Sei sulla pagina 1di 2

TEMA: Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

POR QU? *arg. 1: Existem populaes imersas em completa misria. *arg. 2: A paz interrompida freqentemente por conflitos internacionais. *arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico.

Texto definitivo Chegando ao terceiro milnio, o homem ainda no conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois existem populaes imersas em completa misria, a paz interrompida freqentemente por conflitos internacionais e, alm do mais, o meio ambiente encontra-se ameaado por srio desequilbrio ecolgico. Embora o planeta disponha de riquezas incalculveis estas, mal distribudas, quer entre Estados, quer entre indivduos encontramos legies de famintos em pontos especficos da Terra. Nos pases do Terceiro Mundo, sobretudo em certas regies da frica, vemos com tristeza, a falncia da solidariedade humana e da colaborao entre as naes. Alm disso, nesta ltimas dcadas, temos assistido, com certa preocupao, aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos trazem na memria a triste lembrana das guerras do Vietn e da Coria, as quais provocaram grande extermnio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslvia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tanta apreenso nos causou. Outra preocupao constante o desequilbrio ecolgico, provocado pela ambio desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as guas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agresses, acabe por se transformar em local inabitvel. Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem est muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidria. desejo de todos ns que algo seja feito no sentido de conter essas foras ameaadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacfico, ser mais facilmente habitado pelas geraes vindouras.

Se vocs seguirem a orientao dada pelo esquema, desde o 1 pargrafo, vero que no h como se perder na redao, nem fazer a introduo maior que o desenvolvimento, j que a introduo apresenta, de forma embrionria, o que ser desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a concluso sempre retoma a idia apresentada na introduo, reafirmando-a, apresentando propostas, solues para o caso apresentado. Com essa noo clara, de estrutura de texto, tambm possvel melhorar o seu desempenho nas provas de compreenso e interpretao de textos. Para os candidatos que pretendem se candidatar a um concurso que tenha questo discursiva, redao argumentativa , eis alguns modelos de provas.

Potrebbero piacerti anche