Sei sulla pagina 1di 6

http://pt.wikipedia.

org/wiki/Commedia_dell'arte

Commedia dell'arte
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa A commedia dell'arte foi uma forma de teatro popular improvisado, que comeou no sc. XV na Itlia e se desenvolveu posteriormente na Frana e que se manteve popular at o sc. XVIII. A Commedia dellarte vem se opor Comdia Erudita, tambm sendo chamada de Commedia Allimproviso e Commedia a Soggetto. Esta forma ainda sobrevive atravs de alguns grupos de teatro. Suas apresentaes eram feitas pelas rua e praas pblica. Ao chegarem cidade pediam permisso para se apresentar, em suas carroas ou em pequenos palcos improvisados. As companhias de commedia dellarte eram itinerantes e possuam uma estrutura de esquema familiar. Seguiam apenas um roteiro, que se denominava canovaccio, mas possuindo total liberdade de criao; os personagens eram fixos, sendo que muitos atores viviam exclusivamente esses papis at a sua morte. Abaixo alguns exemplos.

Arlequn, 1671

Brighella, 1570

Colombina, 1683

Dottore, 1653

Pagliaccio, 1600

Pantalone, 1550

ndice
[esconder]

1 Histrico 2 Descrio 3 Personagens 4 Caractersticas 5 Referncias 6 Ligaes externas

[editar] Histrico

Karel Dujardins mostrou uma cena vista por ele de perto do palco provisrio de uma trupe viajante, em contraste com as runas idealizadas Romanas: obra datada de 1657 (Museu do Louvre) As origens exatas desta forma de comdia so desconhecidas. Alguns reconhecem nela a herdeira das Festas Atelanas, assim chamadas porque se realizavam na cidade de Atella, na pennsula itlica meridional, em homenagem a Baco. As Fabulae Atellane, farsas populares, burlescas e grosseiras, eram uma das modalidades de comdia da antiguidade romana. Tal facto nunca foi historicamente comprovado. I Gelosi (Os Ciumentos), dos irmos Andreni, a primeira companhia de que se tem conhecimento. Foi fundada em 1545 por oito actores de Pdua que se comprometeram a actuar juntos at quaresma de 1546. Foram os primeiros a conseguir viver exclusivamente da sua arte. Neste mbito, destaca-se tambm o nome de Angelo Beolco (1502-1542), considerado um percursor da Commedia dellarte. Ele foi autor dos primeiros documentos literrios onde as personagens eram tipificados. Outra das suas facetas mais conhecidas foi a de actor. Ele representava a personagem de Ruzzante, um campons guloso, grosseiro, preguioso, ingnuo e zombador.

Companhia I Gelosi? (1580 d.C.). Em meados do sculo XVIII, Carlo Goldoni, um escritor veneziano, revitalizou as frmulas usadas at exausto atravs da introduo do texto escrito e elementos mais realistas, que tornaram as suas peas conhecidas por todo o mundo. Desde o seu incio, este tipo de comdia fascinou e atraiu o pblico entre as classes sociais mais elevadas. As melhores companhias - Gelosi, Confidenti, Fedeli conseguiram levar as suas peas da rua para o palcio, fascinando audincias mais nobres. Devido a este apoio, foi-lhes permitido extrapolar as fronteiras do seu pas de origem e viajar por toda a Europa, especialmente a partir de 1570. As companhias itinerantes levaram as suas peas cena em todas as grandes cidades da Europa renascentista, deixando a sua marca em Frana, Espanha, Inglaterra, entre outros. Mais tarde, dramaturgos como Ben Jonson, Molire, Maviraux e Gozzi vo inspirar-se nas personagens estereotipadas.

[editar] Descrio
Grupos viajantes de atores montavam um palco ao ar livre e proviam o divertimento atravs de malabarismo, acrobacias, e mais tipicamente, peas de humor improvisadas, baseadas num repertrio de personagens pr-estabelecidos, e um roteiro descritivo das cenas. Essas trupes ocasionalmente atuavam na parte de trs de suas carroas de viagem, embora fosse mais comum a utilizao do Carro di Tespi, um teatro mvel de antigamente. As apresentaes eram improvisadas em cima de um estoque de situaes convencionais: adultrio, cime, velhice, amor. Esses personagens englobavam o ancestral do palhao moderno. O dilogo e a ao poderiam facilmente ser atualizados e ajustados para satirizar escndalos locais, eventos atuais, ou manias regionais, misturados com piadas e bordes. Os personagens eram identificados pelo figurino, mscaras, e at objetos cnicos, como o porrete. Os Lazzi e Conchetti tambm so usados. Na trama tradicional, os innamorati esto apaixonados e querem se casar, mas um ou mais vecchi (plural de vecchio) esto os impedindo de se casar, ento, eles precisam de um ou mais zanni para ajud-los. Tipicamente termina tudo bem com o casamento dos enamorados e o perdo por todas as confuses causadas. H inmeras variaes dessa histria, assim como h muitas que se divergem completamente dessa estrutura, como uma famosa histria em que o Arlecchino fica misteriosamente grvido.

[editar] Personagens

Antoine Watteau - Comediantes italianos Os personagens eram interpretados por atores usando mscaras, embora os innamorati (ou enamorados) no as usassem. Assim como os da mesma poca (Shakespeare), os italianos vestiam atores homens en travesti com roupas de mulheres e perucas. Ao contrrio dos atores do Teatro Renascentista Ingls, no caso deles era por propsitos humorsticos, mais do que por proibio social. Em alguns casos, os personagens representavam algumas regies ou capitais italianas. Frequentemente eles ainda so smbolos de suas cidades.

[editar] Caractersticas
As representaes teatrais, levadas a cabo por actores profissionais, eram feitas nas ruas e nas praas, e fundaram um novo estilo e uma nova linguagem, caracterizadas pela utilizao do cmico. Ridicularizando militares, prelados, banqueiros, negociantes, nobres e plebeus, o seu objectivo ltimo era o de entreter um vasto pblico que lhe era fiel, provocando o riso atravs do recurso msica, dana, a acrobacias e dilogos pejados de ironia e humor. As encenaes da Commedia dellarte baseavam-se na criao colectiva. Os actores apoiavam-se num esquema orientador e improvisavam os dilogos e a aco, deixandose levar ao sabor da inspirao do momento, criando o to desejado efeito humorstico. Eventualmente, as solues para determinadas situaes foram sendo interiorizadas e memorizadas, pelo que os actores se limitavam a acrescentar pormenores que o acaso suscitava, ornamentados com jogos acrobticos. O elevado nmero de dialectos que se falavam na Itlia ps-renascentista determinou a importncia que a mmica assumia neste tipo de comdia. O seu uso exagerado servia, no s o efeito do riso, mas a comunicao em si. Comumente uma companhia nada fazia para traduzir o dialecto em que a pea era representada medida que fosse actuando nas inmeras regies por que passava. Mesmo no caso das companhias locais, raras eram as vezes em que os dilogos eram entendidos na sua totalidade. Da que ateno se centrasse na mmica e nas acrobacias, a nica forma de se ultrapassar a barreira da ausncia de unidade lingustica.

As companhias, formadas por at dez ou doze actores, apresentavam personagens tipificados. Cada actor desenvolvia e especializava-se numa personagem fixa, cujas caractersticas fsicas e habilidades cmicas eram exploradas at ao limite. Variavam apenas as situaes em que as personagens se encontravam. O comportamento destas personagens enquadrava-se num padro: o amoroso, o velho ingnuo, o soldado, o fanfarro, o pedante, o criado astuto. Scaramouche, Briguela, Isabela, Columbina, Polichinelo, Arlequim, o Capito Matamoros e Pantaleone so personagens que esta arte celebrizou e eternizou. Importante na caracterizao de cada personagem era o vesturio, e em especial as mscaras. As mscaras utilizadas deixavam a parte inferior do rosto descoberto, permitindo uma dico perfeita e uma respirao fcil, ao mesmo tempo que proporcionavam o reconhecimento imediato da personagem pelo pblico. As peas giravam em torno de encontros e desencontros amorosos, com um inesperado final feliz. As personagens representadas inseriam-se em trs categorias: a dos enamorados, a dos velhos e a dos criados (zannis). Estes ltimos constituiam os tipos mais variados e populares. Havia o zanni esperto, que movimentava as aces e a intriga, e o zanni rude e simplrio, que animava a aco com as suas brincadeiras atrapalhadas. O mais popular , sem dvida, Arlequim, o empregado trapalho, gil e malandro, capaz de colocar o patro ou a si em situaes confusas, que desencadeavam a comicidade. No quadro de personagens, merecem ainda destaque Briguela, um empregado correcto e fiel, mas cnico e astuto, e rival de Arlequim, Pantaleone ou Pantaleo, um velho fidalgo, avarento e eternamente enganado. Papel relevante era ainda o do Capitano (capito), um covarde que contava as suas proezas de amor e em batalhas, mas que acabava sempre por ser desmentido. Com ele procurava-se satirizar os soldados espanhis. As representaes tinham lugar em palcos temporrios, na maior parte das vezes nas ruas e praas das cidades e, ocasionalmente, na corte. A precaridade dos meios de transporte e vias e as consequentes dificuldades de locomoo, determinavam a simplicidade e minimalismo dos adereos e cenrios. Muitas vezes, estes ltimos resumiam-se a uma enorme tela pintada com a perspectiva de uma rua, de uma casa ou de um palcio. O actor surge assim como o elemento mais importante neste tipo de peas. Sem grandes recursos materiais, eles tornaram-se grandes intrpretes, levando a teatralidade ao seu expoente mais elevado.

Potrebbero piacerti anche