Sei sulla pagina 1di 11

FUNDAO ESTATAL SADE DA FAMILA

ESTADO DA BAHIA
REF. EDITAL N1/2010- CONCURSO PBLICO

REALIZAO

INSTRUES
1212-

Voc est recebendo do fiscal um Caderno de Questes com 50 (cinquenta) questes numeradas sequencialmente que compem a prova objetiva. Voc receber, tambm, a Folha de Respostas personalizada para transcrever as respostas da prova objetiva. ATENO
proibido folhear o Caderno de Questes antes da autorizao do fiscal. Aps autorizao, verifique se o Caderno de Questes est completo, sem falhas de impresso e se a numerao est correta. Confira tambm se sua prova corresponde ao cargo para o qual voc se inscreveu. Caso haja qualquer divergncia, comunique o fato ao fiscal imediatamente.

3-

Confira seu nome completo, o nmero de seu documento e o nmero de sua inscrio na Folha de Respostas. Caso encontre alguma divergncia, comunique o fato ao fiscal para as devidas providncias.

4-

Voc dever transcrever as respostas das questes objetivas para a Folha de Respostas, que ser o nico documento vlido para a correo das provas. O preenchimento da Folha de Respostas de inteira responsabilidade do candidato.

56-

Leia atentamente cada questo da prova e assinale, na Folha de Respostas, a opo que a responda corretamente. Assinale a cor que corresponda a sua prova na Folha de Respostas, caso o candidato no identifique a cor de sua prova, ou contenha mais de uma marcao neste campo o candidato estar automaticamente eliminado. Exemplo correto da marcao da Folha de Respostas:

7-

A Folha de Respostas no poder ser dobrada, amassada, rasurada ou conter qualquer marcao fora dos campos destinados s respostas.

8-

Na correo da Folha de Respostas, ser atribuda nota 0 (zero) s questes no assinaladas, que contiverem mais de uma alternativa assinalada, emenda ou rasura, ainda que legvel.

9-

Voc dispe de 4h (quatro horas) para fazer a prova, incluindo a marcao da Folha de Respostas. Faa-a com tranquilidade, mas controle seu tempo.

10- Voc somente poder deixar definitivamente a sala de prova aps 60 (sessenta) minutos de seu incio. Caso o candidato queira levar o caderno de questes ser permitido somente no decorrer dos ltimos 15 (quinze) minutos determinados para o trmino da prova, devendo, obrigatoriamente, devolver ao fiscal a Folha de Respostas devidamente assinada. As provas estaro disponibilizadas no site da AOCP (www.aocp.com.br), a partir da divulgao do Gabarito Preliminar. Os candidatos que terminarem a prova no podero utilizar o mesmo sanitrio que os candidatos que ainda esto realizando as provas. 11- Os 03 (trs) ltimos candidatos da sala s podero sair juntos, aps a conferncia de todos os documentos da sala e assinatura do Termo de Fechamento. 12- Durante a prova, no ser permitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, nem a utilizao de livros, cdigos, manuais, impressos ou anotaes, calculadoras, relgios, agendas eletrnicas, pagers, telefones celulares, BIP, Walkman, gravador ou qualquer outro equipamento eletrnico. A utilizao desses objetos causar eliminao imediata do candidato. 13- Os objetos de uso pessoal, incluindo telefones celulares, devero ser desligados e mantidos dessa forma at o trmino da prova e entrega da Folha de Respostas ao fiscal. 14- Qualquer tentativa de fraude, se descoberta, implicar em imediata denncia autoridade competente, que tomar as medidas cabveis, inclusive com priso em flagrante dos envolvidos.

EDT 17

FOLHA PARA ANOTAO DAS RESPOSTAS DO CANDIDATO


QUESTO RESP.

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

QUESTO RESP.

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

(B)

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
(C) Questo 01 Paciente encontra-se em Parada Cardiorespiratria, com via area avanada(tubo endotraqueal). Foram aplicadas as ps do DEA ao trax do paciente e o mesmo d a mensagem choque no indicado. Qual o procedimento indicado? (A) reanalisar o ritmo cardaco. (B) realizar 05 ciclos ou dois minutos de RCP. (C) desfibrilar com um choque e imediatamente aps realizar 05 ciclos ou 02 minutos de RCP. (D) desfibrilar com trs choques em sequncia e reanalisar o ritmo cardaco. (E) realizar 05 ciclos ou 02 minutos de RCP, alternando compresses torcicas e ventilaes e reanalisar o ritmo cardaco. Questo 02 Numa coliso frontal, o condutor do veculo no estava utilizando o cinto de segurana. O mesmo poder apresentar as seguintes leses, EXCETO. (A) Pneumotrax Aberto. (B) Pneumotrax Fechado. (C) Lacerao Heptica. (D) Fratura de Crnio. (E) Ruptura do Diafragma. Questo 03 Assinale a alternativa INCORRETA, no que diz respeito manuteno das vias areas e da ventilao no trauma. (A) Durante todas as manobras de abordagem das vias areas, a coluna cervical deve ser protegida por imobilizao em posio de alinhamento. (B) Quando houver qualquer dvida quanto integridade das vias areas, dever ser adotada uma via area definitiva. (C) A via area defintiva deve ser realizada aps boa ventilao do paciente, evitando-se perodos prolongados de apneia. (D) A intubao nasotraqueal s cegas pode ser realizada em qualquer tipo de trauma, levando-se em conta a experincia e a habilidade do mdico. (E) O acesso cirrgico feito sempre que as manobras de intubao forem infrutferas. Questo 04 Em relao ao uso de drogas vasopressoras na Parada Cardaca, correto afirmar, EXCETO. (A) so administradas preferencialmente aps o estabelecimento de uma via de acesso Intra-Venosa ou Intra-ssea. (B) a vasopressina a droga de primeira escolha. (C) a epinefrina pode ser utilizada a cada 3 a 5 minutos. (D) so utilizadas aps o primeiro ou segundo choque . (E) a vasopressina pode substituir a primeira ou a segunda dose da epinefrina. Questo 05 Paciente de 25 anos, vtima de agresso por arma branca em hipocndrio direito, apresentado-se ansioso, com sudorese, palidez cutnea, pele fria, taquicardia(115 bpm) e presso arterial normal. Diante desse quadro, assinale a alternativa correta. (A) O volume de perda sangunea desse paciente maior do que 750 ml. (D) (E)

A reposio volmica inicial dever ser feita com cristalide, utilizando-se de 1 a 2 litros de Ringer Lactato. O dbito urinrio medido por sonda vesical deve ser de 1 ml/kg/hora. O acesso vascular preferencial nesse paciente deve ser o central(veia subclvia). Devido ansiedade, no h indicao de suplementao de oxignio por mscara.

Questo 06 Assinale a alternativa correta. A equipe da USA deslocada pelo Mdico Regulador at um ringue de luta de Vale Tudo, por solicitao de um mdico que estava prestando assistncia aos lutadores. A informao inicial de que um lutador est com dispnia importante aps sofrer um golpe(joelhada) em hemitrax esquerdo, sem melhora com o uso de suplementao de oxignio por mscara noreinalante. Na chegada, ao exame clnico, o paciente queixa dor torcica intensa, com dispneia significativa, distenso das veias jugulares e cianose labial. Na ausculta respiratria, o murmurio vesicular est ausente esquerda. Diante do exposto, correto afirmar que o paciente apresenta (A) um Pneumotrax Hipertensivo e necessita de descompresso imediata atravs de uma Toracocentese. (B) um Pneumotrax Aberto e necessita de toracostomia de urgncia. (C) um Tamponamento Cardaco e necessita uma Pericardiocentese. (D) um Trax Instvel e necessita de Analgesia para melhorar a ventilao. (E) um Hemotrax Macio e necessita toracostomia com auto-transfuso. Questo 07 O mdico da USA chega na cena de um atropelamento. Vtima do sexo feminino, 30 anos, apresentando-se confusa e repetitiva. Ao aferir a presso arterial, est em 60 mmHg de sistlica(diastlica no-palpvel). Abdome apresenta-se tenso, distendido e com dor palpao superficial. Diante desse quadro, correto afirmar, EXCETO. (A) A dor abdominal no um sintoma evidente no trauma de abdome e no deve ser valorizado. (B) Deve ser descartada a possibilidade de gravidez. (C) Essa vtima dever ser rolada rapidamente sobre a prancha longa, imobilizada e rapidamente transportada a um Centro de Trauma para receber o tratamento definitivo. (D) Realizar acesso venoso e realizar reposio volmica retarda o tratamento cirrgico e o controle da hemorragia. (E) necessrio abrir as vias areas e garantir uma boa ventilao.

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

-3-

Questo 08 Assinale a alternativa correta. Em relao ao Trauma Cranienceflico(TCE), correto afirmar que (A) os hematomas extra-durais ocorrem por ruptura de uma veia entre a crtex cerebral e o seio venoso para onde ela drena. (B) a pupila dilatada unilateralmente pode significar compresso do III par craniano(nervo oculomotor), secundria a herniao tentorial. (C) todo paciente com TCE deve ser intubado, devido ao risco de vmito e bronco-aspirao. (D) a hipertenso, bradicardia e diminuio da freqncia respiratria, traduz aumento importante da presso intra-craniana e chamada de Trade de Beck. (E) todo paciente com TCE, e que tenha um escore da Escala de Coma de Glasgow menor ou igual a 9, deve receber oxignio, 10 a 12 L/min, por meio de mscara facial no-reinalante, com reservatrio de oxigncio, preferencialmente. Questo 09 Na reposio volmica incial para um paciente queimado grave, utilizando-se a Regra de Parkland: Volume = 2 a 4 ml x Peso Corporal(kg) x % SCQ de 2 e 3 graus, onde SCQ: superfcie corporal queimada, para uma vtima do sexo feminino, pesando 84 kg, com 30% de SCQ, o volume total de Ringer Lactato a ser infundido nas primeiras 24 horas ser de (A) 2520 a 3500 ml nas primeiras 08 horas. (B) 3500 a 5040 ml nas primeiras 08 horas. (C) 2520 a 5040 ml nas primeiras 08 horas. (D) 2520 ml nas 16 horas restantes. (E) 5040 ml nas 16 horas restantes. Questo 10 A equipe da USA acionada para atender uma mulher de 65 anos, em um Centro Comercial, que tropeou e caiu na escada. Na avaliao inicial, as suas queixas so de cefaleia intensa, dormncia em membro superior e inferior esquerdo, com dificuldade de elev-lo, embora o direito no apresente essa dificuldade. Ao ser questionada pelo mdico da USA se toma medicamentos, responde que tem presso alta. correto afirmar que (A) essa paciente apresenta um quadro de demncia, provavelmente pela idade avanada, o que justifica que movimenta um lado do corpo e o outro no. (B) devido ao quadro provvel de demncia, importante que o mdico da USA solicite ao Mdico Regulador da Central de Regulao, que faa contato com o mdico assistente da paciente para que o mesmo determine onde ser atendida. (C) pela Escala Pr-Hospitalar para AVC de Cincinnati, a debilidade do membro superior esquerdo traduz uma probabilidade de Acidente Vascular Cerebral(AVC) de 72%. (D) pela Escala Pr-Hospitalar para AVC de Cincinnati, a alterao somente da movimentao dos braos, sem a presena de queda facial e fala anormal, afasta a possibilidade de AVC. (E) no necessrio rapidez no encaminhamento dessa paciente a um Centro de Referencia para receber terapia especfica, uma vez que essa s indicada quando o incio dos sintomas for superior a 3(trs) horas.

Questo 11 No Acidente Vascular Cerebral Agudo, quando houver associao com Hipertenso Arterial, correto afirmar que, EXCETO. (A) A PA elevada aps um AVC no constitui uma emergncia hipertensiva. (B) Assim que a dor, a agitao, o vmito e o aumento da presso intracraniana(PIC) forem controlados, a PA cair espontaneamente. (C) O Labetalol o agente anti-hipertensivo preferido, pela sua fcil titulao. (D) A Nifedipina sub-lingual no deve ser utilizada, pois pode produzir queda abrupta da PA com piora de um AVC isqumico. (E) A Hipertenso Arterial(PA elevada) deve ser tratada rotineiramente em pacientes com AVC isqumico agudo. Questo 12 No paciente que apresenta um Infarto Agudo do Miocrdio Com Elevao do Segmento ST, qual a droga que pode ser utilizada como uma terapia adjuvante? (A) Heparina (B) Amiodarona (C) Epinefrina (D) Aspirina (E) Morfina Questo 13 A equipe da USA chamada para atender um paciente de 60 anos, que se queixa de dor no peito, tonturas e apresenta sudorese. No exame clnico, seu pulso rpido. Repentinamente, o paciente cai inconsciente. Qual das patologias cardacas abaixo melhor representa essa condio clnica? (A) Taquicardia com funo cardiovascular adequada. (B) Taquicardia estvel. (C) Taquicardia instvel, com possvel parada cardaca. (D) Frequncia Cardaca apropriada para a condio clnica. (E) Sindrome de Wolf-Parkinson-White. Questo 14 As leses de extremidades, geralmente no se constituem em urgncias, no necessitando ateno na avaliao inicial do paciente traumatizado, com EXCEO da seguinte situao: (A) ferimento corto-contuso em tero mdio do antebrao sem sangramento externo. (B) fratura fechada de tbia e fbula. (C) fratura fechada do fmur. (D) fratura fechada da clavcula. (E) fratura aberta da tbia com sangramento devido leso da artria tibial anterior.

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

-4-

Questo 15 O volume sanguneo circulante aumenta significativamente no final da gestao(em torno de 50%). Qual a consequncia direta dessa hipervolemia? (A) Os sinais e sintomas do choque hipovolmico geralmente demoram a se manifestar, mesmo quando h perdas significativas de volume(20 a 30%) (B) O feto encontra-se protegido dos efeitos do choque hipovolmico. (C) A reposio volmica deve sempre ser protelada at que surjam os sinais de choque hipovolmico. (D) Aps a hemorragia, a reposio de volume deve ser realizada lenta e parcimoniosamente, devido ao risco de edema pulmonar. (E) A perfuso placentria aumentada preferencialmente at que se estabelea a hipotenso. Questo 16 Assinale a alternativa correta. Paciente de 56 anos, com antecedentes de etilismo crnico e vrias internaes por hematmese. Na chegada a residncia do paciente, o mesmo est vomitando sangue em abundncia, de cor vermelho rutilante. Esse sangramento pode ser devido (A) Sndrome de Mallory-Weiss e lcera gstrica. (B) Gastrite e varizes esofagianas. (C) lcera gstrica. (D) Varizes esofagianas e Sndrome de Mallory-Weiss. (E) Sndrome de Mallory-Weiss, Gastrite, lcera gstrica e varizes esofagianas. Analise a situao abaixo para responder as questes 17, 18 e 19. Paciente de 35 anos, vtima de coliso automobilstica, auto x anteparo. A velocidade do carro era de 60 km/h e o peso do paciente de 90 kg. Na chegada da equipe ao local, o mesmo apresenta-se dispneico, agitado e com cianose labial. Ao ser questionado, relata que no estava utilizando o cinto de segurana. Na inspeo visual do interior do veculo, observa-se deformidade no volante. Na inspeo do trax, h tatuagem do volante em hemitrax esquerdo, com movimentos paradoxais desse lado. Na ausculta respiratria, o murmurio vesicular encontra-se acentuadamente diminuido esquerda. Questo 17 Analisando a frmula da energia cintica(abaixo), qual seria o fator mais importante na produo das leses do paciente? Ec = m x V, onde: m = peso do paciente; V= velocidade do veculo 2 (A) O peso do paciente. (B) O tempo resposta da equipe do atendimento prhospitalar. (C) A velocidade do veculo. (D) O tipo de anteparo com o qual o carro colidiu. (E) A distncia de frenagem do veculo. Questo 18 A anlise da cena, do tipo de acidente, do uso do cinto de segurana e a deformidade do volante, bem como as leses apresentadas pela vtima, fazem parte de um processo chamado de (A) Abordagem Inicial ou Avaliao Primria do Trauma. (B) Cinemtica do Trauma ou Mecanismo de Leso.

(C) (D) (E)

Exame Segmentar ou Avaliao Trauma. Escala de Coma de Glasgow. Escala de Trauma Modificada.

Secundria

do

Questo 19 O problema clinico do paciente, o procedimento necessrio e a localizao anatmica onde o mesmo ser realizado so, RESPECTIVAMENTE: (A) Hemotrax Toracostomia 5 espao intercostal esquerdo, na linha axilar mdia. (B) Pneumotrax Hipertensivo Toracocentese 5 espao intercostal esquerdo, na linha axilar mdia. (C) Hemotrax Toracostomia 2 espao intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular. (D) Pneumotrax Hipertensivo Toracocentese 2 espao intercostal esquerdo, na linha hemiclavicular. (E) Pneumotrax Aberto Curativo de Trs Pontas sobre o local dos movimentos paradoxais. Questo 20 Assinale a alternativa correta. Ao assumir o seu turno de planto, o mdico deslocado com a sua equipe em uma Unidade de Suporte Avanado de Vida (USA), atendendo solicitao da Unidade de Suporte Bsico de Vida(USB), que j se encontra no local da ocorrncia. Ao chegar ao local, deparam-se com uma coliso frontal envolvendo dois veculos, sendo que a equipe da USB est realizando a retirada rpida de um dos condutores e acena para a equipe da USA que aborde essa vtima. Na abordagem, a vtima apresenta-se inconsciente, com respirao ruidosa, com epistaxe significativa. Dentro dos conceitos de urgncia definidos no Manual de Regulao Mdica das Urgncias, do Ministrio da Sade, essa situao caracteriza-se em uma (A) Urgncia Nvel 1. (B) Urgncia Nvel 2. (C) Urgncia Nvel 3. (D) Urgncia Nvel 4. (E) Emergncia. Questo 21 A USA, segundo a Portaria GM n.o 2048, de 05 de novembro de 2002, classificada como um veculo (A) do Tipo A. (B) do Tipo B. (C) do Tipo C. (D) do Tipo D. (E) do Tipo E. Questo 22 A USA tripulada pelos seguintes profissionais: (A) um Motorista, um Mdico e um Auxiliar ou Tcnico de Enfermagem. (B) um Motorista, um Mdico e um Enfermeiro. (C) um Motorista e um Mdico. (D) um Motorista e um Enfermeiro. (E) um Motorista, um Enfermeiro e um Auxiliar ou Tcnico de Enfermagem.

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

-5-

Questo 23 So atribuies Tcnicas da Regulao Mdica, EXCETO. (A) julgar e decidir sobre a gravidade de um caso que lhe est sendo comunicado por rdio ou telefone, estabelecendo uma gravidade presumida. (B) enviar os recursos necessrios ao atendimento, considerando necessidades e ofertas disponveis. (C) monitorar e orientar o atendimento feito por outro profissional de sade habilitado (mdico intervencionista, enfermeiro, tcnico ou auxiliar de enfermagem), por profissional da rea de segurana ou bombeiro militar (no limite das competncias desses profissionais) ou ainda por leigo que se encontre no local da situao de urgncia. (D) definir e acionar o servio de destino do paciente, informando-o sobre as condies e previso de chegada do mesmo, sugerindo os meios necessrios ao seu acolhimento. (E) decidir sobre o destino hospitalar ou ambulatorial dos pacientes atendidos no pr-hospitalar. O texto dever ser utilizado para responder as questes 24 e 25. A equipe da USA acionada para apoio a equipe da USB que est atendendo um paciente de 56 anos, vtima de Morte Sbita. A equipe da USB chegou at o paciente em 03 minutos e a USA em 08 minutos. O mdico interviu e estabeleceu uma via area avanada. Questo 24 De acordo com as Diretrizes da Associao Americana de Cardiologia(AHA), publicadas em 2005, qual seria o dispositivo recomendado para esse procedimento? (A) Cnula Nasofarngea. (B) Cnula de Guedel. (C) Mscara Larngea. (D) Cnula Orotraqueal. (E) Cnula de Traqueotomia. Questo 25 Aps ventilar adequadamente o paciente, o mdico decide aplicar outro dispositivo para proteger a via area do paciente. Foi visualizada a passagem do dispositivo pelas cordas vocais e realizada a confirmao primria: no h gorgolejos em epigstrio, o murmrio vesicular e a expanso torcica esto simtricos e bilaterais. O uso de um dispositivo auxiliar, tal como um um detector de CO2 exalado ou detector esofagiano (A) no se faz necessrio, uma vez que a ventilao com presso positiva expande os pulmes sem dificuldade. (B) somente ser necessrio se o paciente for mobilizado. (C) deve sempre ser utilizado. (D) s ser utilizado se houver a necessidade de reposicionamento do dispositivo da via area avanada. (E) no se faz necessrio, pois a visualizao das cordas vocais confirma o correto posicionamento do dispositivo.

POLTICAS DE SADE
Questo 26 Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Os servios privados de assistncia sade caracterizam-se pela atuao, por iniciativa prpria, de profissionais liberais, legalmente habilitados, e de pessoas jurdicas de direito privado na promoo, proteo e recuperao da sade. (B) A assistncia sade livre iniciativa privada. (C) Na prestao de servios privados de assistncia sade, sero observados os princpios ticos e as normas expedidas pelo rgo de direo do Sistema nico de Sade (SUS) quanto s condies para seu funcionamento. (D) No vedada a participao direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistncia sade, salvo atravs de doaes de organismos internacionais vinculados Organizao das Naes Unidas, de entidades de cooperao tcnica e de financiamento e emprstimos. (E) obrigatria a autorizao do rgo de direo nacional do Sistema nico de Sade (SUS) para a participao direta ou indireta de empresas ou de capitais estrangeiros na assistncia sade, submetendo-se a seu controle as atividades que forem desenvolvidas e os instrumentos que forem firmados. Questo 27 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Os recursos do Fundo Nacional de Sade (FNS) sero alocados como I. despesas de custeio e de capital do Ministrio da Sade, seus rgos e entidades, da administrao direta e indireta. investimentos previstos em lei oramentria, de iniciativa do Poder Legislativo e aprovados pelo Congresso Nacional. investimentos previstos no Plano Quinquenal do Ministrio da Sade. cobertura das aes e servios de sade a serem implementados pelos Municpios, Estados e Distrito Federal.

II.

III.

IV.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

Questo 28 Assinale a alternativa correta. O rgo colegiado composto por representantes do governo, prestadores de servio, profissionais de sade e usurios, que atua na formulao de estratgias e no controle da execuo da poltica de sade na instncia correspondente, inclusive nos aspectos econmicos e financeiros, cujas decises sero homologadas pelo chefe do poder legalmente constitudo em cada esfera do governo, denominase (A) Conselho de Sade. (B) Conferncia de Sade. (C) Fundo de Sade. (D) Plano de Sade. (E) Conselho Nacional de Secretrios de Sade.

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

-6-

Questo 29 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. O Pacto pela Vida est constitudo por um conjunto de compromissos sanitrios, expressos em objetivos de processos e resultados e derivados da anlise da situao de sade do Pas e das prioridades definidas pelos governos federal, estaduais e municipais. As prioridades do PACTO PELA VIDA e seus objetivos so I. II. III. implantar a Poltica Nacional de Sade da Pessoa Idosa, buscando a ateno integral. contribuir para a reduo da mortalidade por cncer de colo do tero e de mama. reduzir a mortalidade materna, tendo em vista que a mortalidade infantil neonatal est controlada. fortalecer a capacidade de resposta do sistema de sade s doenas emergentes e endemias. (A) (B) (C) (D) (E)

III.

inserir preferencialmente, de acordo com sua capacidade institucional, a estratgia de Sade da Famlia em sua rede de servios, visando a organizao sistmica da ateno sade. organizar o fluxo de usurios, visando a garantia das referncias a servios e aes de sade fora do mbito da Ateno Bsica.

IV.

Apenas I, II e III. Apenas II, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

IV.

Questo 32 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. O Plano Diretor de Regionalizao garante o acesso dos cidados, o mais prximo possvel de sua residncia, a um conjunto de aes e servios vinculados s seguintes responsabilidades mnimas I. II. III. acompanhamento de pessoas com doenas crnicas de alta prevalncia. tratamento clnico e cirrgico de casos de grandes urgncias ambulatoriais. tratamento dos distrbios mentais e psicossociais mais frequentes. controle das doenas bucais mais comuns.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

Questo 30 Assinale a alternativa correta. A Portaria n 399/2006 do Ministrio da Sade, buscando aprofundar o processo de descentralizao, com nfase numa descentralizao compartilhada, fixou a seguinte premissa, que deve orientar este processo: (A) cabe Secretaria de Sade a proposio de polticas, participao no co-financiamento, cooperao tcnica, avaliao, regulao, controle e fiscalizao, alm da mediao de conflitos. (B) concentrao dos processos administrativos relativos gesto para as Comisses Intergestores Bipartite. (C) as Comisses Intergestores Bipartite so instncias de pactuao e deliberao para a realizao dos pactos intraestaduais e a definio de modelos organizacionais, a partir de diretrizes e normas pactuadas na Comisso Intergestores Tripartite. (D) as deliberaes das Comisses Intergestores Bipartite e Tripartite devem ser por um tero de seus membros. (E) a Comisso Intergestores Tripartite e o Ministrio da Sade promovero e apoiaro processo de qualificao provisrio para as Comisses Intergestores Bipartite. Questo 31 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. De acordo com a Portaria n 648/2006 do Ministrio da Sade, compete s Secretarias Municipais de Sade e ao Distrito Federal I. organizar, executar e gerenciar os servios e aes de Ateno Bsica, de forma universal, dentro e fora do seu territrio, incluindo as unidades prprias e as cedidas pelo estado e pela Unio. incluir a proposta de organizao da Ateno Bsica e da forma de utilizao dos recursos do PAB fixo e varivel, nos Planos de Sade municipais e do Distrito Federal.

IV. (A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

Questo 33 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. O SUS institui uma poltica pblica de sade que visa integralidade, universalidade, busca da eqidade e incorporao de novas tecnologias, saberes e prticas. Apesar dos avanos acumulados no que se refere aos seus princpios norteadores e descentralizao da ateno e da gesto, o SUS atualmente ainda enfrenta uma srie de problemas, destacando-se I. a fragmentao do processo de trabalho e das relaes entre os diferentes Profissionais. a fragmentao da rede assistencial dificultando a complementaridade entre a rede bsica e o sistema de referncia. a precria interao nas equipes e despreparo para lidar com a dimenso subjetiva nas prticas de ateno. um Sistema Pblico de Sade burocratizado e horizontal.

II.

III.

IV.

II.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

-7-

Questo 34 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Para fins de delineamento do campo de conceituao da gesto participativa, suas prticas e mecanismos podem ser agrupados de acordo com as instituies, atores e segmentos sociais envolvidos nos seguintes tipos I. mecanismos institucionalizados de controle social. processos participativos de gesto. instncias de pactuao entre gestores. mecanismos de mobilizao social.

III.

a vigilncia alimentar.

nutricional

orientao

IV.

a colaborao na proteo do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.

(A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

II. III. IV. (A) (B) (C) (D) (E)

Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

Questo 356 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. So de relevncia pblica as aes e servios de sade, cabendo ao Poder Pblico dispor, nos termos da lei, sobre I. II. III. IV. sua regulamentao. fiscalizao. controle.

Questo 38 O conjunto de aes que proporcionam o conhecimento, a deteco ou preveno de qualquer mudana nos fatores determinantes e condicionantes de sade individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de preveno e controle das doenas ou agravos, denomina-se (A) vigilncia sanitria. (B) vigilncia monitorada. (C) vigilncia intra-sanitria. (D) vigilncia epidemiolgica. (E) vigilncia do trabalhador. Questo 39 Assinale a alternativa INCORRETA. (A) As aes e servios de sade, executados pelo Sistema nico de Sade (SUS), seja diretamente ou mediante participao complementar da iniciativa privada, sero organizados de forma regionalizada e hierarquizada em nveis de complexidade crescente. (B) No nvel municipal, o Sistema nico de Sade (SUS), no poder organizar-se em distritos, tendo em vista a impossibilidade de integrar e articular recursos, tcnicas e prticas voltadas para as aes de sade. (C) Aplica-se aos consrcios administrativos intermunicipais o princpio da direo nica, e os respectivos atos constitutivos disporo sobre sua observncia. (D) Os municpios podero constituir consrcios para desenvolver em conjunto as aes e os servios de sade que lhes correspondam. (E) Sero criadas comisses intersetoriais de mbito nacional, subordinadas ao Conselho Nacional de Sade, integradas pelos Ministrios e rgos competentes e por entidades representativas da sociedade civil. Questo 40 Assinale a alternativa correta. direo nacional do Sistema nico da Sade (SUS) compete participar na formulao e na implementao das polticas de (A) controle das agresses ao meio ambiente. (B) redes integradas de assistncia de alta complexidade. (C) rede de laboratrios de sade pblica. (D) vigilncia epidemiolgica. (E) vigilncia sanitria.

(A) (B) (C) (D) (E)

sua execuo devendo ser feita diretamente ou atravs de terceiros e, tambm, por pessoa fsica ou jurdica de direito privado. Apenas I, II e III. Apenas I, III e IV. Apenas II e III. Apenas I, II e IV. I, II, III e IV.

Questo 36 Assinale a alternativa correta. De acordo com a Constituio Federal, o sistema nico de sade ser financiado, com recursos do oramento (A) da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. (B) dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (C) da seguridade social, da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. (D) da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. (E) dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, alm de outras fontes. Questo 37 Analise as assertivas e assinale a alternativa que apresenta as corretas. Esto includas ainda no campo de atuao do Sistema nico de Sade (SUS) I. a participao na formulao da poltica e na execuo de aes de saneamento bsico. a ordenao da formao humanos na rea de sade. de recursos

II.

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

-8-

PORTUGUS
Lactantes no devem ser vacinadas contra febre amarela, diz ministrio Imunizao deve ser adiada at beb completar 6 meses. Duas crianas ficaram doentes aps me receber dose. Nova recomendao do Ministrio da Sade orienta mulheres que esto amamentando a adiar a vacinao contra a febre amarela at a criana completar seis meses. De acordo com a pasta, h risco de os bebs serem contaminados pelo vrus atenuado da doena, usado na fabricao do imunizante. Caso no seja possvel adiar, o ministrio recomenda que as mes retirem o prprio leite antes da imunizao e o congelem para uso durante os 14 dias subsequentes vacina, quando o vrus atenuado ainda pode estar presente no alimento. Outra alternativa recorrer a bancos pblicos de leite materno. As informaes so da reprter Fabiane Leite e do reprter Carlos Lordelo, do jornal "O Estado de S. Paulo". As alteraes nas orientaes para quem est amamentando ocorreram em razo de o Brasil ter registrado, pela primeira vez na histria, dois casos em que mes vacinadas contra a doena transmitiram s crianas, por meio do aleitamento, o vrus atenuado. Os dois bebs, que apresentaram problemas neurolgicos, no momento esto bem, mas seguem sob acompanhamento. Os casos ocorreram em Porto Alegre e Cachoeira do Sul, a 196 quilmetros da capital gacha. Atualmente existe recomendao para a vacina na maior parte do Pas, em razo de o vrus causador da doena ter se difundido entre 2008 e o ano passado no Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Pas. Um total de 51 casos da doena foram registrados no perodo, com 21 mortes, e 22,4 milhes de vacinas foram distribudas. Desde 2007, 112 casos de reaes adversas ao imunizante, como as que ocorreram com as crianas, j foram computados pelo ministrio. A vacina fabricada desde o fim dos anos 30 pelo laboratrio pblico Biomanguinhos, da Fiocruz.
Texto adaptado de < http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1501870-5603,00LACTANTES+NAO+DEVEM+SER+VACINADAS+CONTRA+FEB RE+AMARELA+DIZ+MINISTERIO.html>. Acesso em 22 fev 2010.

Questo 42 Todas as alternativas a seguir apresentam expresses que retomam outras expresses mencionadas anteriormente no texto, EXCETO (A) ...ocorreram em razo de o Brasil ter registrado, pela primeira vez na histria... (B) De acordo com a pasta, h risco de os bebs serem contaminados pelo vrus... (C) ...h risco de os bebs serem contaminados pelo vrus atenuado da doena... (D) ...h risco de os bebs serem contaminados pelo vrus atenuado da doena... (E) ...e o congelem para uso durante os 14 dias subsequentes vacina... Questo 43 Assinale a alternativa que NO apresenta a funo sinttica correta da expresso em destaque. (A) Duas crianas ficaram doentes aps me receber dose. (predicativo do sujeito) (B) ...dois casos em que mes vacinadas contra a doena transmitiram s crianas... (objeto indireto) (C) Atualmente existe recomendao para a vacina na maior parte do Pas... (adjunto adverbial de modo) (D) ...e o congelem para uso durante os 14 dias subsequentes vacina... (complemento nominal) (E) De acordo com a pasta, h risco de os bebs serem contaminados... (adjunto adverbial de conformidade) Questo 44 Caso no seja possvel adiar, o ministrio recomenda que as mes retirem o prprio leite antes da imunizao... As oraes destacadas classificam-se, respectivamente, como subordinada adverbial causal e subordinada adverbial temporal. subordinada adverbial concessiva e subordinada adverbial consecutiva. subordinada adverbial temporal e subordinada substantiva objetiva direta. subordinada adverbial causal e subordinada adverbial consecutiva. subordinada adverbial condicional e subordinada substantiva objetiva direta.

(A) (B) (C) (D) (E)

Questo 41 Assinale a alternativa correta quanto ao contedo do texto. (A) Crianas tero de ficar sem a vacina contra a febre amarela. (B) Mulheres no podero ser vacinadas durante a gestao. (C) 114 bebs morreram em decorrncia da febre amarela. (D) O vrus fica no leite materno durante 14 dias aps a vacinao. (E) O leite materno o responsvel pela contaminao da vacina.

Questo 45 Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma. (A) A forma verbal seguem apresenta dois dgrafos (B) O nome recomendao apresenta um dgrafo e um ditongo. (C) O nome cachoeira apresenta um encontro consonantal e um ditongo. (D) O nome quilmetros apresenta dois dgrafos. (E) A forma verbal ocorreram apresenta dois dgrafos.

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

-9-

CONHECIMENTOS GERAIS
Questo 46 Anos de Chumbo uma expresso que inicialmente foi aplicada a um fenmeno europeu relacionado Guerra Fria. No Brasil denominado Anos de Chumbo o perodo mais repressivo da ditadura militar. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) O ano de 1968 foi crucial, pois o governo promulgou o Ato Institucional n.5. (B) O perodo militar, no Brasil, corresponde ao perodo que vai de 1964 a 1985. (C) O Presidente Ernesto Geisel concedeu a anistia poltica e o retorno dos exilados. (D) Durante o perodo militar o movimento estudantil era reprimido com violncia. (E) Foi durante o perodo militar que aconteceu o famoso milagre econmico. Questo 47 O Tratado de Assuno foi assinado em 26 de maro de 1991, entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai dando origem ao MERCOSUL. Assinale a alternativa correta. (A) Em 1994, foi assinado o Tratado de Ouro Preto como complemento do Tratado de Assuno, com o objetivo de retirar o Chile do grupo do Mercosul. (B) O Estado do Paran desempenha uma posio estratgica em relao aos outros pases do Mercosul, uma vez que faz fronteira com os trs. (C) Dentre os objetivos do Mercosul destacam-se a livre circulao de bens, servios e fatores produtivos e a liberao de compras no varejo no Paraguai. (D) Alm do Mercosul, o Brasil faz parte do bloco econmico G-8, que rene os sete pases mais ricos do mundo mais o Brasil. (E) Em fevereiro de 2010, em Cancun, Mxico, foi aprovada a criao de um novo bloco que represente os pases da Amrica Latina e do Caribe. Questo 48 Principal produto da economia da regio de IlhusItabuna, o cacau tem seu cultivo na regio originado no sculo XVIII, quando as capitanias voltaram s mos do governo. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) Os alemes, chegados em 1821 na regio, comearam o plantio de cacau como cultura rentvel. (B) As primeiras sementes foram trazidas da ndia, pois o cacau nativo da regio do rio Ganges. (C) Na dcada de 1920 a cidade de Ilhus desfrutava de uma riqueza invejvel conquistada atravs do cacau. (D) A praga da vassoura-de-bruxa foi o principal fator para o enfraquecimento da economia baseada no cacaueiro na regio de Ilhus. (E) As primeiras sementes foram trazidas por um francs e plantadas na fazenda Cubculo, s margens do rio Pardo.

Questo 49 O campeonato mundial de Frmula 1 se originou com as corridas de Grandes Prmios disputados na Europa, desde antes da Segunda Guerra Mundial. As corridas cessaram durante a guerra e retornaram em 1950, quando foi institudo o campeonato de Frmula 1, com regularidade anual. Assinale a alternativa correta. (A) O autdromo de Interlagos comeou a ser construdo na dcada de 1920, com o processo de urbanizao da cidade de So Paulo. (B) Ayrton Senna se tornou tricampeo mundial no campeonato de mola, Itlia, em 1 de maio de 1994. (C) Maurcio Gugelmin venceu o Grande Prmio do Brasil de 1989, encerrando sua carreira no esporte. (D) Felipe Massa, aps um acidente automobilstico em 2009, abandonou definitivamente as corridas de Frmula 1. (E) O brasileiro Rubens Barrichello oferece boas expectativas para os campeonatos de 2010 pela Ferrari. Questo 50 Adepto da teoria biognica, Louis Pasteur em 1861, atravs de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da gerao espontnea da vida (hiptese to defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente possvel a partir da matria viva, de um ser vivo prexistente. Assinale a alternativa INCORRETA. (A) A importncia de Louis Pasteur foi enorme para o estudo das origens da vida, um impacto sobre o melhoramento na produo de queijos, cervejas, vinagres e vinhos. (B) Louis Pasteur enfatizava a importncia de prticas higinicas como: ferver ou filtrar a gua, lavar e armazenar adequadamente os alimentos, evitando a contaminao por bactrias patognicas. (C) As descobertas de Pasteur contriburam para a evoluo da medicina preventiva, dos mtodos cirrgicos (como a preveno das infeces), das tcnicas de obstetrcia, dos mtodos de higiene em geral e das indstrias de bebidas fermentadas. (D) Louis Pasteur viveu e se utilizou de conceitos exatos e precisos como metabolismo ou processo de gerao da vida (reproduo) que j eram definidos e possuam resultados concretos no campo da pesquisa embrionria. (E) Louis Pasteur concluiu que a fermentao s ocorria na presena de clulas vivas: a fermentao era uma conseqncia da vida sem ar.

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

- 10 -

CARGO: MDICO EMERGENCISTA

- 11 -

Potrebbero piacerti anche