Sei sulla pagina 1di 6

Trabalho de Geografia

Economia da Europa Nome: Wesley Hideki Kubagawa 1 Srie do Ensino Mdio Professora Rosana Sueko Abe 20/1/2012

Economia Europia e regies geoeconmicas


O Continente Europeu o principal ponto de referncia da Revoluo Industrial, formado por alguns dos pases mais desenvolvidos do planeta Terra. A Unio Europia uma das maiores reas industriais do mundo e vem sendo considerada um dos plos da trade, um conjunto que concentra riqueza, poder e tecnologia. Os outros pases que formam essa trade so os Estados Unidos e o Japo. A Agricultura proporciona aos agricultores um nvel de vida razovel, fornecendo aos consumidores alimentos de qualidade e preos justos e preservam o patrimnio rural. Os recursos mais importantes do continente europeu so o petrleo, carvo, ferro e mangans. A Europa possui a melhor rede de transportes do mundo, o "hidrovirio" altamente utilizado. Sempre esteve no topo da produo de tecnologia, tendo um leve declnio com a entrada do Japo e EUA. A economia dos pases europeus bem desenvolvida, mas a mais fortes so a Alemanha, Frana, Itlia, Espanha e Gr Bretanha.

Europa Setentrional
A economia baseada na indstria e tambm destacando -se o minrio de ferro. O grande potencial hidrulico a produo de madeira, papel e celulose. Apresenta uma rede hidrogrfica em que se destacam no s rios mas principalmente lagos Em parte da Pennsula Escandinava e da Rssia, o clima temperado continental mais seco, com veres quentes e chuvosos e invernos extremamente frios e o clima polar com invernos rigoroso e vero curto.

Europa Meridional
A Europa Meridional tambm tem sua economia baseada na indstria, destacando-se a Itlia, que tem grande potencial no setor petroqumico e siderrgico com grande influncia de outros pases como o EUA. Clima temperado, com veres quentes e inverno suave. Tem forte presena na agricultura e no turismo. Baixo desenvolvimento econmico em alguns pases.

Europa centro-oriental
A Europa centro oriental, tambm conhecida como Leste Europeu. Depois da Guerra Fria, a regio passou por mudanas, tornando-se capitalistas.

Europa centro-ocidental
Essa regio da Europa figura como uma das mais industrializadas do mundo, at porque fazem parte desse grupo de pases: Reino Unido, Frana, Blgica, Pases Baixos e Luxemburgo, o agrupamento deles recebe o nome de Benelux, naes que ingressaram no processo de industrializao mundial. O destaque industrial citado no acompanhado por pases como Irlanda, Portugal e Espanha, tendo em vista que tais pases tm uma forte ligao com a agroindstria. A Europa CentroOcidental no rica em jazidas minerais metlicos, por isso figura com um imponente importador desse tipo de minrio. As reservas de carvo se concentram principalmente no Reino Unido e as de petrleo no Mar do Norte. Destacam-se as usinas termonucleares e termoeltricas, responsvel por 50% da produo no Reino Unido e na Frana.

Reino Unido da Gr-Bretanha e Irlanda do Norte


O Reino Unido mantm o setor maior do Produto Interno Bruto do mundo no mercado e a sexta maior paridade do poder de compra. Possui a terceira maior tecnologia da Europa, perdendo apenas para a Alemanha e Frana. Faz parte da Unio Europia e do G8. Londres, sua capital e maior cidade, considerada o maior e mais importante centro de financeiro do mundo, ao lado de Nova York e Tquio. Sua economia vem crescendo continuamente h mais de 150 anos, e considerado estvel por manter os nveis de inflao, especulao e desemprego baixos. No entanto tem um alto nvel de desigualdade social, comparada com os outros pases de forte economia da Europa. No ndice de Desenvolvimento Humano (IDH), assume a dcima oitava colocao mundial e a dcima terceira na Europa. O pas o dcimo no ranking de competitividade do Frum Econmico Mundial. Sua agricultura intensiva e com alta mecanizao, produzindo mais ou menos 60% do alimento consumido inteiramente com cerca de 2% da fora do seu trabalho. Os principais itens produzidos so o trigo, cevada, aveia, batata e beterraba. Destaca-se na pecuria, o bovino e o ovino. A agricultura britnica subsidiada pela Poltica Agrcola Comum (PAC) da Unio Europia.

Frana
A Frana tem muitos terrenos frteis, e com a aplicao de tecnologia moderna, fizeram do pas o principal produtor agrcola da Europa Ocidental. Tem destaque no produo automobilstica, aeronutica, alimentcia e uma agropecuria intensiva e extensiva. A Frana tambm desenvolveu uma forte tecnologia no ramo da informtica, e se destaca no produo de armamento, sendo um pas de potencia militar.

Principais produtos da Frana:


Agricultura: trigo, batata-doce, milho, cevada, uva, batata, frutas, aveia, girassol, hortalias, beterraba, tabacos, e vinhos. Pecuria e Pesca: Bovinos, sunos, ovinos, caprinos; bacalhau, badejo, sardinha. Minerao: Carvo, ferro, sais de potssio, bauxita, zinco, chumbo, ouro, petrleo, gs natural, gipsita e ao. Indstria: Produtos siderrgicos, qumicos, alumnio, cimento, automveis, aeronaves, maquinrio, metalurgia e produtos de alta tecnologia.

Economia da Alemanha
A economia da Alemanha a economia mais importante da Europa e a quarta maior potencia econmica do mundo perdendo para o Japo, China e EUA . A segurana social da Alemanha tem um peso muito grande na economia fazendo com que os alemes tenham direitos sociais muitos extensos. As indstrias metalrgicas e qumicas so muito importantes para sua economia, mas a agricultura mecanizada a que predomina. A cidade de Frankfurt , onde esta localizado o Banco Central Europeu e a Bolsa de Valores de Frankfurt o principal centro financeiro da Alemanha e Reino Unido. O porto que d mais lucroi o de Hamburgo e segundo algumas estimativas, ultrapassar o porto de Roterdo nos Paises Baixos em questo de lucro. A sua moeda o euro desde de 1 da Janeiro de 2002 e o Banco Central tem sua sede nma cidade alem de Frankfurt.

Economia da Itlia
At a segunda Guerra Mundial , a economia da Itlia era baseada na agricultura. E depois da Guerra Mundialm sua economia passou por grandes mudanas, e se tornou pas industrial. Por causa do seu terreno ruim , a Itlia no possui muitos solos apropriado para agricultura, fazendo com que a Itlia importe muitos alimentos. E ainda no tem recursos naturais como o petrleo, carvo e

ferro, fazendo com que a Itlia importe muito mais para abastecer suas indstrias. E tambm por falta desses recursos naturais, obrigado a importar eletricidade. A Itlia possui grandes diferenas econmicas entre a regio norte e sul do pas. O norte da Itlia bem industrializado. Sua taxa de desemprego no norte do pas de aproximadamente 4%. J no sul do pas, a economia depende da agricultura e sua taxa de desemprego aproximadamente 20%. As mulheres tem mais dificuldade de achar emprego do que os homens, isso acontece devido ao conservadorismo da populao do sul da Itlia em relaao a populaao do norte. ] Produto interno bruto nominal: 1,836 trilho de dlares Produto Interno bruto PPP: 1,694 trilho de dlares Produto nacional bruto: 1,724 bilho de dlares Renda per capita nominal: 31 874 dlares Renda per capita PPP: 29 414 dlares Moeda: Euro Inflao: ~2.6% Crescimento econmico anual: ~1,9% Desemprego: 8,5% Dficit da administrao pblica: 1,25% Dvida nacional: ~62% do PIB nominal Balana comercial: dficit de 1,3 bilho de dlares.

Potrebbero piacerti anche