Sei sulla pagina 1di 4

3. PROGRAMAO O controlador TDL possui dois nveis distintos de programao.

O nvel 1 o modo do operador de programao e o nvel 2 o modo de configurao do controlador. Durante a programao dos parmetros, inicialmente exibido um mnemnico referente ao parmetro em configurao por aproximadamente dois segundos, aps exibido intermitentemente o valor pr-programado. Para alterar o valor da programao utilize as teclas de incremento (6) e decremento (5). Aps concluir a programao deve-se pressionar novamente a tecla de 1. CARACTERSTICAS O TDL um temporizador microcontrolado verstil com trs sadas. Possui um display de quatro dgitos vermelhos que permitem a visualizao do tempo decorrido ou programado. O controlador apresenta em seu frontal trs leds indicadores dos estados das sadas. O controlador inserido em uma caixa termoplstica do tipo ABS auto-extinguvel. O TDL um temporizador multi-configurvel podendo atuar de trs formas distintas: temporizador normal, temporizador cclico ou temporizador reversor. O disparo do temporizador pode ser realizado na energizao do controlador, por pulso remoto, ou disparo pelo painel frontal do controlador. 2. APRESENTAO O nvel 1 de programao apresenta os parmetros acessveis ao operador. Neste nvel tem-se acesso a programao dos tempos do processo. Para acessar este nvel de programao basta pressionar a tecla de programao (4). Para alterar o seu valor utilize as teclas de incremento (6) e decremento (5). Para avanar o parmetro pressione a tecla de programao (4). Conforme programado o parmetro F-01 (modo de funcionamento do temporizador, ver nvel 2 de programao) estaro disponveis diferentes parmetros para programao neste nvel. 3.1 NVEL 1 DE PROGRAMAO programao. Os parmetros de programao so armazenados em uma memria do tipo no voltil, ou seja, mesmo na falta de energia eltrica o controlador no perde os dados anteriormente programados.

M a nua l de insta la o e op era o TE MPO RIZADO R DIG ITAL TDL0 7 1 N - 1 1 0 /2 2 0 Vc a - P0 8 3

TDL

3.1.1 TEMPORIZADOR REVERSOR OBS: Para acessar esses parmetros, deve-se programar F-01=0, temporizador reversor.

1 2
S1 S2 S3

6 5
TEMPO REVERSOR TOTAL. Define o tempo total do modo reversor. Ajustvel de: Conforme escala de tempo definido em F02.

TEMPO REVERSOR DIREITO. Define o tempo direito do reversor. Ajustvel de: Conforme escala de tempo definido em F02. TEMPO REVERSOR ESQUERDO. Define o tempo esquerdo do reversor. Ajustvel de: Conforme escala de tempo definido em F02.

(1) Display, indica o tempo decorrido ou programado. Quando em programao indica o mnemnico ou valor do parmetro em configurao. (2) Led S1, S2 e S3 indica o estado de cada sada. (3) Tecla do temporizador. Inicia ou cancela o temporizador a cada toque. (4) Tecla de programao. Utilizada para acessar ou avanar a programao dos parmetros. (5) Tecla de decremento. Utilizada para decrementar o valor do parmetro em programao. (6) Tecla de incremento. Utilizada para incrementar o valor do parmetro em programao.

1/4

3.1.2 TEMPORIZADOR NORMAL OBS: Para acessar esse parmetro, deve-se programar F-01=1, temporizador normal. AJUSTE DO TEMPO. Ajusta o tempo do processo. Ajustvel de: Conforme escala de tempo definido em F02.

ESCALA DE TEMPO. Define a escala de tempo do temporizador. 0 = 999,9 segundos. 1 = 99,59 minutos. 2 = 999,9 minutos. 3 = 9999 minutos. Valor de fbrica: 0. SENTIDO DE CONTAGEM DO TEMPORIZADOR.

3.1.3 TEMPORIZADOR CCLICO OBS: Para acessar esses parmetros, deve-se programar F-01=2, temporizador cclico.

0 = Temporizador decrescente. 1 = Temporizador crescente. Valor de fbrica: 0. HABILITA A TECLA DO TEMPORIZADOR (3).

TEMPO CCLICO LIGADO. Define o tempo cclico ligado. Ajustvel de: Conforme escala de tempo definido em F02. TEMPO CCLICO DESLIGADO. Define o tempo cclico desligado. Ajustvel de: Conforme escala de tempo definido em F02. 3.2 NVEL 2 DE PROGRAMAO Neste nvel de programao tem-se acesso aos parmetros de configurao do controlador. PARA ACESSAR ESSE MODO DE PROGRAMAO DEVE-SE COM O CONTROLADOR DESLIGADO PRESSIONAR A TECLA DE PROGRAMAO (4). MANTENDO-A PRESSIONADA ENERGIZAR O CONTROLADOR. Utilize as teclas de incremento (6) e decremento (5) para alterar o valor do parmetro. Para avanar o parmetro basta pressionar a tecla de programao (4). CDIGO DE PROTEO. Evita que pessoas no autorizadas possam alterar as configuraes do controlador. O cdigo de acesso s funes 162. Para carregar os valores originais de fbrica o cdigo a ser inserido 218. Ajustvel de: 0 a 999. CDIGO: 162. MODO DE FUNCIONAMENTO DO

Habilita ou desabilita o disparo ou cancelamento do temporizador pela tecla do temporizador (3) no frontal do controlador. 0 = Desabilita o funcionamento da tecla do temporizador (3). 1 = Habilita o funcionamento da tecla do temporizador (3). Valor de fbrica: 1. MODO DE INICIALIZAO DO

TEMPORIZADOR. 0 = Inicia a temporizao atravs da tecla do temporizador (3), ou contato externo. 1 = Inicia a temporizao na energizao do controlador. Valor de fbrica: 0. TEMPO DE RETARDO NO MODO REVERSOR. Armazena o tempo de retardo entre a reverso do motor no modo de temporizador reversor. A escala do tempo em segundos. Ajustvel de: 0 a 9999s. Valor de fbrica: 10s. OBS.: Este parmetro estar disponvel para ajuste caso F-01=0. ACIONAMENTO DO REL. Define o instante de acionamento do rel. 0 = o rel do temporizador aciona quando inicia a temporizao, ou seja, rel ligado durante a temporizao. 1 = o rel do temporizador aciona quando termina a temporizao, temporizao. OBS.: Este parmetro no estar disponvel para ajuste caso F-01=2. ou seja, rel desligado durante a TEMPORIZADOR. Define a lgica de funcionamento do temporizador. 0 = Temporizador reversor. 1 = Temporizador normal. 2 = Temporizador cclico. Valor de fbrica: 0.

2/4

RESET DA SADA. Caso programado F-07=1 define o modo para realizar o reset da sada. 0 = O reset feito atravs da tecla do temporizador (3) ou contato remoto. 1 = O reset feito automaticamente pelo tempo de autoreset (F-09). OBS.: Este parmetro estar disponvel para ajuste caso F-07=1. TEMPO DE AUTO-RESET. 02. Ajustvel de: Conforme escala de tempo definido em F02. OBS.: Este parmetro estar disponvel para ajuste caso F-08=1. 4. FUNCIONAMENTO 4.1 MODOS DE FUNCIONAMENTO O temporizador TDL pode funcionar de trs modos distintos conforme programado em F-01. Segue abaixo descrio de cada modo de funcionamento. 4.1.1 TEMPORIZADOR REVERSOR No modo reversor devemos definir quatro tempos distintos, tempo total do processo (TRTO), tempo reversor direito (TRDI), tempo reversor esquerdo (TRES) e o tempo de retardo modo reversor (F-06). O processo ficar ativo durante a contagem do tempo reversor total. Inicialmente a sada S2 se manter ativa (motor sentido direito) aps o trmino do tempo reversor direito (TRDI) est sada desligada e iniciada a contagem de tempo de retardo modo reversor (F-06). Aps este perodo acionada a sada S3 (motor sentido esquerdo), e iniciada a temporizao do tempo TRES, ao seu trmino a sada correspondente desligada e iniciada novamente a temporizao do tempo de retardo. Posteriormente iniciada novamente a temporizao do tempo reversor direito dando incio a um novo ciclo. Este processo se dar at o trmino do tempo reversor total. Caso o tempo reversor total (TRTO) esteja programado em zero, o controlador far sempre a reverso dos motores, sendo este interrompido apenas por comando ou pulso externo. 4.1.2 TEMPORIZADOR NORMAL No modo normal o temporizador pode funcionar como temporizador ao pulso, instantneo, ao retardo, ao retardo com reset externo ou tempo de auto-reset. Para configurar estes modos de funcionamento ver nvel 2 de programao. Neste modo a sada S2 funciona como contato NF da sada S1. Armazena o tempo de

4.1.3 TEMPORIZADOR CCLICO No modo cclico devemos definir dois tempos distintos, tempo cclico ligado (TCLI) e tempo cclico desligado (TCDE). Inicialmente iniciada a contagem do tempo cclico ligado e acionada a sada S1, ao trmino deste tempo respectiva sada desligada e dado incio a contagem do tempo cclico desligado. Ao final deste tempo reinicia-se o ciclo de temporizao voltando a acionar S1 e a temporizar TCLI. Neste modo a sada S2 funciona como contato NF da sada S1. 4.2 ENTRADA DE SINAL O disparo do temporizador pode ser realizado por pulso remoto ou por tecla no painel frontal do controlador (3). O pulso remoto pode ser proveniente de um sensor com sinal tipo NPN ou PNP, ou por um contato seco. A cada pulso inicia ou cancela a temporizao do temporizador. 5. ESQUEMA ELTRICO 5.1 ALIMENTAO A alimentao do controlador feita nos terminais 7 e 8. Alimentao: 220Vca, 127Vca. Verificar a posio da chave seletora de tenso que se encontra na lateral da caixa. 5.2 SADAS * Fonte: 12Vcc / 30mA. * Sada do buzzer: 12Vcc / 10mA. * Sadas a rel: 3A / 220Vca, carga resistiva. Vida mecnica: 107 operaes, mnimo. Vida eltrica: 105 operaes, mnimo. 5.3 DESCRIO 1 Entrada para sensor tipo NPN. 2 Entrada para sensor tipo PNP. 3 Entrada de contato seco. 4 Sada do buzzer, terminal negativo. 5 Fonte, + 12Vcc. 6 Fonte, referncia (terra). 7 Alimentao. 8 Alimentao. 9 Sada S1, rel. Contato NA (normalmente aberto). 10 Sada S2, rel. Contato NA (normalmente aberto). 11 Sada S3, rel. Contato NA (normalmente aberto). 12 Contato comum dos rels.

auto-reset. A escala do tempo a mesma definida em F-

3/4

5.4 ESQUEMA DE LIGAO SIMPLIFICADO


F on t e: 0V ( gn d) F on t e: + 1 2 V cc C on t a to S eco S ens or N PN S ens or P N P B uzz er (- )

6. CONSIDERAES SOBRE A INSTALAO ELTRICA A alimentao do controlador deve ser proveniente de uma rede prpria para instrumentao, caso no seja possvel sugerimos a instalao de um filtro de linha para proteger o controlador. Recomendamos que os condutores de sinais digitais e analgicos devem ser afastados dos condutores de sada e de alimentao, e se possvel em eletrodutos aterrados. Sugerimos a instalao de supressores de transientes (FILTRO RC) em bobinas de contatoras, em solenides, em paralelo com as cargas.

10

11

12

7. INSTALAO NO PAINEL
S a d a S1 S ad a S 3 A lim en ta o A lim en ta o C o m um d os R els S ad a S2

7.1 DIMENSES * Peso aproximado: 340g. * Dimenses: 75 x 75 x 95 mm.


+

5.5 ESQUEMA DE LIGAO: MODO REVERSOR


+ S in a l

* Recorte para fixao em painel: 67 x 67 mm. Para fixao ao painel, introduza o controlador na abertura do painel pelo
BU ZZER

NPN SE N S O R NPN O U PNP PN P

seu lado frontal e coloque as presilhas no corpo do controlador pelo lado posterior do painel. Ajuste firmemente a presilha de forma a fixar o controlador ao painel. Para remover a presilha, afrouxe os parafusos.
74
TDL

10

11

12

S1

S2

S3

74

M O TO R S E N T. E S Q U E R D O

T E M P O TO TA L

M O TO R S E N T. D IR E I T O

95 89 9

5.6 ESQUEMA DE LIGAO: MODO NORMAL E MODO CCLICO


+ S in a l

56

67

SE N S O R NPN O U PNP NPN PN P BU ZZER

67 6 7 -0 +2

-0 +2

67 6 7 -0 +2

-0 +2

6
67

R asgo no p a in e l

R asgo no p a in e l

-0 +2

67 67
-0 +2

-0 +2

10

11

12

67

-0 +2

R asgo no p a in e l

R asgo no p a in e l

Para resolver quaisquer dvidas, entre em contato conosco.


CARGA NA CAR GA NF

Sistemas Eletrnicos Av. Oscar Cirilo Ritzel, 195 25 de Julho, Campo Bom, RS, Brasil Cep: 93700-000 Fone: (051) 598-1566 http://www.tholz.com.br e-mail:tholz@tholz.com.br 4/4

Potrebbero piacerti anche