Sei sulla pagina 1di 15

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

CONCEPO DIALGICA E AS NTICS: A EDUCOMUNICAO E OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS


Ademilde Silveira Sartori1 Maria Salete Prado Soares2 RESUMO
Alicerce do pensamento latino-americano sobre a inter-relao comunicao e educao, Paulo Freire iluminou as bases de um novo modelo comunicacional considerado por Jess Martn-Barbero como a primeira teoria latino-americana de comunicao. Paulo Freire desponta como o educador que definiu bases slidas para gestar os espaos dos ecossistemas comunicativos, pois sua teoria dialgica, baseada em colaborao, unio, organizao e sntese cultural, aproxima-se do conceito de Educomunicao. A Educomunicao um campo terico-prtico integrado e integrador que pressupe um modus operandi que reconceitua a relao comunicao e educao. Nestes termos, o educomunicador aquele profissional que, tendo em conta as possibilidades comunicativas colocadas pelas NTIC, gera e gerencia ecossistemas comunicativos. Palavras-chave: Educao dialgica educomunicao ecossistemas comunicativos.

INTRODUO O sculo XX apresentou significativas transformaes em quase todos os mbitos: sociais, econmicos, polticos, culturais que abalaram a sociedade vigente e que esto diretamente ligadas ao surgimento das tecnologias da comunicao e da informao. Elas reorganizaram prticas, vivncias, estruturas, infiltrando-se em praticamente todos os setores da sociedade, alterando rotinas sedimentadas tanto na vida empresarial quanto na particular. Neste sculo da comunicao, a globalizao tambm contribuiu para abalar estruturas e quadros de referncia que serviam de parmetros a indivduos e coletividades. Capaz de uniformizar a sociedade, de manipular e impor padres alheios sociedade local e, paradoxalmente, promover um renascimento de valores culturais locais, a globalizao trouxe, no rastro de sua passagem, uma exacerbao das desigualdades sociais e acirramento da excluso social, tanto internamente aos Estados quanto no plano internacional, o que gerou uma evidente eroso social da cidadania.
3

As novas tecnologias possibilitaram a construo de uma malha de conexo entre reas do conhecimento distintas e a criao de uma dimenso por onde transitam idias e

1 2

Ademilde Silveira Sartori Doutora em Cincias da Comunicao pela ECA/USP, UESC ademilde@matrix.com.br). Maria Salete Prado Soares Mestre em Cincias da Comunicao pela ECA/USP (salete.soares@gmail.com.).

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

conceitos dspares, permitindo humanidade vivenciar novas experincias no saber, no fazer, no sentir. A importncia que a comunicao assumiu na sociedade atual nos obriga a olh-la como uma nova fora nas relaes cotidianas, em todas as esferas sociais. O sculo XIX reorganizou-se econmica, poltica e socialmente em funo do desenvolvimento industrial e do crescimento das relaes entre povos e culturas; o sculo XX confrontouse com a onipresena dos meios de comunicao que escancarou a fora dos dispositivos de informao presentes em cada canto do planeta de forma instantnea, produzindo sentidos, induzindo ideologias; tudo isso acarretou profundas conseqncias na vida individual e coletiva dos sculos XX e XXI, inclusive na educao. MartnBarbero (1996) afirma que estamos diante de um ecossistema comunicativo conformado no pelas mquinas ou meios, mas por linguagens, saberes e escritas, pela hegemonia da linguagem audiovisual sobre a tipogrfica que desordenam e remodelam as formas de aquisio do saber e do conhecimento. Para o educador Paulo Freire, a comunicao elemento fundamental pois ela que transforma seres humanos em Sujeitos. Freire estabelece a relao entre comunicao e educao, na medida em que esta ltima vista como um processo daquela, j que uma construo partilhada do conhecimento mediada por relaes dialticas entre os homens e o mundo. A COMUNICAO O campo da Comunicao transita por diferentes reas, incorporando um esprito transdisciplinar, o que longe de enfraquec-la, confere-lhe uma vitalidade mpar nessa transgresso de fronteiras disciplinares e cruzamento de posturas cientficas. Para Pierre Bourdieu, campo um universo que [...] possui sua doxa especfica, conjunto de pressupostos inseparavelmente cognitivos e avaliativos cuja aceitao inerente prpria pertinncia (BOURDIEU, 2001, p. 122). Identifica, assim, vrios campos como o cientfico, o jornalstico, o literrio, o artstico, e cada um consiste em uma institucionalizao de um ponto de vista, [...] um conjunto de pressupostos e de crenas partilhadas [...] inscritas em certo sistema de categorias de pensamento (BOURDIEU, 1997, p. 67). Ao contemplar uma determinada problemtica, um campo :
[...] um espao social estruturado, um campo de foras h dominantes e dominados, h relaes constantes, permanentes, de desigualdade, que se exercem no interior desse espao que tambm um campo de lutas para transformar ou conservar esse campo de foras. Cada um, no interior desse universo, empenha em sua concorrncia com os outros a fora (relativa) que detm e que define sua posio no campo e, em conseqncia, suas estratgias. (BOURDIEU, 1997, p. 57).

Neste sentido, em Histria das Teorias da Comunicao, Armand Mattelart e Michlle Mattelart entendem o campo da comunicao como um: 2

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

[...] campo de observao cientfica que, historicamente, se inscreveu em tenso entre redes fsicas e imateriais, entre o biolgico e o social, a natureza e a cultura, os dispositivos tcnicos e o discurso, a economia e a cultura, as perspectivas micro e macro, o local e o global, o ator e o sistema, o indivduo e a sociedade, o livre-arbtrio e os determinismos sociais.(MATTELART e MATTELART, 1999, p. 10).

Esse campo em profunda e contnua mutao caracterizado por Vencio Lima (2001) como desarticulado, conflituoso e em permanente crise terica, o que no impede a Comunicao de, mesmo possuindo contornos vagos e indefinidos, estar na centralidade da discusso no final do sculo XX e incio do XXI, prestando-se aos mais diversos usos estratgicos. A palavra comunicao entendida, muitas vezes pelos especialistas, como possuidora de duas faces: como um processo em que A envia uma mensagem para B, sobre o qual a mensagem tem um efeito determinado ou pode ser enfocada como uma negociao e um intercmbio de sentido, no qual as mensagens, as pessoas, suas culturas e a realidade interagem para possibilitar a produo de sentido, ou seja, a sua compreenso. (OSULLIVAN, 2001, p. 52). O autor latino-americano Jorge Huergo (2001) explica que, etimologicamente, a palavra comunicao provm da palavra latina communis que significa tornar comum. So dois sentidos apresentados pelo verbo: o primeiro, como transitivo, tem o significado de transmitir e persuadir e est intimamente ligado a divulgao, quer dizer, enquanto um fala, o outro escuta. Estabelece-se uma relao de poder em que um o que transmite, detm o conhecimento e o outro simplesmente recebe, numa relao vertical que se torna mais acentuada ainda quando levamos em considerao os meios de comunicao de massa. Esse sentido do verbo comunicar foi chamado por Paulo Freire, no livro Educao como Prtica da Liberdade (1967), de alienao da ignorncia, pois o outro que recebe no pode ter o processo de conhecimento sem a doao daquele que detm o saber. A segunda interpretao entende o verbo como reflexivo e, nesse sentido, comunicar tornar comum, partilhar e dialogar. Transformou-se, em alguns casos, em um sentido quase religioso, como a idia de comunidade ideal de comunicao, de Jrgen Habermas, baseada na vontade subjetiva dos participantes (comunicao intersubjetiva) e na idia de comunicao como uma condio da vida social. A comunicao seria um agir, um comportamento, uma expresso humana observvel e identificvel. No agir comunicacional, as aes so orientadas para o entendimento mtuo, o ser que inicia o processo comunicacional tambm produto dos processos de socializao. Se o conceito de comunicao apresenta, como diz Lima (2001), a ambigidade de ter no seu significado dois extremos de transmitir, sentido unidirecional e o de compartilhar, processo participativo o significado tambm sofreu alteraes ao longo do tempo. Ela teve vrios sentidos, tais como: (a) de objeto tornado comum uma comunicao ou comunicado; (b) de meios fsicos de transporte, as vias de comunicao estradas, rios, canais; e (c) os meios tecnolgicos de transmisso de informao, isto , a (imprensa, cinema, rdio, televiso) (LIMA, op.cit., p. 25 ) 3

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

Oscilando entre a transmisso a envolvida a tcnica (ou a funcional como quer Dominique Wolton (2002)) e a comunicao como interao, h, contemporaneamente, uma tendncia a associar o conceito de comunicao aos meios de comunicao de massa, face s radicais transformaes por que passaram as tecnologias da comunicao no final do sculo passado. A dissoluo de barreiras entre os diferentes meios tecnolgicos, do analgico ao digital, que acontece com aparatos como telefone, televiso, mquina fotogrfica, computador e que esto convergindo para um nico sistema e convivendo num mesmo aparelho s refora a posio central que a comunicao assume no mundo contemporneo. Ela passa a ser considerada como legitimadora de discursos, comportamentos, aes e atua como um instrumento de consenso, assim como foram a religio nas sociedades tradicionais, o progresso nas sociedades modernas ou a produo na sociedade industrial (RODRIGUES, 1999, p. 13) . Forma-se o que Adriano Duarte Rodrigues chama de uma ideologia comunicacional (RODRIGUES, op. cit.) no processo da modernidade; a ela caberia redefinir um novo tipo de racionalidade, j que os modelos lgicos fundamentados ou na vertente racionalista, baseada na razo tcnico-cientfica ou na anti-racionalista, vanguardista, exauriram-se durante o processo. Apresentando-se de modo confuso, com pretenses arcaizantes de sociabilidade, a ideologia da comunicao vem carregada de anseios de refundao, de recomeo, de nova era. do autor a seguinte definio de comunicao:
A comunicao no um produto, mas um processo de troca simblica generalizada, processo de que a sociabilidade, que gera os laos sociais que estabelecemos com os outros, sobrepondo-se s relaes naturais que estabelecemos com o meio ambiente. Se todos os seres vivos estabelecem em permanncia trocas imediatas e espontneas com o mundo natural que os rodeia, nos homens esta interao no imediata; mediatizada por smbolos culturais concebidos, elaborados e legados por sucessivas geraes, como a linguagem verbal, os gestos e os comportamentos, o vesturio, a arte, a disposio e o arranjo do espao pblico ou do espao privado. Discursos e silncios, gestos, comportamentos, aes e omisses constituem as manifestaes dos processos comunicacionais, na medida em que correspondem a expectativas geradas pelas regularidades que formam o tecido das relaes sociais. (RODRIGUES, 1999, p. 22).

A comunicao um processo de expresso da participao social, de estabelecimento de contato entre pessoas, grupos e classes:
A comunicao estuda a produo, a veiculao e recepo das mensagens, tanto a nvel pessoal como social, tanto na esfera do privado como na esfera pblica, e a interao dos emissores-receptores numa determinada conformao econmica, poltica e cultural, num determinado tempo e espao, onde se liga o factual do cotidiano com o conjuntural e estrutural. (MORAN, 1993, p. 15).

Assim, to importante quanto estudar e refletir sobre a comunicao intransitiva, centrada nos dispositivos de que se valem os media, investigar as possibilidades contidas na comunicao transitiva, proporcionada por complexas redes interpessoais. 4

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

Na medida em que a educao transformou-se em espao privilegiado de discusso e cidadania, um importante tecido comunicativo, torna-se vital colocar a comunicao no centro no fazer pedaggico, quer para questionar os mecanismos no transitivos nas suas diferentes feies, entend-los e poder agir sobre eles, quer para promover ecossistemas comunicativos que destravem os ns pelos quais a educao est passando. OS ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS Walter Benjamin (1982) foi, talvez, o primeiro a entrever o nascimento do novo sensorium que se formava no intervalo entre as novas condies de produo e as transformaes culturais promovidas pelas novas tecnologias da comunicao e informao. Essa mudana permite uma aproximao com tudo aquilo que at ento estava distante para as massas a arte, por exemplo, mas no s ela desmistificando, com a ajuda das tcnicas, aquilo que possua a aura de sagrado, o que era mantido resguardado e inacessvel populao em geral. Esse sensorium permite romper o distanciamento e revigorar o sentimento de igualdade da massa diante da cultura, prerrogativa antes apenas da elite. Por intermdio das novas tecnologias e do desenvolvimento da nova sensibilidade, criou-se uma energia que perpassa os novos mecanismos de apreenso do mundo pela mediao de conectar-se ou desconectar-se dos aparelhos, sempre com destaque para a televiso(BACCEGA, 2000, p. 10), que pode ser percebida nas empatias cognitivas e expressivas, desenvolvidas, principalmente, pelos jovens. Martn-Barbero explica que frente lngua e ao territrio, as (linguagens) eletrnicas, audiovisuais, musicais, ultrapassam essa limitao, produzindo comunidades hermenuticas que respondem a novos modos de perceber e narrar a identidade (MARTN-BARBERO, 1998, p. 58). Identidades que so capazes de amalgamar e fazer conviver ingredientes de universos culturais diversos (MARTN-BARBERO, op. cit., p. 13). Instaura-se, assim, um ecossistema to vital quanto o ambiental: o ecossistema comunicativo:
Se trata de una experiencia cultural nueva, o como W. Benjamin lo llam, un sensorium nuevo, unos nuevos modos de percibir y de sentir, de or y de ver, una nueva sensibilidad que en muchos aspectos choca y rompe con el sensorium de los adultos. Un buen campo de experimentacin de estos cambios y de su capacidad de distanciar a la gente joven de sus propios padres se halla en la velocidad y la sonoridad. No slo en la velocidad de los autos, sino en la de las imgenes, en la velocidad del discurso televisivo, especialmente en la publicidad y los videoclips, y en la velocidad de los relatos audiovisuales. Y lo mismo sucede con la sonoridad, con la manera con que los jvenes se mueven entre las nuevas sonoridades: esas nuevas articulaciones sonoras que para la mayora de los adultos marcan la frontera entre la msica y el ruido, mientras para los jvenes es all donde empieza su experiencia musical. (MARTN-BARBERO, 2000, p. 49).

Para a Biologia, a noo de ecossistema inclui tanto fatores biticos (vivos: animais, plantas, bactria entre outros) quanto abiticos (ambiente fsico) inter-relacionados dinamicamente. Pode ser considerado como o conjunto dos relacionamentos mtuos entre os seres vivos e o meio ambiente. No ecossistema, acontecem trocas e ele est em contnuo dinamismo; no determinado por seu tamanho, mas por sua estrutura e seus padres de organizao. 5

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

Jsus Martn-Barbero (2000) quem articulou o conceito de ecossistema comunicativo, no apenas conformado pelas tecnologias e meios de comunicao, mas tambm pela trama de configuraes constituda pelo conjunto de linguagens, representaes e narrativas que penetra na vida cotidiana de modo transversal. Adilson Citelli (2000, p. 246) enftico ao assegurar que, diante das experincias culturais descentradas (formas de socializao, de dispositivos de identificao, de cultura) e onde nada acontece na esfera pblica sem que exista uma mediao de alguma mdia, de alguma forma de trnsito internacional, preciso [...] assegurar a base democrtica aos cidados Esta a razo pela qual, para Martn-Barbero (2000), vital que a escola absorva a idia de que preciso incorporar um trabalho srio que contemple o novo sensorium e os media, alm de evitar que se aprofunde o fosso entre a sensibilidade e a cultura dos professores e dos alunos. Por esse vis, a escola prioriza a interao com os novos campos de experincia surgidos da reorganizao dos saberes, dos fluxos de informao, das redes de intercmbio, alm de interatuar com os novos modos de representao e de aes cidads, que interligam o local com o mundial. Dessa forma, deve, portanto, assumir o trabalho com o ecossistema comunicativo como a dimenso estratgica da cultura (MARTN-BARBERO, 1996). O desafio como inserir na escola um ecossistema comunicativo que contemple ao mesmo tempo: experincias culturais heterogneas, o entorno das novas tecnologias da informao e da comunicao, alm de configurar o espao educacional como um lugar onde o processo de aprendizagem conserve seu encanto. (MARTN-BARBEIRO, 1996) As polticas culturais e comunicacionais na educao devem passar pelas ambiguas y complejas interacciones entre el ecosistema comunicacional y el sistema poltico em su indelegable responsabilidad de dinamizar la educacin y creatividad cultural, incluyendo em ambas la invencin cientfica y la innovacin tecnolgica(MARTNBARBEIRO, 2002, p. 56). Uma postura crtica aos meios de comunicao s ser eficiente quando inserida em um projeto educativo cultural mais amplo. Ismar de Oliveira Soares (1999) desenvolve o conceito de ecossistema comunicativo de modo mais abrangente. O pesquisador deseja estabelecer bases slidas para a interrelao comunicao e educao, a qual chama de Educomunicao, que trabalha a partir de um substrato comum que a ao comunicativa no espao educativo, ou seja, a comunicao inter-pessoal, grupal, organizacional e massiva promovida com o objetivo de produzir e desenvolver ecossistemas comunicativos atravs da atividade educativa e formativa. Soares insere o conceito na perspectiva da gesto comunicativa: compreende a organizao do ambiente, a disponibilidade dos recursos, o modus faciendi dos sujeitos envolvidos e o conjunto das aes que caracterizam determinado tipo de educao comunicacional (SOARES, 2002b, p. 125). Por esse ngulo, falar em ecossistema comunicativo implica buscar a descentralizao de vozes, a dialogicidade, a interao. As relaes devem buscar equilbrio e harmonia em ambientes onde convivem diferentes atores. No apenas no mundo tecnolgico que atua o ecossistema comunicativo, mas em todas as esferas e a comunicao. 6

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

Assim como h a necessidade de uma relao equilibrada entre homens e natureza, necessria a criao de verdadeiros "ecossistemas comunicativos" nos espaos educativos, que cuide da sade e do bom fluxo das relaes entre as pessoas e os grupos humanos, bem como do acesso de todos ao uso adequado das tecnologias da informao. (SOARES, 2002c) Para Soares, o conceito de Educomunicao est intrinsecamente ligado ao de ecossistema comunicativo, j que a primeira representada pelo conjunto de aes que permitem que educadores, comunicadores e outros agentes promovam e ampliem as relaes de comunicao entre as pessoas que compem a comunidade educativa. (SOARES, op. cit.). Ou seja, o locus de ao da Educomunicao so os ecossistemas comunicativos, que, para Soares, devem conter fluxos comunicativos positivos; existe mesmo uma recomendao de que ao geri-los interessante comear a partir dos pontos de consenso (Ibidem), evitando conflitos. EDUCOMUNICAO Importante questo referente inter-relao comunicao e educao diz respeito ao papel da comunicao nas relaes interpessoais, de trocas entre sujeitos. Nesse sentido, pode ser entendida como uma comunicao transitiva, o processo de expresso da participao social, do estabelecimento de contato entre pessoas, grupos e classes. A comunicao expressa a dinmica do cotidiano, a existncia social do indivduo e a do indivduo na sociedade, conforme Jos Manuel Moran (1993, p. 11). fundamentalmente uma prtica vivida, um campo de trocas e de interaes que possibilita a expresso, o relacionamento, o ensino e o aprendizado. Essa outra maneira de ver a comunicao passa pela perspectiva do compartilhamento, da troca e de entendimento entre as pessoas. Nesse sentido, aproxima-se da viso de tericos da educao, como Paulo Freire, para quem a comunicao fundamental nas relaes humanas, assim como a inter-relao de seus elementos bsicos no processo educativo. Para haver conhecimento, necessria uma relao social igualitria e dialogal entre os sujeitos, que resulta em uma prtica social transformadora. Baseado em Freire, Francisco Gutierrez defendia o princpio de que o processo de comunicao essencial educao e que o processo de aprendizagem autntico quando se efetua uma mudana naquele que aprende. Por esse motivo a aprendizagem pressupe a interao, o intercmbio. (GUTIRREZ, 1978, p. 33-39) O princpio da ao e do dilogo comunicativos podem ser alargados se relacionarmos com a dimenso da comunicao pessoal de Jos Manuel Moran:
A comunicao caminha na direo da incluso, da integrao. Da incluso de pessoas diferentes, de formas distintas de ver. Caminha na aproximao de mais pessoas, de mais grupos; no estabelecimento de vnculos, de pontes para aproximar-nos das pessoas, sem isolar-nos em grupinhos, panelinhas, ou seitas. [...] Pela comunicao no s expresso emoes, sentimentos, como tambm lido com afeto. Pela comunicao busco afeto, carinho, ser querido, amado. Se essas emoes so bem gerenciadas, so positivas, facilitaremos todas as atividades em todas as dimenses e direes das nossas vidas. A

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

rejeio, a falta de afeto, de aceitao nos desestrutura, nos joga para fora de ns mesmos numa busca frentica de qualquer compensao, reconhecimento, aceitao. (MORAN, 1998, p. 10-16). [...] Ou seja, ao falarmos de ecossistema comunicativo seria interessante pensar na qualidade das relaes interpessoais do processo, visto que no podemos desconsiderar que, antes de tudo, temos seres humanos que esto interagindo. Jorge Huergo j havia percebido esse fato ao analisar o sentido de dilogo que contm o termo comunicao. Para ele, a interao entre sujeitos nem sempre acontece de modo perfeito. la comunicacin rara vez es simtrica, en el sentido de "entre iguales", y armoniosa, en el sentido de "no conflictiva"; por eso vamos a considerar a la comunicacin dialgica como un encuentro, antes que como un acuerdo: un encuentro donde los que se encuentran cargan con sus memorias, sus conflictos, sus diferencias. (HUERGO, 2001).

A inter-relao comunicao-educao gerou estudos que foram desenvolvidos pelo Ncleo de Comunicao e Educao da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade So Paulo (NCE-ECA/USP), preocupado em fundamentar, pesquisar, desenvolver e solidificar um novo campo, a Educomunicao, que por sua natureza inter-relacional, estrutura-se de modo processual, meditico, transdisciplinar e interdiscursivo, sendo vivenciado pelos seus atores atravs de reas concretas de interveno social, que podem constiturem-se em vertentes, de acordo com Ismar de Oliveira Soares.(SOARES, 1999, p. 65). O autor define a Educomunicao como:
O conjunto das aes inerentes ao planejamento, implementao e avaliao de processos, programas e produtos destinados a criar e fortalecer ecossistemas comunicativos em espaos educativos presenciais ou virtuais, assim como a melhorar o coeficiente comunicativo das aes educativas, incluindo as relacionadas ao uso dos recursos da informao no processo de aprendizagem." (SOARES, 2002a, p. 115).

Quatro reas de interveno foram sistematizadas ao se pensar a abrangncia da Educomunicao: a) Educao para a Comunicao, preocupada com a reflexo a respeito dos impactos e influncias dos media, na relao entre os plos do processo de comunicao (Estudos de Recepo) e no campo pedaggico pelos programas de formao de receptores autnomos e crticos frente aos meios (Educao para a Comunicao, Media Education ou Media Literacy). No continente latino-americano, tambm conhecida como leitura crtica dos meios, educao para a televiso ou educao para os meios; b) Mediao tecnolgica na educao que compreende os procedimentos e as reflexes em torno da presena e dos mltiplos usos das tecnologias da informao na educao; c) Gesto comunicativa, voltada para o planejamento, execuo e realizao dos processos e procedimentos que se articulam no mbito da Comunicao/Cultura/ Educao. Dela faz parte o planejamento das relaes entre os professores e alunos, 8

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

entre direo, corpo docente e alunos ou nas relaes entre a escola e a comunidade onde est inserida. Alm disso, tambm h o planejamento de aes voltadas criao de ambientes favorveis ao desenvolvimento do ensino, implantao de projetos de educao frente aos meios de comunicao, implementao do exerccio artstico, ou mesmo, disseminao das tecnologias num plano de ensino. d) Reflexo epistemolgica que v a inter-relao Comunicao e Educao como fenmeno cultural emergente e instiga projetos de pesquisa para legitimao do novo campo e investigaes sobre as vertentes que compem a Educomunicao, constituindo-se uma reflexo acadmica. A inter-relao Comunicao/Educao j tinha acontecido em pocas e momentos anteriores, ainda que mais intuitiva e no to sistematizada. Clestin Freinet na Frana e Paulo Freire no Brasil so considerados os desbravadores da rea Educao para Comunicao. Embora atuassem em contextos bem diversos, trabalhassem com pblicos distintos Freinet na educao de zero a 14 anos, Freire na educao de adulto e apresentassem objetivos diferentes o francs visava mudanas na estrutura e pedagogia escolares, o brasileiro buscava uma reorganizao scio-poltica do mundo havia muitas semelhanas entre eles. Ambos tinham uma concepo poltica da educao, acreditavam na no neutralidade do ato pedaggico, sustentavam o dilogo e a colaborao, alertavam para a manipulao do ser humano e, sobretudo, estavam convictos da possibilidade de transformao do indivduo e da sociedade. A via de acesso eram a livre expresso, o dilogo e a cooperao. PAULO FREIRE Para entender a histria da inter-relao comunicao e educao latino-americana aps os anos 70, preciso voltar os olhos para Paulo Freire que desenvolveu fundamentos slidos para um novo modelo educomunicacional, essencialmente horizontal, democrtico e dialgico. A matriz freireana perpassa o pensamento de vrios tericos da comunicao da Amrica Latina, principalmente Mrio Kapln, Jess Martn-Barbero, Guillermo Orozco-Gmez, Francisco Gutirrez. Martn-Barbero atribui a Freire la primera teoria latinoamericana de comunicacin, ya que no slo tematiz prcticas y procesos comunicativos de estos pases sino que puso a comunicar a Amrica Latina consigo misma y con el resto del mundo. (MARTN-BARBERO, 2002, p. 20). O educador brasileiro, mais do que inaugurar um pensamento dialgico, democrtico e libertador na pedagogia nacional e latino-americana, transformou-se em um marco na histria da Educao. Sua concepo de educao popular abalou as bases do ensino elitista vigente, repercutiu internacionalmente e produziu uma ruptura no percurso histrico da educao/comunicao. Ele apostava na educao por intermdio do audiovisual. J na dcada de 60, a Conferncia Nacional dos Bispos havia aprovado o uso da Telescola no Movimento de Educao de Base (MEB). Alm disso, acreditava tambm na educao em outros espaos que no o da educao formal. Extenso ou Comunicao? elaborado em 1968/1969, reflete a importncia da comunicao no processo de conhecimento. Bsica nas relaes humanas, ela se apresenta como uma relao social igualitria, dialogal, na co-participao dos sujeitos 9

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

no ato de conhecer. A exploso das tecnologias da comunicao e informao levam o pensador a afirmar que mais que a utilizao de uma tcnica ou tecnologia, a problematizao e a conscientizao so fundamentais no ato pedaggico. Isso no significa ignorar ou rejeitar novas tecnologias ou linguagens; ao contrrio, preciso apropriar-se delas, com critrio, para reavivar a humanizao do homem: preciso discutir os meios de comunicao e a quem eles servem. uma crtica poltica e no tecnolgica. O projeto educacional que construiu visava ao fim da opresso e das desigualdades sociais por intermdio do desenvolvimento da conscincia crtica e histrica. Suas bases aliceravam-se em uma teoria do conhecimento que se pautava pelo respeito ao educando, pela busca da autonomia e pela dialogicidade, a partir de um pensamento crtico e libertador, na busca pela igualdade, justia e unio, pressupostos orientadores na construo de novos paradigmas educacionais. Ao partir da realidade do educando para encontrar temas geradores que vivificassem a educao, Freire substitua uma viso mais simplista por outra crtica, e partia do pressuposto de que havia em cada ser humano um saber nico, ainda que rudimentar, mas de onde era possvel estabelecer uma nova relao com a vida. Inaugurava, assim, uma metodologia dialgica que renegava a transmisso vertical de contedos: do mestre, que detm o conhecimento, para o aluno, que devia absorv-la. Essa educao que chamou de bancria estava na raiz da dominao cultural. Para Freire, no existe educao neutra, impossvel separar o processo de aprendizagem do processo poltico, j que ao construir significados de uma realidade, estamos atribuindo valores que podem ser imobilizantes ou, ao contrrio, ativos, que acreditem que reflexo e ao podem transform-la. A educao problematizadora desenvolvida por ele procura desvelar o mundo e calcada numa relao dialgica entre educador e educando. O educador j no mais o que apenas educa, mas o que enquanto educa, educado, em dilogo com o educando que, ao ser educado, tambm educa. [...] Os homens se educam em comunho, mediatizados pelo mundo. (FREIRE, 1978, p. 78-79). O sentido atribudo ao dilogo, que pressupe uma relao horizontal entre os seres, fundado no amor, na humildade, na f dos homens, fundamental para a estrutura do conhecimento, visto que o ato cognoscente no termina no objeto cognoscvel, uma vez que se comunica a outros sujeitos igualmente cognoscentes. A educao comunicao, dilogo, na medida em que no a transferncia de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significao dos significados. (FREIRE, 1979, p. 69). Tem-se, assim, uma teia de interaes que estabelece a sintonia entre comunicao e educao. A comunicao o elemento pelo qual possvel transformar o ser humano em sujeito da sua prpria histria, vivendo uma relao dialtica, em dilogo, que o conduz a uma conscincia crtica e a uma transformao. 10

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

O mundo social humano no existiria se no fosse capaz de se comunicar. A comunicao um processo de interao de Sujeitos em dilogo, elemento estruturante e intrnseco ao ser humano. Este o primeiro dos trs nveis, chamado de antropolgico: a comunicao como constitutiva do ser humano. (LIMA, 1981). O segundo nvel, epistemolgico, parte do pressuposto de que s acorre conhecimento na comunicao; ele o resultado da relao social entre dois sujeitos mediatizados pelo objeto que querem conhecer: o sujeito pensante no pode pensar sozinho; no pode pensar sem a co-participao de outros sujeitos no ato de pensar... (LIMA, op. cit, p. 63). A dimenso poltica, terceiro nvel, entendida quando lembramos que no h conhecimento e nem comunicao se a relao entre os sujeitos no for igual. A comunicao para Freire, diz Vencio Lima, uma relao social igualitria, dialogal que produz conhecimento, uma prtica transformadora e poltica. A viso que Freire tem da comunicao dialgica parte de um paradigma scioestrutural; no se trata de um enfoque no mbito pessoal, mas social e poltico, muito diferente do individualismo baseado na auto-realizao. Ele condena os que acreditam que indivduos possam ser transformados enquanto as estruturas sociais so mantidas intactas. Isso no significa que Freire no se preocupe com o indivduo, com o particular; pelo contrrio, a esfera pessoal s encontra sua plenitude quando est inserida no todo; a auto-realizao s tem sentido na medida em que est conectada ao outro. A dialogicidade como essncia da educao libertadora apresenta algumas caractersticas importantes: a colaborao (a ao dialgica s se realiza entre sujeitos), unio (fundamental para a conscincia de classe ou de grupo), organizao (momento da aprendizagem em que se busca transformar) e sntese cultural (instrumento de superao da cultura):
La puerta a la comunicacin que nos abre P. Freire es bsicamente a su estructura dialgica. Pues hay comunicacin cuando el lenguaje da forma a la conflictiva experiencia del conviver, cuando se constituye en horizonte de reciprocidad de cada hombre con los outros en el mundo. (MARTNBARBERO, 2002, p. 30).

TEORIA DIALGICA EM PRTICA: UM EXEMPLO. No cerne da Educomunicao est a concepo dialgica de Freire. Trabalhos desenvolvidos nesse campo interdisciplinar colocam em prtica os princpios de colaborao, unio, organizao e sntese cultural. Um exemplo foi o projeto Educom.TV a linguagem audiovisual na escola: uma ao educomunicativa, desenvolvido pelo Ncleo de Comunicao e Educao - NCE, do Departamento de Comunicao e Artes, da Escola de Comunicao da Universidade de So Paulo, ECAUSP, em parceria com a CENP/SEE - Secretaria de Educao do Estado de So Paulo e a GIP/DTE. Este projeto constitui-se de um curso que capacitou 2.243 professores da 11

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

rede pblica do estado de So Paulo para o uso do audiovisual em sala de aula, por intermdio de atividades on-line realizadas por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, em 2002. A estrutura do Educom.TV era constituda de 3 coordenadores, 35 tutores cada um responsvel por uma sala virtual de aprendizagem com cerca de 65 cursistas , equipe operacional, equipe de suporte tcnico, alm de articuladores. O contedo pedaggico foi distribudo ao longo dos meses de junho a dezembro em 10 mdulos. Esses compunham-se de parte terico-reflexiva, exerccios dissertativos relacionados prtica diria docente e ao uso das NTCI, alm de solicitarem intensa navegao por hipertextos e discusses em chats e fruns. O projeto foi educomunicativo e lastrado em Freire, pois tanto no desenho pedaggico interno do curso - concepo do AVA, seleo dos tutores, elaborao do material didtico e relaes travadas entre tutores, coordenadores, suporte tcnico quanto nas relaes com os alunos, atendia aos trs princpios apontados por SIERRA (2000, p.2122), da relacionabilidade, da alteridade e da dialogicidade:
A escolha dos tutores para o projeto Educom.TV foi norteada pelos princpios da Educomunicao. Recrutados entre alunos de ps-graduao, mestrandos ou doutorandos, vinham de diferentes reas do conhecimento: Pedagogia, Cinema, Filosofia, Fsica, Biologia, Letras, Sociologia, Antropologia, Geografia, Artes e Jornalismo. A heterogeneidade da formao dessas pessoas foi fator determinante para a construo de um saber conjunto, partilhado pelo grupo, que contribuiu para a unio e o estabelecimento de laos de confiana entre os membros da equipe. (SOARES et al , 2004).

O tutor tinha tripla funo: a primeira, pessoal, era estabelecer uma relao de cordialidade e confiana entre os participantes; a segunda, tecnolgica, deveria orientar seus educandos a utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo curso e a terceira, pedaggica, consistia em avaliar e comentar as respostas dos cursistas aos exerccios, dentro do ritmo de cada um, estimulando-os a reverem sua prtica pedaggica de modo a que pudessem ter um novo olhar sobre a educao, sobre os meios de comunicao e as novas tecnologias, sem, contudo, desqualificar as crenas que carregassem:
Os textos e os exerccios, assim como o contato com os tutores, valorizavam a aprendizagem como construo de significados, em uma dimenso cooperativa ou colaborativa da aprendizagem que ps em evidncia o papel dos pares e a tutela do adulto nas situaes de aprendizagem (ou seja, aprendizagem como ato social). (SOARES et al , op.cit.).

Dentro da concepo dialgica, as trs funes desempenhadas pelos tutores do Educom.TV convergiam para a valorizao e a ressignificao do papel do professor que deveria, ele tambm, sentir-se parte integrante de uma teia colaborativa de seres humanos envolvidos em questes pedaggicas e educacionais.(SOARES et al, op.ci.t) A relao dialgica entre os pares criou um ecossistema comunicativo eficiente e permitiu que os professores-cursistas questionassem suas prticas e conceitos e incorporassem uma nova viso sobre sua prtica pedaggica.

12

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

[...] A forma em que se deu a relao entre cursistas, tutores, coordenao geral, equipe operacional e equipe tcnica, teceu laos colaborativos consistentes evidenciados pela troca dialgica e assdua de experincias e idias que culminaram com o bom resultado do projeto. Os resultados deste curso aparecem consubstanciados nos trabalhos finais - alguns surpreendentemente rigorosos em relao aos conceitos envolvidos e outros dotados de acentuada criatividade. (SOARES et al., op .cit.).

De fato, os resultados obtidos ao final do curso indicam que o professor se transformou ao final do projeto Educom.TV. Foram elaborados, em parcerias, 980 projetos interdisciplinares, o ndice de permanncia esteve em torno de 91% (considerado muito bom para cursos on-line) e a pesquisa avaliativa final realizada com os professores revelou que houve efetiva contribuio na qualidade do ensino ministrada pelos professores. CONCLUSO No mundo atual em que preciso educar numa sociedade em que os dispositivos tecnolgicos e miditicos produzem outras sensibilidades, deslocalizam o saber, inauguram novas formas de expresso, Comunicao e Educao caminham juntas. Ao despontar como educador que percebeu a comunicao humana como dilogo. (Lima, op.cit., 71) e entendeu as inter-relaes entre educao e comunicao, Paulo Freire forneceu uma base terica slida para a gesto de ecossistemas comunicativos, pois sua teoria dialgica, baseada em colaborao, unio, organizao e sntese cultural, aproxima-se do conceito de Educomunicao. A Educomunicao configura-se assim como campo terico-prtico integrado e integrador que pressupe um modus operandi que reconceitua a relao comunicao e educao. Como diz Vencio Lima:
No momento em que as potencialidades das tecnologias interativas acenam para a quebra da unidirecionalidade e da centralizao das comunicaes, o conceito de comunicao dialgica, relacional e transformadora de Freire oferece uma referncia normativa revitalizada, criativa e desafiadora para todos aqueles que acreditavam na prevalncia de um modelo social comunicativo humano e libertador. (LIMA, op.cit.,p.69).

REFERNCIAS BACCEGA, M. A. Novas tecnologias, novas sensibilidades. Revista Comunicao & Educao. n. 18. So Paulo: Segmento, 2000. p. 7-14. Benjamin, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade tcnica. In: ADORNO, T. et al. Teoria da Cultura de Massa. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. CITELLI, A. Comunicao e Educao. A linguagem em movimento. So Paulo: SENAC, 2000. FREIRE, P. Educao como prtica da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967. FREIRE, P. Extenso ou comunicao? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. 13

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

FREIRE, P. A importncia do ato de ler. Em trs artigos que se completam. So Paulo, 19. edio, Cortez Editora: Autores Associados, 1987. GADOTTI, M. (Org.). Paulo Freire. Uma Biobliografia. So Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire / UNESCO, 1996. GUTIERREZ, F. Linguagem Total. Uma pedagogia dos meios de comunicao. So Paulo: Summus, 1978. HUERGO, J. La popularizacin de la Ciencia y la tecnologa. Interpelaciones desde la Comunicacin. RED-POP - Cono Sur. La Plata: 2001. Disponvel em: http://www.redpop.org/publicaciones/mainlapopularizacion.html]. Acesso em: 27 maio 2003. LIMA, V. A. de. Mdia. Teoria e Poltica. So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 2001. MARTN-BARBERO, J. M. Heredando el Futuro. Pensar la Educacin desde la Comunicacin. In: Nmadas. Boggot, septiembre de 1996, n 5, p.10-22. MARTN-BARBERO, J. M. Cidade Virtual: Novos Cenrios da Comunicao. Revista Comunicao & Educao n 11. So Paulo: Moderna, 1998, p.53-67. MARTN-BARBERO, J. M. Retos culturales de la comunicacin a la educacin. Elementos para una reflexin que est por comenzar. Revista Reflexiones Acadmicas. N 12 p.45-57, Santiago: Universidad Diego Portales, 2000. MARTN-BARBERO, J. M. La educacin desde la comunicacin. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2002. MATTELART, A. e MATTELART, M. Histria das teorias da comunicao. So Paulo: Loyola, 1999. MORAN, J. M. Leituras dos Meios de Comunicao. So Paulo: Pancast, 1993. __________. Mudanas na Comunicao Pessoal. So Paulo: Paulinas, 1998, p. 1016. OSULLIVAN, T. ; HARTLEY, J. ; SAUNDERS, D.; MONTGOMERY, M.; FISKE, J. Conceitos-chave em Estudos de Comunicao e Cultura. Piracicaba: Editora Unimep, 2001. RODRIGUES, A. D. Comunicao e Cultura. A experincia cultural na era da informao. Lisboa, Editorial Presena, 1999. SIERRA, F. Introduccin a la teora de la comunicacin educativa. Sevilla, Ed. MAD, 2000. SOARES, Ismar de O. (1999) Comunicao/Educao: a emergncia de um novo campo e o perfil de seus profissionais. In: Contato: Revista Brasileira de Comunicao, Educao e Arte. Braslia: UNB, ano 1, n. 2, p. 5-75, jan./mar., 1999. SOARES, Ismar de O. (2000a) Educomunicao: um campo de mediaes. Revista Comunicao & Educao n. 19. So Paulo: Segmento/ECA/USP, ano 7, p.12-24, set./dez. 1996. SOARES, Ismar de O. (2000b) Educomunicao: as perspectivas do reconhecimento de um novo campo de interveno social. O caso dos Estados Unidos. In: ECCOS, UNINOVE, So Paulo, v.2 n.2, p.61-80, dez., 2000. 14

V Colquio Internacional Paulo Freire Recife, 19 a 22-setembro 2005

SOARES, Ismar de O. (2002a) Metodologias da Educao para Comunicao e Gesto Comunicativa no Brasil e na Amrica Latina. In: BACCEGA, M. A. (Org.). Gesto de Processos Comunicacionais. So Paulo: Atlas, 2002. SOARES, Ismar de O. (2002b) Gesto comunicativa e educao: caminhos da educomunicao. In :BACCEGA, M. A. (Org.) Comunicao & Educao. So Paulo: ECA/USP/Salesiana, n.23, p.16-25, jan./abr., 2002. SOARES, Ismar de O. (2002c) A Educomunicao e suas reas de interveno. Educom./TV, tpico 1, ECA/USP, 2002. Disponvel mediante senha em: [http://www.educomtv.see.inf.br/]. Acesso em 3 de nov. 2003. SOARES, Ismar de O. (2003) Comunicao / Educao emergncia de um novo campo e o perfil de seus profissionais. Disponvel em [http://www.eca.usp.br/nucleos/nce/perfil_ismar.html]. Acesso em 20 abr. 2003. SOARES, Ismar de O. et al (2004). O Projeto Educom.TV: Formao on-line de professores numa perspectiva educomunicativa. In: Revista Te@D, PUC/SP vol.1, n. 1, nov., 2004. Disponvel em [http://www.pucsp.br/tead/n1/artigos2/artigo2.htm]. Acesso em 25 de mar. 2005. WOLTON, D. Comunicao: um grande desafio cientfico e poltico do sculo XXI. Revista Famecos, n 19. Porto Alegre, EDIPUCS, p. 7-18, dez. 2002.

15

Potrebbero piacerti anche