Sei sulla pagina 1di 2

duarterego.blogspot.

com

http://duarterego.blogspot.com/2010/06/voce-segue-as-tradicoes-ou-e-salvo.html? pfstyle=wp

Voc Segue as Tradies ou Salvo?


Converso do Apstolo Paulo A prpria palavra tradio provm de um vocbulo hebraico que significa: "transferir", "entregar". Podemos definir tradio como: um processo em que certas normas e princpios morais, espirituais ou de outro gnero so transmitidos, so passados de uma gerao para as outras geraes. Isto acontecia com o povo de Israel, porm de uma forma positiva e por expressa ordem de Deus (Dt.6.20-25, Js.24.2-13) Na verdade estas mesmas tradies foram se tornando motivo de ostentao por parte de Israel e s tradies divinas foram sendo acrescentadas com o passar dos anos outras tradies humanas, que parte da bblia formava o Talmude. Jesus certa vez disse aos escribas e fariseus chamando-os ateno, que com suas tradies estavam invalidando e transgredindo os mandamentos de Deus (M t.15.2,8,9, Cl.2.8). Aqui Jesus se depara com uma acusao que passa pelo facto dos discpulos no lavarem as mos quando comiam po. Isto tambm revela que certo tipo de tradies poder-se-o tornar uma barreira execuo dos mandamentos divinos. H dados seculares que referem a importncia e as consequncias que uma pessoa poderia vir a sofrer nas mos destes tradicionalistas por no lavar as mos antes das refeies. Esta tradio era puramente humana e nada tinha a ver com os mandamentos de Deus. O orgulho era tal, que tais pessoas confiavam em sua gnese abramica para assim serem chamados filhos de Deus (Jo.8.32,33,39-42), como se para ser filho de Deus fosse uma questo puramente gentica ou hierrquica, ou esta filiao a Deus passasse de gerao em gerao como acontecia com as suas vs tradies. Paulo a este respeito menciona o facto de no ter consultado a carne e o sangue a respeito da sua salvao, o que indica uma posio e deciso pessoal sendo que as tradies nenhuma contribuio deram no sentido de ele sentir ou gozar a salvao na pessoa de Jesus Cristo (Gl.1.15,16). No so raras as vezes que quando se fala a algum para ouvir o Evangelho nos apresentam esta declarao de f: O meu pai e a minha me j eram e seguiam o que eu sigo, no vou agora sacrificar as minhas tradies.

Paulo, Um Exemplo Tradicionalista No h dvida que Paulo era extremamente zeloso das tradies de seus pais, como ele mesmo afirmou (Gal. 1.14). Ele era descendente de uma famlia hebraica tradicional (2Cor.11.22). Foi ensinado por Gamaliel, um mestre renomado (At.22.3). Zelo algo que revela um comprometimento de uma pessoa com ou por uma causa. Este zelo poder ser positivo ou negativo. Paulo diz que os seus irmos judeus (assim como ele no passado), tem zelo de Deus mas este zelo sem entendimento revelando tambm a necessidade de Israel se converter a Cristo(Rm.10.1,2). Neste zelo, ele chegava a perseguir a Igreja de Jesus Cristo sobremaneira, inclusive assistiu morte de Estevo consentido com a mesma, o que da se subentende que ele teria autoridade para fazer parar tal ataque de morte mas no o fez, e isto em nome da tradio (At.7.58, 8.1; 9.1; 22.4,5, 1Cor.15.9, Gl.1.13, 1Tm.1.13).

Jesus chega a dizer aos seus discpulos, que eles seriam perseguidos e mortos e que os que lhes fizessem tal mal, pensariam fazer um servio a Deus (Jo.16.2). No h dvida que Paulo se apresentava de tal forma extremista defensor das suas tradies judaicas, que tambm perseguia e matava em nome de Deus e no seu zelo. No h dvida que j houve e continua a haver massacres e at verdadeiros genocdios em nome da defesa das tradies podendo ser estas religiosas ou no. Paulo tinha vrias coisas positivas que tradicionalmente e humanamente lhe oferecia alguma segurana, vemos este quadro descritivo em Flp.3.4-6: Era circuncidado ao oitava dia Era da linhagem de Israel Pertencia tribo de Benjamim Era hebreu de pais hebreus Era fariseu Era zeloso e neste zelo perseguidor da Igreja (como j mencionado) Segundo a Lei, irrepreensvel Todas esta honras elevadamente cobiadas, depois de ele ter um encontro com Cristo a caminho de Damasco, e de ter uma converso de corao alma e vida passa a ter uma viso completamente divergente, afirmando: O que para mim era ganho reputei-o por perda por Cristoe as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo Flp.3.7,8b Paulo estava defendendo o judasmo, que no foi inventado por homem algum mas sim dado pelo prprio Deus a Moiss, porm ele diz que foi salvo no pela justia da lei, mas sim pela justia que provm da f em Cristo (Flp.3.9). Assim sendo, Paulo estava rompendo em certa medida com uma tradio com cerca de 1500 anos, desde que a Lei fora dada a Moiss. Nem Tudo M au, M as... H tradies que so boas e estas devem ser conservadas, no h dvida (2Tess.2.15; 3.6) Todos ns somos proprietrios de tradies na nossa vida e no nosso quotidiano porm cometemos pecado quando nos agarramos s mesmas como sendo tbua de salvao e pior queremos impingir tambm aos outros, levando-os a crer se assim no fizerem, j esto condenados ao fogo do inferno! Confiarmos nas tradies poder assemelhar-se a ns pensarmos e estarmos convictos que algo est limpo em nossa casa porm ao entrar a luz do sol incidindo sobre determinado objecto, conclumos quantas partculas de sujidade esta ainda possui. Assim nossa vida enquanto estivermos longe da luz Cristo, jamais nos iremos aperceber quo sujos estamos, e outrora at pensvamos que no! Como diz um hino: Deixa penetrar a luz. Em Isaas 29.13 diz: Pois este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e seus lbios me honra, mas o seu corao se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste s em mandamentos de homens, em que foi instrudo Ora isto no mais do que tradies que vo passando de gerao em gerao sem que cada pessoa sinta realmente o que est a fazer, ou seja, tudo o que sabem e aprendem de forma mecnica e logicamente que Deus sentia e sente esta frieza por parte das pessoas. A tradio leva-nos a ns no adorarmos e buscarmos a Deus de forma racional, como assim Ele deseja (Rm.12.1). Prezado amigo e irmo, tens vivido e agido como um tradicionalista ou s salvo?

Potrebbero piacerti anche