Sei sulla pagina 1di 3

BIOVIDROS

Jean Bressan Albarello Marcel Ramos da Silva

Comentrio Inicial:

Atualmente inmeros biomateriais so amplamente utilizados, dentre estes, o que se destaca o biovidro, pois um material que possui caractersticas especficas e sua utilizao como prteses dentrias e de preenchimento sseo tem oferecido bons resultados. A maior parte dos biovidros so compostos de SiO2-Na2O-CaO-P2O5, esta combinao de compostos d ao biovidro uma caracterstica bioativa, podendo este estimular a produo de trabculas (filamentos de fibra ssea) quando usados no preenchimento de ossos. A bioatividade dos biovidros foi comprovada em testes in-vitro (fora do corpo) em meio aquoso. O biovidro em meio aquoso perde ons sdio Na+ para o meio, aps forma-se uma camada rica em SiO2 em sua superfcie, esta camada ento estimula a formao de outra camada (gel) de clcio e fosfato, esta camada de gel pode ento acoplar-se ao colgeno este complexo camada gel (biovidro) e colgeno impede a dissoluo do biovidro. Pequenas partculas de biovidro, quando espalhadas em um tecido, fazem troca de ons com o mesmo, tal troca inica resulta na formao de uma camada de slica gel, esta posteriormente recoberta com uma camada de clcio e fsforo, recuperando assim o tecido anteriormente danificado. Com o intuito de criar um biovidro com aspecto poroso (espuma) e com grande potencial bioativo e biocompatvel com os tecidos onde sero aplicados como prteses, realizou-se ensaios in-situ (dentro do corpo). A partir de cadeias de wollastonita (CaSiO3) e diopsida (CaMgSi2O6), criou-se um tipo de cermica que se solidifica lentamente, formando um sistema CaSiO3-Ca3(PO4) uma melhor fixao da prtese.
2

quando imersos em meios fluidos. A caracterstica porosa

auxilia na conduo de compostos para dentro e para fora do sistema, alm de possibilitar

Sntese de Biovidros:

A partir dos compostos anidros: Na2CO3, CaO, Na2HPO4, SiO2, preparou-se um p, este p foi aquecido em um cadinho de platina em temperatura de 1450C por quatro horas. Ao trmino do aquecimento, os compostos j fundidos foram colocados em um recipiente contendo gua destilada, o choque trmico provocou formao de pequenos grnulos de vidro no cristalino, estes grnulos de vidro foram triturados durante seis horas em um jarro de polietileno com cilindros de zircnia. As partculas de biovidro recm-formadas foram caracterizadas por fluorescncia de raio X, difratrometria de raio X, picnmetro de hlio, anlise termogravimtrica e microscopia eletrnica de varredura. Durante seis horas em moinho de bolas de zircnia, o biovidro foi misturado com carbeto de boro B4C. Posteriormente a mistura passou por testes fsicos e qumicos. A compactao e sinterizao do biovidro foram realizadas em forno eltrico com temperaturas abaixo da temperatura de fuso (600C a 840C) por duas horas. Para a realizao de testes in-vitro, uma soluo denominada Fluido de Corpo Simulado (SBF), foi preparada com: 0,2g de KCl, 8g de NaCl, 0,2g de CaCl2.2H2O, 0,05g de NaH2PO4, 1g deNaHCO3, 0,1g de MgCl2.6H2O e 1g de glicose, em 1L de gua. O biovidro foi limpo e desengordurado em ultrassom, secos em estufas em temperaturas de 120C e tratados em autoclave. Depois deste processo, o biovidro foi colocado em tubos de polipropileno com 10mL de SBF em temperatura de 37C por at 10 semanas.

Resultados:

A bioatividade do biovidro foi comprovada por testes de fluorescncia de raios X. Concluiu-se que a temperatura de sinterizao dependente do aditivo utilizado, neste caso carbeto de boro B4C (750C). Anlises de difrao de raios X detectaram que nem todo boro reagiu com o biovidro e mostra tambm camadas ntidas e cristalinas de slica. Atravs de microscopia eletrnica de varredura, nenhuma impureza foi detectada. Detectou-se poros, e a explicao para a formao destes poros seria a evaporao de gases que formam bolhas.

No s as bolhas favorecem a baixa densidade do biovidro, com o aumento da quantidade de boro, a densidade tambm diminui, pois este deforma as camadas de silicatos e fosfatos, deixando-as menos concentradas. Regies do biovidro que possuem alta densidade so as bordas das bolhas, onde estimasse ter ocorrido grande parte das reaes qumicas, resultando num maior empacotamento nestas regies. Anlises dos experimentos in-vitro mostram que com o passar do tempo, a superfcie do biovidro tona-se cada vez mais cristalina. Nesta superfcie tambm so detectadas pelculas de clcio e fsforo fortemente aderidas.

Referncias Bibliogrficas:

HABIBE, A. F.; SANTOS, C.; TEIXEIRA, L. H. P.; MAEDA, L. D.; BARBOZA, M. J. R. Propriedades Mecnicas De Cermicas Base De Zircnia Sinterizadas Com Biovidro Como Aditivo De Sinterizao. Universidade de So Paulo, 2006.

DA COSTA, E.; NOVAKI, L.; TSAI, H. I.; PEREIRA, L. T. P.; DE ANDRADE, A. V. C.; SANTOS, C. O. P.; BORGES, C. P. F.; MARQUES, M. C.; DA CRUZ A. C. C.; DOS SANTOS, F. A.; DA SILVA, J. C. Z. Biovidros: Sinterizao de biovidros na forma de partculas e do tipo espuma. Revista Biotecnologia Cincia e Desenvolvimento, 30 ed. 2003.

Potrebbero piacerti anche