Sei sulla pagina 1di 39

Diretoria de Portos e Costas

1 (1 PONTO) A exibio padro mostrada quando a carta de navegao eletrnica apresentada pela primeira vez pelo Sistema de Informao e Apresentao de Cartas Eletrnicas (ECDIS na sigla em ingls). Assinale, dentre as afirmativas abaixo, aquela que relaciona as informaes disponibilizadas pela exibio padro, independentemente da ao do operador: (a) Limites da escala da carta eletrnica, indicao de auxlios navegao, indicao de notas de advertncia e reas proibidas e restritas. (b) reas proibidas e restritas, detalhes dos auxlios navegao, detalhes de todos os perigos isolados e contedo das notas de advertncia. (c) Pontos conspcuos, data de edio da carta eletrnica, limites de escala da carta eletrnica e indicao de auxlios navegao. (d) Detalhe de todos os perigos isolados, indicao de notas de advertncia, reas proibidas e restritas e pontos conspcuos. (e) Existncia de cabos submarinos, detalhes dos auxlios navegao, detalhes de todos os perigos isolados e contedo das notas de advertncia.

2 (0,6 PONTO) De acordo com a IMO SMCP, indique com C as frases corretas e com E as erradas e assinale a opo correta: ( ) My present speed is one-zero knots. Correction, my present speed is one-two knots. ( ) Stand by on VHF channel one-four until pilot transfer is completed. ( ) You should anchor in anchorage alfa two. ( ) Pilot boat is bearing one-one-five degrees from you. ( ) Port two-zero. ( ) Starboard, steer zero-zero-zero.

(a) (C), (E), (C), (C), (C), (E) (b) (C), (C), (E), (E), (E), (C) (c) (E), (C), (E), (C), (E), (C) (d) (E), (C), (C), (E), (C), (C) (e) (C), (E), (E), (C), (E), (E)

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


3 (1,2 PONTO) De acordo com o contido no SQUAT INTERACTION MANEOUVERING (The Nautical Institute, edio: 1995), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) Navegando em um canal estreito, um navio, aps passar por outro, deixando-o por BB, com a margem mais prxima a BE, (head-on passing), tende a ser jogado para BE, podendo colidir com a margem a BE caso no antecipe uma manobra de correo de atitude do navio. II) Navegando em um canal estreito, um navio, aps passar por outro, deixando-o por BB, com a margem mais prxima a BE, (head-on passing), tende a ser jogado para BB, podendo colidir com a margem a BB caso no antecipe uma manobra de correo de atitude do navio. III) Navegando em um canal estreito, um navio, aps passar por outro, deixando-o por BB, com a margem mais prxima a BE, (head-on passing), tende a manter o rumo sem aproximar-se da margem mais prxima. IV) Navegando em um canal estreito, um navio, em uma manobra de ultrapassagem (overtaking) de outro navio, pode evitar colises pela manuteno de uma distncia segura do outro navio e evitar cair em uma situao de ter que continuar preso navegando prximo ao outro navio (hidrodynamically trapped together), pela reduo de velocidade de um dos navios. V) Os efeitos de uma interao entre um navio e um rebocador, quando navegando prximos, (tug and ship interaction), so os mesmos que ocorrem com dois navios de mesmo porte interagindo. (a) Apenas as afirmativas II) e V) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II) e III) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I) e IV) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I) e III) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas II) e IV) so verdadeiras.

4 (1 PONTO) A Resoluo A.917(22) da IMO estabelece as normas para operao, a bordo dos navios, do Sistema de Identificao Automtica de Navios (AIS na sigla em ingls). Analise as afirmativas abaixo e assinale a opo incorreta: (a) O AIS pretende servir como um reforo segurana da vida no mar, segurana da navegao e proteo do meio ambiente marinho. (b) Na prtica, a capacidade do AIS ilimitada, permitindo acompanhar um grande nmero de navios ao mesmo tempo. (c) O AIS tem o propsito de auxiliar a identificao de navios, facilitar o acompanhamento de alvos e simplificar a troca de informaes. (d) O AIS opera, primariamente, em dois canais UHF dedicados exclusivamente a tal servio. (e) A preciso da informao AIS recebida somente to boa quanto a preciso da informao AIS transmitida.

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


5 (1,2 PONTO) Um prtico estava conduzindo um Marine-Class Vessel na condio de plena carga (full load) em um rumo tal que a direo do vento estava pelo travs (beam wind). Nessa ocasio, verificou que, devido magnitude da velocidade do vento, os efeitos aerodinmicos e hidrodinmicos excediam a capacidade do leme, o que dificultava em muito o controle do navio. De acordo com o contido no livro Principles of Naval Architecture (SNAME - 3a edio: 1988/1989), assinale a opo que apresenta o valor correto da velocidade do vento nessa ocasio: (a) 3 (trs) vezes a velocidade do navio. (b) 5 (cinco) vezes a velocidade do navio. (c) 7 (sete) vezes a velocidade do navio. (d) 8 (oito) vezes a velocidade do navio. (e) 10 (dez) vezes a velocidade do navio.

6 (1,2 PONTO) Assinale a opo correta. As caractersticas do rebocador Jpiter so apresentadas no quadro abaixo: Nome Jpiter Compr. 30,0m Boca 8,0m Calado 4,0m BHP 3000 Trao 30t Observaes Possui na popa um eixo com hlice de passo fixo, mais comum nesses rebocadores. Considerando o contido no livro Tug use in Port, a Practical Guide (Captain Henk Hensen - 2 edio: 2003), quando o rebocador Jpiter estiver operando no costado de um navio com pequeno seguimento avante, ter mais facilidade em se manter perpendicular ao casco desse navio se: (a) Estiver no costado de BE, porque, sendo o hlice de passo esquerdo, tender a jogar a popa para BE em marcha atrs e tambm em marcha adiante com leme a BB. (b) Estiver no costado de BE, porque, sendo o hlice de passo direito, tender a jogar a popa para BE em marcha adiante com leme a BB e ficar estvel em marcha a r. (c) Estiver no costado de BB, porque, sendo o hlice de passo direito, tender a jogar a popa para BE em marcha a r e tambm em marcha adiante com leme a BE. (d) Estiver no costado de BB, porque, sendo o hlice de passo esquerdo, tender a jogar a popa para BB em marcha a r e tambm em marcha adiante com leme a BB. (e) Estiver no costado de BB, porque, sendo o hlice de passo direito, tender a jogar a popa para BB em marcha a r e tambm em marcha adiante com leme a BE.

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


7 (1,2 PONTO) Assinale a opo correta. Considerando os rebocadores Ajax e Perseu, cujas caractersticas principais constam abaixo: Nome a) Ajax Compr. 26,0 m Boca 8,5m Calado 4,1m BHP 3180 Trao 43t Observaes Guincho de reboque e um patilho (falsa quilha) a vante. Possui dois motores a r dentro de tubos que giram 360 na horizontal. b) Perseu 29,7m 9.9m 4,0m 3130 36t No possui hlices. Tem dois conjuntos com lminas verticais giratrias lado a lado a vante. Possui gato de reboque e patilho (falsa quilha) a r. Consultando os planos e desenhos dos dois rebocadores, foram obtidas as seguintes dimenses: Rebocador Ajax: 1- A distncia horizontal dos propulsores ao ponto de onde sai o cabo de reboque na proa de 22 metros; e 2- A distncia horizontal do centro de presso nas obras vivas ao ponto de onde sai o cabo de reboque na proa de 9 (nove) metros. Rebocador Perseu: 1- A distncia horizontal dos propulsores ao ponto de onde sai o cabo de reboque na proa de 15 metros; e 2- A distncia horizontal do centro de presso nas obras vivas ao ponto de onde sai o cabo de reboque na proa de 7 (sete) metros. No considerando outras caractersticas, tais como trao esttica, dimenses, etc., e considerando o contido no livro Tug use in Port, a Practical Guide (Captain Henk Hensen - 2 edio: 2003), podemos afirmar que, ao considerarmos a diferena entre os nmeros tericos que avaliam a performance dos rebocadores supramencionados para usar a trao indireta: (a) Ajax melhor que Perseu, porque o nmero terico que avalia sua performance aproximadamente 0,18 maior. (b) Ajax melhor que Perseu, porque o nmero terico que avalia sua performance aproximadamente 7,0 maior. (c) Ajax melhor que Perseu, porque o nmero terico que avalia sua performance aproximadamente 0,3 maior. (d) Perseu melhor que Ajax, porque o nmero terico que avalia sua performance aproximadamente 0,06 maior. (e) Perseu melhor que Ajax, porque o nmero terico que avalia sua performance aproximadamente 0,29 maior.

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


8 (1,2 PONTO) QUESTO ANULADA

9 (0,6 PONTO) De acordo com o contido no livro Navegao: A Cincia e a Arte (Altineu Pires Miguens - 1 edio: 1996), assinale a opo que apresenta a sequncia que completa corretamente as lacunas da sentena abaixo. Quando navegando em guas restritas, o operador do radar deve selecionar_______________ , para possibilitar a deteco de objetos que estejam ________________ do navio e _____________o poder de discriminao em distncia. (a) Pulso curto, mais prximos, reduzir. (b) Pulso longo, mais prximos, aumentar. (c) Pulso longo, mais afastados, reduzir. (d) Pulso curto, mais prximos, aumentar. (e) Pulso curto, mais afastados, aumentar.

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


10 (1,2 PONTO) De acordo com o contido no livro Principles of Naval Architecture (SNAME - 3a edio: 1988/1989), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) O efeito da corrente , normalmente, estudado usando a velocidade relativa entre o navio e a gua.

II) As correntes em mar aberto so, normalmente, fracas e quase constantes no plano horizontal, no apresentando dificuldades para a controlabilidade. III) Em canais e rios, as correntes podem prejudicar a controlabilidade, principalmente para um navio navegando a favor da corrente. IV) Os efeitos do vento na controlabilidade de um navio somente dependem da rea acima da linha dgua e da distncia do centro da rea lateral ao LCG. (a) Apenas as afirmativas I), II), III) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I), III), IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I), II), III), IV) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I), II), IV) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas II), III), IV) so verdadeiras.

11 (1,2 PONTO) Assinale a opo correta. De acordo com as regras do COLREG, considerando estarmos nas AJB no perodo diurno e que as marcas esto dispostas onde melhor possam ser vistas, assinale a opo correta: (a) Quando fundeada e no engajada em servio de praticagem, a lancha de prtico est dispensada do uso de marca. (b) Com visibilidade restrita, as embarcaes esto dispensadas do uso de marcas, devendo usar as luzes prescritas. (c) Uma unidade integrada (composite unit) em movimento deve exibir uma marca em forma de dois cones com a base unida. (d) Uma embarcao navegando vela, quando tambm usando propulso mecnica, deve exibir a vante uma marca em forma de cone, com vrtice para baixo. (e) Uma embarcao de pesca engajada na pesca com rede de cerco, pescando muito prxima de outras embarcaes tambm engajadas na pesca, deve exibir um cone com vrtice para baixo, na direo do aparelho de pesca.

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


12 (1,2 PONTO) Um graneleiro de 200m de comprimento se aproxima de um porto, para atracao noite e no visual, exibindo as luzes previstas no COLREG. O Comandante recebe a informao da Praticagem local que o embarque do Prtico vai atrasar, assim como a solicitao no sentido de que o graneleiro aguarde o embarque do Prtico nas proximidades do ponto de espera de prtico. O Comandante decide ento ficar pairando sob mquinas nas proximidades do ponto sugerido. De acordo com as regras do COLREG, sabendo-se, ademais, que grande o movimento de embarcaes nas proximidades do ponto de espera de prtico, o Comandante, enquanto aguarda o Prtico, determina: (a) Acender trs luzes circulares dispostas em linha vertical, a superior e a inferior encarnadas e a do meio branca. (b) Acender duas luzes circulares encarnadas dispostas em linha vertical e apagar as luzes que vinham sendo usadas. (c) Acender trs luzes circulares dispostas em linha vertical, a superior e a inferior encarnadas e a do meio branca, e apagar as luzes que vinham sendo usadas. (d) Acender duas luzes circulares encarnadas dispostas em linha vertical e apagar as luzes de mastro. (e) Manter acesas apenas as luzes que vinham sendo usadas.

13 (0,7 PONTO) Um navio VLCC (Very Large Crude Carrier) est navegando e d uma forte guinada para um dos bordos. O Comandante deve esperar que o navio sofra uma reduo de um determinado percentual de sua velocidade de avano. Mantido o regime de mquinas, qual deve ser esse percentual aproximado quando a guinada atingir 90 graus do rumo inicial, segundo o contido no livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004)? (a) 15 % (b) 25 % (c) 35 % (d) 40 % (e) 50 %

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


14 (1,2 PONTO) Assinale a opo correta. Duas embarcaes, denominadas A e B, navegam, no perodo noturno, ao longo de um canal que, apesar de estreito, permite a ultrapassagem segura, alm do que no possui curvas e obstculos. A embarcao A desenvolve a mxima velocidade estabelecida nas NPCP para a navegao no canal, marca a embarcao B aos 0000 relativos e dela se aproxima. As luzes avistadas de bordo da embarcao A e a apresentao do seu radar permitem concluir que a embarcao B encontra-se rebocando pela popa e navegando to prximo quanto possvel do limite externo do canal a seu BE. O Comandante de A, desejoso de ultrapassar B, consulta o Prtico embarcado sobre a possibilidade de faz-lo. O Prtico, conhecedor das peculiaridades de sua ZP e do trfego de embarcaes no canal, sugere corretamente: (a) Manter a velocidade e ultrapassar, deixando a embarcao B por BE. (b) Manter a velocidade e ultrapassar, deixando a embarcao B por BB. (c) Reduzir a velocidade e no ultrapassar, pois tal manobra proibida pelo COLREG em canais estreitos no perodo noturno. (d) Reduzir a velocidade e somente ultrapassar depois de obter a concordncia da embarcao B. (e) Reduzir a velocidade, ultrapassar e, depois da ultrapassagem, aumentar a velocidade e manter o rumo.

15 (1 PONTO) Assinale a opo correta. O Delegado da Delegacia da Capitania dos Portos em Itaja: (a) Pode decidir pela perda da homologao de Atalaia da ZP-21, Zona de Praticagem de Itaja e Navegantes (SC). (b) o Representante da Autoridade Martima responsvel pelos assuntos concernentes Praticagem da ZP-21, Zona de Praticagem de Itaja e Navegantes (SC). (c) Estabelece os preos dos servios de praticagem na ZP-21, Zona de Praticagem de Itaja e Navegantes, quando no houver acordo entre os tomadores e prestadores desses servios. (d) Estabelece as regras especiais complementares ao COLREG para uso no rio Itaja-Au. (e) No pode determinar a instaurao de IAFN, porque, conforme a NORMAM-09/DPC, a instaurao de IAFN prerrogativa de Capito dos Portos.

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


16 (1 PONTO) De acordo com o contido na LESTA, no RLESTA e na NORMAM-12/DPC(1a REVISO), qual das afirmativas abaixo incorreta: (a) O Agente de Manobra e Docagem executa faina de praticagem quando assessora manobra de navio para entrada em dique. (b) Configura-se RECUSA a situao em que o Prtico em perodo de sobreaviso deixa de atender tempestivamente faina de praticagem para a qual foi requisitado. (c) O Prtico pode ser requisitado para realizar faina de praticagem em situao de emergncia, mesmo que em perodo de repouso. (d) A navegao realizada no interior de uma ZP e com a assessoria de um ou mais Prticos embarcados uma faina de praticagem. (e) A impraticabilidade parcial declarada pela CP/DL/AG pode impedir a entrada de determinadas embarcaes no porto. 17 (1 PONTO) Um tripulante de um navio VLCC (Very Large Crude Carrier), durante a aproximao do ponto de espera do prtico, caiu ao mar. O Comandante, que se encontrava no passadio, decidiu executar a manobra de Williamson. Inicialmente, ordenou todo leme a boreste (bordo pelo qual o homem caiu) e o manteve assim at o navio atingir um rumo de 45o defasado do rumo inicial, quando ento inverteu o leme carregando-o todo para bombordo e mantendo-o nesta posio enquanto o navio demandava o rumo oposto quele em que a manobra de Williamson comeou. Faltando 15o para o navio alcanar a proa recproca inicial, o Comandante novamente ordenou inverter o leme. Ao iniciar a manobra, o navio desenvolvia 19 ns e o regime de mquinas no foi alterado. No houve a preocupao em manter o homem que caiu ao mar no visual, pois o Comandante avaliou que a manobra seria executada corretamente. Considerando a manobra at o momento em que foi descrita acima e tendo como referncia o livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey - 4 edio: 2004), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) O Comandante falhou na medida em que deveria ter seguido o procedimento padro de executar a primeira guinada at um rumo a 60o do rumo inicial. II) O Comandante deveria ter aumentado a velocidade do navio, para acelerar a chegada proa recproca. III) O homem que caiu ao mar deveria ser mantido no visual durante toda a manobra; esse fator mais importante do que a correta execuo da manobra. IV) A manobra de Williamson pode ser resumida a trs movimentos de leme. (a) Apenas as afirmativas III) e IV) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I) e III) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas II), III) e IV) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I), III) e IV) so verdadeiras.

PSCPP/2011 Prova Verde

Diretoria de Portos e Costas


18 (0,6 PONTO) De acordo com a Lei n 2.180, de 05 de fevereiro de 1954, assinale a opo que apresenta a sequncia de preenchimento das lacunas abaixo de forma correta: No julgamento do processo, antes de ___________ a votao, poder qualquer juiz pedir vista do processo at a sesso imediata e, excepcionalmente, pelo prazo que lhe for concedido pelo Tribunal. O Tribunal poder aplicar a pena de ___________________ s pessoas que lhe esto jurisdicionadas, quando ficar provado que o acidente ou fato da navegao ocorreu por recusa imotivada de assistncia embarcao em perigo iminente, do qual tenha resultado sinistro. Quando da aplicao da pena, ser sempre circunstncia _____________ da pena a ignorncia, ou a errada compreenso da lei, quando escusvel. (a) concluda / cancelamento da matrcula profissional / agravante. (b) iniciada / suspenso ou multa / atenuante. (c) concluda / suspenso ou multa / agravante. (d) iniciada / cancelamento da matrcula profissional / atenuante. (e) concluda / cancelamento da matrcula profissional / atenuante.

19 (0,6 PONTO) Assinale a opo incorreta. De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), so requisitos de um bom fundeadouro: (a) Deve haver bastante espao para o giro do navio fundeado. A rea livre de obstrues que um navio necessita para fundear equivalente a um crculo de raio igual soma do filame mais duas vezes o comprimento do navio. (b) Ser de pouca profundidade, evitando largar um grande filame. (c) Ser abrigado, sem ou com poucos ventos, correntes e vagas. (d) O fundo no deve possuir gradiente acentuado, porque mais difcil para o ferro unhar e o navio fica sujeito a garrar quando estiver portando pela amarra no lado de maior profundidade. (e) O fundo deve ser de boa tena.

PSCPP/2011 Prova Verde

10

Diretoria de Portos e Costas


20 (1 PONTO) Em relao s informaes disponveis nas publicaes Atlas de Cartas-Piloto, Cartas de Correntes de Mars e Tbuas das Mars, analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) Em dias de mar bem agitado, na regio martima costeira, da METREA V, observa-se a ocorrncia de corrente de ressaca no litoral. II) As intensidades das correntes de enchente e vazante observadas pelos navegantes em determinado porto so periodicamente menores que as cartografadas. III) A sazonalidade afeta as correntes de densidade. IV) As intensidades das correntes de retorno provocadas por ondas so mais afetadas pelos comprimentos dessas ondas. V) Para selecionar a carta de correntes de mars de seu interesse, o navegante consulta o horrio de incio da enchente. (a) Apenas as afirmativas I), IV) e V) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I), II) e V) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas II), III) e V) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas II), III) e IV) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I), III) e IV) so verdadeiras.

21 (0,7 PONTO) Um navegante deseja navegar, em 2011, entre dois pontos e obtm na carta nutica Rv = 152,5o para a navegao pretendida. Considerando os dados abaixo, qual o Rag em que dever governar? - Dec mg (2007) = 16o 10 W; variao anual: 5 W - Dag = 020 E (a) Rag = 1380 (b) Rag = 1540 (c) Rag = 1670 (d) Rag = 1690 (e) Rag = 1710

PSCPP/2011 Prova Verde

11

Diretoria de Portos e Costas


22 (1,2 PONTO) QUESTO ANULADA

23 (1 PONTO) Durante a preparao da derrota de uma determinada viagem, o Encarregado de Navegao depara-se com duas cartas nuticas construdas utilizando a Projeo de Mercator que cobrem um mesmo trecho da travessia. Numa das cartas, que designaremos ALFA, a distncia de 3km medida sobre a superfcie da Terra representada por um comprimento grfico de 40mm. Na outra, designada BRAVO, um segmento de reta de comprimento grfico de 1cm representa uma distncia de 1km sobre a superfcie da Terra. Considerando que o fator escala ser decisivo na seleo da carta nutica a ser utilizada na preparao da derrota, aponte a opo que contempla a carta escolhida e justifica corretamente tal escolha pelo Encarregado de Navegao: (a) Carta ALFA, por ser a de menor escala e, por isso, apresentar menor grau de detalhe na representao do relevo marinho. (b) Carta BRAVO, por ser a de menor escala e, por isso, apresentar maior grau de detalhe na representao do relevo marinho. (c) Carta ALFA, por ser a de maior escala e, por isso, apresentar menor grau de detalhe na representao do relevo marinho. (d) Carta ALFA, por ser a de maior escala e, por isso, apresentar maior grau de detalhe na representao do relevo marinho. (e) Carta BRAVO, por ser a de maior escala e apresentar maior grau de detalhe na representao do relevo marinho.
PSCPP/2011 Prova Verde

12

Diretoria de Portos e Costas


24 (1,2 PONTO) GABARITO PRELIMINAR ALTERADO DE D PARA A Assinale a opo correta. De acordo com contido no livro Principles of Naval Architecture (SNAME - 3a edio: 1988/1989), a propulso a jato dgua no muito usada em navios mercantes porque: I) Exige, para uma mesma capacidade de carga, um aumento nas dimenses do navio. II) Diminui a manobrabilidade. III) Para aumentar a eficincia, necessrio aumentar a rea de descarga. IV) A existncia de dutos de aspirao provoca perda de velocidade da gua, que ter que ser compensada pelo propulsor. V) A mxima eficincia , normalmente, inferior obtida pelos propulsores convencionais. (a) II) e III) so falsas. (b) I) e II) so falsas. (c) Todas so verdadeiras. (d) Somente a II) falsa. (e) Somente a III) falsa.

25 (0,5 PONTO) De acordo com o contido no livro Bridge Team Management - A Practical Guide (Captain A J Swift FNI e Captain T J Bailey, FNI - 2a edio: 2004), analise as afirmativas abaixo, relativas s situaes em que se navega com prtico a bordo, e assinale a opo incorreta: (a) Aps o Prtico assumir o controle da manobra, passa a ser dele a responsabilidade pela segurana do navio. (b) No mandatrio que o Comandante do navio permanea no passadio enquanto o Prtico permanecer a bordo, independente da durao dessa permanncia. (c) A progresso do navio deve ser monitorada enquanto o Prtico estiver no controle da manobra, da mesma forma como se faz em qualquer outra situao. (d) Ao chegar o Prtico ao passadio, o Comandante pode delegar o controle da manobra ao oficial de quarto, ou outro oficial, para poder inteirar-se das intenes de manobra do prtico e transmitir-lhe peculiaridades e eventuais restries do navio. (e) Os prticos so profissionais empregados, basicamente, para auxiliar a navegao em reas restritas e facilitar a aproximao ao porto, a atracao e a desatracao.

PSCPP/2011 Prova Verde

13

Diretoria de Portos e Costas


26 (1,2 PONTO) De acordo com o contido no livro Principles of Naval Architecture (SNAME - 3a edio: 1988/1989), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) A resistncia ao avano total de um navio pode ser considerada como composta pela frictional resistance; wave-making resistance; eddy-resistance; viscous pressure drag; separation resistance; wavebraking resistance; e air and wind resistance. II) A resistncia ao atrito (frictional resistance) representa cerca de 50% da resistncia total em navios de baixa velocidade e cerca de 80 a 85% em navios de alta velocidade. III) A resistncia a ondas (wave-making resistance) a fora resultante da atuao das presses do fluido tangencialmente em toda a extenso do casco. IV) A resistncia ao atrito (frictional resistance) a fora resultante da atuao das presses do fluido tangencialmente em toda a extenso do casco. V) A maior parcela da resistncia de ondas (wave-making resistance) gerada pelas partes do casco prximas marca da linha dgua de guas calmas. (a) Apenas as afirmativas I), II) e III) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas I), IV) e V) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas II) e III) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas III), IV) e V) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I) e IV) so verdadeiras.

27 (1 PONTO) Assinale a opo correta. O advento da navegao por satlite, dando ao navio a possibilidade de determinar a sua posio em qualquer momento, foi uma das maiores conquistas da tecnologia moderna. Entretanto, falhas so suscetveis de ocorrer e os equipamentos de posicionamento global (GPS) no esto imunes a isso. De acordo com o contido no livro Bridge Team Management - A Practical Guide (Captain A J Swift FNI e Captain T J Bailey, FNI - 2a edio: 2004), uma excelente forma de verificar o correto funcionamento do GPS, quando navegando prximo a costa, comparar suas informaes com as obtidas pela: (a) Navegao inercial. (b) Navegao doppler. (c) Navegao batimtrica. (d) Navegao por segmentos capazes. (e) Navegao paralela indexada.

PSCPP/2011 Prova Verde

14

Diretoria de Portos e Costas


28 (1,2 PONTO) Considerando o contido no livro Naval Shiphandling (Crenshaw, Russel Sydnor - 4a edio: 1975), para um navio em movimento para vante, com um hlice girando no sentido horrio de quem observa de fora do navio pela popa e com um s leme na linha de centro, podemos dizer que: I) O efeito de following wake tende a mover a popa para______.

II) O efeito de inclinao tende a girar o navio com a proa indo para______. III) O efeito de descarga helicoidal tende a virar a proa do navio para______. IV) O efeito de shallow submergence tende a virar a popa do navio para ______. V) O efeito de ______ independente do arrasto (wake).

Assinale a opo que apresenta a sequncia de preenchimento das lacunas acima de forma correta: (a) BE, BB, BB, BB, helical discharge. (b) BB, BB, BB, BE, shallow submergence. (c) BE, BB, BB, BE, inclination. (d) BB, BE, BB, BE, helical discharge. (e) BE, BB, BB, BE, shallow submergence.

29 (1 PONTO) As cartas eletrnicas so necessrias se o navio dispe de um Sistema de Carta Eletrnica (ECS) ou de um Sistema de Informao e Apresentao de Carta Eletrnica (ECDIS). Da mesma forma, mandatrio que o operador esteja plenamente familiarizado com a capacidade e as limitaes de uso das referidas cartas. De acordo com o contido no livro Bridge Team Management - A Practical Guide (Captain A J Swift FNI e Captain T J Bailey, FNI - 2a edio: 2004), assinale a opo correta: (a) Existem trs formatos de cartas eletrnicas, sendo duas comercializadas por rgos governamentais e uma pela iniciativa privada. (b) As cartas eletrnicas raster so imagens fac-smile de cartas de papel. Entretanto, nem todas as informaes e smbolos das cartas de papel so apresentados, em virtude da possibilidade do operador controlar o contedo e a apresentao da carta. (c) As cartas eletrnicas vector so um grande banco de dados de informaes geogrficas, que permitem ao operador selecionar os parmetros desejados, para criar uma carta personalizada. (d) As cartas eletrnicas vecster so uma cpia exata da carta de papel. A sua grande vantagem ser familiar ao operador, por ser idntica carta de papel, e permitir atualizaes automticas do seu contedo. (e) As cartas eletrnicas raster podem ser produzidas em vrios formatos, tais como ENC, DNC, C-Map e DC.

PSCPP/2011 Prova Verde

15

Diretoria de Portos e Costas


30 (0,5 PONTO) Assinale a opo correta. O Prtico Alfredo Dias e o Praticante de Prtico Marcio esto embarcados na lancha de prtico que navega, durante o dia e em boas condies de visibilidade, em direo a um NM estrangeiro que comunicou, no dia anterior, ter fundeado, para aguardar vaga em terminal porturio para atracao. Quando a lancha se aproxima do NM, Alfredo e Mrcio avistam, nos trs mastros do navio, apenas as bandeiras nacionais regulamentares e a bandeira MIKE atopetada na adria de BE do mastro principal do NM, concluindo que o mesmo: (a) est guinando para BB. (b) est guinando para BE. (c) arrasta o ferro. (d) suspendeu. (e) manobra com dificuldade.

31 (1 PONTO) Tendo como referncia a NORMAM-08/DPC, responda qual das afirmativas abaixo, referentes ao servio de rebocadores, incorreta: (a) As embarcaes classificadas quanto ao servio e/ou atividade como rebocadores, com potncia propulsora instalada superior a 300HP, devero portar um Certificado de Trao Esttica (Bollard Pull) de acordo com instrues especficas da DPC. (b) O estabelecimento do dispositivo e da quantidade de rebocadores para as manobras de atracao e desatracao da responsabilidade exclusiva do Comandante da embarcao. (c) As condies de uso de rebocadores, se de uso obrigatrio ou facultativo, devero ser estabelecidas pela Autoridade Martima, sob coordenao da Administrao do Porto (Autoridade Porturia). (d) Deve ser levado em considerao que o emprego de rebocadores poder vir a onerar inaceitavelmente a manobra, devendo este servio apenas ser imposto se observada extrema dificuldade ou impossibilidade na manobra sem eles. (e) Nas manobras de rebocadores junto proa dos navios, proibida a passagem do cabo de reboque arriando-o pela proa, para ser apanhado com croque pela guarnio do rebocador.

PSCPP/2011 Prova Verde

16

Diretoria de Portos e Costas


32 (0,6 PONTO) De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), associe as nomenclaturas da coluna ALFA com as descries da coluna BRAVO e assinale a opo correta: COLUNA ALFA 1) 2) 3) 4) AMURA RESBORDO ALMEIDA ENORAS ( ( ( ( COLUNA BRAVO ) Aberturas geralmente circulares praticadas nos ) Partes curvas do costado do navio, de um e de ) O mesmo que bochecha. ) Parte do costado do navio, na popa, logo abaixo pavimentos, por onde enfurnam os mastros. outro bordo, junto popa.

do painel e que forma com ele um ngulo obtuso ou uma curvatura. ( ( ) Interseo do convs resistente com o costado. ) Primeira fiada de chapas do forro exterior do fundo, de um e de outro bordo da quilha.

(a) () (4) (3) (1) () (2) (b) (4) () (1) (3) () (2) (c) (2) (4) () () (3) (1) (d) (1) (3) (4) () (2) () (e) (3) (1) () (4) (2) () 33 (1 PONTO) Assinale a resposta correta. Devido ao pssimo estado do mar, o Prtico Carlos Arajo foi obrigado a seguir viagem em um NM que desatracou de Santos (SP). O NM um navio SOLAS, MMSI 710325000, com dotao completa de equipamentos do GMDSS para a rea martima A3 e SES INMARSAT B e C. O plano de viagem do NM previa Salvador (BA) como porto de destino. Ficou acordado com o Comandante do NM que, se as condies meteorolgicas e o estado do mar permitissem, Carlos Arajo desembarcaria para uma lancha de prtico nas proximidades do Rio de Janeiro. Durante a travessia, considerando a capacidade plena de comunicaes do NM, Carlos Arajo teve a possibilidade de: (a) Comunicar-se com sua famlia pelo canal 16 do VHF, utilizando-se da RENEC. (b) Acompanhar as condies e previso do tempo por meio do Avisos aos Navegantes transmitido por estaes da RENEC. (c) Comunicar-se com um Prtico amigo no Rio de Janeiro por meio de correio eletrnico, acertando detalhes do possvel transbordo. (d) Receber informaes de sua Entidade de Praticagem por meio do NAVTEX. (e) Comunicar-se com sua famlia em radiotelefonia, depois de contactar estao da RENEC pelo canal 70 do VHF-DSC.
PSCPP/2011 Prova Verde

17

Diretoria de Portos e Costas


34 (1,2 PONTO) De acordo com as Regras Especiais para Evitar Abalroamento na Navegao Interior constantes da NORMAM02/DPC, analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) As tubulaes de dragagem que estiverem flutuando ou apoiadas em cavaletes devero exibir, durante a noite e em perodos de visibilidade reduzida, uma fileira de luzes circulares brancas e, adicionalmente, mais duas luzes circulares vermelhas nos extremos das tubulaes. II) O termo mareta caracteriza um grupo de embarcaes que navegam de forma integrada, mas no de forma rgida. III) Em uma situao de roda a roda, uma embarcao de propulso mecnica navegando contra a corrente ter preferncia de passagem sobre uma embarcao navegando a favor da corrente. IV) Uma barcaa atracada, que no seja em sentido paralelo costa ou margem, dever exibir, durante a noite e em perodos de visibilidade reduzida, duas luzes brancas sem obstruo, obrigatoriamente instaladas nas extremidades mais afastadas da costa ou margem.

(a) Apenas as afirmativas I e IV so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II e III so verdadeiras. (c) Apenas a afirmativa III verdadeira. (d) Apenas as afirmativas I e II so verdadeiras. (e) Apenas a afirmativa IV verdadeira.

35 (0,5 PONTO) De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), para que um navio tenha equilbrio estvel necessrio que? (a) O centro de gravidade ( CG ) esteja acima do metacentro ( M ). (b) O centro de gravidade ( CG ) esteja abaixo do metacentro ( M ). (c) O centro de gravidade ( CG ) esteja sobre o metacentro ( M ). (d) A reserva de flutuabilidade seja positiva, no importando a posio do centro de gravidade ( CG ) em relao ao metacentro ( M ). (e) O centro de gravidade ( CG ) esteja sobre o metacentro ( M ) e a reserva de flutuabilidade seja positiva.

PSCPP/2011 Prova Verde

18

Diretoria de Portos e Costas


36 (0,6 PONTO) De acordo com o contido no livro Rebocadores Porturios - CONAPRA (Otvio Fragoso e Marcelo Cajaty - 1a edio: 2002), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras (V) e quais so falsas (F) e assinale a opo correta: I) A tabela abaixo, reproduzida do livro supramencionado, resume as formas de utilizao, generalizando as vantagens e desvantagens de cada tipo de rebocador, considerando performance e segurana. Para maior clareza, o ASD foi tratado como trator reverso quando trabalhando com cabo no guincho da proa, e como convencional na situao inversa. ( ) Guia Genrico da Melhor Utilizao Terica de Rebocadores Posio do cabo no navio Cabo passado na popa Costado com corrente Costado sem corrente Cabo passado na proa Trator Reverso timo timo timo Bom Convencional Ruim Ruim Regular Bom Trator Bom timo timo timo

II) O mtodo de reboque com cabo na proa do navio a forma tradicional de utilizao quando se quer rebocar um navio sem propulso. a posio mais eficiente para dar seguimento avante, porm tem efeito limitado em guas restritas e com o navio sem governo. ( ) III) A influncia da ao das ondas no clculo do bollard pull necessrio para a manobra do navio de pouca expresso, quando comparada com outros efeitos. ( ) IV) Um cabo curto propicia o melhor resultado da aplicao da fora de trao. ( ) V) O principal risco de um rebocador atuando numa manobra quanto estabilidade, especialmente nos rebocadores convencionais com cabo passado no gato, uma vez que o gato do rebocador costuma no abrir quando est sob tenso muito forte, mesmo sendo dotado de dispositivo de disparo de segurana.( ) (a) (V) (V) (F) (F) (F) (b) (V) (F) (V) (F) (V) (c) (F) (V) (F) (V) (V) (d) (V) (V) (V) (F) (V) (e) (F) (F) (V) (V) (F)

PSCPP/2011 Prova Verde

19

Diretoria de Portos e Costas


37 (1,2 PONTO) De acordo com o contido no livro Principles of Naval Architecture (SNAME - 3a edio: 1988/1989), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) A manobra Dieudonne Spiral identifica as caractersticas de estabilidade direcional de um navio.

II) A manobra de Pull out prov indicaes das qualidades de um navio em realizar uma curva de giro. III) A manobra Kempf Overshoot prov indicaes da habilidade de um leme em controlar um navio. IV) A manobra Turning identifica as caractersticas de estabilidade direcional de um navio. V) A manobra Bech Reverse Spiral identifica, principalmente, as caractersticas de estabilidade direcional de um navio. (a) (b) (c) (d) (e) Apenas as afirmativas I) e III) so verdadeiras. Apenas as afirmativas I), II) e V) so verdadeiras. Apenas as afirmativas II) e III) so verdadeiras. Apenas as afirmativas I), III) e V) so verdadeiras. Apenas as afirmativas IV) e V) so verdadeiras.

38 (1 PONTO) Assinale a opo correta. De acordo com o contido no livro Meteorologia e Oceanografia - Usurio Navegante (Paulo Roberto Valgas Lobo e Carlos Alberto Soares - 2 edio: 2007), a imagem de satlite na banda do IR (infravermelho) baseada na informao da temperatura da coluna de ar inteira. Conforme essa afirmao, a Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS) est definida como: (a) Zona de nebulosidade na regio de convergncia dos ventos alsios. (b) Zona que origina o cinturo de anticiclones nas latitudes mdias. (c) Zona com extensa banda de nebulosidade da Amaznia ao Atlntico Sul. (d) Zona com movimentos ascendentes do ar que originam a clula de Hadley. (e) Zona com atividade convectiva caracterstica da regio tropical devido circulao dos alsios.

PSCPP/2011 Prova Verde

20

Diretoria de Portos e Costas


39 (1 PONTO) De acordo com o contido no livro Bridge Team Management - A Practical Guide (Captain A J Swift FNI e do Captain T J Bailey FNI - 2a edio: 2004), avistar o alinhamento (em Ingls, transit ou range) de dois objetos conspcuos pode dar ao oficial de quarto no passadio uma rpida indicao do posicionamento do navio em relao derrota planejada. Uma grande vantagem do uso de alinhamentos no depender do emprego de qualquer instrumento, seno do olho humano. Contudo, embora distncias maiores possam ser utilizadas, para se obter mxima preciso, considera-se que a relao entre a distncia do observador ao objeto mais prximo e a distncia que separa os dois objetos que compem o alinhamento no deve ser maior que: (a) Uma vez e meia. (b) Duas vezes. (c) Duas vezes e meia. (d) Trs vezes. (e) Cinco vezes. 40 (1 PONTO) Em relao s informaes divulgadas nos Avisos aos Navegantes, analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) Os avisos-rdio nuticos que divulgam informaes de interesse da navegao praticada em reas prximas costa e em vias navegveis interiores so classificados como avisos-rdio nuticos costeiros. II) Os avisos-rdios nuticos que iniciam com a expresso NAVAREA V destinam-se aos navios navegando na rea martima sob responsabilidade do Brasil, porm alm dos limites das regies costeiras estabelecidas. III) Os avisos aos navegantes que, embora no alterem as cartas nuticas, se destinam a divulgar informaes gerais importantes para o navegante, tais como zonas de segurana em torno de instalaes offshore, so classificados como avisos permanentes especiais. IV) A correo definitiva efetuada na carta nutica, decorrente de aviso permanente, deve ser feita caneta ou por insero de bacalhau. Aps a sua realizao, deve ser registrado, ao lado da mesma, o ano e o nmero do aviso permanente correspondente. V) A divulgao da fase de construo de um farol em determinado ponto da costa efetuada por meio de um aviso aos navegantes preliminar e a interdio de rea martima para exerccios com submarinos divulgada atravs de um aviso-rdio nutico. a) Apenas as afirmativas III), IV) e V) so verdadeiras. b) Apenas as afirmativas II), III) e V) so verdadeiras. c) Apenas as afirmativas I), III) e IV) so verdadeiras. d) Apenas as afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas I), II) e V) so verdadeiras.
PSCPP/2011 Prova Verde

21

Diretoria de Portos e Costas


41 (0,7 PONTO) Assinale a opo correta. No Brasil, as Informaes de Segurana Martima (MSI na sigla em ingls) so regularmente transmitidas: (a) Pela RENEC, por meio de MF-SSB. (b) A partir do CHM, pelo INMARSAT-C, por meio do servio SAFETY NET. (c) Pelo COMOPNAV, por meio do console SAR. (d) Pela ERMRJ, por meio de HF e DSC. (e) Pelo COMCONTRAM, por meio do COSPAS-SARSAT. 42 (1,2 PONTO) De acordo com o contido no livro Rebocadores Porturios - CONAPRA (Otvio Fragoso e Marcelo Cajaty - 1a edio: 2002), os rebocadores de propulso cicloidal, quando comparados com vrios outros tipos de rebocadores, costumam ter: (a) menor calado, trao menor por BHP instalado e se comportar mal em mar aberto; (b) maior calado, menor trao por BHP instalado e se comportar mal em mar aberto; (c) calado equivalente, semelhante trao por BHP instalado e comportamento equivalente em mar aberto; (d) menor calado, trao maior por BHP instalado e comportamento equivalente em mar aberto; (e) menor calado,trao maior por BHP instalado e se comportar melhor em mar aberto.

43 (1,2 PONTO) Em relao s cartas sinticas de presso ao nvel do mar, da METAREA V, analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) A ocorrncia de carneiros e borrifos s pode ser observada em reas com condies propcias a ondas desenvolvidas. II) Isbaras estreitas e curvas indicam ventos fortes na regio. III) Em reas geradoras de ondas, observam-se isbaras pouco largas e vento com persistncia na mesma direo. IV) Configurao com isbaras longas e retilneas indicam ocorrncia de ventos muito fortes mantendo a mesma direo. V) As direes das ondas no acompanham a circulao do vento. a) Apenas as afirmativas II), III) e V) so verdadeiras. b) Apenas as afirmativas I), IV) e V) so verdadeiras. c) Apenas as afirmativas I), II) e V) so verdadeiras. d) Apenas as afirmativas II), III) e IV) so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras.

PSCPP/2011 Prova Verde

22

Diretoria de Portos e Costas


44 (1,2 PONTO) De acordo com o contido no livro Naval Shiphandling (Crenshaw, Russel Sydnor - 4a edio: 1975), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) Em geral, o efeito na resistncia ao avano provocada por um vento de proa com velocidade de trinta ns equivalente ao efeito provocado por uma corrente de proa de 1 (um) n. II) O ngulo real de ataque do leme igual ao ngulo do leme em relao ao navio, para qualquer ngulo de inclinao do navio em relao a sua verdadeira direo de movimento. III) O propulsor mais eficiente quando o navio impelido para vante e menos eficiente quando o navio impelido para r. Apesar disso, o empuxo gerado pelo propulsor, para uma mesma rotao, tem o mesmo valor quando o navio propelido para vante ou para r. IV) Se um navio movimenta-se com a velocidade de 15 ns e tem uma esteira (following wake) de 3 (trs) ns na vizinhana do propulsor, ento a velocidade de avano do propulsor ser de 18 ns. V) A velocidade na seo da p de um propulsor em relao gua igual a resultante da componente de velocidade para vante, que igual velocidade do navio menos a velocidade da esteira, e de uma componente tangencial devido velocidade de rotao do propulsor, que igual a 2rN, sendo r o raio na seo da p considerada e N a rpm. (a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II), III) e V) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas III), IV) e V) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I), III) e V) so verdadeiras . (e) Apenas as afirmativas II), IV) e V) so verdadeiras.

45 (1 PONTO) Assinale a opo correta. De acordo com o livro Bridge Team Management - A Practical Guide (Captain A J Swift FNI e do Captain T J Bailey FNI - 2a edio: 2004), a margem de segurana mostrar quanto o navio pode desviar-se do seu rumo e ainda permanecer em guas seguras. Como regra geral e em circunstncias normais, a margem de segurana deve assegurar que o navio esteja em guas cuja profundidade seja maior que o calado do navio mais uma frao do prprio calado de valor igual a: (a) 1/3. (b) 1/4. (c) 1/5. (d) 1/6. (e) 1/8.

PSCPP/2011 Prova Verde

23

Diretoria de Portos e Costas


46 (1,2 PONTO) Em relao previso do tempo divulgada pelo METEOROMARINHA para a METAREA V, analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) Ventos com direes do setor norte indicam que nessa rea ainda no houve passagem de eixo do cavado e do sistema frontal associado. II) Ondas e ventos na direo da plataforma continental e regio costeira indicam aproximao de cavado. III) A posio do eixo do cavado no pode ser identificada pela direo das vagas. IV) Uma significativa ronda de setor dos ventos pode ser uma relevante observao para indicar a passagem de frente fria. V) Ventos de NW so observados na aproximao de frente fria.

a) Apenas as afirmativas I), II) e V) so verdadeiras. b) Apenas as afirmativas II), III), IV) so verdadeiras. c) Apenas as afirmativas I), II), III) so verdadeiras. d) Apenas as afirmativas I), IV) e V) so verdadeiras. e) Apenas as afirmativas III), IV) e V) so verdadeiras.

47 (1,5 PONTO) O carregamento de um graneleiro foi completado s 22h15min. O navio precisa adicionais 45min a fim de prontificarse para a desatracao. O canal natural e abrigado de acesso ao porto tem profundidade mnima cartografada de 10m em vrios trechos que no podem ser evitados pelo navegante, inclusive logo no seu incio. Considerando a situao apresentada e os dados abaixo, calcule at que horrio limite aproximado o navio pode desatracar e demandar o ponto de espera de prtico e assinale a opo correta: Hora-legal padro Mar tipo semidiurna Meteorologia - sem interferncia nas mars Margem de segurana no clculo da altura da mar - zero Calado - 11m (graneleiro em guas parelhas) Profundidade mnima admitida abaixo da quilha - 1m Tempo de navegao at sair do canal - 60min

PSCPP/2011 Prova Verde

24

Diretoria de Portos e Costas


EXTRATO DA TBUA DAS MARS TABELA I Durao da enchente ou da vazante h.min h.min h.min 5 40 6 00 6 20 16 15 13 20 18 16 24 21 19 28 25 23 32 29 26 36 33 30 41 37 34 46 41 38 50 46 42 TABELA II Frao da amplitude 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38 40 42 Amplitude 4m 0.6 0.7 0.8 0.9 1.0 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.4 1.5 1.6 1.7 5m 0.8 0.9 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 2.0 2.1 6m 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.6 1.7 1.8 1.9 2.0 2.2 2.3 2.4 2.5

Nvel Mdio = 3,43 m Hora Alt.(m) 03 38 1,0 09 43 5,7 15 54 1,1 22 00 5,7 04 18 1,1

Intervalo de tempo h.min 1 30 1 40 1 50 2 00 2 10 2 20 2 30 2 40 2 50

(a) 00h 35min (b) 01h 00min (c) 01h 20min (d) 02h 00min (e) 03h 15min

48 (1 PONTO) Navios com deslocamentos iguais ou superiores a 100.000 toneladas de porte bruto necessitam determinar com preciso a velocidade transversal durante a manobra de atracao. De acordo com o contido no livro Navegao: A Cincia e a Arte (Altineu Pires Miguens - 1 edio: 1996), qual o equipamento normalmente utilizado para medir esta velocidade e qual o grau de preciso exigido? (a) Radar doppler e 0,1 n. (b) Sonar doppler e 0,01 n. (c) Sonar doppler e 0,1 n. (d) Acelermetro de Schuler e 0,01 n. (e) Radar doppler e 0,01 n.

PSCPP/2011 Prova Verde

25

Diretoria de Portos e Costas


49 (1,2 PONTO) Assinale a opo correta. Uma embarcao Full Container com 190 m de comprimento aproxima-se de um fundeadouro no meio de muita cerrao. No dia anterior, o navio teve problemas eltricos que ocasionaram a perda de um dos seus dois radares. O Comandante determina, ento, que um marinheiro fique de vigia na proa com um transceptor (VHF) guarnecido at o final da manobra de fundeio. O navio comea a se aproximar do local de fundeio, ocasio em que o outro radar fica sem vdeo. Logo depois, o vigia da proa chama pelo transceptor informando que est ouvindo toques rpidos de sino por BE, seguidos de toques rpidos de gongo por BB, ambos vindos de vante. De acordo com as regras do COLREG, a situao apresentada e as opes abaixo, o Comandante deve determinar: (a) Colocar o leme a meio, dar toda fora atrs e trs apitos curtos, porque a embarcao na proa est em operao de mergulho, provavelmente para recuperar alguma amarra e ferro perdidos. (b) Dar leme todo a BB, dois apitos curtos, dar uma palhetada com mquina adiante apenas para aumentar a rate de guinada, porque a embarcao na proa est sem governo e cruzando para BE. (c) Colocar o leme a meio, dar toda a fora atrs e trs apitos curtos, porque a embarcao na proa est fundeada. (d) Dar leme todo a BE, um apito curto, dar uma palhetada com mquina adiante apenas para aumentar a rate de guinada, porque a embarcao na proa est restrita devido ao seu calado e cruzando a proa para bombordo. (e) Colocar o leme a meio, dar toda fora atrs e trs apitos curtos, porque a embarcao na proa est encalhada.

50 (1,2 PONTO) Assinale a resposta correta: Considerando o prescrito no COLREG, uma embarcao exibindo uma luz de mastro vante, uma segunda luz de mastro a r e mais alta do que a de vante, luzes de bordos, uma luz de alcanado e, onde melhor possam ser vistas, trs luzes circulares encarnadas dispostas em uma linha vertical, uma embarcao em movimento: (a) com capacidade de manobra restrita, no engajada em operaes de remoo de minas. (b) engajada em operaes submarinas ou de dragagem. (c) engajada em servio de praticagem. (d) mas sem governo. (e) restrita devido ao seu calado.

PSCPP/2011 Prova Verde

26

Diretoria de Portos e Costas


51 (1,2 PONTO) De acordo com o contido no livro Tug use in Port, a Practical Guide (Captain Henk Hensen - 2 edio: 2003), em certas situaes de puxada (pulling), tal como na figura abaixo, a descarga do(s) hlice(s) decorrente da propulso de um rebocador atua no navio, resultando em uma reduo da efetividade da puxada, devido a uma fora oposta (fora de reao) e a uma terceira fora.

Analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras (V) e quais so falsas (F) e assinale a opo correta: I) Esse o chamado Efeito Coanda. ( )

II) um efeito que no tem correlao com o Efeito Bernouille. ( ) III) A terceira fora ocasiona uma tendncia de movimento do navio para r. ( ) IV) A terceira fora ocasiona uma tendncia de giro do navio para o bordo oposto ao desejado. ( ) V) Esse efeito pode ser reduzido com algumas providncias; uma o uso de apropriado comprimento do cabo de reboque: quanto mais gua sob a quilha do navio e quanto maior a potncia desejada, mais comprido deve ser o cabo de reboque. ( ) (a) (F) (V) (V) (F) (V) (b) (V) (F) (V) (V) (V) (c) (F) (V) (F) (V) (V) (d) (V) (F) (V) (F) (F) (e) (V) (F) (F) (V) (F)

PSCPP/2011 Prova Verde

27

Diretoria de Portos e Costas


52 (1 PONTO) De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) A reserva de flutuabilidade de um navio exprime-se em percentagem do volume deslocado. II) A reserva de flutuabilidade de um navio pode referir-se a seu deslocamento, uma vez que expressa em percentagem. III) Nos navios mercantes, a borda livre mnima marcada no costado para determinar a reserva de flutuabilidade. IV) A borda livre de um navio , em geral, mnima na popa devido ao tosamento que os navios tm.

(a) Apenas as afirmativas I), II) e IV) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II) e IV) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas I), III) e IV) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I), II) e III) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I) e IV) so verdadeiras.

53 (0,7 PONTO) Assinale a opo correta. O navio mercante RAPUNZEL, de bandeira estrangeira, proveniente de um porto na costa leste dos Estados Unidos, com destino a Buenos Aires, sem nenhuma escala prevista, navega em guas jurisdicionais brasileiras. Inadvertidamente, o oficial de quarto de navegao passa sobre o Parcel de Manoel Luiz, sem perceber a sinalizao local. Em consequncia, o navio sofre danos nas obras vivas e inicia-se um alagamento que, em uma primeira anlise realizada pelo Chefe de Mquinas, pode ser controlado. O leme do navio tambm no responde adequadamente, podendo ter sido danificado no mesmo evento. O Comandante do RAPUNZEL decide continuar viagem e entrar no canal de acesso Baa de So Marcos, para demandar o porto de Itaqui e providenciar os reparos necessrios nas obras vivas e leme do navio. Ao passar pela bia no 3 no canal de acesso, uma embarcao de menor porte, que vinha em sentido contrrio, faz uma manobra brusca e cruza a proa do navio. O Comandante do RAPUNZEL tenta guinar, mas, devido avaria no leme, a resposta lenta e o navio acaba por atingir a embarcao menor. A partir da, o alagamento do RAPUNZEL torna-se descontrolado e o navio acaba por afundar. De acordo com o contido na NORMAM-09/DPC, a sequncia cronolgica dos eventos caracterizada por: (a) Acidentes da navegao: abalroao, varao, coliso, gua aberta e afundamento. (b) Fatos da navegao: coliso, alagamento, arribada, alijamento e naufrgio. (c) Acidentes da navegao: coliso, arribada, abalroamento, gua aberta e naufrgio. (d) Acidentes da navegao: abalroamento, gua aberta, varao, coliso e naufrgio. (e) Fatos da navegao: coliso, gua aberta, alagamento, abalroao e afundamento.
PSCPP/2011 Prova Verde

28

Diretoria de Portos e Costas


54 (1 PONTO) De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), considerando a carga de ruptura de um cabo de manilha com 24 cm de circunferncia, quais as cargas de trabalho do referido cabo, em toneladas, quando no se conhece o coeficiente emprico varivel segundo a espcie de cabo e o grau de toro, sob as seguintes condies, respectivamente ? I) Melhores condies. II) Cabo sujeito a lupadas. III) Desfavorveis (cabo usado com frequncia). IV) Muito desfavorveis (se o cabo trabalha com grande velocidade de movimento). V) Normais de servio. (a) 9,0 7,2 4,5 3,6 3,0 (b) 9,0 3,0 4,5 3,6 7,2 (c) 3,0 3,6 9,0 7,2 4,5 (d) 4,5 3,6 7,2 9,0 3,0 (e) 3,6 4,5 7,2 3,0 9,0 55 (1 PONTO) O navio trafegava por um canal navegvel nas AJB quando o prtico consultou o relgio e verificou que eram 17h43min, momento exato em que um sinal lateral do referido canal, de estrutura cilndrica na cor verde, encontravase pelo travs de boreste da embarcao. s 17h57min, o navio passou por outro sinal lateral do canal, que tinha como caracterstica uma estrutura na cor encarnada com uma faixa larga horizontal verde. Aps 10 minutos, o prtico avistou um sinal nutico que tinha como marca de tope duas esferas pretas, uma sobre a outra. A partir deste momento, com a chegada do ocaso e a presena de uma lua em quarto minguante, os sinais nuticos passaram a ser identificados por seus sinais luminosos. s 18h12min, o prtico avistou um sinal luminoso com a seguinte caracterstica: luz branca com grupo de 9 (nove) emisses rpidas a cada 15 (quinze) segundos. De acordo com o contido na NORMAM-17/DHN, assinale a opo correta: (a) (b) s 17h57min, o navio passou por um sinal lateral de canal preferencial a boreste. s 18h07min, o sinal avistado era um sinal estabelecido nas proximidades ou sobre um perigo considerado isolado que no tem guas navegveis em toda a sua volta. (c) (d) O sinal lateral pelo qual o navio passou s 17h43min pode apresentar um nmero mpar na cor branca. s 18h12min, o prtico avistou um sinal cardinal oeste que, durante o perodo diurno, apresenta uma estrutura pintada de amarelo com uma faixa larga horizontal preta no meio. (e) Se, s 18h07min, o por do sol j tivesse ocorrido, o sinal nutico avistado pelo prtico nesse momento apresentaria as seguintes caractersticas: sinal luminoso, luz encarnada, com grupo de 2 (dois) lampejos a cada 5 (cinco) ou 10 (dez) segundos.
PSCPP/2011 Prova Verde

29

Diretoria de Portos e Costas


56 (0,5 PONTO) De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), como denominada a manobra efetuada quando se quer manter o navio com a proa chegada ao vento para aguentar o mau tempo, com pouco segmento, mas abatendo consideravelmente e formando uma esteira de calma ? (a) Correr com o tempo. (b) Abater. (c) Rocegar. (d) Derivar. (e) Por o navio capa.

57 (0,7 PONTO) Um navio estava navegando quando, por um erro de navegao, encalhou. Depois de muitas tentativas para desencalhar o navio, o Comandante resolve pedir auxlio. O navio est na posio = 22 33`S e =041 41`W. Voc vai transmitir uma mensagem por bandeiras, utilizando o CIS, para uma embarcao que pode auxiliar o navio encalhado, com o seguinte texto: O navio encalhado na latitude.......... longitude........... necessita auxlio Considerar que a estao receptora est pronta para receber a mensagem e que voc dispe de apenas um regimento completo de bandeiras. Assinale, entre as opes abaixo, aquela que apresenta o correto sinal correspondente mensagem que voc quer transmitir e a sua respectiva e correta montagem. (a) Sinal a ser transmitido: JFL2233SG4141W Bandeira - Juliett Bandeira - Foxtrot Bandeira - Lima Galhe - 2 2 Substituta Galhe - 3 3 Substituta Bandeira - Sierra (b) Sinal a ser transmitido: JFL2233SG04141W Bandeira - Juliett Bandeira - Foxtrot Bandeira - Lima Galhe - 2 2 Substituta Galhe - 3 1 Substituta Bandeira - Sierra Bandeira - Golf Galhe - 0 Galhe - 4 Galhe - 1 2 Substituta 3 Substituta Bandeira - Whiskey Bandeira - Golf Galhe - 4 Galhe - 1 2 Substituta 3 Substituta Bandeira - Whiskey

PSCPP/2011 Prova Verde

30

Diretoria de Portos e Costas


(c) Sinal a ser transmitido: CBL2233SG4141W Bandeira - Charlie Bandeira - Bravo Bandeira - Lima Galhe - 2 2 Substituta Galhe - 3 3 Substituta Bandeira - Sierra (d) Sinal a ser transmitido: CIL2233SG4141W Bandeira - Charlie Bandeira - India Bandeira - Lima Galhe - 2 1 Substituta Galhe - 3 3 Substituta Bandeira - Sierra (e) Sinal a ser transmitido: CIL2233SG4141W Bandeira - Charlie Bandeira - India Bandeira - Lima Galhe - 2 1 Substituta Galhe - 3 3 Substituta Bandeira - Sierra Bandeira - Golf Galhe - 4 Galhe - 1 1 Substituta 2 Substituta Bandeira - Whiskey Bandeira - Golf Galhe- 4 Galhe- 1 2 Substituta 3 Substituta Bandeira - Whiskey Bandeira - Golf Galhe - 4 Galhe - 1 1 Substituta 3 Substituta Bandeira - Whiskey

58 (1,5 PONTO) De acordo com o contido no livro Tug use in Port, a Practical Guide (Captain Henk Hensen - 2 edio: 2003), foi elaborado o quadro abaixo contendo uma relao de rebocadores cujas caractersticas so descritas nas observaes, sem rigor tcnico: Nome a) Ajax Compr. 26,0 m Boca 8,5m Calado 4,1m BHP 3180 Trao 43t Observaes Guincho de reboque e um patilho (falsa quilha) a vante. Possui dois motores a r dentro de tubos que giram 360 na horizontal. b) Thor 30,7 m 10,6m 4,4m 2960 40t Dois motores a r dentro de tubos que giram 360 na horizontal. Possui um gato de reboque quase a meio navio e um guincho na proa.
PSCPP/2011 Prova Verde

31

Diretoria de Portos e Costas


c) Intrpido 29,0 m 9,3m 4,0m 3000 45t Os eixos saem de dois tubos

telescpicos a r. Os hlices esto dentro de tubules que no giram, possuindo um leme a r de cada tubulo. d) Arrojado 38,0 m 11,0m 4,8m 4600 70t AV 50t AR Os eixos saem de dois tubos telescpicos a r. Os hlices esto dentro de tubos fixos, com trs lemes a r e dois a vante de cada tubo. e) Zeus 26,7m 8,8m 4,6m 2140 29t Dois motores a vante dentro de tubos que giram 360. Possui um patilho (falsa quilha) a r e um gato de reboque na popa. f) Perseu 29,7m 9.9m 4,0m 3130 36t No possui hlices. Tem dois conjuntos com lminas verticais giratrias lado a lado a vante. Possui gato de reboque e patilho (falsa quilha) a r. g) Jpiter 30,0m 8,0m 4,0m 3000 30t Possui na popa um eixo com hlice de passo h) Apolo 36,2m 12,2m 5,2m 4950 57t fixo, mais comum nesses rebocadores. Dois conjuntos com lminas verticais giratrias lado a lado a r. Possui guincho de reboque e patilho (falsa quilha) a vante. i) Hermes 27,4m 15,2m 4,9m 4000 50t Tem um patilho (falsa quilha) a vante e outro a r. Dois eixos dentro de tubos que giram 360, um a vante a BE e outro a r a BB. j) Mercrio 28,5m 6,6m 4,0m 2000 21t Dois hlices dentro de tubules que se movem parcialmente, fazendo o papel de lemes. O gato de reboque desliza em um arco que circunda a superestrutura, podendo girar 360o. k) Poseidon 22,7m 10,7m 4,6m 5000 67t Dois eixos dentro de tubules que giram 360. Tem patilho (falsa quilha) a vante. Pequeno e de grande potncia.

PSCPP/2011 Prova Verde

32

Diretoria de Portos e Costas


l) Dionsio 28,5 6,6m 4,0m 5200 80t Dois hlices de passo controlado a r dentro de tubules que giram parcialmente e, a vante, um hlice dentro de um tubulo que gira 360. m) dipo 20m 5,0m 3,6m 1500 15t AV 9t AR Dois eixos saindo de dois tubos

telescpicos a r. Dois hlices abertos de passo fixo. n) Ulisses 31,6m 12,0m 5,9m 6300 80t Trs motores dentro de tubos que giram 360o, sendo dois a vante e um a r.

Analisando o quadro acima e com base no livro supramencionado, priorize os rebocadores para uma manobra de rebocar com cabo passado na proa do rebocado. Desconsidere o bollard pull e leve em conta somente os rebocadores . (a) 1a opo- Ajax; 2 opo- Perseu; 3 opo- Dionsio; e 4 opo- dipo / Thor. (b) 1 opo- Thor; 2 opo- Dionsio; 3 opo-Arrojado; e 4 opo- Perseu / Ajax. (c) 1 opo- Intrpido; 2 opo- Zeus; 3 opo- Ulisses; e 4 opo- Poseidon / dipo. (d) 1 opo- Ulisses; 2 opo-Mercrio; 3 opo- Dionsio; e 4 opo-Perseu / Jpiter. (e) 1 opo- Apolo; 2 opo-Thor; 3 opo-Arrojado; e 4 opo- Perseu / Hermes. 59 (1 PONTO) De acordo com o contido no livro Navegao: A Cincia e a Arte (Altineu Pires Miguens - 1 edio: 1996), navegando prximo costa ou em guas restritas, pode-se obter a posio do navio empregando-se informaes fornecidas pelo radar. Alguns mtodos para isso so: I) II) Distncias e marcaes-radar. Cruzamento de marcaes-radar.

III) Marcaes visuais e distncias-radar. IV) Cruzamento de distncias-radar. Indique, dentre as opes abaixo, a que apresenta os mencionados mtodos na ordem decrescente (da maior para a menor) de preciso: (a) III) IV) I) II). (b) I) II) III) IV). (c) IV) III) II) I). (d) III) IV) II) I). (e) IV) II) I) III ).
PSCPP/2011 Prova Verde

33

Diretoria de Portos e Costas


60 (1,2 PONTO) QUESTO ANULADA

61 (1 PONTO) Durante uma faina de atracao em um cais, h certos fatores, conforme contido no livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004), que acarretam diferenas no ngulo de aproximao, caso a atracao seja feita por boreste ou por bombordo do navio, considerando um navio mercante de um eixo com passo direita. De acordo com o referido livro, analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras ( V ) e quais so falsas ( F ) e assinale a opo correta: I) A intensidade e a direo do vento relativo influenciam o ngulo de aproximao. ( )

II) A presena de outros navios atracados ao cais no influenciam o ngulo de aproximao. ( ) III) O calado e a borda-livre no influenciam o ngulo de aproximao. ( ) IV) As caractersticas da propulso e governo do navio influenciam o ngulo de aproximao. ( ) V) As caractersticas do cais no influenciam o ngulo de aproximao. ( ) (a) ( V ) ( V ) ( F ) ( V ) ( F ). (b) ( F ) ( F ) ( V ) ( F ) ( V ). (c) ( V ) ( V ) ( V ) ( F ) ( F ). (d) ( F ) ( F ) ( F ) ( F ) ( V ). (e) ( V ) ( F ) ( F ) ( V ) ( F ).

PSCPP/2011 Prova Verde

34

Diretoria de Portos e Costas


62 (1 PONTO) O livro Shiphandling for the Mariner (Daniel H. MacElrevey e Daniel E. MacElrevey 4 edio: 2004) tece consideraes sobre diferenas de comportamento dos navios quando navegando em guas profundas e guas rasas. De acordo com o contido no referido livro , assinale a afirmativa incorreta: (a) A variao (rate) de guinada essencialmente a mesma tanto em guas profundas quanto em guas rasas. (b) O dimentro da curva de giro cerca de 2 (duas) vezes menor em guas rasas do que em guas profundas. (c) A velocidade cai significativamente quando realizadas grandes mudanas de rumo em guas profundas. (d) H perda de velocidade quando realizando grandes mudanas de rumo em guas rasas, porm menor que se a manobra fosse em guas profundas. (e) O dimetro da curva de giro corresponde a cerca de 3 (trs) vezes o comprimento do navio, quando em guas profundas.

63 (1 PONTO) Os dados da tabela a seguir representam os horrios e as alturas das preamares (PM) e baixa-mares (BM) no fictcio porto ZULU, em dois sbados consecutivos num ano qualquer. A fase da lua no dia 21 de setembro daquele ano foi Lua Nova. Dia 14/SET/XXXX Sbado PM BM PM BM 21/SET/XXXX Sbado BM PM BM PM 01:37 07:39 13:49 19:55 0.2 4.7 0.1 4.6 Horrio 00:23 06:37 12:48 19:19 Altura 2.6 0.9 2.6 0.8

Da observao desses dados, podemos obter diversas informaes. Das afirmaes abaixo, aponte aquela que contraria ou no encontra respaldo nos dados apresentados. (a) As mars no porto ZULU so do tipo semidiurnas. (b) Foram de quadratura as mars no dia 14 de setembro. (c) No dia 21 de setembro, ocorreram mars de guas mortas. (d) s 10:00 horas do dia 14 de setembro, a mar no porto ZULU era de enchente. (e) O estofo da mar de vazante na tarde do dia 21 de setembro ocorreu em torno das 13:49 horas.

PSCPP/2011 Prova Verde

35

Diretoria de Portos e Costas


64 (1,2 PONTO) De acordo com o contido no livro Principles of Naval Architecture (SNAME - 3a edio: 1988/1989), analise as afirmativas abaixo, identifique quais so verdadeiras e assinale a opo correta: I) A eficincia propulsiva (propulsive efficiency) obtida pela multiplicao das: eficincia de transmisso do eixo propulsor (shaft transmission efficiency); eficincia do casco (hull efficiency); eficincia relativa rotativa (relative rotative efficiency); e eficincia do propulsor em gua aberta (open propeller efficiency). II) A eficincia propulsiva (propulsive efficiency) obtida pela multiplicao das: eficincia de transmisso do eixo propulsor (shaft transmission efficiency); eficincia do casco (hull efficiency); e eficincia do propulsor em gua aberta (open propeller efficiency). III) Usando a teoria de elemento da p (Blade Element Theory), os testes realizados por Brockett (1966) demonstraram que o lift com valor igual a zero na p de um propulsor ocorre quando o ngulo de incidncia do escoamento igual a 0 (zero). IV) O propulsor, quando desenvolvendo empuxo, desacelera a gua a vante dele, provocando o aumento da presso ao redor da popa e, tambm, a reduo de velocidade nesta regio, o que causa a reduo da resistncia ao avano acima daquela medida em reboque. V) O aumento do nmero de ps de um propulsor reduz a intensidade das foras de excitao do casco e aumenta a sua freqncia, o que contribui para evitar condies de ressonncia e de vibrao forada no casco do navio. (a) Apenas as afirmativas II), III) e IV) so verdadeiras. (b) Apenas as afirmativas II) e III) so verdadeiras. (c) Apenas as afirmativas II), e IV) so verdadeiras. (d) Apenas as afirmativas I) e IV) so verdadeiras. (e) Apenas as afirmativas I) e V) so verdadeiras.

PSCPP/2011 Prova Verde

36

Diretoria de Portos e Costas


65 (1 PONTO) De acordo com o contido no livro Navegao: A Cincia e a Arte (Altineu Pires Miguens - 1 edio: 1996), quando demandando um canal ou manobrando em guas restritas, onde o navio opera, normalmente, nas proximidades de perigos navegao, torna-se essencial levar na devida conta fatores como a profundidade local, caractersticas da manobra (dados tticos) do navio e os efeitos do vento e da corrente sobre a curva de giro, a influncia da ao do leme sobre o avano, etc. Dentre as afirmativas abaixo, relacionadas aos aspectos mencionados, assinale aquela que contm conceito ou definio incorreta: (a) Denomina-se abatimento o caimento do navio para o bordo da guinada, no incio da evoluo, medido na direo perpendicular ao rumo inicial do navio. (b) As caractersticas de manobra do navio (dados tticos) so determinadas durante as provas de mar que se seguem sua construo ou modernizao. (c) Chama-se afastamento a distncia tomada sobre a direo transversal ao rumo inicial, desde o ponto em que o leme foi carregado at a proa ter atingido o novo rumo. (d) O avano, o dimetro ttico e o afastamento diminuem com o aumento do ngulo de leme. (e) Com o navio efetuando giro de 360 com ngulo de leme constante, o dimetro final ser sempre menor que o dimetro ttico.

66

(1,2 PONTO)

QUESTO ANULADA

PSCPP/2011 Prova Verde

37

Diretoria de Portos e Costas


67 (0,5 PONTO) De acordo com o contido na NORMAM-26/DHN, analise as afirmativas abaixo e assinale a opo correta: (a) As Atalaias equipadas com estaes-base de AIS constituem um VTS. (b) Entre os requisitos de operao de uma Atalaia esto equipamentos de radiotelefonia em VHF e operadores bilngues portugus/ingls, exclusivamente para a troca de informaes relativas ao controle do trfego de embarcaes na ZP. (c) VTS um auxlio eletrnico navegao com capacidade de prover monitorizao ativa do trfego aquavirio, cujo propsito a coordenao e o controle do Servio de Praticagem. (d) Um VTS contribui, dentre outras, para a tarefa de preveno da poluio martima. (e) Compete Autoridade Porturia licenciar a implantao e a operao de um VTS. 68 (1 PONTO) De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), quando um navio est amarrado a dois ferros, qual das afirmativas abaixo incorreta? (a) Deve-se usar o anilho de amarrao, para evitar que as amarras tomem voltas ao fazer o navio um giro completo sob a influncia da mar ou do vento. (b) A grande vantagem desse tipo de amarrao que o navio gira num crculo cujo raio aproximadamente igual ao seu comprimento, ocupando assim uma rea muito menor que um navio fundeado. (c) A segurana da amarrao a dois ferros maior que a de um navio fundeado, porque as amarras no giram com o navio, havendo menor probabilidade do ferro desunhar. (d) Enquanto o navio se mantiver afilado corrente ou ao vento, somente ficar portando por uma das amarras e a tenso que cada uma delas sofre a mesma que se o navio estivesse fundeado. (e) O alinhamento dos dois ferros deve ser perpendicular direo da corrente. 69 (0,4 PONTO) De acordo com o contido na NORMAM-22/DPC, analise as afirmativas abaixo e assinale a opo incorreta: (a) Os tipos de embandeiramento so: grande gala, pequena gala e funeral. (b) Quando atracada em um porto nacional, uma embarcao mercante estrangeira iar a Bandeira Nacional no topo do mastro de vante e a do pas a que pertence na popa, das 08:00horas ao pr do sol. (c) O tripulante, incluindo o Prtico embarcado, que estiver no convs ou superestrutura de uma embarcao fica obrigado, por ocasio da cerimnia de iar e de arriar, a voltar-se na direo da Bandeira Nacional, tomar uma posio de respeito e, se for o caso, descobrir-se. (d) O embandeiramento no dia 02 de novembro ser feito iando a Bandeira Nacional meia adria, tanto nos mastros como na popa, e no perodo das 08:00 horas ao pr do sol. (e) Para fim de embandeiramento, so dias de pequena gala: 1o de janeiro, 21 de abril, 1o de maio, 19 de novembro, 25 de dezembro e 28 de dezembro.

PSCPP/2011 Prova Verde

38

Diretoria de Portos e Costas


70 (1 PONTO) Assinale a opo incorreta. De acordo com o contido no livro Arte Naval (Maurlio M. Fonseca - 7a edio: 2005), o estudo das curvas de giro e dos efeitos do leme em navios e as experincias prticas demonstram que: (a) Quando se d o leme a um bordo, com o navio em marcha a vante, alm da guinada da proa para este bordo, ocorrem os seguintes efeitos: a velocidade diminui, o navio abate para fora da curva, assume um ngulo de deriva e, algumas vezes, toma uma banda. (b) O avano diminui com o aumento do ngulo do leme e aumenta com a velocidade do navio. (c) O tempo de evoluo diminui com o aumento do ngulo do leme e da velocidade. O tempo de evoluo diminui com o aumento do ngulo do leme e da velocidade. (d) O ngulo de deriva aumenta com o ngulo do leme, mas diminui com o aumento da velocidade do navio. (e) A velocidade angular, que era nula no comeo da evoluo, atinge o mximo antes da proa ter guinado noventa graus e, depois, diminui ligeiramente, tornando-se constante na parte final da curva de giro. Se for tomado o tempo de uma evoluo, ser observado que ele geralmente menor quando a proa vai de zero a noventa graus do que nos quadrantes seguintes.

71 (1 PONTO) De acordo com o contido na NORMAM-17/DHN, analise as afirmativas abaixo, referentes ao balizamento lacustre e fluvial, e assinale a opo correta: (a) O painel de sinalizao exibir uma cor bsica de fundo cuja finalidade oferecer o melhor contraste possvel com o smbolo grfico que contm a informao relevante para o navegante, sendo que uma das combinaes previstas painel na cor branca e smbolo na cor laranja ou encarnada. (b) Basicamente, os painis nas cores laranja ou encarnada so empregados exclusivamente em sinalizao diurna, quando se necessita um contraste com um fundo de vegetao predominante. (c) O sinal de bifurcao de canal aquele que, em um painel triangular na cor preta, exibe o smbolo Y na cor amarela. (d) O sinal de alinhamento aquele que, instalado em pares, em margens opostas, exibe um painel quadrangular com uma faixa central, para recomendar um rumo a ser seguido pelo navegante. (e) O sinal de recomendao para mudar de margem aquele que exibe, em um painel quadrangular, duas faixas laterais representando as margens do rio, com uma seta curva na cor encarnada indicando a margem para a qual se deve seguir, conforme o caso, a partir da atual posio da embarcao.

PSCPP/2011 Prova Verde

39

Potrebbero piacerti anche