Sei sulla pagina 1di 7

Avaliao do Efeito da Compactao no Comportamento de Solos No Saturados.

Marilia Mary da Silva Faculdade do Vale do Ipojuca, FAVIP - Departamento de Engenharia Civil Caruaru, Pernambuco, Brasil, smariliamary@hotmail.com Cristiano Romero da Silva Faculdade do Vale do Ipojuca, FAVIP - Departamento de Engenharia Civil Caruaru, Pernambuco, Brasil, cristianoromero2006@hotmail.com RESUMO: A compactao dos solos empregada nos mais diversos ramos da engenharia como em aterros para a construo de estradas e aeroportos, barragens de terra, fundaes de estruturas, retaludamento de encostas naturais dentre outros. Dentre os fatores mais relevantes que influem na compactao de um solo podemos citar o teor de umidade e a energia de compactao. Neste trabalho, ser apresentado o comportamento de uma areia siltosa, proveniente da Cidade de Caruaru, Pernambuco, submetida a processos de compactao mecnica em laboratrio, no que diz respeito variao da densidade seca mxima e da umidade tima, atravs de diferentes energias de compactao, diferentes granulometrias, processos de secamento prvio e reuso de material. Como principais concluses verificou-se que sem a reutilizao do material observou-se um decrscimo da densidade seca mxima em relao metodologia com reutilizao do material. Maiores valores da densidade seca mxima foram observados em amostras com secagem prvia. PALAVRAS-CHAVE: solos no saturados, compactao de laboratrio.

INTRODUO

A compactao um mtodo de estabilizao e melhoria do solo atravs de processo manual ou mecnico, visando reduzir o volume de vazios do solo. Possui como objetivos: aumentar a resistncia ao cisalhamento; reduzir a compressibilidade (recalques); obteno de maior uniformidade e homogeneidade e por fim, diminuio da permeabilidade. A compactao empregada em diversas obras de engenharia, como: aterros para diversas utilidades, camadas constitutivas dos pavimentos, construo de barragens de terra e reaterro de valas. Caractersticas importantes na construo de obras de terra como resistncia ao cisalhamento, deformabilidade e permeabilidade so, em geral, dependentes do ndice de vazios do solo, sendo comum associar-se sua reduo ao aumento na resistncia ao cisalhamento e redues na deformabilidade e na permeabilidade destes materiais de construo. A compactao,

portanto, busca a melhoria das caractersticas dos solos empregados em obras de engenharia civil. Sob esse prisma, pode-se dizer que cabe ao engenheiro projetista de uma obra de terra especificar qual a reduo necessria do ndice de vazios para um determinado fim de engenharia e definir a melhor maneira de obtla no campo, aps a obteno dos parmetros de projeto, em geral, via ensaios de compactao realizados em laboratrio. Essa deciso envolve a escolha do equipamento de compactao, assim como a definio do processo construtivo e das etapas do controle de compactao no campo (Crispim, 2007). O tipo de obra e de solo disponvel vo ditar o processo de compactao a ser empregado, a umidade em que o solo deve se encontrar na ocasio e a densidade a ser atingida. Historicamente, destaca-se que na dcada de 1930 o engenheiro Ralph R. Proctor publicou, nos Estados Unidos da Amrica, as suas observaes sobre a compactao de

aterros de solos, mostrando que ao se aplicar uma determinada energia de compactao, representada por um certo nmero de passadas de um determinado equipamento no campo ou por um certo nmero de golpes de um soquete sobre o solo contido num molde em laboratrio, havia uma relao nica entre a massa especfica aparente seca e o teor de umidade de compactao, para uma determinada energia de compactao utilizada. Segundo Pinto (2006), a padronizao internacional do ensaio de compactao, com pequenas variaes, baseou-se nesses estudos de Proctor, sendo o mesmo mais conhecido como Ensaio Proctor, podendo-se referir no Brasil, s Normas Tcnicas NBR 7182/86 (ABNT, 1986) e DNER - ME 129/94 (DNER, 1994). Dentre os principais fatores que influem na compactao de um solo podemos citar o teor de umidade e a energia de compactao. Outros fatores como a secagem prvia e reutilizao do material tambm influenciam nos resultados. Diante do exposto, no presente trabalho sero apresentados a variao da densidade seca mxima e da umidade tima, atravs de diferentes energias de compactao; anlise da variao densidade seca mxima e da umidade tima com diferentes umidades iniciais de ensaio (com e sem secamento prvio do material); anlise da variao densidade seca mxima e da umidade tima com adies de materiais (variao da granulometria) e anlise da variao densidade seca mxima e da umidade tima com e sem reutilizao de material de uma uma areia siltosa pertencente geologicamente aos granitides da Provncia da Borborema, localizada no Municpio de Caruaru/PE.

canalculos intercomunicados. A reduo do atrito pela gua e os canalculos de ar permitem uma massa especfica maior quando o teor de umidade maior. A partir de um certo teor de umidade, entretanto, a compactao no consegue mais expulsar o ar dos vazios pois o grau de saturao j elevado e o ar est ocluso. H, portanto, para a energia aplicada, um certo teor de umidade, denominado umidade tima, que conduz a uma massa especfica seca mxima, ou uma densidade seca mxima. Em geral, a relao entre os parmetros densidade seca (s) e teor de umidade (h) pode ser descrita por uma curva de formato aproximadamente parablico, como mostra a Figura 1.

Figura 1. Aspecto da curva de compactao de um solo.

2 ASPECTOS GERAIS DA CURVA DE COMPACTAO Na compactao, as quantidades de partculas e de gua permanecem constantes; o aumento da massa especfica corresponde eliminao de ar dos vazios. A sada do ar facilitada porque, quando a umidade no muito elevada, o ar se encontra em forma de

A curva tem seu ponto mximo definido pelo par de valores densidade seca mxima (smx) e umidade tima (ht), segundo a terminologia empregada pela ABNT 7182/1986. Quando se compacta com umidade baixa, o atrito entre as partculas relativamente alto e no se consegue uma significativa reduo dos vazios. Para umidades mais elevadas, a gua provoca um efeito de lubrificao entre as partculas, que deslizam entre si, acomodando-se num arranjo mais compacto. Quando um mesmo solo compactado segundo um mesmo procedimento, mas com emprego de diferentes nveis de energia de compactao, verifica-se que, na medida em que a energia de compactao aumenta, a umidade tima diminui e a densidade seca mxima aumenta, conforme mostra a Figura 2.

Figura 2. Influncia da energia de compactao na curva de compactao de um solo.

3 METODOLOGIA EMPREGADA NOS ENSAIOS 3.1 Caracterizao fsica Os ensaios de granulometria no presente trabalho foram realizados conforme recomendao da NBR 7181/84. Na preparao das amostras foi utilizado o procedimento com secagem prvia ao ar conforme recomendao da NBR6457/86. O procedimento da NBR 6459/84 foi utilizado para determinao do Limite de Liquidez e o procedimento da NBR 7180/84 para determinao do Limite de Plasticidade. Para a obteno da densidade real dos gros foram utilizados os procedimentos descritos na NBR 6508/84. 3.2 Ensaio de compactao Os ensaios de compactao realizados seguiram as recomendaes da ABNT (NBR 7182/86). Para todos os ensaios foi utilizado o cilindro grande e o soquete grande. Foram utilizadas as energias de compactao normal e intermediria. Para tais energias foram compactadas 5 camadas de solo, sendo submetidas cada camada a 12 e a 26 golpes, para a energia normal e a intermediria, respectivamente. O cilindro tem como volume 2076cm3, onde o soquete utilizado tem massa de 4536g e altura de queda de 457 mm.

Para o ensaio de compactao sem reutilizao de material foi tomada uma quantidade de amostra de 7kg. Com reuso de material, foram utilizados 35 kg, conforme a norma NBR 7182/86. Nos ensaios com secagem prvia, a mesma foi previamente seca ao ar e destorroada. Iniciou-se o ensaio, acrescentando-se 2% de para o ponto inicial, acrescentando-se a mesma quantidade de gua para os demais pontos. O solo foi ento compactado dentro do cilindro, atingindo-se uma altura um pouco superior do cilindro, o que possibilitado por um anel complementar. Determinou-se a massa especfica seca do corpo de prova obtido e o seu teor de umidade. A amostra foi ento extrada do cilindro, onde se adicionou mais gua amostra, nova compactao foi realizada, e novo par de valores umidade-densidade seca obtido. A operao repetida at que se perceba que a densidade, depois de ter atingido o ponto de mxima densidade, j tenha cado em duas ou trs operaes sucessivas. Note-se que, quando a densidade mida se mantm constante em duas tentativas sucessivas, a densidade seca j caiu. Se o ensaio comeou, de fato, com umidade 2%, e os acrscimos forem de 2% a cada tentativa, com 5 determinaes o ensaio estava concludo (geralmente no so necessrias mais do que 6 determinaes). A mesma quantidade de gua foi adicionada a amostra de solo nos ensaios sem secagem prvia e nos ensaios sem reutilizao do material. 4 RESULTADOS CARACTERIZAO FSICA MATERIAIS UTILIZADOS DA DOS

A areia siltosa estudada apresenta textura grossa, (com menos de 50% passando na peneira de malha N 200). O percentual de solo retido na peneira n 200, foi de 87%. Os percentuais das fraes do solo, segundo a escala do Sistema Internacional, foram de 5% de argila, 8% de silte, 70% de areia e 17% de pedregulho. No foi possvel a obteno do limite de liquidez e plasticidade devido ao elevado teor da frao areia do material. A densidade real dos gros obtida foi de 2,67.

Segundo a Classificao Unificada (USCS), o solo estudado foi classificado como um solo de granulometria grossa, correspondente ao Grupo SM. O solo utilizado para modificao da granulometria do material original estudado foi uma areia mal graduada, classificada no grupo SP, com predominncia da frao fina e mdia.

Para avaliao da influencia da granulometria do material em estudo no ensaio de compactao, foram adicionados 20% e 80% de areia (Grupo SP) com predominncia de gros finos e mdios no material em estudo (areia siltosa SM). A energia de compactao utilizada foi a energia normal. A Figura 4 apresenta os resultados.

5 RESULTADOS COMPACTAO

DOS

ENSAIOS

DE
2,000

material sem adio adio de 20% de areia fina adio de 80% de areia fina

A Figura 3 apresenta as curvas de compactao do solo estudado utilizando energias de compactao normal e intermediria.

DENSIDADE SECA (g/cm )

1,950 1,900 1,850 1,800 1,750 1,700 1,650 1,600 0 5 10 15

Energia normal
2,050

Energia intermediria

DENSIDADE SECA (g/cm )

2,000 1,950 1,900 1,850 1,800 1,750 0 5 10 15

TEOR DE UMIDADE (%)

Figura 4. Curvas de compactao (Energia normal) Avaliao da influncia da granulometria na curva de compactao.

TEOR DE UMIDADE (%)

Figura 3. Curvas de compactao. Energias normal e intermediria. Areia siltosa.

Verifica-se, como era esperado, que quanto maior a energia de compactao aplicada, maior a densidade seca mxima do solo. Na aplicao da energia normal, o material atingiu uma densidade seca mxima de 1,948 g/cm, enquanto que com a aplicao da energia modificada, este mesmo material alcanou uma densidade seca mxima de 2,022 g/cm. Com relao umidade tima o solo na energia normal atingiu o valor de hot= 12,2% , enquanto que com a energia modificada o valor atingido da umidade tima foi de 8%. Observa-se que os resultados esto de acordo com a bibliografia (Pinto 2006; Vargas 1978). medida que a densidade seca mxima atinge maiores valores com mais facilidade, temos como conseqncia valores de umidade tima menores.

Na Figura 4, observa-se que os valores da densidade seca mxima do material sem mistura, conforme j relatado, foi de smx= 1,948 g/cm3, apresentando uma umidade tima de hot = 12,2% . Com a adio de 20% da areia (SP), a densidade seca mxima passou a ser de smx= 1,821 g /cm3 com uma umidade tima de hot = 6,9%. Dando seqncia ao procedimento, adicionou-se 80% da areia (SP) o que fez o solo apresentar uma densidade seca mxima de smx= 1,745 g/cm3 e umidade tima de hot = 11,5%. Com estes resultados pode-se verificar que para o material em estudo, a adio da areia, tendeu a diminuir o valor da densidade seca mxima, o que faz a princpio concluir que o material original passou a ter uma granulometria com maior predominncia de finos. Para a avaliao da influncia da reutilizao do material nos valores da densidade seca mxima e nos valores da umidade tima, na curva de compactao, foram utilizadas as energias normal e intermediria. Analisando os resultados das curvas de compactao

apresentadas na Figura 5, verifica-se que utilizando a metodologia com reutilizao de amostra para o solo em estudo (areia siltosa), a densidade seca mxima de 1,948 g/cm foi atingida quando o material apresentou uma umidade de 12,2%, conforme j visto tambm na Figura 1. Quando do emprego da metodologia sem reutlizao da amostra, a densidade seca mxima de 1,783 g/cm, foi atingida com uma umidade de 7%.
Amostra sem reutilizao - com secagem prvia Amostra com reutilizao - com secagem prvia
2,000 1,950 1,900 1,850 1,800 1,750 1,700 1,650 1,600 0 5 10 15

TEOR DE UMIDADE (%)

Figura 5. Curvas de compactao (Energia normal) Avaliao da influncia da reutilizao do material na curva de compactao.

Dando seqncia ao ensaio, foi analisado o resultado da curva de compactao tambm para energia intermediria. Observa-se na Figura 6 a mesma tendncia de comportamento apresentado para a energia normal (Figura 5).
Amostra sem reutilizao - com secagem prvia Amostra com reutilizao - com secagem prvia
2,100 2,050

2,000 1,950 1,900 1,850 1,800 1,750 1,700 1,650 1,600 0 5 10 15

TEOR DE UMIDADE (%)

Figura 6. Curvas de compactao (Energia intermediria) Avaliao da influncia da reutilizao do material na curva de compactao.

Maior valor da densidade seca mxima de smx = 2,022 g/cm3, observado (Figura 6), quando da utilizao da metodologia empregando a reutilizao da amostra. Sem reutilizao da amostra, o valor da densidade seca mxima obtida menor 3 (smx = 1,901g/cm ). Na maioria dos laboratrios prtica comum utilizar a mesma amostra de solo para obteno dos postos sucessivos da curva de compactao, implicando numa contnua recompactao da mesma amostra. Segundo Badillo e Rodrguez (1973), essa prtica se revelou inconveniente, uma vez que a investigao experimental tem demonstrado que utilizando a mesma amostra de solo para obteno de todos os pontos da curva de compactao, as densidades secas so maiores que as mesmas obtidas com amostras de solo sem reutilizao. Uma possvel explicao para tal comportamento pode ser atribuda a deformaes volumtricas do tipo plsticas produzidas pelas sucessivas compactaes numa mesma amostra de solo. Deste modo, adotando-se a metodologia com reutilizao da amostra de solo, o ensaio pode chegar a ser no representativo. Outro aspecto a considerar, que em alguns casos, e se tratando de obras de engenharia, imprescindvel que a anlise do material (solo) seja feita pela metodologia de ensaio sem reutilizao da amostra nos sucessivos pontos de ensaio de compactao. Este mtodo de ensaio utilizado especialmente nos casos onde o solo apresenta partculas que se caracterizam por serem facilmente quebradias, de tal maneira que a amostra para o segundo ponto j se mostra diferente da original pela quebra de gros. No entanto, vale salientar que a execuo do ensaio desta maneira, pouco empregada, em virtude da maior quantidade de amostra requerida. Isso nos faz observar que possivelmente, o resultado do material sem reutilizao, ou seja, com material virgem para cada ponto, mais fiel, embora exija uma maior quantidade de material. Vale salientar que, quando da compactao no campo (in situ), o solo no sofre nenhuma recompactao. Sendo assim, Badillo e Rodrguez (1973), aconselham que a prtica de laboratrio utilizada deva ser a de utilizar

DENSIDADE SECA (g/cm )

DENSIDADE SECA (g/cm )

amostras de solo diferentes para obteno de cada ponto da curva de compactao. Resultados diferentes da densidade seca mxima e umidade tima podem ser obtidos tambm se o ensaio realizado partindo de uma amostra de solo com secagem prvia e de uma mesma amostra de solo sem secagem prvia. As investigaes experimentais comprovam que no primeiro caso obtm-se pesos especficos secos maiores do que no segundo caso, para um mesmo solo (Badillo e Rodrguez, 1973). No presente estudo a influncia da utilizao da amostra com e sem secagem prvia foi avaliado, conforme ilustra a Figura 7. Salientase que para cada ponto da curva de compactao o solo foi reutilizado.
Amostra sem secagem - com reutilizao Amostra com secagem - com reutilizao
2,000

DENSIDADE SECA (g/cm )

1,950 1,900 1,850 1,800 1,750 1,700 1,650 1,600 0 5 10 15 20

TEOR DE UMIDADE (%)

Figura 7. Curvas de compactao (Energia normal) Avaliao da influncia da secagem prvia do material na curva de compactao.

Os resultados mostram uma densidade seca mxima de 1,948 g/cm e umidade tima de 12,2% para o ensaio realizado com secagem prvia e para o ensaio sem secagem observa-se uma densidade seca de 1,760g/cm3 e umidade tima hot= 8,5% na energia normal. Estes resultados indicam que iniciando o ensaio com secagem prvia, o solo encontra-se na umidade higroscpica. Com essa umidade, possivelmente, as partculas esto organizadas, em sua maioria, no ramo seco da curva de compactao, de forma aleatria (estrutura floculada), o que dificulta a compactao, da percebe-se o porqu de maiores densidades secas mximas e umidade tima. Para o ensaio sem secagem prvia, possvel que a estrutura do solo, no ramo seco, esteja

mais prxima de um arranjo paralelo (estrutura dispersa) de suas partculas. Com isso, os acrscimos dos percentuais de gua para obteno de cada ponto da curva de compactao, tende a aumentar esse arranjo paralelo no decorrer do ensaio, assim, o material atinge uma umidade tima com uma densidade seca menor do que o ensaio com secagem prvia. Podemos avaliar tambm este comportamento em funo da presso capilar entre as partculas de solo. provvel, que sem secagem prvia, a quantidade de meniscos presentes sejam inferiores aos meniscos formados quando da incorporao de gua numa amostra com secagem prvia. No primeiro caso, a ligao entre as partculas de solo mais frgil, fazendo com que para uma mesma energia de compactao, a condio sem secagem prvia seja mais eficiente para compactar o solo. A experincia tem mostrado que a prsecagem da amostra influi nas propriedades do solo, alm de dificultar a posterior homogeneizao da umidade incorporada (Pinto, 2006). Na construo de aterros, o solo no empregado na sua umidade natural, fazendo-se ajustes para cima ou para baixo de maneira a coloc-lo na umidade especificada. Com o intuito de se representar as condies de campo, seria mais adequado que o ensaio seja realizado com o solo a partir de sua umidade natural, alguns com acrscimo de gua, outros com secagem da amostra. O procedimento indicado na norma, ainda que denominado como sem secagem prvia, consiste na reduo do teor de umidade em at cerca de 5% abaixo da umidade tima, evitando-se apenas a total secagem.

CONCLUSES

Como principais concluses temos que a densidade seca mxima (smx) e a umidade tima (hot) dependem da energia de compactao, portanto, quanto maior a energia de compactao maior o valor de smx e menor o valor da hot. Quanto mais fina a granulometria do material maior a tendncia

de decrscimo da densidade seca mxima. Sem a reutilizao do material observa-se que a densidade seca mxima e o teor de umidade tima tendem a um decrscimo em relao metodologia com reutilizao do material. A densidade que atingida quando um solo compactado, sob uma dada energia de compactao ir depender da umidade do solo no momento da compactao. Maiores valores da densidade seca mxima so observados em amostras com secagem prvia.

AGRADECIMENTOS Agradecemos a Faculdade do vale do Ipojuca FAVIP pela oportunidade e incentivo ao desenvolvimento da pesquisa aqui apresentada neste trabalho.

REFERNCIAS
ABNT NBR 6457 (1986), Amostras de Solo, Preparao para Ensaios de Compactao e Ensaios de Caracterizao. ABNT NBR 6459 (1984), Determinao do Limite de Liquidez. ABNT NBR 6508 (1984), Gros de solos que passam na peneira de 4,8 mm - Determinao da massa especfica. ABNT NBR 7180 (1984), Determinao do Limite de Plasticidade. ABNT NBR 7181 (1984), Solo Anlise Granulomtrica. ABNT NBR 7182 (1986), Solo Ensaio de Compactao. Badillo, E. J. & Rodrguez, A. R. (1973). Fundamentos de la Mecnica de Suelos. 2nd Edition, Editorial Limusa, S.A. Mxico, Tomo I, 499p. Crispim, F. A. (2007). Compactao de Solos: Influncia de Mtodos e de Parmetros de Compactao na Estrutura dos Solos, Dissertao de Mestrado, Programa de Ps-Graduao em Engenharia Civil, Universidade Federal de Viosa, 77 p. DNER-ME 129/94 (1994), Solos . Compactao utilizando amostras no trabalhadas. Pinto, C.S. (2006). Curso Bsico de Mecnica dos Solos em 16 aulas, 3nd edio, Oficina de Textos, Brasil, 355 p. Vargas, M. (1978). Introduo Mecnica dos Solos,. McGRAW-HILL do Brasil. So Paulo. Vol.1, 509 p.

Potrebbero piacerti anche