Sei sulla pagina 1di 9

ndice

p Introduo..........................................................................................................Pg. 2 p Anlise do texto...........................................................................................Pg. 3-4 p Aspectos Gramaticas......................................................................................Pg.5  Coeso.....................................................................................................Pg.5  Coerncia................................................................................................Pg.5  Figuras de estilo...................................................................................Pg.6  Dixis.........................................................................................................Pg.7 p Articulao com o passo seguinte...........................................................Pg.8 p Bibliografia...........................................................................................................Pg.9

Introduo
Este trabalho uma anlise de um passo do Sermo de Santo Antnio aos peixes pertencentente ao trabalho D (linhas 135 a 178, das pginas 93 e 94). Este trabalho est dividido em duas partes, a parte da anlise do texto e a parte gramatical, seguindo os tpicos obrigatrios explicitos pela professora. O trabalho est acompanhado com um Power-point com esquemas e resumos de tudo o que est apresentado aqui.

Anlise do texto
O Sermo de Santo Antnio constitudo por seis captulos, onde esses captulos so ligados a quatro partes da retrica clssica, sendo o quarto captulo, a parte da confirmao devido aos argumentos utilizados; s criticas dos comportamentos; censura prepotncia dos grandes e finalmente devido s crticas aos homens ambiciosos, vaidosos, hipcritas e traidores. O captulo quatro est relacionado com a repreenso geral aos peixes. Como j disse, a parte que me diz respeito a partir da linha 135 linha 178, pertencentes s pginas 93 e 94. Aqui, relacionando com as pginas anteriores, Padre Antnio Viera compara os peixes com os homens, pois enquanto os peixes so enganados com um anzol e se matam uns aos outros, os homens fazem o mesmo nas batalhas. Os homens metem-se pelas pontas dos piques, dos chuos e das espadas para entrar em guerra. E porqu? Porque houve algum que lhes enganou e os atraiu com dois retalhos de pano. (D um exrcito batalha contra outro exrcito, metem-se os homens pelas pontas dos piques, dos chuos e da espada, e porqu? Porque houve que os engodou e lhes fez isca com dois retalhos de pano). E a eles acontece o mesmo que aos peixes. Os homens que engoliram o ferro ficaram mortos e os mesmos retalhos de pano sero novamente iscos para pescar outros. Padre Antnio Viera quis mostrar aos peixes que os homens fazem o mesmo que eles, mas que essa razo no era vlida para os peixes, pois no mar mesmo que se derrame tanto sangue, no h exrcitos nem os mesmos hbitos que os homens. (Por este exemplo vos concedo, peixes, que os homens fazem o mesmo que vs, posto que me parece que no foi este o fundamento da vossa resposta ou escusa, porque c no Maranho, ainda que se derrame tanto sangue, no h exrcitos, nem esta ambio de hbitos.) No penltimo pargrafo do captulo, Padre Antnio Viera faz referncia aos defeitos dos homens, que se deixam enganar por um mestre de navio de Portugal, que aparece com restos das lojas, com quatro panos e quatro sedas, que j esto gastos e nem uso tm. Esse homem do mar atrai os homens levando-os a endividarem-se progressivamente, pois este iria aumentar cada vez mais os preos. Assim,
3

os homens endividados, de ano para ano, leva ao arruinamento de uma longa vida de trabalho e empenho na roa, na cana, no engenho, ou no tabacal. (Todos a trabalhar uma vida, ou na roa, ou na cana, ou no engenho, ou no tabacal;). No ltimo pargrafo do captulo quatro, Padre Antnio Viera pergunta aos peixes se no acham que, o que homens fazem, uma loucura. O que ainda diz que bvio que sim, que nem os peixes o podem negar. Justifica-se com o facto de desperdiar a vida por trapos, pois tm obrigao de se vestirem. Sorte tm os peixes que Deus j os vestiu de cabea aos ps com a maior beleza e durabilidade. (Pois grande loucura esperdiar a vida por dois retalhos de pano, quem tem obrigao de se vestir, vs, a quem Deus vestiu do p cabea, ou de peles de to viscosas e apropriadas cores, ou de escamas prateadas e douradas, vestidos que nunca se rompem, nem gastam com o tempo, nem se variam ou podem variar com as modas;). Por fim, pediu aos peixes para verem o exemplo de Santo Antnio que pouco foi enganado. Este trocou a sarja pelo burel e a correia pela corda, com isto, ele pescou muitos, e s estes no foram enganados e foram sisudos.

Aspectos Gramaticais
Em termos de coeso, identifico quatro tipos de coeso:

p Coeso Frsica:Dir-me-eis que o mesmo fazem os homens. p Coeso inter-frsica: A vaidade entre os vcios o pescador mais astuto e que mais facilmente engana os homens.. p Coeso temporal: E depois disso que sucede?. p Coeso referencial: Isca com aqueles trapos aos moradores da nossa terra: d-lhes uma sacadela e d-lhes outra, com que cada vez lhes sobe mais o preo;. p Coeso lexical: Pe por isca na ponta desses piques, desses chuos e dessas espadas dois retalhos de pano, ou branco, que se chama hbito de Malta, ou verde, que se chama de Avis, ou vermelho, que se chama de Cristo e de Santiago; e os homens por chegarem a passar esse retalho de pano ao peito, no reparam em tragar e engolir o ferro..

Relativamente coerncia, um texto para ser coerente o autor tem de conseguir inferir um sentido ou uma ideia atravs da articulao das suas frases e/ou de pargrafos e ainda por meio de recursos lingusticos (pontuao, figuras de estilo, vocabulrio, etc.). Posto isto, visvel que Padre Antnio Viera segue todas estas condies, como a estrutura SVO, predominante neste texto. Este passo do Sermo tem como tema a crtica aos homens e as informaes relativas ao tema, o facto de os homens serem atrados por retalhos de pano.

Figuras de estilo
 No texto, deparamo-nos com vrias figuras de estilo. Entre elas, encontramos a expresso Ou na roa, ou na cana, ou no engenho, ou no tabacal; que uma enumerao, pois uma repetio de ideias de alternativa atravs da conjuno ou; Encontramos tambm a expresso No o levam os coches, nem as liteiras, nem os cavalos, nem os escudeiros, nem os pajens, nem os lacaios, nem as tapearias, nem as pinturas, nem as baixelas, nem as joias; que igualmente uma enumerao, apenas com a diferena que esta uma repetio de ideias de negao atravs da conjuno nem.  Outras das figuras de estilo possveis a Apstrofe, exemplificando com as seguintes expresses: Por este exemplo vos concedo, peixes, que os homens fazem o mesmo que vs, posto que me parece que no foi este o fundamento da vossa resposta ou escusa, porque c no Maranho, ainda que se derrame tanto sangue, no h exrcitos, nem esta ambio de hbitos., onde peixes o vocativo e ainda No isto, meus peixes, grande loucura dos homens com que vos escusais? ondemeus peixes o vocativo.  A terceira e ltima figura de estilo que encontro a interrogao retrica que uma figura de estilo que consiste na criao de uma pergunta, dirigida a um destinatrio presente ou ausente, sem que se espere obter resposta desse destinrio e que a pessoa que faz a pergunta sabe a resposta. Esta figura de estilo est presente nas seguintes frases: D um exrcito batalha contra outro exrcito, metem-se os homens pelas pontas dos piques, dos chuos e das espadas, e porqu? ; E que faz a vaidade? e ainda Quem pesca as vidas a todos os homens do Maranho, e com qu?

Dixis
Relativamente aos decticos, esto representados vrios exemplos. A frase Por este exemplo vos concedo, peixes, que os homens fazem o mesmo que vs, posto que me parece que no foi este o fundamento da vossa resposta ou escusa, porque c do Maranho, ainda que se derrame tanto sangue, no h exrcitos, nem esta ambio de hbitos. localizada nas linhas 147 a 150 as palavras a negrito (concedo,me eparece) considera-se um dctico pessoal com a funo de mostrar ao leitor que a informao posterior ao dectico ir ser relativamente sua pessoa, aos seus conhecimentos e s suas experincias pessoais e ainda na mesma expresso, a palavra sublinhada c um dctico espacial com funo de localizar o espao da aco. Por fim, relativamente ao dectico temporal, na frase Dir-me-eis que o mesmo fazem os homens, dir-me-eis um dtico temporal, pois indica-nos uma situao futura. Outro exemplo de dticos esta frase: (...) e os bonitos, ou os que querem parecer, todos enfaimados aos trapos, e ali ficam engasgados e presos, com dvidas de um ano para outro ano, e de uma safra para outra safra, e l vai a vida. localizada nas linhas 157 a 159 onde as palavras em negrito ( ali e l) so dticos espaciais, em que a sua funo novamente localizar a aco.

Articulao com o passo seguinte

O prximo passo o captulo cinco, onde esto representadas as repreenses aos peixes em particular (Descendo ao particular, direi agora, peixes, o que tenho contra alguns de vs) Os peixes criticados so alegorias dos piores vcios humanos, falando nos roncadores, nos pegadores, nos voadores, ainda que o polvo seja o peixe mais criticado.

Bibliografia
p PINTO, Elisa; FONSECA, Paula; BAPTISTA, Vera, Plural 11, Lisboa

Editora, 2011 p AZEREDO, M. Olga; PINTO, M. Isabel Freitas M.; LOPES, M. Carmo Azeredo, Gramtica Prtica de Portugus, Lisboa Editora, 2010 p http://www.lithis.net/19

Potrebbero piacerti anche