Sei sulla pagina 1di 2

MEIOS DE COMUNICAO Podemos classificar, de forma geral e sem grande preocupao com as suas caractersticas, as comunicaes espritas como:

Intuio: Sugesto de idias e pensamentos a ns colocados pelos espritos Pancadas: Obtm-se respostas afirmativas ou negativas a respeito de determinado assunto por pancadas e/ou oscilaes de objetos. Pranchetas ou cestas mveis adaptadas a um lpis: O mdium coloca a mo sobre a prancheta e esta se desloca sob a vontade do esprito, formando palavras. Mdium escrevente: O processo de comunicao via pranchetas foi substitudo pela mo do mdium, que age sob ao dieta ou indireta do esprito. Sons articulados: So manifestaes de espritos atravs da fala (sons articulados) que podem ser ouvidos no ar ou no ouvido do mdium. APTIDO DO MDIUM As aptides dos mdiuns so das mais variadas formas, sendo inerentes s conformaes orgnicas dos mdiuns, podendo o mdium ter uma ou mais forma de se comunicar com os espritos em geral. De efeito fsico Auditivos Falantes Videntes Msicos Desenhistas Escreventes Etc..

Teremos, ento, mdiuns

A faculdade mais comum, mas de suma importncia nas comunicaes a do mdium escrevente e podemos classific-los em duas categorias: Mdium Escrevente Mecnico: O esprito desencarnado atua diretamente sobre a mo do mdium, dando-lhe impulso independentemente da vontade do mdium. Mdium Escrevente Intuitivo: O mdium age como um intrprete do esprito desencarnado que atua sobre o seu crebro, passando-lhe as informaes necessrias. Nesse caso, o mdium pode influir sobre as informaes que lhe so passadas. OBSERVAO: A qualidade essencial de um mdium est na natureza dos espritos que o assistem e nas comunicaes que recebe, e no nos meios que utiliza.

ASPECTOS IMPORTANTES DAS COMUNICAES 1) O sexo, a idade, o temperamento e a etnia so indiferentes; 2) A mediunidade essencialmente fugidia e mbil, ou seja, pode ir e vir aleatoriamente; 3) Nem todos os espritos podem comunicar-se indiferentemente por todos os mdiuns; 4) Todo mdium pode perder ou ter suspensa sua capacidade de comunicao, independente de sua vontade; PARA QUE UM ESPRITO SE COMUNIQUE 1) 2) 3) 4) 5) preciso que lhe convenha manifestar; Que sua posio ou suas ocupaes lho permitam as manifestaes; Que encontre no mdium um instrumento apropriado sua natureza; Os espritos srios s se manifestam em reunies serias; Os espritos frvolos esto por toda parte e em reunies frvolas ou nas de pouca vigilncia, se manifestam sem se preocupar com a verdade do qu esto transmitindo; 6) Espritos batedores, embora no sejam necessariamente frvolos ou maldosos, so espritos com grau de evoluo menor. Portanto, espritos superiores NO se manifestam dessa forma.

Potrebbero piacerti anche