Sei sulla pagina 1di 6

Equao quadrtica

As solues de uma equao quadrtica correspondem s interseces com o eixo x, das abcissas (razes) de uma funo polinomial do segundo grau. (No caso da figura, as razes da funo so x = -1 e x=2). Em matemtica, uma equao quadrtica ou equao do segundo grau uma equao polinomial de grau dois. A forma geral deste tipo de equao :

ax2 + bx + c = 0
onde x uma varivel, e a, b e c so constantes, das quais a 0 (caso contrrio, a equao torna-se linear). As constantes a, b e c, so chamadas respectivamente de coeficiente quadrtico, coeficiente linear e coeficiente constante ou termo livre. A varivel x representa um valor a ser determinado, e tambm chamada de incgnita. O termo "quadrtico" vem de quadratus, que em latim significa quadrado. Equaes quadrticas podem ser resolvidas atravs da fatorao, do completamento de quadrados, do uso de grficos, da aplicao do mtodo de Newton ou do uso de uma frmula (apresentada abaixo). Um uso frequente das equaes do segundo grau no clculo das trajetrias de projteis em movimento.

ndice
[esconder]
y y y y y y y y y

y y

1 Introduo 2 Frmula 3 Demonstrao 4 Discriminante 5 Geometria 6 Forma fatorada da equao quadrtica 7 Relaes entre coeficientes e razes 8 Outras Relaes entre as Razes 9 Resoluo das equaes incompletas o 9.1 c=0 o 9.2 b=0 10 Notas 11 Bibliografia

Introduo
A equao quadrtica , antes de tudo, um polinmio e que pertence ao segundo grau, isto , tem como termo de maior grau (valor do expoente mais alto) um termo de expoente 2. A definio "a diferente de zero" o que caracteriza a equao de segundo grau, visto que, a incgnita x diretamente multiplicada pelo coeficiente a, levando-nos

a crer que se a fosse igual a zero, anularia-se o x e assim, a equao passaria a ser linear, de primeiro grau. No sculo XII, o matemtico Bhaskara Akaria se disps a resolver esta equao e publicar ao mundo suas descobertas. O maior problema dos matemticos que tentavam achar valores para equao era o fato de haver um x de expoente 2 junto a um x de expoente 1. Sabiamente, Bhaskara aplicou princpios bsicos, porm inteligentes, para finalmente achar um valor definitivo de x. A partir da descoberta de sua frmula, diversas outras frmulas se derivaram, como as frmulas de Soma e Produto, Relaes entre as Razes ou os valores dos Vrtices de uma funo quadrtica. Paralela evoluo dos estudos matemticos da equao de segundo grau, cresceu tambm sua representao grfica a chamada funo quadrtica. Nela, foi possvel nitidamente, observar que h sempre um cume, valor mximo que a incgnita pode ter (chamada de Vrtice), assim como a direo para a qual os valores crescem, etc. O conhecimento j guardado das funes, quando aplicados na equao quadrtica, facilitaram demasiadamente os estudos de matemticos ao longo da histria.

Frmula
Uma equao do segundo grau cujos coeficientes sejam nmeros reais ou complexos possui duas solues, chamadas de razes da equao. As razes so dadas pela seguinte frmula: sendo a, b e c os mesmos coeficientes da equao de segundo grau, e o smbolo indica que uma das solues obtida atravs da soma e a outra por meio da diferena. A frmula acima utilizada para determinar as razes de uma equao quadrtica, isto , os valores que x pode assumir. No Brasil, a frmula conhecida como Frmula de Bhaskara, mas em outros pases conhecida simplesmente como a frmula geral para resoluo da equao polinomial do segundo grau,[1] sem qualquer referncia a Bhaskara, que foi um matemtico e astrnomo indiano do sculo XII, e autor do livro Lilavat. A descoberta da frmula costuma ser atribuda aos babilnios antigos, e sua formalizao ao matemtico persa Al-Khwarizmi[carece de fontes?].

Demonstrao
Por muitos tempos, muitos estudiosos tentaram achar uma soluo para x dentro desta equao, visto ter sido complicado, j que havia um termo ao quadrado e o mesmo de primeiro grau, na mesma equao.[carece de fontes?] Assim, a frmula de Bhaskara utiliza um mtodo inteligente, unindo pura e simplesmente, uma fatorao de um polinmio para conseguir pr apenas uma incgnita x no caso e assim, achar um valor definitivo[carece de fontes?]: Se ento:

Logo, tem-se, por definio de mdulo, que:

Se Se Portanto,

Discriminante
Na frmula acima, a expresso que aparece sob a raiz quadrada chamada de discriminante da equao quadrtica, e comumente denotada pela letra grega delta maisculo:

= b2

4ac.

Dessa forma, pode-se reescrever a frmula resumidamente como: Uma equao quadrtica com coeficientes reais tem duas razes reais, ou ento duas razes complexas. O discriminante da equao determina o nmero e a natureza das razes. H apenas trs possibilidades: (Lembrando que todo polinmio de grau n, tem n razes; Como uma equao do 2 grau de grau 2, logo ela possui duas razes.)
y

Se
o

> 0, a equao tem duas razes reais distintas.

No caso de equaes quadrticas com coeficientes inteiros, se o discriminante for um quadrado perfeito, ento as razes so nmeros racionais em outros casos eles podem ser irracionais quadrticos. Se = 0 , a equao tem duas razes reais e iguais, ou popularmente "uma nica raiz", algumas vezes chamada de raiz dupla: .

Se < 0, a equao no possui qualquer raiz real. Em vez disso, ela possui duas razes complexas distintas, que so conjugadas uma da outra: e onde i a unidade imaginria.

Assim as razes so distintas se e somente se o discriminante no nulo, e so reais se e somente se o discriminante no-negativo.

[editar] Geometria
Para a funo quadrtica: 2 f (x) = x x 2 = (x + 1)(x 2) de uma varivel real x, as abcissas dos pontos nos quais o grfico intersecta o eixo horzontal, x = 1 e x = 2, so as solues da equao quadrtica: x2 x 2 = 0. As solues da equao quadrtica

so tambm as razes da funo quadrtica: uma vez que elas so os valores de x para os quais Se a, b, e c so nmeros reais e o domnio de f o conjunto dos nmeros reais, ento as razes de f so exatamente as abcissas dos pontos nos quais o grfico toca o eixo x. Disto segue que, se o discriminante positivo, o grfico toca o eixo x em dois pontos, se for zero o grfico toca em apenas um ponto e se for negativo, o grfico no encosta no eixo x.

[editar] Forma fatorada da equao quadrtica


O termo um fator do polinmio se e somente se r uma raiz da equao quadrtica Segue da frmula quadrtica que No caso especial em que a quadrtica possui apenas uma raiz (b = 4ac, isto , discriminante nulo), o polinmio quadrtico pode ser fatorado como
2

[editar] Relaes entre coeficientes e razes


As frmulas de Vite fornecem uma relao simples entre as razes de um polinmio e seus coeficientes. No caso do polinmio quadrtico, elas tomam a seguinte forma A partir de frmula de Bhaskara, pode-se deduzir expresses bastante simples para a soma e para o produto das razes r1 e r2 da equao: e Estas igualdades seguem diretamente da relao: que pode ser comparada termo a termo com: Em alguns casos simples, o uso dessas propriedades permite que se deduza quais so as razes, pela simples inspeo visual e tentativa de composio de dois nmeros que satisfaam as relaes dadas para a soma e para o produto das razes. A primeira das duas frmulas fornece tambm uma expresso conveniente ao traar o grfico de uma funo quadrtica. Uma vez que o grfico simtrico com relao a uma reta vertical passando pelo vrtice da parbola, quando h duas razes reais a abscissa do vrtice est localizada na mdia aritmtica das duas razes, isto , seu valor dado pela expresso:

A outra coordenada pode ser obtida atravs da substituio do resultado anterior na expresso quadrtica, resultando em Assim, o grfico da funo f(x) = ax + bx + c ser sempre uma parbola com vrtice em Para um estudo mais detalhado do grfico, ver funo quadrtica. Grfico de duas avaliaes da menor raiz de uma quadrtica: avaliao direta atravs da frmula quadrtica (preciso no pequenos valores de b) e uma aproximao para razes amplamente espaadas (preciso para grandes valores de b). A diferena atinge um mnimo nos pontos grandes, e o arredondamento provoca rabiscos na curva acima deste valor mnimo. Em termos prticos, as frmulas de Vite fornecem um mtodo til para a busca de razes de uma quadrtica no caso em que uma raiz bem menor do que a outra. Se |x 1| << |x 2|, ento x 1 + x 2 x 1, e tem-se a estimativa: Da segunda frmula de Vite resulta: Estas frmulas so mais fceis de avaliar do que a frmula de Bhaskara sob a condio de que uma raiz grande e uma pequena, porque a frmula de resoluo de equaes quadrticas avalia a raz menor como a diferena entre dois numeros praticamente iguais (no caso em que b grande), o que causa erros de arredondamento em avaliaes numricas. A figura ao lado mostra a diferena entre (i) um calculo direto usando a frmula de Bhaskara (preciso quando as razes tm valores prximos) e (ii) uma avaliao baseada na aproximao das frmulas de Vite dadas acima (precisa quando as razes esto bem separadas). Conforme o coeficiente linear b aumenta, inicialmente a frmula quadrtica precisa, e a a frmula aproximada melhora sua preciso, levando a pequenas diferenas entre os mtodos ao aumentar b. No entanto, em algum ponto a frmula de Bhaskara comea a perder preciso devido aos erros de arredondamento, enquanto o mtodo aproximado continua a melhorar. Consequentemente a diferena entre os mtodos comea a aumentar ao pao que a frmula de Bhaskara fica cada vez pior. Esta situao aparece com frequncia em design de amplificadores, onde razes desejvel razes bastante separadas para garantir uma operao estvel.
2

[editar] Outras Relaes entre as Razes


Denotando-se as razes de uma equao do segundo grau por r1 e r2, sua soma por S = r1 + r2 e seu produto por , verificam-se as seguintes relaes entre as razes: Expresso envolvendo as razes Soma do inverso das razes Soma dos quadrados das razes Definio Relao com S e P

S2 2P

Soma dos quadrados dos inversos das razes Soma dos cubos das razes Mdia aritmtica das razes Mdia geomtrica das razes Mdia harmnica das razes

[editar] Resoluo das equaes incompletas


[editar] c=0
uma equao no formato ax + bx = 0. A soluo feita da seguinte forma: . Portanto, x = 0 ou . Nesse caso, uma das razes ser sempre zero e a outra ser real (se os coeficientes o forem). simplificando
2

[editar] b=0
uma equao no formato ax + c = 0. A resoluo feita deste modo: . Por isso, , ou a equao no ter razes reais. No caso delas serem reais, as razes sero simtricas.
2

[editar] Notas
1. Refatti & Bisognin (2005), p. 2.

[editar] Bibliografia
y y y

MURAKAMI, Gelson Iezzi Carlos. "Fundamentos da Matemtica Elementar Volume 1". 8 Edio. So Paulo: Atual, 2004. ISBN 85-357-0455-8 Refatti, Liliane Rose; Bisognin, Eleni. Aspectos Histricos e Geomtricos da Equao Quadrtica. Elon Lages Lima, Paulo Cezar Pinto Carvalho, Eduardo Wagner, Augusto Csar Morgado. A Matemtica do Ensino Mdio - Volume 1. 5 Edio. Captulo 6. SBM, 2001. ISBN 85-85818-10-7

Potrebbero piacerti anche