Sei sulla pagina 1di 12

Geografia

349

O quadro natural do Brasil


Grupo 03 Invases

Os domnios morfoclimticos do Brasil Domnio amaznico


O lugar onde vivemos resultado de foras naturais e da ao humana. As regies que apresentam caractersticas semelhantes quanto ao clima, ao relevo e vegetao denominam-se domnios morfoclimticos. O estudo dos domnios morfoclimticos, segundo Aziz N. AbSaber, facilita o conhecimento do nosso patrimnio ambiental. A relao entre clima, vegetao e relevo muito importante porque a partir dessa relao que se formam as diferentes paisagens naturais. Por exemplo, na f loresta Amaznica, a vegetao provavelmente no existiria sem as chuvas abundantes, o calor constante e a grande quantidade de rios. Portanto, a combinao entre os diversos elementos da natureza produziu uma paisagem caracterstica em cada domnio morfoclimtico do Brasil.
Domnio equatorial amaznico (Amaznia) Domnio tropical atlntico (mares de morros e chapades florestados) Domnio dos cerrados (chapades centrais brasileiros) Domnio Roraima-Guianense ("Gr Sabana") Domnio das caatingas (depresses interplanlticas semi-ridas) Domnio dos planaltos de araucrias Domnio das coxilhas (com pradarias mistas) Paisagens intrazonais das serras midas ("brejos" do Nordeste seco)
N

Equador

OCEANO ATLNTICO

OCEANO PACFICO
Trpico de Capricrnio

reas de transio

Brasil - domnios morfoclimticos

Os impactos ambientais no Brasil se iniciaram j no perodo colonial, com a explorao da Mata Atlntica, o ciclo do pau-brasil e o da

cana-de-acar, e se estendem at os dias atuais. Mais recentemente, esses impactos foram agravados pelo processo de industrializao e

EF6p-08-11

350 Captulo 05 O quadro natural do Brasil


pulsar ImaGEns / rIcardO azOury

pelas grandes devastaes que, de modo geral, sempre atenderam aos interesses de grupos econmicos externos, em nome do capitalismo. As invases no Brasil no se referem apenas aos fatos histricos, a comear pela colonizao portuguesa seguida dos ataques e invases de franceses, holandeses e ingleses, nos sculos XVI, XVII e XVIII. Elas tambm se referem aos impactos ambientais que ocorrem nas paisagens naturais do Brasil, nos chamados domnios morfoclimticos. No Brasil, os domnios amaznico, dos mares de morros e das araucrias apresentam originalmente reas de florestas. Os domnios da caatinga, das pradarias e do cerrado exibem arbustos e vegetao rasteira. As rvores das florestas so diferentes dos arbustos. O caule da rvore forma um tronco principal que ramifica acima do solo, enquanto o arbusto ramificado desde a base. A vegetao herbcea no apresenta caule. Os domnios amaznico, mares de morros e das araucrias so os domnios florestados.

Arquiplago da Anavilhanas, no rio Negro, na Amaznia.

O domnio amaznico se estende por uma rea de terras baixas, plancies, baixos plats e planaltos florestados na poro norte do Brasil. A Amaznia brasileira abrange os estados do Acre, Amap, Amazonas, Par, Rondnia, Roraima e partes do Mato Grosso, Tocantins e Maranho. Ocupa uma rea de aproximadamente 53% do territrio nacional.
aFp / anTOnIO scOrza

Anavilhanas Rio Negro

Novo Airo
Rio Amazonas Rio Solimes

rea desmatada (Amaznia) Amazonas

Alm do Brasil, o domnio amaznico estende-se pela Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Venezuela, Colmbia, Equador, Peru

Geografia
Grupo 03 Invases

351

e Bolvia. Estende-se por quase metade da Amrica do Sul (44%) e cerca de 5% da rea terrestre do globo. A Amaznia guarda 20% da gua doce do planeta, o que inclui o rio Amazonas, em que sua bacia hidrogrgfica a maior do mundo (7.050.000 km2). Trata-se de uma regio de baixas latitudes, submetida a um clima quente e chuvoso. A floresta Amaznica abriga uma enorme diversidade de espcies vegetais dos mais diferentes estratos. permanentemente verde e suas folhas so perenes, isto , as rvores nunca perdem as folhas todas de uma vez, a renovao diria. uma floresta fechada. hidrfila, isto , vrias espcies vivem em ambientes midos. Cerca de 75% da floresta se encontram em mata de terra firme. As demais reas esto em matas de vrzea, inundadas durante as cheias, e mata de igap, que permanentemente alagada. marcante a presena de rios e grande a biodiversidade.
pulsar ImaGEns / Juca marTIns

Os solos da Amaznia no so frteis, na quase totalidade da floresta. Grande quantidade de tocos de madeira, folhas, frutos e flores se acumulam sobre o solo e se transforma continuamente em nutrientes minerais e orgnicos. Assim, a prpria floresta produz, recicla e reaproveita os nutrientes de que necessita para se manter. Isso explica a existncia de uma vida vegetal to rica sobre solos to pobres. Essa auto adubao, vital para a manuteno do eqilbrio solo-vegetal, determina a exuberncia do local e impede uma agricultura prolongada, aps a retirada da vegetao, j que cortar-se o fornecimento de nutrientes com a retirada da floresta, deixando o solo quase inaproveitvel aps 3 ou 4 anos de uso. A floresta depende dela mesma e por isso os danos trazidos pelo desmatamento so irreparveis, no d para consertar depois. A floresta to heterognea (espcies diferentes) que muito difcil recompor artificialmente a rea desmatada. As queimadas para abertura de pastos, os desmatamentos para a retirada da madeira e a minerao so os principais impactos provocados pela ao humana na Amaznia. Domnio dos mares de morros e araucria O domnio dos mares de morros est distribudo paralelamente extensa costa brasileira, desde o Nordeste at o Rio Grande do Sul. Na regio Sudeste, os domnios dos mares de morros se estende pelo interior do pas, englobando o conjunto de terras altas constitudo pelas serras da Mantiqueira e do

Garimpo de ouro (Amaznia)


EF6p-08-11

352 Captulo 05 O quadro natural do Brasil


cOrEl sTOck phOTOs

Espinhao. Devido ao clima quente e mido, as elevaes foram ficando arredondadas, em forma de meia laranja, da a denominao mares de morros. A eroso pluvial predomina nesse domnio. No passado, toda essa regio era coberta por uma floresta tropical mida, conhecida como Mata Atlntica, apresentando as seguintes caractersticas: formao vegetal latifoliada (folhas largas), perene, heterognea, densa, higrfila e predominantemente sobre a terra firme. Apesar da semelhana com a floresta Amaznica, encontramos algumas diferenas como, por exemplo, estar localizada em um relevo montanhoso (serras do Mar e Mantiqueira) e apresentar maior biodiversidade, favorecida pela amplitude trmica.
1500

A exuberncia da mata Atlntica impressionou Pero Vaz de Caminha: O arvoredo tanto e de


Na poca do descobrimento a Mata Atlntica (em verde) era uma faixa de 3.500 km, que se estendia por 17 estados. A mata tinha mais de 1.000.000 km2, o equivalente a 12% da rea do pas.

tanta qualidade, que no se pode calcular...

Hoje

Sculos de explorao de madeira, avano agrcola e crescimento urbano destruram mais de 90% da mata original. A maior parte do que restou permanece em serras inacessveis.

A Mata Atlntica foi quase toda devastada, pois sua derrubada teve incio desde o perodo do Brasil Colnia, na Zona da Mata, no Nordeste brasileiro, prximo ao litoral, com o plantio da cana-de-acar. No Sudeste, o ciclo cafeeiro inicado no sculo XIX tambm contribuiu significativamente para a destruio dessa vegetao. Hoje, restam pequenos trechos da floresta original, so os chamados santurios ecolgicos, locais que guardam a memria natural do Brasil e so muito importantes porque garantem a sobrevivncia de muitas espcies vegetais e animais ameaadas de extino.

Geografia
Grupo 03 Invases
OsTIll / drEamsTImE.cOm cOrEl sTOck phOTOs JErylTan / drEamsTImE.cOm

353

quando ocorre o desmatamento, existe risco de desmoronamento, principalmente na poca das chuvas, que ocorre no vero. Mesmo com a grande devastao, a Mata Atlntica ainda constitui um importante patrimnio ambiental brasileiro, merecendo toda nossa ateno. Existem vrias organizaes que renem cidados para defender esse patrimnio ameaado.
1500 1920

1973

2000

A devastao da Mata Atlntica no estado de So Paulo


rIcardO BEnIchIO / EdITOra aBrIl

Vista da Ilha Grande (na foto de cima) e a riqueza da fauna da Mata Atlntica: gafanhoto, mico-leo-da-cara dourada e um tucano

Nas regies serranas, a vegetao protege os solos dos processos erosivos, porque,

rea da Mata Atlntica: sculos de explorao (solo improdutivo)

EF6p-08-11

354 Captulo 05 O quadro natural do Brasil


IrmO cElsO / EdITOra aBrIl

Domnio da araucria uma regio de planaltos e serras, localizada ao sul do trpico de Capricrnio, submetida ao clima subtropical, com temperaturas bastante variveis durante o ano: o inverno frio e o vero quente. A formao vegetal aberta e espaada, possui poucas espcies vegetais, com o predomnio de pinheiros que aparecem associados imbuia, erva-mate, ao cedro e canela. Sua fauna composta de roedores, insetos e aves. Por essa rea correm os afluentes do rio Paran. O domnio da araucria ocupa reas da regio Sul, especialmente o estado do Paran.
JOO rapOsO / EdITOra aBrIl

pulsar ImaGEns / danIEl auGusTO Jr

Calcula-se que apenas 5% da rea original das araucrias esteja preservada. A retirada da madeira e a agropecuria so os principais fatores da sua devastao. Domnio da caatinga e do cerrado Nos domnios da caatinga e do cerrado aparecem os arbustos e em alguns pontos do cerrado encontram-se rvores que constituem florestas pouco extensas. Justamente com as pradarias formam os domnios rasteiros. O domnio da caatinga ocupa cerca de 11% do territrio brasileiro, predominando no serto do Nordeste brasileiro (70% da regio Nordeste). A caatinga um tipo de vegetao adaptada ao clima semi-rido, com temperaturas elevadas durante todo o ano e chuvas escassas e mal distribudas.

Assim como a Mata Atlntica, a mata de araucria foi quase toda devastada. Desde o sculo XIX, com a chegada dos imigrantes europeus que se instalaram na regio, comearam a ser construdos casas e mveis. Plantaes de milho, trigo e videira avanavam sobre as reas florestadas originalmente.

Geografia
Grupo 03 Invases
pulsar ImaGEns / Juca marTIns

355

Quando as esperadas chuvas no chegam temos a seca, que dura um longo perodo. A irregularidade das chuvas afeta toda a paisagem natural do domnio. Os solos so pouco profundos, pedregosos, pobres em matria orgnica, ricos em sais minerais e impermeveis gua da chuva. O domnio da caatinga ocupa uma rea formada por depresso com planaltos sua volta. No seu interior aparecem algumas chapadas (Araripe, Cear e Pernambuco, e Apodi, Cear e R.G. Norte) e serras. Os terrenos so antigos e bastante erodidos. No alto e nas encostas encontram-se os brejos, isto , reas de maior umidade dentro do serto. A vegetao constituda de arbustos espinhentos, com plantas xerfilas, como cactceas, mandacaru, facheiro, xiquexique; vegetao rasteira, tufos de gramneas esparsas, que perdem as folhas durante o perodo

da seca (marmeleiro, juazeiro). Nas reas conhecidas como brejos, podem-se encontrar pequenos trechos florestados. Muitos vegetais possuem razes profundas, outra caracterstica importante de adaptao dessas plantas irregularidade de chuvas, facilitando a busca de gua nos lencis freticos. A maior parte dos rios corre em leitos rasos, que permanecem secos durante longos perodos. Desde o perodo colonial, muitas reas da caatinga vm provocando alteraes significativas na paisagem natural. A criao de gado, por exemplo, provoca a desertificao, porque a cobertura vegetal to pisoteada pelo gado que desaparece. Em outros trechos, com o uso da irrigao, existem importantes reas de cultivo de abacaxi, melo, uva, laranja, manga e outros. A maior parte das frutas do serto exportada para os pases europeus. O domnio do cerrado o segundo ecossistema mais extenso do Brasil, superado apenas pelo amaznico. Originalmente ocupava 25% do territrio brasileiro, distribudo entre as regies Centro-Oeste (onde predominante), Nordeste e Sudeste. Recobre um relevo onde se destacam formas horizontais e pouco onduladas das chapadas e chapades do Planalto Central. O clima da regio tipicamente tropical, com uma estao seca (inverno) e uma chuvosa (vero). Os solos so geralmente cascalhentos, permeveis, pobres em matria orgnica e cidos. Os rios diminuem seu volume de gua na estao seca (inverno) e, durante o vero, na estao chuvosa, podem ocorrer cheias e enchentes.

EF6p-08-11

356 Captulo 05 O quadro natural do Brasil


auGusTOmm / drEamsTImE.cOm

O cerrado brasileiro possui uma das paisagens vegetais mais ricas do mundo (grande biodiversidade). Possui tambm uma rica fauna (ema, tamandu, coruja, veado-campeiro). O cerrado apresenta diversos aspectos: campos limpos, onde predomina a vegetao rasteira (gramneas); campos sujos, onde aparecem gramneas, arbustos de razes profundas, troncos e galhos retorcidos e cascas grossas; e cerrades, onde as rvores e arbustos so maiores e menos espaados, formando pequenas florestas. O cerrado corresponde vegetao das savanas (frica). As formaes gramneo-lenhosas, em geral, so serpenteadas por matas ciliares que acompanham os cursos de gua. A manuteno dessa vegeteo (tambm chamada de mata de galeria) fundamental para conter o processo de eroso, comum nas margens dos rios, que tambm podem causar o assoreamento destes.
pulsar ImaGEns / dOrIval mOrEIra

Flores do cerrado: produto de exportao

As rvores do cerrado tm sido largamente exploradas para produo de carvo vegetal, alimentando fornos siderrgicos de Minas Gerais, empregando abundante mode-obra infantil, fato denunciado internacionalmente. O cerrado foi declarado Stio do Patrimnio Mundial pela Unesco em 13 de dezembro de 2001.
pulsar ImaGEns / dElFIm marTIns

Chapada dos Veadeiros (Gois)

Geografia
Grupo 03 Invases
awkOschE / drEamsTImE.cOm yanc / drEamsTImE.cOm

357

os garimpos, a construo de rodovias e de cidades como Braslia e Goinia so os principais impactos provocados pela ao humana, reduzindo assim esse ecossistema em pequenas manchas distribudas por alguns estados brasileiros. Domnio das pradarias. reas de transio O domnio das pradarias ou de campos caracteriza-se por uma vegetao rasteira, principalmente gramneas. As rvores e os arbustos so raros e aparecem nas encostas das pequenas colinas. O domnio das pradarias abrange a regio da Campanha Gacha, no Rio Grande do Sul, onde o clima subtropical, com grande amplitude trmica anual, estaes do ano bem definidas e relevo suave. A vegetao rasteira transforma a Campanha Gacha em uma imensa rea de pastagem natural. A principal atividade econmica, desde a colonizao, a pecuria extensiva. A fauna apresenta pequena variedade, com alguns roedores.
pulsar ImaGEns / dElFIm marTIns

Parque nacional das Emas. O rio Formoso passa pelo sul do parque. o elo entre os bichos do cerrado, como papagaio e o veado-campeiro. Pampas rio-grandenses (pampa gacho)

A expanso da agropecuria (grandes fazendas de criao de gado e plantio de soja),

Nessa rea, tambm conhecida como pampa, comum o aparecimento de pequenas eleva-

EF6p-08-11

358 Captulo 05 O quadro natural do Brasil


pulsar ImaGEns / pal zuppanI

es arredondadas, conhecidas como coxilhas. Alm da criao de gado, cultivam-se trigo, soja, milho e arroz. Os principais impactos ambientais nesse domnio so as queimadas, a desertificao e a agropecuria. No municpio de Alegrete (RS), aparecem trechos desertificados. Porm, ainda no se sabe ao certo se o processo de desertificao mesmo resultante de impactos ambientais causados pelo homem. As reas que no esto integradas a nenhum dos domnios morfoclimticos so as reas de transio, onde os domnios prximos se misturam, sendo impossvel saber onde um comea e o outro termina. As reas de transio do Brasil so: Pantanal Mato-Grossense e a Mata dos Cocais. Pantanal Mato-Grossense a maior plancie inundvel do mundo, pois recebe uma grande quantidade de rios. Devido pouca declividade do terreno, as guas demoram para escoar, formando um ambiente de solos alagadios, enriquecidos de nutrientes trazidos pelos rios. Apresenta uma formao vegetal complexa, pois rene espcies de quase todos os ecossistemas brasileiros, como os cerrados, as florestas e a caatinga.
pulsar ImaGEns / pal zuppanI

Depois das cheias, a Transpantaneira aparece.

A vegetao do Pantanal no homognea; podem-se considerar trs regies distintas, de acordo com a altitude: regies mais baixas, onde predominam gramneas, formadas por plancies, permanentemente alagadas; regies inundadas por ocasio das cheias. A vegetao formada por rvores de porte mdio, arbustos e plantas rasteiras. A podem ser encontradas rvores como aroeira, ip e angico; regies mais altas, longe das inundaes, possuem uma variada flora, em que se destacam palmeiras, mandacaru e figueiras. A hidrografia representada pelo rio Paraguai e seus afluentes.
pulsar ImaGEns / adrIanO GamBarInI

Rio Aquidauna: importante para o pantanal

Geografia
Grupo 03 Invases
pulsar ImaGEns / FaBIO paradIsE

359

A colorida fauna do Pantanal compreende rpteis, peixes, aves, mamferos e insetos. Com importantes rios e uma das maiores biodiversidades do planeta, o Pantanal uma das maravilhas naturais do mundo, nomeado Reserva Mundial da Biosfera pela Unesco. O Pantanal encontra-se na regio CentroOeste, distribudo entre os estados de Mato Grosso do Sul (onde predomina) e do Mato Grosso. A agropecuria, as rodovias e os garimpos so os principais impactos ambientais responsveis pela destruio do ecossistema pantaneiro. A mata dos cocais localiza-se no MeioNorte, especialmente nos estados do Maranho e Piau. Separa o domnio amaznico do domnio da caatinga. O babau e a carnaba, duas espcies de palmeira, dominam a paisagem dessa regio.
Babau
wIkImEdIa

Carnaba
EF6p-08-11

Do babau se extrai o leo, suas folhas so usadas para cobertura de casas e o palmito usado como alimento. Um rico artesanato (esteiras, cestos e bolsas) confeccionado com fibras do babau. Da casca do coco so retirados o alcatro e o acetato. Da carnaba, o produto mais conhecido a cera. Dessa palmeira tudo pode ser aproveitado (folhas, caule e fibras). Ela denominada rvore da providncia pelos nordestinos. O principal impacto ambiental nesse ecossistema a pastagem.

360 Captulo 05 O quadro natural do Brasil

Este espao seu!

Potrebbero piacerti anche