Sei sulla pagina 1di 3

Estudar com Eficincia

http://simplus.com.br/estudar-com-eficiencia/

Estudar com Eficincia

Para quem acha difcil estudar com qualidade, importante saber que existem diversas formas para tornar seu estudo mais eficiente.

Planejamento
importante sempre planejar seu estudo para que voc nunca fique sobrecarregado. No estudo, a qualidade muito mais importante que a quantidade. Por isso, estudar muitas matrias no mesmo dia ou na mesma hora pode confundir e diminuir o aproveitamento. Dividir o estudo das matrias uma para cada dia da semana, por exemplo sempre uma boa estratgia.

Estudar com Tcnicas Adequadas


Para que o estudo seja de qualidade, existem tcnicas especficas de estudo que podem ser utilizadas.

Mapas Mentais
Mapas mentais so diagramas hierrquicos (em forma de rvore) que contm as informaes essenciais sobre um tema, de forma organizada e sinttica. Eles tm a funo de ajudar na compreenso e soluo de problemas de memorizao e aprendizado. um auxlio para organizao de idias.

Resumos
O resumo uma forma de ler, entender e sintetizar o que foi lido. Por isso, importante ler e compreender o assunto. Quando se trata de resumir informaes, no bastam sublinhas no livro ou apostila; deve-se sempre passar as notas para o caderno de estudos. Transcrever as partes mais importantes faz com que o contedo se fixe na memria do aluno. O aluno tem de se acostumar sntese: aprender a apagar mentalmente palavras e trechos menos importantes e anotar somente palavras e conceitos fundamentais.

Leitura Ativa
A leitura ativa uma leitura na qual o indivduo procura envolver-se com a matria em uma espcie de dilogo com o autor do livro ou apostila, discutindo fatos e idias, verificando tabelas, grficos e figuras de modo a obter a certeza de que est compreendendo aquilo que est sendo transmitido. A leitura ativa o tipo mais eficiente de leitura, e exige interesse e motivao.

1 de 3

14/2/2012 18:15

Estudar com Eficincia

http://simplus.com.br/estudar-com-eficiencia/

Criao de Perguntas
Perguntas so imprescindveis no processo de estudo. A elaborao de perguntas consiste na tentativa do leitor em transformar pargrafos e captulos em perguntas especficas e, paralelamente, tentar obter as respostas. So perguntas que, por um processo intuitivo, o estudante imagina que o professor provavelmente faria em relao quele tpico ou assunto. Uma vez definidas, essas perguntas podem ser utilizadas tambm posteriormente em sala de aula para sanar dvidas pendentes. Dessa forma, participa-se e envolve-se mais ativamente com o contedo a ser assimilado.

Reviso dos Pontos Principais


Se voc realmente est determinado a alcanar seu objetivo de aprendizado e ter um estudo eficiente, no pode negligenciar boas revises peridicas. Dedique-se a revisar o que aprendeu, relendo e reforando o processo de memorizao e, assim aumentando sua confiana em relao ao alcance do objetivo almejado.

Concentrao
Antes de iniciar os estudos, preciso em primeiro lugar limpar a mente para poder concentrar-se no que se deseja fazer. Alm disso, ficar em uma posio confortvel, relaxar os msculos, fechar brevemente os olhos e respirar profundamente tambm ajudam na concentrao. Faa uma coisa de cada vez. A preocupao com vrias tarefas simultneas divide a ateno, gera erros e atrapalhaes, ocasionando perda de tempo e deficincia no aprendizado que podem ser decisivas na hora das provas.

Estudo Constante
Organize-se para um estudo dirio. No estude somente em vsperas de provas. Distribuir o seu estudo ao longo do tempo a melhor estratgia para no sobrecarregar-se.

Sade
Se a sade no estiver em dia voc dificilmente ter energia suficiente para estudar de forma eficiente. Procure ento estar sempre em harmonia com sua sade. Para isso, imprescindvel adquirir hbitos alimentares saudveis, assim como praticar exerccios fsicos regularmente.

Ambiente Adequado
2 de 3 14/2/2012 18:15

Estudar com Eficincia

http://simplus.com.br/estudar-com-eficiencia/

O local de estudo deve ser limpo, quieto, bem iluminado, arejado e confortvel: deve ser um local em que voc se sinta bem. A cadeira e a mesa devem ser adequadas ao seu peso e tamanho. Limpe sua mesa e deixe sobre ela somente o material indispensvel para a realizao da tarefa imediata. O excesso de cadernos provoca distrao e desnimo, alm de dificultar a localizao daquilo que necessrio para a concluso da atividade de estudo. Escolha um lugar para guardar os materiais que sero utilizados em seus estudos, mantendo tudo sempre organizado. Use-os na medida da necessidade e em seguida recoloque-os no lugar devido.

Motivao
A primeira atitude para que um estudante seja bem sucedido a motivao. Uma pessoa motivada mais feliz e produtiva. Motivao a disposio para agir, podendo ser entendida simplesmente como motivos para agir.

Pequenos Intervalos
Planeje seu horrio priorizando as disciplinas nas quais esteja mais fraco. Estabelea um tempo determinado (mximo 1 hora, por exemplo) para cada matria. Entre uma matria e outra, indispensvel fazer um intervalo. Aproveite para descansar a mente, tomar gua ou alimentar-se. Cuidado para no estudar muitas horas por dia: depois de um determinado tempo de estudo, seu crebro j no consegue mais assimilar as matrias com eficincia. O ideal, em muitos casos, um estudo dirio de 4 horas (no se esquea dos intervalos). O lazer e o convvio com as pessoas que ama so tambm fundamentais para um bom rendimento.

3 de 3

14/2/2012 18:15

Potrebbero piacerti anche