Sei sulla pagina 1di 5

1 Os electres dos tomos de carbono ( Z = 6 ) possuem as seguintes energias: -27391 kJ/mol,

-1444,8 kJ/mol e -1083,6 kJ/mol. Face a estes valores podemos afirmar que:

Um feixe de radiao com a energia de 30100 kJ/mol pode ser usado na determinao das energias de remoo por espectroscopia fotoelectrnica. Os electres a que corresponde a energia -27391 kJ/mol ocupam orbitais caracterizadas pelos nmeros qunticos (2,1,0). A energia de remoo dos electres 2s 1083,6 kJ/mol. A energia de 1 ionizao do carbono 27391 kJ/mol. O carbono apresenta 6 energias de remoo electrnica.

2 Um dado io constitudo por 13 protes, 14 neutres e 10 electres. Relativamente a um tomo


do elemento em causa, a energia de remoo de um electro...

...2s menor que a energia de um electro 2p. ...2px, 2py e 2pz diferente. ...1s menor que a energia de remoo de um electro 2s. ...1s igual energia de remoo de um electro 2s. ...2px igual energia de remoo de um electro 2py e energia de remoo de um electro 2pz.

3 As observaes astronmicas mostraram que o Universo est em expanso. A frase que


corresponde a esta constatao :

O dimetro do Sistema Solar, bem como o de todos os sistemas planetrios, est a aumentar continuamente. Todos os astros se dilatam medida que o tempo passa. Regra geral, o espao entre as galxias est a aumentar. As galxias esto a aumentar de volume, medida que o tempo passa.

4 O buraco de ozono denomina-se como a...


...zona da estratosfera situada por cima dos pases industrializados onde desapareceu o ozono. ...zona da troposfera situada por cima da Antrctida onde desapareceu o ozono. ...zona da estratosfera situada por cima da Antrctida onde, praticamente, j no existe ozono. ...zona da estratosfera onde nunca existiu ozono.

5 Relativamente s caractersticas do estado gasoso podemos afirmar que:


Uma dada amostra de um gs, a volume constante, v a sua presso aumentar proporcionalmente com o aumento de temperatura. Para uma dada quantidade de gs, a temperatura constante, existe uma relao de proporcionalidade directa entre a sua presso e o volume que ocupa. Um gs submetido a temperatura e volume constantes, v a sua presso aumentar com a diminuio do nmero de molculas. Uma dada amostra de gs, a presso constante, v o seu volume diminuir com o aumento de temperatura. Nas mesmas condies de presso e temperatura, o volume ocupado por um gs inversamente proporcional sua quantidade qumica.

6 Relativamente aos nmeros qunticos podemos dizer que:

O nmero quntico de spin refere-se aos electres da mesma orbital e assume valores inteiros. O nmero quntico magntico relaciona-se com a orientao da orbital no espao e varia de -n a +n. O nmero quntico principal n relaciona-se com o tamanho da orbital e pode assumir os valores inteiros 1, 2, 3, ... O nmero quntico de momento angular relaciona-se com o tipo de orbital e pode assumir qualquer valor inteiro de 0 a n (inclusive).

7 Acerca da concentrao de ozono na estratosfera podemos afirmar que:


Esta concentrao na atmosfera no constante uma vez que a velocidade de formao do ozono inferior velocidade da sua destruio. Esta concentrao na atmosfera no constante uma vez que a velocidade de formao do ozono superior velocidade da sua destruio. A destruio do ozono estratosfrico uniforme. Esta concentrao na atmosfera est estabilizada.

8 Um elemento qumico...

...diferencia-se dos outros pelo nmero de electres dos seus tomos e ies. ... o conjunto de tomos com a mesma massa isotpica relativa. ... o conjunto dos tomos com a mesma carga nuclear. ...caracteriza-se por um nmero de massa (A) e um nmero atmico (Z). ...tem uma massa atmica relativa que a mdia simples das massas isotpicas dos seus istopos.

9 Misturaram-se 100 mL de uma soluo aquosa de cido clordrico ( HCl ) (A), de concentrao

mssica 7,3 g/L, com 500 mL de uma soluo do mesmo cido (B), de concentrao mssica 3,65 g/L. A concentrao mssica em cido clordrica da soluo final :

5,45 g/L 4,62 g/L 4,26 g/L 2,46 g/L 5,54 g/L

10 A massa molar do gs propano igual a 44,11 g/mol. O volume molar em condies PTN de
22,4 L/mol. Podemos afirmar que:

A uma massa de 8,8 g de propano correspondem 0,100 mol. Uma massa de 8,822 g ocupa, em condies PTN, um volume de 44,8 L. 0,200 mol de propano ocupam o volume de 2,24 L, em condies PTN. A uma massa de 4,411 g corresponde, em condies PTN, um volume de 2,24 L. Uma massa de 44,11 g ocupa sempre um volume de 22,4 L.

11 A atmosfera terrestre...

...resultou dos gases predominantes na nebulosa primitiva ( He e H ).

...desde que se formou no teve evoluo, apresentando sempre a mesma composio. ...tem uma composio qumica semelhante de Marte e Jpiter. ...surgiu algum tempo aps a formao da Terra e evoluiu at ter a composio que hoje apresenta. ...existiu logo que a Terra se formou.

12 Acerca do efeito fotoelctrico podemos afirmar que:


Se uma luz violeta extrair electres de um metal 1 com maior energia cintica do que se incidir num metal 2, ento o metal 1 tem maior energia de remoo do que o metal 2. Um metal A tem uma maior energia de remoo do que o metal B. A mesma luz incidindo sobre os dois metais pode extrair electres de A mas no de B. No efeito fotoelctrico a luz transforma-se em electres. Se uma luz verde no consegue extrair electres a um dado metal, ento a luz vermelha tambm no produz efeito fotoelctrico.

13 Sobre o modelo de Bohr, aplicado ao tomo de hidrognio, podemos afirmar que:


O estado de menor energia de um tomo o estado fundamental e qualquer valor de energia suficiente para que o tomo fique excitado. Quando o electro do tomo de hidrognio absorve uma radiao, a energia do electro aumenta, o que corresponde sempre a um processo de desexcitao. Os valores da energia absorvida ou emitida pelo electro do tomo de hidrognio, quando este transita de nvel, so sempre iguais. Se um tomo de hidrognio absorve radiao visvel s pode emitir, posteriormente, radiao visvel. As riscas do espectro de emisso do tomo de hidrognio correspondem a radiaes emitidas quando o electro transita de um nvel de maior energia para outro de menor energia.

14 Relativamente a uma reaco nuclear, das frases seguintes, a que podemos seleccionar acerca
deste processo :

Formao de molculas. Os ncleos permanecem inalterados. H transformaes de uns elementos noutros diferentes. Existem apenas alteraes nas nuvens electrnicas.

15 O modelo de Bohr est errado no sentido em que:


O tomo contm um ncleo. Os electres deslocam-se em rbitas circulares em redor do ncleo. Um tomo s pode ganhar energia em quantidades equivalentes a um mltiplo inteiro de uma quantidade mnima chamada quantum. Num tomo de hidrognio, no estado fundamental, os electres no perdem energia. O electro quando recebe energia pode saltar para uma camada mais externa.

16 Considera os elementos Na ( Z = 11 ), Mg ( Z = 12 ) e K ( Z = 19 ). Podemos afirmar que:

Dos 3 elementos, o de menor raio atmico o K. O elemento Mg possui maior nmero de energias de remoo do que o elemento Na. Dos 3 elementos o que possui maior energia de 1 ionizao o K.

Dos 3 elementos, o de menor raio atmico o Mg. Dos 3 elementos o que possui maior energia de 1 ionizao o Na.

17 Relativamente aos espectros de radiao podemos afirmar que:


O corpo humano no emite radiao. O espectro electromagntico o conjunto de todas as radiaes visveis. S os corpos incandescentes emitem radiaes. O espectro de um elemento isolado diferente do espectro do mesmo elemento combinado com outros elementos. O espectro de um elemento qumico sempre igual, independentemente desse elemento se encontrar ou no combinado com outros.

18 Os nmeros qunticos n, l e m esto ligados, respectivamente, aos conceitos de:


Rotao do electro, forma e tamanho da orbital. Tamanho, orientao da orbital e rotao do electro. Tamanho, forma e orientao da orbital. Forma, tamanho da orbital e rotao do electro.

19 Acerca da interaco radiao - matria, na atmosfera terrestre, podemos afirmar que: "O
aumento de temperatura na estratosfera uma consequncia do...

...efeito trmico da radiao solar, conjugado com o seu efeito qumico". ...efeito da proximidade da superfcie da Terra, conjugado com o efeito qumico da radiao solar". ...efeito qumico da radiao solar". ...efeito da proximidade da superfcie da Terra, conjugado com o efeito trmico da radiao solar".

20 Acerca da ligao covalente numa molcula podemos afirmar que:

Quanto maior o nmero de electres efectivamente ligantes, mais forte a ligao e menos reactiva a molcula. Quanto menor a energia de ligao mais forte a ligao. Quando se forma uma molcula, o sistema formado pelo conjunto dos tomos que nela participam atinge o mximo de energia possvel. Quanto maior o nmero de electres a estabelecer a ligao na molcula, maior o comprimento de ligao. Todos os electres da molcula contribuem efectivamente para a ligao.

21 "Quando se estabelece uma ligao covalente entre dois tomos,...


...dominam as foras de repulso entre os electres e entre os protes". ...dominam as foras de atraco entre os electres e entre os protes". ...existe um equilbrio entre as foras de atraco e as foras de repulso".

22 A teoria geralmente aceite pela comunidade cientfica, e que explica a origem e estado do
Universo refere que:

O Universo surgiu do Big Bang, que consiste num instante inicial que deu origem ao tempo e ao espao.

O Universo eterno e imutvel. No incio, o Universo era extremamente pequeno, muito quente, mas pouco denso; hoje, o Universo gigantesco, frio, mas com maior densidade. O Universo nasceu de uma exploso gigantesca, que projectou no espao a luz e a matria j existentes.

23 Acerca da camada de ozono na estratosfera podemos afirmar que:


uma camada hipottica de 3 mm de espessura (em condies PTN), contendo todo o ozono que cobre a Terra na estratosfera. mxima sobre o plo sul. Actua como filtro de todas as radiaes solares. uma camada real de 3 mm de espessura que cobre a Terra. Deixa que todas as radiaes UV cheguem superfcie da Terra.

24 Os elementos X ( Z = 7 ), Y ( Z = 11 ), R ( Z = 18 ) e W ( Z = 20 ) so representativos da Tabela


Peridica, apesar destas letras no serem os seus smbolos qumicos. Podemos afirmar que:

Os tomos do elemento Y apresentam 2 electres de valncia. O elemento Y um gs nobre. Os tomos do elemento W tm tendncia a ceder 2 electres formando o respectivo io bipositivo. O elemento R no quimicamente inerte. Os tomos do elemento X tm tendncia a ceder 1 electro, formando o respectivo io monopositivo.

Potrebbero piacerti anche