Sei sulla pagina 1di 16

Anlise e Projeto de Sistemas

Prof Andria Freitas 2 Sem. 2011 Aula 01


andreia_f2002@ig.com.br Literatura baseada na biblioteca da ementa.

OBJETIVOS

Introduo Anlise de Sistemas Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas - Fase Planejamento Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas - Fase Anlise - Ferramentas da Anlise de Sistemas Metodologia de Desenvolvimento de Sistema Sistemas - Fase Projeto Anlise Orientada a Objetos UML - Linguagem de Modelagem Unificada Projeto Final

Anlise de Sistemas
Anlise: Definida de um modo geral como o estudo de um problema antes de passar sua resoluo. Sistema: Conjunto de partes organizadas (estruturadas) que concorrem para atingir um (ou mais) objetivos.
Sistema de informao (SI): sub-sistema de uma organizao cujas funes incluem a recolha, armazenamento, tratamento e comunicao de informao para um propsito especfico, por forma a que esta esteja disponvel em qualquer momento ou local.

Anlise de Sistemas
A Anlise de Sistemas consiste em: MTODOS E TCNICAS de investigao e especificao da soluo de problemas a partir dos requisitos levantados, para a criao e implementao de software em algum equipamento que o suporte.

Enquadramento da anlise de sistemas no processo de informatizao

Um processo de desenvolvimento de uma aplicao desencadeado quando:

se reconhece que existe um problema na forma como uma atividade desempenhada; se identifica uma oportunidade de melhoramento de uma atividade.

Atividades englobadas pela anlise:


Percepo - Envolve o estudo do SSI do sentido de identificar: objetivos, estrutura, informao relevante, funes a desempenhar e seus requisitos;

Especificao - Elaborao de um documento de especificao que descreva o sistema que deve ser construdo, independentemente da natureza e tecnologias a utilizar na implementao. Desta fase resulta um documento de especificao de requisitos:

- analisado e confirmado pelo cliente. - utilizado para desenvolver uma soluo que realize os requisitos.

Caractersticas desejveis no documento de especificao:

Recurso a linguagens grficas, com suporte adequado de detalhe textual, por forma a facilitar o dilogo entre os intervenientes no processo de informatizao (Uma imagem vale por mil palavras); Apresentao do problema decompondo-o em sub-problemas de dimenso tratvel; Fcil manuteno, de modo a que mais facilmente se efetuem atualizaes, o que implica uma minimizao de redundncia.

Algumas dificuldades da anlise:

Estudo a desenvolver contempla novas reas de conhecimento prtico fora da rea de especialidade do analista; Processo de anlise envolve esforos multidisciplinares que introduzem problemas de comunicao devido utilizao de linguagens diferentes; Diferentes concepes da mesma realidade geram descries inconsistentes (Por vezes, cada utilizador s refere os aspectos que esto sob a sua responsabilidade, esquecendo os restantes); Problemas de relacionamento pois recolher informaes implica contactos pessoais e os utilizadores nem sempre adotam uma atitude amigvel; A resistncia mudana assumida ou camuflada; A necessidade de consensos entre analistas e utilizadores; As constantes e freqentes mudanas nos requisitos;

Ciclo de vida de um sistema


O processo de desenvolvimento de uma aplicao pode, numa viso genrica, ser estruturado em trs fases distintas que correspondem ao seu ciclo de vida:

Fase de definio, ou concepo inicial do produto;

Fase de desenvolvimento;

Fase de manuteno, que decorre desde a entrega ao cliente at ao envelhecimento do produto.

Fase de definio

Identifica-se o problema: que informao deve ser processada, que funes e desempenho so pretendidos, que interfaces so necessrios, que restries devem ser consideradas e que critrios devem ser utilizados na avaliao do projeto.

Fase de definio Tipicamente, engloba trs tipos de tarefas:

Estudo de exequibilidade - definio do problema, identificao de solues alternativas e estimativa dos custos, benefcios e prazo de entrega, para cada soluo alternativa; Anlise de requisitos - identificao e especificao dos requisitos funcionais,de desempenho, de interface, etc. Planejamento do projeto - anlise dos riscos, custos e recursos alocados pelo projeto, definio de tarefas e plano de execuo.

Fase de Desenvolvimento
Identifica-se a soluo: como que as estruturas de dados, arquitetura do produto e funes sero realizadas; como que o desenho se traduzir numa linguagem de programao;

e como sero efetuados os testes do produto.

Fase de Desenvolvimento

Tipicamente engloba trs tarefas:


Desenho - traduo dos requisitos num conjunto de representaes (texto, grfico) que descrevem a estrutura de dados, arquitetura e funes;

Codificao - traduo do desenho em instrues;

Teste - procura e eliminao de defeitos na funcionalidade do produto

Fase de Manuteno
Focada nas alteraes do produto, devidas a erros no detectados nas fases anteriores ou alteraes propostas pelo cliente. Volta a aplicar as fases de definio e desenvolvimento mas partindo do cdigo j desenvolvido

Fase de Manuteno

Tipicamente, engloba trs tipos de tarefas:


Correo - eliminao de erros; Adaptao - modificao do produto devido a alteraes no ambiente; Evoluo - extenso do produto a pedido do cliente.

Potrebbero piacerti anche