TJ formula uma lista com 6 Advogados

Envia ao TSE

O presidente nomear 2 dentre os 6

E o TSE envia essa lista com 6 ADV ao Presidente da Repblica

Composio TSE

Essa escolha se dar mediante eleio pelo voto secreto. E dentre os 3 sair o Pres. e Vice do TSE

Essa escolha se dar mediante eleio pelo voto secreto. E dentre os 2 ser escolhido o Corregedor Geral Eleitoral

TSE

3 MINISTROS DO STF

2 MINISTROS DO STJ

ST

ST

2 ADVOGADOS

Formula uma

Pres. Nomeia 2 dentro desta lista.

LISTA COM 6 ADVOGADOS NOTORIA IDONEIDADE E NOTAVEL SABER JURIDICO

PRESIDENTE DA REPBLICA

SISTEMA RECURSAL DA JUSTIA ELEITORAL

Todas as decises dos JUZES e das JUNTAS caber recurso ao

TRE
As decises do TRE IRRECORRVEIS, salvo quando: so

Nesses casos caber recurso ao

TSE

I - forem proferidas contra disposio expressa desta Constituio ou de lei;

So IRRECORRVEIS as decises do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que

II ocorrer divergncia na interpretao de lei entre dois ou mais tribunais eleitorais;

Contrariarem esta Constituio;

III - versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais ou estaduais;

E as denegatrias de "habeas-corpus" ou
mandado de segurana.

IV - anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais ou estaduais;

denegarem

"habeas-corpus",

SUPER REVISO DE VSPERA DIREITO ADMINISTRATIVO TRE-PR


Organizao administrativa da Unio

ADMINISTRAO DIRETA
01 - ( Prova: FCC - 2007 - Prefeitura de So Paulo - SP - Auditor Fiscal do Municpio - Prova 2 / Direito Administrativo / Administrao Direta; ) exemplo da desconcentrao, tal como entendida pela doutrina administrativa, a criao de a) um ministrio. b) uma empresa pblica. c) uma fundao pblica. d) uma agncia reguladora. e) uma organizao social.

02 - correto afirmar que os rgos pblicos, a exemplo dos Ministrios, Secretarias Estaduais e Municipais a) tm relao interorgnica e no interpessoal ou intersubjetiva. b) se distinguem do Estado, por serem autnomas. c) so pessoas, sujeitos de direitos e obrigaes . d) no tm personalidade jurdica. e) tm relao de representao com a vontade do agente pblico.

03 - A Administrao Direta definida como a) soma das autarquias, fundaes pblicas e empresas pblicas subordinadas ao governo de determi nada esfera da Federao. b) nvel superior da administrao da Unio ou de um ente federado, integrada pela chefia do Poder Exe cutivo e respectivos auxiliares diretos. c) corpo de rgos, dotados de personalidade jurdica prpria, vinculados ao Ministrio ou Secretaria em cuja rea de competncia estiver enquadrada sua principal atividade. d) conjunto de pessoas jurdicas de direito pblico subor dinadas diretamente chefia do Poder Executivo. e) conjunto de servios e rgos integrados na estrutura administrativa da chefia do Poder Executivo e respectivos Ministrios ou Secretarias.

ADMINISTRAO INDIRETA
01 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 11 Regio (AM) - Analista Judicirio - Execuo de Mandados / Direito Administrativo / Administrao Indireta; ) Considere as seguintes assertivas:

I. Pode adotar uma das modalidades de sociedade disciplinadas pela legislao comercial. II. Seja de mbito federal, estadual ou municipal, tem capital inteiramente pblico, ou seja, dele somente podem participar pessoas jurdicas de direito pblico. III. No pode adotar a forma de sociedade unipessoal. IV. Se for de mbito federal, ter seus litgios processados e julgados obrigatoriamente na Justia Federal.

No que concerne empresa pblica, est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e IV. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) III e IV.

02 ( Prova: FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Jurdica / Direito Administrativo / Administrao Indireta; ) O regime jurdico a que se submetem as autarquias a) determina a sua criao por lei, com as mesmas prerrogativas e sujeies das pessoas pblicas administrativas, exceto no que diz respeito ao regime de execuo processual. b) o mesmo da Administrao direta, com prerrogativas e sujeies prprias das pessoas pblicas polticas. c) determina a sua criao por lei, com poder de auto-administrao, desvinculada da tutela do ente instituidor. d) o mesmo das demais entidades da Administrao indireta, sujeitando-a ao regime pblico apenas em matria tributria. e) determina a sua criao por lei e assegura a impenhorabilidade de seus bens e imunidade tributria, submetendo-a tutela do ente instituidor.

03 ( Prova: FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Atuarial / Direito Administrativo / Administrao Indireta; ) Inserem-se entre as entidades integrantes da Administrao pblica indireta, alm das empresas pblicas, as a) sociedades de economia mista, as fundaes pblicas e as Organizaes Sociais ligadas Administrao por contrato de gesto. b) autarquias, fundaes e sociedades de economia mista, que so pessoas jurdicas de direito pblico. c) sociedades de economia mista exploradoras de atividade econmica, que se submetem ao mesmo regime jurdico das empresas privadas e aos princpios aplicveis Administrao Pblica. d) fundaes e autarquias, excludas as sociedades de economia mista.

ENTIDADE Autarquia Fundao Pblica Sociedade de Economia Mista Empresa Pblica

CRIAO Criada Autorizada Autorizada Autorizada

PERSONALIDADE Pblica Privada Privada Privada

ESPECIFICIDADE Ato Constitutivo lei Lei Complementar Registrar na Junta Comercial Registrar na Junta Comercial DIFERENAS 50% + 1 Ao 100% S/A Qualquer Forma

e) sociedades de economia mista, exceto as que operam no domnio econmico em regime de competio com as empresas privadas.

Relao da administrao;

OBS: A relao da Administrao pblica direta com a indireta no uma relao de hierarquia e sim um relao de Vinculao que deriva o chamado: Controle Finalistico Superviso Ministerial

Classificao dos rgos pblicos; INDEPENDENTES AUTONOMOS (Ministrios e Secretarias) SUPERIORES SUBALTERNOS

Princpios Constitucionais Explcitos e Fundamentais do art. 37 caput da CF/88

L.I.M.P.E
( Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Tcnico Judicirio - rea Judiciria - e Administrativa / Direito Administrativo / Princpios da Administrao Pblica; )

Tendo em vista os princpios constitucionais que regem a Administrao Pblica INCORRETO afirmar que a a) eficincia, alm de desempenhada com legalidade, exige resultados positivos para o servio pblico e satisfatrio atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros. b) lei para o particular significa pode fazer assim, e para o administrador pblico significa deve fazer assim. c) moral administrativa o conjunto de regras que, para disciplinar o exerccio do poder discricionrio da Administrao, o superior hierrquico impe aos seus subordinados. d) publicidade no elemento formativo do ato; requisito de eficcia e moralidade e) impessoalidade permite ao administrador pblico buscar objetivos ainda que sem finalidade pblica e no interesse de terceiros.

2 - ( Prova: FCC - 2011 - TRE-PE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Direito Administrativo / Princpios da Administrao Pblica; )

O conceito refere-se ao princpio da a) impessoalidade. b) eficincia. c) legalidade. d) moralidade. e) publicidade.

Princpios Constitucionais Implcitos e Fundamentais do art. 37 caput da CF/88 RAZOABILIDADE, PROPORCIONALIDADE, AUTOTUTELA

Poderes administrativos

Poder hierrquico, poder disciplinar, poder regulamentar, poder de polcia, uso e abuso do poder;

01 ( Prova: FCC - 2011 - TCE-PR - Analista de Controle - Jurdica / Direito Administrativo / Poderes Administrativos; ) Os meios de atuao da Administrao no exerccio do poder de polcia compreendem a) as atuaes repressivas, apenas, dotadas de coercibilidade, nos limites da lei, relativamente a ilcitos penais e administrativos. b) os atos preventivos e fiscalizadores, apenas, cabendo exclusivamente polcia judiciria a prtica de atos repressivos dotados de coercibilidade. c) as medidas de carter geral, restritivas de direitos individuais, editadas por meio de atos administrativos, e as medidas de carter repressivo operacionalizadas por meio de atos normativos. d) as atividades dotadas de auto-executoriedade e coercibilidade, que impe aos administrados limitaes ao exerccio de direitos e as atividades econmicas, prescindindo de previso legal. e) os atos normativos que estabelecem limitaes ao exerccio de direitos e atividades individuais e os atos administrativos consubstanciados em medidas preventivas e repressivas, dotados de coercibilidade.

02 NO constitui caracterstica do poder hierrquico: a) delegar atribuies que no lhe sejam privativas. b) dar ordens aos subordinados, que implica o dever de obedincia, para estes ltimos, salvo para as ordens manifestamente ilegais. c) controlar a atividade dos rgos inferiores, tendo o poder de anular e de revogar atos administrativos. d) avocar atribuies, desde que estas no sejam da competncia exclusiva do rgo subordinado. e) editar atos normativos que podero ser de efeitos internos e externos.

03 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20 REGIO (SE) - Tcnico Judicirio - rea Administrativa / Direito Administrativo / Poderes Administrativos; ) Dispe o Poder Executivo de poder para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecendo a relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal. Trata-se do poder a) disciplinar. b) discricionrio. c) regulamentar. d) de polcia. e) hierrquico.

10

PENALIDADE

PRESCRIO

CANCELAMENTO

LEI 8112/90 REGIME JURDICO NICO : PROVIMENTO, VACNCIA, REMOO

PROVIMENTO NOMEAO PROMOO READAPTAO REINTEGRAO REVERSO APROVEITAMENTO RECONDUO

VACNCIA EXONERAO FALECIMENTO DEMISSO PROMOO APOSENTAMENTO READAPTAO POC (INACUMULVEL)

MEMORIZAO Art. 8 - So formas de provimento de cargo pblico: I. II. V. nomeao promoo readaptao forma originria. no vale ascenso. limitao fsica ou mental. demitido. aposentado. disponibilidade. Inabilitado no estgio probatrio.

VIII. reintegrao VI. reverso VII. aproveitamento IX. reconduo

11

ADVERTNCIA SUSPENSO DEMISSO CASSAO DESTITUIO

180 DIAS 2 ANOS 5 ANOS 5 ANOS 5 ANOS

03 ANOS 05 ANOS XXX XXX XXX

VANTAGENS INDENIZAES GRATIFICAES ADICIONAIS NO INCORPORA PODE INCORPORAR

ESPCIES AJUDA DE CUSTO, DIRIA TRASPORTE, MORADIA

ATO ADMINISTRATIVO

ELEMENTOS OU REQUISITOS COMPETNCIA FINALIDADE FORMA MOTIVO OBJETO

ATRIBUTOS PRESENO DE LEGITIMIDADE IMPERATIVIDADE AUTOEXECUTORIEDADE TIPICIDADE

CO- FI - FO - MO - OB

12

DESFAZIMENTO DO ATO ADMINISTRATIVO(EXTINO)


Anulao: Ocorre em virtude de sua ilegalidade. Pode ser realizada pela prpria Administrao(no necessitando de provocao) ou pelo Poder Judicirio (necessita provocao), nos dois casos o efeito retroativo (ex-tunc).

Revogao: Ocorre quando, apesar de legtimo, o ato no se mostra mais conveniente ou oportuno. S realizada pela Administrao, de ofcio ou provocada.Seus efeitos no retroagem (ex-nunc). ESQUEMA DA SMULA 473

13

IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
4 - Os atos de improbidade administrativa importaro suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Efeitos: Suspenso dos direitos polticos Perda da funo pblica Ressarcimento ao errio A indisponibilidade dos bens Dica: Grave o texto de lei. No caia nessa: cuidado com a inverso de suspenso para perda.

RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO


6 - As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. Teoria Utilizada pela constituio: Responsabilidade objetiva do Estado A reponsabilidade do servidor Subjetiva O nome da ao que o Estado entra contra o agente ao regressiva. O terceiro prejudicado deve entrar obrigatoriamente contra o Estado e no contra o Agente. A responsabilidade subjetiva do Estado somente vale para a OMISSO DO ESTADO. Dica: Ler o artigo 37 paragrafo 6. No caia nessa: Cuidado com a regra e a exceo. Regra responsabilidade objetiva do estado e exceo a subjetiva do Estado.

14

FRASES PARA AJUDAR VOC A NUNCA DESISTIR DOS SEUS SONHOS! O nico lugar onde o sucesso vem antes do trabalho no dicionrio. A persistncia o menor caminho do xito. O que no provoca minha morte faz com que eu fique mais forte.

O insucesso apenas uma oportunidade para recomear de novo com mais inteligncia. No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.

O sucesso ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.

O futuro pertence queles que acreditam na beleza de seus sonhos.

Voc precisa fazer aquilo que pensa que no capaz de fazer.

A adversidade desperta em ns capacidades que, em circunstncias favorveis, teriam ficado adormecidas.

Professor Evandro Guedes F, fora e rumo aprovao!


15

DIREITO CONSTITUCIONAL
PRINCPIOS FUNDAMENTAIS

FUNDAMENTOS da Repblica Federativa do Brasil (SO CI DI VA PLU) I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.

OBJETIVOS da Repblica Federativa do Brasil (CON GA ER PRO) I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional; III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

PRINCPIOS que regem as relaes INTERNACIONAIS (A IN DE NO CON PRE I RE CO S) I - independncia nacional; II - prevalncia dos direitos humanos; III - autodeterminao dos povos;

16

IV - no-interveno; V - igualdade entre os Estados; VI - defesa da paz; VII - soluo pacfica dos conflitos; VIII - repdio ao terrorismo e ao racismo; IX - cooperao entre os povos para o progresso da humanidade; X - concesso de asilo poltico.

DIREITOS FUNDAMENTAIS

REGRAS GERAIS Destinatrios dos direitos fundamentais o Pessoas fsicas ou jurdicas, de direitos pblico ou privado, brasileiros ou estrangeiros que estejam no pas ainda que em carter temporrio. Geraes de direitos fundamentais (dimenses): o 1 gerao liberdade, individuais, defesa, negativos, direitos civis e polticos; o 2 gerao igualdade, sociais, prestaes, positivas, direitos sociais, econmicos e culturais; o 3 gerao fraternidade, direitos de toda a coletividade mundial, direito de preservao do meio ambiente, direito ao progresso da humanidade; o 4 gerao globalizao dos direitos fundamentais; o 5 gerao Direito paz. Fora normativa dos Tratados internacionais o Emendas Constitucionais tratados de direitos humanos, aprovados nas duas casas do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos membros;

DIREITOS INDIVIDUAIS

Ningum ser: obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei; compelido a associar-se ou a permanecer associado; privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal; considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria; preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; levado priso ou nela mantido , quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana; processado nem sentenciado seno pela autoridade competente. inviolvel: a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias;

17

a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; Sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal; livre: a manifestao do pensamento, sendo PROIBIDO o anonimato; a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena; o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer; a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens; assegurado: o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares; assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; a todos, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direito ou contra ilegalidade ou abuso de poder; b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal; A lei: estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica , ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro; no excluir da apreciao do Poder Judicirio, leso ou ameaa a direito; no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada; penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru; regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade; b) perda de bens; c) multa; d) prestao social alternativa; e) suspenso ou interdio de direitos; punir qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais; s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem. Penas: nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens serem estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido; no haver penas: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada; b) de carter perptuo; c) de trabalhos forados; d) de banimento; e) cruis; Crimes: no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal; constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico e a prtica do racismo, sujeito pena de recluso, nos termos da lei; a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem: a) a prtica da tortura, b) o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, c) o terrorismo; d) e os definidos como crimes hediondos,

18

Priso: no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel; a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria; no haver juzo ou tribunal de exceo; o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena. A propriedade: garantido o direito de propriedade; a propriedade atender a sua funo social; a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento; a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial; no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano. Sucesso e herana: garantido o direito de herana; a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do de cujus; Entidades e associaes: todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente; plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar; a criao de associaes e a de cooperativas independe de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento; as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindose, no primeiro caso, o trnsito em julgado; as entidades associativas , quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente; Processos: aos litigantes, em processo judicial ou administrativo , e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes; o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos; reconhecida a INSTITUIO DO JRI, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida. Outros direitos: homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes; o Estado promover a defesa do consumidor; Todos tem o direito de receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; Extradio: nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei; no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio;

19

Remdios Constitucionais: Habeas Corpus o Conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua LIBERDADE DE LOCOMOO, por ilegalidade ou abuso de poder.

Habeas Data o Conceder-se- "habeas-data" para assegurar o CONHECIMENTO DE INFORMAES relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico; para a retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. Mandado de Segurana Individual o Conceder-se- mandado de segurana para proteger DIREITO LQUIDO E CERTO, no amparado por "habeascorpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico.

Mandado de Segurana Coletivo o Mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico com representao no Congresso Nacional; organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.

Mandado de Injuno o Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania.

Ao popular o Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.

DIREITOS SOCIAIS Direitos sociais Educao Sade Alimentao Trabalho Moradia Lazer Segurana Previdncia social Proteo maternidade e infncia Assistncia aos desamparados

20

Direitos dos trabalhadores urbanos e rurais Relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos; Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio; Fundo de garantia do tempo de servio; Salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia com moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculao para qualquer fim; Piso salarial proporcional extenso e complexidade do trabalho; Irredutibilidade do salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo; Garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo, para os que percebem remunerao varivel; Dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria; Remunerao do trabalho noturno superior do diurno; Proteo do salrio na forma da lei, constituindo crime sua reteno dolosa; Participao nos lucros, ou resultados, desvinculada da remunerao, e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa, conforme definido em lei; Salrio-famlia pago em razo do dependente do trabalhador de baixa renda nos termos da lei; Durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva de trabalho; Jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociao coletiva; Repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; Remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento do normal; Gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal; Licena gestante, sem prejuzo do emprego e do salrio, com a durao de cento e vinte dias; Licena-paternidade, nos termos fixados em lei; Proteo do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos especficos, nos termos da lei; Aviso prvio proporcional ao tempo de servio, sendo no mnimo de trinta dias, nos termos da lei; Reduo dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de sade, higiene e segurana; Adicional de remunerao para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; Aposentadoria; Assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 5 (cinco) anos de idade em creches e pr-escolas; Reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho; Proteo em face da automao, na forma da lei; Seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa; Ao, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho; Proibio de diferena de salrios, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil; Proibio de qualquer discriminao no tocante a salrio e critrios de admisso do trabalhador portador de deficincia; Proibio de distino entre trabalho manual, tcnico e intelectual ou entre os profissionais respectivos; Proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condio de aprendiz, a partir de quatorze anos; Igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. So assegurados categoria dos trabalhadores domsticos os seguintes direitos: o Salrio mnimo o Irredutibilidade do salrio o Dcimo terceiro salrio o Descanso Semanal Remunerado o Frias anuais o Licena a gestante o Licena a paternidade o Aviso prvio o Aposentadoria o Integrao previdncia social

21

DIREITOS DE NACIONALIDADE Introduo Vnculo jurdico entre o indivduo e o Estado. A nacionalidade pode ser adquirida pelo nascimento ou por opo: o Pelo nascimento brasileiro nato Ius solis critrio territorial Ius sanguinis critrio de sangue o Pela opo brasileiro naturalizado Conflito de nacionalidade o Positivo Poliptrida vrias nacionalidades o Negativo Aptrida (heimatlos) nenhuma nacionalidade Brasileiros Natos a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes no estejam a servio de seu pas;

b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil;

c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;

22

Brasileiros naturalizados a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

Portugus equiparado ou quase-nacional Aos portugueses com residncia permanente no Pas, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, sero atribudos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituio.

Cargos privativos de brasileiros natos (MP3.COM) I - de Presidente e Vice-Presidente da Repblica; II - de Presidente da Cmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomtica; VI - de oficial das Foras Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa

23

Perda da Nacionalidade I - tiver cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional; II - adquirir outra nacionalidade, salvo nos casos: a) de reconhecimento de nacionalidade originria pela lei estrangeira; b) de imposio de naturalizao, pela norma estrangeira, ao brasileiro residente em estado estrangeiro, como condio para permanncia em seu territrio ou para o exerccio de direitos civis;

DIREITOS POLTICOS Quem tem direitos polticos chamado de CIDADO. A Cidadania decorre da DEMOCRACIA. DEMOCRACIA o regime de governo adotado no Brasil que permite a participao do indivduo na vontade poltica do Estado. Esta participao se d de forma direta ou indireta: Democracia Direta o Plebiscito consulta popular anterior tomada da deciso o Referendo consulta popular posterior tomada da deciso o Iniciativa popular proposta de lei pelo cidado (1% eleitorado nacional, 5 Estados da Federao, trs dcimos por cento dos cidados de cada Estado. o Ao popular remdio constitucional que s pode ser impetrado por cidado Democracia Indireta por meio de representantes Os Direitos Polticos esto divididos em: Direitos polticos positivos permitido o exerccio Direitos Polticos Direitos polticos negativos no permitido o exerccio os Direitos Polticos

Direitos Polticos Positivos Primeiro vamos estudar os Direitos polticos positivos. Eles podem ser exercidos pela: Capacidade Eleitoral Ativa capacidade para votar. Capacidade Eleitoral Passiva capacidade para ser votado. Para exercer a capacidade eleitoral ativa necessrio o alistamento eleitoral, o qual, juntamente com o direito ao voto, observa as seguintes regras: Obrigatrio maiores de 18 anos Facultativo o Maiores de 16 e menores de 18 anos o Analfabetos o Maiores de 70 anos Proibido (inalistvel) estrangeiros e conscritos. Para exercer a capacidade eleitoral passiva necessrio preencher as condies de elegibilidade:

24

A nacionalidade brasileira; O pleno exerccio dos direitos polticos; O alistamento eleitoral; O domiclio eleitoral na circunscrio; A filiao partidria; A idade mnima de: o trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da Repblica e Senador; o trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; o vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; o dezoito anos para Vereador. Direitos Polticos Negativos Inelegibilidades o Absoluta S na Constituio Federal Inalistveis e analfabetos o Relativa Pode ser prevista em lei complementar Reeleio os membros do Executivo s podem se reeleitos uma nica vez; Desincompatibilizao para concorrer a outros cargos, os membros do Executivo devem se afastar do cargo at seis meses antes do pleito; Inelegibilidade reflexa os membros do Executivo geram inelegibilidade para seus cnjuges e parentes at segundo grau (pais, avs, filhos, netos, irmos, sogros e cunhados) no territrio onde exercem o cargo poltico. Militar Menos de 10 anos para concorrer deve se afastar do cargo Mais de 10 anos fica agregado junto autoridade superior e se eleito passa para inatividade. Perda dos Direitos Polticos o Cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado Suspenso dos Direitos Polticos o incapacidade civil absoluta; o condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; o recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII; o improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4. Outras regras sobre os Direitos Polticos O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de QUINZE dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude. A ao de impugnao de mandato tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f. A lei que alterar o processo eleitoral entrar em vigor na data de sua publicao, no se aplicando eleio que ocorra at UM ano da data de sua vigncia. PARTIDOS POLTICOS Garantias Liberdade de criao, fuso, incorporao e extino; Autonomia para definir sua estrutura interna, organizao e funcionamento; Liberdade para escolher suas coligaes; Direito a recursos do fundo partidrio e acesso gratuito ao rdio e televiso, na forma da lei.

25

Vedaes Na criao dos partidos sero resguardados a soberania nacional, o regime democrtico, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana, o carter nacional; Proibio de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinao a estes; Prestao de contas Justia Eleitoral; Funcionamento parlamentar de acordo com a lei; vedada a utilizao pelos partidos polticos de organizao paramilitar. Natureza Jurdica Os partidos polticos, aps adquirirem personalidade jurdica, na forma da lei civil, registraro seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.

PODER JUDICIRIO

REGRAS GERAIS rgos STF - o Supremo Tribunal Federal; CNJ - o Conselho Nacional de Justia; STJ - o Superior Tribunal de Justia; TRF - Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; TRT - Tribunais e Juzes do Trabalho; TRE - os Tribunais e Juzes Eleitorais; Tribunais e Juzes Militares; TJ - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios.

Requisitos para ser juiz Bacharel em direito Trs anos de atividade jurdica Concurso pblico de provas e ttulos

Quinto Constitucional Um quinto das vagas destinadas aos membros do Ministrio Pblico e da Advocacia com mais de dez anos de experincia na carreira. TRF, TJ, TST, TRT

26

Garantias dos membros Garantias de Independncia o Vitaliciedade 2 anos de exerccio no cargo Juzes de 1 grau S perde o cargo por sentena judicial transitada em julgado Durante os dois anos perde o cargo por deciso do tribunal o Inamovibilidade Pode ser removido de ofcio por deciso da maioria absoluta do tribunal ou CNJ o Irredutibilidade dos subsdios Garantias de Imparcialidade (Vedaes) o exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio; o receber, a qualquer ttulo ou pretexto, custas ou participao em processo; o dedicar-se atividade poltico-partidria. o receber, a qualquer ttulo ou pretexto, auxlios ou contribuies de pessoas fsicas, entidades pblicas ou privadas, ressalvadas as excees previstas em lei; o exercer a advocacia no juzo ou tribunal do qual se afastou, antes de decorridos TRS anos do afastamento do cargo por aposentadoria ou exonerao (QUARENTENA).

STF O Supremo Tribunal Federal, o rgo de cpula do Poder Judicirio, composto por 11 ministros, escolhidos dentre cidados brasileiros natos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada os quais sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. Compete ao Supremo Tribunal Federal: Processar e julgar ORIGINARIAMENTE: o a ao direta de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo federal ou estadual e a ao declaratria de constitucionalidade de lei ou ato normativo federal; o nas infraes penais comuns, o Presidente da Repblica, o Vice-Presidente, os membros do Congresso Nacional, seus prprios Ministros e o Procurador-Geral da Repblica; o nas infraes penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da Unio e os chefes de misso diplomtica de carter permanente;

27

o "habeas-corpus", sendo paciente qualquer das pessoas referidas nas alneas anteriores; o mandado de segurana e o "habeas-data" contra atos do Presidente da Repblica, das Mesas da Cmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da Unio, do Procurador-Geral da Repblica e do prprio Supremo Tribunal Federal; o o litgio entre Estado estrangeiro ou organismo internacional e a Unio, o Estado, o Distrito Federal ou o Territrio; o as causas e os conflitos entre a Unio e os Estados, a Unio e o Distrito Federal, ou entre uns e outros, inclusive as respectivas entidades da administrao indireta; o a EXTRADIO solicitada por Estado estrangeiro; o o habeas corpus, quando o coator for Tribunal Superior ou quando o coator ou o paciente for autoridade ou funcionrio cujos atos estejam sujeitos diretamente jurisdio do Supremo Tribunal Federal, ou se trate de crime sujeito mesma jurisdio em uma nica instncia; o a reviso criminal e a ao rescisria de seus julgados; o a reclamao para a preservao de sua competncia e garantia da autoridade de suas decises; o a execuo de sentena nas causas de sua competncia originria, facultada a delegao de atribuies para a prtica de atos processuais; o a ao em que todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ou sejam direta ou indiretamente interessados; o os conflitos de competncia entre o Superior Tribunal de Justia e quaisquer tribunais, entre Tribunais Superiores, ou entre estes e qualquer outro tribunal; o o pedido de medida cautelar das aes diretas de inconstitucionalidade; o o mandado de injuno, quando a elaborao da norma regulamentadora for atribuio do Presidente da Repblica, do Congresso Nacional, da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, das Mesas de uma dessas Casas Legislativas, do Tribunal de Contas da Unio, de um dos Tribunais Superiores, ou do prprio Supremo Tribunal Federal; o as aes contra o Conselho Nacional de Justia e contra o Conselho Nacional do Ministrio Pblico. Julgar em RECURSO ORDINRIO: o o "habeas-corpus", o mandado de segurana, o "habeas-data" e o mandado de injuno decididos em nica instncia pelos Tribunais Superiores, se denegatria a deciso; o o crime poltico; Julgar mediante RECURSO EXTRAORDINRIO, as causas decididas em nica ou ltima instncia, quando a deciso recorrida: o contrariar dispositivo desta Constituio; o declarar a inconstitucionalidade de tratado ou lei federal; o julgar vlida lei ou ato de governo local contestado em face desta Constituio. o julgar vlida lei local contestada em face de lei federal. Legitimados para propor Ao Direta de Inconstitucionalidade e Declaratria de Constitucionalidade I - o Presidente da Repblica; II - a Mesa do Senado Federal; III - a Mesa da Cmara dos Deputados; IV - a Mesa de Assemblia Legislativa ou da Cmara Legislativa do Distrito Federal; V - o Governador de Estado ou do Distrito Federal; VI - o Procurador-Geral da Repblica; VII - o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil; VIII - partido poltico com representao no Congresso Nacional; IX - confederao sindical ou entidade de classe de mbito nacional.

28

Smulas Vinculantes Compete ao STF aprovar SMULA VINCULANTE para dar validade a interpretao e a eficcia de normas determinadas, acerca das quais haja controvrsia atual entre rgos judicirios ou entre esses e a administrao pblica que acarrete grave insegurana jurdica e relevante multiplicao de processos sobre questo idntica. Aprovao: necessrio o voto de dois teros dos membros do STF; Efeito Vinculante: demais rgos do Poder Judicirio e administrao pblica direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal; Legitimados para propor: o prprio STF ou por provocao dos legitimados para propor ao direta de inconstitucionalidade; Reclamao Constitucional: contra ato administrativo ou deciso judicial que contraria a smula vinculante.

JUSTIA ELEITORAL rgos Tribunal Superior Eleitoral; Tribunais Regionais Eleitorais; Juzes Eleitorais; Juntas Eleitorais. TSE O Tribunal Superior Eleitoral o tribunal superior da Justia Eleitoral. composto por NO MNIMO SETE MEMBROS: escolhidos mediante eleio: TRS juzes dentre os Ministros STF e DOIS juzes dentre os Ministros do STJ; por nomeao do Presidente da Repblica: DOIS juzes dentre seis ADVOGADOS de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal. O Presidente e o Vice-Presidente do TSE: Ministros do STF Corregedor Eleitoral: Ministro do STJ.

TRE Haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado e no Distrito Federal os quais compor-se-o de SETE MEMBROS: escolhidos mediante eleio: DOIS juzes dentre os desembargadores do Tribunal de Justia e DOIS juzes, dentre juzes de direito, escolhidos pelo Tribunal de Justia por nomeao do Presidente da Repblica: de DOIS juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justia. UM juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal, ou, no havendo, de juiz federal, escolhido, em qualquer caso, pelo Tribunal Regional Federal respectivo; Cada TRE eleger seu Presidente e o Vice-Presidente dentre os desembargadores.

29

Demais regras Lei complementar dispor sobre a organizao e competncia dos tribunais, dos juzes de direito e das juntas eleitorais. Os membros dos tribunais, os juzes de direito e os integrantes das juntas eleitorais, no exerccio de suas funes, e no que lhes for aplicvel, gozaro de plenas garantias e sero inamovveis. Os juzes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, serviro por dois anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasio e pelo mesmo processo, em nmero igual para cada categoria. Decises So irrecorrveis as decises do Tribunal Superior Eleitoral, salvo as que contrariarem esta Constituio e as denegatrias de "habeas-corpus" ou mandado de segurana. as decises dos Tribunais Regionais Eleitorais somente caber recurso quando: o forem proferidas contra disposio expressa desta Constituio ou de lei; o ocorrer divergncia na interpretao de lei entre dois ou mais tribunais eleitorais; o versarem sobre inelegibilidade ou expedio de diplomas nas eleies federais ou estaduais; o anularem diplomas ou decretarem a perda de mandatos eletivos federais ou estaduais; o denegarem "habeas-corpus", mandado de segurana, "habeas-data" ou mandado de injuno.

EXERCCIOS

1. (FCC/TRT 14/2011) NO constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, previsto expressamente na Constituio Federal,

a) construir uma sociedade livre, justa e solidria. b) garantir o desenvolvimento nacional. c) erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. d) captar tributos mediante fiscalizao da Receita Federal. e) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

2. (FCC/TRE RN/2011) Considere as assertivas abaixo a respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos. I. A criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo lcita a interferncia estatal em seu funcionamento. II. As associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas por deciso administrativa, desde que devidamente fundamentada.

30

III. A lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, a suspenso ou interdio de direitos. IV. Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. De acordo com a Constituio Federal brasileira, est correto o que se afirma APENAS em a) I e IV. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e III. e) III e IV.

3. (FCC/MPE-RS/2008) Considere as seguintes assertivas a respeito dos direitos e deveres individuais e coletivos: I. A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou, por determinao judicial at s 22:00h. II. So a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. III. Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, amparado por "habeascorpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica IV. Constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico.

De acordo com a Constituio Federal brasileira, est correto o que se afirma APENAS em a) II, III e IV. b) I e II. c) II e IV. d) I, II e III. e) I e III.

4. (FCC/MPE-RN/2010) Sobre direitos e deveres individuais e coletivos, correto afirmar:

a) Os direitos e garantias expressos na Constituio so taxativos, excluindo outros decorrentes dos princpios constitucionais. b) Ser admitida ao pblica nos crimes de ao privada, se esta no for intentada no prazo legal. c) A priso ilegal por autoridade policial ser imediatamente revogada pelo Ministrio Pblico. d) As normas definidoras de direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata. e) Todos podem ser compelidos a associar-se e permanecer associados.

5. (FCC/TRT 23/2011) Segundo o disposto no artigo 5, 3, da Constituio Federal, os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes

a) s emendas constitucionais. b) s leis complementares. c) s leis ordinrias.

31

d) s leis delegadas. e) aos decretos legislativos.

6. (FCC/TRE-RN/2011) NO assegurado categoria dos trabalhadores domsticos

a) seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. b) aposentadoria. c) dcimo terceiro salrio com base na remunerao integral. d) repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. e) licena-paternidade, nos termos fixados em lei.

7. (FCC/TRT 16/2009) Considere as seguintes assertivas: I. garantido o seguro-desemprego em caso de desemprego voluntrio ou involuntrio. II. O dcimo terceiro salrio deve ser calculado com base na remunerao integral ou no valor da aposentadoria. III. Para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, a jornada de seis horas, salvo negociao coletiva. IV. O aposentado tem o direito de votar nas organizaes sindicais, salvo o de ser votado. V. assegurada a igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. Est correto o que se afirma APENAS em

a) III e IV. b) II, III e V. c) I, II e IV. d) I, IV e V. e) I e III.

8. (FCC/TRT-24/2006) Constitui um dos direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, previstos no artigo 7o, da Constituio Federal de 1988: a) Ao quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de 5 anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de 3 anos aps a extino do contrato de trabalho. b) Relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos da lei complementar, que prever indenizao prvia, dentre outros direitos. c) Durao do trabalho normal no superior a oito horas dirias e quarenta e duas semanais, facultada a compensao de horrios e a reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva. d) Salrio mnimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia, com reajustes peridicos que lhe preservem o poder aquisitivo. e) Proibio de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezesseis anos e de qualquer trabalho a menores de quatorze anos, salvo na condio de aprendiz.

9. (FCC - 2009 - TCE-GO) So brasileiros natos, nos termos da Constituio, os a) estrangeiros de qualquer nacionalidade residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. b) nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros que estejam a servio de seu pas. c) nascidos no estrangeiro, filhos de pais brasileiros, desde que ambos estejam a servio da Repblica Federativa do Brasil.

32

d) nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, a qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira. e) que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por um ano ininterrupto e idoneidade moral. 10. (FCC - 2010 - TRF - 4) Poder ser ocupado por brasileiro naturalizado o cargo de a) b) c) d) e) Presidente do Senado Federal. Ministro do Supremo Tribunal Federal. Ministro da Justia. Oficial das Foras Armadas. Ministro de Estado da Defesa.

11. (FCC - 2010 - DPE-SP) O filho nascido no Brasil de um casal de alemes que tenha vindo morar no Estado do Cear em razo da aquisio de um estabelecimento hoteleiro (pousada), tem nacionalidade, nos termos da Constituio Federal Brasileira a) b) c) d) e) alem. brasileira. alem, considerado naturalizado brasileiro. brasileira, considerado naturalizado. brasileira, considerado naturalizado alemo.

12. (FCC - 2007 - TRF-4R ) Em tema de nacionalidade, INCORRETO afirmar que a) ser declarada a perda da nacionalidade do brasileiro que, dentre outras hipteses, tiver cancelada a sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. b) so brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes no Brasil h mais de quinze anos ininterruptos e sem condenao penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira. c) so smbolos da Repblica Federativa do Brasil a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais. d) privativo de brasileiro nato o cargo de Senador da Repblica. e) a lei no poder estabelecer distino entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos pela Constituio.

13. (FCC - 2011 - TRT - 14) Sobre os Direitos Polticos, correto afirmar: a) A ao de impugnao de mandato no tramitar em segredo de justia, respondendo o autor, na forma da lei, se temerria ou de manifesta m-f. b) So inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consanguneos ou afins, at o segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro de um ano anterior ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. c) O militar alistvel elegvel, sendo que, se contar menos de dez anos de servio, ser agregado pela autoridade superior e, se eleito, passar automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade, e, se contar mais de dez anos de servio, dever afastar-se da atividade. d) A emenda Constituio estabelecer outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessao, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para exerccio de mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleies contra a influncia do poder econmico ou o abuso do exerccio de funo, cargo ou emprego na administrao direta ou indireta. e) O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude.

33

14. (FCC - 2010 - TRT - 9) No tocante aos Direitos Polticos, considere as seguintes assertivas: I. O alistamento eleitoral obrigatrio para o analfabeto. II. O voto obrigatrio para o analfabeto. III. Os conscritos no podem alistar-se como eleitores durante o perodo do servio militar obrigatrio. IV. Os analfabetos so inelegveis. V. condio de elegibilidade, na forma da lei, a idade mnima de dezoito anos para vereador. Est INCORRETO o que consta APENAS em a) I e II. b) I, III e IV. c) II, IV e V. d) III, IV e V. e) I, II, III e V.

15. (FCC - 2004 - TRE-PE-) Considere os itens abaixo. I. O Partido Poltico Alfa nunca recebeu recursos financeiros de entidade estrangeira. II. O Partido Poltico Beta, embora tenha adquirido personalidade jurdica na forma da lei civil, no registrou seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral. III. O Partido Poltico Gama regional por no haver providenciado sua organizao nacional. IV. Os Partidos Polticos Delta e Omega fundiram-se. Esto corretas as atitudes referidas em a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV.

16. (FCC/TRF 4/2007) Em tema de Poder Judicirio considere: I. O nmero de juzes na unidade jurisdicional ser proporcional efetiva demanda judicial e respectiva populao. II. Os juzes gozam de estabilidade, adquirida aps dois anos de exerccio, dependendo a perda do cargo, nesse perodo, de sentena judicial transitada em julgado. III. Aos juzes vedado exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou funo, salvo uma de magistrio. IV. Um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais ser composto de advogados, com mais de cinco anos de efetiva atividade profissional, indicados em lista trplice pela respectiva representao classista. V. Os servidores recebero delegao para a prtica de atos decisrios simples, administrativos e de mero expediente.

correto o que consta APENAS em (A) I, II e IV. (B) I e III. (C) II, III e V. (D) II, IV e V. (E) III e IV.

17. (FCC/TRF 3/2007) No que concerne ao Supremo Tribunal Federal, correto afirmar: (A) composto por onze Ministros, escolhidos dentre cidados com mais de trinta e menos de sessenta anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada.

34

(B) Compete-lhe processar e julgar, originariamente, a homologao de sentenas estrangeiras. (C) Compete-lhe processar e julgar, originariamente, os mandados de segurana e os habeas data contra ato de Ministro de Estado, dos Comandantes da Marinha, do Exrcito e da Aeronutica. (D) Os seus Ministros so nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal. (E) Compete-lhe processar e julgar, originariamente, os conflitos de atribuies entre autoridades administrativas e judicirias da Unio, ou entre autoridades judicirias de um Estado e administrativas de outro ou do Distrito Federal, ou entre as deste e da Unio.

18. (FCC/TER-RO/2011) O Tribunal Superior Eleitoral (A) eleger obrigatoriamente seu Corregedor-Geral dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal. (B) eleger obrigatoriamente seu Corregedor-Geral dentre os Advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral. (C) compor-se-, no mnimo, de onze membros, escolhidos, dentre outros, por nomeao do Presidente da Repblica, trs juzes dentre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados pelo Supremo Tribunal Federal. (D) compor-se-, no mnimo, de sete membros, escolhidos, dentre outros, mediante eleio, pelo voto secreto, dois juzes dentre os Ministros do Superior Tribunal de Justia. (E) compor-se-, no mnimo, de onze membros, escolhidos, dentre outros, mediante eleio, pelo voto secreto, dois juzes dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal. 19. (FCC - 2006 TRE AP) Em relao aos Tribunais e Juzes Eleitorais, correto afirmar que a) o Tribunal Superior Eleitoral ser integrado, no mnimo, de cinco juzes, dois deles escolhidos dentre os Ministros do Supremo Tribunal Federal. b) os Tribunais Regionais Eleitorais, compor-se-o, mediante eleio, pelo voto aberto, alm de outros, de trs juzes dentre os desembargadores do Tribunal de Justia. c) os membros dos tribunais, os juzes de direito e os integrantes das juntas eleitorais, no exerccio de suas funes, e no que lhes for aplicvel, gozaro de plenas garantias e sero inamovveis. d) os juzes dos tribunais eleitorais, serviro por dois anos, vedada a reconduo, sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasio e em dobro para cada categoria. e) haver um Tribunal Regional Eleitoral na Capital de cada Estado, salvo no Distrito Federal e Territrios aonde funcionaro apenas juntas eleitorais.

20. (FCC/TRE AP/2006) Os juzes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado, serviro por (A)dois anos, no mximo, vedada a reconduo. (B) dois anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos. (C)trs anos, no mximo, vedada a reconduo. (D)um ano, no mnimo, e nunca por mais de trs anos consecutivos. (E)quatro anos, no mnimo, vedada a reconduo consecutiva.

35

PORTUGUS PROF. PABLO JAMILK


Alfartano: FORA! Meus queridos concursandos, a banca escolhida para o concurso do TRE a FCC! Agora o momento de reunirmos as ltimas foras para nosso golpe final bem no corao da prova! As dicas aqui reunidas tentam abarcar a prova em sua completude! Vamos ao trabalho! Itens do edital

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Ortografia oficial. Acentuao grfica. Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocao. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Regncia nominal e verbal. Ocorrncia de crase. Concordncia / Flexo nominal e verbal. Pontuao. Redao (confronto e reconhecimento de frases corretas e incorretas). Inteleco de texto

1. Ortografia
Sem crise, pessoal. As questes de ortografia, quando caem (sim, quase nunca aparecem), so questes simples, que beiram a obviedade. Um pouco de histrico de leitura resolve o problema. Veja um exemplo a:
Esto grafadas corretamente todas as palavras da frase: a) O mercado mais atraente necessriamente aquele que possue mais produtos disponveis.

b) Com o adivento da internet, deparamos com uma imena cidade virtual, onde h os melhores preos do mercado.
c) A escacs de mercadorias no campo foi determinante para explicar o porque dos homens se agruparem nas cidades. d) As empresas virtuais vm se tornando concorrentes desleais das que se encontram no mundo fsico. e) O mercado de relacionamentos virtuais assistiu a um avano discomunal com a consolidasso da internet.

Resposta: D (pelo amor de Deus)

2. Acentuao
Aviso: no h questes diretas de acentuao na banca FCC desde 2010. Em 2011, houve apenas uma questo. A dica ficar de olho nas paroxtonas terminadas em ditongo. So as prediletas da banca. Como no exemplo abaixo:
Todas as palavras recebem acento pela mesma razo que o justifica em tendncia na alternativa a) fenmeno, aconselhvel, espcie. b) vtima, Taubat, trajetria. c) propcio, pblicos, fcil. d) presdios, secretrio, providncias. e) jias, trnsito, especficas.

Resposta: D

36

3. Pronomes
A segunda maneira mais fcil de ganhar pontos nas provas da FCC. Sim, segunda, pois a primeira a questo relativa crase. Para entender como se sair bem nesse quesito, necessrio voltar ao prprio contedo e ver que o foco das questes a substituio de um segmento frasal por um pronome oblquo tono (nada muito estranho, afinal, isso colocao pronominal). A grande jogada ficar de olho na diferena entre os pronomes O, A e LHE, pois isso sempre cobrado. Como a FCC gosta de ser marota s vezes, voc deve atentar para o comando da questo: ora pedem para marcar a colocao correta, ora pedem para marcar a colocao incorreta. Veja o exemplo retirado da prova do TRF 4 regio. A substituio do elemento grifado pelo pronome correspondente, com os necessrios ajustes no segmento, est INCORRETA em:

(A) batalhar [...] contra a leucemia (B) que treinavam a elite

batalhar contra ela.

que a treinavam. gerou-a.

(C) gerou uma subdisciplina acadmica (D) continua a provocar irritao (E) a constituir um deslocamento Resposta: E

continua a provoc-la. a lhe constituir.

Se voc estudou o contedo relativo aos pronomes, percebeu rapidamente que o lhe utilizado na ltima alternativa est mal empregado. Assim, tudo fica mais fcil!

Emprego dos pronomes (demonstrativos)


No preciso falar novamente sobre os pronomes oblquos, uma vez que o tpico anterior j abordou o assunto. Vou direcionar o comentrio agora, para a cobrana acerca da utilizao dos pronomes demonstrativos em provas da banca FCC. Tradicionalmente, as bancas de concurso pblico se voltam a questionar sobre a funo textual dos demonstrativos, ou seja, a que elementos eles podem se relacionar quando empregados num encadeamento argumentativo. Bem, com a mais simples tabela de referncia j possvel resolver essas questes. Vejamos Masculino Este Feminino Esta Neutro Isto Funo no texto Apontar para o que ser dito Retomar o que foi dito Retomar o que se disse h muito

Esse Aquele

Essa Aquela

Isso Aquilo

37

Veja uma questo: A explorao dos recursos naturais da Terra permite humanidade atingir patamares de conforto cada vez maiores. Diante da abundncia de riquezas proporcionada pela natureza, sempre se aproveitou dela como se o dote fosse inesgotvel. Essa viso foi reformulada. Hoje se sabe que a maioria dos recursos naturais de que o homem depende para manter seu padro de vida pode desaparecer num prazo relativamente curto, e que urgente evitar o desperdcio. Um relatrio publicado recentemente d a dimenso de como a explorao desses recursos saiu do controle e das consequncias que isso pode ter no futuro. O estudo mostra que o atual padro de consumo de recursos naturais pela humanidade supera em 30% a capacidade do planeta de recuper-los. Ou seja, a natureza no d mais conta de repor tudo o que o bicho-homem tira dela.

... e das consequncias que isso pode ter no futuro. (1o pargrafo) O pronome grifado acima substitui corretamente, considerando- se o contexto,

(A) a reformulao de uma viso consumista das riquezas da Terra... (B) a necessidade de se evitar desperdcio dos recursos naturais... (C) a abundncia de recursos naturais encontrados no planeta... (D) a explorao descontrolada dos recursos naturais da Terra... (E) a manuteno de um padro de vida confortvel para a populao...

Resposta: D

4. Verbos (conjugao e transposio de voz verbal)


Veja bem, guerreiro, se h um contedo do qual a banca FCC gosta, certamente, o contedo relativo aos verbos. Portanto, vamos esmiuar o tpico, para que fique mais claro. 4.1 Conjugao verbal Neste quesito, o candidato deve ter domnio dos conceitos relativos a Modos Verbais (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo), mas, se voc souber que o SUBJUNTIVO d a ideia de HIPTESE PROVVEL, seu trabalho ser reduzido em 90%. Uma boa dose de conjugao tambm necessria, j que h uma forte tendncia a se cobrar questo focalizando verbos distintos conjugados em mesmo tempo e modo. Para tentar facilitar seu trabalho, aqui vai a dica: A banca gosta de jogar com dois tempos principalmente: o PRETRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO e O PRESENTE DO SUJUNTIVO. Dentro de tais tempos, o elaborador da prova joga com verbos de diferentes terminaes (ar, er, or, ir) para confundir o concursando. Mas no adianta, eu no vou deixar voc na mo, fique ligado, portanto, nesse bizu que eu vou passar:

No PRETRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO o Terminados em -AR terminaro em AVA brincava, jogava, pulava, falava. o Terminados em ER / -IR terminaro em IA Vendia, sorria, dizia, fazia, cumpria

Fique ligado: esto no MESMO tempo e no MESMO modo.

No PRESENTE DO SUBJUNTIVO o Terminados em AR mudam sua vogal para E Que eu ame, brinque, jogue, pule, fale o Terminados em ER / -IR mudam suas vogais para A Que eu venda, parta, diga, faa, cumpra

Fique ligado: esto no MESMO tempo e no MESMO modo.

38

Veja a questo: ... quando as placas continentais do Brasil e da frica ainda se separavam. (1o pargrafo) O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que est o grifado acima encontra-se na frase:

(A) ... suas rochas de cerca de 110 milhes de anos


conservam animais ... (B) ... onde surgiram flores ... (C) ... abriga o Parque dos Pterossauros ... (D) ... que possuam at cinco metros de envergadura. (E) O parque abrange 5 mil quilmetros ... Resposta: D

4.2 Complementao Verbal Nas questes dessa natureza, basta avaliar se o verbo exige complemento e que tipo de complemento ele exige. Voc deve ter clareza para dizer se o verbo TRANSITIVO (DIRETO OU INDIRETO), INTRANSITIVO ou DE LIGAO. Na verdade, basta ficar de olho nos verbos destacados e pensar se h ou no complementos na sentena em que ele aparece, depois convalidar com o comando da questo. Vamos a um exemplo: uma regio de turismo cientfico e ecolgico que propicia o autocrescimento sustentado da populao. O mesmo tipo de complemento exigido pelo verbo grifado

est na frase:
(A) ... que conjugam importncia e poesia. (B) ... as plantas fsseis so exemplares ... (C) ... que serviu de campo de estudos... (D) ... um tero est na Chapada do Araripe. (E) ... que corresponde aos Estados do Cear, de Pernambuco e do Piau ...

Resposta: A
4.3 Transposio de voz verbal Neste subitem, voc precisa ter dois conceitos claros:

Primeiro: os verbos que, usualmente, possuem voz passiva so os VTDs e os VTDIs 1. Segundo: voc deve entender como apassivar um verbo (montar a locuo verbal).

H algumas excees, como o verbo obedecer, mas a banca no costuma focaliz-las.

39

Transpondo-se para a voz passiva a frase Ela j est configurando os paradigmas de uma nova poca, a forma verbal resultante ser

(A) configuraram-se.

(B) esto sendo configurados.


(C) tm sido configurados. (D) est sendo configurada. (E) foram configurados. Resposta: B

... alguns animais tambm foram domesticados. (2o pargrafo) O verbo que admite transposio para a voz passiva, tal como no exemplo grifado acima, est na frase: (A) Somos a presena mais recente neste planeta. (B) ... bandos de homens e mulheres corriam pelas

5. Regncia queriam cantar tambm. (verbal e nominal) (C) ... os homens


(D) Se o vento assobiava ... (E) Certamente o som das flautas e dos tambores acompanhava os rituais ... Resposta: E

savanas ...

fato que a modalidade de regncia mais cobrada pela banca FCC a verbal. O melhor de tudo isso que a estrutura da questo praticamente dirige voc resposta correta. Conhecer um pouco da necessidade de complementao dos termos, bem como a insero ou no de preposies caso de vida ou morte para essas questes. A diferena que eles viviam em comunho com o mundo ... (final do texto) A frase cuja lacuna estar corretamente preenchida pela palavra grifada acima : (A) As hipteses ...... que a humanidade teve sua origem na frica j foram comprovadas por cientistas. (B) As armas ...... que os homens primitivos se defendiam dos perigos eram feitas de materiais encontrados na natureza. (C) Ossos de animais serviam ...... que os nossos ancestrais reproduzissem as melodias percebidas nos sons da natureza. (D) So inmeras as cavernas ...... que se encontraram desenhos primitivos, as chamadas pinturas rupestres. (E) Instrumentos foram criados pelo homem de modo ...... que ele conseguisse reproduzir os sons ouvidos no mundo exterior. Resposta: B

40

Nem preciso dizer que a parte mais fcil da prova est aqui. Voc acerta todas as questes de crase da FCC se conseguir lembrar nossos mandamentos.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Diante de pronome, crase passa fome! Diante de masculino, crase pepino! Diante de ao, crase marcao! Palavra repetida, crase proibida! Diante de cardinal, crase faz mal! Quando houver hora, crase sem demora! Palavra determinada, crase liberada! Pronome de tratamento, crase um tormento! Com senhora e senhorita, crase fica bonita! A + aquele = crase nele! Se for moda de = crase vai vencer! Aps o at = crase se quiser! Adverbial, feminina, locuo: manda crase, meu irmo! A no singular + palavra no plural: crase nem a pau! Palavra indefinida: crase t fodida!

Exportadores brasileiros lanaram-se ...... conquista de vrios mercados internacionais, aps ...... modernizao do setor agropecurio, que passou a oferecer ...... esses mercados produtos de qualidade reconhecida.

As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas, respectivamente, por (A) - a - a (B) - a - (C) a - a - (D) a - - (E) - a Resposta: A A alimentao diria, ...... base de feijo com arroz, fornece ...... populao brasileira os nutrientes necessrios ...... uma boa sade.

As lacunas da frase acima estaro corretamente preenchidas,

respectivamente, por:
(A) a - -

7. Concordncia verbal e nominal


Centralize-se na relao entre sujeito e verbo, ou na necessidade de adaptar um termo a outro elemento colocado na sentena. As questes so muito fceis, mas exigem um mnimo de ateno e cuidado.

41

A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta na frase:

(A) Cada vez mais se tornam imprescindveis medidas que venham a alterar o relacionamento entre o homem

e a natureza.
(B) Quando entra em discusso nos pases envolvidos as questes sobre responsabilidade climtica, dificilmente se chega a um acordo. (C) Chegaram-se a impasses nas negociaes sobre a

8. Pontuao determinar a responsabilidade de cada pas.

sustentabilidade do planeta pela impossibilidade de

Adoro as questes de pontuao da FCC. So, realmente, bem elaboradas. A praxe da banca apresentar de trs a assertivas para o candidato a fim de que ele as julgue pelo critrio de correo ou incorreo, devendo, posteriormente, assinalar a alternativa que apresenta a sequncia exigida. Veja um exemplo: A regio da Chapada Diamantina, Bahia, pode ficar sem onaspintadas em um prazo de nove anos e meio. J para a rea de Bom Jesus da Lapa, o prognstico ainda pior: a extino da espcie pode ocorrer em aproximadamente trs anos. Para evitar um destino trgico, preciso proteger mais reas e tentar conectar, por meio de corredores ecolgicos ligao entre reas de uso menos intensivo para garantir a sobrevivncia da espcie , os grupos que hoje esto isolados. Os dados so do Centro Nacional de Pesquisa e Conservao de Mamferos Carnvoros (Cenap), rgo ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservao da Biodiversidade do Ministrio do Meio Ambiente. O Cenap avalia que a onapitada est criticamente ameaada na Caatinga. A estimativa de que existam no bioma 356 animais, divididos em cinco reas. Desse total, apenas cerca da metade est em idade reprodutiva (descontam-se os animais mais jovens e os muito velhos). Dessa forma, o nmero restante, 178, deixa a espcie em situao crtica um dos critrios para a classificao haver menos de 250 animais. Uma analista ambiental afirma que a situao na Mata Atlntica tambm extremamente grave. Uma estimativa preliminar, baseada em informaes de diversos pesquisadores, indica a existncia de 170 indivduos maduros no bioma. Ela conta que muito difcil encontrar vestgios do animal e mais raro ainda v-lo. Os estudos confirmam que a populao de onas-pintadas vem caindo a cada ano. Entre as ameaas, tanto na Caatinga quanto na Mata Atlntica, esto a alterao e a perda de hbitat, provocadas pelo desmatamento e a falta de alimento. Na Caatinga, parte da populao se alimenta de tatus e porcos-do-mato e acaba havendo competio por essas presas. Tambm faltam matas contnuas para garantir a sobrevivncia da Vamos para a questo: ona-pintada. Outro conflito que, ao matar rebanhos, elas podem incomodar fazendeiros e serem perseguidas. Para o Ibama, a espcie considerada vulnervel, porque sua situao melhor em outros biomas e regies. O quadro mais tranquilo no Pantanal e na Amaznia. por isso que o presidente do Instituto Onapintada defende aes regionalizadas. "Cada bioma tem um problema diferente". A ona, explica, uma espcie guarda-chuva. Ao fazer um esforo para sua preservao, vrias outras espcies que esto no mesmo ecossistema se beneficiam. Ele acredita ser melhor investir na Amaznia onde, por haver grandes reas de floresta intocadas, as populaes de

42

Considere as afirmativas sobre o emprego de sinais de pontuao no texto:

I. O segmento isolado por travesses no 1o pargrafo


tem funo explicativa, em relao expresso que

o antecede.

II. Os parnteses que isolam segmentos no 2o pargrafo


indicam, respectivamente, a sigla de um rgo federal e uma observao que complementa o sentido do que vem sendo desenvolvido.

III. As aspas na frase contida no 5o pargrafo indicam


tratar-se de afirmativa de uma autoridade no assunto apresentado no texto.

Est correto o que se afirma em (A) I, apenas. (B) III, apenas. (C) I e II, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. Resposta: E

9. Inteleco de textos
Nos ltimos anos, a banca FCC tem se mostrado cada vez mais competente em questes cuja focalizao a leitura e interpretao de segmentos textuais. Evidentemente que toda banca passa por um processo de maturao, mas o da FCC foi magistral. Saiu da utilizao de meros textos dissertativos, que eram encontrados facilmente na internet, para o emprego de poemas, tirinhas, charges e outras formas de texto no muito usuais em concursos pblicos. Isso significa uma chance a mais para o concursando que se volta ao Portugus e uma chance a menos para o manezo que acha impossvel aprender o contedo e que cheio de frescuras. Se voc no o melhor leitor do mundo, no h motivos para se preocupar. Basta pegar as ltimas provas da banca e perceber o que se est cobrando da interpretao textual. Como no poderia deixar de ser, a ateno est voltada muito mais superficialidade do texto, sem muita profundidade, principalmente para os cargos de nvel mdio. A dica, como sempre, ficar preso ao comando da questo e muito atento s palavras empregadas no texto fonte, para no assinalar a questo que indica o contrrio do que se diz no texto.

Compreender e interpretar um texto no so coisas difceis. Tudo uma questo de ORGANIZAO NA HORA DA LEITURA. As dicas so as seguintes: 1 - Ler duas vezes o texto A primeira para tomar contato com o assunto; a segunda para observar como o texto est articulado. Dica: Ao lado de cada pargrafo escreva a principal ideia (tpico frasal) ou argumento mais forte do trecho.

2 - Observar as relaes entre pargrafos Observar que um pargrafo em relao ao outro pode indicar uma continuao ou uma concluso ou, ainda, uma falsa oposio. Dica: ficar de olho aberto para as conjunes adversativas: No entanto, contudo, entretanto.

43

3 - Atentar para o comando da questo Ler com muito cuidado os enunciados das questes para entender direito a inteno do que foi pedido. Dica: ater-se ao texto e suas ideias principais.

4 - Palavras de alerta Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto e exceto, para no se confundir no momento de responder questo. Ateno: Inaceitvel, incompatvel e incongruente tambm podem aparecer.

5 - Limitar os horizontes No imaginar que voc sabe o que o autor quis dizer, mas sim entender o que ele disse: o que ele escreveu. No extrapolar a significao do texto. Para isso importante prestar ateno no significado das palavras. Dica: pode at ser coerente o que voc concluiu, mas se no est no texto, descarte.

6 - Tema central Se o enunciado mencionar tema ou ideia principal, deve-se examinar com ateno a introduo e/ou a concluso, para reconhecer a posio defendida pelo autor do texto.

7 Desenvolvimento Se o enunciado mencionar argumentao, deve preocupar-se com o desenvolvimento. Verificar se ocorre por: Causa e consequncia; Enumerao de fatos; Retrospectiva histrica; Fala de especialista. 8 - Relatores Atentar para os pronomes relativos e demonstrativos no texto. Ele auxiliam o leitor a entender como se estabelece a coeso textual. Ex: Que; Cujo; O qual;

44

Onde; Esse; Este; Isso; Isto.

9 - Reconhecendo o tipo de questo. Interpretao - parte do texto para uma concluso. As questes que solicitam uma inferncia apresentam as seguintes estruturas: O texto possibilita o entendimento de que... Com apoio no texto, infere-se que... O texto encaminha o leitor para... Pretende o texto mostrar que o leitor... O texto possibilita deduzir que...

Compreenso - buscam-se as informaes solicitadas pela questo no texto. As questes dessa natureza possuem as seguintes estruturas: De acordo com o texto, possvel afirmar.... Segundo o texto... Conforme o autor,...

10 - Tomar cuidado com as generalizaes. Na maior parte das vezes, o elaborador da prova utiliza a generalizao para tornar a questo incorreta. Dica: ateno para as palavras sempre, nunca, exclusivamente, unicamente, somente.

O QUE VOC NO DEVE FAZER!

1 Extrapolao: o fato de se fugir do texto, interpretar demais. Ocorre quando se interpreta o que no est escrito. Muitas vezes so fatos reais, mas que no esto expressos no texto. Deve-se ater somente ao que est relatado.

2 Reduo: o fato de se valorizar uma parte do contexto, deixando de lado a sua totalidade, interpretar de menos. Deixa-se de considerar o texto como um todo para se ater apenas parte dele.

45

3 Contradio: o fato de se entender justamente o contrrio do que est escrito. bom que se tome cuidado com algumas palavras, como: pode, deve, no, verbo ser, etc.

Perceba o tema do texto enunciado nas primeiras linhas.

Vamos a um exemplo

1 ativao

Observe o procedimento do autor para estabelecer seu argumento: faz um resgate histrico.

A ironia presente no final do pargrafo.

46

Problematizao

Apontando responsabilidade cidado tambm!

a ao

Concluso do texto

Interpretar demais

Correta!

Interpretar pouco

Contradio

Informao desconexa

47

Informao desconexa

Interpretar pouco

Contradio

Correta!

Interpretar demais

Viu, guerreiro concursando, como no h segredos quando o assunto a banca FCC? Pode ficar tranquilo! No h motivos para entrar em pnico! Podemos e vamos vencer qualquer desafio que aparea! Lembre-se de que somente o esforo recompensado, no h prmio para quem descansa mais, ou para quem dorme mais! Sua vitria no est relacionada ao tamanho dos passos que voc d, mas sim frequncia com que voc caminha para chegar ao seu objetivo! CONCURSANDO: FORAAAAAAAAAAAAAAAAAA!

48

Redes

INFORMTICA

Paradigma de comunicao em Redes:_________________________________ Pilha de Protocolos padro para comunicao em redes: ___________ Protocolos:
O protocolo ______ o mais utilizado na Internet. Permite o acesso a contedo Hipertexto tambm conhecido como contedo ___________________, o formato padro deste tipo de contedo o formato de arquivo _________. Porm h situaes que necessrio trocar informaes sensveis na Internet, como por exemplo, senhas de acesso. Esse tipo de informao necessita ser sigiloso, portanto o uso de criptografia indicado. O protocolo ______ tambm conhecido por _______________ utiliza os protocolos SSL e TLS para realizar a criptografia dos dados. Quando necessrio transferir arquivos de um servidor para o computador realizamos um _________, e quando enviamos um arquivo do computador para outro computador remoto, diz que foi realizado um ___________, para estas aes utilizamos o protocolo _______.

Correio Eletrnico
Atualmente a forma mais usada para acessar o e-mail pessoal atravs do Navegador de Internet, essa forma de acesso ao e-mail chamada de __________________, sendo assim, os protocolos utilizados para ler e escrever um e-mail, o protocolo ________ ou ________ quando se deseja uma segurana maior. Outra forma de enviar e receber e-mails atravs de um programa ____________________, que instalado no computador do usurio.

Protocolos de Clientes de e-mail.


Para enviar e-mails os programas cliente de e-mail utilizam o protocolo _________. Enquanto que, para o recebimento podem ser utilizados os protocolos ________ ou _________. O Protocolo ___________ tem por caracterstica copiar os arquivos de e-mail para o computador do usurio, j o protocolo __________ utilizado quando se deseja apenas acessar o e-mail direto no servidor de e-mail.

49

URL = Uniform Resource Locator

HTTP://www.site.com.br
____________ _________________ ________________

Uma URL um endereo, que pode ser um endereo de um site como tambm um endereo de e-mail ou mesmo um endereo de um arquivo no computador. Um endereo nico, ou seja, leva apenas a um local, porm podem existir dois ou mais endereos diferentes que levam ao mesmo local.

Internet
www

Intranet
Rede de uma empresa.

rede mundial computadores


Redes Sociais
Orkut; Facebook;

de Compartilhamento Recursos

de

Twitter. _______________________________________ LinkedIn. ______________________________________ GooglePlus (Google+)

Editores de Planilha Arquivo salvo pelo Excel uma ____________________________.que pode conter uma ou mais _____________________
Modos de Endereamento
Relativo Coluna Linha CL A2 Misto $Coluna Linha $CL $A2 Coluna $Linha C$L A$2 Absoluto $Coluna$Linha $C$L $A$2

50

Operadores aritmticos
+ adio, - subtrao, * Multiplicao, / Diviso, ^ potenciao, % percentagem.

Funes

Mdia

=MDIA(A1:A5)
Calcula a mdia dos valores das clulas A1, A2, A3 A4 e A5. Obs.: Clulas vazias so ignoradas.

SE

=SE(Condio;

Ao caso Condio Verdadeira

Ao caso Condio Falsa

Windows
Ferramentas de Sistemas
Backup; Restaurao de Sistema; Limpeza de Disco

Linux
Principais caractersticas:
Multitarefa. Multiusurio. Software Livre. Existem vrias distribuies Existem vrios gerenciadores de interface grfica (GUI)

51

Comandos bsicos:
ls __________________ cd _________________ exit________________ mkdir______________ init 0 ______________ init 6_______________ cp ________________ rm________________ mv________________

52

ARQUIVOLOGIA
Ol caros concurseiros, vocs que se preparam para mais uma batalha rumo a to sonhada estabilidade propiciada pela aprovao em um concurso pblico, tenho uma novidade que vai te confortar: esse sonho est cada vez mais prximo amigo! O tempo, ao contrrio do que muitos pensam, conta a seu favor porque a cada prova realizada, desde que no percamos tempo nos lamentando e aprendamos com nossos erros, damos um passo em direo a nossa vaga. Por assim dizer, o lema de todo concurseiro deveria ser este: hoje ser melhor do que ontem e amanh, melhor do que hoje. No concurso para o TRE/PR a disciplina de Arquivologia est na parte de Conhecimentos Bsicos juntamente com Portugus e Informtica. So ao todo 20 questes dessas trs disciplinas o que nos aponta para um nmero entre 05 a 07 questes de Arquivologia. Outro fato importante o peso 1 atribudo a essas disciplinas. Pela anlise de provas anteriores podemos concluir que a Banca Organizadora deste certame(FCC) tende a no complicar a sua vida nesta disciplina, por vezes repetindo questes inteiras, quando muito mudando somente a letra da alternativa correta. Dito isto, l vai a primeira dica para otimizar o seu rendimento para esta prova: resoluo de questes anteriores com foco nas alternativas erradas, pois estas podem ser as certas do seu prximo concurso. Segunda dica: Pelo amor de DEUS Jujusinhos...DESCOMPLIQUEM! Ou seja, aquilo que no estiver no edital, no cai na prova. Eu me chamo Leonardo Alves e vou facilitar as coisas para voc nessa disciplina!

1- Anlise do Contedo: Noes de Arquivologia: Conceitos fundamentais de Arquivologia. O gerenciamento da informao e a gesto de documentos: diagnsticos;
arquivos correntes e intermedirio; protocolos; avaliao de documentos; arquivos permanentes.

Tipologias documentais e suportes fsicos: microfilmagem; automao; preservao, conservao e restaurao de documentos. 1.1 Conceitos Fundamentais
A Arquivologia ou Arquivstica pode ser entendida como um dos ramos da cincia da informao, que engloba tambm a Biblioteconomia e a Museologia.

ARQUIVOLOGIA = ARQUIVSTICA = ESTUDO DOS ARQUIVOS ARQUIVO=CONJUNTO DE DOCUMENTOS=ACERVO

DOCUMENTO=INFORMAO SUPORTE PRODUZIDOS OU RECEBIDOS = ACUMULADOS

Diferena entre Arquivo, Museu e Biblioteca:


MUSEU Objetivo informao e BIBLIOTECA Acervo constitudo por compra ou doaes, documentos com inmeros exemplares. ARQUIVO Documentos conservados administrativos. produzidos para e fins

entretenimento valor cultural e histrico.

Provenincia ou respeito aos fundos

53

Respeitar que todos os documentos recebidos ou produzidos devem ser imediatamente fixados na pasta do funcionrio. Visa fixar a identidade dos documentos relativa ao seu produtor. Os documentos devem ser observados e organizados segundo a competncia e as atividades da instituio ou de uma pessoa devem manter individualidade, no sendo misturados aos de origem diversa. Organicidade Qualidade dos arquivos refletindo a estrutura, funes e atividades da instituio
Tabela de Temporalidade Instrumento tcnico de destinao, que determina prazos e condies de guarda tendo em vista a transferncia, recolhimento, descarte ou eliminao de documentos. Quanto ao estgio de evoluo Ciclo de vida dos Documentos Arquivo Corrente: So os Arquivos que guardam os documentos mais novos e mais utilizados pela instituio. No Arquivo Corrente os documentos possuem grande frequncia de uso, possuem fim administrativo.

a fase em que os documentos so criados Nesta fase os documentos tramitam bastante e so muito consultados; Os arquivos correntes localizam-se nos prprios setores que produzem/recebem os documentos (Arquivos Setoriais) ou em locais prximos a estes (Arquivo Central/Geral).
Arquivo Intermedirio: So os Arquivos que guardam os documentos menos utilizados pela instituio. No Arquivo Intermedirio os documentos possuem baixa frequncia de uso, mas ainda possuem fim administrativo.

a fase em que os documentos ainda tm valor administrativo mas so pouco consultados; Permite que os setores otimizem seu espao; No h necessidade de serem conservados prximos aos setores; Nesta fase, os documentos aguardam sua destinao final (eliminao ou guarda permanente).
Arquivo Permanente: So os Arquivos que guardam os documentos que, j tendo cumprido seu fim administrativo, sua funo administrativa, agora so preservados, conservados, pelo seu valor histrico para Instituio.

a fase em que os documentos j perderam seu valor administrativo e so guardados pelo seu valor histrico, probatrio ou informativo; Permitem conhecer a Histria da Instituio; Revelam a origem e constituio da Instituio; Os documentos desta fase jamais sero eliminados.
TEORIA DAS TRS IDADES

1 IDADE Ligados a finalidade dos Arquivos valor primrio uso restrito aos produtores do documento. 2 IDADE Documentos que aguardam destinao final depsito temporrio valor primrio acesso com autorizao do rgo produtor. 3 IDADE o Arquivo propriamente dito valor secundrio e histrico.

54

Questes 01-(FCC AL/SP Agente legislativo2010) O instrumento de destinao que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermedirios, ou recolhidos aos arquivos permanentes, denomina-se a) tabela mnemnica.

b) lista de eliminao c) tabela de eliminao. d) termo de encerramento. e) tabela de temporalidade.

02-(FCC TRE/MS Agente legislativo2007) Quando o arquivo de uma entidade passa a conviver com o de outras, nas instituies de guarda permanente de documentos, recebe o nome de a) srie

b) setor c) grupo d) seo e) fundo


03- -(FCC TRE/SE Tcnico Judicirio2007) Inspirados no clssico autor Schellenberg, os manuais de Arquivologia costumam definir os procedimentos da rea comparandoos aos praticados pelas demais instituies de custdia de documentos. Nessa linha de abordagem, possvel afirmar que os arquivos, a) ao contrrio das bibliotecas, renem documentos desprovidos de autonomia

b) ao contrrio dos museus, no dispem de documentos iconogrficos. c) ao contrrio das bibliotecas, s comportam documentos manuscritos e dactiloscritos. d) semelhana dos museus, tm uma funo social de lazer e entretenimento. e) semelhana dos centros de documentao, organizam seu universo documental a partir de descritores e
palavras-chave.

04-(FCC TRE/PB Tcnico judicirio2007)A qualidade pela qual os documentos de arquivo evidenciam fatos e permitem reconstituir a estrutura e o funcionamento da instituio responsvel por sua acumulao conhecida como
a) valor probatrio.

b) Prescrio c) Jurisprudncia d) princpio da provenincia. e) vigncia

55

2. GESTO DE DOCUMENTOS A Gesto de Documentos envolve o conjunto de procedimentos e operaes tcnicas referentes s atividades de produo, tramitao e uso, avaliao e arquivamento de documentos em fases corrente e intermediria, visando a sua eliminao ou recolhimento para guarda permanente.

So trs, as fases bsicas da Gesto Documental:


Produo; Utilizao; e Destinao

Diagnsticos a anlise detalhada dos aspectos relacionados ao funcionamento do arquivo da instituio, de forma a identificar as falhas ou lacunas existentes, permitindo a adoo de medidas que visem aumentar a eficincia do mesmo.
Protocolo

Conjunto de operaes e procedimentos visando o controle dos documentos que ainda tramitam no rgo, de modo a assegurar, garantir a imediata localizao e recuperao do documento. Garantido assim o acesso a informao. uma atividade tpica de arquivo corrente. Questes 05-(FCC TRE/SE Tcnico judicirio2007) Dentre as atividades desenvolvidas pelos servios de protocolo incluem-se a) b) c) d) e) a redao de ofcios e seu encaminhamento. a elaborao de tabelas de temporalidade e a eliminao de documentos desprovidos de valor. o calendrio de eventos e a programao cultural da instituio. a microfilmagem e a digitalizao de arquivos de valor intermedirio. o registro e a movimentao de documentos.

56

06-(FCC AL/SP Agente legislativo2010) No processo de gesto de documentos, na fase de utilizao, a atividade de recebimento, classificao, registro, distribuio e tramitao de documentos denomina-se a) destinao. b) arquivamento. c) protocolo. d) organizao documental. e) avaliao. 07-(FCC AL/SP Agente legislativo2010) A ao de unir temporariamente um documento a um processo, mediante determinao de uma autoridade competente, denomina-se
a) Anexar

b) c) d) e)
08

Autuar Recolher Apensar Protocolar

-(FCC AL/SP Agente legislativo2010)


a) valores administrativos, isto , qualidades pelas quais os documentos demonstram a aquisio, manuteno, transferncia, modificao ou extino de direitos. b) valores fiscais, isto , qualidades inerentes aos documentos a partir da presena de sinais de validao. c) valores probatrios, isto , qualidades pelas quais os documentos permitem conhecer a estrutura e o funcionamento da instituio que os acumulou. d) valores histricos, isto , referncias a grandes personagens da vida poltica, econmica e social de uma nao. e) valores jurdicos, isto , qualidades pelas quais os documentos servem ao desempenho das atividades meio e das atividades-fim de uma instituio.

No processo de anlise dos arquivos, com vistas sua destinao final, levam-se em conta, entre outros,

Gabarito: 1-e; 2-e; 3-a; 4-a; 5-e; 6-c; 7-d; 8-c

Alfartanos: Hoje melhor do que ontem, amanh melhor do que hoje. Esse o lema! Leonardo Alves.

57

REGIMENTO INTERNO
1. Os Tribunais Regionais Eleitorais so compostos por sete membros. Quatro deles so escolhidos mediante eleio secreta no mbito do Tribunal de Justia, sendo dois desembargadores e dois juzes de direito.
Um membro do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado ou no Distrito Federal ou, na ausncia, um juiz federal escolhido pelo Tribunal respectivo. Os dois ltimos membros so escolhidos pelo

(A) Governador do Estado entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista da Ordem dos Advogados do Brasil, os quais devem ser aprovados pelo Senado Federal. (B) Governador do Estado entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista do Tribunal de Justia, os quais devem ser aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado. (C) Presidente da Repblica entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista do Tribunal de Justia, os quais devem ser aprovados pelo Senado Federal. (D) Presidente da Repblica entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral,indicados em lista do Tribunal de Justia. (E) Presidente da Repblica entre seis advogados de notvel saber jurdico e idoneidade moral, indicados em lista do Supremo Tribunal Federal.

2. No que diz respeito organizao do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paran, dever participar do Tribunal,
(A) mediante eleio, dois Juzes, dentre Juzes de Direito escolhidos pelo Tribunal de Justia desse Estado. (B) mediante escolha do Tribunal Regional da 1a Regio, o Vice-Presidente do Tribunal de Justia desse Estado. (C) por nomeao do Presidente da Repblica, o Presidente do Tribunal de Justia desse Estado. (D) por nomeao do Presidente da Repblica, o Corregedor do Tribunal de Justia desse Estado. (E) mediante eleio, o Procurador-Geral de Justia desse Estado escolhido pelo respectivo Tribunal de Justia.

3. Os Juzes do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paran


(A) substitutos, serviro, facultativamente, por um ano, no mximo, podendo em caso de fora maior, ter renovada a escolha por um ano consecutivo. (B) efetivos ou comissionados, serviro, facultativamente, por dois anos, no mnimo, permitida a reconduo. (C) substitutos ou comissionados, serviro, obrigatoriamente, por um ano, no mnimo, e nunca por mais de dois anos consecutivos. (D) efetivos, serviro, obrigatoriamente, por dois anos, no mnimo, e nunca por mais de dois binios consecutivos. (E) efetivos, serviro, obrigatoriamente, por trs anos, no mximo, e nunca consecutivamente.

4. O Tribunal composto, dentre outros, de


(A) um Juiz Federal escolhido pelo Tribunal Regional Federal. (B) dois Juzes Federais escolhidos pelo Superior Tribunal de Justia. (C) um Juiz, nomeado pelo Presidente da Repblica, aps escolha em lista trplice elaborada pelo Tribunal Regional Eleitoral. (D) um Juiz indicado pelo Conselho Superior da Magistratura do Tribunal de Justia local, dentre Juzes Eleitorais. (E) dois Juzes indicados pelo Conselho Nacional de Justia, aps escolha em listra sxtupla do Tribunal Regional Eleitoral.

5. O Presidente do Tribunal ser escolhido mediante eleio pelos seus pares, dentre os
(A) seus membros mais antigos para mandado de um ano, permitida a reconduo por mais um ano. (B) seus membros e exercer o cargo por dois anos, vedada a reeleio. (C) Juzes indicados pelo Presidente da Repblica para mandado de trs anos, vedada a reeleio. (D) dois Desembargadores do Tribunal de Justia. (E) dois Juzes Federais, indicados pelo Tribunal de Justia, para mandado de um ano, vedada a reeleio.

58

6. O Tribunal Regional Eleitoral do Paran, com sede na Capital e jurisdio em todo o Estado, compor-se-, mediante eleio, pelo voto secreto, dentre outros, de
(A) um juiz, dentre trs membros do Ministrio Pblico Estadual, com mais de dez anos de exerccio na carreira. (B) um juiz, dentre juzes de direito indicados em lista trplice pela Assembleia Legislativa do Paran. (C) dois juzes federais, dentre indicados em lista sxtupla pelo Tribunal de Justia do Paran. (D) dois juzes, dentre os juzes de direito, escolhidos pelos Juzes do Tribunal Regional Federal. (E) dois juzes, dentre os desembargadores do Tribunal de Justia do Paran.

7. Dentre outras, NO se considera situao que regula a antiguidade dos Juzes no Tribunal
(A) o anterior exerccio como efetivo ou substituto. (B) a idade. (C) a data da indicao ou nomeao. (D) o posterior exerccio como substituto. (E) a data da posse.

8. Com relao s competncias, analise:


I. Convocao sua presena do Juiz Eleitoral da Zona que deva pessoalmente prestar informaes de interesse para a Justia Eleitoral, ou indispensveis soluo do caso concreto. II. Propor ao Tribunal o arquivamento do processo da originria competncia deste, se a resposta ou defesa prvia do acusado, nos casos em que for admitida, convencer da improcedncia da acusao. III. Presidir a Comisso Apuradora do Tribunal. IV. Defender a jurisdio do Tribunal. So atribuies, respectivamente, do (A) Presidente, Procurador-Regional, Corregedor Regional Eleitoral e Relator. (B) Corregedor-Regional Eleitoral, Procurador-Regional, Presidente e Relator. (C) Corregedor-Regional Eleitoral, Relator, Vice-Presidente e Procurador-Regional. (D) Presidente, Relator, Vice-Presidente e Revisor. (E) Relator, Revisor, Presidente e Corregedor-Regional Eleitoral.

9. Dentre as atribuies da Corregedoria Regional Eleitoral, consta a de


(A) conhecer, em grau de recurso, das decises administrativas da Secretaria e impor aos funcionrios desta penas de suspenso. (B) assistir s sesses, de qualquer natureza, do Tribunal, acrdos. tomando parte nas discusses, assinando suas resolues e

(C) representar ao Tribunal sobre a fiel observncia das leis eleitorais e sua aplicao uniforme em toda a Circunscrio. (D) levar os processos judiciais e administrativos mesa para julgamento de incidentes por ela ou pelas partes suscitadas. (E) investigar se h crimes eleitorais a reprimir e se as denncias j oferecidas tm curso normal.

10. O abuso do poder econmico ou do poder de autoridade no processo eleitoral, em detrimento da liberdade do voto, dever ser apurado, em conformidade com o sistema eleitoral brasileiro, por meio de
(A) sindicncia administrativa instaurada pelo Procurador Geral Eleitoral, a requerimento de qualquer candidato ou Partido Poltico. (B) inqurito policial instaurado pelo Delegado de Polcia do local onde o fato ocorreu. (C) inqurito civil instaurado pelo representante do Ministrio Pblico Eleitoral em exerccio na Comarca. (D) procedimento sumarssimo de investigao judicial realizada pelo Corregedor-Geral e Corregedores Regionais Eleitorais. (E) medida cautelar de produo antecipada de provas requerida por qualquer candidato ou Partido Poltico.

59

11. O pedido de registro de candidato ao cargo de Senador dever ser feito perante o
(A) (B) (C) (D) (E)

Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. Juiz da Zona Eleitoral na qual o candidato estiver alistado. Juiz da Zona Eleitoral da Capital do Estado em que estiver alistado. Tribunal Superior Eleitoral. Juiz da Zona Eleitoral de sua residncia

12. A competncia para diplomar candidatos eleitos para os cargos de Deputado Federal e Deputado Estadual
(A) (B) (C) (D) (E)

do Tribunal Superior Eleitoral. Do Tribunal Regional Eleitoral. Da Junta Eleitoral. Do Congresso Nacional. Da Cmara dos Deputados.

13. Dentre outras atribuies, compete aos Tribunais Regionais Eleitorais (A) Providenciar para a soluo das ocorrncias que se verificarem nas Mesas Receptoras (B) Processar e julgar originariamente os crimes eleitorais cometidos pelos Juzes do prprio Tribunal Regional Eleitoral (C) Processar e julgar originariamente o registro e a cassao do registro dos partidos polticos e dos diretrios nacionais. (D) Fornecer aos que no votaram por motivo justificado um certificado que os isente das sanes legais. (E) Julgar os recursos interpostos das decises do Juzes Eleitorais que concederem ou negarem habeas-corpus ou mandado de segurana. 14. Ao Tribunal Regional Eleitoral do Paran, compete processar e julgar, dentre outras, originariamente,
(A) os pedidos de desaforamento dos feitos decididos pelos Juzes Eleitorais, dentro do prazo de trinta (30) dias da sua concluso para julgamento, desde que formulado por partido concorrente ao pleito. (B) o mandado de segurana em matria judicial contra seus atos, de seu Vice-Presidente, de seus Membros, do Corregedor, dos Membros das Juntas Eleitorais e dos Membros do Ministrio Pblico Eleitoral de segundo grau. (C) o habeas corpus em matria eleitoral contra ato de autoridades que respondam perante o Tribunal de Justia por crime comum ou, ainda, o habeas corpus, aps provida a impetrao por Juiz competente. (D) os crimes eleitorais e os comuns que no lhes forem conexos cometidos pelos Juzes Eleitorais, por Promotores Eleitorais, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Prefeitos Municipais e demais autoridades estaduais que respondam perante o Tribunal de Justia por crime de comum. (E) as aes de impugnao de mandato eletivo estadual e federal, excetuado o cargo de Presidente da Repblica.

15. Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais, dentre outras atribuies, processar e julgar originariamente
(A) a suspeio e o impedimento do Procurador-Geral Eleitoral. (B) os conflitos de jurisdio entre Juzes Eleitorais do respectivo Estado e de outro Estado da Federao. (C) a suspeio ou impedimento aos membros do prprio Tribunal Regional Eleitoral. (D) o registro de candidatos Presidente e Vice-Presidente da Repblica. (E) os crimes eleitorais e os comuns que lhes forem conexos cometidos pelos juzes do prprio Tribunal Regional Eleitoral.

60

16. A requisio de fora federal necessria ao cumprimento de deciso do Tribunal Regional Eleitoral compete ao
(A) prprio Tribunal Regional Eleitoral. (B) Tribunal Superior Eleitoral. (C) Presidente do respectivo Tribunal Regional Eleitoral. (D) Governador do respectivo Estado. (E) Procurador Regional Eleitoral.

17. Dentre outras, considerada atribuio do Presidente do Tribunal


(A) decretar, nos mandados de segurana, a caducidade ou a perempo da medida liminar, ex officio ou a requerimento do Ministrio Pblico, nos casos previstos em lei. (B) aplicar ao Escrivo Eleitoral ou a funcionrio do cartrio a pena disciplinar de advertncia ou de suspenso de at 30 (trinta) dias, conforme a gravidade da falta. (C) exercer a ao pblica e promov-la at o final, ou providenciar o arquivamento, em todos os feitos da competncia originria do Tribunal. (D) decidir, na ausncia dos demais juzes do Tribunal, os pedidos de liminar em medida cautelar e mandado de segurana, bem como determinar liberdade provisria ou sustao de ordem de priso nos processos de habeas corpus de competncia originria do Tribunal e os feitos que reclamam soluo urgente. (E) inspecionar nos servios eleitorais, se h erros ou abusos que devam ser evitados ou sanados, determinando, por provimento, a providncia a ser tomada ou a alterao a se fazer.

18. No que diz respeito s sesses


(A) o Tribunal deliberar com a presena mnima de 4 (quatro) de seus membros. (B) destinadas a comemoraes ou recepes de pessoas eminentes no sero solenes. (C) durante as frias, o Tribunal reunir-se- ordinria ou extraordinariamente, por convocao de um dos Juzes. (D) em qualquer perodo o Tribunal reunir-se- uma nica vez durante a semana para suas sesses. (E) podero ser pblicas ou privadas, a critrio do Procurador-Regional Eleitoral.

19. O Tribunal Regional Eleitoral do Paran, em sesso pblica, funcionar com a presena mnima de
(A) trs de seus juzes, alm do Presidente, do Corregedor-Geral e do Procurador Regional, e deliberar por maioria de votos dos seus membros. (B) trs de seus membros, inclundo-se o Corregedor-Geral e o Procurador Regional, e deliberar por maioria de votos dos presentes. (C) quatro de seus juzes, incluindo-se o Presidente e o Corregedor-Geral, e deliberar por maioria absoluta. (D) quatro de seus juzes, includo nesse nmero o Presidente da sesso, e deliberar por maioria de votos dos presentes. (E) quatro de seus juzes, inclundo-se o Presidente, o Corregedor-Geral e o Procurador Regional, e deliberar por maioria absoluta.

20. Sobre o Tribunal Regional Eleitoral do Paran, considere:


I. O Tribunal reunir-se- em sesses ordinrias, duas vezes por semana. II. O Tribunal reunir-se- em sesses extraordinrias, a serem convocadas pelo Corregedor-Geral, dispensado, em qualquer caso, o anncio pela imprensa oficial. III. No perodo compreendido entre trinta dias antes e sessenta dias depois das eleies, podero ser realizadas, semanalmente, at dez sees ordinrias remuneradas. IV. As sesses sero pblicas, exceto se o interesse pblico exigir que se limite a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, nos casos previstos em lei. Est correto o que se afirma APENAS em (A) I e III. (B) I e IV. (C) II, III e IV. (D) II e IV. (E) I, II e III.

61

GABARITO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 D A A A D E D C E D 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 A B E E C B D A D B

62

Potrebbero piacerti anche